Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

16
crescer com eficiência NEWSLETTER 1 JULHO 2015 FINANCIAMENTO PARCEIROS APOIO

description

O projeto “Crescer com eficiência” é uma candidatura aprovada no âmbito do PPEC 2013/2014 (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo). A iniciativa tem por base a parceria entre o Instituto Superior Técnico (Centro de Investigação IN+) e a INTELI.

Transcript of Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

Page 1: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

crescer com eficiênciaNEWSLETTER 1

JULHO 2015

FINANCIAMENTO PARCEIROS APOIO

Page 2: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

1

MENSAGEM DO COORDENADOR

Page 3: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

Os desafios com que nos deparamos presentemente referentes às alterações climáticas tornam premente a necessidade de ações que visem a redução de emissão de gases de estufa para a atmosfera. Neste contexto, a promoção da eficiência energética apresenta--se como um desafio transversal a todos os setores da sociedade e é considerado por várias instituições internacionais como um dos mecanismos mais eficientes para conseguirmos dar um contributo positivo para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

O projeto “Crescer com Eficiência” endereça o tópico da eficiência energética em lares de acolhimentos de jovens, incorporando não só a realização de auditorias energéticas nas 40 IPSS envolvidas no projeto e a substituição dos eletrodomésticos menos eficientes mas também pela consciencialização e envolvimento dos seus utilizadores e responsáveis na temática da eficiência energética através de desa-fios e trabalhos desenvolvidos conjuntamente.

Importa salientar também que o projeto “Crescer com Eficiência” vem reforçar ainda a ligação entre a academia e a sociedade em geral pela transposição das melhores práticas e conhecimento desenvolvido no Instituto Superior Técnico (IST) na área da eficiência energética para o dia-a-dia das 40 IPSS envolvidas. Isto porque as auditorias energéticas nas IPSS estão a ser realizadas por uma equipa de alunos do IST que têm desta forma a hipótese de aplicar num contexto real as melhores práticas no âmbito da eficiência energética, colocando--as ao dispor das IPSS envolvidas, ajudando-as a tornarem-se mais eficientes.

A equipa de coordenação do projeto:Miguel Carvalho (IST)Rita Marteleira (IST)

2

Page 4: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

3

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Page 5: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

4

APRESENTAÇÃO DO PROJETO O Crescer com Eficiência é um projeto que pretende

fomentar a eficiência energética no consumo de ele-tricidade em lares de crianças e jovens. Aprovado no âmbito do PPEC 2013/2014 (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo) da ERSE, a iniciativa é promo-vida pelo Instituto Superior Técnico através do centro IN+ e pela INTELI, em parceria com a Entrajuda.

O projeto conta com uma rede de 40 lares distribuídos por todo o país, com o objetivo integrado de fomentar a eficiência energética no consumo de eletricidade nestas instituições e promover a sensibilização dos jovens, bem como desenvolver mecanismos de ino-vação social e partilha de conhecimento.

O projeto atua em duas frentes distintas. Por um lado, as avaliações energéticas, através de um trabalho de equipa entre os utilizadores das instituições (jovens, funcionários e administradores) e os alunos do IST que irão proceder ao diagnóstico energético dos lares sob a forma de “auditorias simplificadas” e elabora-ção dos respetivos relatórios onde estarão listadas recomendações de medidas a adotar.

Por outro lado, a INTELI organiza um conjunto de desafios que todos os lares terão de superar para ganharem o prémio final (tablets, portáteis, Wiis, che-ques livro, ou outros prémios que os lares conside-

rem mais apropriados). Ao realizarem cada desafio, residentes e funcionários irão aprender mais sobre a temática da eficiência energética, percepcionando a sua importância. Pretende-se assim garantir o envol-vimento das crianças e jovens no projeto através de atividades didáticas e divertidas, adequadas às suas faixas etárias e ao seu nível de ensino.

Serão ainda oferecidos dez frigoríficos e dez máqui-nas de lavar roupa de classe energética A++ ou A+++ aos lares onde estes equipamentos tenham um pior desempenho energético, incluindo a recolha e trans-porte dos respetivos eletrodomésticos obsoletos/avariados.

Page 6: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

5

ARRANQUE DAS AUDITORIAS

Page 7: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

No final do passado mês de Janeiro tiveram início as auditorias energéticas às instalações dos 40 lares participantes do projeto. A Casa de Protecção e Amparo de Santo António, o Lar Maria Droste (ambas em Lisboa) e o Centro de Acolhimento Temporário da Câ-mara Municipal de Cascais (em Tercena) foram as primeiras IPSS a receber a visita da equipa do Instituto Superior Técnico no âmbito deste projeto.

Nesta visita às suas instalações, foi feito um levantamento dos equi-pamentos existentes, bem como dos seus padrões de utilização por parte dos utentes e funcionários dos lares, o que ajudará na esti-mativa dos consumos energéticos que lhes estão associados. Foram ainda instalados pela equipa do IST smartmeters (equipamentos de medição, com a capacidade de envio de leituras), que permitirão fazer a monitorização de consumos e a proposta de medidas que levem os lares a atingir um melhor desempenho energético. Pelo acompanhamento por parte dos responsáveis pelos lares, quer das visitas quer da instalação dos contadores, considera-se cumprido para estas instituições o Desafio Pedagógico nº7. A equipa do IST entrará brevemente em contato com as restantes IPSS participantes do projeto espalhadas pelo resto do país. Re-lembramos que é fundamental a presença e acompanhamento da auditoria por parte de um responsável pelo funcionamento de cada lar. Até breve!

6

Page 8: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

7

DESAFIOS

Page 9: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

8

O projecto Crescer com Eficiência tem como obje-tivo primacial fomentar a eficiência energética em lares de crianças e jovens, sendo a participação ativa dos residentes um requisito essencial para o sucesso do projeto. Neste sentido estão previstos 6 desafios pedagógicos destinados às crianças e jovens, bem como um sétimo desafio destinado aos funcionários, tendo todos como mote a eficiência energética nos seus lares. Para cada desafio, a equipa do Crescer com Eficiência prepara um cartão com a descrição do desafio e dos vários pontos que os lares devem ter em conta para que o desafio seja considerado superado. São igual-mente elaborados documentos de suporte, tais como explicações sobre o tema da eficiência energética e a descrição de medidas de eficiência energética. De seguida, são escolhidos vários materiais indispensá-veis à realização do desafio e, por fim, tudo é enviado por correio para cada um dos 40 lares participantes.

Até ao momento já foram enviados três desafios que podem ser consultados em www.crescercomeficien-cia.pt/desafios. O primeiro desafio, intitulado “A rede” teve como objetivo inteirar as crianças e jovens do conceito do projeto, percecionarem que pertencem a uma rede de 40 lares que participam diretamente nesta iniciativa e transmitir qual a importância da eficiência energética.

Destaca-se o folheto do Crescer com Eficiência, ela-borado no âmbito deste primeiro desafio e que pode ser consultado em http://crescercomeficiencia.pt/wp-content/uploads/2014/02/flyer-CCE-doc.pdf.

O segundo desafio, designado “O semáforo” consistiu na identificação de diversas medidas de eficiência energética e auto-avaliação do grau de cumprimento das mesmas, i.e. marcando a vermelho as medidas que não cumprem, a amarelo aquelas que por vezes cumprem e a verde as que cumprem sempre. O terceiro desafio, denominado “Lembretes” consistiu na elaboração de pequenos lembretes criativos que devem ser colados em locais estratégicos dos lares a fim de os recordarem de atitudes energeticamente eficientes no seu dia-a-dia.

É da responsabilidade dos lares enviarem à organi-zação do Crescer com Eficiência as fotografias ou outros materiais que comprovem a elaboração de cada desafio. Com o intuito de partilhar os trabalhos desenvolvidos, foram criados álbuns de fotografias dos desafios que podem ser consultados em:

www.flickr.com/photos/133041121@N07/albums.

Page 10: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

9

PARCEIROS

Page 11: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

10

O IN+ - Center for Innovation, Technology and Policy Research, é um laboratório do Instituto Superior Técnico, cujo foco se centra em ques-tões de sustentabilidade. Nomeadamente, as pesquisas desenvolvidas procuram relacionar a qualidade ambiental com a gestão eficaz de recursos energéticos e o desenvolvimento económico.

A equipa do IN+, de braço dado com o Programa MIT Portugal (uma parceria estratégica entre centros de investigação portugueses e o Massachusetts Institute of Technology, nos EUA), tem já desenvolvido projetos relacionados com a eficiência no uso da energia, destacan-do-se a promoção da redução de consumos em meio universitário (Projecto SMARTCAMPUS), ou a nível residencial (Projeto “A sua casa, a sua energia”).

www.greensmartcampus.euwww.casaenergia.pt

A Inteli é um think tank focado nos domínios da política e da gestão da inovação. A INTELI posiciona-se como uma ponte entre as políticas públicas e as estratégias empresariais, centrando a sua intervenção na geração de novas formas de pensamento, ideias inovadoras e solu-ções criativas que implementa enquanto agente ativo do processo de mudança. Em simultâneo, promove a reflexão e o debate público, fo-mentando a participação da sociedade civil no processo de inovação.

www.inteli.pt

A ENTRAJUDA tem como missão fortalecer o setor não lucra-tivo, nomeadamente as instituições de solidariedade social, pos-sibilitando o acesso aos meios e recursos necessários que lhes permita exercer uma ação determinante na inclusão so-cial e no combate à pobreza. Mobilizar pessoas de boa vontade para uma intervenção cívica estruturada no combate à pobreza.

www.entrajuda.pt

Page 12: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

11

NOTÍCIAS

Page 13: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

12

INTELI APRESENTA SELO DE ‘QUALIDADE’: A SMART PROJECT FOR SMART CITIESNum universo de 43 municípios que integram a Rener Living Lab – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, surgiram 18 projetos candi-datos ao selo atribuído pela INTELI, ‘A Smart Project for Smart Cities’.

Uma distinção que nasceu como um reconhecimento do mérito de soluções pensadas para os cidadãos que, efetivamente contribuem para o conceito da ‘cidade inteligente’, que pensa, planeia e executa em função das pessoas. Os 6 projetos premiados foram: Singelu - Município de Águeda; Nopaper - Município de Vila Nova de Gaia; Sistema de gestão de resíduos - Município de Cascais; SIGE - Siste-ma Integrado de Gestão do Estacionamento - Município de Torres Vedras; Sistema de Gestão e Informação Ambiental - Município de Matosinhos; e Sistema de Reguladores de Fluxo Luminoso - Município de Guimarães.

Esta primeira edição foi aberta unicamente aos Municípios que In-tegram a RENER Living Lab a próxima chamada, que vai acontecer ainda em 2015, vai abrir-se a todas as entidades coletivas, públicas ou privadas, que desenvolvam projetos que integrem o conceito das chamadas ‘cidades inteligentes’.

www.facebook.com/pages/A-Smart-Project-for-Smart-Ci-ties/1604379109798533

Page 14: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

13

DAR E RECEBER

Dar e Receber é um projeto da ENTRAJUDA que pretende facilitar a doação de bens não alimentares e de tempo, aproximando quem quer dar de quem precisa de receber. Um site onde ajudar é simples e está ao alcance de todos.Basta consultar www.darereceber.pt e encontrar uma instituição que precisa de si.

www.darereceber.pt

Page 15: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

14

SABIA QUE?... As energias de origem renovável garantiram 61% do abastecimento de eletricidade no 1º trimestre deste ano?

As energias renováveis são aquelas provenientes de recursos naturais que se renovam, após a sua utilização para a geração de eletricidade. São exemplos destes recursos o vento (energia eólica), a água (energia hídrica, aproveitada em infraestruturas como as barragens), a lenha (biomassa), o calor da terra (energia geotérmica), ou o próprio sol (energia solar).

De acordo com a APREN – Associação Portuguesa de Energias Reno-váveis, no primeiro trimestre de 2015, em Portugal, a energia eólica teve a maior contribuição, apresentando um peso acumulado de 27,5%, seguida pela energia hídrica, contribuindo com 25,2%. No entanto, apesar de animadores, estes resultados são inferiores aos registados para o período homólogo do ano passado, o que pode ser explicado pela fraca precipitação verificada, assim como pelos ventos regulares.

Fontes:www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/o-que-saowww.jornalarquitecturas.com/canal/detalhe/renovaveis-garanti-ram-613-por-cento-do-abastecimento-no-primeiro-trimestre

Page 16: Newsletter crescer com eficiência 1 - Julho 2015

FINANCIAMENTO PARCEIROS APOIO