Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

20

description

Publicacao mensal com as novidades e destaques editoriais e com os acontecimentos da livraria

Transcript of Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Page 1: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata
Page 2: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Editorial

De todos os lados nos chegam listas exaustivas de sugestões de Natal. Como se, no momento de escolher um livro para oferecer a alguém, agradecêssemos aos críticos livrarem-nos do trabalho de leitura prévia. Mas o que é mais perturbador nessa redução da crítica ao marketing é o pressuposto de que os livros de Natal não são mesmo para ler. Eles exigem apenas uma dignidade culta abstracta, algo que garanta a equidade simbólica da troca. Na nossa Livraria não conseguimos construir rankings de títulos. Porque somos uma livraria especializada, e especializada em Ciências Humanas, só temos as obras que nós próprios gostaríamos de ler. E para que os livros não sejam comprados às cegas estamos abertos até às 4 da manhã às sextas e sábados, e aos domingos a partir das 15h. Mas, sobretudo, para que queira ler aquilo que oferece, oferecemos 40% de desconto na compra do segundo exemplar de cada título adquirido.

Nas nossas estantes e além desta selecção já pode encontrar livros das seguintes editoras:

Assírio & Alvim, Relógio d’Água, A Par, Actual, Afrontamento, Alfabeto, Alfaguara (Port.), Almedina, Antígona, Argumentum, Autêntica (Br), Avante, BNomics, Braço de Ferro, Caleidoscópio, Cavalo de Ferro, Celta, Centro de Filosofia da Univ. de Lisboa, Centro de Filosofia das Ciências, Cinemateca, Coimbra, Coisas de Ler, Colibri, Companhia das Letras (Br.), Cosac Naify (Br.), Culturgest, Dafne, Dinalivro, Dois Dias Edições, Edarq, Edições 70, Editorial Presença, Esfera dos Livros, Ésquilo, Estampa, Fenda, Fim de Século, Formalpress, Fund. Manuel Leão, Fundação Calouste Gulbenkian, Fund. Francisco M. Santos, Guerra e Paz, Gustavo Gili, I. Univ. Coimbra, ICS, Imago (Br.), INCM, IST Press, Jorge Zahar (Br.), Livpsic, Livros Horizonte, Martins Fontes (Br.), Mundos Sociais, Nelson de Matos, Novembro, Objectiva, Orfeu Negro, Palimpsesto, Pedago, Pedra Angular, Perspectiva (Br.), Planeta, Plátano, Quid Juris, Relâmpago, Texto e Grafia, Univ. Lusíada, Univ. Porto, Vendaval, outras editoras brasileiras, livros em promoção (Cotovia, Antígona, Cavalo de Ferro, Cosmos entre outras) e diversas edições de autor.

O catálogo discográfico:

Presente, Discos Orfeu, algumas edições de autor e outros Cds de músicos habituais na Fábrica.

Page 3: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

NovidadesG

astã

o Cr

uz

Page 4: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Novidades

COMO SE DESENHA UMA CASAAutor: Manuel António Pina

Como quem, vindo de países distantes fora de si, chega finalmente aonde sempre esteve e encontra tudo no seu lugar, o passado no passado, o presente no presente, assim chega o viajante à tardia idade em que se confundem ele e o caminho.

Entra então pela primeira vez na sua casa e deita-se pela primeira vez na sua cama. Para trás ficaram portos, ilhas, lembranças, cidades, estações do ano. E come agora por fim um pão primeiro sem o sabor de palavras estrangeiras na boca.

HOMEM DE PALAVRA(S)Autor: Ruy Belo

«[…] O que procuro evitar a todo o custo é repetir um livro, sepossível um simples poema ou processos por mim já levados porventura até à exaustão. Cada livro meu, quer-me a mim parecer,é um livro diferente do anterior. Em Homem de Palavra[s], parece-me ter escrito poemas, introduzido processos, buscado formasque nunca escrevera, introduzira ou buscara até então. […]»

«[…] A influência do cinema é notória neste livro, mais que em qualquer outro meu. […]»

Ruy Belo

http://www.assirioealvim.blogspot.com/

OBSERVAÇÃO DO VERÃO Autor: Gastão Cruz

Observação do Verão é o mais recente livro de poesia de Gastão Cruz, um dos maiores poetas contemporâneos nacionais.

Page 5: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

NovidadesH

. P. L

ovec

raft

Page 6: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

CANÇÕES MEXICANASAutor: Gonçalo M.Tavares

«No zócalo, um maluco que estava rodeado de fumos disse-me que tinha uma marca que ia do centro da testa até cada uma das pernas: uma marca que começava lá em cima num ponto único e se dividia depois: uma linha para cada perna. [...] E de um traço único passava a dois traços, um para cada uma das pernas, traços cada vez mais finos, menos malditos, mais fracos, e chegavam os dois traços aos pés já quase sem forças, sem maldição, sem raiva»

NAS MONTANHAS DA LOUCURAAutor: H. P. Lovecraft

Reconhecido mestre de visões atormentadas, H. P. Lovecraft criou o seu estilo próprio em 1931 através do livro Nas Montanhas da Loucura.O relato das misteriosas descobertas de uma expedição às ruínas de uma civilização perdida na Antárctica, onde as ameaças são inesperadas, é uma leitura essencial para qualquer entusiasta do terror clássico.

DIÁRIO DE OAXACAAutor: Oliver Sacks

Em Diário de Oaxaca, Sacks conta-nos a viagem que realizou com alguns colegas da American Fern Society a Oaxaca, uma província no México. Este livro junta a paixão de Sacks pela história natural e a riqueza da cultura humana com o seu olhar atento ao pormenor. Diário de Oaxaca é uma evocação de um lugar, das suas plantas, do seu povo e de todas as suas maravilhas.

Novidades http://relogiodaguaeditores.blogspot.com/

Page 7: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Emm

anue

l Lév

inas

Gabinete de Filosofia

Page 8: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Gabinete de Filosofia

COMO HAVEMOS DE VIVER?Autor: Peter SingerEditor: Dinalivro

Em Como Havemos de Viver?, Peter Singer sugere que as pessoas que adoptam uma abordagem ética da vida escapam frequentemente à armadilha da ausência de sentido, encontrando uma satisfação mais profunda naquilo que estão a fazer do que as pessoas cujos objectivos são mais limitados e centrados nelas próprias. Esclarece o que entende por abordagem ética da vida e prova que esta pode trazer alterações significativas e de longo alcance às nossas vidas.

O PARADOXO DA MORALAutor: Vladimir JankélévitchEditor: Martins Fontes

Para o filósofo e musicólogo francês Vladimir Jankélévitch (1903-1985), “o homem é um ser virtualmente ético, que existe como tal, isto é, como ser moral”. Mas completa a frase com uma afirmação surpreendente: ele é um ser moral “de tempos em tempos e de longe em longe – de muito longe em muito longe”.

TOTALIDADE E INFINITOEmmanuel LévinasEditor: Edições 70

Texto central no conjunto da obra do autor, Totalidade e Infinito constitui uma crítica frontal a uma certa tendência típica da filosofia ocidental, que se consuma no culto do Mesmo e do neutro, do pensamento absoluto e globalizador.

Page 9: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Fábrica JuniorM

arie

-Lou

ise G

ay

Page 10: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

BRANQUINHA E O MAIOR BURACO DA TERRAAutor: Marie-Louise GayEditor: Livros Horizonte

Um dia Branquinha acorda com um plano: escavar o Maior Buraco da Terra. Será que vai encontrar um tesouro? Ou um osso de dinossauro? Com a sua imaginação galopante, tudo pode acontecer. A mais recente personagem da famosa autora e ilustradora Marie-Louise Gay, criadora de Stella e Simão.

Fábrica Junior

DIÁRIO DE UM BANANA 5 VERDADE NUA E CRUAAutor: Jeff Kinney Editor: BooksmileO Greg Heffley sempre teve muita pressa em crescer. Mas, agora que vai ficando mais velho, começa a perceber que afinal crescer pode não ter assim tanta piada. Sem poder contar com o apio de Rowley, com quem se zangou no verão, Greg vai ter de enfrentar sozinho problemas como: borbulhas, as paixonetas, as aborrecidas reuniões familiares, os trabalhos de casa que agora tem de fazer com o superexigente pai, a falta de pontaria para a sanita (agora que a mãe obrigou toda a gente lá de casa a fazer xixi sentado!) ou o facto de ter de tomar banho com os colegas nos balneários da escola. É uma selva lá fora, e o Greg vai ter de crescer para sobreviver!

BEIJINHOS NÃO DOU Autor: Julia JarmanEditor: Dinalivro

O Jaime gosta muito de que lhe dêem palmadinhas nas costas e apertos de mão, mas não suporta beijinhos. Com uma família enorme cheia de tios e de tias, o rapaz precisa urgentemente de arranjar uma maneira de fugir aos beijinhos lambuzados, aos beijinhos que picam, aos beijinhos peganhentos e aos beijinhos que mais parecem um aspirador. Mas não é nada fácil, porque toda a gente tem a mesma grande mania: andar sempre a dar beijinhos, por tudo e por nada.

Page 11: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Fábrica JuniorBE

IJINH

OS

NÃO

DO

U d

e Ju

lia Ja

rman

Page 12: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

Paul

Veyn

e

Page 13: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

AS GRANDES REVOLUÇÕES E AS CIVILIZAÇÕES DA MODERNIDADE Autor: S.N. EisenstadtEditor: Edições 70

Esta obra analisa o contexto histórico e civilizacional do desenvolvimento das Grandes Revoluções Modernas; as suas relações com a modernidade, com a civilização da modernidade, com o desenvolvimento de modernidades múltiplas, e com o destino do simbolismo e a dinâmica dos regimes modernos.

COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA Autor: Paul VeyneEditor: Edições 70Como se escreve a História (1971) é uma obra de epistemologia histórica na linha dos primeiros trabalhos de Raymond Aron e de Henri-Irénée Marrou sobre «a filosofia crítica da história».Publicado no início dos anos 70, fugindo às correntes marxistas e estruturalistas então dominantes, e apoiando-se em particular na metodologia elaborada pelo sociólogo alemão Max Weber, que considera ser, antes de mais nada, um historiador, este ensaio de Paul Veyne marca o renascer da reflexão sobre a história como modo de escrita. Durante muito tempo incompreendido, este livro rejeita toda a ambição globalizante da disciplina histórica.

O IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊSAutor: C. R. BoxerEditor: Edições 70Primeiro império colonial moderno e, também, o último a desaparecer, espalhado por cinco continentes, o “mundo que os Portugueses criaram” foi bem o exemplo da tenacidade de um povo que conseguiu opor-se e sobreviver aos choques com inimigos bem mais poderosos.O Professor Charles R. Boxer traça a evolução do império marítimo português desde as primeiras viagens de descoberta, no início do século XV, até à independência do Brasil, numa obra que disseca as grandezas e reveses de uma aventura sem paralelo na história da humanidade.[...]

Page 14: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

“Via

gem

a P

ortu

gal”

de S

érgi

o Tr

éfau

t

Page 15: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Destaques

CINEMA PORTUGUÊS UM PAÍS IMAGINADO VOL I E IIAutor: Leonor ArealEditor: Edições 70

Cinema Português – Um país imaginado faz uma abordagem diacrónica do cinema português da segunda metade do século XX, incidindo exaustivamente nos filmes das décadas de 50, 60 e 70, e estendendo alguns ramos pelos anos 80 e 90. O corpus está limitado às longas-metragens de ficção: o universo virtual designado como país imaginado.

CEM MIL CIGARROSAutor: AAVVEditor: ORFEU NEGRO

Cem mil cigarros é uma colecção de textos sobre a obra cinematográfica de Pedro Costa escrita por 28 críticos, ensaístas, cineastas e artistas portugueses e estrangeiros entre os quais João Bénard da Costa, Thom Andersen, Chris Fujiwara, Jacques Rancière, João Nisa e Jeff Wall.

Pela primeira vez reúnem-se textos sobre a obra do realizador mundialmente premiado Pedro Costa.

NOTAS SOBRE O CINEMATÓGRAFOAutor: Robert BressonEditor: Porto Editora

Robert Bresson (1907-1999) legou uma obra poderosa e irrepetível, através da qual se revelou, para além de um cineasta de inegável qualidade, um imenso pensador e um filósofo-comparativista. Por isso, Notas sobre o Cinematógrafo é por muitos considerado o mais original dos livros escritos por cineastas, pela forma como Bresson se dá a conhecer e às suas ideias, como aborda questões relacionadas com a rodagem de um filme e expõe uma determina teoria cinematográfica.

Page 16: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

A Barriga do Arquitecto * - Exposições Fbp

MAQUINAS NA PAISAGEMAutor: Vasco MeloEditor: Dafne Editor

Este livro percorre, através do desenho, um inventário em aberto dos funiculares construídos na Suiça e propõe, uma leitura possível que integra a máquina no processo de transformação e humanização da paisagem e do território.

2G DOSSIER NUEVA ARQUITECTURA DEL PAISAJE LATINOAMERICANAAutor: AAVVEditor: Gustavo Gili

Este volume explora a relação entre paisagem e arquitectura através de mais de vinte exemplos actuais latino-americanos de modo a demonstrar a interacção entre ambos os temas.

ENTRE O CORPO E A PAISAGEMAutor: Armando RabaçaEditor: e|d|arq

Este livro pretende, por um lado, compreender as profundas mudanças na forma de “fazer cidade” que se operaram nos últimos 30 anos sob a pressão do urbanismo liberal e as consequências das perturbações actuais e, por outro, desenhar pistas possíveis para o urbanismo depois da crise que, por agora, é ainda balbuciante. Um livro dinâmico e de leitura urgente.

* The

Bel

ly of

an

Arch

itect

©

Pet

er G

reen

away

Page 17: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

A Barriga do Arquitecto * - Exposições FbpTA

TIAN

ABI

LBAO

- N

UE

VA A

RQU

ITE

CTU

RA D

EL

PAIS

AJE

ATI

NO

AMER

ICAN

A

Page 18: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Sugestões - Exposições Fbp

TRÊS ANOS EM NODARAutor: AAVVEditor: Edições Nodar

O Rural Art Lab de Nodar coordenado pela Binaural/Nodar, situado numa aldeia rural de montanha no centro de Portugal(concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu), organiza e produz o desenvolvimento de projectos artísticos multidisciplinares (com ênfase nas artes sonoras, vídeo, performativas e intermedia), seguidos de apresentações públicas na região. Os artistas residentes, no âmbito do desenvolvimento dos projectos artísticos, são encorajados a estabelecerem interacções com o local, seu espaço geográfico e social, identidade e memória.

PENSAR A PINTURAHELENA ALMEDA (1947-1979)Autor: Ivo Braz Editor: Edições Colibri

O presente livro centra-se no trabalho de Helena Almeida e procura destacar a sua actualidade no âmbito das propostas internacionais de que é contemporânea, não perdendo de vista a sua singularidade. Com este objectivo são tratadas as principais problemáticas que sua obra foi colocando desde a sua primeira exposição individual (1967) até ao final da década de 1970, momento esse que assinala a consolidação da sua reflexão sobre o pictórico.

22474Autor: José Luís NetoEditor: assírio e alvim

José Luís Neto parte do negativo original da imagem, em formato 9 x 12 cm, e é sobre ele que vai centrar a sua atenção. É um olhar para dentro da fotografia pelo lado da sua origem, o do negativo. Ir duplicando fragmentos, isolando figuras, fotografando o grão e ampliando a sua escala até trazer a uma visibilidade coerente o interior de cada uma das celas, individualizando a mancha do seu ocupante. Desloca assim o seu olhar da imagem para o próprio negativo, tentando aí recuperar, do modo mais fiel possível, a matéria puramente fotográfica. […]”

Francisco Feio

Page 19: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Sugestões - Exposições Fbp

http://exposicoesfbp.blogspot.comFOTO

GRA

FIA

Em B

RAN

CO C

om Jo

sé L

uís

Net

o e

Filip

e Fi

guei

redo

(09

-12-

2011

) - I

mag

em d

o pr

ojec

to 2

2474

Page 20: Newsletter de Dezembro da Livraria Braco de Prata

Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, 1950-128 lisboa Portugal

[email protected] | 216 090 816 | www.bracodeprata.com

4ªFEIRA: 18H-02H5ªFEIRA: 18H-02H6ªFEIRA: 18H-04HSÁBADO: 18H-04HDOMINGO: 15H-00H

Coo

rden

ação

: Cés

ar M

orais

Edi

ção,

dire

cção

grá

fica

e fo

togr

afia:

Fabr

ice

Zie

gler

fab

ricez

iegl

er@

gmai

l.com

A Fábrica estará encerrada de 24 Dez. até dia 03 de Jan.2012