Newsletter Digital - Edição 61

16
05 DE SETEMBRO / 2014

description

 

Transcript of Newsletter Digital - Edição 61

Page 1: Newsletter Digital - Edição 61

05 DE SETEMBRO / 2014

Page 2: Newsletter Digital - Edição 61

EXPEDIENTECoordenação editorial

Vanessa TroisProjeto Gráfico e Diagramação

John PaganellaCoordenação Unidades

Carolina Lepletier, Crystiany Oliveira, Clélia Scarpa

Luciana Seemann, Luciano Daudt, Maria Aparecida Gentil

Coordenação BilíngueEvelyn da Rocha, Dione de Freitas, Julia-

na Uberti, Marina dos Santos FerreiraCoordenação Geral

Jorge Nogared CardosoDireção GeralAngela Diener

FESTA DO ESPORTE DEMOCRÁTICA E

SOCIAL

O voto como exercício de cidadania

e um instrumento de mudança. A

Escola Dinâmica aproveita que o ano é

de eleições e lança uma votação para

democratizar a escolha dos temas das

equipes que disputam a 36ª edição das

Olimpíadas esportivas. É que dentro

do tema macro “Atletas brasileiros que

mandam bem dentro e fora do espor-

te”, a Escola quer desvendar os valo-

res sociais agregados aos projetos que

democratizam o esporte e a educação

nas comunidades brasileiras. Para isso,

elencou nomes e disponibiliza aos alu-

nos para que eles escolham quem re-

presentar na nossa festa do esporte. E

por falar em festa, você vai conhecer os

primeiros movimentos da Escola para

o espetáculo de final de ano. É a sen-

sibilização dos alunos para o tema de

2014: Vinícius de Moraes. Tem tam-

bém as poesias rimadas de um gênero

literário divertido e que encanta quem

lê e quem escreve: o cordel! As novas

formas de aprender matemática que tra-

zem para sala de aula jogos, desafios e

materiais que despertam a curiosidade

dos alunos e revolucionam o aprender

lógico! E ainda: as notícias do bilíngue

e a parceria da Escola com a editora

norte-americana Scholastic, que leva

para casa e para dentro da sala de aula

opções bem atraentes de livros em in-

glês. Não perca, ainda, amor de profe,

criança que aprende feliz e o nosso

sempre e, cada vez maior, aprender em

contato com a natureza!

Vanessa Trois

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 02

DESTAQUE

C omo é ano de eleições, a Es-cola Dinâmica aproveita o tema para lançar uma vota-

ção com certamente bem menos im-pacto, mas de muito valor agregado quando o objetivo é trabalhar con-ceitos como democracia, cidadania e responsabilidade social. Trata-se de eleger dentre seis nomes do esporte nacional, três para representarem as equipes da 36ª Olimpíadas da Esco-la Dinâmica, num modelo de votação muito parecido com o da vida real.

Seis candidatos atletas disputam o pleito que ocorreu simultaneamente nas Unidades Ambiental e Centro, na sexta-feira, dia 5 de setembro, duran-te todo o dia. Na Unidade Ambiental, inclusive, foi implementado um siste-ma eletrônico de votação para apro-

ximar ainda mais os estudantes da realidade democrática. Para concor-rer à preferência dos alunos, a comis-são organizadora das Olimpíadas es-colheu nomes de aletas que possuem projetos sociais vinculados às suas carreiras esportivas. “O tema Atletas Brasileiros que Mandam Bem Dentro e Fora do Esporte. Tem como objeti-vo despertar também para a compo-nente social agregada ao esporte por muitos famosos que fizeram de seu sucesso uma forma de ajudar ao pró-ximo”, explica uma das responsáveis pela organização das Olimpíadas, o orientadora, Joana Carniel.

Os atletas eleitos terão sua carreira e história contadas pelas equipes das Olimpíadas 2014 no desfile de aber-tura, que ocorrerá dia 11 de outubro,

OLIMPÍADAS DEMOCRÁTICAS

Page 3: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 03

na Unidade Ambiental. As equipes pedagógicas das duas Unidades en-volvidas na votação criaram murais contendo a trajetória de cada um dos atletas, títulos e informações dos projetos sociais que estão envolvidos ou que gerenciam para que os alunos tenham melhores subsídios na hora da votação. “Em sala de aula foi de-senvolvido trabalho pedagógico sobre eles e o esporte em que se destaca-ram. As crianças foram sensibilizadas para obterem mais informações sobre os atletas, afim de perceberem com qual dos trabalhos sentem-se mais identificadas”, conta a coordenado-ra do Ensino Fundamental I, Luciana Seemann. “Para que possam votar conscientes”, complementa ela.

Votação eletrônica

Na Unidade Ambiental, o modelo adotado foi o eletrônico e ocorreu no Laboratório de Informática da Uni-dade. Depois, cada aluno assinou a lista de chamada certificando sua participação no pleito. Participaram alunos de Fundamental I, II e Ensino Médio. O resultado será divulgado na segunda-feira, dia 8 de setembro, às 12h, na Unidade Ambiental.

Também participaram professores, coordenadores e colaboradores da Escola Dinâmica.

Em caso de empate, haverá um sor-teio para definição dos nomes home-nageados das olímpiadas 2014.

OLIMPÍADAS DEMOCRÁTICAS

Representando o contingente de es-portistas que fazem do seu sucesso algo bom para o social, a Escola Di-nâmica homenageia nessa 34ª Olim-píada, Ayrton Senna um ídolo do es-porte, que já beneficiou mais de dois milhões de pequenos através do Ins-tituto Ayrton Senna.

Por isso, dentro do tema da ONU, da Agricultura Familiar, a Escola convi-da as famílias a fazerem doações de alimentos não-perecíveis, que serão destinados para a comunidade local e para a ONG Asas.

A Escola firmou parceria com a enti-dade no início de 2014 e cede seu es-paço no Engenho para o atendimento de crianças da comunidade em situa-ção de risco e vulnerabilidade social. Ao todo, 80 crianças são atendidas semanalmente por uma equipe mul-tidisciplinar composta por professo-

res das áreas de esporte e cultura, psicólogas e assistente social. O tra-balho conta ainda com atendimentos individuais focados nas necessidades individuais de cada família.

Dentro do Programa Dinâmica Sus-tentável, que prioriza o entorno para ações de responsabilidade socioam-biental, a Escola fará doações tam-bém para a comunidade local. “Mon-taremos cestas básicas que serão distribuídas para as famílias carentes pelas próprias crianças”, explica a coordenadora, Luciana Seemann.

“As Olimpíadas possuem caráter pe-dagógico na medida em que a Escola acredita no esporte como instrumen-to da educação capaz de contribuir para o desenvolvimento das individu-alidades, da formação para a cidada-nia e para a prática social”, avalia a diretora Angela Diener.

Valores Sociais que democratizam o esporte

Page 4: Newsletter Digital - Edição 61

Hortência Marcari A “Rainha do Basquete” e seu projeto social no Centro de Excelência do Basquetebol

Cafu Lateral pentacampeão do mundo e seu projeto social “Fundação Cafu”

Lars Grael Velejador olímpico e seu pro-jeto social “Projeto Grael”

MartaCamisa 10 da seleção femi-nina de Futebol eleita por 5 vezes melhor jogadora pela FIFA e seu projeto “Movimen-to Dando as Mãos”

Hortência: considerada uma das maiores jo-gadoras do basquete brasileiro. O Centro de Excelência do Basquetebol é um projeto de escolinhas e tem como objetivo fazer com que o esporte ajude na formação do caráter da criança e do adolescente.

Gustavo Kuerten: entre 2000 e 2001, Guga viveu a fase áurea de sua carreira, manten-do-se como número um no ranking mundial. Tornou-se tricampeão em Roland Garros e venceu vários outros torneios. O Instituto Guga Kuerten - IGK é uma associação civil sem fins lucrativos em Florianópolis. Seus objetivos são exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico.

Lars Grael: velejador multicampeão interna-cional e olímpico é exemplo de superação no esporte. As atividades do Projeto Grael estão muito além da proposta de formação esportiva básica. É apoiado em três pilares de susten-tação: Esportes Náuticos, Programa Profis-sionalizante e Programa Ambiental, comple-mentados por informática, acesso e fomento ao uso da biblioteca e educação ambiental.

CONHEÇA OS ATLETAS QUE PARTICIPAM DA VOTAÇÃODESTAQUE

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 04

Page 5: Newsletter Digital - Edição 61

Daiane dos SantosA “Gauchina de Ouro” e seu projeto social “Brasileirinho”

Gustavo Kuerten “Guga”O maior tenista da história do Brasil e seu projeto social “Instituto Guga Kuerten”

Cafu Lateral pentacampeão do mundo e seu projeto social “Fundação Cafu”

Marta: camisa 10 da seleção feminina de fu-tebol, 5 vezes eleita como melhor jogadora de futebol feminino do mundo. Única mulher a estar no Calçada da Fama do Maracanã. O projeto social Movimento Dando as Mãos, atende cerca de 800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes, idosos e gestantes que moram no bairro do Reginaldo, em Alagoas.

Cafu: lateral direito pentacampeão do mun-do pela Seleção Brasileira de futebol. Fundou em 2001, a Fundação Cafu, localizada no Jardim Irene, Zona Sul de São Paulo. Atua com a proposta de diminuir a exclusão social por meio dos acessos a programas e projetos de educação e de cultura.

Daiane dos Santos: ginasta conhecida como a “Gauchinha de Ouro”. Aos 16 anos já con-quistava medalhas nos mais diversos tor-neios. Primeira ginasta brasileira e conquis-tar uma medalha de ouro em Mundiais, em 2003. O Brasileirinho, em Mesquita (RJ) vai oferecer aulas gratuitas de ginástica artísti-ca e atividade circense para 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos.

CONHEÇA OS ATLETAS QUE PARTICIPAM DA VOTAÇÃO

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 05

Page 6: Newsletter Digital - Edição 61

AMOR DE PROFE

A Escola Dinâmica organiza-se para levar o segundo grupo de alunos para uma imersão

em inglês no Programa English and Action, no NR Acampamentos, em

DINÂMICA OFERECE IMERSÃO EM INGLÊS PARA OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I

é apresentarmos pessoalmente as atividades desenvolvidas, a infraes-trutura, além de imagens do local”, explica.

desde 1953. Possui excelente infra-estrutura física, segurança e quali-ficado time de monitores para fazer da viagem uma oportunidade única das crianças realizarem uma imersão

FUNDAMENTAL I

Campos do Jordão, São Paulo. Essa edição da viagem é destinada aos alu-nos de 3º à 5º anos do Fundamental I, das Unidades Am-biental e Centro e acontecerá entre os dias 26 a 28 de se-tembro de 2014.

Para tirar dúvidas e apresentar os de-talhes do roteiro, a coordenadora Bilín-gue e de High School, Evelyn da Rocha, reuniu-se com os pais das Unidades. “É importante que todos se sintam seguros com o processo e a melhor forma de alcançarmos isso

O NR Acampamentos atua na área educacional e de lazer, contribuin-do para o desenvolvimento e a for-mação de milhares de crianças e jovens, a partir da idade de 5 anos,

em inglês e, ao mesmo tempo, divertirem-se fa-zendo novas amizades e aprendendo a respeitar o meio em que vivem.

Além disso, a propos-ta de imersão em in-glês agrega aos alunos a vivência da língua e, a viagem, autonomia e amadurecimento. Todas as atividades são 100% monitoradas, incluindo os dormitórios, sempre com acompanhante. As

coordenadoras, Evelyn da Rocha e Dione Freitas, que já estiveram no local no primeiro semestre, com os alunos do Fundamental II, acompa-nharão o grupo.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 06

Page 7: Newsletter Digital - Edição 61

D entro do projeto de interna-cionalização da Escola Di-nâmica, a coordenação dos

Programas Bilíngue e de High School amplia o acesso das crianças à lín-gua inglesa através do projeto “Book Club”. A prática, da Editora norte--americana Scholastic, comercializa diversos títulos em inglês através de catálogo. O diferencial são os preços atraentes praticados pela Editora e disponíveis para alunos da Escola Di-nâmica graças ao convênio firmado entre a instituição brasileira e a edi-tora americana.

CONVÊNIO DA DINÂMICA COM A SCHOLASTIC PERMITE AQUISIÇÃO DE DIVERSOS LIVROS EM INGLÊS POR PREÇOS ACESSÍVEIS

BILÍNGUE

“Nosso propósito maior é o de im-plantar ações que garantam exce-lência pedagógica no processo da aprendizagem bilíngue”, enfatiza a diretora Angela Diener. Essa sema-na, os alunos receberam um catálo-go com mais 100 título de diferentes autores e temáticas para diferentes faixas etárias. O catálogo é trimestral e destinados aos alunos do Progra-ma Bilíngue da Escola Dinâmica. Os livros poderão ser utilizados em sala de aula ao decorrer do período, em projetos dirigidos pelos professores.

O processo para aquisição de livros é simples. Basta escolher a obra no catálogo e passar na secretaria da Escola até o dia 11 de setembro para acertar o valor correspondente, já que o preço dos livros em dólar. A tabela com a conversão para a moe-da nacional fica disponível para con-sulta também na secretaria. Informa-ções no fone: 3269.5380

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 07

Page 8: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 08

UNIDADE AMBIENTAL

Page 9: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 09

O s alunos do 5º ano, da Uni-dade Ambiental, produziram durante as duas últimas

semanas, na aula de Língua Portu-guesa, histórias rimadas dentro do gênero literário Cordel. A atividade coordenada pela professora de Lín-gua Portuguesa, Elaine Lemos, cul-minou com as produções de livretos. Os materiais reúnem a percepção das crianças sobre diferentes temas de uma forma divertida e bem posicio-

nada. “Eles pesquisaram sobre o gê-nero, aprenderam suas principais ca-racterísticas e, ao final, escreveram os seus próprios cordéis”, orgulha-se Elaine, que complementa: “E como manda a tradição, os alunos, autores dos textos, fizeram as suas próprias ilustrações nas capas”.

Também como manda a tradição, os livretos encontram-se pendurados em cordões, presos a pregadores colori-

dos produzidos pelos próprios alu-nos. “A leitura dos cordéis, expostos no corredor do Ensino Fundamental, tem sido um passatempo não apenas para os alunos do 5º ano, mas para todas as pessoas que passam pela Escola Dinâmica”, disse. Então fica o convite para visitar uma exposição de cordeis! Nós selecionamos alguns trechos das produções dos alunos.

Confira!

Luana e Julia Bruno e FredAna Paula e Betina

Page 10: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 10

EXPERIMENTANDO OS SENTIDOS COM PLANTAS MEDICINAIS

A s crianças do Infantil II Bilíngue, da Unidade Jurerê, da professora Samira Bastos

vêm, há alguns dias, demonstrando grande encantamento pelas brinca-deiras envolvendo medicina, médi-cos e hospitais. A professora teve a sensibilidade de não deixar esse in-teresse passar em branco e, dando continuidade ao projeto “Garden’s Perfume”, porém com outro enfoque,

iniciaram-se as investigações a res-peito das ervas e suas propriedades medicinais. “Fizemos uma conexão com a profissão de medicina e enfer-magem”, conta Samira.

Na atividade, as crianças aguçaram os sentidos experimentando e sen-tindo o cheiro do alho, gengibre e alecrim. “O garlic (alho) tem muitos efeitos terapêuticos, entre eles com-

bate infecções e tem efeito expecto-rante. O ginger (gengibre) tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório e a marygold (alecrim) tem proprieda-des que aumentam a memória, tam-bém tem sido um popular remédio natural para enxaqueca, entre outras propriedades”, destaca a professora.

UNIDADE JURERÊ

Page 11: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 11

VIVENCIANDO VINÍCIUS

A s turmas da Educação Infan-til e Ensino Fundamental da Unidade Centro da Escola

Dinâmica, participaram, na última terça-feira, 2, de um momento má-gico de encantamento e aprendizado. A Escola proporcionou aos alunos uma intervenção teatral com canções e poesias do grande poeta brasileiro Vinícius de Moraes. O grupo Compa-nhia do Clã dos Nobres Artistas foi

o responsável pelo divertimento que teve como principal objetivo colocar as crianças em contato com o reper-tório e as músicas do poeta. É que a história e a obra de Vinícius de Mo-raes serão o fio condutor do grande espetáculo de fim de ano da Escola Dinâmica. Foram apresentadas as canções tema das apresentações do evento. Entre elas, O Gato, A Bici-cleta, Tic Tac, Pirueta, Girassol, Era

uma vez, A Casa, Águas de Março e Aquarela.

“O objetivo da atividade foi despertar o interesse dos alunos para o tema do projeto, dando maior significado à proposta de cada turma, aproximan-do as crianças do mundo do grande artista e poeta”, avalia a coordena-dora da Educação Infantil, Adriana Sagas.

UNIDADE CENTRO

Page 12: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 12

CONSTRUINDO CONCEITOS ATRAVÉS DO LÚDICO

V ocê lembra como aprendeu sobre geometria espacial, volume, frações ou desenho

geométrico? Não? Então, possivel-mente sua aula não foi com mani-

nas aulas do 5º ano. “Trabalhamos com régua, funil, proveta e água para tornar possível demonstrar aos pe-quenos o modo como a matemática realmente está inserida no cotidiano,

Já na Unidade Centro, a turma do 4º ano, da professora Márcia Morei-ra, também aprende a matemática utilizando conceitos lúdicos e desa-fios lógicos. A professora utilizou o

pulação de líquidos e objetos geo-métricos. O novo mode-lo de apren-der que uti-liza o lúdico para expli-car concei-tos é prática na Escola Dinâmica e ganha con-cretude nas aulas de m a t e m á t i -ca da pro-fessora, da U n i d a d e Ambienta l , C a ñ u e l a I s k i e w i c z . De uma forma bem criativa ela des-perta a curiosidade dos alunos para ensinar os conceitos de geometria

transpondo os conceitos formais e transformando-os em vivências”, co-menta Cañuela.

jogo tetra-minó para trabalhar a p e r c e p ç ã o dos alunos sobre a ge-o m e t r i a . Com isso, t r a b a l h o u noções de medida, de comprimen-to, períme-tro e área. A brincadei-ra também serve para o envolvi-mento do aluno em pensamento visuespacial e transfor-

mações geométricas.

MATEMÁTICA

Page 13: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 13

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICAMATEMÁTICA PARA A VIDA

T odo esse trabalho desenvol-vido pelos professores resulta em excelente resultados nas

provas das olimpíadas do conheci-mento. Tanto na Olimpíada Regional de Matemática - ORM, quanto na

Além destas provas, a Escola Dinâ-mica também é convidada para par-ticipar da Olimpíada Regional Mirim de Matemática - ORMM, destinada aos alunos do 5º ano do Fundamen-tal I. “É um orgulho para nós par-

Segundo a professora de Mate-mátic da Unidade Ambiental, Cañuela Iskiewicz, houve uma

mudança na forma de aprender a matemática. Para ela, é uma atuali-zação da didática pedagógica neces-sária com a mudança dos tempos. “O ensino da matemática era vincu-lado a simples aplicação de regras e fórmulas. Dessa maneira, seu es-tudo, muitas vezes foi considerado desmotivador e pouco apreciado por estudantes, afinal, reprodução de exercícios envolve apenas memoriza-ção”, diz. Para Canuela, ensinar ma-temática passa pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, da proximidade com o cotidiano, do estímulo ao pen-samento independente, da criativida-de e da imaginação. “Além de media-dor do conhecimento, o professor é o responsável pelo encantamento em sua disciplina; seu papel é buscar metodologias que visam atividades lúdicas, com jogos, brincadeiras e aproximação dos conteúdos ao coti-diano do aluno”, complementa a pro-fessora, Canuela.

Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM, a Dinâmica tem alunos classi-ficados para a segunda fase, ao todo, são 30 alunos participando. Confira o calendário das próximas fases!

ticiparmos deste encontro”, avalia o professor Paulo Franzen, as provas acontecem no dia 03 de outubro.

Boa sorte aos nossos alunos!

06 de Setembro - 2ª fase da OBM

20 de Setembro - 2ª fase da ORM

25 de Outubro - 3ª fase da OBM

26 de Outubro - 3ª fase da OBM (segundo dia de provas)

Novembro/Dezembro - Ceri-mônia de Premiação da XVII ORM, que acontecerá no Cen-tro de Cultura e Eventos da UFSC.

A equipe pedagógica das Uni-dades está organizada para realizar o atendimento aos

pais e/ou responsáveis com objetivo de retirar dúvidas sobre conceitos, atividades de recuperação paralela

ENTREGA DE AVALIAÇÕESe futuras atividades. “A presença de todos é fundamental para comparti-lharmos das percepções acerca do desenvolvimento das crianças”, pon-tua a coordenador pedagógico, Lu-ciano Daudt.

Page 14: Newsletter Digital - Edição 61

CRIANÇA QUE APRENDE FELIZ

AMOR DE PROFE

PORQUE TEMOS MUITO QUE APRENDER COM A NATUREZA

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 14

E stá chegando o dia da festa de graduação de capoeira dos alunos de Fundamental I. De-

pois de muitos meses treinando, eles vão receber a corda, que representa uma etapa cumprida no processo de aprendizagem do esporte.

As inscrições vão até o dia 12 de setembro e devem ser feitas direta-mente com o professor Sardinha. O evento será realizado no dia 28 de setembro (domingo), das 14h30 às 18h, no ginásio do PKM8 ESPORTE E LAZER.

Na programação haverá brincadeiras de conscientização ambiental, peça de teatro sobre os 3RS, piquenique, apresentação do Coletivo Batuke, além do Batizado e Troca de Cordas.

CAPOEIRA

MOVING IS FUN

Page 15: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 13

Page 16: Newsletter Digital - Edição 61

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 09