Newsletter Janeiro 2015

10
O que fizemos: Fim da marca In Loco Consulta PúblicaNoites na Pólis + Pólis Abertos os primeiros concur- sos para as EmpresasCompete 2020 Balcão 2020Operacional para candidaturas a Fundos Europeus Em breve na Ação Pólis... Workshops Janeiro de 2015 Noites na PólisJaneiro 2015 Diagnóstico de Necessidades Formativas Índice O que fizemos 2 + Pólis 4 Em breve 5 Nota CEO Ação Pólis Caros/as seguidores/as, Para muitas pessoas, a passagem do ano é apenas o virar de uma folha no calendário. Para as empresas, contudo, a história é outra. A 31 de Dezembro fecham-se as contas e fazem-se contas à vida, é tempo de um balanço que não se faz apenas pelo balan- cete, mas sim pela reflexão interna, na organização, do que foi o nosso esforço e o nosso resultado, do que fizemos no ano que fecha e o que queremos fazer no ano que inicia. Quando a Ação Pólis nasceu, em 2012, as palavras que nos chegavam, de clientes e parceiros, eram da família de desâni- mo, estagnação, crise e cortes. Hoje, não porque os efeitos da crise tenham acabado (muitos agravaram-se, como sabemos), as palavras são outras de esperança, de confiança, de investimento. E estas são a tradução do quadro comunitário de apoio na vida das pequenas e médias empresas que se viram sem acesso ao crédito, na vida das câmaras que se viram incapazes de acabar ou de iniciar projetos, na vida das associações que viram muitos dos seus servi- ços condicionados etc. Ou seja, mal ou bem, a entrada do novo quadro comunitário de apoio significa muito para muita gente. E a Ação Pólis quer estar presente nesta fase de esperança para as PME, para o Poder Local, para o Terceiro Setor. Com responsabili- dade, sentido de comunidade e a visão de quem, entrando no mercado na pior altura, vai querer adotar uma gestão preventiva naquela que promete ser uma melhor altura. 2015 é ano de quadro comunitário de apoio e de muitas mudanças. Queremos fazê-las consigo. Para dúvidas sobre o Por- tugal 2020, Horizonte 2020 ou outras oportunidades de financia- mento e ideias de projeto, contacte-nos: [email protected] . A todas/os, um excelente ano, em comunidade. Silvia Vermelho (CEO Ação Pólis) NEWSLETTER Nº 1 JANEIRO 2015

description

 

Transcript of Newsletter Janeiro 2015

Page 1: Newsletter Janeiro 2015

O que fizemos:

Fim da marca In –Loco

Consulta Pública—Noites na

Pólis

+ Pólis

Abertos os primeiros concur-

sos para as Empresas—

Compete 2020

Balcão 2020—Operacional

para candidaturas a Fundos

Europeus

Em breve na Ação Pólis...

Workshops Janeiro de 2015

Noites na Pólis—Janeiro 2015

Diagnóstico de Necessidades

Formativas

Índice

O que fizemos 2

+ Pólis 4

Em breve 5

Nota CEO Ação Pólis

Caros/as seguidores/as,

Para muitas pessoas, a passagem do ano é apenas o virar de uma folha no calendário. Para as empresas, contudo, a história é outra. A 31 de Dezembro fecham-se as contas e fazem-se contas à vida, é tempo de um balanço que não se faz apenas pelo balan-cete, mas sim pela reflexão interna, na organização, do que foi o nosso esforço e o nosso resultado, do que fizemos no ano que fecha e o que queremos fazer no ano que inicia.

Quando a Ação Pólis nasceu, em 2012, as palavras que nos chegavam, de clientes e parceiros, eram da família de desâni-mo, estagnação, crise e cortes. Hoje, não porque os efeitos da crise tenham acabado (muitos agravaram-se, como sabemos), as palavras são outras – de esperança, de confiança, de investimento. E estas são a tradução do quadro comunitário de apoio na vida das pequenas e médias empresas que se viram sem acesso ao crédito, na vida das câmaras que se viram incapazes de acabar ou de iniciar projetos, na vida das associações que viram muitos dos seus servi-ços condicionados etc. Ou seja, mal ou bem, a entrada do novo quadro comunitário de apoio significa muito para muita gente. E a Ação Pólis quer estar presente nesta fase de esperança para as PME, para o Poder Local, para o Terceiro Setor. Com responsabili-dade, sentido de comunidade e a visão de quem, entrando no mercado na pior altura, vai querer adotar uma gestão preventiva naquela que promete ser uma melhor altura.

2015 é ano de quadro comunitário de apoio e de muitas mudanças. Queremos fazê-las consigo. Para dúvidas sobre o Por-tugal 2020, Horizonte 2020 ou outras oportunidades de financia-mento e ideias de projeto, contacte-nos: [email protected]. A todas/os, um excelente ano, em comunidade.

Silvia Vermelho (CEO Ação Pólis)

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Page 2: Newsletter Janeiro 2015

Foi oficialmente em Dezembro de 2014, aquando do encerrar de mais um ano, que a marca do Projeto que a Ação Pólis desenvolvia sofreu um rebranding.

In Loco—intervir no meio local, era um projeto desenvolvido sobre a Ação Pólis sobre a égide de agir, tal como o próprio slogan sugere, sobre e no meio local. Questões de empoderamento político, gestão de políticas locais, desenvolvimento de projetos a pensar e agir no meio local eram: os pilares basilares deste Projeto. Acreditamos que é a intervenção no meio local que potenciará Portugal. Confiámos nos agentes de desenvolvimento local para o efeito e, procurá-mos, empoderar as comunidades locais para agirem em torno da sua localidade, fosse ela, o seu bairro, aldeia, cidade ou região. O in Loco terminou enquanto marca mas não terminou enquan-to projeto ambicioso que era e continua a ser para a Ação Pólis e todos aqueles que acreditam que o poder local pode de facto fazer a diferen-ça.

Assim, continuaremos a

dar a apoiar o meio local, pensando e agindo sobre ele. Os serviços que o projecto prestava estão agora compilados numa mesma marca que era, até então também, o “chapéu” de toda esta a ação.

A Ação Pólis vê agora consolidados os serviços por si já prestados bem como os desafios e objetivos a que a marca in Loco se propunha atingir.

Contamos assim com o apoio de todos/as para que o meio local não fique esquecido sendo que a Ação Pólis continua e conti-nuará a agir na comunidade, nomeadamente a local.

Recorde aqui o vídeo sumário do que foi este projeto.

Rebranding da Marca in Loco—intervir no meio local

Página 2 O que fizemos ...

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Page 3: Newsletter Janeiro 2015

No passado dia 19 e 23 de Dezembro, a Ação Pólis realizou uma consulta pública nas cidades de Viseu e Mangualde (respetivamente) a fim de fazer um levantamento de temas para futuras Edi-ções do já habitual, Noites na Pólis.

Esta consulta, para além de nos permitir uma vasta e diversificada recolha de temas sugeridos, permitiu-nos refletir sobre as necessidades de debate que a localidade onde estamos sediados .

Ainda que, no primeiro impacto, a população escutada ficasse sem resposta, depois de alguns minutos de reflexão, era notória a vastidão de temas que ião surgindo face às condicionantes ou do seu dia a dia, situação profissional, pessoal entre outras.

As sugestões foram inúmeras.

Estes foram alguns dos temas suge-ridos: política; estado de saúde atual; os investimentos feitos/necessários na região; a violência e segurança na escolas; questões de educação dos mais novos; a grande doença do século XXI—a depressão; direitos das crianças e dos animais; a legalização de drogas; e ainda, a crescente criminalidade.

Dada a época festiva que era vivida aquando da realização desta Con-sulta, a Ação Pólis decidiu “mimar” todos os que colaboraram connos-co, oferecendo um pequeno gesto em forma de gratidão e desejo de uma época festiva muito feliz.

Este levantamento feito junto do principal público-alvo foi um importante e decisivo fator na afirmação de novos temas e moldes do evento bimensal cuja organização está a cargo da Ação Pólis—Noites na Pólis.

Se também você gostaria de nos deixar a sua sugestão, não hesite e partilhe connosco através do nosso email: [email protected].

Contamos consigo!

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Página 3 O que fizemos ...

Consulta Pública—Noites na Pólis

Page 4: Newsletter Janeiro 2015

De 30 de dezembro 2014 a 13 de fevereiro 2015 decor-rem os Concursos para Apresentação de Candida-turas: Aviso nº. 01/ 2014 –

Incentivos à Qualificação e Inter-nacionalização das PME – Proje-tos Conjuntos - Internacionaliza-ção e Aviso nº. 02/ 2014 – Incen-tivos à Qualificação e Internacio-

nalização das PME – Projetos Conjuntos - Qualificação das PME , no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e I n t e r n a c i o n a l i z a ç ã o . Os presentes concursos dirigidos às PME visam promover a com-petitividade das empresas, atra-vés do desenvolvimento de um programa estruturado de inter-venção num conjunto de PME. Esse programa deve apresentar soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunida-des a explorar, claramente iden-tificadas e justificadas, no qua-dro das empresas a desenvolver.

Fonte: http://goo.gl/gTdUuy

Abertos primeiros concursos para as empresas no

âmbito do Compete2020

Página 4

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

+ Pólis

A aplicação informática que permite às comu-nidades intermunicipais e às áreas metropoli-tanas candidatarem-se aos fundos europeus do programa Portugal 2020 começou a funcio-nar a 12 de novembro de 2014.

Intitulada Balcão 2020, esta ferramenta per-mite às entidades que pretendam candidatar a financiamento os seus projetos aceder aos programas operacionais financiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimen-to.

Aceda aqui para mais informações.

Fonte: http://goo.gl/Y3NQMn

Balcão 2020 em funcionamento para candidaturas

aos Fundos Europeus

Page 5: Newsletter Janeiro 2015

A Autoridade de Gestão do PDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020, iniciou o período de apresenta-ção de candidaturas da Ação 3.2 – “Investimento na explo-ração agrícola” e da Ação 3.3 - “Investimento na transforma-ção e comercialização de pro-dutos agrícolas”.

A submissão de candidaturas é fei-ta no período de 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2015 no Balcão 2020 ou no endereço: www.pdr-2020.pt

Abertura de candidaturas ao Programa de

Desenvolvimento Rural

Página 5

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

+ Pólis

Anúncio Ação 3.2 - Investimento na exploração agrícola

Objetivos:

a) Reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, pro-movendo a inovação, a formação, a capacitação organi-zacional e o redimensionamento das empresas.

b) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a com-patibilidade dos investimentos com as normas ambien-tais e de higiene e segurança no trabalho.

Saiba mais aqui.

Anúncio Ação 3.3 - Investimento na transformação e comer-cialização de produtos agrícolas

Objetivos:

a) Promover a expansão e renovação da estrutura produ-tiva agroindustrial, potenciando a criação de valor, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, a produ-ção de bens transacionáveis e a internacionalização do sector.

b) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a com-patibilidade dos investimentos com as normas ambien-tais e de higiene e segurança no trabalho.

Saiba mais aqui.

Como é que a Ação Pólis a/o pode ajudar?

A Ação Pólis tem técnicas/os capa-zes de o ajudar a desenvolver can-didaturas a financiamentos e/ou projetos financiados. Contacte-nos: [email protected] | 232 611 170

Page 6: Newsletter Janeiro 2015

Em breve na Ação Pólis ...

A Ação Pólis continua a sua aposta na formação e empoderamento das e nas comunidades em que age. Assim, propomos desde já dois Workshops onde pode desde já inscreve-se.

NEWSLETTER Nº

5

Página 6

Workshops Janeiro/Fevereiro 2015

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015 NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Page 7: Newsletter Janeiro 2015

Página 7

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Em breve na Ação Pólis ...

Page 8: Newsletter Janeiro 2015

Janeiro é mês de Noites na Pólis. Posto isto, a Ação Pólis terá um novo tema a propor deba-ter e pensar.

Devido a ajustamentos de última hora, ainda não nos é possível informar acerca da temáti-ca, data e local concretos. Assim que nos for oportuno, fá-lo-emos. Para tal, sugerimos que se mantenha ligado/a a nós através das nossas redes, Facebook, Linkedin, Google +, Youtu-be e Twitter.

Relembramos que no passado mês de Novembro, atendo ao nosso Seminário “Empoderar Comunidades, Desenvolver Regiões—Viseu Dão Lafões na Europa”, no âmbito do Open Days do Comité das Regiões, o Noites na Pólis foi assim “substituído” pelo “Dia na Pólis” onde pensar e debater o presente e futuro da Região Viseu Dão Lafões marcou a ordem do dia.

Relembre aqui este evento que substitui o Noites na Pólis de Novembro.

Noites na Pólis

Página 8

NEWSLETTER Nº 1

JANEIRO 2015

Em breve na Ação Pólis ...

Page 9: Newsletter Janeiro 2015

Página 9

TÍTULO DO BOLETIM

Diagnóstico de Necessidades Formativas - a sua

opinião é importante!

A Ação Pólis pretende aferir quais as necessidades forma-tivas sentidas pelos seus seguidores, e a comunidade em geral. Para podermos adequar a nossa oferta for-mativa o mais possível a essas necessidades, desen-volvemos um breve Questio-nário. Pode preenche-lo aqui e partilhá-lo com cole-gas ou amigas/os. Obrigada! FORMAÇÃO 2015