Newton laura 2 a

6
AS TRÊS LEIS DE ISAAC NEWTON

Transcript of Newton laura 2 a

Page 1: Newton   laura 2 a

AS TRÊS LEIS DE ISAAC NEWTON

Page 2: Newton   laura 2 a

1ª lei: InérciaNa ausência de uma força externa, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.Este princípio foi estudado por Galileu, que se inspirou em Aristóteles (associava a idéia de força à de movimento). Segundo Aristóteles não existia movimento sem a presença de força.Para Galileu e Newton a velocidade de um ponto material não sofre variação se este estiver livre de ação de forças. Esta propriedade que os corpos possuem de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme quando livres da ação de forças é chamada de inércia. Quanto maior a massa do corpo maior será sua inércia e, assim, temos uma definição para massa que seria uma constante característica do corpo que mede sua inércia.Por exemplo quando estamos no ônibus, ou no metrô, e este freia bruscamente, nossos corpos continuam em movimento e temos que nos segurar para não cairmos.

Page 3: Newton   laura 2 a

2ª lei: F=m.a

Onde:

F é a força aplicada

m é a massa do corpo (kg)

a é a aceleração do corpo

A segunda lei fala que uma força agindo sobre um objeto de massa m, provoca uma aceleração. Esta aceleração é proporcional à massa do objeto.

A segunda lei é a mais importante da Mecânica e podemos utilizá-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes.A Força modifica a velocidade do corpo. A força aplicada pode ser a força peso (gravitacional) sempre vertical pra baixo; de contato, onde os corpos estão um exercendo força sobre o outro; normal, é contato perpendicular à superfície de contato; de tração, por exemplo a corda segurando o elevador; e de atrito, que vai ser explicado no slide a seguir.

Page 4: Newton   laura 2 a

A definição de força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio, quanto maior for a força normal maior a força de atrito. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação:

Fate = μe.N

Força de atrito cinético: é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento, ou seja, ele é contrário à movimentação dos corpos.

Fatc = μc.N

Força de atrito estático: é a força que está contrária à tendência de movimento.

Fate = μe.N

Page 5: Newton   laura 2 a

3ª lei: Ação e Reação

Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B.

Podemos observar essa troca de forças entre dois corpos, por exemplo, na colisão abaixo.