Nome: RA: Termo: Turma: - unoeste.br · preciativamente em relação ao comportamento daque-les que...

17
Nome:___________________________________________ RA:______________________ Termo:________________ Turma:_______________________________________________ ORIENTAÇÕES GERAIS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das respostas das questões de múltipla escolha (objetivas). 2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrá- rio, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova. 3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica. 4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma respos- ta por questão), expressas no Caderno de Respostas. 5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova. 7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas. 8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova ficará disponível no Portal Facopp a partir do dia 23/11/2016. 2º Termo

Transcript of Nome: RA: Termo: Turma: - unoeste.br · preciativamente em relação ao comportamento daque-les que...

Nome:___________________________________________ RA:______________________Termo:________________ Turma:_______________________________________________

ORIENTAÇÕES GERAIS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das respostas das questões de múltipla escolha (objetivas).

2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrá-rio, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova.

3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica.

4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma respos-ta por questão), expressas no Caderno de Respostas.

5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie.

6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova.

7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas.

8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova ficará disponível no Portal Facopp a partir do dia 23/11/2016.

2º Termo

A comunicação pode ser representada por uma equação que envolve, obrigatoriamente, alguns ele-mentos para a sua ocorrência. Sobre o tema, avalie as afirmações abaixo:

I – O canal é a forma e a linguagem é o meio;II – O canal é o meio e a linguagem é a forma;III- O ruído não ocorre quando emissor e receptor falam a mesma língua;IV – Não considerar o contexto pode desencadear o ruído;

Das respostas acima, é correto afirmar que estão corretas:

Apenas a I está correta.Apenas a II está correta.Apenas as alternativas II e IV estão corretas.Apenas as alternativas I e IV estão corretas.Nenhuma alternativa está correta.

Espaço livre

2º Termo

Espaço livre

2º Termo

Fragmentos das pinturas da tumba de Nebamun, em Tebas (1350 a.C.). Museu Britânico, Londres.

“Se a arquitetura é parte fundamental da cultura do antigo Egito, não menos importantes são as diferentes artes plásticas que completam e adornam seus edifícios”. (NAME, L. dos P. M; MIRANDA, D. dos P.). História da arte. São Paulo: Moderna, 2008. Página 34.

Uma das características da pintura egípcia é a lei da frontalidade. Com base na frase é possível afirmar que:

cor, luz e sombra estão em harmonia com a pintura em questão.compreende na busca da inquietude em oposição ao equilíbrio nas imagens.entende-se a pintura como uma ciência, que utiliza a matemática e a geometria.a pintura possui ausência de elementos plásticos.a pintura determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

Espaço livre

Considerando os parâmetros consagrados da antro-pologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I - Como inventor de mundos, o homem é certamen-te animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II - Uma diferença central entre homens e animais re-laciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III - Sem a socialização e o aprendizado cultural, o ho-mem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente evoluído do mesmo modo, independentemente de es-tar inserido em alguma sociedade.

IV - Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropo-centrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é:

I e III, II e IV.II e III. IV e II.II, III e IV.

Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta. (IPHAN, 2009- Adaptado).

I - A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II - A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

III - A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir de-preciativamente em relação ao comportamento daque-les que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

Nenhum item está correto.Apenas a afirmação I está correta.Apenas a afirmação II está correta.Apenas a afirmação III está correta.Todas estão corretas.

Espaço livre

2º Termo

2º Termo

Nosso país deve a um jovem francês, que passa a vi-ver no Rio de Janeiro em meados dos anos vinte do séc. XIX, o início da pesquisa e desenvolvimento da fotografia no Brasil. Trata-se de: (VUNESP, 2015)

Henri Cartier-Bresson.Hercule Florence. Jacques Lartigue.Louis Daguerre.Jean Manzon.

“A produção de framboesas nos E.U.A. apresenta-se insuficiente para atender sua demanda no mercado consumidor norte-americano (o norte-americano é um consumidor voraz de framboesa e a considera imprescindível para uma alimentação saudável). A disputa por território travada entre os povos trouxe a eclosão de uma nova Guerra do Golfo que passa a impedir que as framboesas produzidas nos países europeus cheguem até os consumidores norte-ame-ricanos. Assim, os produtores (norte-americanos) de framboesa que restringiam-se à região sul do país, viram-se motivados a ampliar suas plantações.”

Ao contemplar a situação proposta considerando os textos estudados sobre oferta de mercado, avalie as afirmações a seguir:

I. A dificuldade em obter as framboesas produzidas nos países europeus, fez com que os preços das mes-mas se elevassem no mercado norte-americano.II. Com a dificuldade em chegar ao mercado nor-te-americano, o preço da framboesa iria diminuir, pois teria pouca framboesa para atender o desejo do consu-midor.

III. Os produtores norte-americanos de framboesa fi-caram tentados a investir na produção de framboesas para atender ao seu mercado interno, motivados pelos altos preços que os consumidores aceitam pagar pela framboesa.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.II, apenas.II e III, apenas.I e III, apenas.I, II e III.

Espaço livre

2º Termo

Na elaboração da tirinha, o produtor do texto, que tem como personagem Armandinho, considerou o co-nhecimento prévio dos leitores em relação à parte da História do Brasil. Além da expressão facial da perso-nagem, os elementos linguísticos que se articulam e que contribuem para a construção da ironia no texto e da opinião do produtor do texto são (IF SUL-MG):

O uso de “Como assim?!”, no segundo quadrinho, em oposição ao “E”, no último quadrinho, para marcar a indigna-ção de Armandinho em relação à versão da escola acerca do fato histórico. O uso de “E assim’ no primeiro quadrinho e de “E” no último quadrinho para marcar a oposição entre a história contada na escola e a percepção de Armandinho acerca do fato histórico. O uso de “E” e de “assim”, dando ideia de conclusão tanto para a versão contada pela escola quanto para a versão percebida por Armandinho.O uso de “E”, no último quadrinho, para marcar a relação adversativa da sentença em relação à “Como assim?!”, no segundo quadrinho.Não há ironia no texto.

Disponível em: <http://todososdiasestaoocupados.blogspot.com.br/2014/01/armandinho-tirinhas-brasileiras.html>. Acesso em: 30 maio de 2016.

“Mais que saber identificar a natureza das contri-buições substantivas dos primeiros filósofos é fun-damental perceber a guinada de atitude que repre-sentam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filo-soficidade.”(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a in-venção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000.p. 24.)Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitu-de” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.

A elaboração e discussão crítica das explicações relati-vas aos acontecimentos naturais.A discussão acrítica das ideias e posições, que não po-dem ser modificadas ou reformuladas.A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela mitologia.A confiança na tradição e na “mitologia” como funda-mentos para o conhecimento.A aceitação do “homem” como objeto de estudo, carac-terizando o Período Antropológico”.

2º Termo

Espaço livre

Uma agência de publicidade é uma empresa que ven-de soluções de comunicação para seus clientes. Um único publicitário não terá condições profissionais de executar todas as tarefas envolvidas no processo de comunicação com igual desenvoltura. Para que as so-luções de comunicação geradas por uma agência te-nham efetividade, as atividades profissionais dos pu-blicitários são tradicionalmente diferenciadas. Como é denominada a atividade exercida pelos publicitá-rios que pode ser definida como a que estabelece as funções específicas relacionadas com a veiculação da campanha e de que forma ela vai ocupar seu espaço para ser percebida pelo público-alvo? (ENADE, 2012)

Atendimento Publicitário.Direção de Criação.Produção.Mídia.Tráfego.

Espaço livre

2º Termo

De acordo com o conto acima intitulado “O cego e o publicitário” pode-se perceber que:

A mudança das palavras na placa fez com que os transeuntes se colocassem no lugar do cego, ajudando-o.O publicitário mostrou como a mudança de perspectiva (por parte do mendigo). O publicitário auxiliou o cego a sair da sua zona de conforto para obter maiores recursos.O conto mostra que para criar são necessários poucos recursos, ou seja, o publicitário usou apenas um cartaz para a obtenção de maiores quantidades de dinheiro.O conto mostra como a caridade é importante.

Um publicitário passava por um mendigo cego todos os dias de manhã e à noite e dava-lhe sempre alguns trocos. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:“Cego de Nascimento. Uma esmola por favor”.Certa manhã, o publicitário teve uma ideia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu, muito contente:– Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro?O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:“Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la”.

(Autor desconhecido)

Espaço livre

São Paulo: Moderna, 2008. – (Enciclopédia do Estudante; 19). Página 235.

Quanto às características do Expressionismo, analise os itens abaixo e assinale a ÚNICA alternativa INCOR-RETA.

Enquanto o Impressionismo se preocupava com as sensações de luz, os expressionistas tinham como pre-ocupação e objetivo retratar as emoções e angustias do homem. O artista não representava apenas o que via, mas tam-bém o que ele sentia em relação ao fato que estava sendo retratando. Para os expressionistas representar o movimento era sempre o ideal.Para alcançar seus objetivos os expressionistas chega-vam a deformar as figuras.Expressar as emoções humanas era uma das caracterís-ticas do expressionismo.

No início do século XX, alguns teóricos como Tcha-ckhotine, tentaram explicar como a mídia atuava so-bre as massas e propuseram a teoria Hipodérmica. Dentre os principais conceitos preconizados por esta teoria podemos relacionar

I – As mensagens subliminares são ferramentas para passar a notícia;II – O receptor é passivo e atende ao binômio estímulo X resposta;III – O receptor é atingido isoladamente;IV – O receptor não é passivo, mas atende ao binômio estímulo X resposta;

Sobre o tema, é correto é o que se apresenta em:

I e II.II e IV.II e III.III e IV.Apenas a I está correta.

O Expressionismo foi um movimento heterogêneo que, por meio da distorção das formas e do uso de cores que não correspondem ao padrão natural, des-taca aspectos emocionais e psicológicos – muitas ve-zes turbulentos – que vêm das camadas mais profun-das da alma humana. Não foi um movimento organizado e sim a reunião de vários grupos de artistas que, em vez de criar obras a partir da observação do mundo externo, voltava--se para o seu próprio interior, com suas angústias e imaginação.

NAME, Leonardo dos Passos Miranda; NAME, Daniela dos Passos Miranda. História da arte: artistas, estilos e obras-primas.

2º Termo

Espaço livre

No ambiente do Photoshop, sempre que for preciso verificar a qualidade de algum retoque ou filtro apli-cado, deve-se observar a imagem a (IBGE 2010)

800%, porque é nessa visualização que pode ser verifi-cado se o pixel tem a tonalidade adequada. 500%, porque é o tamanho médio no qual podem ser observados tanto o retoque quanto o filtro com seu efeito máximo. 100%, porque é nessa visualização que o software mostra a imagem com o maior nível de precisão e detalhes. 72%, porque essa é a resolução do monitor, e a ima-gem terá sua definição particularizada por conta da coincidência de resoluções. 45%, porque é nessa resolução que o defaut do sof-tware abre qualquer imagem.

Assinale a única alternativa que apresenta acerto se-gundo a norma culta.

Ela é bonita, mais ordinária.Haja visto o frio que fez ontem. Um terço dos nossos bens ficaram com o advogado.Todos foram unânime nessa opinião.Um milhão de pessoas morreram nessa guerra.

Entender a estrutura das letras ajuda o profissional gráfico a avaliar e sugerir escolhas tipológicas sem incorrer em erros comuns. Foi em meados de século XVIII que um estudioso, Francis Thibedeau, percebeu detalhes nos tipos que até hoje nos são uteis para avaliar e escolher caracteres para a mídia impressa. Nessa perspectiva, observe a ilustração e relacione-a aos itens à direita. (IBGE 2010).

A relação correta entre o detalhe da letra e a descri-ção de sua estrutura é

I–P ; II–Q; III–R; IV–T e V–U. I–P; II–U; III–R; IV–S e V–T. I–Q; II–S; III–T; IV–P e V–R. I–S ; II–T; III–Q; IV–S e V–R. I–U; II–Q; III–S; IV–T e V–P.

2º Termo

O Método Científico consiste na análise dos métodos de pesquisa, partindo do princípio de que existem quatro tipos de conhecimentos que embasam e for-mam o pensamento.

Aponte os quatro tipos de conhecimento que dão esse suporte para a ocorrência do método científico:

supersticioso, religioso, filosófico e científico.empírico, científico, supersticioso e religioso.empírico, filosófico, científico e religioso.científico, fenomenológico, religioso e empírico.científico, premonitório, religioso e filosófico.

Leia atentamente o trecho a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta o tópico que cor-responde a ele.

“Especifica o propósito e o alcance do trabalho. Apre-senta o tema, a pergunta de pesquisa e os objetivos, as-sim como a delimitação do assunto tratado.” (Adaptado de SOUZA; FIALHO; OTONI, 2007)

A citação acima faz referência à seguinte parte da pesquisa:

resumo.introdução.problema.hipótese.justificativa.

2º Termo

Espaço livre

Observe os quadrinhos:

(QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1992).

Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. Assinale a al-ternativa que apresenta pressupostos utilizados pela teoria liberal clássica para compreender a existência da pobreza e que foram também assumidos pela personagem Susanita em suas falas.

As desigualdades sociais podem ser compreendidas através da análise das relações de dominação entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos indivíduos.A existência da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relações de produção resultantes da explo-ração de uma classe sobre a outra.A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais. O empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriação privada dos meios de produ-ção, que dificulta a ascensão social da maioria da população.O empobrecimento de grande parte da população mundial decorre da definição pelo imperialismo de políticas econômicas discriminatórias.

2º Termo

Sobre as relações sociais estabelecidas entre os ho-mens no processo de produção capitalista, podemos afirmar que:

I – se caracteriza por serem relações de exploração, an-tagonismo e oposição.II – as relações estabelecidas entre as classes sociais são complementares, pois só existe em relação à outra.III – dividem os homens entre proprietários e não-pro-prietários dos meios de produção.IV – as desigualdades não constituem a base de forma-ção das classes sociais.V – entre o capitalista e o trabalhador há uma relação de igualdade, pois ambos são vendedores de sua força de trabalho.

Selecione a alternativa correta:

I, II e III estão corretas. III, IV e V estão corretas.II, III e IV estão corretas.I, III e IV estão corretas.nenhuma das alternativas.

2º Termo

Considere as seguintes afirmativas:

I. O consumidor só pode ser pessoa física, não po-dendo em hipótese alguma ser pessoa jurídica. II. Todo consumidor é considerado pessoa vulnerá-vel e, justamente por isso, todo consumidor também é considerado hipossuficiente.III. Em geral, a doutrina reconhece três tipos de vul-nerabilidade: a técnica (ausência de conhecimento e informação); jurídica ou científi¬ca (ausência de conhe-cimento específico em determinada área de co¬nheci-mento) e a fática ou socio-econômica (maior poderio econômico e posição de monopólio).

É (são) correto(s):

I.I e II.III.I e II.II e III.

Espaço livre

Espaço livre

É(são) verdadeiro(s):

Apenas I; I e II;I, II e III;I, II, III e IV. II e III.

A respeito das quatro doutrinas fundamentais para a análise e evolução do pensamento ético, é importan-te realçar que a ética acompanha a História e varia de acordo com a realidade humana. A partir disso, considere:

I. Na ética grega, as preocupações com a moral tor-nam-se o centro do pensamento filosófico, que se con-centra na busca pelo bem, na busca da felicidade. II. Na ética cristã, sucessora da grega, destaca-se, desde o Império Romano, os aspectos de a igreja come-çar a impor sua doutrina e também de determinar como deve ser a conduta humana. Neste sentido, não é mais a moral que norteia o pensamento filosófico, mas sim a religião e as relações do homem com Deus – há preo-cupação com felicidade e salvação num outro mundo. Deus é a razão da existência humana, não a busca do bem, da felicidade.III. Na ética moderna, diferentemente dos aspectos relacionados a Deus (teocêntricos) como razão da exis-tência humana, prevalece uma visão antropocêntrica, ou seja, o homem é razão da existência do próprio ho-mem, características estas as quais a História denomina como racionalismo, ou iluminismo. IV. Alguns teóricos da ética contemporânea consta-tam que é crescente a vinculação de valores morais a questões de utilidade e de conveniência do sujeito. Por isso constata-se o avanço da “ética da conveniência”, a qual é combatida, no campo do profissional de publi-cidade, por meio da autorregulamentação, que procura fazer com que a ética profissional não dependa unica-mente das definições particulares de cada indivíduo, mas sim das definições coletivas de todos os envolvidos na grande área da publicidade.

2º Termo

Espaço livre

2º Termo

Fonte: http://www.apple.com/

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Fora-da-lei, conhecido também como Revolucioná-rio, sente que está fora de seu tempo. Ele busca mudar a sociedade, mesmo que para isso seja preciso quebrar regras e correr riscos.

PORQUE II. Assim como esse arquétipo, a Apple contém valores que prometem a revolução. Alguns produtos como o iPod, iPhone e iPad mostram como a marca conseguiu revolucionar todo o mercado com inovação e faz jus ao slogan “pense diferente”.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma pro-posição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.

“Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?”. Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunica-ção. Pode ser definido como:

Teoria Matemática da Comunicação.Modelo de Paul Lazarsfeld.Modelo de Lasswell.Modelo Shannon e Weaver.Teoria de Marcuse e Horkheimer.

Espaço livre

A publicidade no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e em-balagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem integrar-se ao fluir programático, para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. A publicidade radiofônica tenta aproveitar a facilidade que tem, por sua essência, para se fundir com o discurso jornalístico e, assim, beneficiar-se de maior grau de credibilidade.

RODRIGUEZ, K. B. El sonido de la persuasión: relatos publicitarios en la radio. Moncada: Fundación Universitaria San Pablo, 2002 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O termo formato refere-se às diferentes formas e estruturas dos anúncios publicitários veiculados no rádio.

PORQUE

II. Ao empregar diferentes formatos, a publicidade radiofônica incrementa a credibilidade do jornalismo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. (ENADE 2013)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.

2º Termo

Após divulgar pesquisa apontando que 89% dos brasileiros são ouvintes assíduos de rádio, o Ibope Media traçou um perfil dessa população. O levantamento realizado em 13 regiões metropolitanas mostra que dos 53 milhões de brasileiros ouvintes, a maioria está na faixa etária entre 30 e 39 anos (28%).Vitória (ES) é a capital de maior consumo diário por ouvinte: 4 horas e 39 minutos. Em seguida vem Goiânia (GO), com 4h38; Recife (PE), com 4h36 e Fortaleza (CE), com 4h27. Já os menores tempos de consumo de rádio foram registrados em Campinas (SP) e Brasília (DF). Nessas cidades, o consumo diário é de 2h58 e 2h56, respectivamente. Enquanto isso, São Paulo mantém um tempo médio de 3 horas e 50 minutos.Um dado interessante na pesquisa está ligado à oferta de programas das radiodifusoras, ou seja, o que os ouvintes mais buscam na hora de escolher a sua estação preferida. As notícias ou a prestação de serviços es-tão em primeiro lugar, com 65% dos votos. Em seguida estão os programas de música sem intervalos (47%), programas religiosos (19%), esportes, variedades e humorísticos (18%), entrevistas e opiniões (11%) e por último, participação de ouvintes e promoções (7%).Mesmo com o avanço tecnológico, o destaque vem para a forma como o ouvinte consome rádio: 65% ainda acompanham a partir de aparelhos comuns, como receptores portáteis, rádio relógio e outros. 24% ouvem em rádios para automóveis e 16% em telefones com recepção de sinal FM. Outro dado importante é o alcance médio do rádio. Fortaleza e Belo Horizonte atingem 94% da população, seguidos de Vitória e Porto Alegre (93%), Curitiba, Campinas, Recife e Florianópolis (89%), São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador (88%), e por fim Goiânia (85%).Com informações da Tudo Rádio Disponível em: http://www.abert.org.br/web/index.php/notmenu/item/24164-pesquisa-divulga-perfil-dos--ouvintes-de-radio-no-brasil Acessado em 09/09/2016.A partir da leitura da matéria acima é correto apenas afirmar que:

Cerca de 2/3 da da população que ouve rádio busca por programas de notícias e serviços. Essa mesma porcenta-gem dos ouvintes escuta rádio em aparelhos tradicionais, o que mostra ainda espaço para o crescimento da escuta de rádio online.Os programas humorísticos dominaram a cena radiofônica nos últimos anos. Além de ocuparem a maior audiência entre os ouvintes, também são os programas que apresentam melhor custo benefício ao anunciante.Com o advento dos programas humorísticos e de auditório, além dos tradicionais programas de música, o rádio vem se reinventando. Nesse sentido, mesmo com o avanço tecnológico o rádio continua sendo uma fonte de entre-tenimento para a grande maioria da população brasileira.O rádio como meio de comunicação está superado completamente. Primeiro por conta do advento da televisão, já na metade do século passado. Agora, mais recentemente, assiste-se seu fim com a internet. Nos próximos anos deveremos apenas ver e ouvir aparelhos cionais de rá’dio nos museus.Mesmo com o avanço tecnológico o rádio se mantém como veículo de comunicação que alcança um público maior do que a TV. Por ser de mais fácil acesso, e mais barato, muito mais gente tem aparelho de rádio em casa do que televisões e computadores.

2º Termo