Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

23
Instituto federal do Maranhão – Campus Timon Edificações 2013 Professora: Patrícia Santos Desempenho Estrutural

Transcript of Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Page 1: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Instituto federal do Maranhão – Campus Timon Edificações 2013 Professora: Patrícia Santos

Desempenho Estrutural

Page 2: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Após anos de revisão e debates, está em vigor a Norma de Desempenho (NBR 15.575:2013 - Edificações Habitacionais - Desempenho), publicada em fevereiro deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O texto institui nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais (como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura) de toda e qualquer edificação habitacional.

Page 3: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

O guia traz as principais definições sobre o tema desempenho (requisitos, critérios e vida útil) por meio de resumo, simplificações e adaptações da linguagem. São destinado a coordenadores de obras e de projetos, técnicos, engenheiros, arquitetos, empresários (construtores e incorporadores), estudantes e agentes da cadeia produtiva.

Page 4: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Segundo a CBIC, o Guia são uma contribuição fundamental para a disseminação e implementação da Norma de Desempenho ajudando, inclusive, a reduzir ou mesmo eliminar a insegurança ou passivos jurídicos no que diz respeito ao atendimento às normas técnicas.

A primeira versão da norma, publicada em 2008, pegou as empresas de surpresa e impôs severas dificuldades aos construtores, aos projetistas e à indústria de materiais para se adequarem aos requisitos apresentados no documento, muitos deles inéditos à época.

Page 5: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Em conjunto, as principais entidades da indústria da construção conseguiram estender o prazo de exigibilidade da NBR 15.575 - período em que os comitês técnicos reavaliaram as lacunas da norma e atualizaram as metodologias de avaliação de desempenho, e os fabricantes se mobilizaram para adequar seus produtos e processos de fabricação às exigências do texto.

Page 6: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Mais detalhada e abrangente, a NBR 15.575:2013 deve gerar uma pequena alta nos custos da construção, de 5% a 7% de acréscimo no custo final da obra, segundo estimativas de especialistas do setor. Isso pode acontecer até mesmo entre os empreendimentos de alto padrão que, em geral, já cumprem requisitos mínimos de qualidade em diversos itens por pressão do próprio público consumidor, muito mais exigente.

Page 7: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575
Page 8: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

A norma é dividida em seis partes:

1) Requisitos gerais;

2) Estrutural;

3) Sistema de Pisos;

4) Vedações Verticais;

5) Coberturas;

6) Sistemas Hidrosánitários.

Page 9: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Parte 2: Estruturas

A segunda parte da Norma de Desempenho trata dos requisitos para os sistemas estruturais de edificações habitacionais. O texto estabelece quais são os critérios de estabilidade e resistência do imóvel, indicando, inclusive, métodos para medir quais os tipos de impacto que a estrutura deve suportar sem que apresente falhas ou rachaduras.

Page 10: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

A segunda parte da norma de desempenho trata da estrutura das edificações, um dos elementos que devem exigir menos alterações em relação ao que já é praticado no mercado.

Page 11: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

O texto não muda a forma de projetar e construir estruturas convencionais, que continuarão seguindo as prescrições das normas específicas existentes. Para novos materiais e sistemas construtivos, que ainda não possuem normas brasileiras específicas de projeto estrutural, o novo texto permite adotar critérios de estabilidade e segurança estrutural por meio de cálculos, modelos e ensaios.

Page 12: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Alguns quesitos da norma 

de desempenho estrutural

Page 13: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

1-Sob a ação de cargas gravitacionais, de temperatura, de vento, recalques diferenciais das fundações ou quaisquer outras solicitações passíveis de atuarem sobre a construção, conforme a NBR 8.681, os componentes estruturais não devem apresentar deslocamentos maiores que os estabelecidos nas normas existentes de projeto estrutural. Na falta de norma brasileira específica, as tabelas 1 ou 2 da NBR 15.575 servem de referencial.

1

Page 14: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

2

2- A estrutura não deve sofrer ruptura ou instabilidade sob as energias de impacto indicadas na Norma de Desempenho. São dispensadas da verificação desse requisito as estruturas projetadas conforme a NBR 6.118, a NBR 7.190, a NBR 8.800, a NBR 9.062, a NBR 10.837 e a NBR 14.762.

Page 15: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

3

3- Devem ser previstas e realizadas manutenções preventivas sistemáticas e, sempre que necessário, manutenções corretivas. Desde que utilizados como preconizado em projeto e submetidos a intervenções periódicas de manutenção, a estrutura e os elementos que fazem parte do sistema estrutural devem manter sua capacidade funcional durante toda a Vida Útil do Projeto (VUP).

Page 16: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

4

4- As manutenções devem ser realizadas obedecendo-se ao Manual de Operação, Uso e Manutenção, fornecido pelo incorporador ou pela construtora, e às boas práticas, de acordo com a NBR 5.674. O manual deve prever periodicidade, forma de realização e forma de registro das inspeções prediais e das manutenções.

Page 17: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Desempenho Estrutural

A segunda parte da Norma de Desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 15.575-2:2013) - a qual é dividida, ao todo, em seis partes - trata dos requisitos para os sistemas estruturais de edificações habitacionais. Depois de anos de discussão, a série de textos que normatizam os requisitos mínimos de desempenho da edificação tem exigibilidade prevista a partir do dia 19 de julho.

Page 18: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

O texto da norma traz o conceito de Vida Útil de Projeto (VUP) para vários elementos. Trata-se do tempo durante o qual a edificação ou seus sistemas devem atender aos requisitos de desempenho indicados. O VUP difere do prazo de garantia, pois este serve para definir o período em que o surgimento de patologias ou anomalias não pode ser justificado por mau uso ou envelhecimento natural.

Page 19: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

De acordo com Roberto Matozoni:

"A norma traz parâmetros para comparar as edificações em níveis estabelecidos - requisitos mínimo, intermediário e superior. Uma edificação de 'alto luxo', por exemplo, tem a VUP de seus elementos acrescida em 50% em relação a uma econômica. Na norma, isso significa que a edificação pode ser enquadrada em nível superior",

Page 20: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

A segunda parte da norma de desempenho indica ainda que, para a vida útil do projeto do sistema estrutural, devem ser feitas manutenções preventivas sistemáticas e, quando necessário, manutenções corretivas. A incorporadora ou construtora tem obrigação de fornecer um manual de operação, uso e manutenção da edificação - documento que deve ganhar importância por conta da ND -, indicando a periodicidade e as formas de realização e registro das inspeções prediais e manutenções.

Page 21: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Ensaios e Avaliações A ND para sistemas estruturais explica que o

desempenho estrutural deve ser avaliado em ensaios do estado-limite de serviço (utilização) e estado limite-último (ruína). O texto apresenta os deslocamentos máximos para pilares, paredes, vigas e lajes, entre outros elementos não estruturais.

As verificações da resistência e do deslocamento dos elementos estruturais devem ser feitas por meio de ensaios de impacto de corpo mole, feitos em laboratório ou em protótipo na obra. Já os impactos de corpo duro são indicados pela norma para verificar se os componentes da edificação não sofrem ruptura ou traspassamento sob qualquer energia de impacto.

Page 22: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Apesar de a norma indicar os ensaios e as formas de avaliação do desempenho, as construtoras e os fabricantes dos materiais e elementos das edificações não são obrigados a apresentar ou mesmo a realizar os ensaios. Embora, é claro, precisem cumprir os requisitos.

Page 23: Norma de desempenho estrututal - NBR 15.575

Componentes:

Lázaro Araújo; Maya Werena; Camilla Tarciane; Monise Silva; Jayane Borges.