Normas para desenvolvimento de resenha

10
1. OS GÊNEROS DE TEXTOS: RESUMO E RESENHA 1.1. O Resumo (de conteúdo): traz somente as idéias do autor lido. Você escreve com as suas palavras as idéias do autor e também pode fazer transcrições, ou seja, trazer para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido, que sempre estarão com destaque gráfico (ou aspas, ou negrito, ou itálico). 1.2. A Resenha: além de trazer as idéias do autor lido, traz uma análise sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, suas posições, impressões etc. Veja a seguir algumas das características de uma resenha: primeiro informe a bibliografia da fonte que foi resenhada; depois faça a resenha alternando o resumo das idéias do autor com suas análise e comentários. Vale destacar que não é errado fazer primeiro todo o resumo e depois tecer os comentários e análise. O primeiro estilo, no entanto, é mais aceito no âmbito acadêmico científico. 1.3. Esquema Explicativo de como Elaborar uma Resenha a) A Resenha Fase 1: A Leitura Dirigida Passo 1: Faça a leitura do texto sem sublinhar nada, para identificar a idéia/mensagem central. Ao final pergunte-se: qual é a idéia/mensagem principal do texto? E as secundárias? Do que trata o texto? Se você não conseguir responder a essas perguntas, leia novamente. Se responder, passe para o segundo momento. Passo 2: Leia novamente o texto para destacar os trechos significativos e representativos da idéia central, os argumentos, os comentários do autor e informações complementares. Observe a estrutura dos parágrafos e perceba a relação coesiva que existe entre eles. Agora sublinhe, marque, faça os destaques dos parágrafos significativos.

Transcript of Normas para desenvolvimento de resenha

Page 1: Normas para desenvolvimento de resenha

1. OS GÊNEROS DE TEXTOS: RESUMO E RESENHA

1.1. O Resumo (de conteúdo): traz somente as idéias do autor lido. Você escreve com as suas palavras as idéias do autor e também pode fazer transcrições, ou seja, trazer para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido, que sempre estarão com destaque gráfico (ou aspas, ou negrito, ou itálico).

1.2. A Resenha: além de trazer as idéias do autor lido, traz uma análise sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, suas posições, impressões etc. Veja a seguir algumas das características de uma resenha: primeiro informe a bibliografia da fonte que foi resenhada; depois faça a resenha alternando o resumo das idéias do autor com suas análise e comentários. Vale destacar que não é errado fazer primeiro todo o resumo e depois tecer os comentários e análise. O primeiro estilo, no entanto, é mais aceito no âmbito acadêmico científico.

1.3. Esquema Explicativo de como Elaborar uma Resenha

a) A Resenha Fase 1: A Leitura Dirigida

Passo 1: Faça a leitura do texto sem sublinhar nada, para identificar a idéia/mensagem central. Ao final pergunte-se: qual é a idéia/mensagem principal do texto? E as secundárias? Do que trata o texto? Se você não conseguir responder a essas perguntas, leia novamente. Se responder, passe para o segundo momento.

Passo 2: Leia novamente o texto para destacar os trechos significativos e representativos da idéia central, os argumentos, os comentários do autor e informações complementares. Observe a estrutura dos parágrafos e perceba a relação coesiva que existe entre eles. Agora sublinhe, marque, faça os destaques dosparágrafos significativos.

b) A Resenha Fase 2: O Momento de Resumir

Passo 3: Faça uma capa e uma folha de rosto para a sua resenha.Passo 4: Comece escrevendo a Referência Bibliográfica do texto segundo as normas da ABNT (verificar normas no item 3.1).Passo 5: Comece fazendo um resumo, sintetizando o conteúdo do texto. Use sempre o verbo na terceira pessoa.

Sugestões:Dicas para resumir.1) Seja fiel às idéias do autor: fidelidade e objetividade são instrumentos importantes;2) Desenhe o fio condutor do texto: apresente o plano lógico utilizado pelo autor;3) Procure sintetizar as idéias: conceitos fundamentais e idéias centrais.

Passo 6: Faça citações do autor para fundamentar melhor as idéias dos trechos que marcou, que sublinhou. Após cada trecho coloque o número da página entre parênteses.

Page 2: Normas para desenvolvimento de resenha

Exemplo:Refere que: “as relações humanas devem serpreservadas” (p.23).

c) A Resenha Fase 3: O Momento das idéias pessoais

Passo 7: Faça agora seus comentários sobre o que entendeu e como entendeu o texto. Escreva sua opinião, seu entendimento sobre as idéias contidas no texto. Faça referência a outros autores lidos. Use o verbo na primeira pessoa.

Sugestões:1. Trata-se de uma avaliação que o resenhista faz do trabalho analisado, destacando aspectos positivos e negativos do mesmo;2. Pode-se iniciar mostrando se o autor conseguiu alcançar os objetivos a que se propôs;3. Pode-se demonstrar se o tema tratado pelo autor é relevante e se apresenta originalidade (conhecimentos novos);4. Pode-se explicitar falhas, incoerências e limitações na abordagem adotada pelo autor.

1.4 Estrutura de Resenha:

01. Referência Bibliográfica;02. Credenciais do autor: informações gerais sobre o autor;03. Conhecimento explicitado e detalhado do conteúdo da obra;04. Conclusões do autor da obra lida;05. Apreciação pessoal: julgamento da obra, seu mérito, estilo, formae público alvo.

Exemplo:

1) REFERÊNCIA DA OBRA

PEREIRA, J. B. B. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio de São Paulo. São Paulo: Pioneira, EDUSP, 1967. 285p.

2) CREDENCIAIS DA AUTORIA

João Baptista Borges é brasileiro. Graduou-se em Ciências Sociais pela USP.Obteve o grau de mestre na Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; doutorou-se pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo atualmente titular de Antropologia e chefe do Departamento de Ciências Sociais. Publicou as seguintes obras: Italianos no Mundo Rural Paulista e A Escola Secundaria numa Sociedade em Mudança.

Page 3: Normas para desenvolvimento de resenha

3) CONHECIMENTO DETALHADO DA OBRA LIDA

Depois da Primeira Grande Guerra Mundial inicia-se no Brasil o processo de industrialização. E ao Brasil rural, cuja sociedade se divide em estamentos, contrapõese num Brasil urbano, cuja sociedade e de classe. Além do crescimento natural, as populações aumentam também o resultado das migrações internas, que começam a existir e, sobretudo, devido à migração estrangeira modificam o panorama étnico brasileiro. Modifica-se a pirâmide social e as Revoluções de 22, 24 e 30 atestam tal fato. O operariado aumenta em proporção superior à da população, a publicidade começa a entrar em como estimuladora de consumo.

Como conseqüência dessas mudanças, a estrutura ocupacional se amplia e diversifica, abrindo novas oportunidades de trabalho remunerado e fazendo surgir novas profissões. Cor, nacionalidade, posição de família, fortuna e grau de escolaridade passam a ser fatores de posicionamento dos indivíduos nos novos grupos sociais.

É dentro desse quadro de efervescência que surge e se desenvolve a radiodifusão. O rádio surgiu no Brasil como uma proposta educacional. Posteriormente, a realidade de seus altos custos obrigou que se recorresse à publicidade como fonte de receita. Por outro lado, o desenvolvimento industrial fazia necessária a procura de novas mídias, e o rádio oferecia-se como adequado para tal.

Três grupos, externos ao rádio mas a ele ligados, exercem influencias sobre seus rumos: os anunciantes, os publicitários e o público. (...)

4) CONCLUSÕES DO AUTOR DA OBRA LIDA

O meio radiofônico representa uma área de excepcional aproveitamento profissional do negro ao mulato, embora existam algumas resistências, manifestas ou não, à ampliação das atividades desses elementos humanos nesse meio e no campo ocupacional adjacente. Esse aproveitamento é excepcional sobretudo no que se refere às possibilidades de acesso do homem de cor a inéditas e variadas oportunidades existentes em nossa sociedade para os que se dedicam à profissão de radialista.

No todo da sociedade brasileira, o negro enfrenta dois estágios de barreiras à sua ascensão: o primeiro representado por fatores sociais e educacionais, resultantes do fato de pertencer o negro, geralmente, às camadas sociais mais baixas da população; o segundo estágio, que se refere ao problema racial propriamente dito, atinge apenas aqueles indivíduos que obtiveram condições profissionais de competir em áreas mais destacadas da atividade profissional, e que são uma minoria.

O primeiro passo na marcha-ascensional da carreira de radialista negro refere-se ao fator econômico. Ao obter uma remuneração melhor, ele procura adquirir bens de consumo e símbolos de “status”, tais como: uma moradia melhor do que possuía anteriormente, eletrodomésticos, roupas etc. Num segundo momento vem a preocupação com a instrução de filhos, pois ele acredita que o problema do negro na sociedade brasileira seja, sobretudo, um problema de falta de instrução. Vem a seguir o lazer, em especial as viagens de férias.

Page 4: Normas para desenvolvimento de resenha

A poupança não foi detectada com um fator marcante nas aspirações e praticas do grupo estudado. (...)

5) APRECIAÇÃO PESSOAL DO RESENHISTA

Entendo que se trata de obra de cuidadoso rigor metodológico, que explora e conclui sobre os problemas que se propõe a estudar, sem desvios ou distorções. Utiliza várias técnicas de coletas de dados, obtendo assim maior riqueza de informações.

É uma obra original e valiosa porque aborda um dos tabus da sociedade brasileira: o preconceito racial e a situação do negro.

Apresentados no estilo simples e claro, os resultados e análise destes permitem, inclusive extrapolações para outros campos de atividade que não o rádio, logicamente se respeitadas as peculiaridades de cada atividade.

Esta obra apresenta especial interesse para estudantes e pesquisadores de Sociologia, Antropologia, Etnografia e Comunicação Social. Pode ser utilizada tanto para alunos de graduação e como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, sendo também útil como modelo, do ponto de vista metodológico.

1.5. BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências Bibliográficas. NBR 6023. Rio de Janeiro, 2002.LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4º ed. São Paulo: Atlas. 2001.LIRA, Maria.C.M.D.; MELO, Hilma C. A.; MARTINS, Yêda L. Normas para apresentação de trabalhos técnicos e científicos... Belém: Editora CESUPA,2003.SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21º Ed. Revista e ampliada, São Paulo: Cortez, 2000TEIXEIRA, E. As Três Metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém: Cejup, 1999.

2. APLICAÇÃO DE NORMAS (ABNT - NBR 14724):

O trabalho solicitado deve ser apresentado em 02 páginas, através de documento digitado em formato A4 (21 cm x 29,7 cm), na cor preta, em espaço de entrelinhas de um e meio (1,5), exceto as referências bibliográficas que devem ter espaço de um (1).

A digitação deve ser em fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações de mais de três linhas. Para textos de citações de mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda.

Recomenda-se a utilização da fonte “arial” ou “times new roman”.

Page 5: Normas para desenvolvimento de resenha

Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões estrangeiras. As expressões estrangeiras podem também ser digitadas entre aspas. (Exemplos: "site" ou site)

2.1 Estrutura do Trabalho:

2.1.1 Elementos Pré-Textuais Capa (obrigatório); Folha de Rosto (obrigatório); Resumo (obrigatório);

Modelo de capa: Papel A4 - O quadro interno representa o limite para impressão e o quadro externo, o tamanho da página.

Page 6: Normas para desenvolvimento de resenha

on a new page 2.1.2 Elementos Textuais

Elemento de Texto:

a) Introdução:Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir: - Apresentação geral do assunto do trabalho; - Definição sucinta e objetivo do tema abordado; - Justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados;- Delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos; - Esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado; - Relacionamento do trabalho com outros da mesma área; - Objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados.

b) Desenvolvimento:- Desenvolvimento do trabalho, com resultados, discussões e as informações sobre o trabalho desenvolvido.- Divide-se em seções e subseções

c) Conclusões:- Devem ser fundamentadas nos resultados e na discussão, contendo deduções lógicas e correspondentes, em número igual ou superior aos objetivos propostos. Refere-se à introdução, fechando-se sobre o início do trabalho, no qual apresenta conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

2.1.3 Elementos Pós-Textuais

Referências (obrigatório);