NOVAS 2013

8
pág. 2 pág. 3 pág. 4 pág. 5 pág. 7 pág. 6 NOVAS informa DEZEMBRO.2013 EQUIPA DA ALEGRIA EM VISITA A DRAVE Viagem aos ACANUC’s 2013 ACANUC ano de Após o ACANUC, o que falta? REFORMA DO SISTEMA DE FORMAÇÃO pág. 6 AGRUPAMENTO DE MOIMENTA COM A SUA FANFARRA UMA VIDA A SERVIR

description

A última edição do Jornal NOVAS do ano 2013

Transcript of NOVAS 2013

  • pg. 2

    pg. 3 pg. 4 pg. 5 pg. 7pg. 6

    NOVASinforma

    DEZEMBRO.2013

    EQUIPA DA ALEGRIA EM VISITA A DRAVE

    Viagem aos ACANUCs

    2013

    ACANUCano de

    Aps o ACANUC, o que falta? REFORMA DO

    SISTEMA DE FORMAO

    pg. 6

    AGRUPAMENTO DE MOIMENTACOM A SUA FANFARRA UMA VIDA A SERVIR

  • 2O que mais gostei no ACANUC foi montar as tendas, e quando comeou a chover irmos para o coberto de outro Agrupamento. Gostei muito das atividades aquticas e tambm da colour run com as mos. Gostei da caminhada dentro da Baleia e de encontrarmos uma equipa de salto corda (at houve um menino que saltava com as mos !!!). Foi muito divertida tambm a atividade noturna: salvar o Pinquio. Foi muito interessante ver um teatro e car a conhecer o Papa Joo Paulo II. O ACANUC deveria ser mais vezes e durar mais tempo.

    Filipa, LobitaAgrup. 2 S. Lzaro

    opinio

    ACANUC

    Foi bom para o convvio e partilha de opinies, experin-cias e aprofundamento do carcter espiritual. Mas ainda h falhas que j deviam ser corrigidas, nomeadamente na organizao, comunicao e espaos para montagens.

    Maria Pinto, Caminheira, Agrup. 500, Fraio

    Os quatro dias do Acampamento de Ncleo (ACANUC) foram, sem dvida, verdadeiramente inspirados em Joo Paulo II como um construtor de pontes do mundo e um exemplo de vida para os jovens. A ns, caminheiros, foi-nos pedido que no tivssemos medo de ser santos e que no hesi-tssemos em reconhecer que somos escuteiros catlicos.Na cerimnia de abertura, lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros foram convidados a aderir a uma verdadeira festa e ao incio de uma caminhada pautada por momentos inesquecveis.Na IV seco, mais especicamente, o tema que regeu os nossos dias foi O Sonho, em torno dele foram desenvolvidas diversas atividades que favoreciam a reexo, o convvio, a partilha e a unio, mas no foi deixado de parte o trabalho de Servio que tanto caracteriza o caminheirismo. Considero que este foi um modo de nos alertar para as exigncias da socie-dade e do futuro, tomando sempre o escutismo e a religio como bases do dia-a-dia.Tanto a eucaristia como a cerimnia de encerramento conta-ram com a envolvncia das quatro seces e permitiram a transmisso de mensagens e valores a cultivar pelos jovens. Fomos, por isso, convidados a fazer a ponte e a transpor para a nossa vida os ideais que so ensinados no escutismo.

    Ins Mazeda, Caminheira, Agrup. 660, Montariol

    O ACANUC foi uma experincia en-riquecedora... conhecemos e partilhamos os mo-mentos com outros pioneiros, testamos os nossos limites, fsicos principalmente. Gostei particular-mente de participar ativamente na festa de abertura e na eucaristia. Conhecer um pouco os bastidores do ACANUC... ter alguma responsabilidade fez com que eu vivesse esses dias mais intensamente.

    Ana Gabriela, Pioneira,Agrup.375, Este S. Mamede

  • 3Foi uma exposio em campo que teve como principal objetivo dar a conhecer s novas geraes e escuteiros como foram pensados e realizados os anteriores 6 ACANUC's.

    Para os mais velhos foi o rever de um passado recente. Para os mais novos, caram a conhecer um pouco da histria do nosso Ncleo.

    Quando me foi proposto este desao pelo Chefe de Ncleo, pensei "Como vou montar em campo uma exposio destas?", mas aceitei imediatamente, e logo comecei a recolher material.

    Foram 3 meses de procura, recolha e seleo de material, mas um trabalho feito com muita motivao.

    Viagem aos ACANUCs

    Penso que o resultado foi positivo, porque os que por l passaram caram mais enriquecidos. Outros disseram frases como estas: "Eu j estive em trs ACANUC's" ou "Olha eu em lobito neste ACANUC de Pedralva!" ou ento "Como os anos passam...".

    Com esta experincia espero ter contribudo para o bom nome do escutismo do Ncleo de Braga, bem como a sua Histria.

    A todos aqueles que contriburam para esta exposio, deixo o meu agra-decimento.

    Sempre Alerta para ServirJos Arajo - Resp. Exposio

    ACANUC . AVALIAOO principal objetivo de uma avaliao de qualquer atividade e, neste caso concreto, do acampamento de ncleo, registar o que correu bem e o que correu menos bem, para que no futuro possamos corrigir e melhorar. Este o princpio de uma avaliao e h muito que o movimento escutista marca a diferena em relao a outras associaes, no procurando cul-pados, mas antes procurando caminhos que nos levem a corrigir os erros cometidos, desvalorizando o acessrio em prol do essencial. No quer dizer com isso que no devemos discutir o que de menos bom aconteceu no nosso ACANUC. Da parte que toca equipa de ncleo, tudo zemos para que ao projeto nada faltasse e foram criadas todas as condies se forma a colmatar todas as necessidades dos vrios departamentos.

    verdade que nem tudo correu como ns gostaramos, apesar do empenho e dedicao de todos, mas no so estes pormenores que pem em causa o que de bom se fez neste ACANUC, por isso em nome do Ncleo de Braga deixo aqui uma palavra de agradecimento a todos que trabalharam para que os objetivos do acampamento fossem atingidos. Foi um ano de grandes trabalhos e a prova est na envolvncia dos agrupamentos e das equipas que trabalharam neste projeto no qual todos acreditamos.

    Caros escuteiros, se bem vos lembrais, na abertura do acampamento fostes desaados a dar continuidade a esta viagem, nos vossos agrupamentos, nas vossas unidades, para que continuassemos a construir pontes de valores junto dos nossos jovens. Esta foi a grande mensagem do acampamento.

    Tal como o nosso fundador Baden-Powell nos recomendou Vede sempre o lado melhor das coisas e no o pior

    Joo ArajoChefe de Ncleo de Braga

  • 4Aps o ACANUC, o que falta?Nos primeiros dias de Setembro, estando num Campo de Frias na Praia da Aplia, cruzei-me com uma famlia jovem. Ainda na troca de cumprimentos, duas crianas do grupo comearam a cantar: Qualquer um pode ser meu irmo, qualquer uma pode ser minha me... Onde aprendestes essa cano, perguntei? Foi no ACANUC, em Lago e quem nos ensinou foi o Assistente no m de um jogo. A alegria e a boa memria daquelas crianas, deu-me a impresso de que o ACANUC as tinha marcado pela positiva. Com os testemunhos que depois foram partilhando, pude car com a certeza!Este episdio no foi nico. Em contacto com Chefes e jovens participantes das diversas seces, pude constatar que valeu a pena gastar tantas horas, muitas roubadas ao sono, na preparao desta actividade e durante a sua realizao.O ACANUC, que envolveu diversas equipas num trabalho dedicado e competente, ainda no terminou. Falta a avaliao nal, marcada para o dia 11 de Outubro. Com os dados colhidos poder perguntar-se: - Aps o ACANUC, o que falta? A resposta poder vir a ser uma ajuda preciosa para empenhar todos os Chefes e Caminheiros ao arrancar deste Ano Escutista.

    Cnego Antnio MacedoAssistente . Ncleo de Braga

    Penso que o ACANUC, alm de ter marcado o m dum ciclo histrico, que coincidiu com os 90 anos do C.N.E., pode e deve ser ponto de partida para uma nova etapa de mais e melhor escutismo, em cada agrupamento. Para isso podemos contar com a capacidade e a liderana, j provadas, da Equipa da Junta de Ncleo e de cada Dirigente e Caminheiro, envolvidos nesta grande actividade.Mas sublinho a necessidade de reforar e consolidar a Equipa de Assistncia de Ncleo e de alargar a sua aco a todos os Assistentes e Sacerdotes interessados em experimentar e viver o sistema escutista.Este meu apelo, tantas vezes repetido, tem de ser levado muito a srio, para que o C.N.E. se possa chamar de verdade: ESCUTISMO CATLICO PORTUGUS.Entre outras iniciativas a lanar para atingir este objectivo, muito poder ajudar a participao activa e empenhada no prximo Congresso Escutista, a realizar em Lisboa, nos dias 9 e 10 de Novembro.

  • 5No passado dia 22 de setembro, a equipa do VII ACANUC responsvel pelas atividades da I seco reuniu-se para mais um desao: levar a ALEGRIA a DRAVE.ramos 7 dirigentes e bem cedo partimos rumo a Regoufe, a aldeia mais prxima de Drave. Mochila s costas e l fomos ns.

    EQUIPA DA ALEGRIA DO ACANUC VISITOU DRAVE

    Pelo caminho, a equipa re-avaliou a grande atividade de ncleo, e projetou novas ideias para o futuro, sempre entoando canes, gritos e o to caracterstico hino dos Lobitos do ACANUC.Na mgica aldeia de DRAVE, os dirigentes desta equipa fortaleceram laos de amizade e, acima de tudo festejaram sempre com muita Alegria, o realizar de uma excelente atividade de Ncleo ao qual se propuseram SERVIR: o Magnco VII ACANUC de BRAGA 2013.No podamos regressar sem antes deixar l a nossa marca, a t'shirt do ACANUC com mensagens nossas de alegria e votos de um dia voltar Aldeia Mgica de DRAVE.A equipa Alegria pretende continuar, com outros projetos, outras dinmicas, sempre com Joo Paulo II no pensamento: "No tenhais medo de ser santos"

    A Equipa da I do ACANUC

  • 6 UMA VIDA A SERVIR

    AGRUPAMENTO DE MOIMENTACOM A SUA FANFARRA

    O Agrupamento 1248 de Santo Andr de Moimenta est feliz teve um sonho e realizou-o.

    Os nossos escuteiros quiseram um dia ter uma fanfarra. Eles trabalharam, angariaram fundos, pediram apoios eis que, um ano depois, consegue!

    Consegue os instrumentos necessrios para comear um novo desao: os ensaios, as atuaes, o servir ao prximo.

    J dizia S. Francisco de Assis: "Comea por fazer o que necessrio, depois o que possvel e de repente estars a fazer o impossvel".

    Aqui estamos: sempre alerta! Estamos sempre prontos para servir!Obrigado a quem nos ajudou.Obrigado a quem nos continua a ajudar.OBRIGADO!

    No passado dia 23 de novembro de 2013, pelas 21h00 no salo da Associao Comercial de Braga, o ncleo de braga reniu-se em festa para assinalar os 90 anos do CNE e para homenagear dirigentes do ncleo que esto ao servio deste movimento h mais de 25 anos.

    90 anos de histria estiveram conversa. Muitas histrias partilhadas pelos convidados zeram o deleite de todos quantos participaram neste momento de unio do Ncleo de Braga. O local, cuidadosamente escolhido encheu-se de festa, uma vez que foi na casa que hoje sedia a Associao Comercial de Braga (ACB), que se realizou a 1 reunio de homens que deram o arranque inicial ao movimento escutista em Portugal.

    CNE- Equipa de Ncleo de Braga

    Marta Capela qula do Agrupamento

  • 72 anoInscrio feita informaticamente em "apendice" do SIIEInscrio em cursos com datas denidas. Podem-se inscrever no encontro sobre x de x de 2014.

    EI: CA basta ir a um (at 3 anos) mas nenhum formando pode ir sozinho, tem de ir com o tutor.

    Novo registo de diagnstico (nova lista de 28 itens) -> perl educadoresDesenvolver programa de formao especcoMdulos de 2H em Fraio ou outro stio

    2 momento: 2 ns-de-semanaFormao Geral de Pedagogia escutista + Progresso

    1 m de semana: Planeamento2 m de semana: Acampamento

    Enriquecimento: H mdulos de frequncia obrigatria e facultativa. Exemplo: Segurana, Pioneirismo

    Cabe ao Ncleo a ltima avaliao

    Investidura: Encontros de tutores sero orientados pelo Secretrio Regional da Formao de Adultos ou pela Junta de Ncleo.

    Reforma do Sistema de FORMAO

    Deixa de haver CIL's. Todos so Candidatos a Dirigentes (CD).Contudo, uns podem ser Novios (Caminheiros que zeram a partida aos 22 ou terminaram o seu progresso) os restantes so Aspirantes a Dirigentes.

    1 parte (Tempo varivel, pode ir de meses at 3 anos)

    Encontro Inicial (EI): CD + Chefe de Agrupamento (CA)+ Tutor do Agrupamento (TA)

    O Elemento aps realizar a sua Partida vai logo ao prximo EI (Sem perodo de Experincia na Seco). No caso de ser um recrutamento externo tambm vai logo para o EI.Apresentao no Agrupamento. A partir de agora vai para seco.Registo de diagnstico e Plano de Desenvolvimento Pessoal Escutista.

    Para atingir objetivos em falta o tutor desaa CD:"Maturidade Crist" ao longo do anos - Fazer Crisma caso no tenha. Trabalho realizado juntamento com Assistente.

    Iniciao Pedagogica Escutista (1 m-de-semana presencial):Mtodo Projeto; Sistema Patrulhas; Organizao da Seco.

    ET: Encontro de tutores (nvel Regional ou Ncleo): (no h diretores de curso) a dinmica uda em funo da necessidade, sem data rgida.

    No seguimentos das transformaes do sistema de formao de adultos no CNE deixamos aqui algumas dicas para todos quantos iniciaro a sua formao de adultos no CNE.

  • Rua da Boavista, n. 51, S4700-416 Braga

    [email protected]

    Guiados pela Esperana Seguimos o Rumo

    Envia-nos notcias das atividades do teu agrupamento... Envia-nos as tuassugestes...

    FELIZ 2014!!!

    procura por Junta de Ncleo de Braga.

    www.facebook.com

    Em...www.jn-braga.com

    Que a estrela principal do Natal, Jesus

    Cristo, seja uma luz a

    brilhar, sempre, na vida

    daqueles que O buscam.