Nutrição Clínica Aviária

8
Nutrição Clínica Aviária Necessidades nutricionais Veterinários e técnicos veterinários são frequentemente questionados com relacionadas à nutrição aviária na sala de exame. Os veterinários precisam fazer julgamentos clínicos sobre nutrição em pacientes aviários, incluindo aqueles com várias doenças. No entanto, nutrição é muitas vezes tema pouco abordado no currículo veterinário e aves são raramente discutidos. Este artigo centra-se sobre o que os médicos veterinários e técnicos precisam saber para completar e melhorar a qualidade dos seus cuidados para pacientes aviária de companhia. Informações também são fornecidas para aprimorar a discussão da nutrição com o cliente na sala de exame. QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS ALIMENTAÇÃO DE PSITACÍDEOS AVES? Os tipos de alimentos consumidos na natureza são utilizados como uma ferramenta para classificar os grupos de animais para ajudar a determinar as necessidades nutricionais. Em geral, as aves dentro da ordem Psittaciformes são consideradas assim por consumir alimentos à base de plantas e são classificadas como florívores. Dentro desta categoria, podem ser feitas outras subclassificações, incluindo granívoros (por exemplo, periquitos e cacatuas), frugívoras (como as araras; por exemplo, Arara-de-asa- verde) e nectanívora (por exemplo, Lóris e Loris). No entanto, muitos pássaros psitacídeos cruzam estas linhas artificiais e consomem uma variedade maior de alimentos. Um exemplo é a Arara vermelha. Esta arara é classificado como psitacídeo granívoro frugívoro. Além disso, para a classificação básica baseada em alimentos geralmente ingerido, ingredientes consumidos podem variar ao longo do tempo, dependendo da disponibilidade de nutrientes, sexo da ave, e idade. 1 No entanto, há algumas espécies que têm uma dieta limitada, como a cacatua preto brilhante (Calyptorhyncus lathami), que se alimenta quase exclusivamente

description

Nutrição Clínica Aviária

Transcript of Nutrição Clínica Aviária

Page 1: Nutrição Clínica Aviária

Nutrição Clínica Aviária

Necessidades nutricionais

Veterinários e técnicos veterinários são frequentemente questionados com relacionadas à nutrição aviária na sala de exame. Os veterinários precisam fazer julgamentos clínicos sobre nutrição em pacientes aviários, incluindo aqueles com várias doenças. No entanto, nutrição é muitas vezes tema pouco abordado no currículo veterinário e aves são raramente discutidos. Este artigo centra-se sobre o que os médicos veterinários e técnicos precisam saber para completar e melhorar a qualidade dos seus cuidados para pacientes aviária de companhia. Informações também são fornecidas para aprimorar a discussão da nutrição com o cliente na sala de exame.

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS ALIMENTAÇÃO DE PSITACÍDEOS AVES?Os tipos de alimentos consumidos na natureza são utilizados como uma ferramenta para classificar os grupos de animais para ajudar a determinar as necessidades nutricionais. Em geral, as aves dentro da ordem Psittaciformes são consideradas assim por consumir alimentos à base de plantas e são classificadas como florívores. Dentro desta categoria, podem ser feitas outras subclassificações, incluindo granívoros (por exemplo, periquitos e cacatuas), frugívoras (como as araras; por exemplo, Arara-de-asa-verde) e nectanívora (por exemplo, Lóris e Loris). No entanto, muitos pássaros psitacídeos cruzam estas linhas artificiais e consomem uma variedade maior de alimentos. Um exemplo é a Arara vermelha. Esta arara é classificado como psitacídeo granívoro frugívoro. Além disso, para a classificação básica baseada em alimentos geralmente ingerido, ingredientes consumidos podem variar ao longo do tempo, dependendo da disponibilidade de nutrientes, sexo da ave, e idade. 1 No entanto, há algumas espécies que têm uma dieta limitada, como a cacatua preto brilhante (Calyptorhyncus lathami), que se alimenta quase exclusivamente de sementes a partir de uma única espécie de árvore no seu ambiente nativo.

Exigências Nutricionais

Nutrientes são definidos como os componentes da dieta que fornecem a energia para manter a vida e fornecer os precursores para a síntese de macromoléculas estruturais e funcionais. As macromoléculas fornecem a maior parte da dieta e incluem lipídios, proteínas, carboidrato e água. Micronutrientes são os nutrientes menores da dieta e incluem vitaminas e minerais. Nutrientes essenciais são necessários para a saúde perfeita. Eles podem ser necessários para o metabolismo e não podem ser sintetizados em quantidades suficientes.A quantidade necessária é descrita como o requisito particular do nutriente. Os componentes qualitativos e quantitativos das necessidades de nutrientes são bem conhecidos em alguns dos galiformes domésticos, uma ordem de aves que inclui galinhas, perus e codornas japonesas, bem como patos domésticos. Os nutrientes essenciais são necessários em proporções semelhantes com estas espécies e por esta

Page 2: Nutrição Clínica Aviária

razão têm sido usadas como um modelo para psitacídeos. A energia é uma propriedade que possui nutrientes e não é um nutriente quimicamente definível.

No entanto, uma variedade de nutrientes, quando oxidado durante o metabolismo dos gêneros alimentícios, resulta na produção de energia. A fisiologia de uma espécie em particular determina as suas necessidades nutricionais. Requisitos são determinados por 3 estados fisiológicos: basal, manutenção e total. Os requisitos basais são aqueles necessários para manter as funções básicas da vida; ou seja, aqueles necessários para repor as perdas inerentes estar vivo. O requisito de manutenção é a quantidade de nutrientes necessários para as funções basais, incluindo a atividade de encontrar e consumir alimentos, interagindo com outros animais, e manutenção da temperatura corporal. A exigência total de energia é a combinação de todos os requisitos para a vida e suas etapas, incluindo o crescimento, reprodução e muda.

É importante entender que os princípios por trás de requisitos como nutrientes são determinados, particularmente com a espécie da ave de companhia. As exigências de alguns nutrientes têm sido estudadas cientificamente, por isso as necessidades de nutrientes são muitas vezes baseadas na melhor hipótese dos produzidos para galiformes. Mesmo nestas espécies, requisitos foram determinados usando 2 métodos: empiricamente e pelos cálculos baseados em soma fatorial de necessidades específicas. Com recomendações de bases empírica, são alimentadas com dietas experimentais com os níveis de nutrientes classificados para uma determinada espécie. O nível mínimo que otimiza o desempenho e a saúde das aves é considerado o requisito de nível.

Aves no estado selvagem não necessariamente selecionam dietas nutricionalmente adequadas, embora eles parecem ser capazes de equilibrar suas necessidades de energia, aminoácidos e cálcio, mas não seus outros requesitos.1 Aves em cativeiro não parecem selecionar apropriadamente. Uma dieta auto selecionada em papagaios cinza africanos (Psittacus erithacus) 4 resultou em uma dieta que foi deficiente em um total de 12 componentes dietéticos consistindo de vitaminas, minerais e aminoácidos. A tabela 2 mostra os requisitos sugeridos de psittacines e passeriformes.

HISTÓRICO NUTRICIONAL

Um histórico nutricional deve ser tomado a partir do cliente sobre a apresentação inicial do paciente aviário. Ele também deve ser tomado em cada exame anual, porque o que os clientes admitem mudanças de alimentação ao longo do tempo. Durante este processo de tomada do histórico, é importante permitir que os proprietários falem e dar-lhes a oportunidade de explicar o que estão fazendo. Esta oportunidade é importante no fluxo do período de tempo de exame antes de oferecer informações construtivas para melhorar a qualidade da assistência nutricional. Mais informações é obtida dessa maneira.

Page 3: Nutrição Clínica Aviária

Muitas vezes, o veterinário obtém o histórico nutricional juntamente com o histórico relevante para o paciente para esta visita particular. O veterinário pode então rever o histórico do paciente e fazer perguntas específicas ou apenas pedir ao cliente para rever algumas das informações. Pode haver diferenças significativas nas informações obtidas a partir de alguns clientes pelo veterinário e que o cliente diz ao veterinário.Tal como acontece com outros problemas veterinários, o que ouvir dos clientes, o que se lembram, e o que foi discutido são muitas vezes diferentes. É por isso que passar a informação ao veterinário aviário pode ser prova útil. Em seguida, analisar o que o paciente está consumindo, cada ano, fornece informações adicionais sobre o que foi compreendido e seguido de visitas anteriores.

É importante determinar a espécie, idade do paciente, o número de aves no banho; o uso do paciente (ou seja, é um pássaro de reprodução ou um de companhia?); o que é oferecido à ave em cada refeição; e quantas vezes o pássaro é alimentado em um dia. É em uma gaiola com outras aves? É importante estabelecer o que o paciente come cada dia e quanto de cada item de comida que ele come. Toda esta informação precisa ser determinada e registrada.

A variedade de alimentos oferecidos por dia ajuda a determinar se existe um efeito de aperitivos que pode imprevisivelmente reforçar comportamentos reprodutores. Esse comportamento também é desencadeado em partes pela quantidade oferecida de frutas, frescas e secas. Em cada exame anual, o mesmo processo de questionamento deve ser repetido porque mudam de hábitos alimentares bem como o que fornece o proprietário do pássaro. Algumas espécies, como cacatuas, são capazes de obter dos proprietários apenas o que eles querem comer.

É importante determinar quanto de cada grupo de alimentos está sendo consumido. O grupo de alimentos que são usados com psitacídeos de companhia incluem frutas, legumes, fontes de proteínas, cereais e grãos, sementes e nozes. Além disso, deve ser determinado se a quantidade de alimento nutricional consumido é equilibrada. Alimentos equilibrados incluem rações extrusadas ou peletizadas ou LaFeber Nutri-Bagas e / ou Avi-bolos (Lafeber Company, Cornell, IL). Misturas de sementes com pellets adicionados para equilibrar a ração na realidade não são equilibradas, porque as aves raramente comem os poucos pellets que são adicionados. Este processo de anamnese nutricional é feito para determinar se o regime alimentar geral é equilibrado. Nem todas as aves de companhia comem exclusivamente pellets. Apenas fornecendo uma dieta peletizada ou extrudada não é prático ou o caminho tratar a saúde, particularmente em espécie aviária altamente inteligente. Proprietários querem fornecer outros alimentos, e estes precisam ser considerados para determinar se a dieta geral é nutricionalmente equilibrada. Para isso, o veterinário deve determinar se existem proteínas, vitaminas e minerais suficientes.

A partir do histórico, é importante determinar se o teor de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D3, E e K) são adequadas na dieta consumida. Além disso, a partir da

Page 4: Nutrição Clínica Aviária

história nutricional, é importante avaliar se os níveis de cálcio são adequados, juntamente com o fósforo. É mais difícil determinar se os aminoácidos estão equilibrados.

A partir de uma perspectiva de forma geral, o alimento favorito do paciente aviária (s) devem ser listados também. Como se forma uma maior compreensão de que comportamentos naturais estão ligados à quantidade de alimento, parte do histórico deve registrar a utilização e a extensão da quantidade alimentar de aves para atender a sua exigência dietética diária. O veterinário deve, então, ser capaz de discutir com o cliente as formas para ajudar o pássaro a procurar pelo alimento.

Parte da informação nutricional fornecida na sala de exame pode necessitar de incluir como obter essa alimentação, porque as aves variam tanto na experiência pela busca por alimentos quanto nas preferências. Além disso, diferentes métodos de busca por alimentos estão adequados a espécies diferentes. Por exemplo, cacatuas são capazes de usar as oportunidades complexas de buscas por alimentos, particularmente com quebra-cabeças de plástico ligados à alimentação, enquanto caturras não são.Como a água é fornecida e quantas vezes ele é alterado devem ser registrados também.Outro fator a determinar é quais são as expectativas do proprietário com sua relação a ave, o que ajuda a determinar o sucesso da conversão alimentar, nível de busca por alimentos e o nível de treinamento para modificação de comportamento.

No entanto, a maioria das aves de companhia são alimentadas com dietas só de sementes e a maioria dos proprietários não o procurar um veterinário para receber aconselhamento nutricional. Para algumas aves de companhia são oferecidos pellets juntamente com semente. Outros usam uma dieta de sementes com alguns pallets misturados e este pode ser rotulada como equilibrado. No entanto, quando perguntado, os proprietários costumam admitir que o pássaro nunca come os pellets em tais misturas. No entanto, é importante para determinar a quantidade de cada alimento consumido.

É importante explicar sem agressividade que as dietas só de sementes são deficientes em vitaminas solúveis em gorduras e principais minerais (Ca, PO4, Na, Mn, Zn, Fe, I, SE), que eles são frequentemente elevados em gorduras, e que os aminoácidos estão desequilibrados. Em dietas apenas de semente, foram encontrados deficiência em aminoácidos lisina, metionina, riboflavina, ácido pantatênico, niacina e choline.4 A importância da alimentação com estas vitaminas lipossolúveis também precisa ser explicada ou mostrada. Temos algumas aves com dietas equilibradas no nosso hospital veterinário e tendo outros clientes ao lado de suas gaiolas, mostrando-lhes as diferenças na qualidade da plumagem, brilho, e pele, por exemplo, entre as suas aves e as aves com uma dieta equilibrada, é frequentemente impressionante o suficiente para motivar a mudança. Apenas dizendo proprietários que dietas só de sementes são deficientes em várias vitaminas e minerais não é suficiente. Como estes componentes alimentares afetam a saúde da sua ave tem de ser explicado bem. As seguintes

Page 5: Nutrição Clínica Aviária

informações fornecem uma base para essa discussão. Ele também irá ajudar a determinar se o pássaro está mais perto ou mais longe de uma dieta equilibrada.

DIETAS FORMULADAS

Uma alimentação equilibrada formulada para psitacídeos incluem (1) pellets; (2) alimentos extrusados, que muitas vezes são chamados de pellets; e (3) Grãos inteiros e/ou as sementes revestidas com material compactado entre os componentes para equilibrar o produto.

Há poucos estudos sobre os requisitos de manutenção para este grande grupo de espécies psitacídeos com diversos nichos ecológicos, e esta limitação é agravado pela outra necessidade de compreender melhor as necessidades nutricionais das fases da vida de uma determinada espécie.

Alimentação de aves de companhia em casa

Conforme indicado, psitacídeos na natureza não necessariamente selecionam produtos alimentares que são adequados nutricionalmente e que atenderm às necessidades de manutenção. No entanto, aves de cativeiro não parecem ser capazes de equilibrar a suas necessidades de cálcio, energia e aminoácidos, e, mas não as suas necessidades de outros requisitos. No entanto, as aves em cativeiro não parecem para selecionar adequadamente também. Uma dieta auto selecionada em papagaios cinzentos africanos (P erithacus) resultou em uma dieta que era deficiente em um total de 12 componentes alimentares que consistem em vitaminas, minerais, e aminoácidos 4 Os proprietários geralmente fornecem uma dieta com uma grande variedade de alimentos que incluem pães de passarinho e outros alimentos. Estes proprietários são bem-intencionados, porque eles querem fornecer uma boa alimentação e acha que o pássaro pode equilibrar a sua dieta por conta própria. O estudo realizado por Ullrey e colaboradores 4 contesta essa suposição. Outro problema com o efeito banquete é que muitos psitacídeos são assinalados por esta rica diversidade de alimentos e isto pode contribuir para comportamentos reprodutivos. Por este motivo, é importante para os clientes a precaução para fornecer menos seleções cada dia, mas as opções podem variar entre os dias.

Nos últimos 20 anos, a abordagem dietética sugerida pelos veterinários de aves foi para fornecer uma mistura de pallets ou extrudada que proporciona todos os nutrientes necessários e com concentrações maiores que as necessidades previstas Esta abordagem tem melhorado muito a saúde das aves de companhia comparado com uma dieta toda de semente . No entanto, há relutância por proprietários usar dietas peletizadas. Um problema expressado pelos clientes é que eles são incapazes de converter seus pássaros para uma dieta peletizada ou extrudada. Há também uma preocupação sobre a falta de variedade de espécies que muitas vezes têm uma grande variedade de itens alimentares na natureza; estas dietas não oferecem nenhuma oportunidade para as aves exibire seu comportamento inato de buscar por alimentos

Page 6: Nutrição Clínica Aviária

Outra preocupação mais recente é que os alimentos contêm componentes nocivos para os pássaros, e então é preferível fornecer outros alimentos.

A adição de frutas e legumes para uma dieta de pellets visando a variedade e para o enriquecimento sugere que a diluição dos nutrientes podem ocorrer. Em teoria, requer que a dieta seja reformulada de modo a aumentar a porção não energética da dieta para reduzir este problema.

No geral, dietas formuladas devem formar a base da dieta da ave de companhia, seguida por frações menores de legumes, nozes, e outras fontes de proteína, e uma pequena porção de fruta (frutas preferidas).