o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do...

48
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de ca- da questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas. O concurso vestibular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo seleciona candidatos para os cursos de diversas instituições: PUC-SP, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Faculdade de Enfermagem Albert Einstein, Fa- culdade de Medicina de Marília (estadual), Faculdade Santa Marceli- na e Faculdades Integradas Rio Branco. É realizado em cinco horas, num único dia. A primeira parte da prova consta de 45 testes de múltipla escolha, valendo 20 pontos cada, sendo cinco de cada disciplina: Língua Por- tuguesa, Literatura, Biologia, Língua Inglesa, História, Geografia, Fí- sica, Matemática e Química. A nota da parte objetiva do ENEM-2007 pode entrar na pontuação da seguinte forma: (nota da parte objetiva da PUC + nota da par- te objetiva do ENEM)/2 somente quando favorece o candidato. A segunda parte é constituída de 4 questões analítico-expositivas in- terdisciplinares: uma de Redação (45 pontos), uma de História e Geo- grafia (30 pontos), uma de Matemática e Física (30 pontos) e uma de Biologia e Química (30 pontos). A classificação dos candidatos é feita pela soma das notas padroniza- das das duas partes da prova. Tirar zero na redação é motivo para desclassificação. o anglo resolve a prova da PUC-SP novembro de 2007

Transcript of o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do...

Page 1: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em suatarefa de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante noprocesso de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de ca-da questão, seguida da resolução elaborada pelos professores doAnglo.No final, um comentário sobre as disciplinas.

O concurso vestibular da Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo seleciona candidatos para os cursos de diversas instituições:PUC-SP, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Direito de SãoBernardo do Campo, Faculdade de Enfermagem Albert Einstein, Fa-culdade de Medicina de Marília (estadual), Faculdade Santa Marceli-na e Faculdades Integradas Rio Branco.

É realizado em cinco horas, num único dia.

A primeira parte da prova consta de 45 testes de múltipla escolha,valendo 20 pontos cada, sendo cinco de cada disciplina: Língua Por-tuguesa, Literatura, Biologia, Língua Inglesa, História, Geografia, Fí-sica, Matemática e Química.

A nota da parte objetiva do ENEM-2007 pode entrar na pontuaçãoda seguinte forma: (nota da parte objetiva da PUC + nota da par-te objetiva do ENEM)/2 somente quando favorece o candidato.

A segunda parte é constituída de 4 questões analítico-expositivas in-terdisciplinares: uma de Redação (45 pontos), uma de História e Geo-grafia (30 pontos), uma de Matemática e Física (30 pontos) e uma deBiologia e Química (30 pontos).

A classificação dos candidatos é feita pela soma das notas padroniza-das das duas partes da prova.

Tirar zero na redação é motivo para desclassificação.

oanglo

resolve

aprova

da PUC-SPnovembro de

2007

Page 2: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

3PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Texto para as questões de 1 a 4

Mona Lisa de Da Vinci sem motivos para sorrir

Obra-prima de Leonardo da Vinci e uma das mais admiradas telas jamais pintadas, devido, em parte, aosorriso enigmático da moça retratada, a “Mona Lisa” está se deteriorando. O grito de alarme foi dado peloMuseu do Louvre, em Paris, que anunciou que o quadro passará por uma detalhada avaliação técnica com oobjetivo de determinar o porquê do estrago.

O fino suporte de madeira sobre o qual o retrato foi pintado sofreu uma deformação desde que espe-cialistas em conservação examinaram a pintura pela última vez, diz o Museu do Louvre numa declaração porescrito. O museu não diz quando essa última avaliação ocorreu.

O estudo será feito pelo Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França e vai determinar os ma-teriais usados na tela e avaliar sua vulnerabilidade a mudanças climáticas.

O Museu do Louvre recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano, e todos, praticamente, vêem a“Mona Lisa”, umas tela de 77 centímetros de altura por 55 de largura, protegida por uma caixa de vidro, comtemperatura controlada. A tela será mantida no mesmo local, exposta ao público, enquanto for realizado oestudo.

Fonte: http://www.italiaoggi.com.br (acessado em 13/11/07)

A um conjunto de regularidades relativamente estáveis no que diz respeito à função social, produção circula-ção e consumo de um texto, bem como aos seus aspectos composicionais e lingüísticos, dá-se o nome de gê-nero textual. É por razões assim que um leitor proficiente não confunde uma receita de bolo com uma carta,uma passagem de ônibus com uma nota fiscal, por exemplo. Considerando para o texto acima esses mesmosaspectos, é possível afirmar que ele pertence ao gênero:

A) Relatório.B) Editorial.C) Notícia.D) Resenha.E) Artigo.

Questão 1▼▼

UUUNNN UUUPPPOOORRRTTT UUUGGG EEESSSAAAÍÍÍLLL GGG AAAUUURRREEETTTIIIEEE AAALLL RRRTTT AAA

Page 3: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

4PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

É próprio do gênero “notícia” a difusão de acontecimentos considerados socialmente importantes. Emtextos desse tipo, busca-se o efeito de credibilidade por meio de certos recursos, tais como:

• explicitação de informações subentendidas à notícia (“Obra-prima de Leonardo da Vinci é uma das mais ad-miradas telas jamais pintadas”);

• sortimento de detalhes que aumentem a compreensão do fato noticiado (“uma tela de 77 centímetros dealtura por 55 de largura, protegida por uma caixa de vidro, com temperatura controlada”);

• citação de depoimentos ou de instituições renomadas a fim de que emprestem seu prestígio ao texto da no-tícia (“diz o Museu do Louvre numa declaração por escrito” ou “O estudo será feito pelo Centro de Pesquisae Restauração dos Museus da França”).

Além disso, ao informar sobre a deterioração do famoso quadro de Leonardo da Vinci, o texto não deixatransparecer as opiniões do autor ou do veículo de comunicação (casos do artigo e do editorial, respectiva-mente), tampouco tem por finalidade apresentar conclusões sobre determinado fato (especialidade dos rela-tórios) ou resumir o conteúdo de livros ou filmes (como nas resenhas).

Resposta: C

Observe, no primeiro parágrafo, o uso da expressão “em parte”, cujo objetivo é evitar generalizações ou umaprecisão difícil de apontar. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que também é utilizada com o mes-mo objetivo.

A) “… o quadro passará por uma detalhada avaliação técnica…”.B) “O estudo (…) vai determinar os materiais usados na peça e sua vulnerabilidade…”.C) “… e todos, praticamente, vêem a ‘Mona Lisa’, uma tela de 77 centímetros…”.D) “A tela será mantida no mesmo local, exposta ao público…”.E) “… uma tela (…) protegida por uma caixa de vidro, com temperatura controlada”.

Um enunciado como “todos (os visitantes do Museu do Louvre) vêem a Mona Lisa” constituiria um pro-blema de coerência, já que a afirmação dificilmente se sustentaria: um contra-argumento seria suficiente parapô-la em descrédito. O advérbio praticamente garante, portanto, a verossimilhança do conteúdo da frase aocriar um pressuposto: não é verdade que o quadro de Leonardo da Vinci seja visto por todos os que vão aoLouvre, mas a quantidade dos que o vêem se aproxima da totalidade dos visitantes. Observação: Ressalte-se a imprecisão do enunciado: solicitou-se uma alternativa que evitasse generalização.Na verdade, o que se pretendia era uma alternativa em que uma palavra evitasse o mesmo problema.

Resposta: C

Não é incomum, mesmo em textos predominantemente informativos, a presença de linguagem figurada. Cer-tamente, esse recurso leva o leitor a produzir determinados sentidos que não se criariam simplesmente pormeio do recurso à linguagem literal. No texto que você acabou de ler, há presença constante da figura de lin-guagem denominada personificação, por meio da qual características de seres animados são atribuídas a se-res inanimados. Retirados do texto acima, todos os trechos presentes nas alternativas seguintes têm personi-ficação, exceto:

A) Mona Lisa de Da Vinci sem motivos para sorrirB) Especialistas em conservação examinaram a pintura pela última vezC) Diz o museu do Louvre numa declaração por escritoD) O estudo será feito pelo Centro de Pesquisa e Recuperação de Museus da FrançaE) [O estudo] vai determinar os materiais usados na tela e avaliar sua vulnerabilidade

Questão 3▼▼

Resolução

Questão 2▼▼Resolução

Page 4: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

5PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A questão foi feita esperando como resposta a alternativa B, pois pressupunha que em todas as demaisestivesse presente a personificação, figura de linguagem por meio da qual se investem traços humanos em se-res inanimados. Isso é o que acontece na alternativa A, em que o quadro de Leonardo da Vinci foi concebidocomo uma entidade que tem uma reação similar à de um humano (sorrir), ou em casos evidentes de humani-zação de seres não humanos: “Os montes aplaudiram” ou “Os rios davam risada”.

No entanto, nas alternativas C, D e E, o Museu do Louvre, o Centro de Pesquisa e Recuperação deMuseus da França e o estudo não estão sendo personificados, não lhes estão atribuindo características hu-manas. Ocorre, sim, metonímia, ou sinédoque, já que se faz uso do todo para significar a parte ou, no caso deestudo, de um processo para significar a produção resultante.

Resposta: B

Observe o trechoO fino suporte de madeira sobre o qual o retrato foi pintado sofre uma deformação desde que especialistasem conservação examinaram a pintura pela última vez…

Nele, o elemento coesivo “desde que”, mais do que ligar duas orações, estabelece uma reação de sentido en-tre elas. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que indica a relação de sentido estabelecida pelo“desde que” no referido trecho.A) condiçãoB) causaC) concessãoD) proporçãoE) tempo

A locução conjuntiva desde que estabelece uma relação de tempo: a segunda oração indica a partir deque momento sofreu deformação o fino suporte de madeira sobre o qual “Mona Lisa” foi pintado. Apesar dea mesma locução também poder traduzir a relação de condição, foi o contexto que aqui definiu seu carátertemporal: por exemplo, o tempo verbal no pretérito perfeito do indicativo elimina a possibilidade de umarelação condicional entre as duas orações.

Resposta: E

Leia atentamente o texto abaixo:Doente, com um problema de articulação na mão esquerda, não pinta mais, vai aos poucos perdendo as

forças. Mora no Castelo de Cloux, perto de Amboise, no Touraine – uma residência de Francisco I. O rei é umadas suas visitas constantes. Outra é De Beatis, secretário do Cardeal de Aragon, a quem confessa que dissecaratrinta cadáveres, corpos que precisou comprar ou roubar para arrancar a pele, seguir o caminho das veias, es-tudar a junção dos ossos, aprender a disposição dos músculos, à procura dos segredos do movimento do ho-mem. Mostra suas pesquisas, as conclusões a que chegou, as questões que formulou, tudo anotado numa es-crita peculiar, intraduzível, indecifrável durante anos (até que se descobriu que ele escrevia para ser lido dian-te de um espelho). Esses cadernos, se revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançarcem anos, no mínimo.

Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default. aspx?codigo=516 (acessado em 13/11/07)

Assinale a alternativa em que a oração intercalada “se revelados e aceitos na época” está reescrita de modoa não haver perda de seu sentido original.A) Esses cadernos, porque revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cem anos,

no mínimo.B) Esses cadernos, embora revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cem anos,

no mínimo.

Questão 5▼▼

Resolução

Questão 4▼▼Resolução

Page 5: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

6PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

C) Esses cadernos, à medida que revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cemanos, no mínimo.

D) Esses cadernos, desde que revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cemanos, no mínimo.

E) Esses cadernos, apesar de revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar cemanos, no mínimo.

Entre o trecho “Esses cadernos certamente teriam feito a medicina avançar cem anos, no mínimo” e aoração “se revelados e aceitos na época”, é a conjunção se que estabelece a relação de condição, mantida ape-nas na alternativa D, pela locução conjuntiva desde que. Nas demais alternativas, as conjunções estabelecemdiferentes relações de sentido: em A, porque, relação de causa; em B e E, embora e apesar de, relação de con-cessão; em C, à medida que, relação de proporcionalidade.

Resposta: D

Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha aReforma Protestante, com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na igreja. Nesta obra, há afigura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdoNÃO se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo religioso.A) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença.B) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.C) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.D) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.E) Praticar a avareza como cúmplice do fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.

O principal pecado do padre era o laxismo moral, ou seja, sua tendência de fugir ao dever e à obediênciaàs leis católicas, alegando razões pouco fundamentadas. Hedonista, ele não considerava pecado aquilo que aIgreja severamente condenava, como os prazeres da vida mundana — representados tanto por seu gosto pelocanto, a dança, a esgrima, como pela sua união a uma concubina. Não há na peça nenhuma evidência de ava-reza do Frade nem da cumplicidade dele com a alcoviteira Brísida Vaz, embora esta afirmasse que “criava asmeninas para os cônegos da Sé”. Observação: a alternativa D afirma que o Frade transformava “a religião em manifestação formal, ao auto-matizar os ritos litúrgicos”. Podemos considerar, de fato, que o uso da indumentária eclesiástica (batina, cape-lo), de expressões latinas (como Deo gratias) e a alegada celebração de missas como práticas meramente for-mais indicam a inautenticidade da personagem cujo comportamento deveria estar impregnado de sacralida-de.

Resposta: E

A respeito de Capitu, personagem do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar queA) é a figura central da trama narrativa porque se envolve em uma situação de adultério que leva à destruição

de seu casamento com Bentinho.B) tem um papel secundário e insignificante na ordem do enredo, já que todas as ações da narrativa conver-

gem para um desfecho do qual ela não participa.C) é caracterizada pelo agregado José Dias como cigana oblíqua e dissimulada e sobre ela incide ainda a me-

táfora de “olhos de ressaca”, que lhe é atribuída por Bentinho.D) deixa transparecer uma relação clandestina com Escobar, explicitada nas lágrimas dela no momento da en-

comendação e partida do corpo do nadador da manhã.E) recaem sobre ela incriminações de ordem moral que a fazem merecedora das desconfianças dos amigos e

do fim trágico a que chegou.

Questão 7▼▼

Resolução

Questão 6▼▼

Resolução

Page 6: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

7PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

José Dias, numa de suas apreciações negativas sobre Capitu, caracterizou os olhos dela como se fossemde “cigana oblíqua e dissimulada”. Bento Santiago, já adulto e reavaliando sua vida, prefere chamá-los de“olhos de ressaca”, já que “tinham uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praianos dias de ressaca”.

Resposta: C

Leia o poema a seguir, de Alberto Caeiro, e indique a alternativa que estabelece conexão entre o poeta e otexto.

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,

Mas porque a amo, e amo-a por isso,Porque quem ama nunca sabe o que amaNem sabe por que ama, nem o que é amar…

Amar é a eterna inocência,E a única inocência não pensar…

A) Médico e estudioso da cultura clássica, desenvolve em seus poemas temas mitológicos, em composições de-nominadas odes.

B) Poeta bucólico, vive em contato direto com a natureza; daí sua lógica ser a mesma da ordem natural.C) Como engenheiro do século XX e poeta futurista, os temas de sua obra estão voltados para as fábricas, a

energia elétrica, as máquinas e a velocidade.D) Apresenta um conceito direto das coisas, um objetivismo absoluto, apesar de a sensação não se manifestar

em seus poemas.E) Cultor do paganismo, foi mestre apenas de Fernando Pessoa e manteve-se distanciado dos demais heterô-

nimos.

O heterônimo camponês de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, propõe a sensação como única forma deapreensão válida para o conhecimento do mundo: “eu não tenho filosofia: tenho sentidos”. Pretende, com is-so, religar o homem à Natureza, propondo um contato direto com ela, sem a intermediação do pensamento.Assim, sua lógica se aproxima à da própria Natureza, que, em si mesma, como nos diz o poeta, não tem sen-tido nenhum: o sentido lhe é atribuído pela razão humana. Alberto Caeiro discorda da interpretação do realpela via da inteligência. Para ele, o viver pleno decorre da adesão espontânea do homem às coisas tais comosão. É assim que se deve fruí-las, com despreocupada e alegre sensualidade.

Resposta: B

João Guimarães Rosa escreveu Sagarana em 1946, obra composta denove contos, entre os quais se destaca “O Burrinho Pedrês”. Leia o tre-cho que segue.

Galhudos, gaiolos, estrelos, espácios, combucos, cubetos, lobunos, lom-pardos, caldeiros, cambraias, chamurros, churriados, corombos, cornetos,bocalvos, borralhos, chumbados, chitados, vareiros, silveiros... E os tocosda testa do mocho macheado, e as armas antigas do boi cornalão…

Deste trecho é correto afirmar que é marcadamente ritmado e sonoro.Esses efeitos se alcançam por causaA) de uma possível métrica presente no trecho, caracterizada como

redondilha menor, e da presença de aliterações.B) da diversidade de tipos de bois e do jogo contrastivo de termos que

designam essa diversidade.

Questão 9▼▼

Resolução

Questão 8▼▼Resolução

Page 7: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

8PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

C) das medidas dos diferentes segmentos frásicos e pela dominante presença da redondilha maior.D) da enumeração caótica estabelecida no jogo adjetivo dos termos e pela rima interna na constituição dos

pares vocabulares.E) do jogo sonoro provocado pela dominância de vogais fechadas e pela presença de cadência de sons apenas

longos e átonos.

O estilo de Guimarães Rosa é marcadamente poético. Embora escreva em prosa, o autor faz uso de re-cursos típicos da poesia, como o ritmo, a rima e a sonoridade expressiva das palavras. O trecho apresenta omovimento inicial de marcha da boiada, ao partir da fazenda para o arraial de embarque. O deslocamentodos animais pode quase ser visto e ouvido, tal a força sugestiva das imagens e dos sons reproduzidos. Mime-tiza, na cadência alternada de sílabas fortes e fracas, o ritmo uniforme e ainda lento do gado. O segmentopode ser dividido (entre outras formas possíveis) em versos pentassílabos (ou redondilhos menores), com acen-to nas 2as— e 5as— sílabas. Essa métrica, muito comum na poesia popular, ganha expressividade sonora, graças àsaliterações e assonâncias que unem os pares de palavras, como os fonemas /g/ e /o/ em “galhudos, gaiolos”,os fonemas /e/, /s/ e /o/ em “estrelos, espácios”, a rima entre “vareiros, silveiros”, e assim por diante.

Resposta: A

A Rosa do Povo, obra de Carlos Drummond de Andrade, publicada em 1945, além de sua temática social,marca-se por procedimentos estéticos capazes de transformar o fato cotidiano em fina expressão poética, co-mo no fragmento a seguir, extraído de “A morte do leiteiro”.

(…)A noite geral prossegue,a manhã custa a chegar,mas o leiteiroestatelado, ao relento,perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada,no ladrilho já serenoescorre uma coisa espessaque é leite, sangue,... não sei.Por entre objetos confusos,mal redimidos da noite,duas cores se procuram,suavemente se tocam,amorosamente se enlaçam,formando um terceiro toma que chamamos aurora.

Assim, neste trecho, o poeta constrói o tema do amanhecer, por forçaA) do jogo sonoro de sons e silêncios. D) da junção de líquidos e cores.B) do contraste de luzes e penumbras. E) da densidade de sólidos e fluidos.C) da relação de enlace amoroso e fim trágico.

No poema “Morte do leiteiro”, evidencia-se a temática da participação social em Carlos Drummond deAndrade. Um trágico episódio cotidiano — o assassinato de um entregador de leite na madrugada — ganhadimensão estética, ao se transformar em matéria de poesia. Isso se ressalta nas estrofes finais, em que o poetaconstrói a imagem de formação da aurora. A confusão de cores no momento do amanhecer, quando noite edia se misturam no céu, é metaforizada por meio do cruzamento do leite e do sangue, líquidos das cores bran-ca e vermelha.

Resposta: D

Resolução

Questão 10▼▼

Resolução

Page 8: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

9PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Suponha que no século XVI, (n – 23) anos antes do ano n2, Leonardo da Vinci pintou ofamoso quadro Mona Lisa. Se Leonardo nasceu em 1452 e morreu em 1519, entãoquantos anos ele tinha ao pintar esse quadro?A) 59 D) 53B) 56 E) 51C) 55

Note que = ++++1600+ = 40.

Da tabela, podemos concluir que o ano em questão é 1505.Como Leonardo da Vinci nasceu em 1452, sua idade em 1505 era 1505 – 1452 = 53.

Resposta: D

Leia com atenção o problema proposto a Calvin na tira seguinte.

Supondo que os pontos A, B e C sejam vértices de um triângulo cujo ângulo do vértice A mede 60º, então aresposta correta que Calvin deveria encontrar para o problema é, em centímetros,

A) D) 5= ++3

B) E) 10= ++3

C)10= ++3

3

8= ++3

3

5= ++3

3

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, 28/04/2007

Questão 12▼▼

Resolução

Questão 11▼▼

MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

n n2 n – 23 n2 – (n – 23) Obs.40 1600 17 1583 após a morte de da Vinci39 1521 16 1505 durante a sua vida38 1444 15 1429 antes do séc. XVI

Page 9: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

10PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Entendendo que duas vezes mais quer dizer o dobro, temos o triângulo ABC, com AB = x, AC = 2x e BC = 5(medidas em cm).

Do teorema dos co-senos, temos:(2x)2 + x2 – 2(2x)(x)cos60º = 52

4x2 + x2 – 4x2 = 25

3x2 = 25 ∴ x =

AC = 2x ∴ AC =

Resposta: C

Pouco se sabe sobre a vida de Diofanto da Alexandria, considerado o maior algebrista grego que, acredita-se,tenha vivido no período conhecido como o século da “Idade da Prata”, de 250 a 350 d.C. O texto seguinte éuma transcrição adaptada do “Epitáfio de Diofanto”, extraído do livro Matemática Divertida e Curiosa, deMalba Tahan, conhecido matemático brasileiro.

Eis o túmulo que encerra Diofanto — maravilha de contemplar! Com um artifício aritmético a pedra en-sina a sua idade:

“Deus concedeu-lhe passar a sexta parte de sua vida na juventude; um duodécimo na adolescência; umsétimo, em seguida, foi passado num casamento estéril. Decorreu mais cinco anos, depois do que lhe nasceuum filho. Mas esse filho — desgraçado e, no entanto, bem amado! — apenas tinha atingido a metade do totalde anos que viveu seu pai, quando morreu. Quatro anos ainda, mitigando a própria dor com o estudo da ciên-cia dos números, passou-os Diofanto, antes de chegar ao termo de sua existência.”

De acordo com as informações contidas no epitáfio, o número de anos vividos por Diofanto foiA) 64B) 72C) 78D) 82E) 84

Seja x o número de anos vividos por Diofanto.

x anos vividos por Diofanto→

5 4

Temos + + + 5 + + 4 = x.x2

x7

x12

x6

x2

x7

x12

x6

Resolução

Questão 13▼▼

10= ++3

3

5= ++3

3

12

60º

x

52x

C

BA

Resolução

Page 10: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

11PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Multiplicando ambos os membros dessa igualdade por 84, temos

14x + 7x + 12x + 5 ⋅ 84 + 42x + 4 ⋅ 84 = 84x75x + 9 ⋅ 84 = 84x

9 ⋅ 84 = 9x ∴ x = 84

Resposta: E

Uma pessoa tem apenas x moedas de 5 centavos, y moedas de 10 centavos e z moedas de 25 centavos. Aequação matricial seguinte permite determinar as possíveis quantidades dessas moedas.

⋅ =

Com base nesses dados, é correto afirmar que

A) há exatamente 7 possibilidades de solução para essa equação.B) não podem existir dois tipos de moedas distintas em quantidades iguais.C) os três tipos de moedas totalizam a quantia de R$ 78,00.D) se o número de moedas de 10 centavos fosse 4, o problema admitiria uma única solução.E) o número de moedas de 25 centavos deve ser menor do que 5.

A equação matricial é equivalente ao sistema .

Mantendo a segunda equação e subtraindo-a da primeira, obtemos .

Assim, temos y = 46 – 4z ex + (46 – 4z) + z = 32, ou seja, x = 3z – 14.

De y ∈ IN*, temos 46 – 4z . 0 e, portanto, z , .

De x ∈ IN*, temos 3z – 14 . 0 e, portanto, z . .

De z ∈ IN* e de , z , , temos z ∈ {5, 6, 7, 8, 9, 10, 11}.

Há, portanto, exatamente 7 soluções (mostradas na tabela a seguir).

Resposta: A

464

143

143

464

x + y + z = 32y + 4z = 46

12

3

x + 2y + 5z = 78x + y + z = 32

12

3

Resolução

7832

xyz

51

21

11

Questão 14▼▼

z (x, y, z)5 (1, 26, 5)6 (4, 22, 6)7 (7, 18, 7)8 (10, 14, 8)9 (13, 10, 9)10 (16, 6, 10)11 (19, 2, 11)

Page 11: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

12PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Um marceneiro pintou de azul todas as faces de um bloco maciço de madeira e, em seguida, dividiu-ototalmente em pequenos cubos de 10cm de aresta. Considerando que as dimensões do bloco eram 140cm por120cm por 90cm, então a probabilidade de escolher- se aleatoriamente um dos cubos obtidos após a divisãoe nenhuma de suas faces estar pintada de azul é

A)

B)

C)

D)

E)

Os cubinhos não pintados são originários de um bloco (paralelepípedo) de medidas (140 – 2 ⋅ 10)cm × (120 – 2 ⋅ 10)cm × (90 – 2 ⋅ 10)cm = 120cm × 100cm × 70cm, no interior do bloco cujas facesforam pintadas.

O número total de cubinhos é dado por t = ⋅ ⋅ = 14 ⋅ 12 ⋅ 9.

O número de cubinhos não pintados é dado por n = ⋅ ⋅ = 12 ⋅ 10 ⋅ 7.

A probabilidade de se escolher aleatoriamente um cubo não pintado é dada por = = .

Resposta: B

59

12 ⋅ 10 ⋅ 714 ⋅ 12 ⋅ 9

nt

7010

10010

12010

9010

12010

14010

Resolução

89

56

23

59

13

Questão 15▼▼

Page 12: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

13PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Leia a tirinha a seguir:

O fato de Calvin e Haroldo sentirem as sensações de calor e de frio, acima, sugere que a situação se passa

A) de manhã e o calor específico da areia é maior do que o da água.B) à tarde e o calor específico da areia é maior do que o da água.C) de manhã e o calor específico da areia é menor do que o da água.D) à tarde e o calor específico da areia é menor do que o da água.E) ao meio-dia e o calor específico da areia é igual ao da água.

Bill Watterson (Calvin e Haroldo)

Questão 16▼▼

ÍÍÍSSSIII AAAFFF CCC

Page 13: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

A situação representada na tira indica que em um dia de sol a temperatura da areia aumenta de forma maisrápida que a temperatura da água, o que, entre outros fatores, é conseqüência de seu menor calor específico.Além disso, com o passar do dia a diferença de temperatura entre a água e a areia deve diminuir, por havertempo suficiente para o aquecimento da água, sugerindo que a situação da tira ocorre pela manhã.

Resposta: C

Na figura a seguir, em relação ao instrumento óptico utilizado e às características da imagem formada, é pos-sível afirmar que é uma imagem

A) real, formada por uma lente divergente, com o objeto (livro) colocado entre o foco objeto e a lente.B) virtual, formada por uma lente convergente, com o objeto (livro) colocado entre o foco objeto e a lente.C) virtual, formada por uma lente divergente, com o objeto (livro) colocado entre o foco objeto e a lente.D) real, formada por uma lente convergente, com o objeto (livro) colocado entre o foco objeto e o ponto anti-

principal objeto da lente.E) virtual, formada por uma lente convergente, com o objeto (livro) colocado sobre o foco objeto da lente.

A partir da figura fornecida no enunciado, observa-seque a lente forma uma imagem direita (portanto vir-tual), e aumentada. Trata-se, dessa forma, de uma len-te convergente, com o objeto localizado entre o focoprincipal objeto e a lente. A figura ao lado ilustra a si-tuação.

Resposta: B

Ao FoO Fi Ai

imagem objeto

Resolução

Fonte: Folha de S. Paulo. 04.11.2007

Questão 17▼▼Resolução

14PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 14: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

O automóvel da figura ao lado tem massa de 1,2 ⋅ 103kg e, noponto A, desenvolve uma velocidade de 10m/s.Estando com o motor desligado, descreve a trajetória mostrada,atingindo uma altura máxima h, chegando ao ponto B com ve-locidade nula. Considerando a aceleração da gravidade local co-mo g = 10m/s2 e sabendo-se que, no trajeto AB, as forças nãoconservativas realizam um trabalho de módulo 1,56 ⋅ 105J, con-cluímos que a altura h é deA) 12m D) 18mB) 14m E) 20mC) 16m

Utilizando o teorema da energia mecânica:τFnão conservativas = εm

final – εminicial

Considerando as posições A e B como sendo a inicial e a final, respectivamente, e sendo energia mecânica asoma das energias cinética e potencial:

τFnão conservativas = εmB – εm

A

τFnão conservativas = (εcB + εp

B) – (εcA + εp

A)

τFnão conservativas = m ⋅ vB2 + m ⋅ g ⋅ hB – m ⋅ vA

2 + m ⋅ g ⋅ hA

Considerando o trabalho das forças não conservativas negativo e substituindo os valores numéricos dados:

–1,56 ⋅ 105 = (0 + 1,2 ⋅ 103 ⋅ 10 ⋅ h) – 1,2 ⋅ 103 ⋅ 102 + 1,2 ⋅ 103 ⋅ 10 ⋅ 20

∴ h = 12m

Resposta: A

Um garoto corre com velocidade de 5m/s em uma superfície horizontal. Ao atingir o ponto A, passa a deslizarpelo piso encerado até atingir o ponto B, como mostra a figura.

Considerando a aceleração da gravidade g = 10m/s2, o coeficiente de atrito cinético entre suas meias e o pisoencerado é deA) 0,050 D) 0,200B) 0,125 E) 0,250C) 0,150

Questão 19▼▼

12

12

12

Resolução

Questão 18▼▼

15PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 15: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Considerando o movimento uniformemente retardado:v2 = v0

2 + 2 ⋅ a ⋅ ∆s02 = 52 + 2 ⋅ a ⋅ 100 = 25 + 20 ⋅ aa = –1,25 m/s2

Marcando as forças que agem no menino durante o movimento:

A resultante coincide com a força atrito. Aplicando o Princípio Fundamental da Dinâmica: R = A

m ⋅ |a| = µc ⋅ Nm ⋅ |a| = µc ⋅ m ⋅ g|–1,25| = µc ⋅ 10

µc = 0,125

Resposta: B

Uma situação prática bastante comum nas residências é o cha-mado “interruptor paralelo”, no qual é possível ligar ou des-ligar uma determinada lâmpada, de forma independente, es-tando no ponto mais alto ou mais baixo de uma escada, comomostra a figura ao lado.

Em relação a isso, são mostrados três possíveis circuitos elétri-cos, onde A e B correspondem aos pontos situados mais alto emais baixo da escada e L é a lâmpada que queremos ligar oudesligar.

O(s) esquema(s) que permite(m) ligar ou desligar a lâmpada, de forma independente, está(ão) representado(s)corretamente somente emA) I. D) II e III.B) II. E) I e III.C) III.

A B

L

A

BL

A B

L

I.

III.

II.

Questão 20▼▼

N

P

R = A

Resolução

16PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 16: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

O Esquema I não permite ligar ou desligar a lâmpada nos interruptores A ou B independentemente da ordem.Na figura a seguir vê-se que, ao se fechar o interruptor A ou B, a lâmpada não se acende.

O Esquema II também não permite ligar ou desligar a lâmpada nos interruptores A ou B independentementeda ordem. Na figura a seguir vê-se que, ao se fechar o interruptor A, a lâmpada acende; porém, ao se fecharo interruptor B, a lâmpada não se apaga, continua acesa.

O Esquema III permite ligar ou desligar a lâmpada nos interruptores A ou B independentemente da ordem.Na figura a seguir vê-se que ao se abrir o interruptor A ou B, a lâmpada apaga. Em seguida, a alteração daposição de qualquer um dos interruptores acende a lâmpada, ou por voltar à situação inicial ou por evoluirpara a situação mostrada no esquema.

Resposta: C

A B

L

lâmpada apagada

lâmpada acesa

lâmpada acesa

A B

L

A B

L

A B

L

A B

L

lâmpada acesalâmpada apagada

A

BL

A

BL

A

BL

lâmpada apagada lâmpada acesa lâmpada acesa

A B

L

A B

L

A B

L

lâmpada apagada lâmpada apagada lâmpada apagada

Resolução

17PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 17: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

18PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A pirolusita é um minério do qual se obtém o metal manganês (Mn), muito utilizado em diversos tipos de açosresistentes. O principal componente da pirolusita é o dióxido de manganês (MnO2).

Para se obter o manganês metálico com elevada pureza, utiliza-se a aluminotermia, processo no qual o óxidoreage com o alumínio metálico, segundo a equação:

3MnO2(s) + 4Al(s) → 2Al2O3(s) + 3Mn(s)

Considerando que determinado lote de pirolusita apresenta teor de 80% de dióxido de manganês (MnO2), amassa mínima de pirolusita necessária para se obter 1,10t de manganês metálico é

A) 1,09tB) 1,39tC) 1,74tD) 2,18tE) 2,61t

Questão 21▼▼

AAAUUUQQQ ÍÍÍMMMIIICCC

Page 18: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

19PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

3MnO2(s) + 4Al(s) → 2Al2O3(s) + 3Mn(s)3mol ___________________________ 3mol

3(87g) ___________________________ 3(55g)x ___________________________ 1,10t

x = = 1,74t

A massa de 1,74t é a parte pura da amostra que corresponde a 80%.A massa total da amostra pode ser calculada por

1,74t __________ 80%x __________ 100%

x = = 2,175t ≅ 2,18t

Resposta: D

O elemento X forma com o oxigênio um óxido básico de fórmula XO, enquanto o elemento J forma com ooxigênio um óxido ácido de fórmula J2O.O composto formado pelos elementos X e J éA) metálico e apresenta fórmula mínima XJ. D) iônico e apresenta fórmula mínima X2J.B) molecular e apresenta fórmula molecular X2J3. E) iônico e apresenta fórmula mínima XJ2.C) molecular e apresenta fórmula molecular XJ2.

Com base nas informações, temos que• XO é um óxido básico, logo o composto XO é um composto iônico, sendo X um metal e o cátion do elemen-

to X bivalente positivo X2+.• J2O é um óxido ácido, logo o composto J2O é um composto molecular cuja fórmula estrutural pode ser re-

presentada por:

Como cada átomo de J efetua uma única ligação covalente, podemos concluir que J é um ametal da famíliados halogênios.A combinação do metal X e o halogênio J resulta um composto iônico.

X2+J–2 ⇒ XJ2

Resposta: E

Algumas características de determinada substância estão descritas a seguir.• Por meio da sua redução obtém-se um álcool;• A sua oxidação branda origina um ácido carboxílico;• É solúvel em água;• A sua combustão completa produz o mesmo número de moléculas de gás carbônico e de água.

A substância que apresenta essas propriedades éA) propanal D) 1-propanolB) butanona E) acetato de etilaC) ácido propiônico

Questão 23▼▼

12

3X → X2+

J → J–

O

J J— —

Resolução

Questão 22▼▼

1,74 ⋅ 100%80%

3 ⋅ 87g ⋅ 1,10t3 ⋅ 55g

Resolução

Page 19: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Uma determinada substância apresenta as seguintes características• Sua redução produz um álcool;

Logo a substância é um aldeído ou uma cetona.

• Sua oxidação branda produz um ácido carboxílico;Logo a substância é um aldeído, pois a cetona não sofre oxidação branda.

Nas alternativas, o único aldeído é o propanal.Veja as características mencionadas no texto para o propanal.

Sua combustão completa1C3H6O + 4O2 → 3CO2 + 3H2O1 4 4 2 4 4 3

Mesmo número de mol CO2 e H2OResposta: A

Nos motores dos automóveis, ocorre a reação entre o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2), formando o óxidonítrico (NO), um importante poluente atmosférico.A equação que representa a reação é

N2(g) + O2(g) 2NO(g)O gráfico a seguir mostra a relação entre a constante de equilíbrio Kc e a temperatura do sistema.

A respeito da reação de formação do óxido nítrico foram feitas as seguintes afirmações:I. Trata-se de um processo exotérmico.II. Em temperaturas inferiores a 500K, a utilização de um catalisador proporciona um maior rendimento de

formação de óxido nítrico (NO).

0 1000 2000Temperatura (K)

1 ⋅ 10–15

1 ⋅ 10–10

1 ⋅ 10–5

1

Kc

Questão 24▼▼

H3C — CH2 — CO

H

———

propanal→

14444244443

H3C — CH2 — CH2—

OH

O

OH

——— ácido propanóico[O]

[H]←

solúvel em água pois é um composto polar

propan-1-ol

H3C — CH2 — C

R — CO

H

———

aldeído

[O]→ R — C

O

OH

———

ácido carboxílico

R — CO

H

———

aldeído

R — C — R

——

O

R — C — H

——

OH

H

R — C — R

——

OH

H

álcool primário

álcool secundário

redução→

redução→

cetona

Resolução

20PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 20: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

III. No equilíbrio, a 1000K, a concentração de NO é menor do que as concentrações de N2 e O2.IV. Aumentar a pressão do sistema não altera a concentração dos gases presentes no equilíbrio.

Estão corretas as afirmaçõesA) I e II. D) II e III.B) I e III. E) I e IV.C) III e IV.

Analisando as afirmaçõesI. Incorreta

N2(g) + O2(g) 2NO(g)

Kc =

Observando o gráfico:À medida que a temperatura aumenta, aumenta também o valor do Kc. Logo podemos concluir que oequilíbrio se desloca para a direita, favorecendo a formação de NO, e que a reação direta é endotérmica.

II. IncorretaA utilização de catalisador não desloca o equilíbrio e não altera o seu rendimento.

III. CorretaÀ temperatura de 1000K, o valor de Kc = 1 ⋅ 10–5.

1000K ⇒ 1 ⋅ 10–5 = , logo as concentrações molares de [N2] e [O2] são maiores do que a de [NO].

IV. IncorretaN2(g) + O2(g) 2NO(g)

1mol 1mol 2mol1 44 244 3 1 2 3

2mol = 2mol2 volumes = 2 volumes

Um aumento da pressão não desloca o equilíbrio, mas irá ocorrer uma variação das concentrações molaresde todos os participantes do equilíbrio.

Sem resposta

A eletrólise em série de uma solução aquosa de sulfato de zinco e de uma solução aquosa de iodeto de potás-sio é esquematizada a seguir.

A respeito deste sistema foram feitas as seguintes afirmações.I. Nos ânodos (pólos +), formam-se zinco metálico e gás hidrogênio.II. O volume de gás oxigênio (O2) formado no frasco A é a metade do volume de gás hidrogênio (H2) formado

no frasco B.III. A massa de zinco formada no frasco A é igual à massa de iodo formada no frasco B.IV. A solução resultante no frasco B apresenta pH . 7.

Estão corretas as afirmaçõesA) I e III. D) I, II e III.B) II e IV. E) III e IV.C) I, II e IV.

ZnSO4(aq) KI(aq)

Fonte

–+

–+–+

BA

Questão 25▼▼

[NO]2

[N2][O2]

[NO]2

[N2][O2]

Resolução

21PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 21: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

As semi-reações da eletrólise da cuba A contendo ZnSO4(aq) podem ser representadas pelas equações:

Zn2+(aq) + 2e– → Zn(s)

H2O(l) → O2(g) + 2H+(aq) + 2e–

As semi-reações da eletrólise da cuba B contendo KI(aq) podem ser representadas pelas equações:

2H2O(l) + 2e– → H2(g) + 2OH–(aq)

2I–(aq) → I2(s) + 2e–

Analisando as afirmaçõesI. Incorreta

Zn(s) e H2(g) se formam no cátodo pólo (–).II. Correta

O número de elétrons que circula nas duas cubas é o mesmo, logo temosCuba A

H2O(l) → O2(g) + 2H+(aq) + 2e–

0,5mol

Cuba B

2H2O(l) + 2e– → H2(g) + 2OH–(aq)

1mol

Nas mesmas condições de pressão e temperatura, o número de mol de um gás é proporcional a seu volume,logo

VH2 = 2VO2III. Incorreta

Na cuba A foi produzido 1mol Zn(s), e sua massa é igual a 65,3g.Na cuba B foi produzido 1mol de I2(s), e sua massa é igual a 254g.

IV. CorretaNa cuba B ocorreu a descarga da água originando íons OH–, tornando o meio básico (pH . 7).

Resposta: B

12

3

(–)

12

12

3

(+)

12

3

Ânodo (+)Oxidação

12

3

Cátodo (–)Redução

12

12

3

Ânodo (+)Oxidação

12

3

Cátodo (–)Redução

Resolução

22PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 22: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

23PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

(…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluiçãodas águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreasdo litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.

“O Avanço das Algas Tóxicas” in Revista Veja, 3 de outubro de 2007

O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela

A) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida àeutroficação do ambiente.

B) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.C) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento do

nível de oxigênio no ambiente.D) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.E) baixa capacidade de reprodução do zooplâncton e do fitoplâncton devida ao aumento do nível de oxigênio

no ambiente.

Marés vermelhas correspondem a uma proliferação de algas tóxicas dinofíceas (pirrofíceas) fitoplanctônicasem conseqüência de uma eutrofização — aumento do teor de nutrientes minerais, notadamente fosfatos enitratos — no meio aquático. As toxinas liberadas pelas algas provocam a morte de alguns animais, caracteri-zando uma relação ecológica conhecida como amensalismo.

Resposta: B

Recentemente, foram relatados no estado do Pará, casos de pessoas que contraíram doença de Chagas por in-gestão de açaí. O fruto, muito utilizado na elaboração de sucos, foi triturado juntamente com insetos conhe-cidos por “barbeiros” ou “chupanças”, que se esconderam em cestos cheios de açaís. As pessoas que adoece-ram foram infectadas pelo

A) protozoário Plasmodium falciparum.B) protozoário Triatoma infestans.C) protozoário Trypanosoma cruzi.D) vírus Plasmodium falciparum.E) vírus Trypanosoma cruzi.

O protozoário Trypanosoma cruzi é o causador da doença de Chagas. Plasmodium falciparum é o nome doprotozoário causador de uma das modalidades de malária. Triatoma infestans é o nome de um dos insetostransmissores da doença de Chagas.

Resposta: C

Resolução

Questão 27▼▼

Resolução

Questão 26▼▼

BBB OOOIII LLL GGGOOO IIIAAA

Page 23: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Encontra-se abaixo esquematizado o cromossomo 21 humano. O desenho foi feito com base na observaçãoao microscópio de um linfócito (glóbulo branco) em divisão.

A partir da análise do desenho, assinale a alternativa incorreta.A) O cromossomo encontra-se duplicado e bem condensado.B) Ele pode ser observado durante a metáfase da divisão celular.C) As cromátides, indicadas por A e A’, são constituídas por moléculas de DNA diferentes.D) O centrômero localiza-se próximo a uma das extremidades desse cromossomo e este apresenta um de seus

braços bem maior que o outro.E) A trissomia desse cromossomo é responsável pela síndrome de Down.

O cromossomo esquematizado possui duas cromátides, originadas pela duplicação do DNA que as constitui.Dessa forma, ambas as cromátides, também chamadas de cromátides irmãs, são idênticas e constituídas pormoléculas de DNA iguais.

Resposta: C

Analise os trechos abaixo, indicados por I e II:I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos

deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armaze-nados em órgãos como caule e raiz.

II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aospulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo,de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração.

Com relação aos trechos, é correto afirmar que:A) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas à

pequena circulação.B) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se exclusiva-

mente à grande circulação.C) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusiva-

mente à grande circulação.D) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido em órgãos da

planta, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica.E) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sis-

têmica.

O trecho I é relacionado à circulação da seiva bruta pelo xilema — “a água vai da raiz até a folha” — e da ela-borada, pelo floema — “produtos deste processo metabólico são transportados para outras partes da planta”.O trecho II refere-se ao trajeto do sangue humano pela pequena circulação (ou pulmonar) — “o sangue pas-sa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retornaao coração pelo átrio esquerdo” — e pela grande circulação (ou sistêmica) — (o sangue) “passa pelo ventrí-culo esquerdo, de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida ao coração”.

Resposta: E

Resolução

Questão 29▼▼

Resolução

A A’

Questão 28▼▼

24PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 24: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas.Suponha que a célula-mãe dos esporos, presente na geração duradoura do ciclo de vida dessa planta, sejaheterozigota para dois pares de genes, AaBb, que se segregam independentemente.Considerando que um esporo formado pela planta apresenta constituição genética AB e que a partir desseesporo se completará o ciclo de vida, espera-se encontrar constituição genéticaA)ab nas células da geração esporofítica.B) AB nas células da geração gametofítica.C) ab em um anterozóide (gameta masculino).D)AB em um zigoto.E) ab em uma oosfera (gameta feminino).

No ciclo reprodutivo de uma samambaia, o esporo, que é uma célula haplóide, divide-se por mitose e originao gametófito, geração adulta haplóide e pluricelular. Assim, se a constituição genética do esporo é AB, todasas células do gametófito por ele originado terão essa mesma constituição genética.

Resposta: B

Resolução

Questão 30▼▼

25PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 25: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

26PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A presença de rios ou a proximidade do mar foram decisivas para o desenvolvimento de cidades e sociedadesantigas e modernas. Um exemplo disso éA) a importância do rio Nilo, na Antiguidade, na integração das várias sociedades do Oriente próximo e na

união dos reinos do Alto Egito e do Baixo Egito, evitando a invasão da região por outros povos.B) o papel exercido pelo Bósforo, que corta a atual Istambul, antes chamada de Constantinopla e de Bizâncio,

e sempre assegurou a hegemonia internacional do povo que vivesse à sua volta.C) a divisão de terras provocada pelos rios Tigre e Eufrates, que isolavam geograficamente os vários grupos

que viviam na antiga Mesopotâmia e instigaram conflitos prolongados entre eles.D) o controle do Mar Mediterrâneo por árabes e fenícios no decorrer de toda a Idade Média, permitindo-lhes

invadir território europeu e impedir a circulação de embarcações militares inglesas e francesas.E) a posição geográfica de Veneza, no norte do Mar Adriático, que lhe permitiu ser ponto de partida de cru-

zadas e ter participação ativa no comércio medieval de especiarias e sedas do oriente.

O enunciado da questão enfatiza as relações entre a urbanização e a presença do mar ou de rios. Nesse sen-tido, o desenvolvimento de Veneza como um entreposto comercial estratégico nas ligações entre a Europa eo Oriente é exemplar. No século XI, a partir dos benefícios comerciais que obteve com Constantinopla e com as Cruzadas, a cidadetornou-se suprema no Mediterrâneo florescendo em meio à prosperidade econômica.

Resposta: E

Leia o cordel abaixo para responder às questões 32 e 33.

“(...) Com moedas de tostões,de dois tostões e cruzadosLampião fazia o bema muitos necessitadosprincipalmente aos mendigos,aos cegos e aos aleijados.

Um dia a tarde caíae o santo do Juazeiroviu da casa onde morava,do extremo do terreiroseu mais ilustre afilhado,o mais devoto romeiro.

Era Lampião que vinhaliderando um grupo armadodos lados de Pernambucopelo padre convidadopara dar combate aos Prestescordialmente chamado.

Andava a coluna Prestespregando pânico gerale possivelmente comofinalidade centraldesestabilizaçãodo governo federal.

Resolução

Questão 31▼▼

AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTT

Page 26: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

27PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Foi para conter tal fúriaque Lampião foi chamado,na casa do repentistaJoão Mendes foi instaladonum sobrado onde ficoucom o seu grupo hospedado.

No confortável sobradodo ilustre repentistarecebia autoridades,dava esmola e entrevistacontando suas mais terríveisfaçanhas a um jornalista.

Internacionalmente,sobretudo no sertãoé sabido que a patentehonrosa de capitãoVirgulino recebeudo padre Cícero Romão.

Conduzia Lampiãosuplícios martirizantes,ferros de marcar novilhospara ferrar delatantesque fossem denunciarsua presença às volantes. (...)”

Gonçalo Ferreira da Silva. “Lampião, o Capitão do Cangaço”,in http://www.ablc.com.br/cordeldavez/cordeldavez.htm

Lampião é tratado, no cordel anterior, como umA) guerreiro capaz de garantir a segurança dos sertanejos contra ameaças estrangeiras, daí os versos “Foi para

conter tal fúria/que Lampião foi chamado”.B) humanista dedicado ao próximo, daí os versos “Lampião fazia o bem/a muitos necessitados/ principalmente

aos mendigos, aos cegos e aos aleijados”.C) personagem ambíguo que ajudava, mas também matava, daí os versos “dava esmola e entrevista” e

“Conduzia Lampião/suplícios martirizantes”.D) devoto que se dedicava principalmente à causa religiosa, daí os versos “seu mais ilustre afilhado,/o mais de-

voto romeiro”.E) militar de carreira e político, daí os versos “é sabido que a patente/honrosa de capitão/Virgulino recebeu/do

padre Cícero Romão” e “recebia autoridades”.

A peça de cordel nordestino se refere a Lampião segundo a imagem do herói justiceiro, disseminada nos meiospopulares, mesclada ao viés do banditismo praticado pelo cangaço.

Resposta: C

Sobre as relações entre três movimentos que marcaram o Brasil nas décadas de 1920 ou 1930 (cangaço, atua-ção do Padre Cícero e Coluna Prestes), podemos dizer que A) os cangaceiros representavam o banditismo do sertão e a Coluna Prestes os combateu em sua tentativa de

implantar o socialismo no país.B) Padre Cícero, Lampião e Luis Carlos Prestes foram os três maiores líderes populares da história brasileira e

se uniram para transformar o país.

Questão 33▼▼

Resolução

Questão 32▼▼

Page 27: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

C) a Coluna Prestes nasceu nos levantes tenentistas e defendia o poder popular, expresso, entre outros, pelaação do cangaço e pela fé religiosa.

D) Padre Cícero e o cangaço, diferentemente da Coluna Prestes, foram manifestações populares ligadas à vidae à história nordestina.

E) as volantes contaram com o auxílio da Coluna Prestes e do Padre Cícero e seus fiéis na perseguição e des-truição dos grupos de cangaceiros.

A figura do Padre Cícero está ligada à religiosidade envolta em misticismo que caracterizou — e em parteainda caracteriza — o sertão nordestino. O cangaço, por sua vez, era uma manifestação do banditismo social,decorrente da pobreza e da exploração coronelística que pesavam sobre a população sertaneja. Já a ColunaPrestes está ligada ao Tenentismo, ou seja, ao amplo movimento de oposição ao sistema oligárquico daRepública Velha que teve âmbito nacional e que se estendeu por toda a década de 1920.

Resposta: D

Leia o texto abaixo para responder às questões 34 e 35.

“Há países com mais de 60% da população constituída por índios, como Bolívia e Guatemala. E há um paíscomo México, que está ao redor de 12%. Dependendo das condições, não há sentido pleitear essa autonomia[de estados indígenas na América], especialmente se ela ficar submetida a governos que não estão interessa-dos em repassar recursos para o desenvolvimento dessas populações. Há setores do zapatismo e do movimentoindígena boliviano que de fato pleiteiam a autonomia, mas ao mesmo tempo estão buscando integrar-se. Éimportante diferenciar movimentos que buscam maior inserção dos indígenas no mundo globalizado, demovimentos extremados, fundamentalistas, que querem a autonomia a qualquer preço, mesmo que ela venhaisolar ainda mais os indígenas.”

Nestor García Canclini, em entrevista a O Estado de São Paulo, 2 de julho de 2007,in http://txt.estado.com.br/suplementos/ali/2006/07/02/ali-1.93.19.20060702.4.1.xml

Os indígenas da América

A) viviam pacificamente no interior dos grandes impérios pré-colombianos (Inca, Maia e Asteca) até a chegadados europeus, que destruíram as comunidades indígenas e dizimaram milhões de pessoas.

B) atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de sua história, das lutas contra a dominação dosgrandes impérios pré-colombianos à resistência frente aos europeus conquistadores e aos estados indepen-dentes.

C) conseguiram autonomia política após as independências nacionais, pois as repúblicas hispano-americanaspermitiram o retorno à vida comunitária, suprimiram os tributos e o trabalho forçado.

D) mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa, mas foram escravizados nas regiões de coloniza-ção espanhola e inglesa, tornando-se a principal mão-de-obra na agricultura e mineração.

E) unificaram-se atualmente em amplos movimentos de libertação que visam recuperar as formas de vida e detrabalho do período pré-colombiano e restaurar a autonomia das antigas comunidades.

A história dos indígenas na América foi marcada por conflitos. Antes da chegada dos conquistadores euro-peus, eram constantes as guerras entre tribos — sendo, um significativo exemplo disso a conquista e a submis-são de grupos indígenas rivais realizada pelos grandes impérios pré-colombianos, como os Incas e Astecas. De-pois da chegada dos europeus, a luta indígena se fez pela necessidade de resistência à exploração e opressãoexercida pelo homem branco. Muitas vezes ainda marginalizados e perseguidos em suas próprias terras, osíndios continuaram a lutar por direitos e representatividade mesmo após a independência política dos estadosamericanos.

Resposta: B

Resolução

Questão 34▼▼

Resolução

28PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 28: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

O texto menciona o “zapatismo” e o “movimento indígena boliviano”, ambos atuantes nos dias de hoje.Sobre eles, podemos dizer que oA) zapatismo se manifesta principalmente na região de Chiapas, ao sul do México, defende direitos de diversas

etnias de origem pré-colombiana e se diz herdeiro das reivindicações indígenas da Revolução Mexicana de1910.

B) movimento indígena boliviano chegou ao poder com a vitória eleitoral de Evo Morales, defende a produ-ção de cocaína e se diz herdeiro das lutas emancipacionistas de Tupac Amaru, no século XVIII.

C) zapatismo e o movimento indígena boliviano representam novas tendências políticas na América Latina esão apoiados e financiados pelos governos estrangeiros da Venezuela, do Brasil e dos Estados Unidos.

D) movimento indígena boliviano tem evidente conotação esquerdista e luta pela formação de um Estadounitário na América Latina, nos moldes do projeto bolivariano do início do século XIX.

E) zapatismo nasceu no início do século XX e ressurgiu no princípio do século XXI, com o objetivo de apoiar oingresso do México no NAFTA, mercado comum que envolve ainda o Canadá e os Estados Unidos

Em 1 de janeiro de 1994, teve início o levante do Exército Zapatista de Libertação nacional (EZLN) no estadode Chiapas, no sul do México. Tendo como porta-voz o “subcomandante” Marcos, os zapatistas declararam sera “força armada de resistência” dos camponeses indígenas pobres, há séculos vítimas de expropriações deterras e exploração dos grandes latifundiários. Em vários pronunciamentos de Marcos (veiculados à imprensainternacional via internet), o movimento de Chiapas se define como “herdeiro” natural das lutas dos povosindígenas iniciadas em 1910, durante a Revolução Mexicana.

Resposta: A

Resolução

Questão 35▼▼

29PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 29: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

30PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Leia com atenção:Quase metade dos municípios que hoje estão no topo da lista de dengue de seus Estados já havia sido alertadasobre o risco de epidemia no final do ano passado pelo Ministério da Saúde. 108 municípios estavam em esta-do de alerta ou de emergência. O aviso não surtiu o efeito esperado. Mesmo alertados 53 dos 108 municípiosnão agiram de forma adequada e hoje figuram na lista com maior número de casos.

(Adaptado de Estado de S. PAULO. 53 municípios ignoram alerta e agora enfrentam surto de dengue. 27/10/2007, p. A35)

Considerando que a doença é transmitida por um mosquito que põe seus ovos (procria) em recipientes comágua limpa, pode-se dizer queA) em cidades nas quais o sistema de abastecimento de água é precário, e as pessoas devem estocar águas, o

risco é maior. Esse é o caso de muitos municípios brasileiros na região do Nordeste brasileiro.B) os municípios dos Estados mais desenvolvidos, como São Paulo, por exemplo, estão praticamente livres da

dengue, inclusive nas áreas litorâneas mais chuvosas, em razão da eficácia das campanhas.C) nas grandes metrópoles brasileiras, pelo fato de existirem infra-estruturas urbanas modernas disseminadas

por toda sua extensão, o risco da dengue se tornou bastante baixo.D) as regiões mais secas do país, sem estação chuvosa importante, tais como o centro-oeste brasileiro e o nor-

deste, estão praticamente livres da dengue, pelo fato de não haver acúmulo de água limpa.E) as chances de a dengue se tornar epidêmica em cidades de espaços muito compactos é bem menor, em ra-

zão da facilidade de se localizarem e eliminarem os criadouros, sempre próximos uns dos outros.

Sabe-se que a dengue é transmitida por meio dos ovos que o mosquito Aedes Aegypti deposita em locais erecipientes que contenham água limpa estagnada. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mos-quito nascer, ou seja, eliminar esses seus “criadouros”. Assim, pode-se supor que nos municípios em que nãoexista uma rede de abastecimento de água potável satisfatória, como ocorre em grande parte do interior daRegião Nordeste, a necessidade de estocagem de água em diversos tipos de recipientes resulte na proliferaçãoexagerada dos mosquitos e no expressivo aumento do número de casos de dengue na população.

Resposta: A

Região metropolitana de São Paulo

Questão 37▼▼

Resolução

Questão 36▼▼

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG

Page 30: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

31PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Fonte: Sec. Econ. Planej. do Estado de São Paulo, 2005*FSEADE, 2004

Observando o mapa e os dados pode-se afirmar queA) o fato de o município principal ter mais da metade da população da região metropolitana deve-se ao fato

de ele possuir também mais da metade do território.B) as maiores densidades demográficas se encontram nas áreas que mais se afastam do município principal.C) a maior concentração populacional no município de São Paulo deve-se à sua condição de centro geométrico

da região metropolitana.D) nas estatísticas internacionais, quando se afirma São Paulo como uma das maiores metrópoles do mundo,

não se está referindo apenas ao município principal.E) a região metropolitana de São Paulo é a mais densamente povoada do Brasil em razão de ser composta por

vários municípios.

Nas estatísticas internacionais, quando se afirma que São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, to-ma-se por referência a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que abrange 39 municípios integrados. Emoutras palavras, os dados estatísticos — de ordem demográfica ou econômica — que são trabalhados pelos ór-gãos internacionais, levam em conta não apenas os dados do município principal, ou seja, o de São Paulo, massim os de todos os 39 da RMSP.

Resposta: D

Observe o mapa com atenção:

O mapa nos diz queA) grandes áreas de baixa população na África e no norte da América do Norte têm potencial para serem as

áreas para desafogar as regiões litorâneas.B) em termos absolutos pode-se afirmar que a maioria da população mundial se concentra em países fora do

mundo chamado desenvolvido.

Fonte: Mondes Nouveaux, p. 451.

A população do mundo nos últimos 25 anos do século XX

Questão 38▼▼

Resolução

População total 19.130.455 habPopulação município principal 10.679.760*Densidade demográfica 2.376,16hab/km2

Área dos municípios 8.051km2

Número de municípios 39

Page 31: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

C) em razão da condição de pobreza e falta de políticas de controle de natalidade, o hemisfério sul do planetaconcentra os maiores contingentes populacionais.

D) a distribuição geográfica da população mundial indica que praticamente não há mais áreas que não possamser habitadas pelo ser humano.

E) os chamados países desenvolvidos apresentam uma menor parte da população mundial, o que também po-de ser expresso pelas baixas densidades demográficas.

O mapa indica de forma clara que cada ponto equivale a 500 mil indivíduos, deixando evidente que as maioresconcentrações mundiais de população estão na Índia e China, portanto as maiores populações absolutas estãono mundo subdesenvolvido. As demais estão erradas porque:A) as áreas de baixa população na África são desérticas e as do norte da América do Norte muito frias, não ser-

vindo, portanto, como locais para desafogar as populosas regiões litorâneas;C) o mapa mostra claramente a linha do Equador, indicando pela concentração de pontos pretos que os maio-

res contingentes populacionais estão no hemisfério norte; D) o mapa mostra grandes áreas do planeta em branco, indicando a quase total ausência de população, o que

comprova que elas não são locais que possam ser habitadas com facilidade pelos seres humanos;E) não se pode afirmar, de forma geral, que nos países desenvolvidos há baixa densidade demográfica, o que

se confirma pela elevada concentração de população no reduzido espaço da Europa e do Japão como o ma-pa demonstra.

Resposta: B

“Aproximadamente 600 pessoas integrantes de diversos movimentos sociais ocupam, desde ontem pela ma-nhã, o prédio da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco(Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA). Os manifestantes são contra o projeto do governo federal de transpo-sição das águas do Rio S. Francisco [...] O comando da ação está a cargo da Articulação Popular pela Revitali-zação do Rio São Francisco.”

(In: Correio da BAHIA. Manifestantes ocupam sede da Codevasf. 17/04/2007, Aqui Salvador, p.3)

Um argumento contra a obra de transposição das águas do Rio São Francisco é que é mais importante revita-lizá-lo. O rio estaria comprometido por transformações em sua bacia. Sobre essas transformações pode ser ditoqueA) na região do médio São Francisco em direção a sua foz há a presença dinâmica do agronegócio, grande

consumidor das águas do rio.B) o regime de chuvas, em razão do aquecimento global, já foi alterado na região da bacia do São Francisco,

provocando uma diminuição do volume das águas.C) o rio, sobrecarregado com o uso de suas águas pelo agronegócio, sobrevive graças aos cuidados com as ma-

tas ciliares do seu curso e de seus afluentes.D) uma reserva de vitalidade para o rio são as represas, como de Sobradinho, que terminam funcionando como

depósitos de águas despoluídas.E) a grande industrialização nas margens e na Bacia do Rio São Francisco, que se dirige para seu baixo curso,

resulta num aumento da descarga poluente.

A transposição das águas do rio São Francisco tem encontrado uma forte resistência por parte de diversos seg-mentos da sociedade civil. Um dos argumentos mais utilizados para se contestar a viabilidade dessa transpo-sição é o fato de que o rio já está bastante debilitado, devido ao uso predatório que vem sendo feito de suaságuas, em particular, pela intensa agricultura irrigada (agronegócio) que se implantou em seu vale médio.Além disso, a ocupação humana em suas margens e cabeceiras já causou forte devastação vegetal e transfor-mou o leito em depositário de esgotos domésticos e dejetos industriais. Por isso, esses opositores do projetodefendem que é preciso revitalizar o São Francisco antes de pensar em enviar parte de suas águas para outrasbacias hidrográficas da região.

Resposta: A

Resolução

Questão 39▼▼

Resolução

32PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 32: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

“As invasões biológicas ocorrem quando um organismo (animal, vegetal) chega de um lugar distante de suadistribuição geográfica natural e passa a competir por recursos com as espécies nativas, apresentando um rá-pido crescimento. Atualmente a maioria das invasões é causada pelo homem (deliberada ou acidentalmente)”

(In: Ciência HOJE. Uma estranha na paisagem. Número 241, 09/2007, p. 72)

Tendo em vista os ambientes naturais no Brasil, é correto afirmar:A) Só as espécies invasoras trazidas de continentes como a África e a Ásia, por se encontrarem na faixa tropical,

proliferaram no Brasil.B) Uma espécie invasora pode multiplicar-se em ambientes novos mas, no caso brasileiro, nenhuma perturbou

a biodiversidade de qualquer ecossistema.C) Os campos sulinos do Brasil, em razão de sua formação herbácea, são mais suscetíveis a problemas com es-

pécies invasoras.D) Os ecossistemas brasileiros só foram afetados por invasoras muito recentemente, com o aumento das rela-

ções entre áreas distantes do globo.E) Uma árvore estrangeira como o eucalipto, muito presente em nosso território, não se adaptou nas áreas ru-

rais, mas se deu bem nos parques urbanos.

Os campos sulinos brasileiros são muito propícios às invasões biológicas, fato favorecido pela ocorrência dodomínio da vegetação herbácea, com pequena diversificação animal e vegetal. As demais estão erradas por-que as invasões biológicas no Brasil são um fato que ocorre desde os primórdios da colonização portuguesa(o que elimina a alternativa A. Desde o início dessa colonização, foram introduzidas no, território brasileiro,muitas espécies vegetais e animais estrangeiras, como é o caso notório do eucalipto. Diversas delas prolifera-ram largamente por todo o país, muitas vezes perturbando a biodiversidade de diversos ecossistemas (o queelimina as alternativas B, D e E).

Resposta: C

Resolução

Questão 40▼▼

33PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 33: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

34PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Instrução: Leia o texto e responda às questões de números 41 a 45.

Brow-Raising ‘Mona Lisa’ Discovery: French Engineer Uses Technologyto Uncover Secrets of Mysterious Smiler

Oct. 18, 2007

The “Mona Lisa” may have a few secrets still, but at least one of the mysteries surrounding Leonardo da Vinci's16th-century masterpiece has been solved: the lady does indeed have eyebrows.

Using a high-tech camera, a French engineer has uncovered what has long been held as a fact about thepainting, that its subject was painted without eyebrows or eyelashes. That assumption, according to PascalCotte, was wrong. Cotte, a French photographer and engineer, used a 240 million-pixel camera to photographthe painting outside of its glass encasing at the Louvre in Paris. The camera used infrared technology andstrong illumination to scan the painting.

With his camera, the engineer was able to virtually peel back layers of the painting revealing how it lookedwhen it was originally painted. The images are currently being shown in San Francisco with a traveling exhibitabout the painter.

In the process of photographing and scanning the images, Cotte discovered that the “Mona Lisa’s” eyebrowsand eyelashes were originally painted on the piece. They disappeared either because of a botched attempt toclean the painting or because the paint's oil and pigment faded over time.

Through the photographs, Cotte also learned the order in which da Vinci painted the “Mona Lisa“ and spotteddrawings underneath the paint that show a change in the position of her fingers. The images also revealedthe touch-up the painting was given in 1956 to repair damage it suffered after a rock was thrown at thepainting.

The exhibit, “Da Vinci: An Exhibition of Genius,” runs in San Francisco's Metreon Center through the end ofthe year.

Fonte: www.abcnews.go.com/Technology/story?id=3746629

A obra Mona LisaA) teve todos os seus segredos interpretados pela alta tecnologia computacional, aliada à fotografia.B) é considerada a mais representativa do século XVI, de acordo com o fotógrafo francês Pascal Cotte.C) é a obra prima de Leonardo da Vinci, mas ainda não se sabe se foi ele mesmo que a pintou.D) representa uma mulher que, segundo se acreditava, foi pintada sem cílios nem sobrancelhas.E) teve seu sorriso misterioso desvendado pelo uso da tecnologia de alta definição.

Lê-se no segundo parágrafo do texto: “...what has long been held as a fact about the painting, that its subjectwas painted without eyebrowns or eyelashes.”

Resposta: D

Resolução

Questão 41▼▼

NNNIII SSSÊÊÊLLLGGG

Page 34: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

35PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Pascal CotteA) cuidadosamente descascou as camadas de tinta retocada de Mona Lisa para chegar à representação

original.B) fotografou Mona Lisa fora de sua proteção de vidro, com uma câmera de alta tecnologia.C) levou Mona Lisa para uma exposição em São Francisco, juntamente com suas fotografias.D) descobriu que Mona Lisa foi pintada com a ajuda de alunos de Leonardo da Vinci e que suas mãos estavam

inacabadas.E) aplicou uma forte iluminação de raios infravermelhos para avaliar a qualidade dos pigmentos que Leonar-

do da Vinci usou.

Lê-se no seguinte trecho do segundo parágrafo : “...Cotte, a French photographer...used a 240 million-pixelcamera to photograph the painting outside of its glass encasing at the Louvre in Paris.”Resposta: B

No trecho do primeiro parágrafo — The lady does indeed have eyebrows — a expressão does indeed indicaA) contradição. D) hipótese.B) interrogação. E) restrição.C) ênfase.

O verbo to do em orações afirmativas tem uma função enfática, e significa “realmente”, “de fato”..Resposta: C

No trecho do quarto parágrafo do texto — In the process of photographing and scanning the images, Cottediscovered that the “Mona Lisa’s” eyebrows and eyelashes were originally painted on the piece. — a expressãothe piece refere-se aA) eyebrows and eyelashes. D) photographing.B) images. E) Mona Lisa.C) oil and pigment.

No início do quarto parágrafo, lê-se que: “No processo de fotografar e escanear as imagens, Cotte descobriuque as sobrancelhas e os cílios de Mona Lisa foram originalmente pintados na peça (obra).”Resposta: E

Por meio das fotografias de Pascal Cotte descobriu-se queA) Mona Lisa foi apedrejada em 1956 e sofreu retoques nos danos.B) os pigmentos usados por Leonardo da Vinci eram oleosos e de tons esfumaçados.C) os dedos de Mona Lisa foram retocados para recuperar a posição original.D) a expressão característica de Mona Lisa continua a ser um mistério.E) Mona Lisa foi pintada em uma determinada seqüência.

Lê-se no primeiro período do quarto parágrafo: “Through the photographs, Cotte also learned the order inwhich da Vinci painted the ‘Mona Lisa’...”Resposta: E

Resolução

Questão 45▼▼

Resolução

Questão 44▼▼

Resolução

Questão 43▼▼

Resolução

Questão 42▼▼

Page 35: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

36PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Aterosclerose

Leonardo da Vinci foi um grande estudioso de anatomia. Passava horas ao lado de cadáveres desenhando emdetalhes a estrutura de órgãos internos. Em alguns casos, conseguiu deduzir acertadamente a causa da mortede uma pessoa. Um exemplo impressionante é o caso de um velho senhor internado no hospital Santa MariaNuova, em Florença, falecido por volta de 1506. Ao executar a autópsia do corpo, da Vinci notou que as pa-redes internas de alguns vasos sangüíneos encontravam-se espessadas e tortuosas, e que este tipo de alteraçãonão era verificado em corpos de pessoas mais jovens que ele havia dissecado.Ele fez as seguintes anotações a respeito:

“A morte do velho senhor… foi causada pelo fato de que a cobertura interna dos vasos que vão do baço ao fígado se tor-nou tão espessa que eles se tornaram ocluídos (bloqueados) e não permitiram a passagem do sangue… As cavidades(lumens) dos vasos dos animais, após muito tempo de exposição aos humores nutrientes (transportados pelos vasos), setornam, finalmente, contraídas e rígidas.”

(Extraído de Keele, K. D., Medical History, Vol. 17, p. 304-308, 1973)

Leonardo acreditava que o bloqueio vascular impedia o movimento do sangue, impossibilitando a renovaçãode seus nutrientes. Ele registrou que os espessamentos vasculares também ocorriam em artérias que nutriamo coração e membros inferiores provocados por uma nutrição “não natural” das paredes arteriais. Desse modo,da Vinci pode ter realizado o primeiro diagnóstico de aterosclerose da história.

Nos dias de hoje, o número de mortes causado por aterosclerose é elevado. Muitos detalhes desta patologiajá foram elucidados e, em certa medida, Leonardo da Vinci estava correto ao afirmar que os espessamentosvasculares decorriam de uma nutrição “não natural” das paredes arteriais: a aterosclerose é conseqüência deum processo inflamatório das paredes dos vasos, disparado por diversos fatores, dentre os quais a presençaexcessiva de algumas espécies químicas como colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídeos e radicais livres nacirculação sangüínea.

O colesterol, especificamente, tem um papelcentral no processo aterosclerótico. Pelo fato denão ser muito solúvel em soluções aquosas co-mo o plasma, o colesterol da dieta, após absor-ção pelo trato digestório, necessita se combinarcom proteínas plasmáticas especiais para sertransportado, dentre as quais se destacam as li-poproteínas de alta densidade (HDL) e de baixadensidade (LDL).

O LDL colesterol é algumas vezes denominado “mau coles-terol” porque está associado à formação de placas gorduro-sas nas paredes arteriais, que posteriormente se calcificamformando as placas ateroscleróticas. Sobre tais placas for-mam-se coágulos sangüíneos que provocam o bloqueio dovaso, impedindo o fluxo sangüíneo normal, como havia sidodescrito pelo visionário Leonardo da Vinci já no século XVI.Alguns alimentos contribuem para o aumento da taxa deLDL no sangue, especialmente aqueles ricos em gordurastrans e gorduras saturadas. O controle do nível de coleste-rol sangüíneo é uma preocupação crescente que tem de-mandado atenção por parte de instituições atuantes na áreada saúde.

Cintilografia com tecnécio de artéria saudável (A) e artéria obstruída (B)

A B

CH — CH2 — CH2 — CH2 — CH — CH3

HO

CH3

CH3

CH3

CH3

colesterol

BBB OOOIII LLL GGGOOO IIIAAA AAAUUUQQQ ÍÍÍMMMIIICCCEEE

Page 36: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Com base no texto e nos seus conhecimentos de Biologia e Química responda:• Considere que uma pessoa esteja ingerindo alimentos ricos em colesterol. Descreva o trajeto percorrido por

estes alimentos ao longo do tubo digestório até que ocorra a absorção do colesterol, e ressalte a importânciadas vilosidades intestinais neste processo.

• A formação de coágulos é um processo natural que impede a ocorrência de hemorragias, entretanto a coa-gulação no interior dos vasos obstrui a circulação sangüínea. Que componentes constituem um coágulo san-güíneo?

• Analise a estrutura do colesterol. A qual função química ele pertence? Explique por que o colesterol é pra-ticamente insolúvel em água.

• O ácido oléico é o principal componente do óleo de milho e do azeite de oliva. Este ácido graxo insaturadoé encontrado nos óleos vegetais naturais sempre na forma cis. Entretanto, pode ser encontrado na formatrans na gordura hidrogenada industrialmente. Represente a fórmula estrutural do cis-ácido oléico e dotrans-ácido oléico. Dado: o ácido oléico é um ácido carboxílico de cadeia não ramificada com 18 átomos deC e uma insaturação na posição 9 da cadeia.

• O trajeto percorrido pelos alimentos ricos em colesterol no trato digestório humano, até ocorrer a absorçãodessa substância, é: boca, esôfago, estômago e intestino delgado. As vilosidades intestinais propiciam umaumento de absorção do colesterol, por ampliar a superfície de contato do epitélio intestinal a essa substân-cia.

• Os componentes mais comumentes encontrados em um coágulo sangüíneo são: uma rede difusa da proteínafibrina, hemácias, plaquetas e plasma.

• O colesterol pertence à função álcool porque resulta de um hidrocarboneto, pela substituição de 1H nãoligado ao núcleo aromático por um grupo — OH.

CxHy — OH colesterolgrupo grupoapolar polar

Como o grupo CxHy — é muito grande em relação ao grupo — OH, prevalece o caráter apolar da molécula.Como a água é um solvente polar, o colesterol é insolúvel na água.

ou

cis-ácido oléico

CH3 — (CH2)7C —— C

H

——

(CH2)7 — COOH

H

trans-ácido oléico

CH3 — (CH2)7C —— C

H

——

(CH2)7 — COOH

H

cis-ácido oléico

HCOOH

H

trans-ácido oléico

H

HCOOH

Resolução

37PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 37: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

38PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A cidade ideal

Em 1485, uma peste matou quase a metade da população de Milão, na Itália. No final dos anos 1480, Leonardoda Vinci transferiu-se para lá e, entre outros projetos, dedicou-se a planejar a “cidade ideal”, tema e preocu-pação regular do Renascimento. Quase cinco séculos depois, a busca utópica da cidade ideal prosseguia, mani-festa em projetos urbanos como o de Brasília.

“Uma cidade, ou melhor, um lugar, um sítio urbano fixado sobre uma perspectiva que desdobra sobre o olharo leque simétrico de suas linhas de fuga. A imagem de uma praça deserta, grosseiramente retangular, pavi-mentada de mármore policrômico, cercada em três de seus lados pela fachada de palácios e de casas burgue-sas; e um edifício de forma circular, com dois planos superpostos de colunas e uma cobertura cônica, ocupa ocentro.”

Sobre “A cidade ideal de Urbino”. Hubert DAMISCH. L’origine de la perspective. Paris: Flammarion, 1993, p. 192.

Leonardo da Vinci: esquema de via de circulação e edifícios,em dois níveis, para a cidade ideal (c. 1485).

Elke BUCHHOLZ. Leonardo da Vinci. Vida y obra.Barcelona: Krönemann, 2000, p. 36

Artista desconhecido. Painel “A cidade ideal de Urbino”. Galerie Nationale des Marches. http://www.itis-einstein.roma.it/sforzinda/citta.htm

AAARRR AAAIIIOOO FFFGGGEEEGGG AAAIIISSSIIIHHH RRRÓÓÓTTTEEE

Page 38: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

39PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

“(…) O modelo urbanístico de Leonardo da Vinci, um desenho de cidade perfeita, detalhava como deveriamser as ruas, casas, esgotos etc. Pelas ruas altas não deveriam andar carros nem outras coisas similares, mas ape-nas gentis-homens; pelas baixas deveriam andar carros e outras coisas somente para uso e comodidade do po-vo. De uma casa a outra, deixando a rua baixa no meio, onde chegam vinho, lenha etc. Pelas ruas subterrâneasestariam as estrebarias e outras coisas fétidas.A cidade descrita por Leonardo já é, de certa forma, utopia: é uma exigência completamente racional que es-pera ser traduzida na prática.”

Carlos Eduardo Ornelas BERRIEL. “Cidades utópicas do renascimento”. http://cienciaecultura.bvs.br./pdf/cic/v56n2/a21v56n2.pdf

“Compara-se […] Brasília com as duas cidades ideais de Le Corbusier [arquiteto modernista suíço, 1887-1965].Notem-se as similaridades explícitas entre ambas e Brasília: o cruzamento de vias expressas; as unidades demoradia com aparência e altura uniformes, agrupadas em superquadras residenciais com jardins e dependên-cias coletivas; os prédios administrativos, financeiros e comerciais em torno do cruzamento central; a zona derecreação rodeando a cidade. O ‘pedigree’ de Brasília é evidente.”

James HOLSTON. A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 38

A partir dos textos e imagens acima, escreva um texto sobre a idéia de “cidade ideal” no Renascimento e nomundo atual, considerando:• sua relação com as preocupações humanistas e racionalistas do Renascimento cultural e com as concepções

de arte que se afirmaram na época de Leonardo;• as semelhanças de objetivos do urbanismo renascentista com o urbanismo modernista que resultou na

cidade de Brasília, capital brasileira.

Os projetos urbanísticos do Renascimento e os do “mundo atual” (presentes no Modernismo e numa desuas maiores expressões, que é a cidade de Brasília) têm em comum o viés utópico: uns e outros revelavam acrença na possibilidade de planejamento e construção de uma cidade ideal.

A cultura renascentista, que representou um dos marcos do início da Idade Moderna (séculos XV a XVIII),apresentou uma forte tendência à construção de utopias. É da época, por exemplo, a obra seminal do inglêsThomas Morus, Utopia, que justamente cunhou o termo. No mesmo registro, temos as obras de Francis Bacon,Nova Atlântida, e Tommaso de Campanella, Cidade do Sol. Nas palavras do historiador Nicolau Sevcenko:“...essas utopias refletem modelos basicamente urbanos, dispostos numa arquitetura geométrica em que cadadetalhe obedece a um rigor matemático absoluto. Nessas comunidades-modelo, a harmonia social deve seruma derivação da perfeição geométrica do espaço público. Por trás desses projetos utópicos, o que se percebeé um desejo de abolição da imprevisibilidade da História e da violência dos conflitos sociais”.

A citação do historiador remete à ligação do projeto utópico renascentista com a expansão de uma so-ciedade urbana, burguesa, que é o pano de fundo do desenvolvimento da cultura renascentista. Ao mesmotempo, ocorre a redefinição de padrões estéticos, que agora passam a expressar o triunfante Humanismo, emgestação desde o final da Idade Média. Entre eles, encontram-se o resgate da cultura greco-romana, o racio-nalismo e a busca de equilíbrio formal.

Resolução

Brasília. http://www.skyscraperlife.com

Page 39: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

40PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A partir desses padrões, a utopia urbana renascentista incorpora o desejo de simetria na definição doespaço urbano, o funcionalismo e uma tentativa de disciplinar o olhar através da busca da perspectiva maisadequada, conforme surgem os textos e as imagens apresentados. O artista é também arquiteto, planeja nãoapenas o prédio mas também o entorno: a praça, suas estátuas, a circulação racional das pessoas. Estetiza-sea existência: a vida agora é arte.

O Modernismo e a utopia da cidade atual são filhos da Revolução Industrial. O mundo da industrializaçãoe as bruscas alterações sociais provocadas abriram caminho para as novas utopias, socialistas. Desde o iníciodo século, elas buscam a criação da sociedade ideal, da qual faria parte um reordenamento dos espaços.Habitações operárias (a comunidade modelo de Robert Owen) e fazendas coletivas agro-industriais (osfalanstérios de Charles Fourier) são exemplos dessas utopias.

A arquitetura do Modernismo foi além, incorporando valores das vanguardas do início do século XX epropondo desde habitações operárias em torres de vidro até casas que funcionariam como “máquinas demorar”. Assim como no Renascimento, aqui imperam a racionalidade, a busca de simetria e um funcionalismoagora levado às últimas conseqüências, conforme o texto da questão. Nas novas utopias modernas, valoriza-se a via expressa e a circulação de veículos automotores, o planejamento é feito visando à circulação demassas. Funcionaliza-se a existência: a vida agora é máquina.

Os grandes nomes da arquitetura do modernismo (Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier)incorporaram à sua utopia da cidade perfeita a utopia de uma sociedade ideal: eram comunistas. No Brasil,Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fizeram a sua leitura do projeto urbano modernista, e o resultado maisexpressivo foi a cidade de Brasília.

Sob o ponto de vista geográfico, há poucas semelhanças entre os objetivos urbanísticos renascentistas emodernistas, em especial se tomam como modelos de comparação a cidade utópica de Da Vinci e Brasília.

Entre essas semelhanças podemos destacar a busca da racionalização do espaço urbano e a ideologiaelitista, estampada na forma de espaçamento dos elementos urbanos (edifícios, ruas, praças, etc.), formandounidades relativamente isoladas.

Enquanto a cidade de Da Vinci permaneceu no plano utópico, Brasília se materializou como um projetoconcreto, que surgiu num momento histórico em que o acelerado crescimento das cidades ampliava osproblemas de tráfego, saneamento básico, abastecimento, poluição, habitação, lazer, etc., exigindo dosorganismos públicos uma resposta adequada.

Brasília buscava essa resposta idealizando, para a elite do poder nacional, um espaço central formado porjardins, largas avenidas e edifícios administrativos, relativamente isolados de outros espaços urbanos, onde fi-cavam as superquadras para moradia de seus habitantes comuns, os centros universitário e comerciais, as áreasde lazer, etc. Ao longo dos anos, no entanto, a periferia da cidade passou a ter um acelerado crescimento, semplanejamento, ocupada pela população de baixa renda. Formaram-se assim as cidades-satélites, como Ceilân-dia, Tabatinga, Brazilândia, etc., que escaparam à previsão inicial dos seus idealizadores e, em grande parte,desfiguraram o Plano Piloto original, destruindo o utopismo que o projeto guardava e trazendo Brasília paraa realidade dos imensos e quase insolúveis problemas urbanos da atualidade.

Page 40: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

41PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Escadas do Museu do Vaticano — projeto de Leonardo da Vinci

Desenho de um embrião bovino, feito por Da Vinci — 1506-1508 (Código Windsor)

OOORRR ÃÃÃEEE DDDAAAÇÇÇ

Page 41: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Leonardo e o século XXI

Leonardo da Vinci (1465-1519) é considerado por muitos estudiosos um homem de visão (que olhava para ofuturo) e, por outros, um visionário (sonhador). Alguns pesquisadores da História da Arte o consideram omaior pintor da Renascença e alguns pesquisadores da Ciência o consideram o primeiro cientista. Qualqueruma dessas interpretações aponta para alguém dotado de imaginação incomum e espírito investigativo.

“Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, refletem a enor-me vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemá-tica.”

Disponível em <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Leonardo.htm>acessado em 01/10/07

Renascimento: um movimento que afetou todos os aspectos da cultura, da literatura e da erudição, da pintu-ra, da escultura e da arquitetura, e que conscientemente quis recuperar e reviver os êxitos da Antiguidade Clás-sica. A palavra “Renascimento” quer dizer “voltar a nascer”, e foi precisamente assim que os sábios e os artis-tas dos séculos XV e XVI interpretaram o meio cultural no qual viviam e trabalhavam: como o renascer da ci-vilização clássica depois de um longo período de degeneração.

MANN, Nicholas (coord.). Grandes Civilizações do passado — Renascimento, trad. Alexandre Martins. Barcelona: Folio, 2006.

Artefatos de guerra. Desenhode Da Vinci. Código Atlântico.

Helicóptero de Da Vinci(1487-1490). Manuscrito B.

Da Vinci propôs a idéia de um telescópio refrator e, em1490, fez a seguinte anotação: “Fazer lentes para ver aLua aumentada”.

ATALAY. B. A Matemática e a Mona Lisa. São Paulo:Mercuryo, 2007, p. 249.

Galáxia em espiral (M51) vista do telescópio Hubble (NASA)

42PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 42: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

Proposta:Considerando as informações disponibilizadas aqui e articulando as informações da prova como um todo comos seus conhecimentos da sociedade do século XXI, elabore um texto dissertativo, respondendo a uma dasquestões abaixo. Dê um título ao seu texto.

Das invenções que temos hoje, quais Leonardo “desinventaria” e por quê?

O que Leonardo poderia inventar hoje para resolver alguns de nossos problemas?

Quais idéias e/ou ideais deveriam “renascer” neste século e por quê?

IMPORTANTE:Passe a sua redação a limpo, à tinta, no espaço a ela destinado. O rascunho não será considerado. Seu trabalhoserá avaliado de acordo com os seguintes critérios: 1. Desenvolvimento do tema com espírito crítico. 2. Ade-quação da língua de acordo com o padrão culto. 3. Construção textual e escolha do título compatível com otipo de texto proposto. Sua redação será anulada se você fugir do tema da prova.

Análise da PropostaO vestibular da PUC-SP manteve o modelo, já consagrado nos anos anteriores, de prova estruturada em

torno de um tema — que, neste ano, foi o significado e a importância de Leonardo da Vinci. O tema de redação foi claro: “Leonardo e o século XXI”. O candidato deveria responder a uma de três

questões sobre as invenções do gênio renascentista e o aproveitamento que fizemos ou podemos fazer de seulegado. Trata-se de uma espécie de balanço de nossa sociedade à luz desse grande humanista.

A coletânea apresentou inicialmente o desenho de um embrião bovino e as escadas do Museu do Vati-cano, ambos obras de Leonardo da Vinci; seguia-se a foto de uma galáxia. As três imagens têm em comum ofato de serem espirais, sugerindo que a fixação de Leonardo por essa forma geométrica já demonstraria seucaráter visionário: ao pensar a realidade, ele se alinhava com o universo, o que vem afirmado adiante num ex-certo com informações sobre o inventor italiano. Completaram a coletânea duas ilustrações de invenções — ohelicóptero, canhões — e um texto sobre o Renascimento.

O candidato deveria refletir sobre essas e outras informações disseminadas na prova e, baseando-se emuma crítica pessoal da sociedade moderna, elaborar um texto dissertativo.

Para responder às perguntas, era necessário refletir sobre problemas atuais que impedem o desenvolvi-mento de uma sociedade que preze os valores humanos, como a imaginada por Leonardo, e em seguida mos-trar como o pensamento do inventor poderia nos ajudar.

Encaminhamentos possíveis segundo a coletânea• Pergunta: “Das invenções que temos hoje, quais Leonardo “desinventaria” e por quê? Essa pergunta exigiria que o candidato conhecesse bem as invenções de Leonardo. A coletânea apresentavaapenas uma invenção que se encaixaria nessa descrição: “artefatos de guerra”. Uma redação que enveredassepor esse caminho poderia associar inventos desse tipo aos conflitos armados em curso no mundo hoje, desta-cando o caráter anti-humanista da criação de Leonardo.

• Pergunta: “O que Leonardo poderia inventar hoje para resolver alguns de nossos problemas?”Essa pergunta é bastante ampla e exige cuidado, pois o candidato não teria a liberdade de considerar qual-quer problema ou resposta. Partindo do caráter humanista e utópico de Leonardo, seria necessário refletir so-bre problemas que afligem a humanidade e que poderiam ser resolvidos com o auxílio de recursos tecnológi-cos. Seria oportuno aproveitar, para tal encaminhamento, o tema e a coletânea da proposta interdisciplinarde História e Geografia, que se referiam à “Cidade Ideal”.

• Pergunta: “Quais idéias e/ou ideais deveriam “renascer” nesse século e por quê?” O trecho sobre o Renascimento não é muito esclarecedor, devendo o candidato ampliar a abordagem com ba-se em seus próprios conhecimentos. Lembrando que o antropocentrismo era o ponto central do espírito re-nascentista, ele poderia contrapor a sociedade tecnocrata atual, que se desenvolve em torno de valores eco-nômicos, à sociedade humanista imaginada por Leonardo. Os textos de apoio fazem referências ainda a outrosvalores mais específicos, característicos do inventor italiano, que poderiam ser desenvolvidos na dissertação:preocupação com o homem enquanto ser vivente (tema sugerido pela proposta interdisciplinar de Biolo-gia/Química); perspectiva utópica de criar um mundo melhor (tema sugerido pela proposta interdisciplinar deGeografia/História); “espírito investigativo” (descrição das características de Leonardo incluída num dos frag-mentos da coletânea de Redação).

43PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Page 43: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

44PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

“O vôo imaginado”O pára-quedas

O estudo do pára-quedas faz parte do Código Atlântico, no qual se encon-tram diversos inventos pensados para que o homem conseguisse voar. DaVinci concebeu a idéia de um dispositivo que pudesse vir a salvar vidas hu-manas que necessitassem abandonar antigas torres medievais em casos deincêndio. Desenhou um pára-quedas em forma de pirâmide que, apesarde não ter sido construído na época, exerceu grande influência na concep-ção dos primeiros equipamentos. Segundo ele, o pára-quedas deveriaser construído em formato de pirâmide, com cada lado (aresta) me-dindo sete metros, e com telas de linho sustentadas por uma estruturade madeira (Figura 1).

O pára-quedista britânico Adrian Nicholas, em 2000, saltou de uma alturaaproximada de 3.300m com um equipamento construído de acordo comas especificações e materiais que estavam disponíveis na época de Da Vinci(Figura 2). Apenas duas inovações foram acrescentadas: o uso do algodão,em vez de linho, e uma mudança no respiro de ar.

O pára-quedas se revelou ágil e eficaz. “Não houve ondulações ou quedas repentinas, e o pára-quedas se mo-veu facilmente pelo ar”, disse Nicholas.Depois de descer aproximadamente 2.100m com o projeto de Da Vinci, Nicholas, que tem 75kg, desconectou-se da pirâmide e completou o salto com um pára-quedas convencional, pois o pára-quedas de Da Vinci, pe-sando 85kg, que desceu sozinho, suavemente e a poucos metros de distância, poderia machucá-lo no pouso.

Figura 2

Figura 1

ÍÍÍSSSIII AAAFFF CCC EEE MMM AAACCCIIIÁÁÁEEEAAAMMM TTT TTT

Page 44: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

45PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

A Emoção do salto…

Quando uma pessoa salta de pára-quedas, a força devido à gravidade (peso do conjunto formado pelo homeme pára-quedas) puxa o corpo para baixo e a força de resistência do ar manifesta-se, no corpo, para cima. Essaresistência imposta pelo ar depende, entre outras coisas, das dimensões, da forma e da velocidade do pára-quedista (e seu equipamento).No início, a força gravitacional tem intensidade maior do que a força de resistência do ar, fazendo com que avelocidade de queda aumente, aumentando a resistência imposta pelo ar. Quando as duas forças assumem va-lores iguais, é atingido o equilíbrio dinâmico e a velocidade de queda se estabiliza — é a primeira velocidadelimite, vlim-1. Nesse momento o pára-quedas é aberto, aumentando a área de contato com o ar, fazendo comque a resistência do ar tenha intensidade maior do que o peso do conjunto, desacelerando o movimento.Com a diminuição da velocidade, a intensidade da força de resistência do ar também diminui progressivamen-te, até novamente igualar seu valor com o peso do conjunto. Nessa situação, a velocidade de queda estabiliza— é a segunda velocidade limite, vlim-2. Essa velocidade de queda (já estabilizada) é uma velocidade que umhomem treinado sabe suavizar quando chega ao solo.Desconsiderando as limitações técnicas referentes à abertura do equipamento, o comportamento aproximadoda velocidade de Adrian Nicholas, durante seu vôo com o pára-quedas projetado por Leonardo da Vinci, estárepresentado no gráfico abaixo.

Sabe-se que a equação que nos permite determinar a intensidade da força de resistência a que o pára-que-dista fica sujeito durante a queda é:

FRES = ⋅ v2, onde

Cx é o coeficiente de arrasto (grandeza adimensional)ρ é a densidade do ar (aproximadamente 1,3kg/m3)v é a velocidade de queda do pára-quedistaA é a área da secção transversal do pára-quedas*

*considerando desprezível, em relação ao conjunto, a área secção transversal do pára-quedista.

Instruções:

Nas respostas lembre-se de deixar os processos de resolução claramente expostos. Não bastaescrever apenas o resultado final, é necessário registrar, no local adequado, os cálculos e/ou oraciocínio utilizado.

a) Em relação ao pára-quedas e sua interferência no movimento de queda, responda:

a1. Considerando que apenas as laterais do pára-quedas, idealizado por Da Vinci, fossem construídas comtelas de linho, quantos m2 de tecido seriam gastos nessa confecção? Adote = ++3 = 1,7

a2. Sendo a aceleração da gravidade constante e igual a 10m/s2, determine o valor do coeficiente de arrastono instante em que é atingida a velocidade limite vlim-2.

a3. Qual a quantidade de energia mecânica dissipada entre os instantes t1 = 20s e t2 = 50s? Em seus cálcu-

los, adote π = 3 e observe que o gráfico, no intervalo de 40s a 50s, corresponde a de circunferência.

b) Analisando o gráfico da velocidade em função do tempo e admitindo que, no intervalo 0 < t < 20, ográfico represente um ramo de parábola, na qual 50m/s é a velocidade máxima atingida pelo corpo, eusando a notação v(t) = αt2 + βt + γ, encontre os valores de α, β e γ e escreva v(t).

14

Cx ⋅ ρ ⋅ A2

0 10 20 30 40 50 60 70 80 t(s)

10

20

30

40

50

v(m/s)

Page 45: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

46PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

a)

a1)

A área de um triângulo equilátero de lado lé S = .

Na construção do pára-quedas seria gasto, em tecido, o equivalente à área de 4 triângulos equiláteros delado l, isto é, l2= ++3 .Como l= 7m e = ++3 = 1,7, esta área é, em m2, igual a 72 ⋅ (1,7) = 83,3.

Resposta: 83,3m2

a2) No instante em que ocorre a segunda velocidade limite, tem-se:FRes = P = mgFRes = (75 + 85) ⋅ 10 = 1600Nv = 10m/s (do gráfico)Área da secção transversal A = 49m2

Então:

FRES = ⋅ v2

1600 = ⋅ 102

Cx = 0,5

Resposta: 0,5

a3) O desnível H entre as duas situações em que a velocidade é constante, corresponde à área da figuraescurecida no gráfico a seguir.

Essa figura é formada por 12 quadrados de lado 10, menos um quarto de circunferência de raio 10. Então,a altura H é:H = 12 ⋅ 10 ⋅ 10 – 0,25 ⋅ 3 ⋅ 102 = 1125m.

EAmec = + mgh → EA

mec = + 160 ⋅ 10 ⋅ 1125 → EAmec = 2000000J

EBmec = → EB

mec = → EBmec = 8000J

∆Emec = EBmec – EA

mec → ∆Emec = –1992000J

Resposta: –1992000J

160 ⋅ 102

2

mv22

2

160 ⋅ 502

2

mv21

2

0 10 20 30 40 50 60 70 80 t(s)

10

20

30

40

50

v(m/s)

A

B

A

B

H

PHR

v1 = 50 m/s

v2 = 10 m/s

Cx ⋅ 1,3 ⋅ 492

Cx ⋅ ρ ⋅ A2

l2 ⋅ = ++34

4 x

l

Resolução

Page 46: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

47PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

b) Admitindo que o vértice da parábola seja dado pelo par (20, 50), temos

= 20, ou seja, β = –40α.

Como v(0) = 0, temos γ = 0 e, portanto, v(t) = αt2 – 40αt.

De v(20) = 50, temos:

α ⋅ 202 – 40 ⋅ α ⋅ 20 = 50

400α – 800α = 50

–400α = 50 ∴ α =

Como β = –40α, temos β = 5.

Resposta: α = , β = 5, γ = 0 e v(t) = t2 + 5t–18

–18

–18

–β2α

Page 47: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

48PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Avaliar o desempenho lingüístico de um candidato com apenas cinco questões é tarefa um tanto quantopresunçosa. Foi o que ocorreu no vestibular da PUC 2008. Se isso é possível, é o que deve ser demonstrado.

Sobre as questões propostas, não há grandes ressalvas a fazer: duas delas incidem sobre a correlação se-mântica entre orações, uma sobre o papel argumentativo de um marcador de restrição, uma sobre retórica,uma sobre gêneros discursivos. São temas significativos na teoria e na prática da linguagem.

Cabe, no entanto, lamentar que a questão sobre gêneros tenha solicitado apenas o mero reconhecimen-to de um entre vários propostos. Além disso, a questão de retórica pecou pela falta de rigor teórico.

As questões de Literatura se caracterizaram pela exploração inteligente de cinco livros que constavam dalista de leitura obrigatória. Exigiu-se do candidato o domínio de aspectos críticos e técnicos essenciais, só al-cançados por quem leu e refletiu sobre as obras.

Lamentamos, apenas, a imprecisão na formulação de alguns conceitos emitidos nos enunciados e na pro-posição de algumas alternativas:

• na questão 8, deve-se notar que a afirmação de José Dias não caracteriza Capitu como cigana, como faz aalternativa C, mas refere-se especificamente aos olhos dela,

• na questão 10, o título do poema de Drummond é “Morte do Leiteiro”, sem o artigo inicial incluído na re-dação do enunciado.

Mantendo a tradição, a banca examinadora da Puc-SP apresentou cinco questões interessantes, em que,de modo inteligente, testou-se a capacidade do candidato de interpretar um texto e usar conhecimentos bási-cos de Matemática para chegar a conclusões. Exigindo qualidades como iniciativa e criatividade, a prova me-rece parabéns.

Com apenas cinco testes, a prova perdeu em abrangência, entretanto eles trataram de assuntos importan-tes da matéria. A contextualização, em particular nos testes 16, 17 e 20, foi muito interessante.

Quanto à questão discursiva, o longo enunciado trouxe informações gerais interessantes para o candida-to, porém tomou um tempo que pode ter feito falta na resolução das questões.

Os testes, embora pouco numerosos (5), foram bem construídos e razoavelmente distribuídos pela pro-gramação.

A questão interdisciplinar, que fazia uma ponte entre a Biologia e a Química, tinha como tema os estudosanatômicos de Leonardo da Vinci — mais especificamente o conhecimento dos vasos sangüíneos, projetadopara os dias de hoje. No caso da Biologia, foram cobrados conhecimentos sobre a formação dos coágulos e opercurso e a absorção do colesterol no corpo humano.

Biologia

Física

Matemática

Literatura

Português

TTTNNNEEEMMM ÁÁÁ OOOSSSOOOCCC IIIRRR

Page 48: o anglo resolve a prova PUC-SP, Faculdade de Medicina do ...angloresolve.cursoanglo.com.br/inc/Download.asp?NomeArq=Prova_664... · Reforma Protestante, com a crítica veemente de

49PUC/2008 ANGLO VESTIBULARES

Até o vestibular de 2007, a prova da PUC exigia, em sua primeira etapa, mais conhecimentos de Históriado candidato. Na segunda etapa, costumava propor questões interdisciplinares muito bem feitas, mas demasia-do trabalhosas e passíveis de avaliação subjetiva. Neste ano, as características desta última permaneceram, en-quanto os testes de História são, a nosso ver, insuficientes para selecionar os candidatos mais bem preparados.

Destacamos, no entanto, a relevância do questionamento sobre os indígenas da América e sua ligação coma atualidade.

Mesmo considerando o pequeno número de questões, a prova deve ter atingido o objetivo de discriminaros melhores candidatos. Apresentou temas atuais, redigidos de forma clara, e bem ilustrados por mapas, quecontribuíram para avaliar o conhecimento não apenas da Geografia, mas também de sua aplicação como fer-ramenta de entendimento do mundo atual. A questão interdisciplinar com História foi bem elaborada, permi-tindo a aferição do conhecimento de conceitos fundamentais da Geografia Urbana e da capacidade de articu-lá-los com suas bases históricas.

As cinco questões da prova basearam-se em um texto extraído da Internet sobre a obra Mona Lisa, de Leo-nardo da Vinci. As questões, todas em português, buscaram verificar um conhecimento médio de leitura: trêsde compreensão de texto, uma de referencial e uma de vocabulário. Foi uma prova acessível, que não deveter criado dificuldades ao candidato acostumado a ler textos em Inglês.

Inglês

Geografia

História