O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme...

4
OUTUBRO E NOVEMBRO: O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA CONSCIÊNCIA NEGRA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER CÂNCER DE PRÓSTATA É o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras Quando detectado no começa as chances de cura chegam a 95% Ter um estilo de vida mais saudável pode reduzir em até 28% os riscos de a mulher desenvolver o câncer de mama Mulheres entre 50 e 69 anos de- vem fazer a mamografia a cada dois anos Doenças como diabetes, hipertensão, anemia falci- forme e câncer de próstata são mais frequentes na população negra. Com crise, aumenta taxa de desemprego entre os negros Mulher negra tem os menores rendimentos A cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negros, segundo dados do Atlas da Violência de 2017 Por hora, mais de 500 mulheres sofreram algum tipo de agressão física em 2016 A maioria delas dentro de casa ( 43%) Em 61 % dos casos o agres- sor é conhecido da vítima O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo É o segundo mais comum entre os homens brasileiros É considerado um câncer da terceira idade, pois é mais comum em homens acima dos 50 anos Na sua fase inicial não apresenta sintomas e na fase avançada pode se espalhar para outros órgãos Quando mais cedo for descoberto, maior as chances de cura CÂNCER DE MAMA MATA! PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO! PREVENÇÃO SALVA! LIGUE 180 NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR CHEGA DE IMPUNIDADE DENUNCIE! RACISMO, TOLERÂNCIA ZERO!

Transcript of O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme...

Page 1: O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata, segundo Ministério do Trabalho. DESEMPREGO E RENDA Dados

OUTUBRO E NOVEMBRO:O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA

CONSCIÊNCIA NEGRA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA

CONTRA MULHER

CÂNCER DE PRÓSTATAÉ o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras

Quando detectado no começa as chances de cura chegam a 95%

Ter um estilo de vida mais saudável pode reduzir em até 28% os riscos de a mulher desenvolver o câncer de mama

Mulheres entre 50 e 69 anos de-vem fazer a mamografia a cada dois anos

Doenças como diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata são mais frequentes na população negra.

Com crise, aumenta taxa de desemprego entre os negros

Mulher negra tem os menores rendimentos

A cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negros, segundo dados do Atlas da Violência de 2017

Por hora, mais de 500 mulheres sofreram algum tipo de agressão física em 2016

A maioria delas dentro de casa ( 43%)

Em 61 % dos casos o agres-sor é conhecido da vítima

O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo

É o segundo mais comum entre os homens brasileiros

É considerado um câncer da terceira idade, pois é mais comum em homens acima dos 50 anos

Na sua fase inicial não apresenta sintomas e na fase avançada pode se espalhar para outros órgãos

Quando mais cedo for descoberto, maior as chances de cura

CÂNCER DE MAMA MATA!

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!PREVENÇÃO SALVA!

LIGUE 180 NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR

CHEGA DE IMPUNIDADE DENUNCIE!RACISMO, TOLERÂNCIA ZERO!

Page 2: O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata, segundo Ministério do Trabalho. DESEMPREGO E RENDA Dados

É a doença que mais mata mulheres no mundo e o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre as bra-sileiras, apesar de suas chances de cura chegar a 95% quando detectada no início.

PREVENÇÃOUma alimentação saudavel aliada a atividade física pode reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, segundo Instituto Nacional do Câncer.

DETECÇÃO PRECOCEFaça o autoexame das mamas na se-mana seguinte ao término da menstru-ação.Quem não menstrua deve escolher um dia para fazer o autoexame todo mês. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos.

FIQUE ATENTO! SE PERCEBER:

• Caroço fixo e geralmente indolor: • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.• Alterações no bico do peito (mamilo).• Pequenos caroço nas axilas ou no pescoço.• Saída de líquido anormal das mamas.

Procure um médico!

SOBRE O CÂNCERDE MAMA

SOBRE O CÂNCERDE PRÓSTATA

Por ser mais comum em homens acima de 50 anos, o câncer de próstata é con-siderado doença da terceira idade.No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Só no ano passado foram mais de 61 mil no-vos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Se detectado no início as chances de cura chegam a 95%

PREVENÇÃONão fumar, ter uma alimentação saudável, praticar esportes, manter o peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a diminuir o risco de câncer.

SINTOMASNa sua fase inicial não apresenta sintomas e na fase avançada pode se espalhar para outros órgãos causando a morte. Por isso, fi que atento se tiver:

• Dificuldade de urinar• Demora em começar e terminar a urinar • Sangue na urina• Diminuição do jato de urina• Necessidade de urinar mais durante o dia ou à noite

Na presença desses sintomas, procure o posto de saúde mais próximo.

Leia mais no nosso site: www.fsindicalsp.org.br

Page 3: O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata, segundo Ministério do Trabalho. DESEMPREGO E RENDA Dados

DIA DA CONSCIÊNCIANEGRA

A data tem o objetivo de discutir a situ-ação da população negra brasileira que ainda hoje sofre com o preconceito e desigualdades de oportunidades.E as desigualdades não acontecem apenas no ambiente de trabalho, mas também em outros áreas:

FALTA DE QUALIDADE DE VIDAPor ter menor escolaridade, renda e condições de vida, a população negra está mais vulnerável a doenças como diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata, segundo Ministério do Trabalho.

DESEMPREGO E RENDADados do IBGE mostram que no quarto trimestre de 2016, a taxa de desemprego das pessoas negras era de 14,4%, das pardas 14, 1% e das bran-cas 9,5%.Em 2015, na média, um homem bran-co ganhava R$ 2.509,70, mais que o dobro do rendimento médio de uma mulher negra, de R$ 1.027,50, segun-do dados do IPEA.

• VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NEGROS Entre 2005 e 2015, o Brasil teve 318 mil jovens assassinados e em cada 100, 71 são negros, segundo dados do Atlas da Violência de 2017.Os jovens com idade entre 15 e 29 anos estão no topo da pirâmide das mortes causadas por homicídio no país.

É uma mobilização anual, iniciada em 20 de novembro até 10 de dezembro praticada simultaneamente por diversos setores da sociedade.

LEI MARIA DA PENHA Com a lei a taxa de homicídios contra mulheres diminuiu 10% , segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Mas o problema ainda não acabou.

DADOS ASSUSTADORESDe acordo com a pesquisa do Datafol-ha encomenda pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por hora, mais de 500 mulheres sofreram algum tipo de agressão física em 2016 e a maioria delas(43%) foi dentro de casa.

MAIS: o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo, segundo Or-ganização Mundial da Saúde.No primeiro semestre de 2017, São Paulo registrou 1 feminicídio a cada 4 dias, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública.

TIPOS DE VIOLÊNCIA Além da violência física, existem outros tipos de violência que a Lei Maria da Penha pune:• Violência psicologica:Humilhar, xingar e diminuir a autoestima• Violência patrimonial: quebrar objetos, controlar o dinheiro ou reter documentos

16 DIAS DE ATIVISMOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA

AS MULHERES

20 DE NOVEMBRO:

Leia mais no nosso site: www.fsindicalsp.org.br

Page 4: O BIMESTRE DA SAÚDE E DA CONSCIÊNCIA · 2017-10-18 · diabetes, hipertensão, anemia falci-forme e câncer de próstata, segundo Ministério do Trabalho. DESEMPREGO E RENDA Dados

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Presidente da Força Sindical São PauloDanilo Pareira da Silva

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída em 10 de Dezem-bro de 1948 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Sendo comemorado nessa data o dia internacional dos Direitos Humanos. A criação da declaração se baseou nos três princípios que nortearam a revolução francesa, são eles: a liberdade, que é a característica de ser livre, que todos os homens devem usu-fruir; a igualdade, onde todos devem ser tratados de forma igual, não podendo sofrer qualquer tipo de discriminação; e a fraternidade, que é a qualidade de olhar pelos mais pobres e mais fracos que necessitem de ajuda. Nesta mesma declaração, consta a preservação de direitos básicos como o acesso a educação, moradia, saúde e segurança, assim como, o acesso ao mercado de trabalho em atividade que garanta a integridade da pessoa humana, não podendo ser submetida a condições análoga a escravidão.

“O movimento sindical tem como missão lutar pelos direitos dos trabalhadores em campanhas salariais, mas aqui vamos muito além. Aqui falamos para as trabalhadoras e os trabalhadores além do chão de fábrica, falamos com ambos na condição de cidadão e cidadã. O direito ao acesso a saúde e seus mecanismos de pre-venção é também um direito universal humano, que lutamos para garantir a partir desta campanha.”

Apoio

ATENÇÃOA prevenção do Câncer de mama e de Próstata depende de políticas públicas efetivas no âmbito municipal, estadual e federal . Portanto, torna-se fundamental uma força tarefa entre os três poderes para que quando o cidadão ou a cidadã apresentarem sintomas de âmbas as doenças, eles sejam atendidos o mais breve possível. O tempo pode ser o divisor de águas entre previnir e adoecer!