O Brasil se informa na Globocomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip528.pdf · 2011-02-14 ·...

20
Audiência qualificada e de alto poder de consumo BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS Junho de 2006 n. 528 Mais de cinco horas diárias de jornalismo nas 121 emissoras Confira todos os programas jornalísticos locais O Brasil se informa na Globo O Brasil se informa na Globo Telejornais locais e nacionais cultivam uma relação de confiança com o público de todo o país Telejornais locais e nacionais cultivam uma relação de confiança com o público de todo o país

Transcript of O Brasil se informa na Globocomercial2.redeglobo.com.br/biponline/BIP/bip528.pdf · 2011-02-14 ·...

Audiênciaqualificada ede alto poderde consumo

BOLETIM DE INFORMAÇÃOPARA PUBLICITÁRIOSJunho de 2006n. 528

Mais de cincohoras diárias dejornalismo nas121 emissoras

Confira todosos programasjornalísticoslocais

O Brasil se informana Globo

O Brasil se informana Globo Telejornais locais

e nacionaiscultivam umarelação deconfiança como público detodo o país

Telejornais locaise nacionaiscultivam umarelação deconfiança como público detodo o país

2nº 528 • junho 2006

cobrem todas as notícias, caso do JornalNacional, por exemplo; outros, como o GloboRural, são dedicados a temas específicos,cobertos em profundidade. São seiscentasequipes de reportagem, num total de 4.650profissionais espalhados pelo Brasil e pelomundo – a Globo tem sucursais nos EstadosUnidos, Argentina, Reino Unido, França, Itá-lia, Israel, China e Alemanha. Não é demaisdizer que tudo o que acontece merece espa-ço nos telejornais da Globo.

CREDIBILIDADE E PRÊMIOSO desafio permanente é trazer ao público

brasileiro, dia após dia, todas as informa-ções, não importa onde ocorram, da maneiramais rápida e precisa, com qualidade de ima-gem, relatando, investigando e analisandoos fatos e tendo como compromissos a liber-dade de informação e a preservação da cre-dibilidade conquistada ao longo de quarentaanos.

A qualidade do jornalismo da Rede Globoé amplamente reconhecida no Brasil e noexterior por numerosos prêmios, como Esso,Vladimir Herzog, Líbero Badaró, AyrtonSenna, Unesco e Alexandre Adler, entre ou-tros.

H á mais de quarenta anos, o jornalismoda Globo cultiva uma relação de con-

fiança com o público de todo o país.Na política e na economia, na cultura e no

esporte, os brasileiros tomam contato comas notícias do bairro, da cidade, do estado,de Brasília ou de qualquer lugar do mundo,por meio da Globo.

São mais de cinco horas diárias de telejor-nalismo em todas as 121 emissoras da rede,em nove telejornais em todas as faixas horá-rias, dois boletins de notícias no meio datarde, cinco programas semanais e mais deuma centena de programas locais. Alguns

Notícia é o quesai nos telejornaisda Globo.

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DOS TELEJORNAIS

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

55

4

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).GRUR

64

8

BPRA

9

54

NBRA

42

17

PTV1

46

19

GESP

47

19

JHOJ

O BRASIL SE INFORMA NA GLOBO

JORNALISMO

3nº 528 • junho 2006

Espetacular e Fantástico. Todas as emissorasda Rede Globo têm, ainda, programas pró-prios, muitos deles dedicados a temas espe-cíficos, como o agronegócio ou esportes.

Em comum, todos estes telejornais têm acredibilidade, a clareza, a qualidade, a iden-tidade total com o público, altas audiênciase elevada eficiência para a comunicação pu-blicitária de anunciantes de todos os setoresde atividade, com qualquer tamanho de verba.Nas páginas seguintes desta ediçãoespecial do BIP, você conhece maisinformações sobre cada um dostelejornais da Rede Globo.

NOTÍCIAS O DIA TODOA programação jornalística começa às 6h15

com o Globo Rural Diário, seguido pelas edi-ções locais do Bom Dia Praça (Bom Dia SãoPaulo, Bom Dia Rio etc.) e pelo Bom DiaBrasil.

Ao meio-dia vêm os telejornais locais(SPTV, RJTV etc.), seguidos pelo Globo Espor-te e o Jornal Hoje. À noite há a segundaedição dos telejornais locais, o Jornal Nacio-nal e, mais tarde, o Jornal da Globo.

A programação jornalística inclui ainda ossemanais, como Globo Comunidade, GloboRepórter, Globo Rural, Autoesporte, Esporte

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DOS TELEJORNAIS

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

60

36

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).PTV2

60

38

JNAC

14

41

JGLO

53

32

REPO

12

GRUD

50

ALTO

44

13

ESPO

51

FANT

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo parasaber mais sobreas oportunidadesdos telejornais.

58

13

33

AUDIÊNCIA QUALIFICADA,ALTO PODER DE CONSUMO

4nº 528 • junho 2006

Anunciar nostelejornais da Globoé falar direto com osconsumidores de altopoder aquisitivo.

JORNALISMO

ÍNDICE DE AFINIDADE

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

122

JORNAL HOJE

HHABC35+

128

MMABC25+

131

ASAB35+

138

DCABC15+

143

MMABC35+

172

ASABCDE50+

ÍNDICE DE FIDELIDADE

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

66%

JORNAL NACIONAL

UniversoPNT

67%

HHAB18+

68%

ASABC18+

68%

ASAB25+

69%

MMABC25+

70%

DCABC25+

71%

ASABC35+

75%

ASABCDE50+

A audiência dos telejornais da Rede Glo-bo concentra consumidores de alto po-

der aquisitivo, que valorizam as mensagenspublicitárias nas suas tomadas de decisão.Além disso, os telejornais oferecem índicesde afinidade e fidelidade especialmente altos.Confira nos gráficos destas páginas.

O QUE É AFINIDADE? – O índice de afinidademostra o quanto um programa é eficiente paradeterminado público. Este número é obtido peladivisão da participação do target no total detelespectadores do programa pela participação dotarget no total da população. QUANTO MAIOR DE100 FOR O ÍNDICE, MAIOR SERÁ A AFINIDADE DOPROGRAMA PARA AQUELE PÚBLICO.

O QUE É FIDELIDADE? – O índice de fidelidademede a permanência média dos telespectadoresem determinado programa. Este número é obtidopela divisão da audiência pelo alcance. QUANTOMAIOR FOR O ÍNDICE DE FIDELIDADE DE UMPROGRAMA PARA DETERMINADO TARGET, MAIORESSERÃO AS POSSIBILIDADES DE A MENSAGEM DOCLIENTE SER PERCEBIDA.

5nº 528 • junho 2006

Confira algunsitens de posse,consumo de serviçose intenção de comprade brasileirosque pertencem àsclasses ABC eassistem aostelejornais da Globofreqüentemente,segundo dadosdo Ibope/TGI(fev. a jul. 2005).

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo parasaber mais sobreas oportunidadesdos telejornais.

POSSUEM CARTÃO DE CRÉDITO PRETENDEM TROCAR DEAUTOMÓVEL NOS PRÓXIMOS 12 MESES

ABASTECERAM SEUS VEÍCULOS COMGASOLINA, ÁLCOOL OU DIESEL NOS

ÚLTIMOS SETE DIAS

POSSUEM TELEFONESCELULARES PÓS-PAGOS

UTILIZAM SERVIÇOS BANCÁRIOS POSSUEM TELEFONESCELULARES PRÉ-PAGOS

97%estãoligados na Globo

97%estãoligados na Globo

97%estãoligados na Globo

98%estãoligados na Globo

98%estãoligados na Globo

97%estãoligados na Globo

6nº 528 • junho 2006

pessoas das classes ABC, com 18 anos oumais e donas-de-casa ABCDE com 18 anos oumais –, a diferença de alcance em favor daGlobo chega a 75%. Enquanto duas inser-ções no Jornal Nacional atingiram 91% douniverso PNT ou 151 milhões de pessoas, acampanha concorrente chega a apenas 53%do target.

No público de ambos os sexos, ABC, 18+anos, a campanha no Jornal Nacional chegoua mais de 80 milhões de telespectadores, 39milhões a mais que campanha similar na con-corrência. Já no target donas-de-casa, dasclasses ABCDE, com 18 anos ou mais, o al-cance na Globo foi de 47 milhões. Na concor-rência, apenas 26 milhões seriam atingidas.

Jornal Nacional tem a sua cota de patro-cínio comercializada até dezembro/06.

E m todo o Brasil, o nú-mero de telespectadores

do Jornal Nacional é quaseseis vezes superior ao doprincipal concorrente e quaseo dobro da soma das audiên-cias de todos os telejornaisnoturnos das redes concor-rentes.

Em mercados regionais, po-rém, estes números são aindamaiores. Em Brasília, porexemplo, o Jornal Nacional évisto diariamente por 452 mil pessoas eatinge 60% de participação, enquanto trêstelejornais noturnos de outras redes,somados, são vistos por 196 mil pessoas,segundo números do Ibope de março/06.

De acordo com o Ibope Planview, uma cam-panha no Jornal Nacional entre dezembro efevereiro últimos, com duas inserções porexibição, garantiu níveis de alcance bemsuperiores aos atingidos pela principal redeconcorrente no mesmo gênero. Considerandoo universo PNT e dois targets distintos –

JORNAL NACIONAL

Referência emtelejornalismo, oJornal Nacional é oponto de encontro dafamília diante da TV.

JORNALISMO

• No ar desde 1969• 2ª a sábado, 20h15

Patrocínio:1 cota mercado nacional• Sigla no SISCOM: JNAC

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DO JORNAL NACIONAL

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

60

38

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – 11 MERCADOS (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).PNT

55

36

SP FOR

56

34

REC BH

58

CUR POA RJ

57

38 41

DF

43

SAL

42

78

FLO

47

32

55

3540

65 666463

7nº 528 • junho 2006

O Jornal Hoje atinge, em média, 12milhões de telespectadores em to-

do o país, segundo dados do Ibope, alcan-çando 20 pontos de audiência e 47% departicipação em mercado nacional emmarço/06. Estes números crescem de for-ma expressiva em vários mercados. NoRio, por exemplo, o Jornal Hoje atingiu 24pontos de audiência e 55% de participa-ção em março, enquanto em Brasília estesnúmeros chegaram a 27 pontos e 60%.

Na pauta do Jornal Hoje, política, eco-nomia e grande espaço para a cultura, aprestação de serviços, o cotidiano das ci-dades e as opções de lazer.

E sporte Espetacularnão é apenas uma

referência em esportesde todos os tipos; é tam-bém um dos programasmais inovadores em formatos comer-ciais da TV brasileira, oferecendo aosanunciantes amplas possibilidades dealavancar ações de patrocínios a atle-tas, equipes e eventos esportivos.

Durante o mês de março/06, segundodados do Ibope, as edições do EsporteEspetacular atraíram, em média, 7,8milhões de pessoas de todo o Brasil,quase o dobro do público somado deprogramas esportivos noturnos de trêsredes concorrentes. Índices de afinida-des altos são observados em numerosostargets masculinos, como, por exemplo,entre homens das classes AB entre 35 e49 anos, que alcançou 159.

JORNAL HOJE ESPORTEESPETACULAR

• No ar desde 1971• 2ª a sábado, 13h15

Patrocínio:1 cota local• Sigla no SISCOM: JHOJ

• No ar desde 1973• Domingos, 9h30

Não há cota de patrocínio

• Sigla no SISCOM: ESPO

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo desua cidade sobrea disponibilidadeda cota localde patrocínio doJornal Hoje. JORNAL HOJE – SEXO

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

45%Homens55%

Mulheres

8nº 528 • junho 2006

A lém de política e economia, há muitoespaço para os problemas locais, as

manifestações da cultura e serviço aotelespectador.

Bom Dia Praça em todo o país tem audiên-cias bastante elevadas para a faixa horária,com destaque para praças como Porto Alegree Salvador, por exemplo. Operfil dos telespectadores ébastante qualificado: 70%pertencem às classes ABC e52% têm entre 25 e 49 anosde idade. Índices de afinida-de especialmente altos sãoobservados em targets como donas-de-casadas classes AB com 15 anos ou mais de idade(149), donas-de-casa das classes ABC comfilhos entre 2 e 14 anos (156) e homens dasclasses ABC com 35 anos e mais (157). Nomercado de Brasília, a afinidade com otarget masculino das classes ABC chega a253 na faixa etária entre 35 e 49 anos e a273 na faixa com 50 anos e mais idade.

As notícias locaissempre mereceramespaço privilegiadona programação daGlobo e já nasprimeiras horasdo dia elas estão noar no Bom Dia Praça.

JORNALISMO

Consulte o Atendimento Comercial da Rede Globode sua cidade sobre a disponibilidade da cota localde patrocínio do Bom Dia Praça.

BOM DIA PRAÇA

• No ar desde 1977 (SP)• 2ª a sábado, 6h30

Patrocínio:1 cota local• Sigla no SISCOM: BPRA

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DO BOM DIA PRAÇA

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – 11 MERCADOS (PERÍODO: 11/05).

65

9

SPFOR

59

8

REC BH

71

CUR POARJ

66

68

DF

9

SAL

13

67

FLO

97

38

7 10

657670 74

9nº 528 • junho 2006

C onsagrado como o programa esportivode maior audiência da TV brasileira, o

Globo Esporte é a garantia de ótimos resul-tados de mídia para o anunciante.

O programa alcança audiências de 19 pon-tos, com 46% de participação em mercadonacional, segundo dados de março/06 doIbope. O programa segundo colocado no gê-

nero não passou de 2 pontos de au-diência no mesmo período.

Em mercados como o carioca e obrasiliense, a audiência do GloboEsporte é ainda maior, chegando a23 e 29 pontos, respectivamente.

Em cada um dos 121 mercadosda Rede Globo, os anunciantes

têm, além dos intervalos comerciais, a opçãode patrocinar o Globo Esporte. Em São Paulo,por exemplo, patrocinar o Globo Esporte portrês meses possibilita alcançar 70% dos ho-mens paulistas acima de 18 anos, das classesABC, ou quase 3,2 milhões de pessoas. Notarget mulheres, ABCDE, 50+, o alcance é de1,3 milhão de telespectadores (71%), e notarget ambos os sexos, AB, 18-49 (65%) 4,8milhões.

GLOBO ESPORTE GLOBOREPÓRTER

• No ar desde 1978• 2ª a sábado, 12h45

Patrocínio:1 cota local• Sigla no SISCOM: GESP

A o longo dos seusmais de trinta anos,

o Globo Repórter fixou-secomo referência em jor-nalismo investigativo e deprofundidade.

Pautando reportagens "quentes", co-mo a violência em São Paulo, oumatérias de caráter investigativo oucientífico, o Globo Repórter deu con-tribuição decisiva para a difusão emtodo o país de temas relevantes e dife-renciados, sempre em sintonia com ogrande público. Por isso, cada edição doGlobo Repórter atrai, em média, 22 mi-lhões de telespectadores em todo oBrasil, segundo dados do Ibope.

Globo Repórter tem a sua cota depatrocínio comercializada até dezem-bro/06.

• No ar desde 1973• 6as-feiras, 22h05

Patrocínio:1 cota mercado nacional• Sigla no SISCOM: REPO

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DO GLOBO ESPORTE

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

46

19

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – 11 MERCADOS (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).PNT

38

14

SPFOR

32

14

REC BH CUR POA RJ

37

2025

DF

28

SAL

21

64

FLO

27

16

33

13

23

61

5258

5453

10nº 528 • junho 2006

cada edição do Fantás-tico atraiu, em média,23 milhões de pessoas.O programa registrou50% de participação emmercado nacional no

mesmo período, tendo uma audiência con-centrada nas classes ABC (33% e 41%,respectivamente).

Fantástico tem a sua cota de patrocíniocomercializada até dezembro/06.

P or isso o Fantástico éhabitualmente elegido

por anunciantes e agênciascomo o ponto de partida dascampanhas publicitárias.

Em permanente reinven-ção, o programa está na van-guarda da TV, lançando eatraindo talentos, modas eousadias, como, por exemplo,contar um pouco da históriada filosofia e como ela in-fluencia a vida cotidiana.

Foi o Fantástico o primeiroprograma da TV brasileira anoticiar a eclosão da epide-mia da Aids no mundo e tam-bém a ter endereço de e-maildivulgado. Foi ele quem abriuespaço para o médico Dráuzio Varella, paraas reportagens espertas de Regina Casé e atépara a primeira apresentadora virtual da TVbrasileira, Eva Byte.

Em março/06, segundo dados do Ibope,

FANTÁSTICO

A semana começacom o Fantástico.Suas reportagens eatrações, não raro,ditam o ritmo dasemana, atraindoatenções e formandoopiniões.

JORNALISMO

• No ar desde 1973• Domingos, 20h30

Patrocínio:1 cota mercado nacional• Sigla no SISCOM: FANT

FANTÁSTICO – SEXO

59%41%

HomensMulheres

FAIXA ETÁRIA

FONTE: IBOPE/TELEREPORT/PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

CLASSE SOCIAL

33%AB

38%C

29%DE

9%4-11anos

8%12-17anos

12%18-24 anos

43%25-49 anos

28%50+ anos

11nº 528 • junho 2006

Consulte oAtendimentoComercial da RedeGlobo de sua cidadesobre adisponibilidade dacota local depatrocínio do Jornalda Globo.

O dia termina com as notícias em pro-fundidade do Jornal da Globo, com

grandes reportagens e séries, a presença decomentaristas de renome e a participação decorrespondentes em várias partes do mundo.

Uma comparação entre uma campanhaveiculada no Jornal da Globo e em três tele-

jornais noturnos de outras redes,mesmo sendo apresentados maiscedo, mostra ampla vantagem parao Jornal da Globo.

No mercado SP1, por exemplo,uma campanha com 40 inserçõesao longo de quatro semanas no Jor-nal da Globo atingiria 70% do

target ambos os sexos das classes AB com 50anos e mais. No programa mais bem ran-queado da concorrência, o alcance seria deapenas 27%.

O Jornal da Globo tem índices de afini-dade especialmente altos junto a pessoas deambos os sexos das classes AB com 35 anosde idade ou mais e donas-de-casa dasclasses AB com 15 anos ou mais. Do público,44% tem entre 25 e 49 anos.

JORNAL DA GLOBO GLOBO RURALDIÁRIO

• No ar desde 1979• 2ª a 6ª, 23h35

Patrocínio:1 cota local• Sigla no SISCOM: JGLO

O agronegócio no Brasil empregamais de 30 milhões de pessoas,

representa cerca de 30% do PIB e 44%das exportações bra-sileiras.

Números tão im-pressionantes jus-tificam de sobra umtelejornal diário sópara eles. É por issoque o Globo Ruralganhou em 2000 asua edição diária.

Dos telespecta-dores do Globo Ru-ral diário, 67% per-tencem às classesABC e 53% têm entre 25 e 49 anos,segundo dados do Ibope relativos a2005. Comparado ao principal con-corrente na faixa horária, o Globo RuralDiário tem o dobro de audiência e totalde telespectadores e quase a metade docusto por mil em mercado nacional.

• No ar desde 2000• 2ª a 6ª, 6h15

Patrocínio:2 cotas mercado nacional• Sigla no SISCOM: GRUR

AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DO GLOBO RURAL

AUDIÊNCIA

PARTICIPAÇÃO %

55

4

FONTE: IBOPE/TELEREPORT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).PNT SAL RJ POA

5 6

REC

4

DF

4

72

FLO

54

67

53635958

P arte importante desta re-lação é a presença em to-

das elas de equipes próprias dejornalismo, com a mesma credi-bilidade e qualidade alcançadaspelos telejornais da rede. Sãomais de cem programas locaisproduzidos pelas afiliadas, sendo três telejor-nais diários só para as informações locais:além do Bom Dia Praça, o Praça TV 1ª e 2ªEdição.

A identificação do público com estes tele-jornais pode ser medida pelo índice de fide-lidade de cada um deles, que mede a perma-nência média dos telespectadores em umprograma. Confira nos gráficos desta página.

As audiências dos telejornais são bastantealtas. Em mercado nacional, segundo dadosdo Ibope PNT, Praça TV 1ª Edição atingiu 16pontos de audiência e 44% de participaçãoem março, enquanto o Praça TV 2ª Ediçãochegou a 35 pontos e 56% de participação.Em Florianópolis e Salvador, a participaçãodo Praça TV 2ª Edição foi de 76% ao longode 2005.

12nº 528 • junho 2006

PRAÇA TV

As 121 emissoras quecompõem a RedeGlobo cultivam umarelação de confiançacom as suas regiõesde origem.

JORNALISMO

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo de suacidade sobre adisponibilidadede cotas locaisde patrocíniopara o PraçaTV 1ª e 2ª Edição.

54%

UniversoPNT

HHABC25+

MMABC

18-49

ASAB25+

DCABC

cc 2-9

DCAB15+

55% 56% 57% 58% 60% 60%

MMABC35+

59%

ASABC35+

57%

DCABC

cc 2-14

PRAÇA TV 1ª EDIÇÃO

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

74%

UniversoPNT

HHABC35+

ASAB25+

MMABCDE

4+

ASABC25+

MMABC25+

75% 75% 75% 76% 78% 79%

MMABC35+

77%

DCABC15+

76%

DCABC

cc 2-9

PRAÇA TV 2ª EDIÇÃO

ÍNDICE DE FIDELIDADEÍNDICE DE FIDELIDADE

Praça TV 2ª Edição• No ar desde 1983• 2ª a sábado, 18h55

Patrocínio: 1 cota local• Sigla no SISCOM: PTV2

Praça TV 1ª Edição• No ar desde 1990 (SP JÁ)• 2ª a sábado, 12h15

Patrocínio: 1 cota local• Sigla no SISCOM: PTV1

13nº 528 • junho 2006

D escontraído, dinâmico e atraente.Assim é o Bom Dia Brasil, um jornal

que se apresenta como uma telerrevistacompleta, cuja proposta é analisar asnotícias com comentários sobre política,economia, esportes e gastronomia.

Bom Dia Brasil tem 9 pontosde audiência em mercado nacio-nal, chegando a 12 em Brasília,segundo dados de março doIbope. Índices de afinidade es-pecialmente altos são observa-dos junto ao público masculino

das classes ABC com 35 anos e mais deidade e donas-de-casa das classes AB com15 anos e mais.

No mercado SP1, Bom Dia Brasil apre-senta um CPM 82% menor que o do prin-cipal concorrente no target ambos ossexos, ABC, 18 anos ou mais.

Bom Dia Brasil tem a sua cota de patro-cínio comercializada até dezembro/06.

O Globo Comunidadeé uma síntese do

jornalismo comunitário.Seu objetivo, além de in-formar, é buscar possíveissoluções para os problemas vividos pelacomunidade e, assim, melhorar o coti-diano da população.

Produzido em vários mercados cober-tos pela Rede Globo, Globo Comunidadealcança índices de afinidade bastanteelevados junto a vários targets. Em Bra-sília, por exemplo, segundo dados denovembro do Ibope, o telejornal atin-giu 250 em índice de afinidade juntoao target homens, de todas as classessociais entre 35 e 49 anos.

Consulte o Atendimento Comercial daRede Globo de sua cidade sobre a dis-ponibilidade de cotas locais de patro-cínio para o Globo Comunidade.

BOM DIA BRASIL GLOBOCOMUNIDADE

• No ar desde 1983• 2ª a 6ª, 7h15

Patrocínio:1 cota mercado nacional• Sigla no SISCOM: NBRA

• No ar desde 1991• Domingos, 7h

Patrocínio:1 cota local*• Sigla no SISCOM: GLCO

* Consulte oAtendimentoComercial da Globopara conhecer osmercados onde oGlobo Comunidadeestá disponível.

Consulte oAtendimentoComercial da TV Globo de suacidade sobre adisponibilidadeda cota local depatrocínio doBom Dia Brasil.

BOM DIA BRASIL – CLASSE SOCIAL

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

33%AB

40%C

27%DE

14nº 528 • junho 2006

JORNALISMO

P or meio de suas matérias, o Globo Ruralvem documentando a atividade agrope-

cuária, o agricultor, sua cultura, suas tradi-ções, as paisagens do campo, os pratos típi-cos, o efeito da agricultura na economia e asalternativas para lidar com os animais e aslavouras.

Ao longo dos anos, o programa também sedestaca pela qualidade da informação, atin-gindo padrões de excelência na TV brasileirae internacional.

Líder em seu segmento, o Globo Rural co-lhe bons resultados para os anunciantes, comretorno rápido, seguro e eficiente. São maisde 8 milhões de telespectadores em mercadonacional a cada edição do Globo Rural.

I novador em conteúdoe formatos publicitá-

rios, Autoesporte traz tu-do o que de importanteacontece no mundo dosautomóveis, motos, bar-cos, aviões, peças, acessórios, manuten-ção etc.

Em março de 2006, Autoesporte foivisto por uma média de 8,7 milhões detelespectadores. Desse público, 41% sãode homens com 18 anos ou mais de ida-de, 73% pertence às classes ABC e 67%são pessoas com idade acima de 25 anos.

Uma simulação com o softwarePlanview, do Ibope, para um projeto dequatro ações de merchandising em Au-toesporte em fevereiro de 2005 alcança15% do total de telespectadores – 23,4milhões de pessoas em todo o Brasil –e 17% – 5,1 milhões – de homens dasclasses ABC com 25 anos e mais deidade.

GLOBO RURAL AUTOESPORTE

• No ar desde 1980• Domingos, 8h

Patrocínio:1 cota local• Sigla no SISCOM: GRUD

• No ar desde 2002• Domingos, 9h

Não há cota de patrocínio

• Sigla no SISCOM: AUTO

Consulte oAtendimento Comercialda Globo e saiba maissobre as oportunidadesdiferenciadas deAutoesporte.

Consulte oAtendimentoComercial daRede Globo de suacidade sobre adisponibilidade decotas locais depatrocínio para asedições de domingodo Globo Rural.

GLOBO RURAL – FAIXA ETÁRIA

FONTE: IBOPE/TELEREPORT – PNT (PERÍODO: 1/1 A 31/12/05).

10%4-11anos

6%12-17anos

8%18-24anos

46%25-49 anos

30%50+ anos

15nº 528 • junho 2006

A lém do Bom Dia Praça e da 1ª e 2ªedições do Praça TV, uma grande

quantidade dos programas produzidos pelasemissoras afiliadas da Rede Globo são jor-nalísticos.

Alguns são dedicados a temas específicos,como, por exemplo, temas rurais ou esporti-vos; outros a reportagens gerais, abordandopolítica, economia e cultura da região.

Na sua quase totalidade, estes programassão líderes destacados de audiência em seusrespectivos mercados, gozando de forte iden-tidade e credibilidade pelo público da re-gião.

Confira a programação jornalística localdas emissoras da Rede Globo e consulte oAtendimento Comercial de sua cidade paramais informações.

PROGRAMAÇÃO LOCAL

FALANDO A LÍNGUA DE CADAREGIÃO DO BRASIL

REGIÃO SUDESTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA SP

1SJ

CTA

UBA

USJ

RSO

RITP CA

MRI

BSC

AMOC SA

NSÃ

O PAU

LO -

TV GL

OBO

S. J.

CAMPO

S - VA

NGUA

RDA

TAUB

ATÉ -

VANG

UARD

A

BAUR

U - TV

TEM

S. J.

RIO PR

ETO -

TV TEM

SORO

CABA

- TV

TEM

ITAPE

TINGA

- TV

TEM

CAMPIN

AS -

EPTV

RIB. P

RETO

- EP

TV

SÃO C

ARLO

S - EP

TV

MOGI D

AS CR

UZES

- TV D

IÁRIO

SANT

OS -

TV TR

IBUNA

PRP

PRES.

PRUD

ENTE

TV FRO

NTEIR

A

Dom 7:00 ANTE Antena Paulista • • • • • • • • •

Sáb 8:00 NOSS Nosso Campo(a) • • • • •

Sáb 8:50 TRGV Terra da Gente(b) • • • • •

Sáb 12:00 JCIN Jogo de Cintura • • • •

Sáb 13:45 RESA Revista de Sábado • • • •

Seg/Sex 6:30 BPLO Bom Dia Praça (Local) • • • • • •

Seg/Dom 3:00 TV3E Vanguarda TV 3ª Edição • •

Sáb 11:30 VMOT Vanguarda Motor • •

Sáb 11:50 VMIX Vanguarda Mix • •

Dom 23:40 PAPO Papo Vanguarda • •

Seg/Dom 3:15 RENO Resumo da Notícia •

(a) Em PRP o programa Caminhos da Roça-CARO é exibido às 8h00 e o Nosso Campo-NOSS é exibido às 12h00.(b) Em MOC o programa Terra da Gente-TRGV é exibido às 8h15.

16nº 528 • junho 2006

PROGRAMAÇÃO LOCAL

REGIÃO SUDESTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA SP

1SJ

CTA

UBA

USJ

RSO

RITP CA

MRI

BSC

AMOC SA

NSÃ

O PAU

LO -

TV GL

OBO

S. J.

CAMPO

S - VA

NGUA

RDA

TAUB

ATÉ -

VANG

UARD

A

BAUR

U - TV

TEM

S. J.

RIO PR

ETO -

TV TEM

SORO

CABA

- TV

TEM

ITAPE

TINGA

- TV

TEM

CAMPIN

AS -

EPTV

RIB. P

RETO

- EP

TV

SÃO C

ARLO

S - EP

TV

MOGI D

AS CR

UZES

- TV D

IÁRIO

SANT

OS -

TV TR

IBUNA

PRP

PRES.

PRUD

ENTE

TV FRO

NTEIR

A

Qua, Sex, Dom 4:30 MEMO Memória •

Sáb 8:00 EPCO EPTV Comunidade • • •

Sáb 8:45 CARO Caminhos da Roça(a) • • • •

Sáb 12:00 ESPR EPTV Esporte • • •

Sáb 13:45 TRGE Terra da Gente • • • •

Seg/Dom 3:30 FMAD Faixa da Madrugada •

Sáb 8:00 SPNO SP Notícias •

Sáb 8:55 DICA Diário do Campo •

Sáb 9:15 ECOD Diário Ecologia •

Sáb 12:00 ESPD Esporte D •

Sáb 13:45 MMIX Estação Mix •

Seg/Sex 12:00 TRES Tribuna Esporte •

Sáb 8:00 VBEM Viver Bem •

Sáb 8:30 CORP Corpo em Ação •

Sáb 11:30 ROTA Rota do Sol •

Sáb 8:50 FRON Fronteira do Brasil •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA RJ CA

BFR

IFL

URE

SES

EES

IVI

TES

2CO

LRIO

DE JA

NEIRO

- TV

GLOB

O

CABO

FRIO

- INT

ER TV

NOVA

FRIBU

RGO -

INTER

TV

CAMPO

S - IN

TER TV

RESEN

DE -

TV RIO

SUL

ES-EST

ADO

ES-INT

ERIOR

VITÓR

IA - T

V GAZ

ETA

LINHA

RES -

TV GA

ZETA

COLA

TINA -

TV GA

ZETA

CAC

CACH

OEIRO

- TV

GAZET

A

Seg/Sex 6:30 BPLO Bom Dia Praça (Local) • • •

Dom 7:00 IRUR Inter TV Rural • • •

Sáb 12:00 RIRE Rio Sul Revista •

Sáb 8:00 ECOM ES Comunidades • • • • • •

Sáb 8:30 ESTE Estação Esporte • • • • • •

Sáb 13:45 MOVI Em Movimento • • • • • •

Dom 7:00 JORN Jornal do Campo • • • • • •

Dom 23:40 CONE Conexão Geral • • • • • •

(a) Em PRP o programa Caminhos da Roça-CARO é exibido às 8h00 e o Nosso Campo-NOSS é exibido às 12h00.

17nº 528 • junho 2006

REGIÃO SUDESTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA BH JF VA

LMTC VA

RUB

EITU AX

ABE

LO HO

RIZON

TE - T

V GLO

BO

JUIZ

FORA

- TV

PANO

RAMA

GOV.

VALA

DARE

S - TV

LESTE

MONTES

CLAR

OS -

INTER

TV

VARG

INHA -

EPTV

UBER

LÂND

IA - R

EDE I

NTEG

RAÇÃ

O

ITUIU

TABA

- RE

DE IN

TEGRA

ÇÃO

ARAX

Á - RE

DE IN

TEGRA

ÇÃO

Sáb 12:00 TEMI Terra de Minas • • • • • • •

Dom 7:00 TEMD Terra de Minas •

Dom 7:00 GLHO Globo Horizonte • •

Dom 7:00 MGRU MG Rural • • • •

Sáb 12:00 PARE Panorama Revista •

Dom 23:40 ENTR Panorama Entrevista •

Dom 7:00 IRUR Inter TV Rural •

Sáb 8:00 EPCO EPTV Comunidade •

Sáb 8:45 CARO Caminhos da Roça •

Sáb 13:45 TRGE Terra da Gente •

REGIÃO SUL

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA RS

ERS

2RS

1CX

SSM

APE

LPF

OST

RST

CCA

LBA

GUR

URS

- EST

ADO

RS -

INTER

IOR

PORT

O ALEG

RE -

RBS T

V

CAXIA

S DO S

UL -

RBS T

V

SANT

A MAR

IA - R

BS TV

PELO

TAS -

RBS T

V

PASSO

FUND

O - RB

S TV

SANT

A ROS

A - RB

S TV

SANT

A CRU

Z - RB

S TV

CRUZ

ALTA

- RB

S TV

BAGE

- RB

S TV

URUG

UAIAN

A - RB

S TV

ERE

RGE

ERECH

IM -

RBS T

V

R.GRA

NDE

RBS T

V

Seg/Sáb 12:00 JOAL Jornal do Almoço • • • • • • • • • • • • • •

Sáb 8:00 VISA Vida e Saúde • • • • • • • • • • • • • •

Sáb 8:30 ANON Anonymus Gourmet • • • • • • • • • • • • • •

Sáb 12:20 CURT Especiais de Sábado • • • • • • • • • • • • • •

Sáb 13:45 PATR Patrola • • • • • • • • • • • • • •

Dom 5:55 LAVO Campo e Lavoura • • • • • • • • • • • • • •

Dom 6:30 GALP Galpão Crioulo • • • • • • • • • • • • • •

Dom 23:40 TDOM Tele Domingo • • • • • • • • • • • • • •

Dom 0:30 LANC Lance Final • • • • • • • • • • • • • •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA PR

EPR

ICU

RMAR LO

NFO

ZCA

VPR

3GA

VPG

RPR

- EST

ADO

PR -

INTER

IOR

CURIT

IBA -

TV PA

RANA

ENSE

MARING

Á - TV

CULTU

RA

LOND

RINA -

TV CO

ROAD

OS

FOZ D

O IGU

AÇU -

TV CA

TARA

TAS

CASCA

VEL -

TV OE

STE DO

PARA

PARA

NAVA

Í - TV

IMAG

EM

GUAR

APUA

VA -

TV GU

AIRAC

Á

PONT

A GRO

SSA -

TV ESP

LANA

DA

Sáb 8:00 RPCO RPC Comunidade • • • • • • • • • •

Sáb 12:00 MPAR Meu Paraná • • • • • • • • • •

Sáb 13:45 PLUG Plug RPC • • • • • • • • • •

Dom 7:00 CAMI Caminhos do Campo • • • • • • • • • •

Dom 23:40 CA12 Camisa 12 • • • • • • • • • •

18nº 528 • junho 2006

PROGRAMAÇÃO LOCAL

REGIÃO SUL

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA

REGIÃO CENTRO-OESTE

SCE

SC2

SC1

BLU

CHA

JOI

CRI

JOA

SC - E

STADO

SC - I

NTER

IOR

FLORIA

NÓPO

LIS -

RBS T

V

BLUM

ENAU

- RB

S TV

CHAP

ECÓ -

RBS T

V

JOINV

ILLE -

RBS T

V

CRICI

ÚMA -

RBS T

V

JOAÇ

ABA -

RBS T

V

Seg/Sáb 12:00 JOAL Jornal do Almoço • • • • • • •

Sáb 9:30 ESPR RBS Esporte • • • • • • • •

Sáb 13:45 PATR Patrola • • • • • • • •

Dom 6:00 CLAV Campo e Lavoura • • • • • • • •

Dom 6:30 GALP Galpão Crioulo • • • • • • • •

Dom 23:40 ESTU Estúdio Santa Catarina • • • • • • • •

REGIÃO NORDESTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA PE

EPE

IPE

1CR

RPE

TBA

EBA

ISA

LFE

IITA VD

CJU

APE

- EST

ADO

PE -

INTER

IOR

RECIF

E - TV

GLOB

O

CARU

ARU -

TV AS

A BRA

NCA

PETR

OLINA

- TV

GDE R

IO

BA -

ESTAD

O

BA -

INTER

IOR

SALVA

DOR -

TV BA

HIA

FEIRA

DE SA

NTAN

A - TV

SUBA

É

ITABU

NA -

TV SA

NTA C

RUZ

VITÓR

IA DA

CONQ

UISTA

-

TV SU

DOEST

E

JUAZ

EIRO -

TV SÃ

O FRA

NCISC

O

BAR

CEE

BARR

EIRAS

- TV

OESTE

CEARÁ

- TV

VERD

ES

MARES

Dom 23:40 LANF Lance Final • • • • •

Seg/Sáb 12:15 ABTV ABTV 1ª Edição •

Sáb 13:45 TRGE Terra da Gente • •

Seg/Sáb 12:15 GRTV Jornal Grande Rio •

Sáb 8:00 APRO Aprovado • • • • • • • •

Sáb 9:00 NACA Na Carona • • • • • • • •

Dom 7:00 RURA Programa Rural(a) • • • • • • • • •

Sáb 13:45 BAES Bahia Esporte • • • • • • • •

Dom 23:40 BREV Rede Bahia Revista • • • • • • • •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA MA1 IM

PAC

ABA

SST

ICD

OPB

EJP CP

GRN

ESÃ

O LUÍ

S

TV MIRA

NTE

IMPE

RATR

IZ

TV MIRA

NTE

AÇAIL

ÂNDIA

TV MIRA

NTE

BALSA

S - TV

BALSA

S

SANT

A INÊ

S

TV MIRA

NTE

CODÓ

- TV

MIRANT

E

PB -

ESTAD

O

JOÃO

PESSO

A

TV CA

BO BR

ANCO

CAMPO

GRAN

DE

TV PA

RAÍBA

RG NO

RTE

INTER

TV CA

BUGI

MAC PIE

TER

ALAG

OAS -

TV GA

ZETA

PI - E

STADO

TERESI

NA -

TV CLU

BE

FNO

FLORIA

NO

TV AL

VORA

DA DO

SUL

SER

SERGIP

E - TV

SERG

IPE

Sáb 13:45 REMI Rep. Mirante • • • • •

Sáb 12:00 ES10 Esporte 10 • • • • •

Dom 7:00 RURA Prog. Rural(a) • • • • • •

Sáb 13:45 TMAR Terra e Mar •

Sáb 13:45 VIES Viva Esporte •

Dom 7:00 AGRI Est. Agrícola •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA DF GO

EGO

IGO

1GO

2RV

DLZ

AIB

ICA

TPR

TDIS

T. FED

ERAL

- TV

GLOB

O

GO -

ESTAD

O

GO -

INTER

IOR

GOIÂN

IA - T

V ANH

ANGU

ERA

ANÁP

OLIS

- TV T

OCAN

TINS

RIO VE

RDE -

TV RI

VIERA

LUZIÂ

NIA -

TV RIO

VERM

ELHO

ITUMBIA

RA

TV RIO

PARA

NAÍBA

CATA

LÃO -

TV PI

RAPIT

INGA

PORA

NGAT

U

TV RIO

DO OU

RO

JAT

JATA

Í

TV RIO

CLAR

O

Sáb 12:00 TRIE Tribo do Esporte • • • • • • • • • •

Sáb 8:00 FRUT Frutos da Terra • • • • • • • • • •

Sáb 13:45 RADA Raddar • • • • • • • • • •

Dom 7:00 JOCA Jornal do Campo • • • • • • • • • •

(a) O nome do programa na Bahia é Bahia Rural e no Ceará é Nordeste Rural.

(a) O nome do programa no Maranhão é Mirante Rural e em Alagoas é Gazeta Rural.

19nº 528 • junho 2006

REGIÃO CENTRO-OESTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA MTS MSI MS1

*MS2

*PO

R*MTN MTI MT* RO

D*SN

O*MS -

ESTA

DO

MS - IN

TERIOR

CAMPO

GRAN

DE -

TV MOR

ENA

CORU

MBÁ -

TV MOR

ENA

PONT

A POR

à - TV

MOR

ENA

MT - ES

TADO

MT - IN

TERIOR

CUIAB

Á - TV

CENT

RO AM

ÉRICA

ROND

ONÓP

OLIS

TV CEN

TRO A

MÉRICA

SINOP

- TV

CENTR

O AMÉR

ICA

TGS*

TANG

ARÁ D

A SER

RA

TV CEN

TRO A

MÉRICA

Sáb 8:00 TRGV Terra da Gente • • • • • • • • • • •

Sáb 8:35 MRUR MS/MT Rural • • • • • • • • • • •

Sáb 13:45 ATUA Atualidades • • • • •

Sáb 13:45 TVCE TVCA Esporte • • • • • •

Dom 7:00 RURA Programa Rural(a) • • • • • • • • • • •

REGIÃO NORTE

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA PA

EPA

IBE

LTA

P*MAB ITT

*RD

CPA

MTU

CAL

TPA

- EST

ADO

PA -

INTER

IOR

BELÉM

- TV

LIBER

AL

SANT

ARÉM

- TV

TAPA

JÓS

MARAB

Á - TV

LIBE

RAL

ITAITU

BA -

TV LIB

ERAL

REDE

NÇÃO

- TV

LIBER

AL

PARA

GO-M

INAS -

TV LI

BERA

L

TUCU

RUI -

TV LI

BERA

L

ALTA

MIRA -

TV LIB

ERAL

PUP

CAS

PARA

UAPE

BAS -

TV LI

BERA

L

CASTA

NHAL

- TV

LIBER

AL

Sáb 12:00 PARA É do Pará • • • • • • • • •

Sáb 12:00 TRGS Terra da Gente •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA AM

IAM

EMAN

*ITC

*PI

N*RO

ERO

IRO

N*GU

A*JIP

*CO

A*AM

- INT

ERIOR

AM -

ESTAD

O

MANAU

S - TV

AMAZ

ONAS

ITACO

ATIAR

A - TV

ITAC

OATIA

RA

PARIN

TINS -

TV PA

RINTIN

S

RO -

ESTAD

O

RO -

INTER

IOR

PORT

O VELH

O - TV

ROND

ÔNIA

GUAJ

ARÁ M

IRIM

TV GU

AJAR

Á MIRI

M

JI-PA

RANÁ

- TV

JI-PA

RANÁ

CACO

AL -

TV CA

COAL

VLH*

ARI*

VILHE

NA -

TV VIL

HENA

ARIQU

EMES

- TV A

RIQUE

MES

Seg/Sáb 12:00 AMNT Amazônia em Notícias • • • • • • • • • • • • •

Sáb 8:00 VIAG Viagens pela Amazônia • • • • • • • • • • • • •

Sáb 8:30 REVS Amazônia em Revista • • • • • • • • • • • • •

Sáb 11:30 ZAPP Zappeando • • • • • • • • • • • • •

Dom 7:00 AMRU Amazônia Rural • • • • • • • • • • • • •

DIA HORÁRIO SIGLA PROGRAMADEBRASÍLIA TO

ETO

IPA

LGU

RIN

AAC

EAC

R**CZ

S**TO

- EST

ADO

TO -

INTER

IOR

PALM

AS -

TV AN

HANG

UERA

GURU

PI - T

V ANH

ANGU

ERA

ARAG

UAÍNA

TV AN

HANG

UERA

AC -

ESTAD

O

RIO BR

ANCO

- TV

ACRE

CRUZ

EIRO D

O SUL

TV CR

UZEIR

O DO S

UL

ROR*

AMP

RORA

IMA -

TV RO

RAIM

A

AMAP

Á - TV

AMAP

Á

Sáb 12:00 TRIE Tribo do Esporte • • • • •

Sáb 8:00 FRUT Frutos da Terra • • • • •

Sáb 13:45 RADA Raddar • • • • •

Dom 7:00 JOCA Jornal do Campo • • • • •

Seg/Sáb 12:00 AMNT Amazônia em Notícias • • • • •

Sáb 8:00 VIAG Viagens pela Amazônia • • • • •

Sáb 8:30 REVS Amazônia em Revista • • • • •

Sáb 11:30 ZAPP Zappeando • • • • •

Dom 7:00 AMRU Amazônia Rural • • • • •

* Exibidoras com fuso horário diferente do horário de Brasília: -1 hora** Exibidoras com fuso horário diferente do horário de Brasília: -2 horas

(a) O nome do programa em Mato Grosso é MT Rural e em Mato Grosso do Sul é MS Rural.

Região Norte

RegiãoCentro-Oeste

RegiãoNordeste

RegiãoSudeste

BOLETIM DEINFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

nº 528 • junho 2006

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra Editores Associados

Diretores Responsáveis Anco Marcio SaraivaRicardo Esturaro

Jornalista Responsável Mônica OliveiraProjeto Gráfico Sérgio BritoFotos CGCOMDesk-top Conexão Brasil

Para mais informações visite o site daDireção Geral de Comercialização.comercial.redeglobo.com.br

Assinaturas:[email protected]

121 EMISSORAS

Na Globo, ojornalismo local tema mesma qualidade ecredibilidade dostelejornais de rede.

O telejornalismo só é rele-vante se for capaz de tra-

zer as notícias nacionais, interna-cionais e também da região, da cidadee do bairro do telespectador.

Na Globo, todas as 121 emissoras darede oferecem programas jornalísticoslocais, sintonizados com a realidade e asaspirações da comunidade, produzidos com amesma qualidade técnica e a credibilidade dostelejornais de rede, ao mesmo tempoem que oferecem espaços comerciaiscapazes de encurtar a distância entreconsumidores e anunciantes da região.

PRESENÇA NO BRASIL INTEIRO

Região Sul