O Ceará tem disso sim: Antonio Bandeira · influenciado pelo Cubismo e ... 1954 | Antonio Bandeira...

22
O Ceará tem disso sim: Antonio Bandeira Profa. Ms. Eliene Silva Disponível em: http://www.mauc.ufc.br/expo/1967/index1.htm http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9205/antonio- bandeira

Transcript of O Ceará tem disso sim: Antonio Bandeira · influenciado pelo Cubismo e ... 1954 | Antonio Bandeira...

O Ceará tem disso sim: Antonio Bandeira

Profa. Ms. Eliene Silva

Disponível em: http://www.mauc.ufc.br/expo/1967/index1.htm

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9205/antonio-bandeira

Biografia

Nasceu em Fortaleza - Ceará - Brasil, em 1922.

Fundou com os pintores de Fortaleza o centro cultural cearense de Belas Artes, até hoje S.C.A.P. (Sociedade de Artes Plásticas), onde realizavam exposições permanentes e faziam um "Salão". Em 1945 vem para o Rio de Janeiro, sendo distinguido pelo adido cultural da França com uma bolsa de estudos em Paris aos auspícios do governo francês, depois de ter apresentado uma mostra individual no Instituto de Arquitetos do Brasil.

Ásperos caminhos No princípio Antônio Bandeira teve que

percorrer os ásperos caminhos do autodidatismo sob o azul de um céu escampo e a persistente claridade solar iluminando tudo - o copado verde das árvores, as brancas casas e seus telhados vermelhos, a rubra, violência da flor do cactus, o bravio esverdeado do mar, o amarelo agressivo dos flamboyants. Essa multicolorida paisagem instigante da sensibilidade plástica de Antônio Bandeira fundia-se às formas ígneas que o pintor trazia gravadas nos olhos quando, ainda na infância, contemplou deslumbrado a fundição do ferro e os fornos flamantes na oficina do velho Bandeira, seu pai.

Do Ceará para o mundo

Depois da primeira exposição de Fortaleza, em 1942, Antônio Bandeira participou das maiores exposições coletivas internacionais; das Bienais de Veneza e de São Paulo, do Salon de Mai, do Salon Realités Nouvelles, "de 50 anos de Pintura Abstrata", do "Salon D'Art Libre", bem como tem realizado exposições individuais em Paris, Londres, New York, estando suas obras espalhadas em museus e galerias européias e americanas e em várias coleções particulares.

Abstracionismo Não tendo a preocupação de filiar-se a

uma das muitas correntes, tendências, escolas e grupos de artes modernas ( Não tenho nome para a minha pintura. Considero-a em realização, em constante elaboração, e não encontro classificação para o que eu faço. Em Paris, costumam chamar-me de abstrato, porém, quando eu vou começar um quadro, nunca penso nisso, nesse suposto abstracionismo meu), Antônio Bandeira optou pelo caminhar solitário na busca do âmago da criação, numa vigorosa afirmação de sua personalidade criadora.

Musicalidade

E nesse caminhar o artista encontrou uma harmoniosa visão lírica do mundo e muitos dos seus trabalhos roçam suavemente pela musicalidade, pela musicalidade de um Debusy, talvez pudesse aduzir. É o que o observador concluíra ao postar-se diante de certos óleos do pintor Antônio Bandeira. Aqueles que se preocupam com o problema das influências provàvelmente encontrarão afinidades entre o pintor brasileiro e Paul Klee. Mas o importante a assinalar é que Antônio Bandeira é um artista do mundo de hoje, como seus quadros onde as nervosas linhas coloridas emergem do caos ou onde simetria dos traços organiza o informal. Aluízio Medeiros

Arte abstrata A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente

entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academia de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do Século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na Arte moderna.

Abstracionismo Geométrico

O Abstracionismo geométrico, ao contrário do Abstracionismo Lírico, foca na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo.

Um dos primeiros artistas abstracionistas brasileiros foi Alfredo Volpi.

Entre os artistas mais importantes brasileiros destacam-se Abraham Palatinik, Ivan Serpa, Loio Pérsio, Antonio Bandeiras, Lygia Clark, dentre outros.

Abstracionismo geométrico

Abstracionismo lírico O abstracionismo lírico, abstracionismo

expressivo ou ainda abstracionismo informal inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior". Foi influenciado pelo expressionismo, mais propriamente pelo movimento O Cavaleiro Azul.

As formas orgânicas e as cores vibrantes são patentes nessa vertente.

Abstracionismo lírico

Mulher na Rede 1945 | Antonio Bandeira óleo sobre tela, c.i.e. 99 x 84 cm

Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Transatlantique 1948 | Antonio Bandeira aquarela e nanquim sobre papel 42 x 31 cm Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ Reprodução Fftográfica Paulo Scheuenstuhl

Paisagem Atormentada-1953 | Antonio Bandeira óleo sobre tela, c.i.d.-54 x 65 cm

Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ Reprodução Fotográfica Paulo Scheuenstuhl

1954 | Antonio Bandeira - óleo sobre tela- 46 x 55 cm Acervo Banco Itaú (São Paulo, SP) Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

A Árvore- 1955 | Antonio Bandeira óleo sobre tela, c.i.d. 127 x 101 cm Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ Reprodução fotográfica Paulo Scheuenstuhl

Paisagem Branca- 1959 | Antonio Bandeira óleo sobre tela, c.i.d. 73 x 60 cm

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Composição Abstrata- 1966 | Antonio Bandeira óleo sobre tela, c.i.d. 18 x 14 cm

Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini

Oficina Antonio Bandeira

Objetivo

Produzir releituras das pinturas

de Antonio Bandeira.

Recursos:

Papelão, cola, recorte de

revistas,tesoura, folhas secas,

gravetos;