O Cinto de Ferramentas

18

Click here to load reader

description

Teste de Dons Completo

Transcript of O Cinto de Ferramentas

Page 1: O Cinto de Ferramentas

O seguinte exercício é baseado na obra de Darrow L. Miller “My Place in History” (meu lugar na história), que é um complemento do livro “Lifework”, (Vida e Trabalho). Para maiores informações: mondaychurch.org e disciplenations.org

O Cinto de Ferramentas

Por diversos anos, eu trabalhei com construção. Lá eu aprendi rapidamente sobre cintos de ferramentas. Cada funcionário da construção tem seu próprio cinto com as ferramentas necessárias para estes fazeram o trabalho que lhes era designado. Eu era um carpinteiro, então eu utilizava um cinto de carpinteiro que era munido de martelo, pregos, fita métrica, caneta, canivete, grampos, etc. Um eletricista levava um cinto munido de chaves de fenda, alicates, cabos, fita isolante, etc. Se você visitasse o canteiro de obras, poderia examinar os diversos cintos de ferramentas e caixas para ter uma idéia do que o dono de cada um fazia. Um encanador teria muita dificuldade se tivesse que trabalhar com a caixa de ferramentas do carpinteiro, no entanto se você fosse um “faz tudo” com a habilidade de trabalhar de diversas formas, você saberia o que o engenheiro-chefe iria querer que você fizesse a cada dia ao ver o cinto que lhe fosse dado todas as manhãs.Então, está na nossa mão. Deus deu a cada um de nós alguns dons específicos, talentos e habilidades para seus propósitos. É como se ele tivesse dado a cada pessoa um cinto de ferramentas exclusivo, com ferramentas próprias para a tarefa para a quel ele nos delegou. Uma das formas de se descobrir seu chamado é olhar para as ferramentas em seu cinto. Quais são as ferramentas em seu cinto? Este exercício foi desenvolvido para ajudá-lo a descobrir seu chamado ao eximinar como você foi equipado, olhando para as ferramentas que Deus colocou em seu cinto de ferramentas.

As Ferramentas do cindo de ferramentas

Para podermos examiner a exclusividade das “ferramentas” em seu cinto, olharemos para suas:MotivaçãoHistória de VidaTalentos NaturaisPersonalidadeDons EspirituaisPreparoTreinamentoEducaçãoInteressesResponsabilidadesConexões

Em cada uma destas áreas de exploração, você irá encontrar:Definição: Este ponto irá definer o termo ou frase que você estará explorando.Versículo: Esta seção lhe dará um versículo relacionado à área exploradaPerguntas de descobrimento: Estas perguntas tem a intenção de te ajudar a refletir sobre o assunto. Algumas vezes uma pergunta é feita de mais de uma forma. Quando isto ocorrer, não é necessário que você responda a todas as perguntas, mas somente àquelas que ajudam voc6e a engajar com o assunto tratado.Exercício de descobrimento: Normalmente é algo que você deve fazer para ajudá-lo a explorar o tema no futuro. Isto pode levar algumas horas ou minutos. Eles podem envolver somente você ou outras pessoas.Barreiras ao seu chamado: Esta seção lhe dará uma oportunidade para examiner as coisas reais e imaginadas que impedem você de cumprir seu chamado.Pontes para o seu chamado: Nesta seção, você terá a oportunidade para explorer as coisas que podem te ajudar a cumprir seu chamado.Influenciando o domínio / esfera: Dominios são identificados com a frase bíblica “os portões da cidade” ou em termos modernos “esferas da sociedade” e são áreas críticas na sociedade como por exemplo a ciência, saúde, artes, governo, negócios, etc. Esta perte dos exercícios irão ajudá-lo a pensar como seu chamado pode influênciar os

1

Page 2: O Cinto de Ferramentas

domínios da sociedade. Para mais sobre domínios, leia os capítulos 18, 19 e 20 do livro LifeWork: A Biblical Theology of What You Do Every Day – Darrow MillerOração e reflexão: Aqui você se colocará diante Daquele que te criou para um propósito único e se ter comunhão com Ele conforme você pensa sobre sua vocação e ouve a Sua voz.Aplicação: É sábio que apliquemos o que estamos aprendendo. Este exercício irá oferecer a você a oportunidade de fazer algo específico na próxima semana.

Como examiner as ferramentas no cinto de ferramentas

Pare por um momento sua vida corrida. Separe um tempo para acalmar sua alma e ouvir a Deus. Ele quer falar com você.Trabalhe num passo que seja bom para você. Isto não é algo para se fazer na pressa. Estes exercícios foram feiros para criar um tempo de reflexão em sua vida. Algumas formar de estabelecer um bom passo são: o Separe uma semana para trabalhar cada exercício. Separe um local silencioso e tempo para fazer ista reflexão.

o Separe uma semana de retiro pessoal para fazer todos os exercícios enquanto num local bonito e silencioso.

Estes exercícios serão mais significativos para você se forem feitos como uma reflexão individual. No entanto, estes podem ser feitos:

o Quando dois bons amigos ou esposo e esposa se encontram regularmente para compartilhar seus discernimentos, orem um pelos outros e cobrem de cada um o processo de reflexão.

o Num grupo de célula ou grupo de estudo de uma igreja, universidade, etc. Com a reunião em grupo se encontrando regularmente para compartilhar, orem e prestem contas uns para os outros.

Lembre-se que não há resposta certa nem errada. Há somente respostas transparentes. Quanto mais sincere você for, mais estes exercícios irão lhe beneficiar. Lembre-se que ouvir a voz de Deus e o chamado é um processo que dura a vida inteira. O que você está fazendo agora é apenas separar um tempo, como um sabático, para refletir conscientemente sobre seu chamado vocacional.

Ore ao início de cada exercício e peça Àquele que te criou para reveler mais de seu propósito único de sua vida. Quando você completar todos os exercícios, revise seu trabalho para que você possa começar a ver o panorama geral de seu chamado e procure tomar alguns passos lógicos para que você possa caminhar cada vez mais em seu chamado.Decida como você quer proceder:o Faça-os na ordem em que foram escritoso Faça os na ordem de relevância e preferência pessoal.o Não há nenhum truque aqui. Faça da melhor forma para você!

Vamos começar!

1. Motivação

Definição: “Aquilo que incita à ação; que determina a escolha ou move a vontade” – Dicionário Webster: Aquilo que queima no coração.

Passagem: Filipenses 1:21: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”

Perguntas de descobrimento:

2

Page 3: O Cinto de Ferramentas

O que queima no seu coração?

O que você ama fazer?

Se dinheiro e o insucesso não fossem problemas, o que você faria na sua vida?

O que te motiva? O que te energiza?

Existe uma causa para qual você estaria disposto a dar sua vida?

O que te faz se sentir “vivo”?

Exercício de descobrimento:

Num pedaço separado de papel, escreva um poema expressando aquilo que inflama seu coração.

Barreiras para seu chamado:

Que sonhos você teve no passado que morreram?

O que destruiu estes sonhos?

Pontes para o seu chamado:

Que paixões floresceram durante sua vida?

Influenciando as esferas/domínios:

Para quais esferas / domínios você tem uma paixão?

Oração e reflexão: “Obrigado Senhor pelas paixões que você me deu e pelas coisas que colocam meu coração em chamas. Por favor revele para mim como posso empregar estas paixões para o Seu Reino.”

Aplicação: Que coisa nova você irá fazer esta semana que floresce da paixão de seu coração?

2. História de Vida3

Page 4: O Cinto de Ferramentas

Definição: O desdobramento de sua vida no contexto da história.

Versículo: Romanos 8:28. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Perguntas de descobrimento:

Como o Senhor trabalhou na sua vida, no desdobramento dela?

Quais são os principais marcos ou coisas que mudaram o rumo de sua vida?

Quais experiências mais moldaram sua vida e porque?

Exercício de descobrimento:

Como Deus tem trabalhado na sua vida para moldá-la e prepará-lo para o seu chamado? Comece com eventos críticos na vida de seus avós e passe para a vida de seus pais e então para você e sua família hoje. (se puder, desenhe uma linha do tempo com estes eventos em outro papel)

Barreiras para o seu chamado:

Quais experiências se mostraram ser uma distração para o que você sente que é o seu chamdo? Se você ainda não tem nenhuma idéia de qual seja seu chamado, pense em retornar a esta pergunta no futuro.

Pontes para o seu chamado:

Que experiências colaboraram para edificar ou te direcionar para o seu chamado?

Influênciando os domínios:

Como estas experiências podem ajudá-lo a impactar os domínios / esferas aonde você trabalha e vive?

Oração e Reflexão: Reflita em como Deus colocou sua vida na História da humanidade. “Deus, obrigado por me chamar para ser parte de sua família e neste propósito. Me dê um coração com Seus propósitos e a coragem para caminhar neles”.

Aplicação: Identifique um próximo passo que você deve tomar na sua caminhada dentro dos propósitos de Deus para sua vida. Depois de identificá-lo, faça-o.

4

Page 5: O Cinto de Ferramentas

3. Talentos Naturais

Definição: “Faculdade, dom natural ou dom”. Dicionário Webster: “As habilidades e qualidades com as quais uma pessoa nasce, p.e: música, facilidade para idiomas, artes, matemática e ciências, esportes.

Versículo: Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções. – Ex. 35:35

Perguntas de descobrimento:

Em quais coisas você sabe que é bom em fazer?

Que talentos naturais você tem? Alguns exemplos podem incluir música, artes, mente investigativa (para invenções, descobertas), mente analítica, comunicação oral ou escrita, esportes, idiomas. Quais são os talentos ou habilidades que as pessoas dizem que você tem? Você as usa para ajudar em quais situações e de que forma?

Exercício de descobrimento:

Faça uma lista com 2 colunas: Uma listando seus dons e talentos naturais e outra listando suas fraquezas ou pontos fracos que devem ser evitados. Pergunte a diversas pessoas próximas de você, compare o que elas dizem com o que você pensa sobre você.

Barreiras para o seu chamado:

O que te impede de utilizar seus talentos de forma completa, ou a 100%?

Pontes para o seu chamado:

Como você pode refinar seus talentos através de treinamentos ou educação?

Influenciando os domínios / esferas:

Como você pode utilizar seus talentos em seu domínio / esfera de trabalho?

Oração e reflexão: “Pai, obrigado pelos talentos e ferramentas que você me deu. Por favor revele para mim se eu tornei qualquer um deles num ídolo. Eu quero adorar somente a Ti!”

Aplicação: Escolha um de seus talentos e utilize-o especificamente para abençoar outra pessoa nesta semana.

5

Page 6: O Cinto de Ferramentas

4. Personalidade

Definição: “Aquilo que compôe um indivíduo, uma pessoa distinta, ou aquilo que o constitui individualmente”. Dicionário Webster: É a sua personalidade, a tendência de sua vida.

Versículo:“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.” Salmos 139:13-14

Perguntas de descobrimento:

Como você descreve sua personalidade? Marque com um X em cada linha.

Otimista ____________________________________________ PessimistaIntrovertido__________________________________________ ExtrovertidoAnalítico _____________________________________________ IntuitivoRazão ____________________________________________________ Coração“Caseiro” _______________________________________________ “Para fora”

Refletindo sobre o que você marcou acima, que percepções você pode ter sobre você?Termine as seguintes frases:

Outras pessoas me descrevem como….

Deus pode me descrever como ....

Exercício de descobrimento:

Num pedaço de papel separado, faça um desenho de si mesmo e de um local que destaque as suas forças e fraquezas de sua personalidade.

Barreiras ao seu chamado:

Que elementos de sua personalidade precisam ser trabalhados para que você possa caminhar no seu chamado? Como você pode se disciplinar nestas áreas?

Influenciando os domínios / esferas:

Como os pontos fortes de sua personalidade contribuem para o domínio / esfera de seu trabalho?

Oração e reflexão:

“Obrigado Pai porque eu fui criado de forma maravilhosa e linda para um propósito.” Conforme você ora, reflita sobre o que o Senhor pode estar revelando a você sobre o propósito para o qual você foi feito.

Aplicação:

Compartilhe o que você descobriu com um amigo, um familiar ou conselheiro espiritual.

6

Page 7: O Cinto de Ferramentas

5. Dons espirituais

Definição: Os charismata são dons do Espírito Santo, dado a cristàos para equipá-los a amar e servir os outros.

Versículo: Romanos 12:6a “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.”

Perguntas de descobrimento:

O que você tem feito que parece que Deus tem abençoado e multiplicado?

Que ação que você faz que te dá o maior senso de realização? Como você pode fazer mais?

O que outras pessoas percebem sobre seus dons espirituais? O que eles estão vendo?

Exercício de descobrimento:

Em espírito de oração estude Romanos 12:6-8; 1 Cor. 12:4-11, 28-30 e Ef. 4:7-12. Começa e examinar a sua vida para ver quais destes dons você possui e então faça uma lista destes dons. Lembre-se estes são exemplos de dons do Espírito e não uma lista completa.

Barreiras ao seu chamado:

O que te impede de utilizar seus dons espirituais?

Pontes para o seu chamdo:

Como seus dons espirituais podem ser manifestos no domínio / esfera de seu chamado?

Oração e reflexão: “Obrigado Senhor pelos dons maravilhosos que você me deu. Me ajude a ver com Seus olhos as necessidades em minha comunidade que você me deu dons para ser parte da solução.”

Aplicação: Começe a caminhar em oração pelo mundo, pedindo a Cristo que permita que você veja as necessidades que Ele vê. Comece a responder a elas com os dons que ele te deu.

6. Treinamento

Definição: “Exercitar-se; disciplinar-se; ensinar e se formar através da prática”. Dicionário Webster: Se refere ao conhecimento pratico e às habilidades aplicáveis.

Versículo: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Prov. 22:6 (NVI)

Perguntas de descobrimento:

7

Page 8: O Cinto de Ferramentas

Você foi treinado para fazer o que? Que tipo de treinamento profissionalizante como administração ou aulas de coaching, ou treinamento vocacional, como mecânica ou web design, ou treinamento militar você já recebeu? Liste o máximo de tipos de treinamentos que você puder.

Que habilidades você adquiriu através de experiências de vida (educação informal)? Por exemplo jardinagem, colheita, porque você cresceu numa fazenda; Solda de metais que seu pai te ensinou; ou cozinhar com sua avó. Leve em conta que estas habilidades são habilidades adquiridas e não habilidades naturias. Liste o máximo que puder.

Para quê as pessoas no trabalho ou na sua comunidade pedem a sua ajuda? Para que tipo de tarefa eles confiam em voc6e? Liste o máximo que puder.

Exercício de descobrimento:

Em um pedaço separado de papel desenhe uma linha do tempo que identifique as pessoas que se envolveram no seu treinamento e as habilidades que você adquiriu com eles.

Barreiras para o seu chamado:

Que habilidades que você ainda não é bom o suficiente ou ainda não tem que são requisitos para o cumprimento do seu chamado?

Como você pode adquirir estas habilidades?

Pontes para o seu chamado:

Como estas habilidades adquiridas revelam e contribuem para o seu chamado?

Influenciando os domínios / esferas:

Como suas habilidades adquiridas podem ser aplicadas no domínio de seu trabalho?

Oração e reflexão: “Pai, obrigado por tudo o que o Senhor investiu em minha vida, inclusive meus pais, avós e professores.” Pergunte a si mesmo quem são as pessoas que você pode treinar ao seu alcance?

Aplicação: Nesta próxima semana, coloque-se à disposição para compartilhar seu conhecimento ou habilidades com alguém em sua comunidade.

7. Educação

8

Page 9: O Cinto de Ferramentas

Definição: “Toda a série de instruções e disciplinas que foram elaboradas para iluminar a compreensão, corrigir o temperamento e formar as maneiras e habitos de jovens e prepará-los para serem úteis em seus futuros postos de trabalho”.

Versículo: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".” João 8:31-32.

Perguntas de descobrimento:

Quais as matérias que você tem ou tinha mais interesse na escola?

Quais as matérias que você ia melhor?

Com que matérias você teve mais dificuldades?

Qual é o nível de educação formal que vocÊ tem? Quais o graus que você já completou?

Exercício de descobrimento:

Liste as formas que a sua educação formal te ajudou a desenvoler um caráter divino em sua vida: Liste as formas que a sua educação formal ressaltou o caráter divino em sua vida:

Barreiras para o seu chamado:

Há alguma lacuna em sua educação que precisa ser preenchida para que seu chamado possa progredir? Se sim, quais são?

Pontes para o seu chamado:

Quais os certificados, graus ou diplomas que você tem que podem ser como um “passaporte” para o seu chamado?

Influenciando os domínios / esferas:

Como suas credenciais permitem a você ter “um lugar nos portões da cidade”, na realidade de seu domínio?

Oração e reflexão: “Obrigado Senhor pelos aspectos divinos de minha educação. Como o Senhor deseja que eu use minha educação para Seu Reino?”

9

Page 10: O Cinto de Ferramentas

Aplicação: Durante a próxima semana: a) desenvolva um plano para a educação formal que você precisa ou deseja b) desenvolva um plano para utilizar sua educação como um passaporte ao lugar ou domínio que Deus está te chamando.

8. Interesses

Definição: “Se preocupar, ter afeto, se emocionar ou ser apaixonado, normalmente em favor de, ou às vezes contra uma pessoa ou objeto”. Dicionário Webster: Alguo com que você se preocupa ou quer compartilhar.

Versículo: "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram.”

Perguntas de descobrimento:

Há alguma parte do mundo em especial pela qual você se interessa?

Há alguma etnia ou grupo de pessoas que o Senhor colocou em seu coração?

Quais são seus hobbies? O que você faz por lazer? Por exemplo, você nada, escala, pinta, escreve poesias, trabalhos em madeira ou jardinagem?

Que necessidades humanas em especial que te chamam mais atenção? Exemplos: os pobres, os deficientes físicos, os fracos e oprimidos, crianças ou famílias quebradas.

Que coisas ou interesses te atraem? Por exemplo animais, política, artes, filosofia, concertos, saúde pessoal, empreendedorismo, filantropia, etc

Que esfera (domínio) da sociedade você mais se sente atraído?

Exercício de descobrimento:

Crie uma colagem de fotos de revistas ou jornais que demonstre seus interesses.

Barreiras ao seu chamado:

Os locais em que o seu lazer é desperdiçado ou chega até a ser destrutivo? Por exemplo assistir TV por horas, jogos de azar, etc. Liste o máximo que puder.

10

Page 11: O Cinto de Ferramentas

Pontes para o seu chamado:

Como os seus interesses podem ser expandidos para sua vida e trabalho?

Influenciando os domínios / esferas:

Como você pode conectar seus interesses ao domínio de seu chamado?

Oração e reflexão: Comece a orar pela parte específica do mundo, etnia ou esfera da sociedade que você temum interesse. Peça ao Senhor que ele aumente seu fardo e que abra uma porta para se engajar nela.

Aplicação: Durante a próxima semana escreva para, ou entreviste alguém que esteja trabalhando com a etnia ou grupo de pessoas ou esfera da sociedade que você tem interesse, com a intenção de ganhar um senso das necessidades práticas do Reino nesta área.

9. Responsabilidades

Definição: “O local que uma pessoa ocupa, particularmente aonde uma pessoa habitualmente fica, ou é delegada para ficar por um tempo; situação; posição,” Dicionário Webster: Esta é uma antiga palavra que não utilizamos muito hoje em dia, se referindo às “coisas fixas em nossas vidas”.

Ser casado é uma responsabilidade diferente de um solteiro. Ser idoso requer responsabilidades diferentes do que um adolescente. Ter um pai é diferente do que não ter pais. Tudo o que cria responsabilidades. Dívidas excessivas, empréstimos bancários ou uma propriedade que precisa ser paga são outros exemplos de obrigações fixas que definem as responsabilidades de uma pessoa.

Versículo: “Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.”

Perguntas de descobrimento:

Você é casado ou solteiro?

Você é homem ou mulher?

Você tem filhos? Netos? Quantos?

Você tem pais idosos ou outros que dependem de seu cuidado?

Quais são as outras coisas “fixas” que definem suas responsabilidades?

Exercício de descobrimento:

Crie uma colagem de fotos de seu próprio arquivo de fotos ou de revistas que identificam as responsabilidades que você possui hoje.

Barreiras ao seu chamado:

Como os elementos que compõem suas responsabilidades afetam este tempo de sua vida em relação ao seu chamado?

11

Page 12: O Cinto de Ferramentas

Quais são os elementos de sua responsabilidade que são mais pesados ou difíceis para você?

Pontes para o seu chamado:

As suas responsabilidades ajudam a definir seu chamado?

Influenciando os domínios / esferas:

Como suas responsabilidades ajudam a dar forma ao seu domínio ou esfera de influência?

Oração e reflexão: “Senhor, me dê um coração leve e um espírito positivo para minhas responsabilidades que são mais difíceis. Ajude-me com elas para que eu tenha graça e paciência.”

Aplicação: Durante a próxima semana, faça um ato de gentileza por alguém que você tem responsabilidade.

10. Conexões

Definição: “O ato de juntar ou ser agregado; um estado de ser colocado em contato; Dicionário Webster: Para nossos propósitos estas são as pessoas que você está conectado por natureza, estação ou interesse.

Versículo: Romanos 12:5 “assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Perguntas de descobrimento:

Com quem você tem uma rede de relacionamentos? (networking) Liste o máximo de pessoas, grupos ou organizações sociais que você puder. Que igreja e denominação você faz parte? O que a diferencia de outras igrejas e denominações?

Com que associação profissional, comunidade ou aliança você está envolvido? Com quem você está ligado? Nomeie família e amigos com os quais você tem mais comunhão.

Com que você tem compatibilidade? Com que grupos você tem uma afinidade mas não é formalmente afiliado?

Há pessoas na sua igreja que compartilham suas dificuldades e com quem você pode se unir para ministério?

Quais são as forças que complementam as fraquezas dos outros? Quais são seus pontos fracos que você precisa de alguém para te ajudar?

Exercício de Descobrimento:

12

Page 13: O Cinto de Ferramentas

Numa outra folha, cria um desenho de uma teia, mostrando todos os grupos com os quais você é conectado. Inclua as redes expandids que estes grupos estão conectados por sua vez.

Barreiras ao seu chamado:

Que pessoas ou grupos que promovem suas forças? Que pessoas ou grupos procuram te afastar de seu chamado?

Pontes para o seu chamado:

Que pessoas ou grupos te dão energia ou procuram conscientemente te edificar?

Influenciando os domínios / esferas:

Quais redes de relacionamento você pode influenciar no domínio / esfera de seu chamado?

Como você pode começar a ministrar para e influenciar estes grupos?

Como você pode fazer relacionamentos com outrso que pensam parecido com você para influenciar o domínio de seu chamado?

Oração e reflexão: “Obrigado Senhor por todas as pessoas e conexões com as quais o Senhor me abençoou.”

Aplicação: Nesta próxima semana, escreva um recado de agradecimento para uma das pessoas ou redes de relacionamento que você está conectado.

Parabéns por concluir estes exercícios. Você investiu uma grande quantidade de tempo no processo de descobrimendo de que ferramentas individuais você possui em seu cinto de ferramentas, e o próximo passo é agora revisar todas as seções com a intenção de ajudá-lo a ver um panorama geral.

INTEGRAÇÃO

Revisando o trabalho que você realizou com as ferramentas que você possui, lembre-se que você está buscando ter uma compreensão maior de como seu Criador o fez, para que você possa compreender como caminhar em meio ao seu chamado.

Percepções pincipais: Na tabela abaixo, liste os cinco pontos-chave que você aprendeu com cada “ferramenta” que você descobriu em você.

Ferramentas Percepções principaisMotivação -

----

13

Page 14: O Cinto de Ferramentas

História de Vida -----

Talentos Naturais -----

Personalidade -----

Dons Espirituais -----

Treinamento -----

Educação -----

Interesses -----

Responsabilidades -----

Conexões -----

Discernindo o que Deus está dizendo: Olhe para os padrões com você pode perceber ao olher para este resumo das suas descobertas. Pense neles. Todos estes são parte de “você”. Você é um indivíduo único e exclusivo.

Quais são os pontos-chave que você sente que Deus está te falando?

Como estas coisas estão integradas a ponto de tornarem você quem VOCÊ É?

Como você tem caminhado em seu chamado hoje?14

Page 15: O Cinto de Ferramentas

Quais são alguns passos lógicos (educação, treinamento, ações, etc) que você poderá recorrer para que você possa se aprofundar no seu chamado?

15