o Desafio Da Qualidade Na Educação

5
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO CAMINHOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Atitudes da comunidade escolar perante os indícios de qualidade de ensino insatisfatórias nas unidades escolares: Falta de Iniciativa (descrença, desânimo, reclamações sobre salários e plano de carreira, “ a culpa é da família”, ...); Tomadas de Iniciativas equivocadas (Modismos, Ondas Salvadoras, Construtivismo, Cópia de modelos, Tecnologia Educacional, Pacto pela educação, ...); Planejamento (mudança de estrutura, mudança de comportamento). Vejamos o caso do Japão que foi totalmente arrasado após a 2ª Guerra Mundial: 1. Não possui petróleo; 2. Não possui riquezas minerais; 3. Não possui capacidade energética (Hidrelétricas, Usinas Atômicas, etc..); 4. Não possui extensão territorial para cultivo de grãos para exportação. Então só restou investir em EDUCAÇÃO com um planejamento à longo prazo pautado na qualidade de ensino. “O ensino de qualidade está intimamente ligado à transformação da realidade.” FATORES PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: 01) DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos;

description

Material sobre qualidade na ecuação apresentado no Conar 2014

Transcript of o Desafio Da Qualidade Na Educação

Page 1: o Desafio Da Qualidade Na Educação

O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

CAMINHOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

Atitudes da comunidade escolar perante os indícios de qualidade de ensino insatisfatórias nas unidades escolares:

Falta de Iniciativa (descrença, desânimo, reclamações sobre salários e plano de carreira, “ a culpa é da família”, ...);

Tomadas de Iniciativas equivocadas (Modismos, Ondas Salvadoras, Construtivismo, Cópia de modelos, Tecnologia Educacional, Pacto pela educação, ...);

Planejamento (mudança de estrutura, mudança de comportamento).

Vejamos o caso do Japão que foi totalmente arrasado após a 2ª Guerra Mundial:1. Não possui petróleo;2. Não possui riquezas minerais;3. Não possui capacidade energética (Hidrelétricas, Usinas Atômicas, etc..);4. Não possui extensão territorial para cultivo de grãos para exportação.

Então só restou investir em EDUCAÇÃO com um planejamento à longo prazo pautado na qualidade de ensino.

“O ensino de qualidade está intimamente ligado à transformação da realidade.”

FATORES PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO:

01) DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos; Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência física; Educação infantil, em creche e pré-escola até os 5 anos de idade; Oferta de ensino noturno regular adequado às condições do educando; Atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica (transporte,

alimentação, livro didático,...).

Obs.: O ensino é livre à iniciativa privada atendidas as seguintes condições:1. cumprimento das normas gerais da educação nacional;2. autorização e avaliação da qualidade pelo poder público.

O desafio educacional no Brasil é ampliar o acesso da população na educação superior com políticas de ampliação e democratização de acesso.

Page 2: o Desafio Da Qualidade Na Educação

02) PERMANÊNCIA

As políticas de acesso devem estar paralelamente articuladas às políticas de permanência na educação básica e superior garantindo que as parcelas menos favorecidas da sociedade possam realizar e concluir a formação com êxito e com alto padrão de qualidade. (Bolsa família, Bolsa Escola, PRONATEC, ...).As escolas têm que definir em seu PPP ações para tornar a escola mais agradável (Esportes, Dança, Teatro, ..., ).

03) AVALIAÇÃO

A avaliação constitui um dos pilares das políticas educacionais. As avaliações internas são processos contínuos focados na formação do aluno. Essas avaliações devem ter caráter inclusivo (o fracasso escolar é uma forma de exclusão – a exclusão dos incluídos). As avaliações externas (SAEGO, IDEGO, ENEM, ENAD) são fatores importantes para a implantação ou verificação de programas educacionais. A partir dos seus resultados podemos verificar se um programa implantado está dando certo.

Divulgação de resultados de avaliações (IDEB, ENEM, SAEGO, SAEB, ENEM, ENAD) provoca reações inflamadas logo depois tudo volta ao normal. ( a qualidade da educação deve ser uma constante).

04) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

A família e toda a comunidade podem se envolver ativamente nas decisões administrativas e pedagógicas tomadas nas unidades escolares por meios dos Conselhos (conselho escolar, conselho curador, ...). A formação desses organismos contribui de forma dinâmica devido à visão de cada segmento que o compõe, o que torna a escola mais democrática e transparente contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino da instituição escolar.

05) NECESSIDADE DE VISÃO DE CONJUNTO

Quando pensamos em qualidade de ensino nosso olhar pode tender a se concentrar na figura do professor que têm papel importante na concretização de uma educação de qualidade. O professor é o precursor das principais mudanças que vão ocorrer na escola, por isso, deve ter um planejamento em consonância com o PPP (idealizado pela comunidade e que pode sofrer mudanças de acordo com a necessidade da comunidade escolar) desenvolvendo projetos interdisciplinares (trabalho em grupo) construindo coletivamente a identidade da escola.

06) APRENDIZAGEM

A aprendizagem é o principal indicador da qualidade de ensino da instituição escolar. É um processo que implica numa mudança de comportamento onde prevalecem novas formas de comunicação e construção de novas habilidades caracterizando competências e atitudes significativas.“ A alegação de falta de interesse do aluno como justificativa de mau desempenho implica na renúncia da própria escola. Dizer que a escola deu boa aula mas o aluno não aprendeu é o mesmo que dizer que a cirurgia foi um sucesso mas o paciente morreu”.

Page 3: o Desafio Da Qualidade Na Educação

EIXO IV – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

ROGÉRIO PEREIRA SIMÕ[email protected]

[email protected](64) 8405-6136

Page 4: o Desafio Da Qualidade Na Educação