O ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Escolas públicas...

2

Click here to load reader

description

O ensinO de história e geOgrafia nOs anOs iniciais dO ensinO fundamental: escOlas públicas estaduais dO municípiO de ribeirãO pretO - spapós a implantaçãO dO prOgramasãO paulO faz escOlaWilliam Pelegrino, Andréa Coelho LastóriaFaculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto – SP (FFCLRP / USP) [email protected] [email protected] didáticos para professores e alunos no formato de apostilas, cadernos, vídeos etc. Destacamos que, para os anos iniciais, as disci

Transcript of O ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Escolas públicas...

Page 1: O ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Escolas públicas estaduais de Ribeirão Peto-SP

1 2

O ensinO de história e geOgrafia nOs anOs iniciais dO ensinO fundamental: escOlas públicas

estaduais dO municípiO de ribeirãO pretO - sp após a implantaçãO dO prOgrama

sãO paulO faz escOla

William Pelegrino, Andréa Coelho Lastória Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto – SP (FFCLRP / USP)

[email protected]@ffclrp.usp.br

Introdução

Este documento é um trabalho de pesquisa de Iniciação Científica financiado pela Pró-reitoria da Universidade de São Paulo em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, bolsa RUSP, tendo inicio em setembro de 2010 e conclusão em julho de 2011.

O tema proposto para esta pesquisa é o Ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nas escolas públicas estaduais de Ribeirão Preto-SP, a organização curricular prioriza, neste segmento do EF, as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no que diz respeito à carga horária. Diante deste contexto, a questão principal da presente investigação é configurar o ensino de História e Geografia nos anos iniciais considerando a implementação da política pública atual veiculada pela Secretaria Estadual de Educação via programa “São Paulo Faz Escola”.

Desenvolvimento da temática

A relevância da investigação de tal tema reside no fato de ser necessário diagnosticar e entender como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão trabalhando com os conteúdos específicos de História e Geografia.

O recente programa São Paulo Faz Escola, lançado no ano de 2008, implemen-tou uma nova proposta curricular para as escolas públicas paulistas. Diante deste novo cenário educacional, surgiu a necessidade de estudar tal programa, que disponibilizou

materiais didáticos para professores e alunos no formato de apostilas, cadernos, vídeos etc. Destacamos que, para os anos iniciais, as disciplinas de História e Geografia não foram contempladas com tais materiais. Apenas as áreas de Língua Portuguesa e Matemática receberam atenção por parte do referido programa, fazendo com que as demais áreas do conhecimento fossem negligenciadas.

Outro fator que nos chama a atenção, é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) que, desde 1996, realiza um processo avaliativo sobre a qualidade do sistema de ensino paulista. O SARESP busca verificar o rendimento escolar de alunos de diferentes anos e períodos, procurando identificar os fatores que interferem no desempenho discente. Em consonância com o programa São Paulo Faz Escola, o SARESP “cobra” em suas avaliações somente conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, desconsiderando os conhecimentos dos alunos sobre conteúdos de História e Geografia.

Metodologia:

O trabalho proposto se configura como uma investigação do tipo diagnóstico-analítico, pautada em abordagem qualitativa de pesquisa em Educação. A sua consecução esta operacionalizada em quatro etapas distintas:

1º) Revisão Bibliográfica para fins de embasamento teórico-metodológico, em torno dos seguintes assuntos correlatos ao tema do Projeto: mudanças paradigmáticas contemporâneas na produção do conhecimento e suas implicações sobre os processos educativos; teorias curriculares, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

2º) Análise Documental: leitura e análise das principais normas, diretrizes e orientações curriculares nacionais e estaduais (São Paulo), emanadas por seus res-pectivos órgãos legislativos e executivos, a saber, o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação, no âmbito federal, e o Conselho Estadual de Educação e a Secretaria da Educação, no âmbito estadual, neste incluindo-se o referido Programa São Paulo faz Escola;

3º) Coleta de dados: esta etapa será realizada por meio da aplicação de um questionário com onze duplas de alunos estagiários do curso de Pedagogia da FFCLRP/USP (vinte e dois alunos no total) que estão inseridos nas atividades de estágios nas escolas públicas estaduais de Ribeirão Preto-SP;

4º) Elaboração do Relatório Final da Pesquisa, com a descrição das atividades desenvolvidas e com a elaboração de um texto a ser encaminhado para a agência financiadora (CNPq). A pesquisa também possibilitará o desenvolvimento de um texto no formato de uma monografia que será apresentada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da FFCLRP / USP.

Page 2: O ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Escolas públicas estaduais de Ribeirão Peto-SP

3

Considerações Finais

Até o presente momento, foi realizada análise documental dos Parâmetros Cur-riculares Nacionais (PCNs) de História e Geografia, permitindo um conhecimento pano-râmico da trajetória dessas áreas do conhecimento e, também, das orientações que esses documentos trazem para os educadores do Ensino Fundamental, compreendendo esses documentos como uma ferramenta norteadora para o ensino.

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões ped-agógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. (PCN História e Geografia, 1997, p.1).

Concomitantemente está sendo realizada a revisão bibliográfica que envolve o tema Ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O questionário, que é a ferramenta para a coleta de dados para a investigação e realização da pesquisa, encontra-se pronto, porém não pôde ser aplicado, pois se encontra, assim como o projeto, sob avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP, já que a investigação envolve seres humanos. Aguardamos a deliberação do referido Comitê de Ética, que está prevista para fevereiro de 2011, para futuramente, aplicarmos o questionário, analisar e sistematizar os dados.

REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros cur-riculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.