O jornalismo comunitário aula 3

6
O JORNALISMO COMUNITÁRIO AULA 3 – OFICINA DE TEXTO III

Transcript of O jornalismo comunitário aula 3

Page 1: O jornalismo comunitário   aula 3

O JORNALISMO COMUNITÁRIO

AULA 3 – OFICINA DE TEXTO III

Page 2: O jornalismo comunitário   aula 3

O ENGAJAMENTO SOCIAL E POLÍTICO

• O jornalismo comunitário tanto quanto o jornalismo alternativo apresentam-se na atualidade como um caminho para profissionais trabalhares mais livremente, não sendo obrigados a seguirem a linha ideológica da empresa jornalística. Essa forma de jornalismo dá ao profissional a liberdade perdida com a industrialização da notícia.

• Para Eco (1984) quem controla os meios de comunicação controla o país, portanto, é nítido que o jornalismo não pertence aos jornalistas, mas sim aos patrões que são os donos dos jornais e que acabam na maioria das vezes por dar a palavra final e defenderem a elite e não o povo.

Page 3: O jornalismo comunitário   aula 3

O ENGAJAMENTO SOCIAL E POLÍTICO

• Portanto, o jornalismo comunitário apresenta-se como um espaço para o debate de questões de interesses diferentes dos grandes veículos de comunicação e o profissional quando atua nessa área acaba por ter a oportunidade de debater assuntos de interesse da comunidade, mas que não teria espaço na grande imprensa, sendo assim, ele pode discutir e aprofundar o fato.

• O jornalismo comunitário divide uma linha tênue entre o jornalista e o militante de uma causa, portanto, grande parte dos profissionais envolvidos com esses veículos de comunicação também atua na luta por uma causa

Page 4: O jornalismo comunitário   aula 3

Informação com ênfase em problemas locais

• As pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Temas que muitas vezes só interessam àquela comunidade e não teriam espaço em outros tipos de veículos de comunicação que tenham por princípio a comunidade. Isso se deve ao fato que o jornalismo comunitário geralmente está ligado a uma zona geográfica delimitada e na maioria dos casos não é muito grande, portanto, a cobertura dos fatos gera em cima de acontecimentos da região e faz com que a população se veja refletida nos acontecimentos locais

• No jornalismo comunitário o mais importante é a contextualização do fato, ou seja, ele não traz só a notícia, mas diz o porque e como isso aconteceu. Além disso, o enfoque não busca mostrar as coisas ruins do lugar mas sim valorizar a cultura local.

Page 5: O jornalismo comunitário   aula 3

Jornalismo e comunidade: via de mão dupla

• Portanto, torna-se necessário que o jornal para atender a determinada comunidade e ser reconhecido por ela pautem as questões de interesse dela, valorizando a cultura local e as particularidades da região.

• Entretanto, isso só não é o suficiente, um jornal para ser na sua essência comunitário precisa ter a participação da comunidade. Seria interessante se o jornal comunitário fosse feito totalmente pelos moradores da região, entretanto, como afirma Peruzzo (1998), esse nível de participação é muito difícil de ser alcançado. Mas para a construção da verdadeira comunicação comunitária ele deve ser perseguido a todo custo, incentivando os membros da comunidade a interagir o máximo possível na produção do jornal, para que eles deixem de ser somente receptores da mensagem e cheguem a ser os produtores dela.