o método indutivo

3
OS MÉTODOS DA CIÊNCIA Segundo a etimologia da palavra, mét odo significa “caminho para”. Uma teoria do método científico procura responder às seguintes questões: Qual é o ponto de partida das teorias científicas? Como se chega à formulação das teorias científicas? 1- MÉTODO INDUTIVO: DEFINIÇÃO: .BASE IA -SE NO PRINCÍPI O DE QUE OS CASOS AINDA NÃO OBSERVADOS SERÃO SEMELHANTES AOS QUE JÁ FORAM OBSERVADOS. . Na indução, o raciocínio parte de premissas acerca de objectos que observámos e produz conclusões referen tes a objectos e casos que ainda não examinámos. ETAPAS DO MÉTODO INDUTIVO: 1- REGISTO E CLASSIFICAÇÃO DE FACTOS EMPÍRICOS: A CIÊNCIA PARTE DA OBSERVAÇÃO. O CIENTISTA COMEÇA POR REGISTAR AQUILO QUE OBSERVA SEM ESTAR INFLUENCIADO POR QUAISQUER TEORIAS, EXPECTATIVAS OU HIPÓTESES. DEPOIS, É PRECISO ANALISAR E CATALOGAR OS FACTOS. 2- OBTENÇÃO DA TEORIA POR GENERALIZAÇÃO INDUTIVA: PAR TINDO DOS FACTOS DEV IDA MENTE CATALOGADOS, O CIENTISTA DESCOBRE CERTAS REGU LARIDADES. RAC IOCIONANDO I NDUTIVAMENT E, ESTABE LECE AS LEIS DA SUA TEORIA. ESTAS SÃO SIMPLES GENERALIZAÇÕES RESULTANTES DA ANÁLISE CUIDADA DOS FACTOS. EXEMPLO: UM CIENTISTA QUE OBSERVOU QUE OS OBJECTOS DE COBRE DILATARAM QUANDO AQUECIDOS, INFERE POR INDUÇÃO ESTA LEI: “TODO O COBRE DILATA QUANDO É AQUECIDO”. 3- APLICAÇÃO DA TEORIA A NOVOS FACTOS EMPÍRICOS TENDO EM VISTA A SUA CONFIRMAÇÃO: ESTANDO NA POSSE DAS LEIS, O CIENTISTA USA-AS, PARA EXPLICAR (PREVER) NOVOS ACONTECIMENTOS. O SEU OBJECTIVO É ENCONTRAR MAIS FACTOS QUE CONFIRMEM A SUA TEORIA (MAIS CORVOS NEGROS). ALÉM DISSO, PODE PARTIR DAS LEIS JÁ DESCOBERTAS PARA, TAMB ÉM POR IN DUÇÃO, ENCONT RAR LEIS MA IS GE RAIS. EXEMPLO: SE DESCOBRIR QUE OUTROS METAIS SE COMPORTAM COMO O COBRE, PODE ESTABELECER ESTA LEI MAIS GERAL: “TODO O METAL DILATA QUANDO É 1

Transcript of o método indutivo

Page 1: o método indutivo

7/28/2019 o método indutivo

http://slidepdf.com/reader/full/o-metodo-indutivo 1/2

OS MÉTODOS DA CIÊNCIA

Segundo a etimologia da palavra, método significa “caminho para”.

Uma teoria do método científico procura responder às seguintes questões:Qual é o ponto de partida das teorias científicas?

Como se chega à formulação das teorias científicas?

1- MÉTODO INDUTIVO:DEFINIÇÃO:.BASEIA-SE NO PRINCÍPIO DE QUE OS CASOS AINDA NÃO OBSERVADOS SERÃO

SEMELHANTES AOS QUE JÁ FORAM OBSERVADOS..  Na indução, o raciocínio parte de premissas acerca de objectos que observámos e produzconclusões referentes a objectos e casos que ainda não examinámos.

ETAPAS DO MÉTODO INDUTIVO:1- REGISTO E CLASSIFICAÇÃO DE FACTOS EMPÍRICOS:

A CIÊNCIA PARTE DA OBSERVAÇÃO. O CIENTISTA COMEÇA POR REGISTAR AQUILO QUEOBSERVA SEM ESTAR INFLUENCIADO POR QUAISQUER TEORIAS, EXPECTATIVAS OUHIPÓTESES. DEPOIS, É PRECISO ANALISAR E CATALOGAR OS FACTOS.

2- OBTENÇÃO DA TEORIA POR GENERALIZAÇÃO INDUTIVA:PARTINDO DOS FACTOS DEVIDAMENTE CATALOGADOS, O CIENTISTA DESCOBRECERTAS REGULARIDADES. RACIOCIONANDO INDUTIVAMENTE, ESTABELECE AS LEISDA SUA TEORIA. ESTAS SÃO SIMPLES GENERALIZAÇÕES RESULTANTES DA ANÁLISECUIDADA DOS FACTOS.EXEMPLO: UM CIENTISTA QUE OBSERVOU QUE OS OBJECTOS DE COBRE DILATARAMQUANDO AQUECIDOS, INFERE POR INDUÇÃO ESTA LEI: “TODO O COBRE DILATAQUANDO É AQUECIDO”.

3- APLICAÇÃO DA TEORIA A NOVOS FACTOS EMPÍRICOS TENDO EM VISTA A SUA

CONFIRMAÇÃO:ESTANDO NA POSSE DAS LEIS, O CIENTISTA USA-AS, PARA EXPLICAR (PREVER) NOVOSACONTECIMENTOS. O SEU OBJECTIVO É ENCONTRAR MAIS FACTOS QUE CONFIRMEMA SUA TEORIA (MAIS CORVOS NEGROS). ALÉM DISSO, PODE PARTIR DAS LEIS JÁDESCOBERTAS PARA, TAMBÉM POR INDUÇÃO, ENCONTRAR LEIS MAIS GERAIS.EXEMPLO: SE DESCOBRIR QUE OUTROS METAIS SE COMPORTAM COMO O COBRE,PODE ESTABELECER ESTA LEI MAIS GERAL: “TODO O METAL DILATA QUANDO É

1

Page 2: o método indutivo

7/28/2019 o método indutivo

http://slidepdf.com/reader/full/o-metodo-indutivo 2/2

AQUECIDO”.

ESQUEMA:A OBSERVAÇÃO DE MUITOS CORVOS NEGROS CONFIRMA:1- A HIPÓTESE DE QUE TODOS OS CORVOS SÃO NEGROS E2- A HIPÓTESE DE QUE O PRÓXIMO CORVO A SER VISTO SERÁ NEGRO.1) PREMISSA: “Os corvos observados no passado eram negros” ou “Até agora o meucomputador não explodiu quando o liguei de manhã”

2) CONCLUSÃO: “O próximo corvo a ser visto, será negro” ou “O meu computador nãoexplodirá quando o ligar da próxima vez”.

CRÍTICAS AO INDUTIVISMO: 

1) A OBSERVAÇÃO PURA É IMPOSSÍVEL, DADO QUE NÃO É POSSÍVEL REGISTAR TODOSOS FACTOS EMPÍRICOS. TEMOS SEMPRE DE SELECCIONAR O QUE HAVEMOS DEOBSERVAR E FAZEMO-LO EM FUNÇÃO DOS NOSSOS INTERESSES OU EXPECTATIVAS.ALÉM DISSO, OS CIENTISTAS UITILIZAM INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO QUE SÃOTEORIAS MATERIALIZADAS.

2) COMO MUITAS TEORIAS SE REFEREM AO INOBSERVÁVEL, NÃO PODEM TER SIDOFORMADAS POR INDUÇÃO A PARTIR DAQUILO QUE SE OBSERVA. OS ELECTRÕESNÃO PODEM SER OBSERVADOS DIRECTAMENTE.

3) ARGUMENTO INDUTIVO: EMBORA AS PREMISSAS SEJAM VERDADEIRAS, ACONCLUSÃO É APENAS PROVAVELMENTE VERDADEIRA (PODE SER FALSA).

 

2