O Método Suzuki

2
O Método Suzuki “Não existe habilidade hereditária, são as condições adequadas que produzem habilidades superiores. O talento deve ser desenvolvido através de vivências e de ambiente musical; ouvir bons discos, ir a concertos e praticar constantemente”. Shinichi Suzuki Se todas as crianças pelo mundo conseguem aprender a se comunicar através das línguas maternas com certa facilidade apesar da habilidade envolvida para se ter uma comunicação com sucesso, elas também podem aprender qualquer outro tipo de habilidade de forma satisfatória desde os primeiros anos de vida, como por exemplo, a música baseado no processo de estimular a audição, memorização e execução de “ouvido”. Essa foi uma observação feita por Shinichi Suzuki em seus estudos para o desenvolvimento do método Suzuki. Para Suzuki o ambiente ideal de aprendizado precisa ser composto de bons exemplos e rico em estímulos, semelhante ao ambiente em que a criança aprende sua língua materna. Os pais são contribuintes diretos na aprendizagem musical dos filhos, os mesmos agem em sintonia com o professor, por isso é necessário que além de conhecer o método eles também participem de forma positiva e ativa nas atividades propostas em aula. O ato de encorajar, confortar e incentivar o aluno fica por conta desse trabalho em conjunto dos pais com o professor, sendo assim a criança vai desenvolver gradualmente a vontade de estudar, o interesse, a persistência e a capacidade de sanar problemas. No método Suzuki as aulas são ministradas de forma individual, para que se possa explorar e desenvolver elementos que exigem mais dificuldade do aluno, com a participação dos pais para que os mesmos possam dar

description

O Método Suzuki

Transcript of O Método Suzuki

Page 1: O Método Suzuki

O Método Suzuki

“Não existe habilidade hereditária, são as condições adequadas que produzem habilidades superiores. O talento deve ser desenvolvido através de vivências e de ambiente musical; ouvir bons discos, ir a concertos e praticar constantemente”.  Shinichi Suzuki

Se todas as crianças pelo mundo conseguem aprender a se comunicar através das línguas maternas com certa facilidade apesar da habilidade envolvida para se ter uma comunicação com sucesso, elas também podem aprender qualquer outro tipo de habilidade de forma satisfatória desde os primeiros anos de vida, como por exemplo, a música baseado no processo de estimular a audição, memorização e execução de “ouvido”. Essa foi uma observação feita por Shinichi Suzuki em seus estudos para o desenvolvimento do método Suzuki.

Para Suzuki o ambiente ideal de aprendizado precisa ser composto de bons exemplos e rico em estímulos, semelhante ao ambiente em que a criança aprende sua língua materna. Os pais são contribuintes diretos na aprendizagem musical dos filhos, os mesmos agem em sintonia com o professor, por isso é necessário que além de conhecer o método eles também participem de forma positiva e ativa nas atividades propostas em aula. O ato de encorajar, confortar e incentivar o aluno fica por conta desse trabalho em conjunto dos pais com o professor, sendo assim a criança vai desenvolver gradualmente a vontade de estudar, o interesse, a persistência e a capacidade de sanar problemas.

No método Suzuki as aulas são ministradas de forma individual, para que se possa explorar e desenvolver elementos que exigem mais dificuldade do aluno, com a participação dos pais para que os mesmos possam dar continuidade em casa. Também são ministradas aulas em grupo de forma que os alunos possam se socializar e por em prática o que aprenderam individualmente, cada um com sua dificuldade, junto com outros colegas. A partir disso é possível ter um ambiente em que não há competições e sim ajuda entre as crianças, além de incentivar o respeito a particularidade de cada um criando assim uma esfera de cooperação e motivação entre elas.