O Mundo ao Contrário

12
24 26 JULHO

description

De 20 a 26 de Julho, a fantasia d’ “O Mundo ao Contrário” tomará conta de Paredes de Coura. Poderás participar e assistir a espetáculos de teatro, música, cinema, animações de rua, residências artísticas, instalações e oficinas. Todos os participantes serão transportados para o mundo onde a imaginação, a criatividade, o risco e o absurdo tomam lugar. Transformar o óbvio em incompreensível, o real em fantasia e virar tudo ao contrário não é para todos. Tens de ter a capacidade de sonhar e imaginar.

Transcript of O Mundo ao Contrário

Page 1: O Mundo ao Contrário

24 26 JULHO

Page 2: O Mundo ao Contrário

De 20 a 26 de Julho, a fantasia d’ “O Mundo ao Contrário” tomará conta de Paredes de Coura. Poderás participar e assistir a espetáculos de teatro, músi-ca, cinema, animações de rua, residências artísticas, instalações e oficinas.Todos os participantes serão transportados para o mundo onde a imagina-ção, a criatividade, o risco e o absurdo tomam lugar. Transformar o óbvio em incompreensível, o real em fantasia e virar tudo ao contrário não é para todos. Tens de ter a capacidade de sonhar e imaginar.

Há um lago azul lá no arque é o céu e parece entornar-se sobre nós!É só imaginar.

De volta dele está o pomarcom grandes árvores de brinquedo!Outra vez a imaginar.

Delas nasce um fruto divertidoredondo e de amarelo vestido.Para alimentar, de tão suculento,basta que olhes para ele!

É o fruto do sonho que constróiscom as vitaminas da imaginação.Podes chamar-lhe SOL,O único fruto que dá luz.

E sem medo, como o João,com o teu sol nas mãos,és tu quem faz o mundo ao contrário!

Isaque Ferreira*

* Sobre a instalação pública de Madalena Martins na rua central de Paredes de Coura.

Page 3: O Mundo ao Contrário

AUSTRALIA

NIGEL MARTINMr. Spin Show Nigel Martin é performer e considerado um dos melhores malabaristas australianos.Apresenta um espetáculo de comédia e circo com malabarismos, manipulação de objetos, truques com chapéu, misturado com muitas palhaçadas e um incrível sen-tido de humor. Há, ainda, um monociclo da sua própria autoria onde Mr. Spin faz malabarismos e equilíbrio com um copo de água na cabeça.

FRANÇA/BRASIL

ROLAND ZEE ZEE, Uma Comédia VisualRoland Zee é um clown contemporâneo e mímico. Amplia as pequenas coisas, o espetacular e a simplicidade, despertan-do a sensibilidade de miúdos e graúdos.Explorador curioso e estranho, engraça-do e comovente, imbuído de uma profunda humanidade.Um ser, um personagem, um viajante de emoções e risos.

ANIMAÇÃO DE RUA

ESPETÁCULOS

Page 4: O Mundo ao Contrário

ESPANHA

CIRC PANICL’ home que perdia els botonsUm espetáculo de emoção e reflexão para todas as idades.Combina técnicas circenses e dança com música ao vivo e o uso inovador de um mastro que se torna num outro personagem.O homem e o mastro, no seu diálogo, mostram-nos a complexidade e simplici-dade das formas de vida.O homem olha para o seu caminho e o mastro segue-o.A ação desenvolve-se e ilustra os desafios diários e a vida interior de um homem com quem todos se podem identificar.

ITÁLIA

TOBIA CIRCUS Com Marco Borghetti Direcção: Claudio CremonesiVelhos clubes, monociclos e malabaristas...Tobia Circus apresenta um espetáculo inovador onde o misterioso e o comum nos conduzem ao mundo absurdo de Philip Sutil: um cavalheiro fino e ágil que ama as mulheres e gosta de dançar.Este personagem inteligente, fascinado pela ideia de “equilíbrio”, quer desafiar a gravidade e roubar leveza. Um espetáculo de equilíbrio e comédia com uma nota surreal onde voltas e revi-ravoltas inesperadas se sucedem numa partilha com o espetador.

BÉLGICA

CIA JORDI L. VIDAL COMPANY Chrysalis, duo de acrobacia e dança O encontro, a paixão, as discórdias, o nasci-mento de uma criança... tudo vai e vem... Sobre uma corda que se ata e desata, um casal dá forma a esculturas construídas com uma suavidade e ternura de movi-mentos que não vai deixar ninguém indi-ferente. O duo vai levá-lo a um mundo rico de emoções e proporcionar-lhe alguma poesia e amor num mundo tão cruel.Este espetáculo visual, poético e sem texto, foi apresentado mais de 120 vezes em diversos países.

Page 5: O Mundo ao Contrário

BÉLGICA

LES VOLCANICS O duo Volcanics é composto por dois brilhantes actores. Mathieu Moerenhout e Jean-Pierre Pagliari cruzaram-se há 20 anos na escola de circo de Bruxelas e, desde então, têm percorrido diversos países em digressões internacionais. Jean Pierre: diretor, músico, malabarista, comediante, engolidor de bicicletas e cuspidor de ursos.Mathieu: malabarista, uniciclo, ator, comediante e dançarino

PORTUGAL

A NUVEM VOADORAA fábrica de gravatasUm solo de palhaço que aborda de uma forma absurda, filosófica e poética a condição do homem em relação às máquinas, à tecnologia e ao trabalho. O dia-a-dia de um palhaço que trabalha numa fábrica de gravatas e é constan-temente interrompido pelos pequenos prazeres da vida. A batalha entre o tempo, as máquinas e os palhaços começou! Este espetáculo inspira-se no cinema de Jacques Tati (Playtime), Buster Kea-ton (the electric house), Charlie Chaplin (Modern Times) e nos pensamentos do filósofo português Agostinho da Silva sobre a obrigatoriedade de trabalhar.

PORTUGAL

CÃO À CHUVA LullabyLullaby é um projeto artístico de fusão que mistura a linguagem do teatro físico, clown, mímica, improviso e novo circo. Propõe um novo olhar sobre o futuro das artes de rua e uma proposta de investi-gação sobre o clown contemporâneo e a sua valorização no meio artístico.Uma performance interativa e imprevisí-vel, com humor e dinâmica, que busca a cumplicidade, a emoção, o riso e o estado primitivo do Homem.O projeto ganha forma através de uma intensa interacção com o público que encontra nele um convite direto à par-ticipação de cada espetador. Um espaço de jogo entre palhaço e espetador que se juntam para construir uma aventura absurda e bizarra.Revelação Imaginarios 2015.

Page 6: O Mundo ao Contrário

PORTUGAL

IRMÃOS ESFEROVITEOs Irmãos Esferovite são três irmãos: Champignon, Curica e Pirulito. Três palhaços com o mundo no coração. Os espetáculos desta família de clowns são uma aventura musical e circense onde se contam histórias disparatadas sobre o quotidiano dos dias. Oferecem sonhos em troca de sorrisos. O publico é convidado a participar ativamente neste mundo poético e clownesco.

PORTUGAL

MIMO’S DIXIE BANDSurgiram em Junho de 2010 e, desde então, com uma personalidade única e já reconhecida, têm vindo a espalhar a magia e a animação do jazz dixieland em cada local que visitam. Os Mimo’s Dixie Band são um grupo que resulta da combinação entre o estilo musical dixieland dos anos 20, o gesto mímico, as artes circenses e a comédia.

BANDAS

Page 7: O Mundo ao Contrário

OFICINA “ARTE EM PEÇAS”Comunidade0937Espaço para construções em Lego dinamizado pela comunidade 0937. 0937 é um grupo de fãs de LEGO sedi-ado em Portugal e fundado em 2006. Tem como missão promover passatem-pos para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. É responsável pela organi-zação do evento “Arte em Peças – Lego Fan Event”, realizado no Centro Cultural de Paredes de Coura desde 2010. Agora, estão de regresso!

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS Rita NicolauRita Nicolau estará presente n’ “O Mundo ao Contrário” com a sua oficina de artes plásticas. Desde 2009 que desenvolve projetos criativos em parceria com as autarquias e a comunidade escolar. A recorrente transdisciplinaridade motivada pelos mais novos estabeleceu uma aproximação natural com o univer-so infantojuvenil e dessa relação nasceu o projeto “Habito em Ti”.

Largo Visconde de MozelosSexta-feira 14h00 > 19h00Sábado e Domingo10h00 > 12h3014h00 > 19h00

PINTURAS FACIAISCelina SousaCelina Sousa, natural de Paredes de Coura, tem formação na área de edu-cação de infância e educação especial. Desde cedo começou a desenvolver o seu trabalho com crianças mas só em 2012 fundou a empresa Balão Mágico.Desde então dedica-se à animação infantil, incluindo pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis, ativ-idades de expressão plástica, dinam-ização da hora do conto e workshops sobre como contar histórias.

OFICINAS

Page 8: O Mundo ao Contrário

AS PALAVRAS DANÇAM NOS OLHOS DAS PESSOASIsaque Ferreira (bibliófilo amador e leitor de poesia) em colaboração com Nuvem VoadoraPartindo do imaginário sugerido por Almada Negreiros no seu “A Invenção do Dia Claro”, esta oficina da palavra solicita, numa primeira fase, aos participantes que escolham/salvem palavras das páginas de livros velhos e desconjuntados. Essas páginas são propostas a uma nova vida, com intervenção plástica que suprima todos os elementos da página preservando, unicamente, as palavras anteriormente escolhidas. De seguida, as páginas intervencionadas tomam o caminho expositivo, ao ar livre, conferindo novas valências ao espaço urbano.Numa segunda fase, as palavras escolhidas são usadas na criação de frases de senti-do poético, com o mínimo recurso a vocabulário.Por fim, as frases, que servem de casa às palavras salvas, são incluídas no PALA-VRAS COM SOM, momento de apresentação oralizada, a partir de excertos d’ A Invenção do Dia Claro.Sexta e Sábado às 15h00 (duração aproximada 1h30)Domingo às 12h00 Apresentação de trabalho final da oficina: Palavras com Som

OFICINA DE CIÊNCIAScience4you Oficina com 5 experiências: vulcão, pega monstros, tensão superficial, corrida de balões e massa maluca. A Science4you foi galardoada com o Prémio Produto do Ano Portugal 2015, Grande Prémio de Marketing e Inovação, eleito pelos consumidores, na categoria Brinquedos Didáticos.Sábado e Domingo10h00 > 12h30 e 14h00 > 19h00

Page 9: O Mundo ao Contrário

MADALENA MARTINSMadalena Martins explora um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando objectos, materiais e histórias, devolven-do emoções em forma de objectos de design. A manualidade e rigor de pro-dução estão muito presentes nas suas peças aliadas a uma forte componente social, sendo na sua maioria desenvolvi-das por reclusos de Estabelecimentos Prisionais portugueses. A sustentabili-dade ambiental está também muito presente no processo de produção, transformando desperdícios de indústri-as ou museus em novas peças.O imaginário da autora vai aqui ser repre-sentado, na rua central, transportando para o espaço uma das muitas aventu-ras do João Sem Medo (Baseado na obra “Aventuras de João sem medo” de José Gomes Ferreira).

JOÃO SEM MEDO Esta atividade insere-se num conjunto de ações desenvolvidas durante o evento O Mundo ao Contrário. A pensar na formação artística, durante uma semana, os Space Ensemble desafiam trinta jovens a viver e pensar a realidade de uma forma diferente. A Música vai ajudar.O trabalho final será apresentado ao público em geral nas ruas da vila. Gonçalo Fonseca: Ator e encenador nas Comédias do MinhoJoão Tiago Fernandes e João Martins: Músicos do Space Ensemble

Era uma vez um rapaz chamado João que vivia em Chora-Que-Logo-Bebes. Aldeia de infelizes chorincas que se lastimavam de manhã até à noite, sempre de monco caído, preferiam choramingar. O único que resistia a esta choradeira pegada era o nosso João, a que todos conheciam por João sem medo. Um dia, farto de tanta chorinquice e de tanta miséria que gelava as casas e cobria os homens de verdete, sem medo de bichos de sete bocas, sem medo de gigantes de cinco braços, sem medo de dragões de duas goelas, João parte para a aventura...sem medo.João sem Medo(Baseado na obra “Aventuras de João sem medo” de José Gomes Ferreira)De 20 a 26 de Julho

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICASTEATRO E MÚSICAINSTALAÇÃO

PÚBLICA

Page 10: O Mundo ao Contrário

“ESCONDE-ESCONDE”A partir de poesias para a InfânciaKiko gosta de comer tinta mas não conhece as cores, só lhes conhece o sabor! Com a ajuda dos amigos parte numa viagem “brincada” onde descobre que as cores têm nome e que a amizade pode ser pintada em qualquer tom!Criação: Sandra SantosInterpretação: Adrian Rosa, Mariana Bernardo e Rafael PereiraUm espetáculo Tac+, com o apoio do OUSAM.Dia 23: 10h00 Dia 24: 10h00 e 10h45

Page 11: O Mundo ao Contrário

DEVAGAR DEVAGARINHODurante os dias 24, 25 e 26 de Julho poderás conhecer a vila de Paredes de Coura e passear pelas suas ruas num divertido comboio turístico.

O MUNDO AO CONTRÁRIO 2015facebook.com/omundoaocontrarioemcouraCentro Cultural de Paredes de [email protected]: 251780124

Page 12: O Mundo ao Contrário

O M

undo

ao

Con

trár

io a

poi

a a

oper

ação

Nar

iz V

erm

elho

.

1 La

rgo

Visc

onde

de

Moz

elos

2 La

rgo

5 de

Out

ubro

3 La

rgo

Hin

tze

Ribe

iro4

Larg

o Fr

ei R

eden

to d

a C

ruz

5 C

hafa

riz H

intz

e Ri

beiro

6 Ru

a C

onse

lhei

ro M

igue

l Dan

tas

7 Ru

a N

arci

so A

lves

da

Cun

ha8

Rua

25 d

e A

bril

9 Ru

a A

fons

o Vi

ana

RE

SID

ÊN

CIA

S

AR

TÍS

TIC

AS

Teat

ro e

sica

Jo

ão S

em M

edo

D

e 20

a 2

4 >

Cen

tro

Cul

tura

lPa

rtic

ipan

tes:

10 a

os 1

8 an

os

“Esc

on

de-

Esco

nd

e”D

e 23

e 2

4 >

Cre

ches

do

conc

elho

Mad

alen

a M

arti

ns

Inst

alaç

ão P

úblic

a >

Rua

Con

selh

eiro

Mig

uel D

anta

s

OFI

CIN

AS

“Art

e em

Peç

as”

Art

es p

lást

icas

Pin

tura

s fa

ciai

sA

pre

nd

er b

rin

can

do

co

m a

ciê

nci

a D

ia 2

4: 1

4h00

/ 1

9h00

Dia

s 25

e 2

6: 1

1h00

/ 1

2h30

e 1

4h00

/ 1

9h00

ATE

LIE

RS

As

pal

avra

s d

ança

m n

os

olh

os

das

pes

soas

: Is

aqu

e Fe

rrei

ra e

Nu

vem

Vo

ado

ra

> S

exta

e S

ábad

o às

15h

00

Pala

vras

co

m S

om

Apr

esen

taçã

o do

trab

alho

fina

l da

ofic

ina

> D

omin

go à

s 12

h00

DIA

24

, SE

XTA

-FE

IRA

15h0

0 A

s p

alav

ras

dan

çam

no

s o

lho

s

d

as p

esso

as: I

saq

ue

Ferr

eira

> P

alco

117

h00

Irm

ãos

Esfe

rovi

te >

Pal

co 2

18h0

0 R

ola

nd

Zee

> P

alco

519

h00

Mr.

Sp

in >

Pal

co 6

20h3

0 Ir

mão

s Es

fero

vite

> P

alco

7

21h3

0 Jo

ão S

em M

edo

/ Res

idên

cia

artí

stic

a

T

eatr

o/ M

úsi

ca >

Pal

co 1

22h0

0 M

r. S

pin

> P

alco

122

h30

Ro

lan

d Z

ee >

Pal

co 1

DIA

25

, SÁ

BA

DO

11h0

0 M

imo’

s D

ixie

Ban

d >

Pal

co 8

12h0

0 C

hry

salis

> P

alco

113

h00

Irm

ãos

Esfe

rovi

te >

Rua

s da

Vila

15h0

0 M

arco

Bo

rgh

etti

> P

alco

216

h00

Ro

lan

d Z

ee >

Pal

co 4

17

h00

Ch

rysa

lis >

Pal

co 5

17h3

0 Ir

mão

s Es

fero

vite

> P

alco

9

18h0

0 R

ola

nd

Zee

> P

alco

219

h00

Mar

co B

org

het

ti >

Pal

co 1

20

h00

Mim

o’s

Dix

ie B

and

> R

uas

da V

ila21

h30

Fáb

rica

das

gra

vata

s >

Pal

co 3

22h0

0 M

arco

Bo

rgh

etti

> P

alco

322

h30

Cir

c Pa

nic

> P

alco

3

DIA

26

, DO

MIN

GO

11h0

0 M

arco

Bo

rgh

etti

> P

alco

1

12h0

0 Pa

lavr

as c

om

so

m >

Pal

co 1

12h3

0 M

imo’

s D

ixie

Ban

d >

Rua

s da

Vila

15h0

0 C

hry

salis

> P

alco

416

h00

Cão

à C

hu

va: L

ulla

by

> P

alco

617

h00

Mar

co B

org

het

ti >

Pal

co 5

17h3

0 Le

s V

olc

anic

s >

Pal

co 1

18

h00

Cir

c Pa

nic

> P

alco

319

h00

Mar

co B

org

het

ti >

Pal

co 2

20h0

0 M

imo’

s D

ixie

Ban

d >

Pal

co 7

21h3

0 C

ão à

Ch

uva

: Lu

llab

y >

Pal

co 3

22h0

0 C

hry

salis

> P

alco

322

h30

Les

Vo

lcan

ics

> P

alco

3A

pro

gram

ação

pod

e se

r alte

rada

.

PA

LCO

S

desi

gn M

adal

enaM

artin

s.co

m