O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

13
O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Transcript of O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Page 1: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Page 2: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

NINGYOS, BONECOS QUE EMANAM BONS AUGÚRIOS

A coleção de arte asiática doada pelo embaixador Fausto Godoy ao Museu Oscar Niemeyer é formada por mais de 3 mil peças. O que nos permite afirmar que a mostra “O mundo mágico dos Ningyos”, que o MON agora oferece ao público, é tão somente uma das incon-táveis vertentes desse acervo surpreen-dente, que nos revela o continente asiático em sua extensão geográfica, pluralidade étnico-religiosa e exube-rância artística ao longo de milhares de anos de história.

内 裏 雛

detalhe Imperatriz - Dairibina Era Edo (1603-1868)

Page 3: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Nesta exposição apresentamos aos nossos visitantes, especialmente aos pequenos, estes bonecos característicos da cultura popular japonesa que simbo-lizam elevados ideais de vida que pais, mães, familiares e amigos almejam para seus filhos, filhas e crianças de seus círculos afetivos.

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. São exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que bem os recebem. Mas, afora esse viés ritualístico, também são peças representativas de uma sofisticada expressão artística de tempos remotos que sobrevive no Japão contemporâneo.

Ao apresentar esta importante dimensão simbólica e estética da cultura japonesa, o MON convida a uma reflexão sobre as manifestações culturais de diferentes regiões e países e o que nos aproxima como indivíduos e como sociedade.

Juliana Vellozo Almeida VosnikaDiretora-presidente | Museu Oscar Niemeyer

Page 4: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

detalhe Gofuku-no-inori gosho Era Showa (1926-1989)

Page 5: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

NINGYO, A FORMA HUMANA

Tão logo cheguei a Tóquio, em 2001, interessei-me por uns bonecos que eram vendidos nas feiras de antiguidade da cidade, às vezes ao ar livre. Ningyo significa “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). No Japão, esses bonecos têm função mais ampla que a de um simples brinquedo. São uma celebração da infância e o cadinho da esperança dos pais em uma vida harmo-niosa e bem-sucedida para seus filhos.

Eles não se prestam para brincar e não fazem parte do universo lúdico infantil. São, antes, fetiches carregados de simbologia.

detalhe Imperador - Dairibina Era Edo (1603-1868)

内 裏 雛

Page 6: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

São expostos por cerca de 15 dias, em datas específicas – o Dia das Meninas e o Dia dos Meninos – e depois reco-lhidos, cuidadosamente guardados em caixas e passados de geração em geração. Às vezes, são descartados para sempre, sobretudo os que não viabili-zaram o almejado, pois acredita-se que tenham acumulado energia negativa.

Alguns são ofertados quando se visita um recém-nascido e representam impe-radores e imperatrizes, belas jovens, samurais, personagens do Nô, entidades benévolas, bebês saudáveis, ou seja, toda uma gama de individualidades que revelam os ideais mais profundos do (in)consciente coletivo japonês.

Os objetos aqui apresentados atraves-saram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e da cultura japonesas.

Fausto GodoyyDoador da coleção

Page 7: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

detalhe Imperatriz Era Edo (1603-1868) Conjunto 2 peças

Page 8: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Os Ningyos ocupam um lugar na socie-dade japonesa muito diferente dos bonecos no Ocidente. Para nós, eles são brinquedos, enquanto que no Japão são objetos cheios de significados mile-nares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística. São muito valiosos, frágeis e guardados como tesouros de família. Os bonecos aqui apresentados pertencem à excepcional coleção asiá-tica doada pelo embaixador Fausto Godoy ao Museu Oscar Niemeyer e formam um significativo conjunto.

Abrindo a exposição estão os Gosho-Ningyos, meninos gordinhos, adoráveis e com faces amistosas.

内 裏 雛

Corte imperial Era Showa (1926-1989) Conjunto 15 peças

Page 9: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Eles são dados como presentes auspi-ciosos, desejando saúde, sucesso ou proteção, e seu nome significa “vindos do palácio”. A maior parte das peças pertence ao Hina Matsuri (Dia das Meninas), comemorado no Japão no dia 3 de março e cujo objetivo original era assegurar às meninas um bom casa-mento. O altar representa uma corte imperial do período Heian (794-1192).São 15 figuras dispostas numa escada vermelha de sete degraus, seguindo uma rígida ordem: o casal imperial, três damas da corte, cinco músicos, dois guardiões, três arautos e, nos dois últimos degraus, oferendas ou acessórios. É costume, também, oferecer Kyobinas às meninas nesse dia; são bonecas deli-cadas que simbolizam a beleza.

Corte imperial Era Showa (1926-1989) Conjunto 15 peças

Page 10: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

O Gogatsu-no-Sekku (Dia dos Meninos) é comemorado perto do final de maio. Nele são apresentados os Musha-Ningyos, figuras impressionantes que usam armaduras completas e têm rostos enérgicos e orgulhosos. Eles repre-sentam os samurais, cujas qualidades de coragem, honra e lealdade os pais desejam para seus filhos homens.

Mágico e encantado, o sofisticado mundo dos Ningyos representa o amor dos pais pelos filhos, o desejo eterno de que meninos e meninas tenham sucesso e sejam felizes.

Denise Mattar Curadora

Page 11: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

detalhe Ningyo com chapéu Era Showa (1926-1989)

Page 12: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

realização

O Mundo Mágico dos Ningyos

Sala 10 LONGA DURAÇÃO

Capa (detalhe):

Sacerdotisa xintoísta | Era Showa (1926-1989) Gofun, tecido, pó de serra, seda e flores de pano

Fotografia:

Capa e páginas 1, 2, 5 e 7 Wel Calandria Páginas 4, 8, 9 e 11 Marcello Kawase

Page 13: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

Museu Oscar Niemeyer

Terça a domingo, 10h às 18h Venda de ingressos até as 17h30. Venda de ingresso online: museuoscarniemeyer.org.br Entrada franca para maiores de 60 e menores de 12 anos.

Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico · Curitiba · PR Tel.: 41 3350 4400

Clique para acessar: