O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA...

28
O NEOLIBERALISMO

Transcript of O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA...

Page 1: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

O NEOLIBERALISMO

Page 2: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

O NEOLIBERALISMO

• APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA.

• QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA MINISTRA DA INGLATERRA) ASSUMIU EM 1979 E 1980, PASSOU A DEFENDER ESSA TEORIA E UTILIZÁ-LA.

Page 3: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

MODELO NEOLIBERAL

• CONJUNTO DE AÇÕES POLÍTICOS-ECONÔMICOS CAPITALISTAS QUE DEFENDEM A NÃO PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO (ESTADO) NA ECONOMIA.

• IDEOLOGIA QUE LEVA AO LIVRE COMÉRCIO, PROMOVE O CRESCIMENTO ECONÔMICO E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PAÍS.

• NA ECONOMIA O ESTADO NÃO INTERFERE.• REFORÇA A GLOBALIZAÇÃO.

Page 4: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

CAMINHO NEOLIBERAL

O ESTADO DEVE PROMOVER LEIS ECONÔMICAS MAIS SIMPLES;

PROCESSO DE PRIVATIZAÇÕES DAS EMPRESAS ESTATAIS;

ESSA ABERTURA ECONÔMICA FAVORECE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS, ALÉM DAS MULTINACIONAIS, BANCOS E INVESTIDORES ESTRANGEIROS.

Page 5: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

LIDERES DO NEOLIBERALISMOMargareth Thatcher (RU / 1979-1990)

Ronald Reagan (EUA / 1980-1988)

Page 6: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

Na Prática

Page 7: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 8: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 9: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 10: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 11: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 12: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 13: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 14: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 15: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 16: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 17: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 18: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 19: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

O BRASIL E O NEOLIBERALISMO

• O BRASIL TEVE QUE ADEQUAR SUA ESTRUTURA AO MODELO NEOLIBERAL, REQUISITOS DA GLOBALIZAÇÃO.

• DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 O BRASIL ADOTA MEDIDAS NEOLIBERAL COMO: ABERTURA DO MERCADO, LIBERAÇÃO COMERCIAL, INTERDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, DIMINUIÇÃO DO PODER DO ESTADO NA ECONOMIA.

Page 20: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

O BRASIL E O NEOLIBERALISMO

A ADOÇÃO DO PLANO REAL EM 1993/1994, FOI UMA MEDIDA ADOTADA PELO GOVERNO FEDERAL.

AS MEDIDAS NEOLIBERAIS BUSCAM A:1. ESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA;2. ESTABILIDADE NOS NÍVEIS DE EMPREGO;3. ESTABILIDADE NA BALANÇA COMERCIAL;4. ESTOQUE DE MOEDAS;

Page 21: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

ESTABILIDADE ECONÔMICA

O GOVERNO PLANEJA E EXECUTA O ORÇAMENTO ANUAL, QUE ENVOLVE TRÊS LEIS:

1. PLANO PLURIANUAL (PPA);2. LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO);3. LEI DO ORÇAMENTO ANUAL (LOA)

Page 22: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

PRIVATIZAÇÕES

O GOVERNO PLANEJA E EXECUTA O ORÇAMENTO ANUAL, QUE ENVOLVE TRÊS LEIS:

1. PLANO PLURIANUAL (PPA);2. LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (LDO);3. LEI DO ORÇAMENTO ANUAL (LOA)

Page 23: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.

PRIVATIZAÇÕES

• O GOVERNO BRASILEIRO TAMBÉM PRIVATIZOU VÁRIAS EMPRESAS EM DIVERSOS SETORES COMO:

• BANCOS ESTADUAIS (BEG, BEMG, BANESPA, BANERJ, NOSSA CAIXA ETC.)

• TELECOMUNICAÇÕES (EMBRATEL FOI ADQUIRIDA POR UMA EMPRESA DOS EUA);

• PERMITIU A INSTALAÇÃO DE VÁRIAS MULTINACIONAIS NO PAÍS.

Page 24: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 25: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 26: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 27: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.
Page 28: O NEOLIBERALISMO. APÓS A CRISE DO PETRÓLEO (1973) ALGUNS TEÓRICOS DEFENDERAM A REDUÇÃO DA AÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. QUANDO MARGARETH THATCHER (PRIMEIRA.