O ombro de Cláudia

7

Transcript of O ombro de Cláudia

Page 1: O ombro de Cláudia
Page 2: O ombro de Cláudia

O ombro de Cláudia

Maria Teresa Maia Gonzalez

Difel

147

Profissão Adolescente

Page 3: O ombro de Cláudia
Page 4: O ombro de Cláudia

Este livro fala de uma adolescente chamada Cláudia, que desdemuito cedo sofre com o abandono do pai.

Alguns anos depois a sua mãe encontrou um companheiro que erapastor, e que as ajudava muito financeiramente, até que um diapartiu emmissão, provisoriamente.

Quando regressou, Cláudia já era uma adolescente, e não gostava dasua presença, pois ele passava a vida a repreendê-la com coisasnormais que ele achava indecente: os seus amigos não podiam ir acasa, não podia ter televisão no quarto e só via programas que oLeonel aprovasse. Como era adolescente, pensava que ninguém lheiria dar ouvidos, em consequência não desabafava com a suamãe, pois Leonel era muito severo com Cláudia, enquanto que àfrente da mãe era muito querido e agradável.

Page 5: O ombro de Cláudia

Algum tempo depois Cláudia começou a ter uma dor desconfortávelno ombro que a fazia coçar-se ao ponto de a pele ficar em carne viva. Amãe ficava muito preocupada e procurou muitos especialistas que lhefizeram imensos testes, sempre sem resultado.

Um dia, a sua mãe e Leonel decidiram casar-se. A mãe vendo queCláudia estava com muitas dificuldades em aceitar isso, epossivelmente a entrar em depressão, levou-a a um médico que aaconselhou a procurar um psicólogo. Este descobriu que ela tinha umtrauma desde pequena. Estava ligado a um acontecimento quandoestava em casa com Leonel… e a única coisa que se lembrava era queele tocara no ombro, mas o trauma foi tão grande que a sua mente seesqueceu, e esta era a maneira de o corpo reagir quando estava comele…

Page 6: O ombro de Cláudia

Adorei o livro, e foi o melhor que eu já li na minha vida, pois assimque decidi começar, só queria ler mais, não me apetecia parar.

Uma história muito interessante, sobre o que pode acontecer naadolescência, os traumas que marcam as vidas e como às vezes ospsicólogos podem realmente ajudar. Espero que leiam o livro, poisainda vão acontecer muitos episódios na vida de Cláudia, nada acabaaqui.

Page 7: O ombro de Cláudia

Fernanda

Nº10 8ºC