Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

9

Click here to load reader

Transcript of Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

Page 1: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

Objetivos de História

2ºPeríodo-4ºTeste de Avaliação

1-Compreender a constituição de 1933.

Constituição de 1933 (na teoria)

Poder legislativo pertencia à assembleia nacional;

Poder executivo pertencia ao Presidente da República era este que nomeava o governo;

Poder judicial pertencia aos tribuinais;

Garantia ainda a liberdade e os direitos dos cidadãos,

Na prática

Salazar foi sempre Presidente do Conselho de Ministros, sempre teve mais poder que o Presidente da República, era ele que fazia as leis, as eleições não eram livres e não eram respeitados os direitos e as liberdades das pessoas.

5-Conhecer as características do Estado Novo.

Princípios Ideológicos do Estado Novo/Ditadura Salazarista

Salazar era o chefe máximo da nação a quem todos deviam respeito e obediência – culto ao chefe. Os três ideais de Salazar eram: Deus, Pátria e Família. Os jovens integravam a mocidade portuguesa. Nacionalismo com a valorização da história, da bandeira e do hino. Salazar defendia a auto-suficiência do país valorizando a agricultura e as campanhas de trigo no

Alentejo (nacionalismo económico). Propaganda com recursos aos cartazes intitulados : “ A lição de Salazar” Legião portuguesa – milícias armadas. Política de obras públicas com o lançamento da construção de estradas, pontes, barragens, escolas,

maternidades. Censura aos meios de comunicação, existia uma comissão de censura que controlava a imprensa

chamada “Lápis Azul”. Corporativismo – Salazar para controlar a economia e a sociedade, agrupou sindicatos nacionais, tais

como: grémios, casa dos pescadores, casa do povo, proibindo as greves e sindicatos livres. Polícia Política: PVDE e mais tarde PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) perseguiam,

torturavam e muitas das vezes assassinavam os opositores ao regime, possuíam uma rede de informadores; as principais prisões eram : Peniche, Caxias e o campo de concentração no Tarrafal – Cabo Verde.

Partido único: união nacional. Imperialismo: Colonialismo – As colónias para Salazar eram parte integrante da Nação e mostravam

que éramos uma grande nação; em termos económicos as colónias forneciam matérias-primas baratas e escoavam toda a produção agrícola e industrial.

Page 2: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

6-Conhecer o Estalinismo na URSS (ver a parte da Economia

Estalinismo na URSS

1924 – Morte de Lenine

Trotsky – Liderava o exército vermelho

Lenine – 1927 – Lidera a URSS – Estalinismo

Princípios Ideológicos

O único partido político era o Partido Comunista, situava-se em Moscovo e toda a gente lhe devia obediência.

Polícia Política Tcheka/KGB (mais tarde). Campos de trabalho forçado na Sibéria e na Ucrânia (gulags). Deportações maciças (obrigou aldeias inteiras a ir para onde ele quis). (Colocou essas pessoas na

Sibéria e noutros sítios a trabalharem, serviam como mão de obra, porque os presos não davam conta do recado).

Limpezas de gabinetes ou purgas, em que Estaline renovava os dirigentes dentro do partido.

Economia

Indústria : Planificação da Indústria com os planos quinquenais (5 anos).

1º Plano Quinquenal – Priveligiou a indústria pesada;

2º Plano Quinquenal – Priveligiou a indústria ligeira (têxtil e alimentar);

3º Plano Quinquenal – Priveligiou a indústria química.

Agricultura – Coletivização das terras

Recurso à propaganda através dos cartazes. Culto da personalidade.

A URSS tornou-se na 3ª maior potência mundial.

Frentes populares

Inglaterra

França – León Blum

Espanha – Franco

Sovkhozes

Kolkhozes

Page 3: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

7-Contextualizar a Guerra Civil de Espanha.

Coligação de partidos de esquerda, que favoreciam os trabalhadores. Ganharam as eleições em 1936, começaram a nacionalizar tudo e eram anti-clero. Como não agradaram aos espanhóis gerou-se uma guerra civil em Espanha. Que durou de 1936 a 1938.

1936-Guerra Civil Eleições Republicanos (Coligação de esquerda, apoio : URSS)

Nacionalistas – General Franco (Apoio: Portugal, Alemanha e Itália

O clima político e social na Espanha na primeira metade da década de 1930 era tenso e recheado de conflitos entre esquerdistas e nacionalistas. Mas a guerra teve inicio quando em 18 de julho de 1936, o general Francisco Franco comandou o exército espanhol num golpe de estado contra o governo democrático e legal da Segunda República Espanhola. Porém, o golpe não foi bem sucedido e a Espanha ficou dividida entre nacionalistas e republicanos. Após quase três anos de conflito a Guerra Civil Espanhola, considerada uma das mais violentas e cruéis da história, terminou com a vitória dos nacionalistasque conseguiram derrubar o Governo Republicano do poder. Francisco Franco assumiu o poder em Abril de 1939, implantando um regime ditatorial de direita na Espanha.

8-Conhecer as Causas da II GM.

II Guerra Mundial

Causas:

Desrespeito pelo Tratado de Versalhes1

Eixo 2

Expansionismo agressivo de Hitler 3

1 A crise de 1929 afetou todo mundo, incluindo a Alemanha, e esta crise foi em parte responsável pela instauração do regime ditatorial na Alemanha, o qual defendia uma política expansionista. Quando Hitler tomou poder em 1933, a Alemanha tornou-se mais agressiva e passaram a ignorar o Tratado de Versalhes. Um dos pontos tratados era a redução do armamento e do exército, como estava instalada a crise, para reduzir o desemprego pôs o serviço militar obrigatório, reconstruiu uma poderosa frota de guerra, modernizou aviações e começou a ocupar regiões fronteiriças, posteriormente concretizou pactos militares.

2O eixo Berlim-Roma, a aliança da Alemanha nazista e da Itália fascista, foi criada uma aliança em Berlim no dia 25 de outubro de 1936, com a assinatura de um tratado de amizade entre os dois países. Ficou conhecida por Eixo Roma-erlim e pretendia reforçar a colaboração entre a Alemanha e Itália, posteriormente com o Japão, constituindo uma aliança de regimes ditatoriais, que ficou conhecida por “Eixo”.

1 de Setembro: Hitler invade a Polónia

Page 4: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

3Hitler com base na “Teoria do Espaço Vital” que defendia os interesses da raça ariana, ocupou a Áustria, Turquia e o Pais dos Sudetas. Em 1938 assinou com a França e a Inglaterra o tratado de Munique, em 1938 ocupa o resto da Checoslováquia, nesse mesmo ano assinou um tratado com a URSSS de não ataque entre esses dois países, a França e Inglaterra (assinaram um tratado secreto) protegiam a Polónia caso a Alemanha a invadisse. A 1 de Setembro de 1939 a Alemanha ataca a Polónia. A Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha, iniciando-se assim a II Guerra Mundial.

9-Descrever as 3 Fases da Guerra.

Fases

1ªFase – Guerra Relâmpago (1939-1941)

As tropas alemãs continuaram a avançar, após a invasão da Polónia em 1939.

Em Abril de 1940, conseguiram entrar na Dinamarca e na Noruega. A 10 de Maio invadiram a Bélgica, o Luxmburgo e a Holanda, dirigindo-se de seguida a França que foi derrotada passado pouco mais de 1 mês.

Hitler conseguiu dominar quase toda a Europa Ocidental, a única resistente era a Inglaterra. No confronto decisivo, que foi na Inglaterra, travou-se no Canal da mancha e foi aí a 1ª grande derrota alemã, por uma invenção recente, o radar, conseguiu derrotar a força aérea alemã impossibilitando a entrada do exército alemão em solo britânico.

2ªFase – Mundialização do Conflito (1941-1943)

Enquanto os combates decorriam na Europa, o Japão prepara a conquista do seu “Espaço Vital”. Começou por ocupar territórios na China e na Indonésia em 1941. A 7 de Dezembro de 1941, o Japão atacou de surpresa a base naval Americana de Pearl Harber, no Hawaii. Este ataque levou os EUA, que eram presididos por Rosevelt, entraram na guerra. Os EUA significaram mais armas e homens para África, para o Pacífico, para a Europa e Inglaterra.

3ªFase-A vitória dos Aliados

Os combates na Europa Ocidental foram decididos em 6 de Junho de 1944: Deu-se o desembarque dos Aliados na Normadia (França). Um poderoso exército, comando pelo general Eisenhower entrou em terriório francês, a missão era retomar a França por meio de um ataque surpresa. Estes desembarques permitiram a libertação da França e Bélgica.

No lado do Oriente, os alemães foram completamente cercados por tropas soviéticas e exatamente no dia 22 de Abril de 1945 a cidade de Berlim foi tomada pelos russos. E no dia 30, Hitler cometeu suicídio. No dia 7 de Maio de 1945, o que restou do governo alemão simplesmente se rendeu. A guerra na Europa estava terminada.

No Pacífico, as batalhas entre o Japão e os Estados Unidos (auxiliadas pela Inglaterra e Austrália) continuavam. Os americanos bombardearam as cidades japoneses de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e de Nagasaki, em 9 de agosto de 1945 com armas nucleares. O Japão rendeu-se na data de 2 de Setembro de 1945. Era o final da Guerra.

Page 5: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

3ªFase-A vitória dos Aliados - (Caderno)

Norte de África (1943) – Os Aliados desembarcam/libertam a Sicília e a Itália, caindo Mussolini em 1944.1944 – Dia D: Os Aliados desembarcam na Normandia e avançam até à Alemanha ao mesmo tempo que Estaline avança pelo Oriente, encurralando Hitler que se suicida em 1945.Termina a guerra na Europa, mas continua no Pacífico com os Kanikaze (pilotos suicidas).O Presidente Truma dos EUA, ordenou o lançamento.

10- Conhecer as Consequências da 2ªGuerra Mundial

Mais de 50 milhões de mortos.

Destruição económica, como fábricas, pontes …

Divisão do território alemão em 4 partes, pelos 4 vencedores (Itália, França, Inglaterra, URSS), e ocuparam-nos.

A cidade de Berlim também foi dividida e ocupada pelos 4 vencedores

O Japão também foi ocupado pelos EUA e aí impuseram a democracia.Foi criada a ONU, para zelar pela paz e pelas cooperações económicas, sociais e culturais.Desnazificação da Alemanha, com o julgamento dos criminosos de guerra e no tribunal de Nuremberg.Criação do Estado de Israel em 1947 para o povo judeu.Surgimento de 2 blocos : Comunista liderado pela URSS e capitalista liderado pelos EUA.

Mundo Bipolar - Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria

Page 6: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

Mundo Bipolar

Guerra Fria

12-Conhecer os objetivos do Plano Marshall.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano económico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros. O Plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.

- Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;- Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;- Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética.

13-Explicar o conceito de Guerra Fria.

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a

Bloco de Leste

URSS Comunista Partido Único Controle a economia KGB Pacto Varsóvia COMECON

Bloco Ocidental

EUA Capitalista Liberal

CIA NATO Plano Marshal

Page 7: Objetivos de História - 4º Teste - 2ºPeríodo

expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietname.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Guerra Fria foi uma disputa de poder entre a URSS e os EUA em que não houve conflito direto entre as duas potências.

Deram-se muitos avanços tecnológicos como o desenvolvimento das bombas nucleares e a conquista do espaço.

Desenvolveu-se a espionagem: CIA-EUA

KGB-URSS

Os principais incidentes da Guerra Fria foram:

-A guerra da Coreia;

-A crise de mísseis de Cuba;

-O Bloqueio de Berlim;

A Guerra Fria, não foi um conflito militar, foi um confronto ideológico, político, económico entre a URSS e os EUA e equilibravam-se pelo terror.

14-Conhecer os primeiros movimentos de indepedência.

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.