Oficina de Jogos Educativos

9
NTE-NÚCLEO NTE-NÚCLEO TECNOLÓGICO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL EDUCACIONAL MONTE ALEGRE DE GOIÁS MONTE ALEGRE DE GOIÁS

description

Meios tecnológicos

Transcript of Oficina de Jogos Educativos

Page 1: Oficina de Jogos Educativos

NTE-NÚCLEO NTE-NÚCLEO TECNOLÓGICO TECNOLÓGICO EDUCACIONALEDUCACIONALMONTE ALEGRE DE GOIÁSMONTE ALEGRE DE GOIÁS

Page 2: Oficina de Jogos Educativos

OFICINA DE OFICINA DE JOGOS JOGOS EDUCATIVOSEDUCATIVOS

Page 3: Oficina de Jogos Educativos

Recurso pedagógicoRecurso pedagógico

O ensino utilizando meios lúdicos cria O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificantes e atraentes ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o servindo como estímulo para o desenvolvimento integral do aluno.desenvolvimento integral do aluno.

Um jogo educativo computadorizado é Um jogo educativo computadorizado é um ambiente de aprendizagem que une um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com as de as características dos jogos com as de software. software.

Page 4: Oficina de Jogos Educativos

Os jogos mantém uma relação estreita Os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e com construção do conhecimento e possui influência como elemento possui influência como elemento motivador no processo de ensino e motivador no processo de ensino e aprendizagem. aprendizagem.

O uso da informática na educação através O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente mais terreno ultimamente

O ato de jogar é tão antigo quanto o O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, na verdade o jogo faz próprio homem, na verdade o jogo faz parte da essência de ser dos mamíferos. parte da essência de ser dos mamíferos.

Page 5: Oficina de Jogos Educativos

Classificação dos jogosClassificação dos jogos Fase sensório-motora (do nascimento Fase sensório-motora (do nascimento

até os 2 anos aproximadamente): a até os 2 anos aproximadamente): a criança brinca sozinha, sem utilização da criança brinca sozinha, sem utilização da noção de regras noção de regras

Fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 Fase pré-operatória (dos 2 aos 5 ou 6 anos aproximadamente): As crianças anos aproximadamente): As crianças adquirem a noção da existência de adquirem a noção da existência de regras e começam a jogar com outras regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz-de-conta. crianças jogos de faz-de-conta.

Page 6: Oficina de Jogos Educativos

Fase das operações concretas (dos 7 Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos aproximadamente): as aos 11 anos aproximadamente): as crianças aprendem as regras dos jogos e crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Esta é a fase dos jogam em grupos. Esta é a fase dos jogos de regras como futebol, damas, jogos de regras como futebol, damas, etc. etc.

Page 7: Oficina de Jogos Educativos

Assim Piaget classificou os jogosAssim Piaget classificou os jogos

correspondendo a um tipo de estrutura correspondendo a um tipo de estrutura mental: mental:

Jogo de exercício sensório-motor Jogo de exercício sensório-motor Jogo simbólico Jogo simbólico Jogo de regras Jogo de regras

Page 8: Oficina de Jogos Educativos

Objetivos dos jogosObjetivos dos jogos

O jogo é um impulso natural da criança O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivadorfuncionando assim como um grande motivador

A criança através do jogo obtém prazer e A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo. para atingir o objetivo do jogo.

O jogo mobiliza esquemas mentais: estimula o O jogo mobiliza esquemas mentais: estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço pensamento, a ordenação de tempo e espaço

Page 9: Oficina de Jogos Educativos

O jogo integra várias dimensões da O jogo integra várias dimensões da personalidade: afetiva, social, motora e personalidade: afetiva, social, motora e cognitiva. cognitiva.

O jogo favorece a aquisição de condutas O jogo favorece a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração.rapidez, força, concentração.

A participação em jogos contribui para a A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal. justiça, iniciativa pessoal e grupal.