ONDE ESTÁ A BIODIVERSIDADE? · 31 | 3586 2511 teia de textos Projeto realizado com o apoio do...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu. teia de textos Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 53 ONDE ESTÁ A BIODIVERSIDADE? Conhecemos apenas 1,7 milhão, mas sabemos que deve exisr na Terra cerca de 100 milhões de espécies que vivem em ambientes com caracteríscas diferentes, como desertos, florestas e oceanos, onde os indivíduos interagem uns com os outros e com o meio. Chamamos de Biodiversidade essa variedade de formas animais, vegetais e os ambientes da Terra, incluindo os seres que existem nas águas e solos. A diversidade biológica não está igualmente distribuída no mundo e somos privilegiados, pois o Brasil é um dos 17 países mais ricos em Biodiversidade. Temos um número muito grande de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem aqui. Além disso, abrigamos um quinto das espécies animais e vegetais conhecidas! Essa variedade em nosso país pode ser explicada pela diversidade de ambientes, como cerrado, mata atlânca, caanga e pantanal. Mas será que os centros urbanos também podem abrigar uma grande variedade de plantas e muitas espécies? Sim, isso é possível! Em Belo Horizonte, por exemplo, existem muitos ambientes disponíveis para animais e plantas, como parques, praças, lagos arficiais, jardins, hortas de casas e até cemitérios e construções civis. Mesmo assim, alguns pesquisadores acreditam que, como consequência de todas as transformações ambientais, nos próximos 30 anos cerca de 20% das espécies do mundo, algumas ainda desconhecidas, podem desaparecer. Por isso, a implantação e manutenção de mais áreas verdes nos centros urbanos, como parques e jardins, e a conscienzação da população sobre a importância de proteger a biodiversidade é fundamental para preservar a riqueza biológica que ainda temos. Texto escrito por Paulina Maia Barbosa e Luísa Neves Guimarães para o projeto Viajando com o meio ambiente, da UFMG.

Transcript of ONDE ESTÁ A BIODIVERSIDADE? · 31 | 3586 2511 teia de textos Projeto realizado com o apoio do...

Page 1: ONDE ESTÁ A BIODIVERSIDADE? · 31 | 3586 2511   teia de textos Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu. teiadetextos@gmail.com

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected] realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu.teia de textos

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

53

ONDE ESTÁ A BIODIVERSIDADE?

Conhecemos apenas 1,7 milhão, mas sabemos que deve existir na Terra cerca de 100 milhões de espécies que vivem em ambientes com características diferentes, como desertos, florestas e oceanos, onde os indivíduos interagem uns com os outros e com o meio. Chamamos de Biodiversidade essa variedade de formas animais, vegetais e os ambientes da Terra, incluindo os seres que existem nas águas e solos.

A diversidade biológica não está igualmente distribuída no mundo e somos privilegiados, pois o Brasil é um dos 17 países mais ricos em Biodiversidade. Temos um número muito grande de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem aqui. Além disso, abrigamos um quinto das espécies animais e vegetais conhecidas! Essa variedade em nosso país pode ser explicada pela diversidade de ambientes, como cerrado, mata atlântica, caatinga e pantanal.

Mas será que os centros urbanos também podem abrigar uma grande variedade de plantas e muitas espécies? Sim, isso é possível! Em Belo Horizonte, por exemplo, existem muitos ambientes disponíveis para animais e plantas, como parques, praças, lagos artificiais, jardins, hortas de casas e até cemitérios e construções civis.

Mesmo assim, alguns pesquisadores acreditam que, como consequência de todas as transformações ambientais, nos próximos 30 anos cerca de 20% das espécies do mundo, algumas ainda desconhecidas, podem desaparecer. Por isso, a implantação e manutenção de mais áreas verdes nos centros urbanos, como parques e jardins, e a conscientização da população sobre a importância de proteger a biodiversidade é fundamental para preservar a riqueza biológica que ainda temos.

Texto escrito por Paulina Maia Barbosa e Luísa Neves Guimarães para o projeto Viajando com o meio ambiente, da UFMG.