OP1012

17
ANO 20 • Nº 1012 DE 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO 2011 DIRECTOR: JOÃO FERNANDES www.opiniaopublica.pt pub Utentes da extensão S. Cosme ameaçam endurecer a luta pub. opinião especial Carnes pub. Homem de Lousado chama José Castelo Branco a depor No caso em que obrigaria a mulher a participar em orgias sexuais p. 3 Primeira sessão do julgamento realizou-se sexta-feira no Tribunal de Famalicão ARGUIDOS JULGADOS POR TRÁFICO DE DROGA Começou a ser julgada do Tribunal Famalicão, na passada sexta- feira, uma rede de tráfico de droga, envolvendo 37 arguidos, a maior parte dos quais da zona de Oliveira S. Mateus e Delães. Ini- cialmente eram 40, mas o colectivo de juízes entendeu que três deles deveriam ser julgados num processo separado. Estão todos acusados de pertencerem a uma rede de tráfico de droga que ope- rava no Vale do Ave, desmantelada no ano passado numa mega operação do Núcleo de Investigação da GNR de Barcelos. Na altura foram apreendidas pelas autoridades centenas de doses de estu- pefaciente e armas. p.3 P. 8 Famalicão rendeu-se aos abraços Piscinas de Ribeirão apontadas como amigas do ambiente p.7 P. 7 Desemprego sobe em Famalicão e no distrito p. 11 opiniãosport: Bruno Jesus e Catarina Ribeiro vencem Famalicão-Joane P. 8 Agostinho Lopes questiona governo sobre obras na secundária de Joane Futebol: equipas famalicenses empatam nos nacionais

description

www.opiniaopublica.pt opiniãosport: Nocasoemqueobrigariaamulher aparticiparemorgiassexuais ANO20•Nº1012 DE28DESETEMBROA4DEOUTUBRO2011 DIRECTOR:JOÃOFERNANDES opiniãoespecial Futebol: equipas famalicenses empatamnos nacionais Bruno Jesus e Catarina Ribeiro vencemFamalicão-Joane Primeira sessão do julgamento realizou-se sexta-feira no Tribunal de Famalicão Carnes pp.. 33 pp.. 1111 PP.. 88 PP.. 88 pub. pub. pub

Transcript of OP1012

Page 1: OP1012

ANO 20 • Nº 1012DE 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO 2011DIRECTOR: JOÃO FERNANDESwww.opiniaopublica.pt

pub

Utentes daextensão S. Cosmeameaçamendurecer a luta

pub.

opiniãoespecialCarnes

pub.

Homem de Lousado chamaJosé Castelo Branco a depor

No caso emque obrigaria amulhera participar emorgias sexuais

pp.. 33

Primeira sessão do julgamento realizou-se sexta-feira no Tribunal de Famalicão

37 ARGUIDOS JULGADOS POR TRÁFICO DE DROGA

Começou a ser julgada do Tribunal Famalicão, na passada sexta-feira, uma rede de tráfico de droga, envolvendo 37 arguidos, amaior parte dos quais da zona de Oliveira S. Mateus e Delães. Ini-cialmente eram 40, mas o colectivo de juízes entendeu que trêsdeles deveriam ser julgados num processo separado. Estão todos

acusados de pertencerem a uma rede de tráfico de droga que ope-rava no Vale do Ave, desmantelada no ano passado numa megaoperação do Núcleo de Investigação da GNR de Barcelos. Na alturaforam apreendidas pelas autoridades centenas de doses de estu-pefaciente e armas. p.3

PP.. 88 Famalicão rendeu-se aos abraços

Piscinas deRibeirão apontadas comoamigas do ambiente

pp..77PP.. 77

Desemprego sobeem Famalicão e no distrito

pp.. 1111

opi ni ã os port:Bruno Jesus e Catarina Ribeiro vencem Famalicão-Joane

PP.. 88

Agostinho Lopesquestiona governosobre obras na secundária de Joane Futebol: equipas famalicenses empatamnos nacionais

Page 2: OP1012

02 pública: 28 de Setembro de 2011 cciiddaaddee

CON SE LHO EDI TO RI AL:Ale xan dri no Cos me, An tó nio Cân di do Oli vei ra,An tó nio Jor ge Pin to Cou to, Ar tur Sá da Cos ta,Cris ti na Aze ve do, Fe liz Ma nu el Pe rei ra, Jo a -quim Lou rei ro, Jo ão Fer nan des, Manuel Afon-so e Almeida Pinto.

DI REC TOR: Jo ão Fer nan des (CIEJ TE-95) jfer nan des@opi ni ao pu bli ca.pt

CHE FE DE RE DAC ÇÃO:Cris ti na Aze ve do (CPJ 5611)cris ti na@opi ni ao pu bli ca.pt

EDI TOR DE TUR NO: Mag da Fer rei ra (CPJ 4625)mag da@opi ni ao pu bli ca.pt

RE DAC ÇÃO:in for ma cao@opi ni ao pu bli ca.ptCar la Ale xan dra So a res (CICR-248), Cris ti naAze ve do (CPJ 5611), Mag da Fer rei ra (CPJ4625) e So fia Abreu Sil va (CPJ 10952).

DES POR TO: Jor ge Hum ber to, Jo sé Cle -men te (CNID 297) e Pe dro Sil va (CICR-220).

GRA FIS MO:Car la Ale xan dra So a res, Pe dro Sil va.

APOIO À RE DAC ÇÃO:Jor ge Ale xan dre

OPI NI ÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,Do min gos Pei xo to, Gou veia Fer rei ra, J. MárioTeixeira, Jo a quim Lou rei ro, José Luís Araújo,Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GE RÊN CIA: João Fernandes

CA PI TAL SO CI AL:350.000,00 Eu ros.

DE TEN TO RES DE MAISDE 10% DO CA PI TALFe liz Ma nu el Pe rei raAn tó nio Jor ge Pin to Cou to

SER VI ÇOS AD MI NIS TRA TI VOS:Fran cis co Araú jo

TÉC NI COS DE VEN DAS:co mer cial@opi ni ao pu bli ca.ptAgos ti nha Bair ri nho, Ma ria Fer nan da Cos ta eSó nia Ale xan dra

PRO PRI E DA DE E EDITOR:EDI TA VE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SE DE, RE DAC ÇÃO E PU BLI CI DA DE:Rua 8 de De zem bro, 214 An tas S. Ti a go - Apar ta do 4104760-016 VN de Fa ma li cão

IN TER NETwww.opi ni ao pu bli ca.pt

CON TAC TOSRe dac ção:Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Ser vi ços Ad mi nis tra ti vos: Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IM PRES SÃO:Na ve prin ter - In dús tria Grá fi ca do Nor te, SA

Es tra da Na ci o nal, 14 - Maia

EM BA LA GEM E ETI QUE TA GEM:Al mei da Pe rei ra - Ope ra dor de Marke ting e Im pres são Do cu men tal, LdaPar que In dus tri al do Min de loVi la do Con de

TI RA GEM DES TE NÚ ME RO:20.000 exem pla res, nº 1012

NÚ ME RO DE RE GIS TO: 115673

DE PÓ SI TO LE GAL: 48925/91

FICHA TÉCNICA

Citeve presente em mais um Modtíssimo

Protecção individual em destaque

no Fórum Têxteis do FuturoReutilizar, reviver, renovar, reciclar, reinventar, re-criar são as palavras-chave para a próxima ediçãodo Modtíssimo, que se realiza hoje e amanhã,dias 28 e 29 de Setembro, na Alfândega do Porto,e que inclui o Fórum Têxteis do Futuro promovidopelo Citeve de Famalicão.

Nesta edição, o Fórum Têxteis do Futuro é de-dicado aos Equipamentos de Protecção Indivi-dual (EPI’s), onde estão em destaque alguns dosvencedores dos prémios de inovação atribuídosna feira Techtextil/Avantex, que decorreu emMaio em Frankfurt, assim como um fato para mo-tociclistas com um original conceito de alta-visi-bilidade através da incorporação de LEDS.

O espaço é ainda o palco para a tertúlia sobreEPI’s no dia 29, às 15 horas, que abordará asprincipais tendências de inovação deste mer-cado e os principais factores a ter em conta nacertificação destes produtos com vista à Marca-ção CE.

Pela primeira vez, o Modtissimo acolhe tam-bém o Fórum da Indústria Têxtil. Na sua 13ªedi-

ção, o tema desta assembleia-magna do sector é“Aumentar as Exportações. Exportar Valor. Ga-nhar Mundo” e conta com as presenças do mi-nistro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pe-reira; de Daniel Bessa, director-geral da Cotec; doeconomista António Nogueira Leite, assim comocom a intervenção de diversos empresários e ad-ministradores, num debate conduzido pelo jor-nalista Júlio Magalhães.

O Modtíssimo, uma iniciativa da AssociaçãoSelectiva Moda, está já na sua 38.ª edição ereúne, num só espaço, toda a oferta da IndústriaTêxtil e de Vestuário (ITV) para as próximas esta-ções.

Divididos entre o Clube dos Confeccionado-res, a área de Tecidos e Acessórios, Mundo daCriança, Serviços e Fórum Têxteis do Futuro, es-tarão cerca de 300 expositores, para apresenta-rem aos mais de 4.000 visitantes esperados asúltimas novidades em tecidos, acessórios e ves-tuário, assim como as inovações tecnológicasque estão a marcar o mundo da ITV.

Na Festa do Associativismo e Juventude

ACIF conquistou visitantes com gastronomia

A Associação Comercial e In-dustrial de Famalicão (ACIF)marcou presença na Festa doAssociativismo e Juventude quese realizou nos passados dias16, 17 e 18 de Setembro. Nostand da ACIF, os formandos daTurma EFA nível secundário deTécnico de Cozinha/Pastelariarealizaram demonstrações devárias iguarias, saboreadas de-pois pelos visitantes do cer-tame.

Os formandos apresentaramdiversas sugestões gastronómi-cas, desde fondue de chocolatee frutas, fruta flamejada, bata-tas bravas, bruchetta de tomate,cocktail de salsichas, entre ou-tras. A iniciativa permitiu a apli-cação de alguns conhecimentosadquiridos, servindo como umaactividade integradora para ocurso. A acompanhar a confec-ção das iguarias estiveram osformadores António Igreja, Ro-gério Ferreira, Couto Faria e JoséMiguel Ribeiro.

Em termos de formação pro-fissional, a cozinha e a restau-ração “é uma área que tem umaformação muito específica e aonível de referenciais de forma-ção este curso é o mais longo ecompleto”, adianta EduardoGonçalves, mediador do Curso.E continua: “Envolve duas ver-tentes diferenciadas, cozinha epastelaria, atribuindo dupla

carteira profissional e munindoos formandos de múltiplos co-nhecimentos e ferramentas quefacilitam depois a entrada nomercado de trabalho”.

O stand da ACIF disponibili-zou ainda algumas informaçõessobre os serviços prestados aos

seus associados, dando a co-nhecer o trabalho desenvolvidopela associação em prol do co-mércio e da indústria no conce-lho de Famalicão. A iniciativapossibilitou também uma mos-tra das acções de formação pre-vistas para 2011/2012.

Formandos da ACIF mostraram os seus dotes

Secundária D. Sancho Iparticipa em

projecto europeu

Decorreu a 12 e 13 de Setem-bro em Alicante, Espanha, oprimeiro encontro do pro-jecto europeu para adultosdenominado “Lifestyles Re-visited: Educational Experi-ments in IG Environments”,com a participação da EscolaSecundária D. Sancho I, queesteve representada pelaprofessora Ana Paula Silva,coordenadora do projecto, epelo professor Artur Passos,responsável pelo ensino deadultos.

Este projecto visa derru-bar os preconceitos que segeram aquando da formaçãode pessoas que pertencem agerações diferentes, melho-rando o trabalho cooperativoentre essas pessoas e desen-volvendo novas práticas edu-cativas que tenham em linhade conta o factor geracional.

Da ordem de trabalhos do

encontro fizeram parte aapresentação de cada insti-tuição participante, a análiseaos resultados da avaliaçãofeita pelos examinadores àcandidatura do projecto, acriação na Internet de um ca-nal de comunicação entre osparceiros, a elaboração deinstrumentos de avaliaçãodas actividades do projecto ea distribuição de tarefastendo em vista a produçãode um compêndio, assimcomo um estudo sobre a suaconcretização. Finalmente,estabeleceu-se um calendá-rio detalhado de encontros,eventos e actividades.

Neste projecto a EscolaSecundária D. Sancho Iconta, como parceiros, comassociações e instituições deensino da Bélgica, Espanha,Itália, Polónia, Luxemburgoe Turquia.

Page 3: OP1012

3cciiddaaddee pública: 28 de Setembro de 2011

pub

Primeira sessão realizou-se sexta-feira no Tribunal de Famalicão

37 arguidos julgadospor tráfico de droga

Começou a ser julgada no Palá-cio da Justiça de Famalicão, napassada sexta-feira, uma rede detráfico de droga, envolvendo 37arguidos, a maior parte dosquais da zona de Oliveira S. Ma-teus e Delães. Inicialmente eram40 arguidos, mas o colectivo dejuízes, presidido por José ManuelFlores, entendeu que três delesdeveriam ser julgados num pro-cesso separado, uma vez que es-tavam indiciados por delitos sim-ples. Os arguidos concordarame vão agora ser julgados noutroprocesso.

Os 37 arguidos estão acusa-dos de pertencerem a uma redede tráfico de droga que operavano Vale do Ave, sobretudo noconcelho de Famalicão, concre-tamente em Delães, que foi des-mantelada no ano passado numamega operação do Núcleo de In-vestigação da GNR de Barcelosque decorreu nos concelhos deFamalicão, Póvoa de Varzim, Gui-marães, Santo Tirso e Porto, en-volvendo 400 militares.

Os suspeitos, entre os 21 eos 49 anos, dedicavam-se àvenda de heroína e de cocaína adezenas de consumidores e ac-tuavam em várias localidades doVale do Ave.

Segundo a acusação, um

operador de máquinas, de 37anos, e um vendedor de auto-móveis, de 33, teriam um papeldeterminante, fornecendo estu-pefaciente a outros arguidospara posterior revenda. O opera-dor de máquinas teria como aju-dante um agente de seguros bra-sileiro, que, no entanto, naprimeira sessão do julgamento,negou que tivesse essa profis-são. O brasileiro fazia tambémas cobranças das vendas e guar-daria a droga. Já um pintor, de 30anos, guardava, prepara e re-vendia a droga em doses.

Treze dos 37 arguidos estãoem prisão preventiva e dois de-les respondem por outros pro-cessos. Entre os arguidos estãotambém cinco mulheres. No to-tal, o processo envolve 60 teste-munhas, contando com os mili-tares do NIC e de outras forçasque colaboraram na operação.

Na altura em que a rede foidesmantelada, as autoridadesapreenderam centenas de dosesde haxixe, heroína e cocaína, evários objectos, entre os quaiscinco armas de fogo e 20 armasbrancas.

No caso em que indivíduo obrigaria mulher a participar em orgias sexuais

Homem de Lousadochama CasteloBranco a depor

O conhecido casal do mundosocial, José Castelo Branco eBetty Grafstein, é, alegada-mente, testemunha num casoem que um homem de Lou-sado terá obrigado a mulher,sob ameaças de armas, a par-ticipar em orgias de sexo vio-lento.

Segundo adiantou o Jornalde Notícias na edição de se-gunda-feira, Castelo Brancoestá a ser procurado pela Jus-tiça para depor no âmbito dainvestigação desse caso, umavez que terá, alegadamente,participado num dos encon-tros. A mulher, Betty Grafstein,também terá sido chamadacomo depoente pelo principalarguido do caso, pois terá tes-temunhado tais sessões desexo em grupo, de característi-cas violentas, ocorridas em ho-téis de luxo na zona de Lisboa.

Ainda de acordo com o JN,o alegado envolvimento deCastelo Branco estará docu-mentado em pelo menos umdos vários vídeos apreendidospela Polícia Judiciária doPorto, numa busca efectuadano início deste ano na resi-dência do homem de Lousado.

O homem de Lousado, de47 anos, é acusado pelo Mi-nistério Público de crimes deviolência doméstica e deten-ção de armas proibidas. O in-divíduo estava a ser investi-gado por suspeita de tráficode armas e de substâncias ilí-citas visando elevadas perfor-mances sexuais. Porém,quando em Janeiro a PJ efec-tuou uma busca à sua resi-dência, deparou-se com umcomportamento estranho dafilha do casal, na sequênciado qual suspeitaram de quealgo de anormal se passariacom mãe.

Depois de investigar, asautoridades descobriram vá-rios vídeos de índole porno-gráfica e constaram que a mu-lher seria vítima de actos deviolência sexual, suspeitandoque era obrigada a praticarsexo com o próprio marido ecom terceiros, com violênciae sob ameaça de armas defogo e facas.

O homem nega as acusa-ções de violência sobre a es-posa e está actualmente emprisão domiciliária sob vigi-lância electrónica.

Tribunal de Famalicão julga rede que operava no Vale do Ave

Page 4: OP1012

4 pública: 28 de Setembro de 2011 cciiddaaddee

ArteModa 2011 no pavilhão municipal

no sábado

Evento será apresentado por Pedro Lima e Sara Prata

Está marcada para o próximo sá-bado, dia 1 de Outubro, a nona edi-ção do ArteModa Famalicão. A ini-ciativa será promovida pelaAssociação Educate Clube e este anorealiza-se no pavilhão municipal deFamalicão. O Arte Moda Famalicão é um

evento que pretende unir as artes e amoda, oferecendo um espectáculo,no qual as várias marcas convidadasmostram as suas colecções em pas-serelle. Este ano, a grande novidadepassa pela mudança de espaço. As-sim, ao contrário de anos anteriores,o ArteModa Famalicão não se reali-zará nos Paços do Concelho e ao ar li-vre, mas sim em recinto fechado, con-cretamente no pavilhão municipal. Carlos Marques, da organização

do ArteModa Famalicão, explicouque a mudança de local deve-se par-ticularmente a motivos financeiros.“O conceito muda um bocadinho,adapta-se à realidade. Contávamoscom o máximo patrocínio da Câmarade Famalicão, que era o nosso ga-rante do evento, mas a autarquia nãotem a mesma estrutura de anos an-teriores”, disse. Ou seja, a autarquiaretira o apoio financeiro, mantendoapenas o apoio logístico.Assim, a edição deste ano teve

de ser repensada e isso implicaagora, segundo Carlos Marques, “acobrança de entradas” e a realiza-ção do evento em recinto fechado. Carlos Marques considera que

apesar da entrada ser paga, 10 euros,o ArteModa Famalicão continuará a

ser um evento acarinhado pelos fa-malicenses: “Será bem sucedido ga-rantidamente porque as pessoasgostam da iniciativa, da sua cidade,porque são elas que o fazem”. “Éuma iniciativa de todos. É feito pelaslojas, pela população, porque são aspessoas de Famalicão que vão aopalco, desfilam e fazem toda a festa”,vinca. Apesar das boas perspectivas, a

única preocupação para a organiza-ção tem a ver mesmo com o espaço.Aqui, Carlos Marques alega que o pa-vilhão pode ser “pequeno para rece-ber todas as pessoas que queiramestar presentes”. Porém, tudo estágarantido para que seja “um espec-táculo de grande qualidade”. “Faze-mos um trabalho sério e contamosque tudo corra dentro das expectati-vas”, acrescenta. Quanto ao evento, e como é ha-

bitual, o ArteModa promete trazer aFamalicão várias caras conhecidas, anível nacional, da esfera das artes edo espectáculo. A apresentação es-tará a cargo de Pedro Lima e SaraPrata. Como manequins contratadosestarão João Rodrigues, FranciscoCôrte-Real, Ana Gonçalves e TatianaMonteiro, além de muitos outros queserão uma surpresa para os convi-dados.Na verdade, este ano, o evento,

além de contemplar o desfile demoda, vai ainda englobar uma festano fim de noite no Tipografia Bar.“Este ano haverá uma dinâmica di-ferente antes e depois do desfile”, re-vela Carlos Marques.Entretanto, para o futuro, o Arte-

Moda pretende continuar nos palcosfamalicenses, mas o objectivo é ex-pandir-se e procurar outros merca-dos.

SSoofifiaa AAbbrreeuu SSiillvvaa

Trabalhadores cristãos desafiados a serem presença

activa na IgrejaNo passado sábado, Liga Operária Católica – Movimentode Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) celebrou 75 anos dasua presença em Famalicão, com um encontro que de-correu no Centro Pastoral e que contou com a presençade D. António Couto, bispo auxiliar de Braga; do arci-preste, padre Mário Martins, assim como de vários mem-bros deste movimento de leigos, cuja missão principal é“evangelizar o mundo do trabalho".D. António Couto presidiu a uma conferência subor-

dinada ao tema “Missão dos Cristãos no Associativismo”,na qual referiu-se à LOC/MTC como um “associativismoem toda a linha”, convidando os seus militantes a assu-mirem uma “presença activa” na Igreja e na sociedade,baseada no Evangelho. “Sem a presença activa dos lei-gos, o Evangelho não pode gravar-se no mundo e nas pes-soas”, disse o prelado, advertindo que isso resultaria“numa Igreja distante, que não é testemunho de nada”.Recomendou, por isso, um “novo vigor missionário” aostrabalhadores cristãos, salientando que “um leigo queacredita e não se envergonha do Evangelho contagia ou-tros”, pelo que o “testemunho pessoal é basilar”. Terminada a conferência, José Maria Costa, coorde-

nador da LOC de Famalicão, orientou um segundo mo-mento, cujo objectivo foi relembrar os momentos maismarcantes da história da LOC numa perspectiva futura, su-bordinando-se ao tema “com a audácia do passado, re-cria a humanização do trabalho”.Por último, foi celebrada uma eucaristia na Igreja

Nova Matriz, presidida pelo arcipreste Mário Martins que,na homília, referiu que “a igreja e o arciprestado congra-tulam-se pelo caminho percorrido ao longo destes 75anos, quer por aqueles que se deixaram humanizar maispelo trabalho e por este movimento de trabalhadorescristãos, quer por quem ajudou a que este movimento es-tivesse e esteja implementado entre nós, numa altura detanto desemprego”. Já José Maria Costa terminou as comemorações com

um apelo para que nas paróquias onde a LOC/MTC nãoexiste ou já existiu, “apareçam pessoas corajosas dis-postas a avançar com a nova evangelização de que nosfalava o saudoso Papa João Paulo II”.

D. António Couto participou nas celebrações

Várias empresas mostrarão em passerelle as suas colecções

Feira de S. Miguel revive tradições em Famalicão

Até ao próximo domingo

A cidade de Famalicão é ani-mada este fim-de-semanapela Feira Grande de S. Mi-guel promovida pela CâmaraMunicipal.A iniciativa, que foi relan-

çada em 2002 pelo executivomunicipal liderado por Ar-mindo Costa, é consideradaum dos eventos mais mar-cantes da história e da iden-tidade do concelho. Foi em1205, que o Rei D. Sancho Iquando concedeu o Foral àsterras de Vila Nova ordenouque aqui se fizesse umafeira, como forma de estimu-lar a actividade comercialpara desenvolver este seu re-guengo. Hoje, a Feira continua a

fazer-se, e para além da im-portância comercial, oevento ganhou uma impor-tância cultural e turística. Assim, para além do Mer-

cado de S. Miguel, que cons-titui uma oportunidade paraos agricultores escoarem osseus produtos, a Feira con-templa diversas iniciativasde animação, como o teatrode rua, o concurso de gado,as exibições equestres e a

garraiada (no sábado ànoite) ou o desfile de charre-tes (no domingo à tarde).Destaque ainda para a

desfolhada minhota, no do-mingo, a partir das 29h30,onde não faltarão os canta-res ao desafio, as concerti-nas eos petiscos mais tradi-cionais.Para o presidente da Câ-

mara, Armindo Costa “a FeiraGrande de S. Miguel repre-senta um importante legadohistórico sobre as origens e odesenvolvimento de Famali-cão”. “Se por um lado, esta-mos a proporcionar aos agri-cultores a possibilidade deescoarem os seus produtos,por outro, estamos a preser-var e transmitir às novas ge-rações os costumes e tradi-ções há vários séculosassociados às nossas gen-tes”.As várias iniciativas decor-

rem no centro da cidade, entrea Praça D. Maria II e o antigocampo da Feira. O programacompleto da Feira pode serconsultado na página oficialdo município em www.vilano-vadefamalicao.org.

Arciprestado promoveabertura do Ano Pastoral O arciprestado de Famalicão abre, no próximo domingo,dia 2 de Outubro, o novo Ano Pastoral, subordinado aotema “A Igreja alimenta-se da Palavra: um povo que pro-duza os seus frutos”, com um encontro no Centro Pastoralda cidade. Para este encontro estão convocados todos osConselhos Pastorais do Arciprestado, como o pároco, Con-selho Económico, responsáveis dos movimentos ou gru-pos, delegados dos lugares, entre outros. O programa inicia-se às 18 horas, com um momento

musical e cultural, seguindo-se a mensagem do arcebispo,D. Jorge Ortiga, assim como uma Leitura Bíblica e a apre-sentação do tema para este novo ano. Às 18h40 tomará a palavra o arcipreste de Famalicão,

seguindo-se a distribuição do Programa e Envio em Mis-são, assim como um Momento de Prece e Invocação do Es-pírito. O encontro fecha com um novo momento musical ecultural.

Assembleia Municipalvota impostos

para o próximo anoOs impostos municipaispara 2012 são um dos temasem destaque na sessão daAssembleia Municipal de Fa-malicão, marcada para apróxima sexta-feira, dia 30,pelas 21horas, no auditórioda Biblioteca Municipal. Os deputados munici-

pais vão debater e votar aspropostas do executivonesta matéria, concreta-mente: a definição em 5%da participação do municí-pio no IRS, as taxas do Im-

posto Municipal sobre Imó-veis (IMI), que variam entreos 0,4 e os 0,7%; e o lança-mento da Derrama de 1,2%. Com uma ordem de tra-

balhos extensa, os deputa-dos vão ainda votar umaproposta da Câmara de re-visão orçamental, a segundadeste ano, bem como aspropostas de geminação deFamalicão com os municí-pios de Lobata (S. Tomé ePríncipe) e de Mocuba (Mo-çambique).

Page 5: OP1012

5pública: 28 de Setembro de 2011ppuubblliicciiddaaddee

Page 6: OP1012

6 pública: 28 de Setembro de 2011 cciiddaaddee

pub.

Famalicense intervém no debate de Proposta de Lei do Governo

O famalicense Jorge Paulo Oli-veira saudou o reforço dos po-deres de supervisão do Bancode Portugal, considerando quea Proposta de Lei do Governo é“um passo de gigante face à le-gislação em vigor”.

A Assembleia da Repúblicadebateu, na quarta-feira da se-mana passada, a Proposta deLei do Governo que visa autori-zar o Governo a proceder à revi-são do regime legal aplicávelao saneamento e liquidaçãodas instituições sujeitas à su-pervisão do Banco de Portugal.

O famalicense Jorge PauloOliveira foi o social-democrataque interveio na discussão elembrou que a investigação emtorno do BPN revelou as falhasgraves do Governador do Bancode Portugal e as debilidades einsuficiências do modelo de su-pervisão com as consequênciasque todos conhecemos.

Segundo o parlamentar, porforça do que se passou no BPNe da crise financeira internacio-nal, tornou-se evidente a ne-cessidade de introduzir profun-das alterações no sentido dereforçar os poderes de supervi-são do Banco de Portugal, pro-mover a estabilidade do sectorfinanceiro, aumentar as res-ponsabilidades das instituiçõesde crédito e conferir uma maiore melhor protecção dos deposi-tantes, tudo objectivos, que naopinião do deputado, estão in-cluídos na Proposta de Lei.

Jorge Paulo Oliveira realçouainda que com esta proposta o

Banco de Portugal adquire no-vos meios de intervenção quelhe permite “agir antecipada-mente e reagir atempada-mente” e, consequentemente,recuperar instituições de cré-dito com graves desequilíbrios

financeiros ou pelo menos pro-gramar a sua liquidação orde-nada.

“Um passo de gigante face àlegislação em vigor”, enfatizouo social-democrata, eleito porBraga.

Carlos Silva candidata-se à liderança da JS

A concelhia de Famali-cão da Juventude So-cialista (JS) vai a votosno próximo sábado,dia 1 de Outubro, comCarlos Silva a candida-tar-se à liderança. O jo-vem de Fradelos, de 25anos, compromete-sea imprimir “uma novaenergia e dinâmica” àJS e, para isso, diz con-tar com “um apoioalargado de núcleos”.A acompanhá-lo nalista estão Hugo Sam-paio, candidato à pre-sidência da ComissãoPolítica, e Marisa Cu-nha, candidata a se-cretária coordenadoraadjunta.

A candidatura de

Carlos Silva tem comolema “novos desafios,a certeza de vencer” eo trabalho a desenvol-ver assenta em três pi-lares: motivar os jo-vens à participaçãocívica e política, fo-

mentar o empreendo-rismo criador de em-prego e conscienciali-zar para a importânciada educação como ala-vanca da qualificação.

Em nota à im-prensa, Carlos Silvamostra-se convicto deque “os jovens têmque ser o estandartepara a saída das difi-culdades”, pois en-tende que “são a gera-ção mais bempreparada e formadade sempre”.

“Para isso, é neces-sário que cada vezmais motivemos osmesmos para uma par-ticipação mais activana sociedade”, con-

clui.O candidato pro-

mete uma jota “forte,independente e com airreverência necessáriapara defender os inte-resses e as políticas dajuventude”.

Promete, também,“transformar a JS numparceiro activo do Par-tido Socialista nosgrandes desafios quese avizinham, como apreparação das próxi-mas eleições autárqui-cas”, entendendo que“a qualidade dos no-vos quadros da JS vaienriquecer as candida-turas do partido aosvários órgãos autárqui-cos”.

Jorge Paulo Oliveira a intervir no Parlamento

Carlos Silva

Jovem é natural de Fradelos

pub

Alexandra Mesquita Cabeleireiros comemora

1º aniversário

A Alexandra Mesquita Cabe-leireiros comemorou, no pas-sado sábado, o seu 1º ani-versário. Durante esteprimeiro ano, a AlexandraMesquita Cabeleireiros cres-ceu sempre com o objectivode satisfazer as suas clien-tes, oferecendo um serviçode elevada qualidade no quediz respeito aos cuidados debeleza. É, por isso, umaequipa satisfeita com os re-sultados e que acredita ser

possível chegar ainda maislonge.

Visite a Alexandra Mes-quita Cabeleireiros, no Cen-tro Comercial Aro, loja 95, emFamalicão, ou ligue 965 676442 para marcar uns momen-tos de beleza só para si.

Na passagem deste 1ºaniversário, a AlexandraMesquita Cabeleireiros agra-dece a todas as clientes aconfiança e a preferência pe-los seus serviços.

Jorge Paulo Oliveirasaúda reforço de poderes do

Banco de Portugal

Page 7: OP1012

7pública: 28 de Setembro de 2011cciiddaaddee

Famalicão com mais de 8.500 desempregados

O desemprego voltou a subir no mês deAgosto em Famalicão e no distrito de Braga,acompanhando a tendência já verificada emJulho. Segundo dos números divulgados, asemana passada, pelo Instituto de Empregoe Formação Profissional (IEFP), no distrito, omês de Agosto terminou com 51.729 desem-pregados, mais 1.331 do que no mês de Julho,com Famalicão a ocupar o terceiro lugar dosconcelhos com mais pessoas inscritas no Cen-tro de Emprego.

Após seis meses consecutivos a descer, onúmero de desempregados aumentou em Ju-lho, e em Agosto deu ainda um salto mais sig-nificativo, sendo esta subida sentida pratica-

mente em todos os concelhos do distrito.Apenas Terras de Bouro não registou maisdesempregados.

Guimarães continua a ser o concelho maisflagelado, com 12.113 de pessoas sem em-prego. Segue-se o concelho de Braga, com10.736, e Famalicão aparece em terceiro lugar,com 8.594 desempregados inscritos, mais330 do que em Julho.

Apesar deste aumento nos últimos doismeses, os números continuam a ser inferioresaos registados no mesmo período do anopassado. Em Agosto de 2010, o distrito regis-tava 54.598 desempregados, mais 2.869 doque este ano.

Campanha foi bem acolhida nas ruas da cidade

Famalicão entrou no espírito dos“abraços grátis”

Tal como o prometido, umgrupo de jovens famalicen-ses distribuiu, na tarde dequarta-feira da semanapassada, dia 21, abraçosgrátis pelas ruas de Famali-cão… e fizeram sucesso.

Da feira semanal àPraça D. Maria II, foram dis-tribuindo abraços porquem passava, como formade assinalar o Dia Interna-cional da Paz e de fomentaro gesto do cumprimento e asolidariedade.

“Havia de ser sempreassim, as pessoas umascom as outras. Serem hu-manas, dar algo de bom”,comentou ao OP Amélia Al-ves, uma transeunte que seencontrava na Praça D. Ma-ria II e que tinha acabadode receber um abraço, deque disse ter gostadoimenso.

Já Adelaide, que aacompanhava e que rece-beu também o abraço comentusiasmo, saudava a ini-ciativa dos jovens, reco-

nhecendo que o hábito deas pessoas se cumprimen-tarem “perdeu-se umpouco nos dias de hoje”.

Mais à frente, MiguelEsteves retribuía “commuito gosto” o abraço ofe-recido e comentava queeste gesto “deveria aconte-cer todos os dias”, incenti-vando os promotores a con-tinuarem.

À pergunta “posso dar-lhe um abraço”, os jovens,envergando T-shirts e car-tazes a dizerem “abraçosgrátis” ou “free hugs” (tra-dução em inglês), rece-biam quase sempre umsim e uma palavra de estí-mulo. Mas também haviaquem se esquivasse, so-bretudo, e curiosamente,os mais novos.

Este projecto partiu dedois jovens estudantes deFamalicão, o Duarte Pinhoe o Diogo Rodrigues, queno último ano têm vindo apromover estas campa-nhas em algumas cidadese junto de instituições desolidariedade, tendo já

realizado uma acção do gé-nero em Famalicão, en-quanto estudantes do 12ºano.

Desta vez, Duarte Pinhoconsidera que a campanhacorreu melhor. “Na feira fo-mos muito bem recebidose as pessoas foram maisreceptivas do que da pri-meira vez que estivemoscá”, disse o jovem, refor-çando que o objectivo é,precisamente, reavivar o“espírito de as pessoas secumprimentarem, de olha-rem para quem passa porelas, porque assim serãomais solidárias”.

De resto, a distribuiçãode abraços grátis não de-correu apenas em Famali-cão, mas um pouco portodo o mundo. Isto porquea iniciativa do passado dia21 foi publicitada no Face-book e rapidamente atin-giu dimensão mundial,sendo seguida por outrosjovens. No total, aderiramao espírito do “free hugs”130 cidades, 22 das quaisportuguesas.

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Jovens distribuíram abraços na cidade

Cristina Azevedo

Promovido pelo Citeve, decorre dia 11 de Outubro

Aprendizagem digital é tema de

encontro internacionalO Citeve (Centro Tecnológico da Indús-tria Têxtil e do Vestuário) promove, nopróximo dia 11 de Outubro, um works-hop internacional subordinado ao tema“Aprendizagem Digital no Horizonte2020 – Digital Learning 2020”, que con-tará com a presença de 24 organiza-ções de 12 países diferentes, entre osquais Reino Unido, Alemanha, Turquiae Suécia.

Essas organizações integram qua-tro projectos europeus – o TC4Me:Com-petence Raising for Textile Competiti-veness in Multicultural Environment;oLabTV :e-Learning WebTV for TextileTesting Laboratory; o e-Tex-Lab: InternetBased Textile Education Laboratory; e oEMUVE:Entrepreneur Multi-User VirtualEnvironment – que serão apresentadosno decorrer do workshop.

Com um painel de especialistas na-cionais e internacionais, o encontroserá, segundo o Citeve, “uma excelenteoportunidade de reflexão, partilha deconhecimentos e experiências no âm-bito da aprendizagem digital.”

O workshop terá tradução simultâ-nea e integra quatro painéis, envol-vendo mais de 10 intervenções queabrangem experiências e testemunhos

de especialistas na área. Aprendizagemao Longo da Vida e Mobilidade; Quali-dade e Eficiência na Aprendizagem eFormação; Inovação e Criatividade naAprendizagem e Formação; e a Estraté-gia 2020 são os temas dos quatro pai-néis.

A iniciativa contará com a presençade cinco moderadores com renome(Ana Cunha, da Agência PROALV; ElsaCaramujo, da Agência Nacional para aQualificação; Inês Berlenga, do IAPMEI;Etelberto Costa , do Creative Learning;e Gonçalo Xavier, da Rede de CentrosTecnológicos) que irão incentivar à re-flexão em mesa redonda, onde terãouma intervenção activa e direccionadapara as principais prioridades e objec-tivos da Estratégia Europa 2020.

A inscrição é gratuita, mas sujeita aconfirmação pois a participação é limi-tada ao número de lugares do auditó-rio. Será ainda facultada a possibili-dade de acompanhar o workshop viaWeb TV e second life.

Os trabalhos iniciam, pelas 10 ho-ras, com a sessão de abertura por BrazCosta, do Citeve, e Armindo Costa, pre-sidente da Câmara Municipal de Fama-licão, prolongando-se por todo o dia.

Famalicão assinala Dia do AnimalA Câmara de Famalicãovai assinalar o Dia do Ani-mal, com um conjunto deiniciativas, a decorrer naPraça Cupertino de Mi-randa e abertas a toda apopulação.

O programa tem iníciono dia 4 de Outubro, pe-las 9h30, com uma Cam-panha de Adopção deCães que se encontramno Canil Municipal, ondeserá possível uma inte-racção dos animais comas crianças visitantes,nomeadamente dar coli-

nho, miminho ou ver amamã cadela a amamen-tar.

Ao longo de todo odia também estarão pa-tentes um atelier de Pin-turas Faciais e um Atelierde Desenho, cujo melhortrabalho será a imagemdo cartaz da próximacampanha de adopção.

De forma a sensibili-zar miúdos e graúdospara a problemática dosdejectos dos canídeos navia pública, irá decorrero concurso “À caça do

cocó”, onde ganha quemapanhar mais “cocós”.

No dia 5, pelas 10 ho-ras, haverá uma demons-tração do Grupo de Cãesde Busca e Salvamentodos Bombeiros de Famali-cão, seguindo-se a expo-sição canina “O meu me-lhor amigo”, concursodestinado às crianças ejovens do concelho. Os in-teressados em participardeverão fazer a sua ins-crição em ceab@cm-vnfa-malicão.pt ou 252301740,até ao dia 3 de Outubro.

Câmara recorda primeira vereação republicana

A Câmara de Famalicão vai homenagear,no dia 4 de Outubro, a primeira vereaçãorepublicana do município. Presidida porJoaquim José Sousa Fernandes, que to-mou posse no dia 8 de Outubro de 1910– três dias após a vitória da República –a primeira vereação republicana man-teve-se à frente do município até 1913, ouseja, até à realização das eleições au-tárquicas.

A cerimónia está agendada para as 11horas, na Escola Básica nº 3 de Famalicão,sendo presidida por Armindo Costa. A ho-menagem consiste na colocação de umaplaca na casa onde residiu o presidenteda Comissão Administrativa, Joaquim José

Sousa Fernandes, actual EB 3, e na afixa-ção de placas idênticas nas casas dos ve-readores que integraram aquela comis-são municipal, assinalando que aliviveram. Serão também colocadas placasnas casas do ex-Presidente da República,Bernardino Machado, e na casa de NunoSimões, que exerceu o cargo de ministropor duas vezes na 1ª República.

A autarquia pretende, desta forma, ho-menagear os republicanos famalicensesque se destacaram neste período histó-rico. A iniciativa marca também o encer-ramento do programa comemorativo doCentenário da República que se iniciouem 2009.

Page 8: OP1012

8 pública: 28 de Setembro de 2011 ffrreegguueessiiaass

Na unidade pastoral de Cabeçudos e Esmeriz

“O Crisma é a oferta da vida aCristo”. Esta interpelação foi omote para a celebração ondemais de 100 jovens, provenien-tes das paróquias de Cabeçudos,Esmeriz, Palmeira, Lousado, Vi-larinho, Fradelos e Ribeirão, re-ceberam o Sacramento da Con-firmação.

A celebração realizou-se nopassado sábado, na Igreja Paro-quial de Ribeirão, e foi presididapelo arcebispo primaz de Braga,D. Jorge Ortiga.

Durante a sua partilha, D.Jorge desafiou os jovens a “ali-mentarem-se da Palavra de Deus,colocando-a em prática no dia-a-dia”. “Se vos alimentardes da Pa-lavra de Deus estais a ter umavida cristã em autenticidade e emverdade”, enfatizou.

O arcebispo foi ainda maislonge no desafio lançado, acres-centando que cada um daquelesjovens “tem de assumir a sua res-ponsabilidade na Igreja, a vinhaamada e estimada, onde JesusCristo precisa de trabalhadores”,referindo ainda que o Crisma é “omomento de cada um assumir umcompromisso na Igreja e redes-

cobrir o seu lugar dentro da res-pectiva comunidade paroquial”.

As palavras desafiadoras deD. Jorge, assim como o EspíritoSanto, presente nos seus setedons, que os crismados recebe-ram no momento da crismação,encontraram concordância nomomento de acção de graças. As-sim, alguns jovens crismados (re-presentando todos aqueles que

tinham recebido os santosóleos), através de uma pequenaencenação, assumiram visivel-mente o desafio lançado pelobispo, comprometendo-se a ir“para a vinha do Senhor, produ-zindo os frutos do anúncio, daalegria, da comunhão e da vidapróprios de quem, cheio do Espí-rito Santo, sente e vive agora nofogo do Seu amor”.

A cerimónia decorreu na igreja de Ribeirão

Mais de 100 jovens receberam o Crisma

Agostinho Lopes questiona obras

na Secundária de JoaneO deputado do PCP questionou o Governo sobre as obras na Se-cundária de Joane. Eleito por Braga, Agostinho Lopes dirigiu umapergunta ao Ministério da Educação e Ciência, acerca das obras demodernização da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, emJoane.

O parlamentar recorda que as referidas obras, orçadas em 12 mi-lhões de euros, faziam parte do Programa de Modernização do Par-que Escolar, sob a responsabilidade da empresa Parque Escolar, eque deveriam iniciar-se em 2012, “não existindo ainda, que sesaiba, o respectivo projecto”.

Apontando que, quer o presidente do órgão de gestão da escola,quer o presidente da Associação de Pais, vieram recentemente a pú-blico dar conta da urgência das obras e das suas preocupações porpossíveis atrasos na concretização das mesmas, o deputado co-munista endereçou ao governo algumas questões.

Agostinho Lopes quer saber, concretamente, o que está previstorelativamente às obras referidas e se vão iniciar-se em 2012, per-guntando ainda qual o estado da elaboração do projecto.

Centro Pinus diz que é exemplo na redução das emissões de carbono

Piscinas de Ribeirão apontadascomo obra amiga do ambiente

O Centro Pinus – Associação para a Valorização daFloresta de Pinho apontou as Piscinas Municipais deRibeirão como um exemplo de uma obra amiga doambiente, nomeadamente por ter registado umamaior incorporação de madeira no processo de cons-trução.

As Piscinas Municipais de Ribeirão, inaugura-das em 2008, representaram um investimento mu-nicipal de 3,5 milhões de euros, ocupando um ter-reno que agora é contíguo ao novo Centro Escolar deRibeirão, que entrou em funcionamento este anolectivo.

O Centro Pinus, organismo com sede no Porto,alerta para a importância de Portugal começar a in-corporar mais madeira na construção civil, um ma-terial que pode ajudar a alcançar os objectivos deQuioto.

Neste sentido, o Centro Pinus aponta as piscinasde Ribeirão como um exemplo de uma construção

amiga do ambiente. Esta associação lembra queum estudo realizado pela Confederação Europeiadas Indústrias da Madeira conclui que "com o au-mento da utilização da madeira na construção épossível reduzir duplamente as emissões de car-bono e do aumento do seu armazenamento".

"Esta medida é tão mais importante quando seconsidera que, actualmente, para conter a concen-tração de carbono na atmosfera nos níveis actuais énecessário uma redução das emissões globais emmais de 40 por cento", salienta a Pinus, acrescen-tando que "cada metro cúbico de madeira consegueuma poupança acumulada de duas toneladas deemissões".

Refira-se ainda que o Centro Pinus co-organiza,em parceria com a Ordem dos Arquitectos e Autori-dade Florestal Nacional, o Prémio Nacional de Ar-quitectura em Madeira, lançado este ano no âm-bito do Ano Internacional das Florestas.

Incorporação de madeira foi muito elogiada

Flores para Cupertino de Miranda

no seu aniversário

Um "jardim" de agradecimentoa Arthur Cupertino de Miranda.Foi isso mesmo que as criançasda Creche e Jardim Infantil D. El-zira Cupertino de Miranda"plantaram", na passadaquinta-feira, frente à estátua dofundador da instituição, ArthurCupertino de Miranda. A inicia-tiva ocorreu no dia que se assi-nalou mais um aniversário docomendador e benemérito fa-malicense, sobre o qual passam119 anos.

Dezenas de crianças chega-ram de flor em punho ao largoda igreja paroquial (onde se en-contra o busto de Cupertino deMiranda), prontas a agradecera obra social que actualmenteas acolhe, e que foi herança docomendador. Uma a uma, foram

"plantando" a flor de papel ins-crita com o seu nome, no jar-dim que se encontra aos pés daestátua do benemérito.

A iniciativa foi a primeira demuitas que foram preparadaspela instituição no âmbito dotema escolhido para o projectoeducativo dos dois próximosanos lectivos: os valores so-ciais, aproveitando para dar aconhecer melhor quem foi Art-hur Cupertino de Miranda, parao interior da instituição e para acomunidade envolvente.

Nesse sentido, ao longo dopresente e próximo ano lectivo,irão seguir-se outras activida-des, sempre com tónica de ho-menagem a Cupertino de Mi-randa, nascido a 15 deSetembro de 1892, no Louro.

JS de Delães promove caminhada

No próximo dia 5 de Outubro, a Juventude Socialista (JS) de Delãesvai organizar uma caminhada por Delães, que terminará com umaaula de fitness. A caminhada terá início às 9 horas na Rotunda deDelães, passando por alguns pontos estratégicos, tais como o gim-nodesportivo e pela zona de Vila Verde, terminando no Campo deFutebol do CRPD, onde será feita a aula de fitness. O objectivo daactividade é incentivar a prática de exercício físico como forma decombater o sedentarismo e promover um estilo de vida mais sau-dável. A participação implica uma inscrição no próprio dia, no va-lor simbólico de 1 euro (oferta de 2 garrafas de água), e os partici-pantes devem usar roupa e calçados adequados e levar o seu coletereflector vestido.

Page 9: OP1012

9pública: 28 de Setembro de 2011ffrreegguueessiiaass

Novo pároco foi recebido com igreja cheia

Padre João Evangelistatomou posse

em Oliveira S. MateusA paróquia de Oliveira S. Ma-teus recebeu, no passadodomingo, o seu novo pároco,o padre João Evangelista Bar-ros, que tomou posse na eu-caristia das 9h45.

Recorde-se que, em vir-tude do falecimento do pa-dre Eduardo Abreu, até en-tão pároco de Oliveira S.Mateus, o arcebispo deBraga nomeou o padre JoãoEvangelista como novo pá-roco desta comunidade, emacumulação com a paróquiade Delães.

Na celebração de to-mada de posse esteve tam-bém presente o arcipresteMário Martins que dirigiu pa-lavras de acolhimento eboas-vindas ao novo pároco,realçando a colaboração ma-nifestada pelo mesmo desdeo primeiro momento, aolongo das últimas semanas,substituindo desde logo opadre Eduardo quando estese ausentou por motivos desaúde.

Nas palavras dirigidasaos seus novos paroquia-nos, que encheram a igreja,o sacerdote empossado de-

monstrou a alegria que sen-tia ao abraçar esta nova mis-são, disponibilizando-separa continuar a “trabalharna vinha do Senhor”, talcomo sugeria a liturgia dodia.

No final da celebração, acomunidade paroquial quisfelicitar o arcipreste “pelabrevidade, empenho, acom-panhamento e ajuda peranteos problemas vividos pelaparóquia”. A comunidadequis também dar as boas-vindas ao novo pároco, diri-gindo-lhe estas palavras deacolhimento: “Saudamos

com alegria o senhor padreJoão Evangelista. Tudo fare-mos para que seja entre nósum mensageiro do Evange-lho, guiando-nos semprepelo melhor caminho,aquele que conduz a JesusCristo, Caminho, Verdade eVida”.

Por último, o Instituto deS. José, uma instituição pa-roquial de cariz social, quistambém dar as boas-vindasao seu novo presidente, en-toando o hino do Institutoredigido há 10 anos pelo an-terior presidente, o padreEduardo Abreu.

Novo pároco de Oliveira S. Mateus tomou posse no domingo

Dia do doente e idoso em EsmerizA Conferência Vicentina da paróquia de Es-meriz organizou, na tarde do passado dia18 de Setembro e como vem sendo habi-tual ano após ano, o dia do doente e idosonesta comunidade. Do programa deste diade festa constou uma eucaristia e um lan-che convívio entre todos.

Na missa, presidida pelo pároco de Es-meriz, o padre Mário Martins, e animadapelo Grupo de Jovens da paróquia, deram-se graças a Deus pela firmeza da sabedo-ria de todos os idosos, pelo conhecimentoque transmitem e pelo testemunho e exem-plo que são na sociedade.

No convívio que se seguiu, os idosos edoentes foram presenteados com a actua-ção de um rancho folclórico convidado que

se deslocou de S. Paio de Oleiros, assimcomo com a actuação da Tuna de Cavaqui-nhos da Escola de Música de Esmeriz.

Diácono Rafael estagia em Esmeriz,Cabeçudos e Palmeira

No passado dia 18 de Setembro, foi apre-sentado e acolhido na Unidade Pastoralde Esmeriz, Cabeçudos e Palmeira, o diá-cono Rafael Poças, que ali vai realizar oseu estágio pastoral.

Este jovem, natural do concelho de Es-posende, trilhará mais uma etapa da suavocação rumo ao sacerdócio, nesta Uni-dade Pastoral. Assim, as eucaristias domi-nicais do dia 18 em Cabeçudos, Esmeriz ePalmeira, foram de festa e louvor a Deuspela vocação do diácono Rafael e de aco-lhimento sentido e familiar.

“Nesta nova pegada no caminho voca-cional a Unidade Pastoral felicita o diá-cono Rafael pelo audaz desafio de dizersim ao chamamento sacerdotal, dese-jando-lhe que este estágio pastoral sejafrutífero nos ensinamentos e na vivência daPalavra de Deus”, afirma aquela unidadeem comunicado.

Page 10: OP1012

10 pública:28 de Setembro de 2011 ffrreegguueessiiaass

Colégio de Riba d’Ave recebe alunos em ambiente mágico

O externato Delfim Ferreira, de Riba d’Ave, pro-moveu a recepção aos alunos do pré-escolar e do1º ciclo, transformando o colégio num “Reino En-cantado”, onde não faltou o castelo, o rei e arainha.

À sua espera, os alunos tinham uma longapassadeira vermelha que os conduzia até às mu-ralhas do castelo, à porta do qual não faltavamos pajens e os animadores da corte. Depois depassar pela porta, chegavam ao Reino Encan-tado.

Após uma conversa entre alunos, professorase encarregados de educação, todos foram convi-dados a conhecer o rei Saber e a rainha Alegriaque os esperavam no “trono”. Um a um, todos osalunos receberam um certificado de entrada no“Reino Encantado”.

Neste reino, que no fundo representava a es-cola, os mais pequenos ficaram a saber que sãoconvidados a crescer, a brincar, a aprender coma ajuda das professoras, e a cumprir as “leis” queo regem.

Alunos do Externato e do INA visitaram Parlamento Europeu

Após um período conturbado deexames, notas a serem afixa-das, cálculo de médias e umcurto período de férias, os alu-nos da turma 12.2 do ExternatoDelfim Ferreira, que se empe-nharam na organização e nafunção de chairs da 2ª Sessãodo PEJ –Inter-escolas, junta-mente com os alunos do INA,vencedores desta sessão, viramo seu sonho tornar-se reali-dade: visitaram o ParlamentoEuropeu, em Bruxelas, nos dias6 e 7 de Setembro.

A estada curta, mas sufi-ciente para os alunos poderemperceber a importância destasiniciativas para a sua formaçãopresente e futura. Os alunos fo-ram recebidos pelo eurodepu-tado do CDS/PP, o famalicense Nuno Melo, que apoiou a ini- ciativa desde a primeira hora.

A Associação Desportiva e Cultural de ArnosoSanta Eulália (ADC) participou, de16 a 18 de Se-tembro, na Festa do Associativismo e Juventude.Esta colectividade famalicense levou até àquelamostra um pouco da sua história, tendo apre-sentado no seu stand alguns dos troféus con-quistados ao longo dos anos, fotografias e “sli-des” evocativos de várias actividades realizadas.Em exposição estiveram ainda um arco e um “ma-nequim” alusivos às prestações que a ADC játeve nas Marchas Antoninas.

ADC na Festa do Associativismo

Procura de emprego é tema de acção em Riba d’Ave

A empresa Emergir e os Bom-beiros Voluntários de Ribad’Ave assinaram, recente-mente, um protocolo tendo emvista a promoção de acções deformação sobre temas actuaise de interesse para populaçãode Riba d’Ave e concelhos li-mítrofes. A primeira acção rea-

liza-se no próximo dia 30 deSetembro, no auditório dosBombeiros, com o tema “Téc-nicas de Procura Activa de Em-prego”. O valor da inscrição ésimbólico, sendo que parte dovalor reverterá a favor da cons-trução do novo quartel dosBombeiros.

Famalicão celebra Festas de Santo Adrião

Decorrem no próximo fim-de-semana as Festas de SantoAdrião, na freguesia de Famali-cão. O programa arranca nasexta-feira, dia 30, com a actua-ção, pelas 21h30, da Banda “TheUpgrade”, seguida de um espec-táculo de malabarismo de fogo.

No sábado, há oração doterço na capela, pelas 21h30, se-guindo-se a actuação do con-

junto Novo Império. No final háfogo-de-artifício.

O programa de domingo co-meça com a procissão em honrade Santo Adrião, pelas 9h30,desde a Igreja Matriz Nova até àcapela, seguida da eucaristia so-lene. À tarde actua o Grupo Fol-clórico de S. Tiago da Cruz, en-cerrando as festas com umleilão.

Escuteiros do Louro inauguram sede

O Agrupamento de Escuteiros do Louro inaugura, no próximodomingo, 2 de Outubro, a sua nova sede, localizada na RuaBaden Powell. O programa inicia-se com uma missa às 10 ho-ras, na igreja paroquial. Às 11h30 tem lugar a cerimónia deinauguração, seguida de uma visita à sede.

Feira de aves em Arnoso Santa Eulália

É já no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Outubro, que as avesvoltam à freguesia de Arnoso Santa Eulália. Trata-se da 6ªGrande Feira Mostra de Aves que decorrerá nas instalaçõesda Associação Desportiva e Cultural de Arnoso Santa Eulália,no sábado, das 14h30 às 20h00, e no domingo, das 10h00 às17h30. A entrada é gratuita, sendo que o evento é organizadopela referida associação e pelo Clube Ornitológico de Fama-licão, com os apoios da Junta de Freguesia local e da CâmaraMunicipal de Famalicão.

PS promove oficina de reflexão em Lousado

O Partido Socialista pro-move, no próximo sábado,dia 1 de Outubro, em Lou-sado, a sua terceira “Oficinade Reflexão Política”, no âm-bito da iniciativa “Encontrosde Freguesia”. A actividadedecorre na escola Forave, apartir das 16 horas, e inclui o

lançamento do número trêsdo jornal “Lousado (t)em No-tícia” e a análise da situaçãopolítica da freguesia e a suainserção no contexto munici-pal. O encontro encerra comum espaço de reflexão sobreo tema “Liderar/Gerir Reu-niões”.

Aulas de Hip-Hop na Junta de Ruivães

A Junta de Freguesia de Ruivães informa que serão ministra-das, nas suas instalações, aulas de Hip-Hop, um estilo cadavez mais procurado pelos jovens. No próximo sábado, terá lu-gar, pelas 11h30, uma aula de experimentação grátis, naqual poderão ser feitas as inscrições.

Page 11: OP1012

11pública: 28 de Setembro de 2011ffrreegguueessiiaass

Caso a extensão de Saúde encerretotal ou parcialmente

Utentes de S. Cosme prometem endurecer

a lutaA Comissão de Utentes da Exten-são de Saúde de Vale S. Cosmepromete endurecer a luta, caso adirecção do Agrupamento de Cen-tros de Saúde (ACES) de Famali-cão mantenha a intenção de en-cerrar a referida extensão e criaruma Unidade de Cuidados deSaúde Permanente (UCSP) em Re-quião. A posição foi tomada na úl-tima assembleia geral de utentesda extensão de S. Cosme, reali-zada na passada sexta-feira.

Em nota à imprensa, a Comis-são de Utentes dá conta que foiaprovado pela assembleia que“serão encetadas todas e quais-quer acções de rua (se necessárioforem), bloqueio físico ao encer-ramento do centro ou outras ac-ções que se entendam necessá-rias, até que sejam cumpridos ospressupostos subscritos por maisde 4.500 utentes desta extensãode Saúde e constantes da peti-ção apresentada em Dezembropassado na Assembleia da Repú-blica”.

Em concreto, os representan-tes dos utentes dizem que o ACESvoltou a “insistir no encerramento

da extensão de Saúde de S.Cosme duas ou três tardes por se-mana por via da criação de umaUCSP em Requião”, algo que di-zem não aceitar. Os argumentosjá são conhecidos: a Comissãode Utentes considera Requiãouma freguesia limítrofe do con-junto das freguesia do Vale do Pe-lhe e sem “acessos directos detransportes públicos”. Ao contrá-rio, dizem, a extensão de Saúdede S. Cosme “situa-se em área decentralidade demográfica e geo-gráfica daquele vale, com facili-tados acesso e transportes públi-cos de apoio à deslocação deutentes”.

Entretanto, na assembleia dapassada sexta-feira foi tambémeleita uma nova direcção de re-presentação e coordenação daComissão de Utentes, cuja presi-dente é agora Ana Sofia Borges.Para vice-presidente foi eleitoJosé Carlos Guimarães, que semantém da anterior direcção,sendo este órgão agora reforçadocom um elemento de apoio ex-clusivo à presidência, concreta-mente, Isabel Carvalho.

A Vimasol Energias Renováveis abriu no passado sábado, dia 24 deSetembro, as portas do seu Show Room, criado nas suas instalações.A partir de agora, o público pode encontrar todas as soluções de aque-cimento a lenha e pellets num espaço reservado a equipamentos a bio-massa. A aposta neste novo espaço permite aos seus visitantes co-nhecerem as últimas novidades do mercado no que respeita a umaquecimento económico e ecológico. Entre as várias soluções pode-rão encontrar caldeiras, recuperadores e estufas a lenha e pellets. To-das as soluções, a ar e a água, estão garantidas, incluindo cozinhase barbecues. O enfoque deste local único encontra-se obviamente nafuncionalidade dos equipamentos, mas também num design cui-dado das marcas expostas. Neste sentido, os visitantes encontrarãoo equipamento perfeito para a sua casa. O Show Room Vimasol foi de-senvolvido nas actuais instalações da empresa, em Selho S. Jorge, Gui-marães. Está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das14 horas às 18h30, e aos sábados de manhã, das 9h30 às 13h00.

Equipamentos a biomassaem destaque no novo Show Room Vimasol

pub

Cerimónia de inauguração acontece no sábado

O Hotel Rural da Azenha, em Bairro,inaugura no próximo sábado, 1 deOutubro, o seu edifício de restaura-ção e eventos. É aguardada, ao fimdo dia, a presença de cerca de umacentena de convidados, entre osquais o Arcebispo Primaz de Braga,D. Jorge Ortiga; a secretária de Es-tado do Turismo, Cecília Meireles; oadministrador da Delta Cafés, RuiNabeiro; e o presidente da Câmarade Famalicão, Armindo Costa.

O Restaurante d’Azenha, ondetodos os pormenores foram pensa-dos para oferecer aos seus clientesos melhores momentos de lazer edegustação, pretende afirmar-secomo o restaurante de referênciado concelho, com uma área de1.100 m2 e capacidade para 500pessoas. O espaço inclui um salãonobre de eventos, uma adega re-gional e nacional, um parque in-fantil e parque de estacionamentoprivativo. Além disso, usufrui de umserviço de take-away, com desta-que para a variada oferta em leitãoe churrascaria.

Segundo João Monteiro, em-presário responsável pelo Hotel Ru-ral da Azenha, na adega serão rea-lizadas provas de vinho para dardimensão ao enoturismo.

“Vamos privilegiar o vinho verdeda nossa região, mas mostraremosoutros de distintos pontos do país.As pessoas vão poder sentar-se eusufruir de bons petiscos e vinhosde qualidade”, explica. Aliás, naprópria quinta do empreendimentosão produzidos os vinhos “Quintada Azenha” que serão, natural-mente, dados a conhecer aos visi-tantes.

O take-away é, igualmente, “im-portante” para o empresário, quequer, assim, melhor servir as famí-lias, que estão cada vez mais ocu-padas actualmente. “As pessoaspodem vir cá buscar as refeiçõespara levar para casa, é essencial terboa gastronomia à mesa”, defende.

Já o salão de eventos, com ca-pacidade até 500 pessoas, possui“excelentes condições” para rece-ber diferentes realizações.

HHootteell aabbrree nnoo pprróóxxiimmoo aannooRecorde-se que o Hotel Rural da

Azenha abrirá só no início do pró-ximo ano, mas é já considerado umaalavanca para o Vale do Ave, pois as-socia as respostas de alojamento aum conjunto de outras valências,como cultura, gastronomia, diverti-mento, relaxamento, entre outras.

Esta unidade de cinco estrelasvai, com efeito, dispor de 23 quar-tos, entre os quais duas suites, eoferecer um conjunto de serviçosque marcarão a diferença. Em causaestão uma área de SPA com piscinainterior aquecida, ginásio, sauna,banho turco e zona de massagens,enquanto no exterior haverá umapiscina, um circuito de manutençãoe uma zona para desportos radicais.

As obras arrancaram em Abril de2010, num investimento superior a3 milhões de euros, comparticipa-das em 75% pelo QREN, estimando-se a criação de cerca de 20 a 25 pos-tos de trabalho efectivos.

O responsável João Monteiro su-blinha que o Hotel Rural da Azenhanão é “um hotel de cidade, nemserve só para dormir”. O objectivo émesmo dar mais a quem passa pelaunidade hoteleira de Bairro, desig-nadamente “a nossa gastronomia, ofolclore, as tradições, o Norte, osnossos artistas, os escritores, comoCamilo Castelo Branco e José Ré-gio”.

Refira-se que o Hotel Rural daAzenha nasce num espaço rural dafamília de João Monteiro. O sonhoucomeçou há, justamente, 20 anos.“Eu não sou filho de pais ricos, es-tudei e trabalhei muito, preparei-me para este investimento. Eviden-temente que para ter capitais tive devender a minha casa de praia pararesponder às exigências deste in-vestimento. É a transformação deuma vida num sonho”, confessa.

Inauguração do edifício de restauração e eventos do Hotel Rural da Azenha será no sábado

João Monteiro transformou uma quinta de família num espaço de sonho

Hotel Rural da Azenhainaugura adegae restaurante

Page 12: OP1012

12 pública:28 de Setembro de 2011 ppuubblliicciiddaaddee

Page 13: OP1012

16 pública:28 de Setembro de 2011 ppuubblliicciiddaaddee

FFaa llee ccii mmeenn ttooss

PPRROOFFEESSSSOORRAA IIVVOONNEE DDEE OOLLIIVVEEIIRRAA XXAARRÁÁ FFEERRNNAANNDDEESS VVIIAANNAAMMiissssaa ddee 22ºº AAnniivveerrssáárriioo

Seu marido, filhos, netos e demais família vêm por este meio partici-par a missa de 2º Aniversário do seu falecimento, será celebradaQuinta-Feira dia 29 de Setembro pelas 19:00 horas na Igreja Pa-roquial de Antas - V. N. de Famalicão.Desde já seu profundo reconhecimento a quantos se dignarem assis-tir a este piedoso acto.

A FamíliaAntas, 28 de Setembro 2011

Joaquim Barbosa Marques(Morador na travessa da Raposeira Nº 67 – Telhado)

Seus filhos, netos e demais familiares participam comprofundo pesar o falecimento do seu ente querido e comu-nicam que o corpo do saudoso falecido encontra-se em câ-mara ardente, na Igreja Paroquial de Arnoso Stª Maria, onde(hoje) quarta-feira, dia 28 de Setembro, pelas 17:30 horasserá celebrada missa de corpo presente, finda a qual irá asepultar.

A família muito sensibilizada antecipadamente agradece a todos que se uniremà sua dor.

A FamíliaArnoso Santa Maria, 28 de Setembro 2011

Funerária de Arnoso, Telemóvel. 917246703 / 919375800

JJooaaqquuiimm BBaarrbboossaa MMaarrqquueess,, no dia 26 deSetembro, com 68 anos, viúvo de MariaDias de Araújo, da freguesia de TTeellhhaaddoo..

Ag. Funerária Arnoso - José Daniel PereiraArnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

OOrreebbee AAnnttóónniioo CCaarrnneeiirroo VViillaa BBooaass,, no dia25 de Setembro, com 70 anos, solteiro, dafreguesia de PPaallmmeeiirraa ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

MMaarriiaa ddaa CCoonncceeiiççããoo ddee AAzzeevveeddoo CCaammppooss,,no dia 24 de Setembro, com 69 anos, ca-sada com António Machado de Araújo, dafreguesia de CCaasstteellõõeess..

AAuugguussttoo ddee AAzzeevveeddoo,, no dia 24 de Setem-bro, com 86 anos, casado com Rosa VieiraRodrigues, da freguesia de SSeeiiddee SS.. MMii--gguueell..

Agência Funerária da LagoaLagoa – Telf. 252 321 594

LLaauurreennttiinnaa AAllvveess FFeerrrreeiirraa,, no dia 17 de Se-tembro, com 91 anos, viúva de Joaquim Al-ves Ferreira Carvalho, da freguesia de OOuu--ttiizz..

HHeennrriiqquuee CCoorrrreeiiaa ddaa CCoossttaa RReeiiss,, no dia 19de Setembro, com 79 anos, viúvo de Anada Costa Araújo, da freguesia de GGoonnddiiffee--llooss..

AAlleexxaannddrriinnaa FFeerrrreeiirraa MMiirraannddaa,, no dia 24 deSetembro, com 83 anos, viúva de Fernan-do Martins de Azevedo, da freguesia deFFrraaddeellooss..

CCllaarraa ddaa SSiillvvaa CCoorrrreeiiaa,, no dia 25 de Setem-bro, com 84 anos, casada com David Diasdos Santos, da freguesia de GGoonnddiiffeellooss..

Agência Funerária PalharesBalazar– Tel.: 252 951 147

MMaarriiaa ddaa CCoonncceeiiççããoo,, no dia 20 de Setem-bro, com 91 anos, viúva de Simão da Ro-cha, da freguesia de PPéévviiddeemm ((GGuuiimmaa--rrããeess))..

EEdduuaarrddoo ddee OOlliivveeiirraa,, nno dia 25 de Setem-bro, com 81 anos, casado com Maria daConceição da Silva, da freguesia de BBrriittoo((GGuuiimmaarrããeess))..

MMaarriiaa AAuurroorraa ddaa SSiillvvaa PPiimmeennttaa,, no dia 25de Setembro, com 71 anos, viúva de Antó-nio Machado, da freguesia de CCaannddoossoo SS..MMaarrttiinnhhoo ((GGuuiimmaarrããeess))..

Agência Funerária S. JorgePevidém– Tel.: 253 533 396

AArrmmiinnddoo JJoosséé MMaarrttiinnss ddoo SSaaccrraammeennttoo,, nodia 23 de Setembro, com 66 anos, casadocom Balbina da Silva Azevedo, da freguesiade SSeeqquueeiirrôô ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

AAnnaa PPiinnhheeiirroo ddee SSaammppaaiioo,, no dia 25 de Se-tembro, com 91 anos, solteira, da freguesiade RReebboorrddõõeess ((SSaannttoo TTiirrssoo))..

JJeerróónniimmoo FFeerrrreeiirraa ddaa SSiillvvaa,, no dia 25 de Se-tembro, com 93 anos, viúvo de Joaquina Al-ves Ribeiro, da freguesia de BBaaiirrrroo..

Agência Funerária de BurgãesSede: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252 852 325

MMaarriiaa OOlliinnddaa FFeerrrreeiirraa AArreeiiaass,, no dia 21 deSetembro, com 89 anos, solteira, da fre-guesia de VVeerrmmooiimm..

TTeerreessaa BBaarrbboossaa,, no dia 21 de Setembro,com 98 anos, viúva de António Ferreira deCampos, da freguesia de GGaavviiããoo..

Agência Funerária Rodrigo Silva, LdaVila Nova de Famalicão – Tel.: 252 323 176

AAmmaaddeeuu ddaa CCuunnhhaa PPeeddrroossaa,, no dia 26 deSetembro, com 63 anos, casado com Mariade Azevedo Moreira, da freguesia de SS..MMaarrttiinnhhoo ddee BBoouuggaaddoo ((TTrrooffaa))..

Agência Funerária Trofense, Lda(S. Martinho de Bougado) Trofa – Tel.: 252 412 727

BBeerrnnaarrddiinnaa OOllíívviiaa GGoonnççaallvveess DDiiaass ddaa CCoossttaaSSaannttooss,, no dia 13 de Setembro, com 87anos, viúva de Humberto da Silva Santos,da freguesia de RRiibbeeiirrããoo..

MMaannuueell ddooss SSaannttooss AAzzeevveeddoo,, no dia 18 deSetembro, com 57 anos, casado com MariaCecília da Silva Dias, da freguesia de RRiibbeeii--rrããoo..

AAllmmeerriinnddaa ddaa SSiillvvaa MMaaiiaa MMoorreeiirraa,, no dia 19de Setembro, com 52 anos, casada com Jo-sé da Silva Moreira, da freguesia de SS.. RRoo--mmããoo ddoo CCoorroonnaaddoo ((TTrrooffaa))..

MMaarriiaa ddaa CCoonncceeiiççããoo FFoonnsseeccaa,, no dia 25 deSetembro, com 80 anos, casada com Joséda Silva Marques, da freguesia deSSaannttiiaaggooddee BBoouuggaaddoo ((TTrrooffaa))..

Funerária Ribeirense Paiva & Irmão LdaRibeirão – Telf. 252 491 433

AAnnttóónniioo MMoorreeiirraa BBoorrggeess,, no dia 24 de Se-tembro, com 85 anos, solteiro, da freguesiade VVaallee SS.. CCoossmmee..

AAnnaa FFeerrrreeiirraa ddaa SSiillvvaa,, no dia 22 de Setem-bro, com 86 anos, viúva de António Morei-ra da Silva, da freguesia deSS.. TTiiaaggoo ddaa CCrruuzz..

Agência Funerária das Quintães Vale S. Cosme – Tel.: 252 911 290

Page 14: OP1012

17pública: 28 de Setembro de 2011ccuullttuurraa

FFaammaalliiccããooBarbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214Nogueira:Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

VVaallee ddoo AAvveeAlmeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216Riba de Ave:Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124Faria:Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

FFaammaalliiccããooQQuuaarrttaa,, 2288

QQuuiinnttaa,, 2299

SSeexxttaa,, 3300

SSáábbaaddoo,, 11

DDoommiinnggoo,, 22

SSeegguunnddaa,, 33

TTeerrççaa,, 44

SSeerrvviiççooGaviãoCentral

BarbosaCameira

CentralValongo

Calendário

Nogueira

ValongoBarbosa

GaviãoCalendário

RReeffoorrççooMarinho-VermoimCalendário

Marinho-VermoimCalendário

Marinho-VermoimCalendário

Calendário

Calendário

VVaallee ddoo AAvveeQQuuaarrttaa,, 2288QQuuiinnttaa,, 2299SSeexxttaa,, 3300SSáábbaaddoo,, 11DDoommiinnggoo,, 22SSeegguunnddaa,, 33TTeerrççaa,, 44

SSeerrvviiççooFariaAlmeida e SousaBairroDelãesRiba de AveFariaAlmeida e Sousa

Serviço de disponibilidadePaula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885Pedome:Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423Santiago da Cruz: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123Arnoso:Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612

pub.

Realizou-se, no passado sá-bado, a primeira MaratonaFotográfica de Famalicão, quedecorreu ao longo de dozehoras, dividida por três eta-pas de quatro horas cada.

A iniciativa foi promovidapela Associação Artes de Mo-vimento de Famalicão e con-tou com a presença de meiacentena de participantes deFamalicão, Braga, Guimarães,Porto e Santo Tirso.

O início do evento teve lu-gar no átrio dos Paços doConcelho de Famalicão pelamanhã, onde foi distribuído oprimeiro mapa do percursocom os quatro temas que osconcorrentes teriam de foto-grafar.

As primeiras fotografiasda etapa foram tiradas no lo-cal da partida, subordinadoao tema “Uma viagem pelahistória do automóvel”. Parao efeito, foram colocados emexposição vários automóveisde colecção que retratavamuma época. De seguida, osparticipantes partiram em di-recção ao Mercado Munici-pal, apanhando de surpresa eadmiração quantos se en-contravam no local.

De seguida, o alvo das ob-jectivas dos concorrentes fo-ram as lojas do comércio tra-dicional, que se encontramespalhadas pelo centro da ci-dade de Famalicão. Para fi-

nalizar a primeira etapa, osconcorrentes tiveram queconvencer as pessoas que cir-culavam pela cidade a seremfotografadas, o que, segundoa organização, não foi tarefafácil.

A segunda etapa teve iní-cio no Parque da Juventude.Aqui foram entregues os ma-pas com os quatro temas aserem fotografados e que iampermitir aos concorrentes co-nhecer a vida rural, nas pro-ximidades do centro da ci-dade entrando em contactocom a natureza, passandopelo Parque do Vinhal comdestino à Casa do Vinhal. Da-tada do século XVIII, a Casado Vinhal conserva os traçosoriginais, destacando-se asescadarias harmoniosas empedra, uma capela, as cria-ções de animais aí existentesassim como as actividadesagrícolas típicas da época.

Posteriormente, os con-correntes dirigiram-se à esta-ção dos caminhos-de-ferropara registarem alguns mo-mentos que o local tem paraoferecer. De seguida, os con-correntes focaram as suas ob-jectivas na arquitectura da ci-dade destacando-se as ruastípicas e edificações diversas.

A entrega do último maparealizou-se, por volta das 18horas, no Parque da Juven-tude, sendo que no local foi

feita uma demonstração dedefesa pessoal, uma das ac-tividades desenvolvida pelaAssociação Artes de Movi-mento e que permitiu aosconcorrentes responderem aotema Desporto.

Com o cair da noite, osconcorrentes procuraram avida nocturna na cidade,indo em busca de hábitossaudáveis, retratados nas ca-minhadas individuais ou emgrupo pelas ruas, praças eparques da cidade, bemcomo as esplanadas que seencontram espalhadas umpouco pela cidade.

O evento encerrou comum concerto no Parque deSinçães com a presença dossUBMARINe, uma banda que“entusiasmou todos os quese encontravam no local,uma vez que existiu umagrande interacção no palcoentre os elementos da bandae os participantes da Mara-tona Fotográfica”, revela a or-ganização.

No final do evento, osparticipantes mostraram-semuitos satisfeitos com a ini-ciativa, elogiando a organi-zação e a qualidade domesmo.

Agora, os trabalhos serãoavaliados por um júri paraapurar o vencedor. A entregade prémios decorrerá numacerimónia a marcar.

Cidade foi palco da Maratona Fotográfica

Fotógrafos retratamFamalicão

durante 12 horas

Meia centena de participantes fotografaram 12 temas em Famalicão

Programação marca rentrée depois das férias

Pedro Tochase Mão Morta

na Casa das ArtesDepois do habitual período de férias,a Casa das Artes de Famalicão reabreas portas ao público no próximo mêsde Outubro. Música, teatro, cinema,stand-up comedy, arte contemporâ-nea e espectáculos para bebés são al-gumas das propostas da programa-ção.

Dos vários nomes presentes, des-taque para Pedro Tochas que vai apre-sentar o espectáculo “Coisas”. O co-mediante sobe ao palco, no dia 21,pelas 21h30, para partilhar as suascoisas. “Coisas que nos acontecemem grupo ou em privado, coisas queguardámos para nós ou partilhamoscom o mundo. São estas coisas que,quando encaradas com sentido de hu-mor, são o ponto de partida para ashistórias que tanto gostamos de con-tar aos amigos.”

No dia 29, a música toma conta daCasa das Artes, com o grupo “MãoMorta” a apresentar o espectáculo“Pelux in Motion”, um sugestivo título,que define um alinhamento especial,um cenário novo e um momento irre-petível.

Ainda no que respeita à música,no dia 15 de Outubro, o palco pertenceaos UTTER, a banda bracarense de mú-sica electrónica que apresenta o novoálbum”Empty Space”.

Mas Outubro arranca com o pro-jecto de arte contemporânea IMAN,

através da exposição “Tempo Em-prestado Tempo Modificado #2”, cujainauguração decorre dia 1, pelas 22horas, no Foyer. Segue-se a realizaçãode um conjunto de oito espectáculos,promovidos nos vários espaços daCasa das Artes. Intitulados “O Somdos Artistas”, o espectáculo conta comperfomances, vídeos, poesia, dança,concerto e ritual. Refira-se que o pro-jecto IMAN realiza-se em rede envol-vendo também as cidades de Braga,Guimarães e Porto.

Já no dia 7, “Vincent, Van e Gogh”é o título da peça de teatro que seráapresentada pela “Peripécia Teatro”,pelas 21h30. A criação é uma home-nagem ao pintor holandês que se tor-nou o paradigma do “artista maldito”.

Referência ainda para o espectá-culo para pais e bebés “Alibabach”,nos dias 15 e 16 de Outubro, que ex-plora o universo de Bach. Os espectá-culos dividem-se em bebés até os 24meses e crianças até aos 4 anos.

Para além dos espectáculos, aCasa das Artes tem vindo a apostartambém na promoção de workshopsartísticos. Assim, no dia 19, pelas 10horas, haverá um workshop dedicadoà experimentação plástica, com oorientador Augusto Costa. No dia 6, acompanhia de música teatral “Patru-lha” promove o workshop “Brincar àMúsica”, para crianças.

Alexandre Quintanilha apresentacinema na Casa de Camilo

O drama norte-americano “Na Sombra eno Silêncio”, de Horton Foote, baseadono romance homónimo de Harper Lee, éa película escolhida pelo físico Alexan-dre Quintanilha para apresentar na pró-xima sessão de “Um Livro, Um Filme”,que se realiza sexta-feira, dia 30, pelas21h30, na Casa de Camilo, em Seide S.Miguel.

A iniciativa, com entrada livre, de-corre todas as últimas sextas-feiras decada mês e conta sempre com a pre-sença de uma figura pública que esco-lhe um filme para apresentar e comen-tar. Este mês o convidado é AlexandreQuintanilha, físico reconhecido interna-cionalmente e professor no Instituto deCiências Biomédicas Abel Salazar, noPorto.

Quanto ao filme, “Na Sombra e noSilêncio” (1962) é uma obra de tribunal.Em plena depressão, numa pequena ci-dade do Sul dos EUA, uma mulher

branca acusa um negro, inocente, de ater violado. O resultado do julgamentoparece tão evidente que torna a defesado acusado muito pouco apetecível. Ex-cepto para Atticus Finch (Gregory Peck),um advogado viúvo e com dois filhos,que é muito respeitado, porque vistocomo um homem íntegro.

Manuel Lima

Page 15: OP1012

18 pública:28 de Setembro de 2011 pprraaççaa ppúúbblliiccaa

EMPREGOTrabalhadores Homens/Mulheres com experiênciade Teares circulares, Máquina seamless ou Peúgas

Contacto: 252 990 380 (10h - 17h)

ARRENDA-SET1

COM LUGAR DE GARAGEMJUNTO AO CENTRO

DE EMPREGOCONTACTO: 916 355 179

PRECISA-SEURGENTECABELEIREIRA COM

EXPERIÊNCIA PARA ENTRADAIMEDIATA.

CENTRO DEFAMALICÃOCONTACTO: 912 213 997

DÁ-SE À EXPLORAÇÃOGABINETE DE ESTÉTICACENTRO DE FAMALICÃOCONTACTO: 912 213 997

OFEREÇO SERVIÇOPARA DISTRIBUIR

PUBLICIDADEContacto: 962 430 508

Serviço de Finanças de VILA N.FAMALICAO-1.-0450

EDITALVenda e Convocação de Credores

N.º da Venda: 0450.2011.202 - Fracção autónoma designadapela letra E, destinada a habitação, no 1.º andar direito e ga-ragem designada pelo n.º 4, situada na cave, sito no lugar deBouças, na Rua Estrada Nacional n.º 23, Landim, com a áreabruta privativa de 196,60m2 e área bruta dependente de25,00m2. Inscrito na matriz predial urbana sob o artigo 1439,fracção E da freguesia de Landim, concelho de Vila Nova deFamalicão e descrito na Conservatória do Registo Predial deVila Nova de Famalicão sob a descrição n.º 405/19960701-E.Processo Executivo 0450200401029088 e aps.

TEOR DO EDITAL

Gabriel Torres Bezerra, Chefe de Finanças do Serviço deFinanças VILA N.FAMALICAO-1.-0450, sito em R. ERNESTOCARVALHO EDIF. MILAO R/C, VILA N. FAMALICAO, faz sa-ber que irá proceder à venda por meio de leilão electrónico,nos termos dos artigos 248.º e seguintes do Código de Pro-cedimento e de Processo Tributário (CPPT), e da portaria n.º219/2011 de 1 de Junho, do bem acima melhor identificado,penhorado ao executado infra indicado, para pagamento dedivida constante em processo(s) de execução fiscal.

É fiel depositário(a) o(a) Sr(a) JOSE CARLOS DA CUNHAOLIVEIRA, residente em LANDIM, o(a) qual deverá mostraro bem acima identificado a qualquer potencial interessado(249.º/6 CPPT), entre as 10:00 horas do dia 2011-10-03 e as18:00 horas do dia 2011-11-10

O valor base da venda (250.º CPPT) é de € 66.836,00.As propostas deverão ser apresentadas via Internet, me-

diante acesso ao “Portal das Finanças”, e autenticação en-quanto utilizador registado, em www.portaldasfinancas.gov.ptna opção “Venda de bens penhorados”, ou seguindo conse-cutivamente as opções “Cidadãos”, “Outros Serviços”, “VendaElectrónica de Bens” e “Leilão Electrónico”. A licitação a apre-sentar deve ser de valor igual ou superior ao valor base davenda e superior a qualquer das licitações anteriormenteapresentadas para essa venda.

O prazo para licitação tem início no dia 2011-10-27, pelas10:00 horas, e termina no dia 2011-11-11 às 10:00. As pro-postas, uma vez submetidas, não podem ser retiradas, salvodisposição legal em contrário.

No dia e hora designados para o termo do leilão, o Chefedo Serviço de Finanças decide sobre a adjudicação do bem(artigo 6.º da portaria n.º 219/2011).

A totalidade do preço deverá ser depositada, à ordem doórgão de execução fiscal, no prazo de 15 dias, contados dotermo do prazo de entrega das propostas, mediante guia a so-licitar junto do órgão de execução fiscal, sob pena das san-ções previstas (256.º/1/e) CPPT).

No caso de montante superior a 500 unidades de conta, emediante requerimento fundamentado, entregue no prazo de5 dias, contados do termo do prazo de entrega de propostas,poderá ser autorizado o depósito, no prazo mencionado noparágrafo anterior, de apenas uma parte do preço, não infe-rior a um terço, e o restante em até 8 meses (256.º/1/f)CPPT).

A venda pode ainda estar sujeita ao pagamento dos im-postos que se mostrem devidos, nomeadamente o ImpostoMunicipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, oImposto de Selo, o Imposto Sobre o Valor Acrescentado ououtros.

Mais, correm anúncios e éditos de 20 dias (239.º/2 e242.º/1 CPPT), contados da 2.ª publicação (242.º/2), citandoos credores desconhecidos e os sucessores dos credores pre-ferentes para reclamarem, no prazo de 15 dias, contados dadata da citação, o pagamento dos seus créditos que gozemde garantia real, sobre o bem penhorado acima indicado(240º/CPPT).

IDENTIFICAÇÃO DO EXECUTADO

N.º de Processo de Execução Fiscal: 0450200401029088 (eapensos)NIF/NIPC: 178896217Nome: JOSE CARLOS DA CUNHA OLIVEIRAMorada: EST NAC 204-5 LT 23 1º DTO - LANDIM - LANDIM

O Chefe de FinançasGabriel Torres Bezerra

1ª Publicação - Jornal Opinião Pública, 28 de Setembro 2011

TÉCNICO OFICIAL DE CONTAS

INSCRITO NA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS

ACEITA TODO O TIPO DE CONTABILIDADES, EM PART-TIME

�� SERVIÇOS DE CONTABILIDADE E CONSULTORIA FISCAL

INCLUINDO TODO O TIPO DE OBRIGAÇÕES FISCAIS

�� SEGURANÇA SOCIAL, GESTÃO PESSOAL

�� PROJECTOS DE INVESTIMENTO

CONTACTO 96 000 27 51

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Pelos quatro cantos da ca(u)sa

DDoommiinnggooss PPeeiixxoottoo

Altas cavalarias de Jardim

Modus Vivendi

JJ.. MMáárriioo TTeeiixxeeiirraa

Cuidado com as poupançasSão cerca de 30 milhões de Euros,a dívida do Ministério da Justiçaaos advogados que prestamapoio judiciário a quem não temdinheiro para pagar custas judi-ciais ou honorários.

Além da questão da dívida emsi – que só reforça a mentalidadecaloteira enraizada no nosso país,da qual o Estado é o maior res-ponsável pelo exemplo que dá –, está em causa saber qual o mo-delo que o presente Governo querimplementar? Qual o sistema deprotecção jurídica para salva-guardar os mais desfavorecidos,num país onde as custas judiciassão próprias de um serviço deluxo?

A criação da figura de Defen-

sor Público em detrimento do pa-gamento dos serviços prestadospor advogado, representaria umperigoso retrocesso em sede decidadania: o cidadão mais desfa-vorecido deixaria de poder con-tar com os serviços de um profis-sional liberal, independente,sujeito a disciplina ética e deon-tológica, para passar a ser ser-vido numa lógica de funciona-lismo público, com os clássicoshorários de atendimento e semquaisquer garantias de totais in-dependência e responsabilidade.

Até da perspectiva financeira,tal iria significar custos acresci-dos de criação de uma máquinafuncional, estrutura de meios, ins-talações e estatutos de carreira

que iriam sair mais caro do que oactual regime. Além do evidenteperigo de não haver dotação demeios suficientes – porque nuncahá, pelo menos para o que émesmo importante – para dar res-posta digna às legítimas preten-sões dos cidadãos, transferindo-se para os serviços de protecçãojurídica a mesma lógica das listasde espera que já temos na Saúdee na Justiça.

A eventual criação da figurade Defensor Público será a con-sagração da lógica de que o Es-tado tudo faz: acusa (MinistérioPúblico), defende (Defensor Pú-blico) e julga (juízes). A mesmalógica que só se encontra em di-taduras.

O homem andou mais de 30anos em galopes. Pelos vistosdeu mau resultado e já confessa:Não nos vamos meter em altascavalarias; agora vamos acabaras obras que não estão prontas efazer outras pequenas que aindafaçam falta!

Quer dizer que pôde fazer asgrandes e não as pequenasobras? Não. Umas e outras forampossíveis, mas é destes homens(políticos) que o povo gosta; opovo masoquista; que gosta de“levar” na cabeça; sendo pobretem orgulho em passar por rico;que trabalha de sol a sol, pas-sando por enormes dificuldadese carências enquanto ao seu lado– e à sua custa – se instalou asumptuosidade!

A propósito, será que já es-tão resolvidos todos os proble-mas causados pelas últimas ca-tástrofes, cuja ajuda o SenhorSócrates, (de Lisboa; do Conti-nente; do Governo Português doPartido Socialista) patriótica e so-lidariamente, não regateou?

E, para além da resolução dosproblemas causados então, comogrande obra que “era”, já foramtomadas medidas para obstar àsua repetição ou ficaram para aspequenas obras que ainda falta

fazer?Sabendo-se agora, escanda-

losamente, a gravidade da situa-ção das contas públicas da Ma-deira, pergunta-se:

- A carta a pedir ajuda ao Pri-meiro-ministro, “comentada”pelo Ministro das Finanças, jádava algumas luzes para a “des-coberta” da sua real situação? Sesim, o que fez o Governo? Se não,por que insiste Jardim em dizerque não estava a esconder nada?

- Tendo em conta a acutilân-cia das críticas dos partidos dadireita – justas – para com oBanco de Portugal sobre os ca-sos do BPN e BPP, o que deve-mos, proporcionalmente, espe-rar dos mesmos agora que sãogoverno?

- E, atentas as deliberaçõesdo Governo acerca da “ParqueEscolar”, o que esperar quantoao Governo Regional da Madeira?

Mas Jardim não desarma epede meças, argumentando (citode memória): “Salazar não fezobra mas deixou os cofres cheiosde dinheiro; outros, a seguir ao25 de Abril, também não fizeramobra mas gastaram o dinheirotodo; nós, fizemos obra mas odinheiro não chegou, porque ogoverno não nos deu o que pre-

cisava-mos, de maneira que...”Foi, exactamente, por tudo

isto mas com algumas correc-ções, que se fez o 25 de Abril.Ei-las:

- Com Salazar democracia, li-berdade e igualdade não exis-tiam; era uma ditadura;

- Com o 25 de Abril adquiri-ram-se as prerrogativas citadasmais todos os direitos sociaisinerentes; fizeram-se muitasobras; modernizou-se Portugal;passamos a ser parte activa erespeitada da comunidade inter-nacional;

- À Madeira o Estado garantiua Autonomia Regional dandomuito dinheiro; a ver vamos sefoi todo aplicado em benefíciodos madeirenses; a lei é igualpara todos (?) mas a gestão or-çamental insular madeirense as-simila-se à de uma coutada.

Não fora os defeitos do 25 deAbril e da democracia e o maso-quismo do povo, as “altas cava-larias” que por aí pululam ti-nham, como destino para osseus fautores, ver o sol aos qua-dradinhos.

Assim continuamos a ter a ar-rogância, a demagogia, o popu-lismo, enfim a impunidade,como regra.

Page 16: OP1012

19pública: 28 de Setembro de 2011ppuubblliicciiddaaddee

Pretende Ganhar mais DINHEIRO???

Então venha conhecer umprojecto sobre

Tecnologias e EnergiasLigue: 91 322 2750

Transportes de Mercadorias

Distr. de Publicidade

ALVARÁ N.º 14030/2007

Tlm. 968 380 719 - 916 938 215E-mail:

[email protected]

ESPERAMOS POR SI...

TORNE-SE MILIONÁRIOSEMANALMENTE AQUI...

QUIOSQUE EUROFAMAAv. de França - frente ao BES em Calendário

AO REGISTAR O SEU BOLETIM NESTE QUIOSQUE,FICA HABILITADO DUAS VEZES A GANHAR O 1º, 2º OU 3º PRÉMIO NO EUROMILHÕES DE 6ª FEIRA

INFORME-SE 252 323 093

� �� � � � �

2ª A SÁBADO DAS 8H/ 13H30 E DAS 14H30/19H30 | SEXTA-FEIRA DAS 8H/19H30

FAMALICÃOJOANEAS GULOSAS,

MEIGAS PELUDINHAS , 69 ARDENTE

912 917 094 - 965 887 210Das 9 horas às 23 horas

Snack-barADMITE

AJUDANTE DE COZINHAEMPREGADO DE MESA

CONTACTO: 919 119 160

LANDIM“SOUTO” VILAS

URBANIZAÇÃO PRIVADA5 VILAS - LOTES 1050 A 1200 M2

969 575 400

MÃE NATÁLIA COM SEU DOM,

PODER E FORÇA ESPIRITUAL

Trata de qualquer que seja oseu Problema: Amor, Saúde,

Impotência Sexual, Financeiro, Negócios,

Depressão e outros mais.Uma das maiores Mães deSanto e muito respeitada emvários Países pelos seus

resultados verdadeiramentecomprovados com os seus

longos anos de experiência eseriedade, pois é uma Mãe

de Santo de Santo de Grande Poder e Força comprovado por Todos.

Atende todos os dias, tambémSábados e Domingos.

Telf.: 910 350 596

ANÚNCIOVENDA EM PROCESSO EXECUTIVO

PRÉDIO URBANO

Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão5º Juízo Cível

Nº do Processo: 1032/09.9TJVNF

Exequente: Fpf – Comércio de Bricolage, Lda.Executado: Manuel Moreira Gonçalves e Outros

Informa-se os eventuais interessados que são aceites pro-postas de aquisição do seguinte bem imóvel penhorado:

VERBA ÚNICAPrédio Urbano, constituído no regime de propriedade horizontal, de-signado pela letra “T”, fracção autónoma destinada a habitação tipoT1, localizado no 5º Andar Direito-Traseiras, sito na Avenida deFrança, nº 46, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Fama-licão, descrito na Conservatória do Registo Predial de Vila Nova deFamalicão, sob o nº 162/19901010 Fracção “T” da Freguesia de An-tas e inscrito na matriz predial urbana nº 1080 Fracção “T” da já re-ferida freguesia e concelho.

VALOR BASE: 54.000.00 EurosSão aceites propostas superiores a 70% do valor base

VALOR A ANUNCIAR: 37.800.00 Euros

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTASAs propostas são apresentadas em carta fechada até às 12:30 ho-ras (doze horas e trinta minutos) do dia 20/10/2011 na Secretaria doTribunal supra mencionado devendo os proponentes, nos termos donº1 do artigo 897º do Código Processo Civil, juntar à sua proposta,como caução, um cheque visado, à ordem do Agente de Execuçãono montante correspondente 20% do valor base dos bens, ou ga-rantia bancária no mesmo valor e cópia do bilhete de identidade doproponente (ou seu legal representante).As propostas serão abertas no dia indicado, às 14:00 Horas, nãosendo obrigatória a presença do proponente.

O Solicitador(Maria José Araújo)

Av. Dr. Carlos Bacelar, Edf. Saza 968, 1º sala 9 A, 4760-103 Vila Nova de FamalicãoTelf.252316428/252323391 Fax. 252323392

Maria José AraújoAgente de ExecuçãoCédula Profissional nº 3348

OPINIÃO PÚBLICA, 28/09/2011, 1ª PUBLICAÇÃO

PASSA-SECAFÉ EM VERMOIM

V.N. FAMALICÃOContacto: 932 798 806

PRECISA-SEOPERÁRIO DE

CONSTRUÇÃO CIVILPARA ANGOLA

Contacto: 252 301 160

PASSA-SECARRO TAXICENTRO DE FAMALICÃO

POR MOTIVOS VÁRIOSContactos: 252 921 285 - 919 784 883

Assembleia de Freguesia de Gondifelos

CONVOCATÓRIAJosé António Alves Campos, Presidente da Assembleia de Freguesia, vem nos ter-mos da Lei e do Regimento convocar V. Exª a participar na Sessão Ordinária, a rea-lizar no dia 29 de Setembro de 2011, pelas 21 horas, no Salão Nobre da Sede daJunta de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Período antes da Ordem do dia

1. Tomar conhecimento da renúncia do mandato de Armindo António da Costa Oli-veira;2. Leitura e aprovação da Acta da reunião ordinária do dia 30 de Junho de 2011;3. Assuntos de interesse para a Freguesia;4. Informação do Sr. Presidente da Junta sobre a actividade da mesma.

Período da Ordem do dia

1. Eleição do 1º Secretário da Mesa da Assembleia.2. Constituição de uma comissão para acompanhamento das Obras do Sanea-mento Básico, por proposta apresentada pela bancada do Partido Socialista.3. Constituição de uma comissão para elaborar um Regulamento da Feira Anualdas Cebolas, por proposta apresentada pela bancada do Partido Socialista.

Período depois da Ordem do Dia1. Intervenção do público para tratar de assuntos de ordem local ou particular.

Gondifelos, 20 de Setembro de 2011 O Presidente da Assembleia de Freguesia

1ª CAMINHADA SOLIDÁRIA

5 OUTUBRO DE 2011Venha fazer a sua caminhada e seja solidário com a loja social da carreira Seja solidário e nos ajudamos na sua saúde

Valor da inscrição: Um género AlimentarEx: 1 Pacote Açúcar / Arroz / Leite / Etc…Inscrição: 9 h ás 10 horasNo dia da caminhadaPartida: Às 10 Horas

Loja sita perto do cemitério da CarreiraContacto: Joaquim Carvalho

Telf. 252 933 495 / Telm. 917 815 297

FREGUESIA DE ESMERIZ

EDITAL

A Assembleia de Freguesia de Esmeriz, irá reunir em Sessão ordinária, no pró-ximo dia 29 de Setembro (Quinta-Feira), pelas 21 Horas, na sede da Junta deFreguesia, com a seguinte ordem de trabalho:

1. Antes da ordem do dia:2. Outros assuntos do interesse da freguesia:3. Depois da ordem do dia.

Esmeriz, 21 de Setembro de 2011

O Presidente da Assembleia da Freguesia de Esmeriz(Artur Jorge Sampaio Fernandes da Silva)

Page 17: OP1012

20 pública: 28 de Setembro de 2011 ppuubblliicciiddaaddee