OP1070

12
pub. ANO 21 • Nº 1070 DE 7 A 13 DE NOVEMBRO DE 2012 DIRETOR: JOÃO FERNANDES www.opiniaopublica.pt Aluno da Secundária de Joane conquista bronze P P . . 7 7 Em concurso ibero-americano pub pub FAMALICÃO DEBATE FUTURO DA AGRICULTURA PORTUGUESA Tema dos Encontros de Outono 2012 vai trazer à Casa das Artes antigo ministro e vários especialistas pub. Metade dos jovens famalicenses já opta pelo ensino profissional Incêndio destrói sala de infantário em Fradelos pub P P . . 6 6 Conhecer o passado, compreender o presente e debater o futuro da agricul- tura em Portugal é o principal objetivo da edição deste ano dos Encontros de Outono, que vão decorrer na Casa das Artes, nos dias 23 e 24 de novem- bro. Portugal é atualmente o país agricolamente mais envelhecido da União Europeia. Como chegamos até aqui, é a questão que se coloca e que vai ser debatida em Famalicão. O antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, que estava em exercício quando a União Europeia aprovou a reforma da PAC, é um dos principais convidados. p. 4 P P . . 5 5 P P . . 3 3 Quadrilátero Urbano lança concurso para rede de fibra ótica P P . . 2 2 opi ni ã o s port: Famalicão recebido com desacatos em Mirandela Daniel Ramos vence na estreia como treinador do Ribeirão Armindo desafia docentes aposentados a continuar ativos Armindo desafia docentes aposentados a continuar ativos Juventude de Joane inaugura nova sede social

description

 

Transcript of OP1070

Page 1: OP1070

pub.

ANO 21 • Nº 1070DE 7 A 13 DE NOVEMBRO DE 2012DIRETOR: JOÃO FERNANDESwww.opiniaopublica.pt

Aluno da Secundária de Joaneconquista bronzePP.. 77

Em concurso ibero-americanopub

pub

FAMALICÃO DEBATE FUTURO DA AGRICULTURA PORTUGUESA

Tema dos Encontros de Outono 2012 vai trazer à Casa das Artes antigo ministro e vários especialistas pub.

Metade dos jovens famalicensesjá opta pelo ensino profissional

Incêndio destrói sala de infantário em Fradelos

pub

PP.. 66

Conhecer o passado, compreender o presente e debater o futuro da agricul-tura em Portugal é o principal objetivo da edição deste ano dos Encontrosde Outono, que vão decorrer na Casa das Artes, nos dias 23 e 24 de novem-bro. Portugal é atualmente o país agricolamente mais envelhecido da União

Europeia. Como chegamos até aqui, é a questão que se coloca e que vai serdebatida em Famalicão. O antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, queestava em exercício quando a União Europeia aprovou a reforma da PAC, éum dos principais convidados. p. 4

PP.. 55

PP.. 33

Quadrilátero Urbanolança concurso para rede de fibra óticaPP.. 22

opi ni ã os port:Famalicão recebidocom desacatosem Mirandela

Daniel Ramos vencena estreia comotreinador do Ribeirão

Armindo desafia docentesaposentados a continuar ativosArmindo desafia docentesaposentados a continuar ativos

Juventude de Joaneinaugura nova sede social

Page 2: OP1070

pública: 7 de novembro de 2012 cciiddaaddee2

CON SE LHO EDI TO RI AL:Ale xan dri no Cos me, An tó nio Cân di do Oli vei ra,An tó nio Jor ge Pin to Cou to, Ar tur Sá da Cos ta,Cris ti na Aze ve do, Fe liz Ma nu el Pe rei ra, Jo a -quim Lou rei ro, Jo ão Fer nan des, Manuel Afon-so e Almeida Pinto.

DI REC TOR: Jo ão Fer nan des (CIEJ TE-95) jfer nan des@opi ni ao pu bli ca.pt

CHE FE DE RE DAC ÇÃO:Cris ti na Aze ve do (CPJ 5611)cris ti na@opi ni ao pu bli ca.pt

EDI TOR DE TUR NO: Mag da Fer rei ra (CPJ 4625)mag da@opi ni ao pu bli ca.pt

RE DAC ÇÃO:in for ma cao@opi ni ao pu bli ca.ptCar la Ale xan dra So a res (CICR-248), Cris ti naAze ve do (CPJ 5611), Mag da Fer rei ra (CPJ4625) e So fia Abreu Sil va (CPJ 10952).

DES POR TO: Jor ge Hum ber to, Jo sé Cle -men te (CNID 297) e Pe dro Sil va (CICR-220).

GRA FIS MO:Car la Ale xan dra So a res, Pe dro Sil va.

APOIO À RE DAC ÇÃO:Jor ge Ale xan dre

OPI NI ÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,Do min gos Pei xo to, Gou veia Fer rei ra, J. MárioTeixeira, Jo a quim Lou rei ro, José Luís Araújo,Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GE RÊN CIA: João Fernandes

CA PI TAL SO CI AL:350.000,00 Eu ros.

DE TEN TO RES DE MAISDE 10% DO CA PI TALFe liz Ma nu el Pe rei raAn tó nio Jor ge Pin to Cou to

SER VI ÇOS AD MI NIS TRA TI VOS:Fran cis co Araú jo

TÉC NI COS DE VEN DAS:co mer cial@opi ni ao pu bli ca.ptAgos ti nha Bair ri nho, Ma ria Fer nan da Cos ta eSó nia Ale xan dra

PRO PRI E DA DE E EDITOR:EDI TA VE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SE DE, RE DAC ÇÃO E PU BLI CI DA -DE:Rua 8 de De zem bro, 214 An tas S. Ti a go - Apar ta do 4104760-016 VN de Fa ma li cão

IN TER NETwww.opi ni ao pu bli ca.pt

CON TAC TOSRe dac ção:Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Ser vi ços Ad mi nis tra ti vos: Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IM PRES SÃO:Na ve prin ter - In dús tria Grá fi ca do Nor te, SAEs tra da Na ci o nal, 14 - Maia

DISTRIBUIÇÃO:Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

TI RA GEM DES TE NÚ ME RO:20.000 exem pla res, nº 1070

NÚ ME RO DE RE GIS TO: 115673

DE PÓ SI TO LE GAL: 48925/91

FICHA TÉCNICA

Para debater os Direitos Humanos

Amnistia Internacional reuniu jovens de todo o país

em Famalicão

Mais de uma centena de jovens ati-vistas oriundos de todo o país es-tiveram reunidos, a semana pas-sada, em Famalicão, a participarno 13.º Campo de Trabalho da Am-nistia Internacional. Com idadesentre os 15 e os 18 anos, os jovenspromoveram diversas atividadesrelacionadas com os Direitos Hu-manos.

O vice-presidente da CâmaraMunicipal, Paulo Cunha, recebeuos participantes, na quinta-feira,na Quinta da Costa, em Mouquim,e desejou-lhes uma boa estadiaem Famalicão, sublinhando o pa-pel desta organização na luta in-ternacional pelos direitos huma-nos.

“Ao reunir jovens até aos 18anos, esta atividade contribui for-temente para a educação não for-mal, promovendo um conjunto decompetências enriquecedoras que

vão tornar estes jovens melhorescidadãos e melhores profissio-nais”, referiu Paulo Cunha que lan-çou ainda um desafio: “aprovei-tem bem esta ação e assumam ovosso papel como porta-vozes dosdireitos humanos nas vossas famí-lias, nas vossas escolas, nos vos-sos grupos de amigos. “Sejam ato-res ativos na proteção dos direitoshumanos”, concluiu.

Refira-se que esta é uma ini-ciativa cujo objetivo passa por de-bater e partilhar experiências naárea dos direitos humanos. Jogos,dinâmicas, trabalhos de grupo efotografia foram algumas das for-mas usadas para os jovens perce-berem como podem contribuirpara a sensibilização sobre os te-mas que abordados no programa:a Amnistia Internacional, o papeldos jovens no ativismo, a discri-minação e a pobreza.

O Campo de Trabalho decorreuna Quinta da Costa, em Mouquim,e na Casa das Artes.No primeirodia, os jovens foram convidados arealizarem um peddy-paper naárea da Quinta da Costa, com tare-fas subordinadas aos Direitos Hu-manos. No segundo dia, destacou-se para a realização do projetoPlataforma de Ação Fotográfica,onde todos foram convidados ausarem a fotografia como instru-mento de inclusão social.

No encontro foi ainda prepa-rada a Maratona de Cartas da Am-nistia Internacional, uma atividademundial a promover de 7 a 16 dedezembro próximo.

Como culminar de toda a refle-xão em torno das temáticas pro-postas, os participantes realizaramnas do centro da cidade uma açãode sensibilização e de visibilidadedo trabalho que desenvolveram.

Alunos da Cior participamem ações de solidariedade

Uma dezena de alunos da Escola Profissional Cior participou ativa-mente na campanha de angariação de fundos a favor da AssistênciaMédica Internacional (AMI), que decorreu durante quatro dias juntode clientes de uma grande superfície comercial, no centro da ci-dade.

Com esta iniciativa não só deram um contributo voluntário e so-lidário no apoio a projetos humanitários da AMI, como também sen-sibilizaram a população para o sentido e para a prática da solida-riedade.

Por outro lado, e numa lógica de defesa e promoção dos DireitosHumanos, liberdades, garantias, justiça e paz entre povos e países,dois estudantes CIOR participaram no XIII Campo de Trabalho daAmnistia Internacional que, este ano e pela primeira vez, se realizou,de 1 a 4 de novembro, em Famalicão.

CIM do Ave promove estágios remunerados em empresas europeias

No âmbito do Programa Leonardo Da Vinci, a Comunidade Intermu-nicipal (CIM) do Ave promove o projeto Euroskills. Trata-se de um pro-grama de estágios em empresas europeias, destinado a nove jo-vens desempregados pertencentes aos municípios da CIM do Ave(onde se inclui Famalicão), recém-licenciados ou com formação pro-fissional, de todas as áreas de estudo.

Os estágios remunerados têm a duração de 3 meses e, no total,são seis os países para onde os candidatos podem concorrer: Ale-manha, Bélgica, Finlândia, Espanha, Itália e Reino Unido. As inscri-ções terminam a 16 de novembro e os candidatos podem entregar asrespetivas candidaturas em mão na sede da CIM do Ave ou enviar porcorreio para a morada da instituição.

Todas as informações relativas aos requisitos de candidatura po-dem ser consultadas no site da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Quadrilátero Urbano lança concurso para rede de fibra ótica

A Associação de Municípios de Fins Específicos Qua-drilátero Urbano (acabou de lançar o concurso pú-blico para uma Rede de Telecomunicações de NovaGeração (RTNG) destinada ao território dos quatromunicípios que compõem a associação: Famalicão,Braga, Guimarães, e Barcelos. A implementação dareferida rede insere-se na operação “QuadriláteroDigital” sendo o valor do contrato da ordem dos 6 mi-lhões e 300 mil euros.

Segundo a associação, o projeto de construçãode uma infraestrutura de fibra ótica entre os quatropólos urbanos “assume inegável relevância, desdelogo porque se trata de um equipamento funda-

mental para que este território constitua uma verda-deira rede de cidades”. “E sê-lo-á tanto do ponto devista institucional, porque passará a ligar as váriasinstituições públicas entre si, como na perspetivaeconómica, já que possibilitará a todas as empresase centros de conhecimento do território o acesso acomunicações à velocidade da luz”, salienta.

Acredita-se, pois, que a implementação desteprojeto “terá um efeito catalisador no desenvolvi-mento económico da região, designadamente atra-vés do estímulo relacional entre municípios, enti-dades privadas e a sociedade, provocando uma novaeconomia de escala”.

O vice-presidente da Câmara Municipal recebeu os jovens da Amnistia Internacional

Cineclube exibe “O Meu Maior Desejo”

“O Meu Maior Desejo” de Hirokazu Koreeda é o filme proposto peloCineclube de Joane para a próxima quinta-feira, na habitual sessãosemanal de cinema na Casa das Artes. Um filme escrito e realizadopelo japonês Hirokazu que conta a história de dois irmãos japonesesque vivem separados desde o divórcio dos seus pais. Koichi, o maisvelho, mora com a mãe e com os avós em Kagoshima. Ryu, por seulado, vive com o pai em Fukuoka. O maior desejo de Koichi é a re-conciliação dos progenitores e a consequente reunião familiar. A ses-são começa às 21h45.

Page 3: OP1070

cciiddaaddee pública: 7 de novembro de 2012 3

Seminário de Encerramento do QI PME Norte

ACIF levou programa de

formação a mais 25 empresas

A Associação Comercial e Indus-trial de Famalicão (ACIF) realizou,na passada quarta-feira, no CaféConcerto da Casa das Artes, o Se-minário de Encerramento do Pro-grama QI PME Norte. Desta forma,a ACIF, enquanto entidade bene-ficiária, fomentou um aumento dacompetitividade nas 25 empresasdestinatárias e da qualificaçãodos cerca de 256 colaboradoresenvolvidos neste projeto.

A cerimónia de entrega de di-plomas contou com as presen-ças de Nuno Martins, diretor geralda AIMinho, organismo intermé-dio; de Nuno Gomes, da Oficinada Inovação, e de João Abreu, daAcademia das Emoções, paraalém de representantes da Dire-ção da ACIF.

“A ACIF acredita que é atravésdo investimento neste tipo deinstrumentos que poderá dar oseu contributo sério e com valoracrescentado, no sentido decombater as atuais dificuldadessentidas pelas empresas. E énesse sentido que desde 2009 a

ACIF promoveu a intervenção em77 empresas, contando com trêsedições realizadas do QI PMENorte”, destacou Fernando Xa-vier, vice-presidente da ACIF eresponsável pela área dos proje-tos. Neste momento, a ACIF jáapresentou uma nova candida-tura para a realização de uma 4ªedição, contemplando mais 30empresas.

Ao todo foram 1.175 horas deformação repartidas pelos cola-boradores, sendo ainda disponi-bilizadas 72 horas de formaçãoespecífica pelos 25 representan-tes das empresas. A consultoriafoi outro dos pilares deste pro-jeto, com um total de 160 horasem cada uma das 25 empresas,perfazendo um total de 4.000 ho-ras. “Esperamos que esta ediçãotenha sido útil e tenha contri-buído para dotar cada uma dasempresas participantes das fer-ramentas e conhecimentos ne-cessários para enfrentar as difi-culdades presentes e futuras”,concluiu Fernando Xavier.

Na homenagem aos 35 docentes do concelho que cessaram este ano a atividade

Armindo desafia professores aposentados

a continuarem ativos“A sociedade não vos pode dis-pensar. A vossa missão pedagó-gica e educativa não terminou”.Foi com estas frase que o presi-dente da Câmara Municipal, Ar-mindo Costa, desafiou os pro-fessores de Famalicão que seaposentaram este ano, a “conti-nuarem a trabalhar em prol dasociedade”. O autarca falava najá tradicional homenagem aosprofessores, que decorreu napassada segunda-feira na Casado Território, localizada no Par-que da Devesa.

Este ano foram homenagea-dos 35 docentes que terminarama sua carreira no ano letivo 2011-2012 e que receberam das mãosdo presidente da Câmara a me-dalha de reconhecimento muni-cipal.

No seu discurso, ArmindoCosta falou da Educação comouma área “absolutamente cen-tral” para autarquia e onde osprofessores não ficam de fora.“Considero que quem esteve du-rante tantos anos ao serviço doensino e da formação de novasgerações, deu um contributomuito importante ao concelho eao país, merecendo uma palavrade reconhecimento, de carinho ede gratidão”, afirmou.

O edil vincou que aquela ce-rimónia, que a Câmara Munici-pal realiza todos os anos, serve,precisamente, para agradeceresse trabalho, mas também paramotivar os docentes que cessa-ram a sua atividade “a manteruma postura ativa para com acomunidade”.

“Vila Nova de Famalicão é um

bom local para potenciar o vossotalento e a vossa criatividade, jáque vos oferece condições paraterem qualidade de vida, tão ne-cessária à motivação pessoal decada um”, acrescentou ArmindoCosta, referindo que “o movi-mento associativo do concelho eo voluntariado nas mais diver-sas áreas esperam e precisamde vós”.

Ao OPINIÃO PÚBLICA umadas docentes homenageadas,Lurdes Alves, professora do 1ºciclo, mostrou-se sensibilizadacom o gesto da autarquia: “de-dicamos muito tempo, muitosanos, aos alunos e esta home-nagem foi gratificantes paranós”. O mesmo sentimento foimanifestado pela sua irmã,Luísa Fonseca, professora do en-sino profissional na Escola Se-cundária D. Sancho I e que tam-bém foi homenageada.

De resto, estas duas irmãs

docentes, residentes em Avidos,pensam dar resposta ao reptolançado por Armindo Costa econtinuarem a dedicar-se ao en-sino, agora de uma forma maisvoluntariosa. “Sabemos queexistem, na freguesia, muitosidosos que não sabem ler nemescrever e queremos ajudá-los”,adianta Luísa Fonseca não es-conde as saudades que sente daescola. “Depois de 38 anos, édifícil acostumarmo-nos à ideiade ficarmos paradas. A primeirasemana foi muito complicada eainda hoje estou em casa sem-pre com a sensação de que te-nho que ir a qualquer lado”, re-fere.

A cerimónia ficou ainda mar-cada por dois momentos cultu-rais, a cargo da Escola de Mú-sica da Artave e do grupo deteatro Andaime do Agrupamentode Escolas Camilo CasteloBranco. Seminário de encerramento decorreu na passada quarta-feira

pub

CCrriissttiinnaa AAzzeevveeddoo

Armindo Costa entregou medalhas de reconhecimento municipal aos docentes

António Freitas

Page 4: OP1070

pública: 7 de novembro de 2012 cciiddaaddee4

pub

pub

Tema dos Encontros de Outono 2012 que vão decorrer a 23 e 24 de Novembro

Famalicão debate passado, presente e futuro da agricultura

Conhecer o passado, compreender opresente e debater o futuro da agri-cultura em Portugal é o principal ob-jetivo da edição deste ano dos En-contro de Outono, que vão decorrerna Casa das Artes, nos dias 23 e 24de Novembro e que vão debater otema “A Agricultura Portuguesa: DaRegeneração oitocentista ao séculoXXI”.

A crise económica que o paísatravessa trouxe para a primeira li-nha do debate a questão da agricul-tura. Portugal sempre foi um paísagrícola, no entanto, os dados mos-tram-nos que atualmente é o paísagricolamente mais envelhecido daUnião Europeia, uma vez que tem amais elevada percentagem de agri-cultores com mais de 65 anos.Como chegamos até aqui? É a ques-tão que se coloca e que vai ser de-batida durante os Encontros de Ou-tono, um evento cultural e cientificopromovido pela Câmara MunicipalFamalicão através do Museu Ber-nardino Machado.

O antigo ministro da Agricultura,Arlindo Cunha, que estava em exer-cício quando o Conselho de Minis-tros da Agricultura da União Euro-peia aprovou a reforma da PolíticaAgrícola Comum (PAC), em 1992, éum dos principais convidados. Ar-lindo Cunha falará sobre “A Integra-ção Europeia e a Reforma da PAC”,no dia 24, pelas 10 horas.

Para além do antigo ministro, o

evento reúne diversos especialistas,investigadores académicos e res-ponsáveis políticos. Em destaqueestão nomes como Fernando Rosas,historiador e político, que vai abor-dar o tema “Rafael Duque e a agri-cultura salazarista”, no dia 23(17h00), António José Queiroz in-vestigador do CEPES que fala sobre“Os Partidos Políticos e a Agriculturana I República, (16h30) ou aindaJosé António Girão que vai debater“A Agricultura Portuguesa, Hoje”, nodia 24 (11h00).

A abertura está agendada paraas 9h30, do dia 23, e conta com asintervenções do presidente da Câ-mara Municipal, Armindo Costa, edo coordenador científico do MuseuBernardino Machado, Norberto Cu-nha.

Segue-se a participação do pro-fessor catedrático jubilado da Uni-versidade do Porto, Aurélio de Oli-veira, com o tema “A Agricultura emPortugal na segunda metade do sé-culo XIX: uma síntese”. Pelas10h30, o professor catedrático daUniversidade de Évora Hélder Fon-seca fala sobre “A agricultura noAlentejo na segunda metade do sé-culo XIX”.

Mais uma vez, os Encontros deOutono destacam-se pela pertinên-cia do tema que insere uma das múl-tiplas facetas de Bernardino Ma-chado, que foi um defensor daAgricultura. A falar sobre o assunto

estará o professor catedrático e coor-denador científico do Museu Ber-nardino Machado Norberto Cunha,pelas 11h30.

A professora Fátima Nunes abor-dará o tema “A imprensa agrícola dasegunda metade do século XIX”, pe-las 12h00, e depois do almoço, a in-vestigadora Isabel Mariano Ribeirafala sobre a “Reforma Agrária –ideias, tentativas e impasses: oideário de Tomás Cabreira”. Segue-se a investigadora Teresa Nunes como tema “AS ideias de fomento agrí-cola de Ezequiel de Campos”.

Depois das intervenções de An-tónio José Queiroz e Fernando Ro-sas, é a vez do professor LucianoHenriques do Amaral discutir o tema“A agricultura portuguesa entre 1950e 1973”. O primeiro dia de trabalhosencerra com um momento musical euma prova de vinhos regionais.

A abrir o dia 24, estará o pro-fessor catedrático Fernando Bap-tista a falar sobre “A Agricultura Por-tuguesa em 1974”. Segue-se oantigo ministro da Agricultura Ar-lindo Cunha e José António Girão.Pelas 11h30, o consultor agrícolaJosé Martino aborda o tema “Agri-cultura portuguesa: do presentepara o futuro” e, depois, o diretordo Campo Agrícola de Mértola,Cláudio Torres fala sobre “Os Sabe-res da Terra”. O encerramento es-tará a cargo do vice-presidente daautarquia, Paulo Cunha.

Gindança inaugurou novas instalações

Decorreu no passado dia 2 a inauguração das novas instalações da Gin-dança - Associação de Ginástica e Dança de Famalicão e, em simultâneo,a comemoração do seu 9º aniversário. O evento contou com a presençado arcipestre de Famalicão, padre Paulino, para a bênção do novo es-paço; do vereador Leonel Rocha e de toda a direção da associação que,em conjunto com os alunos e encarregados de educação, proporciona-ram umas horas agradáveis de socialização e de reconhecimento das no-vas instalações. Todos enalteceram a qualidade das novas instalações eo trabalho desenvolvido pela direção para que sejam proporcionadas ascondições para uma melhor formação de atletas e desportistas.

Alunos do Externato do Barreiro celebraram o Halloween

No dia 31 de outubro foi celebrado, de forma ani-mada, o dia das bruxas (Halloween), no Externato doBarreiro. Os alunos maquilharam-se, vestiram-se a ri-gor e animaram os intervalos das aulas, “aterrori-zando” os colegas da escola bem como a comuni-dade envolvente, uma vez que desfilaram pelas ruasda cidade, sendo que esta atividade no exterior tevebastante sucesso a avaliar pelo número de gulosei-mas conquistado.

A difusão desta atividade, essencialmente an-glo-saxónica, foi também conseguida através da ex-posição de abóboras, elaboradas pelos alunos eseus familiares, nos muros do Externato.

Com a dinamização destas iniciativas, o Exter-nato visa proporcionar um dia de divertimento aosseus alunos, em articulação com as aulas de línguainglesa, promovendo o desenvolvimento da cons-

ciência da existência de diferentes identidades cul-turais.

Famalicãorecorda Filipe

OliveiraNo próximo dia 12 de novembro pas-sará um ano sobre o falecimento nojornalista e poeta famalicense FilipeOliveira. Para assinalar o 1º aniversáriodo seu falecimento serão realizadasduas missas em sua memória: uma nodia 12, às 8 horas, na Capela de SantoAntónio, e outra no dia 13, pelas 19 ho-ras, na Igreja paroquial de Antas.

Dia Mundial da Diabetesassinalado em FamalicãoNo dia 14 de novembro, na Casa das Artes de Famalicão, asConsultas de Diabetes do Centro Hospitalar do Médio Ave e doAgrupamento de Centros de Saúde, em colaboração com a As-sociação de Diabéticos de Famalicão e a Câmara Municipal,assinalam as comemorações do Dia Mundial da Diabetes,com algumas atividades abertas à população. O programainicia às 14 horas e inclui rastreios, uma palestra e um lancheeducativo.

Depois, no dia 17, às 9 horas, realiza-se a jornada “Cami-nhar e Pedalar contra a Diabetes”, do Hospital até ao Parqueda Devesa.

Page 5: OP1070

cciiddaaddee pública: 7 de novembro de 2012 5

EMPRESA LÍDER DE BEBIDAS EM FAMALICÃO

RECRUTA 5 COMERCIAIS PARA ÁREA DE VENDAS

CONTACTO: 252 302 520 / 919 23 51 [email protected]

Cartório Notarial - Maria Clara Cardoso Figueiredo da CruzPraceta Henrique Moreira, nº38

São Pedro da Afurada4400-346 Vila Nova de Gaia

JUSTIFICAÇÃOCERTIFICO, narrativamente para efeitos de publicação que, neste

Cartório, de folhas noventa e dois a folhas noventa e quatro verso doLivro de Notas para Escrituras Diversas Trinta e Cinco - A, se encontraexarada uma escritura de justificação, com data de dezasseis de ou-tubro de dois mil e doze, na qual a sociedade comercial por quotascom a firma “GARAGEM JOMAGUI LDA”, com sede na Rua daCerca, 399, freguesia de Foz do Douro, concelho do Porto, matricu-lada na Conservatória do Registo Comercial sob o único de matrículae de identificação fiscal 500 124 647, com o capital social de cinco mileuros, declarou ser dona e legítima possuidora e com exclusão de ou-trem de um veiculo automóvel, matricula TO, traço, SETENTA EQUATRO, traço, NOVENTA E NOVE, marca MERCEDES BENZ,com o valor atribuido de QUINHENTOS EUROS, registado na Con-servatória do Registo de Automóveis desde dezanove de julho de milnovecentos e setenta e dois, a favor de Ernesto de Araújo Carvalho,já falecido, com última residência conhecida no Lugar da Quinta deTravassos - Louro, 4760 Vila Nova de Famalicão. Que o referido veí-culo foi adquirido pela dita “GARAGEM JOMAGUI LDA”, há cercade trinta anos, por dação em pagamento meramente verbal, daqueleErnesto de Araújo Carvalho, por conta de reparações e depósito da-quela mesma viatura, sem que tenha entregue a documentação re-ferente ao veículo. Que por esse factos a dita “GARAGEM JOMA-GUI LDA” não possui título de propriedade do veículo em causa, nãodispondo por isso de titulo formal para a dedução do trato sucessivoa partir do titular inscrito, mas o certo é que, a partir da data em queeste lhe foi dado em pagamento, sempre o possuiu em nome próprio,à vista de toda a gente e sem a menor oposição, exercendo essaposse por mais dez anos, sem interrupção, traduzida em atos mate-riais de fruição, e com consciência de estar a agir como verdadeiradona do mesmo, o que confere a tal posse a natureza de pública, pa-cífica, de boa fé e também de contínua, fundamentando assim a aqui-sição do direito de propriedade do veículo por usucapião, o que, dadoo modo de aquisição, impede a demonstração documental do seu di-reito e inscrição, que se pretende, no registo automóvel.

Está conforme o original. Cartório Notarial - Vila Nova de Gaia, emdezasseis de Outubro de dois mil e doze. A Notária, Maria Clara Car-doso Figueiredo da Cruz

OPINIÃO PÚBLICA, 07/11/2012, PUBLICAÇÃO ÚNICA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE S. MARTINHO DE BRUFE

CONVOCATÓRIAEu, Joaquim Manuel Ribeiro da Costa Barroso, presidente da Assembleia Geral da As-

sociação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, freguesia de Brufe Vila Nova deFamalicão, venho por este meio convocar todos os sócios desta colectividade para umaAssembleia Geral, a realizar no dia 9 de Novembro de 2012, pelas 21h00, na sala de reu-niões da sede social.

Aguardamos a presença de todos os sócios.

Esta Assembleia terá a seguinte ordem de trabalhos:Ponto 1 - Tomada de posse dos novos corpos gerentes para o biénio 2013/2014.Ponto 2 - Apresentação do Orçamento e do Plano de Actividades para o ano 2013.

O Presidente da AssembleiaJoaquim Manuel Ribeiro da Costa Barroso

pub

pub

Dado avançado pelo vice-presidente da Câmara em cerimónia da Forave

Metade dos alunos famalicensesopta pelo ensino profissional

Cerca de 50 por cento dos alunosfamalicenses que concluem o 9.ºano de escolaridade opta pelo en-sino profissional. A média nacio-nal é de 34 por cento, o que signi-fica que “Famalicão conseguemelhores resultados do que o restodo país”. A afirmação é do vice-pre-sidente da Câmara Municipal,Paulo Cunha, que destacou aaposta do município no ensino pro-fissional. O autarca falava durantea cerimónia de entrega de diplo-mas e de prémios de mérito aosalunos da Escola Profissional Fo-rave, que decorreu terça-feira dasemana passada, na Casa das Ar-tes.

Paulo Cunha explicou que “osexcelentes resultados alcançadospelo município se devem aos pro-gramas que implementamos naárea da educação, mas deve-seprincipalmente à aposta na orien-tação vocacional”. O responsávelsublinhou ainda que a qualifica-ção profissional dos recursos hu-manos são uma mais valia para oconcelho. “As empresas que estãosedeadas em Famalicão estão cá,principalmente por dois motivos:por um lado por causa do investi-mento público e por outro porcausa da valorização dos nossosrecursos humanos”, assinalou.

Paulo Cunha elogiou ainda oensino profissional da Forave e dei-xou um desafio a todos os diplo-mados: “arregaçar as mangas e en-frentar as dificuldades com

coragem e ambição”.Ao todo, foram entregues 300

diplomas aos formandos dos cur-sos profissionais de Eletrónica, Au-tomação e Comando; Processa-mento e Controlo da QualidadeAlimentar; Gestão (vertente Pla-neamento da Produção); do CEF deEletromecânica de EquipamentosIndustriais; do EFA de Instalaçãode Sistemas Solares Fotovoltaicos;do CET de Gestão da Qualidade eAmbiente e aos adultos presentescertificados pelo CNO da FORAVE(Processos RVC).

Foram ainda distinguidos comprémios de Mérito e Distinção, doisformandos. Sílvia Oliveira do Cursode Processamento e Controlo daQualidade Alimentar, na qualidadede melhor aluna, que recebeu um

prémio no valor de 500 euros, e Joa-quim Carvalho, finalista do cursode Eletrónica, Automação e Co-mando que foi distinguido com osprémios ContiBest e Projectyourfu-ture, patrocinados pela empresaContinental Mabor. O prémio no va-lor de 1.200 euros, cumulativa-mente, são ainda acrescidos de umestágio de seis meses remunerado,que o ex-aluno já está a realizar.

A Universidade Lusíada de Fa-malicão também está a patrocinaros dois melhores alunos da Foraveque ingressem numa licenciaturada Universidade. Ao melhor alunoserá atribuída uma redução de40% nas propinas, no primeiro anodo curso e ao segundo melhoraluno, nas mesmas condições deuma redução de 20%.

As lojas Móvel Asil e Versus Home, de Famalicão, fo-ram distinguidas com a Etiqueta de Qualidade atri-buída pela APCM, numa cerimónia que teve lugar noCasino da Figueira da Foz, a semana passada. A ini-ciativa decorreu no âmbito da Gala Prémio Mobisque distingue as melhores marcas portuguesa demobiliário, decoração e artigos para a casa. Na oca-sião foram destacadas marcas como Aldeco, Anaric,Interdesign, Interfer, Jetclass, Las Kasas, Recer eVista Alegre e os decoradores Paulo Lobo e Ana Ro-que. Outra empresa do concelho, a Ilhão, tambémesteve em evidência.

O evento contou com a presença de perto de300 empresários naquela que foi uma das galasmais participadas dos últimos anos.

No discurso de encerramento, o diretor do Pré-mio Mobis, Emídio Brandão, congratulou-se com aparticipação de um tão grande número de empre-

sas. “Num momento tão delicado para a economiado país, devemos por os olhos nos casos de su-cesso destas empresas, porque são elas que nosdão confiança para ultrapassar as dificuldades quetemos de enfrentar”, disse.

O Prémio Mobis é promovido pela revista Mobi-liário em Notícia desde 2001. Desde então tem dis-tinguido as melhores marcas da decoração e do mo-biliário ao mesmo tempo que promove a qualidadee a competitividade das empresas e lhes dá maiornotoriedade. A gala de entrega de prémios é a únicaocasião onde se reúnem todos os agentes do setor.

O mercado de mobiliário representa um volumetotal de vendas de 1,3 mil milhões de euros e ex-porta cerca 900 milhões. Emprega mais de 50 miltrabalhadores e tem um saldo comercial positivo.Espanha e França são os principais mercados deexportação.

Gala Prémio Mobis

Lojas de Famalicão distinguidascom prémio de qualidade

Paulo Cunha entregou diplomas aos formandos

BV Famalicenses promovem magustoA Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses, através da Secção Desportiva e Cultural, vairealizar um magusto, no próximo sábado, dia 10, às 21 horas, no quartel. O evento é aberto a todos osfamalicenses que serão agraciados com a oferta das castanhas assadas e ainda podem assistir às atua-ções do Rancho Etnográfico de Ribeirão e do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião. No localhaverá uma barraquinha com vinho e petiscos da região.

Page 6: OP1070

pública: 7 de novembro de 2012 ffrreegguueessiiaass6

Ofertas de empregoAs ofertas de emprego divulgadasfazem parte da Base de Dados doInstituto do Emprego e Formação, IP.Para obter mais informações ou

candidatar-se dirija-se ao Centro deEmprego indicado ou pesquise noportal www.netemprego.gov.pt utili-zando a referência (Ref.) associada

a cada oferta de emprego.

Oferta nº: VáriasProfissão: Costureira, trabalho em sérieConhecimentos de máquinas de pontocorrido, corte e cose e recobrimento.Local: Nine, Joane, Calendário, Riba deAve, Oliveira S. Mateus, Requião, De-lães, Gondifelos, Carreira, Castelões.

Oferta nº: 587876726Profissão: Tecelão teares circularesExperiência em teares circularesLocal: Esmeriz

Oferta nº: 587877325Profissão: Técnico polímerosTécnico com experiência em processosindustriais para apoio à área de i&d de umlaboratório de polímeros e materiais fun-cionais. De preferência com conheci-mento em processamento de polímerose/ou preparação e fiação de fibras. Local: Antas

Oferta nº: 587873170Profissão: Embalador (enfardador) ma-nualConhecimento e experiência em embala-gem de vestuário em malha.Local: Castelões

Oferta nº: 587873171Profissão: Oper de maq-ferram de co-mand numérico.Conhecimentos em programação, mode-lação 3d, experiência em máquinas haas(factor preferencial); conhecimentos emdesenho técnico e em maquinação de fer-ramentas ou moldes; flexibilidade horária.Local: Lousado

Oferta nº: 587874526Profissão: Fiel de armazémTrabalho de armazém de fruta e entregasa clientes.Local: Vilarinho das Cambas

Oferta nº: 587832704Profissão: CozinheiroCozinheiro com experiência mínima de 3anos, carta de conduçãoLocal: Fradelos

Oferta nº: 587868167Profissão: Técnico de controlo de quali-dadeConhecimentos na área agrícola (priori-dade em frutas e hortícolas). Conheci-mento de informática.Local: Ribeirão

Oferta nº: 587871663Profissão: Técnico de contas (guarda-li-vros)Técnico oficial de contas, inscrito comoTOC - experiência de, pelo menos, 2anos, na área de contabilidade.Funções: tratamento de processo de con-tabilidade e recursos humanosLocal: VN de Famalicão

Oferta nº: 587868024Profissão: Maquinista de malhas (tece-lão de malhas)Op. Máquinas de teares circularesLocal: Lousado

Oferta nº: 587870815Profissão: Urdidor mecânicoPretende-se urdidor com experiência depelo menos dois anos.Local: Riba de Ave

Alerta-se para a possibilidade deocorrência de situações em que aoferta de emprego publicada já foipreenchida devido ao tempo quemedeia a sua disponibilização e asua publicação.Para mais informações contactar oCentro de Emprego de Famalicão,na Alameda Padre Manuel Simões,222, ou pelo Telefone 252 501 100

TRESPASSA-SE CAFÉ EM FAMALICÃO

C/GRANDE ESPLANADA; TODO EQUIPADO

E EM FUNCIONAMENTO. BOM PREÇO.

TELM. 917 037 527

Padre José Carlos tomou posse no domingo

Vermoim acolheu o novo pároco

Na tarde passado domingo tomouposse como novo pároco de Ver-moim, o padre José Carlos Barbosada Costa. A celebração da eucaris-tia, realizada no salão paroquial,contou com grande número defiéis, que quiseram acolher comalegria o seu novo pastor, assimcomo com a presença do arciprestede Famalicão, padre Paulino Car-valho, que empossou o novo pá-roco em nome do arcebispo primazde Braga, dirigindo-lhe palavras deacolhimento e boas-vindas.

O padre José Carlos Costa subs-titui nesta missão o padre Fran-cisco Teixeira, dispensado por ra-zões de saúde, em acumulaçãocom a paroquialidade de Pousadade Saramagos e Castelões, dasquais já é pároco há alguns anos,podendo contar com a colabora-ção do padre António Azevedo.

Deste modo, o arcipreste, nasua intervenção, advertiu precisa-mente, para “a importância dasUnidades Pastorais, uma realidadeem implementação na Arquidio-

cese de Braga, e nomeadamenteno Arciprestado de Famalicão”,com a atribuição de novas e dife-rentes paróquias aos mesmos sa-cerdotes. O padre Paulino alertouainda para “a necessidade de se vi-verem estas mudanças em espíritode verdadeira comunhão, própriado ser Igreja”, que se deve mani-festar entre sacerdotes, comunida-des e paroquianos.

Por sua vez, o padre José Car-los, que é natural de Joane, na ho-mília proferida, interpelou tambémos fiéis para “a necessidade de nosadaptarmos à realidade das Uni-dades Pastorais”, ao mesmotempo que reforçou o papel ativodos leigos na Igreja.

Perto do final da celebração, aparóquia, assim como as entida-des civis, não quiseram deixar deprestar uma homenagem ao padreFrancisco Teixeira, agradecendo-lhe pelos 42 anos que viveu ao ser-viço da comunidade de Vermoim,sempre marcados por um “espíritode profunda abnegação”.

Grupo de Cavaquinhos do Liberdade na Alemanha

Centenas de pessoas no Halloween da ACV

Bem Me Quer promoveu“Baile das Bruxas”

O Grupo deCa vaqu i -nhos do Li-b e r d a d eF u t e b o lClube, deCalendário,esteve naAlemanha,de 18 a 23de outubro,onde promovei vários espetáculos. Além de participar 17º festival defolclore de Bohn & Lhomar, promoveu várias atuações para os portu-gueses instalados em Colónia e Bona. Em jeito de balanço, o gruporealça a forma hospitaleira e calorosa como fomos recebidos, bemcomo a vibração demonstrada ao seu reportório.

O Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim (ACV) pro-moveu um evento de Halloween, no passado sábado, nas instalaçõesda antiga Fiação de Vermoim. A iniciativa contou com a participaçãode centenas de pessoas numa animada noite cultural composta porum arranjo cénico e animação musical diversa.

Além do Núcleo de Teatro ACV, nota para as participações dosatletas do ACV Andebol Clube Vermoim, dos Djs Twoflights, da bandaHead Citizen, do Agrupamento CNE de Vermoim e ainda do Grupo Spi-rit. “Sem o auxílio de todos estes grupos e de muitos anónimos, esteevento não teria sido possível”, diz a associação em nota à im-prensa, aproveitando para dirigir a todos “um profundo reconheci-mento e gratidão”.

No passado dia 31 de outubro houve “Baile das Bruxas” na Bem-Me-Quer, Instituição de Solidariedade de Delães. A instituição pediu acolaboração dos pais para a realização dos fatos com material reci-clado, dentro do espírito do Projeto Educativo. Os pais aderiram àideia e o resultado foi "horripilante”. Para além do baile, as salas ecorredores foram também decoradas com teias de aranha e abóbo-ras. O Baile foi de "meter medo ao susto", mas os alunos divertiram-se à grande.

Alunos do infantário de Abade de Vermoim festejam o Halloween

No passadodia 31 de ou-tubro ascrianças dojardim de in-fância deAbade de Ver-moim saíramà rua devida-mente enga-lanadas parafestejar o “Diadas Bruxas”.

Bruxinhas e fantasmas encantaram os moradores das redondezascom as suas canções, doçuras e travessuras. Foram recebidos comenorme carinho e satisfação por todos.

Page 7: OP1070

ffrreegguueessiiaass pública: 7 de novembro de 2012 7

pub

Aluno da Benjamim Salgadoconquista bronze

Apoio domiciliário pronto a avançar em Requião

Depois da abertura da Creche no arranque desteano letivo, o Centro Social Paroquial de Requião(CSPR) tem abertas as inscrições para o Serviço deApoio Domiciliário (SAD), com capacidade para 30utentes.

“Em sua casa como no Centro” é o mote doSAD, dirigido principalmente à população sénior,mas também a doentes acamados, pessoas commobilidade reduzida, situações de convales-cença, entre outros. Esta nova resposta social de-verá entrar em funcionamento nos próximos dias,prestando cuidados básicos de saúde, apoio à hi-giene e conforto diário, bem como confeção de

alimentação e acompanhamento.Para o presidente da Direção do CSPR, padre

Manuel Magalhães, “o SAD é um apoio que fazmuita falta em Requião e noutras freguesias limí-trofes, prestado em casa dos utentes por profis-sionais qualificados nas diferentes áreas deapoio”.

Entretanto, a Estrutura Residencial, mais co-nhecida por Lar, deverá ser a próxima valência ainiciar atividade, estando a inauguração do Cen-tro prevista para 2013.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone252375306 ou telemóvel 926952953.

Pequeno incêndio destrói sala do infantário de Fradelos

Uma sala do Jardim de Infânciade Valdossos, na freguesia deFradelos, foi danificada pelofogo na terça-feira da semanapassada. Na altura, a sala, des-tinada às atividades do jardimde infância, encontrava-se de-socupada, já que as crianças eas educadoras estavam nas sa-las ao lado, pelo que não houve

vítimas registar, apenas osusto.

O fogo destruiu a porta emmadeira e fez com que o vidroda porta partisse. Houve aindanecessidade de partir outro vi-dro para fazer sair o fumo. Naorigem do incêndio, terá estadoa sobrecarga de uma tomadaelétrica. O jardim de infância de

Fradelos esteve fechado du-rante esse dia, mas reabriu logono dia seguinte, quarta-feira,uma vez que foi disponibilizadaoutra sala para as atividades.

No combate ao fogo estive-ram envolvidos 12 elementosdos Bombeiros Voluntários Fa-malicenses, apoiados por qua-tro viaturas.

INA lança campanha “Papel por Alimentos”

O Instituto Nun’Alvres (INA), através da Biblioteca Ge-ral, da Eco-Escola e do Gabinete de Serviço Social, as-sociou-se à campanha “Papel por Alimentos” lan-çada pelo Banco Alimentar, na qual o papel recolhidoé convertido em produtos alimentares. Cada tone-lada de papel recolhido equivale a 100 euros de ali-mentos.

Para apoiar a dinâmica deste projeto foi conti-tuído o clube “Papel por Alimentos” que intrega alu-nos do 5.º ao 12.º anos que têm a seu cargo a reco-lha de papel em toda a escola, assim como asensibilização dos colegas para que recolham o pa-pel nas suas casas. Podem oferecer para esta cam-panha: jornais, revistas, fotocópias, cadernos, livrose folhetos publicitários.

Integrado nesta campanha foram produzidostoalhetes de refeição, que foram utilizados no pas-sado dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação,com o objetivo de difundir esta campanha, que vaidecorre até ao final do ano letivo.

Um aluno do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), Pe-dro Silva, do 11.ºJ, do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão,foi medalhado com bronze no Concurso Ibero-Americano de Informática por Cor-respondência (CIIC’2012).

Após uma brilhante prestação na final nacional das Olimpíadas Nacionaisde Informática, onde alcançou o 8.º lugar, Pedro Silva foi selecionado para par-ticipar no Concurso Ibero-Americano, competição internacional que foi este anoorganizada por Portugal e que contou com a participação de nove países: Ar-gentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal e Venezuela.

O objetivo desta prova visa a preparação dos melhores alunos de vários paí-ses da América Latina e da Península Ibérica para as Olimpíadas Internacionaisda Informática.

PSD Joane celebra aniversáriocom magusto

O núcleo do PSD de Joane promove um magusto, no próximo sábado, dia10, incluído nas celebrações do seu 17º aniversário. A iniciativa tem lugara partir das 17 horas, no recinto da Carpintaria Álvaro Lopes, junto à VIM eé aberta a todos os militantes e simpatizantes. Haverá oferta de vinho, cas-tanhas e bolo de aniversário, além de animação musical.

Feirinha de outono em Brufe O Jardim de Infância do Eiral e a Escola Básica do 1º Ciclo do Carvalho, emBrufe, vão promover no próximo sábado, dia 10, a Feirinha de Outono, noadro da igreja paroquial (caso chova será no Jardim de Infância). À vendaestarão produtos agrícolas da época, assim como galinhas, coelhos e pa-tos, ofertados pelos familiares dos alunos. O valor das vendas reverte a fa-vor da Associação de Pais destas duas escolas. A atividade conjunta ter-mina com um magusto onde todas as crianças e pais poderão conviver.

AC Vermoim promove magusto A Associação Cultural de Vermoim (ACV) vai realizar um magusto no pró-ximo domingo, dia 11, a partir das 16 horas, no rés-do-chão e logradouroda Casa Associativa de Vermoim, com todas as suas seis secções. Estãoconvidados para todos os atletas, atores, associados, amigos da ACV e res-petivas famílias. A participação no evento não tem qualquer custo, sendoque serão facultadas castanhas, convidando a que cada um traga lanchepara partilhar.

Magusto em Joane para as Festas de S. Bento

O Parque da Ribeira, em Joane, é palco, no próximo fim de semana, de um ma-gusto organizado pela Comissão de Festas de S. Bento de 2013, com o objetivode angariar fundos para a referida festa. Nas tasquinhas tradicionais haverá gas-tronomia de época, incluindo bolo de carne e sardinha e as tão esperadas cas-tanhas e vinho. Concertinas, cantares ao desafio, karaoke e danças de salão ani-marão o magusto, que decorrerá no sábado e no domingo.

Page 8: OP1070

pública: 7 de novembro de 2012 ppuubblliicciiddaaddee8

FFaa llee ccii mmeenn ttoossJJooaaqquuiinnaa GGoommeess ddaa CCoossttaa,, no dia 2 de no-vembro, com 93 anos, solteira, da freguesiade CCaammbbeesseess ((BBaarrcceellooss))..

AAnnttóónniioo MMaarrttiinnss PPeerreeiirraa,, no dia 31 de outubro,com 86 anos, viúvo de Joaquina de Araújo Mi-randa, da freguesia de AArreennttiimm ((BBrraaggaa))..

Agência Funerária Arnoso - José Daniel PereiraArnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

SSííllvviiaa MMaacchhaaddoo PPeerreeiirraa,, no dia 5 de novem-bro, com 30 anos, solteira, da freguesia dePPeeddoommee..

MMaarriiaa SSaallddaannhhaa LLeeiittee,, no dia 5 de novembro,com 75 anos, casada com Manuel Pereira, dafreguesia de OOlliivveeiirraa SS.. MMaatteeuuss..

Agência Funerária Carneiro & GomesOliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

JJooaaqquuiimm AAllvveess AAzzeevveeddoo,, no dia 3 de no-vembro, com 74 anos, casado com Júlia dePaiva Almeida, da freguesia de SSeeqquueeiirrôô((SSaannttoo TTiirrssoo))..

Agência Funerária de BurgãesSede.: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252852 325

AArrmmiinnddaa ddaa LLuuzz SSiillvvaa RReeggoo,, no dia 31 de ou-tubro, com 82 anos, viúva de Manuel Men-des, da freguesia de PPoouussaaddaa ddee SSaarraammaa--ggooss..

MMaarriiaa ddaa CCoonncceeiiççããoo OOlliivveeiirraa ddaa RRoocchhaa,, nodia 31 de outubro, com 75 anos, viúva deBernardino da Silva Dias Sampaio, da fre-guesia de AAnnttaass SS.. TTiiaaggoo..

JJoosséé OOlliivveeiirraa FFeerrnnaannddeess,, no dia 2 de no-vembro, com 78 anos, casado com Joaqui-na Carvalho de Faria Machado, da fregue-sia de VVeerrmmooiimm..

Agência Funerária Rodrigo Silva, LdaVila Nova de Famalicão – Tel.: 252 323 176

MMaarriiaa ddee LLuurrddeess MMaacchhaaddoo MMaarrttiinnss,, no dia 2de novembro, com 48 anos, da freguesiade VVaallee SS.. CCoossmmee..

AAnnaa SSiimmõõeess CCaarrnneeiirroo,, no dia 4 de novem-bro, com 96 anos, solteira, da freguesia daPPoorrtteellaa..

Agência Funerária das Quintães Vale S. Cosme – Tel.: 252 911 290

CCllaarraa MMoonntteeiirroo,, no dia 25 de outubro, com79 anos, solteira, da freguesia de CCaalleennddáá--rriioo..

Agência Funerária do Calendário Calendário – Tel.: 252 377 207BBllaannddiinnaa ddaa SSiillvvaa LLooppeess,, no dia 1 de no-

vembro, com 82 anos, viúva de Manuel Mo-reira da Costa, da freguesia de VViillaarriinnhhooddaass CCaammbbaass..

Agência Funerária PalharesBalazar– Tel.: 252 951 147

FFeerrnnaannddoo NNeettoo ddaa CCoossttaa,, no dia 31 de outu-bro, com 77 anos, casado com Maria JúliaBaltar Nogueira, da freguesia de PPaallmmeeiirraa((SSaannttoo TTiirrssoo))..

AAnnttóónniioo ddaa SSiillvvaa LLiimmaa,, no dia 31 de outu-bro, com 73 anos, casado com Maria deLurdes Silva Costa, da freguesia de LLoouussaa--ddoo..

MMaarriiaa EEmmíílliiaa MMoorreeiirraa SSiimmõõeess,, no dia 2 denovembro, com 82 anos, viúva de ArmindoFerreira dos Santos, da freguesia de CCrruuzz..

EEdduuaarrddoo ddaa SSiillvvaa SSoobbrraall,, no dia 3 de no-vembro, com 75 anos, casado com Laurada Costa, da freguesia de AAvviiddooss..

Agência Funerária da LagoaLagoa – Telf. 252 321 594

SSeevveerriinnoo PPiimmeennttaaMMiissssaa 22ºº AAnniivveerrssáárriioo

OOlliinnddaa ddaa CCoossttaa AArraaúújjooMMiissssaa 1155ºº AAnniivveerrssáárriioo

Seus filhos, netos e demais família vêm por este meio partici-par a missa de 2º e 15º Aniversário do seu falecimento, serácelebrada domingo, dia 11 de Novembro pelas 12:00 horasna Igreja Paroquial de Vermoim.Desde já seu profundo reconhecimento a quantos se dignarem assistir a este piedoso acto.

A Família

MMiissssaa ddee AAnniivveerrssáárriioo

JJOOAA NN AA DDEE SS ÁÁ BB RR AAGGAA MMAA LLVVAA RR

10 de Novembro 1912 - 10 de Novembro 2012

No centésimo aniversário do seu nascimento, homenagem

e eterna saudade.

Filhos, noras, genros, netos e bisnetos.

Page 9: OP1070

ffrreegguueessiiaass pública: 7 de novembro de 2012 9

Centro Social e Cultural de Riba de Ave

Instituição Particular de Solidariedade Social

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIADO CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE RIBA DE AVE

14 de novembro de 2012, pelas 20.30 horas

CONVOCATÓRIA

Ao abrigo do Artigo 15º dos Estatutos, convoco os associa-dos do Centro Social e Cultural de Riba de Ave para umaAssembleia Geral Ordinária, a ter lugar no dia 14 de No-vembro de 2012, pelas 20.30 horas, nas instalações doCentro, e com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Apreciar e votar o Plano de Atividades para 2013;

2) Apreciar e votar o Orçamento para 2013;

3) Outros assuntos de interesse para a Associação;

Nota: Se à hora marcada nesta Convocatória não estiverem presentesmais de metade dos Associados no pleno gozo dos seus direitos, a As-sembleia reunirá uma hora depois com qualquer número de Associados.

Riba de Ave, 26 de Outubro de 2012

A Presidente da Assembleia GeralJoana Isabel Oliveira (Dra.)

pubpub

Café Arabo abre em Famalicão para

explorar novos saboresNo passado domingo, dia 4 de novembro foi inaugurada, em Fa-malicão a primeira loja do concelho de Café Arabo.

Nesta loja pode-se degustar e adquirir o paladar não só docafé no seu estado mais puro, mas também de uma vasta va-riedade de chãs, pingo, descafeinado e chocolate. Toda esta va-riedade está disponível em cápsulas, num formato exclusivopara máquinas Arabo, também disponíveis no mesmo espaçocomercial.

A inauguração foi reservada a convidados, mas os proprie-tários convidam o público em geral, para conhecerem o es-paço e os produtos.

Pode encontrar este novo espaço na rua Alves Roçadas nº43, em frente a capela de Santo António, em Famalicão.

pub

D. Jorge visita Cabeçudos e Esmeriz A Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeirarecebe a visita pastoral de D. Jorge Ortiga, arcebispoprimaz de Braga, ao longo desta semana. A tarde destaquinta-feira será dedicada à comunidade de Cabeçu-dos e a tarde de sexta-feira à comunidade de Esmeriz.

D. Jorge visitará diversas empresas, assim como es-colas, pré-primárias e juntas de freguesia. Do pro-grama de visitas constam ainda eucaristias de Unção

de Doentes (dia 8 em Cabeçudos e dia 9em Esmeriz,todas com início às 18 horas), assim como assem-bleias paroquiais, onde o arcebispo conhecerá mais afundo o movimento interno de cada paróquia.

A Visita Pastoral termina no domingo, dia 11,com D.Jorge Ortiga a presidir a uma Eucaristia em cada co-munidade e onde procederá à celebração do Sacra-mento da Confirmação.

Arraial de S. Martinho em Calendário A Liga de Amigos do Centro Social de Calendário, dando continuidade às iniciativas de angariação de fundos para aconstrução do Lar de Idosos e Centro de Dia, leva a efeito no próximo sábado e domingo, um arraial de S. Martinhono Adro da Igreja, junto ao Salão Paroquial. A animação de concertinas e cantares populares, acontece sábado e do-mingo, entre as 14h30 e 17h00. Nesse horário haverá castanhas, petiscos e vinho. No domingo, a partir das 8 ho-ras, realiza-se a já habitual feirinha, com venda de bolos, legumes e outros produtos tradicionais.

Desportivo de S. Cosme promove magusto O Desportivo de S. Cosme promove um magusto, no pró-ximo sábado, dia 10. Durante a tarde haverá jogos tradi-cionais. Com o cair da noite, além das tradicionais casta-

nhas, petiscos e doces, haverá animação com concertinase cantares ao desafio. A festa prolonga-se noite dentrocom bar e música.

Andamento em festa no Lago

Discount

Rancho de Brufe promove festa de S. Martinho

O Lago Discount, em Ribeirão, promove no pró-ximo sábado, o “1º Andamento em Festa”. Cominício às 15 horas, o evento inclui um passeio deBTT e aulas de ginásio. A partir das 20 horas, ha-verá um desfile de moda ao som do DJ Nuno AV.

O Rancho Folclórico da ACDSM de Brufe promove no próximo do-mingo uma festa de S. Martinho. O programa inicia pelas 10h30,com uma missa pelos sócios falecidos, seguida de romagem aocemitério. À tarde atuam o Rancho da Casa do Povo de Ruivãese o rancho organizador. No final haverá um magusto.

Page 10: OP1070

pública: 7 de novembro de 2012 ppuubblliicciiddaaddee10

Transportes De Mercadorias

- Efectuamos Mudanças

- Fazemos Distribuição de publicidade

ALVARÁ N.º 14030/2007Tlm. 968 380 719 - 916 938 215E-mail:

[email protected]

OPORTUNIDADE DA SEMANA

VENDE-SEARMAZÉMÁREA 618 m2

Local: Santo Adrião - V.N. Famalicão(junto ao antigo Tribunal Cível)Estrada Famalicão/Póvoa

Contacto: 918 619 060

VENDE OU ARRENDA T1

COMO NOVONA PRAÇA D. MARIA IITELEFONE: 965 074 464

PRECISA-SE FUNCIONÁRIA COM

EXPERIÊNCIA EM COZINHAPARA RESTAURANTE NOS ARREDORES DA CIDADE

BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.TELEFONE: 912 482 819

ARRENDA-SEMORADIA T2TOTALMENTE RESTAURADA2 SUITES,

TERRAÇO E JARDIM,GARAGEM FECHADA

LUGAR DA CORGAEM RIBEIRÃO

CONTACTAR: 918617562

DOMINGOS & SANTOS, LDAPRODUTOS ALIMENTARESPRECISA DE EMPREGADO

PARA SERVIÇO NO ARMAZÉM E DISTRIBUIÇÃO

SE POSSIVEL COM EXPERIÊNCIA NO

RAMO DAS CARNES.IDADE ATÉ AOS 45 ANOS

COM CARTA DE CONDUÇÃO

Responder:[email protected] 2374764-901 Vila Nova de Famalicão

Page 11: OP1070

pprraaççaa ppúúbblliiccaa pública: 7 de novembro de 2012 11

FFaammaalliiccããooBarbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214Nogueira:Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

VVaallee ddoo AAvveeAlmeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216Riba de Ave:Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124Faria:Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

FFaammaalliiccããooQQuuaarrttaa,, 77

QQuuiinnttaa,, 88

SSeexxttaa,, 99

SSáábbaaddoo,, 1100

DDoommiinnggoo,, 1111

SSeegguunnddaa,, 1122

TTeerrççaa,, 1133

SSeerrvviiççooCameira

Central

NogueiraRibeirão

Valongo

Gavião

Barbosa

Cameira

RReeffoorrççooPaula Reis

Paula Reis

Paula Reis

Paula Reis

Paula Reis

Joane

Joane

VVaallee ddoo AAvveeQQuuaarrttaa,, 77QQuuiinnttaa,, 88SSeexxttaa,, 99SSáábbaaddoo,, 1100DDoommiinnggoo,, 1111SSeegguunnddaa,, 1122TTeerrççaa,, 1133

SSeerrvviiççooRiba d’Ave

Almeida e SousaBairroDelãesRiba d’Ave

Serviço de disponibilidadePaula Reis:R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885Pedome:Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423S. Cosme: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123Arnoso:Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612

pub

pub

D’Esguelha

GGoouuvveeiiaa FFeerrrreeiirraaTolérias!

A comunicação portuguesa andatão atarefada com as eleições ame-ricanas, que até parece que vamostodos votar para a Casa Branca. Tal-vez seja por não se ouvir quase nadados lados de Belém e, no meio detanta orfandade, vive-se num climade eleição virtual, com ganas de de-

sempatar o Obama do Romney.Depois, também temos o gravís-

simo problema do Sporting, clubeda capital, sem capitais, a lutar paranão descer de divisão, como qual-quer grupeco de província, às portasda morte.

Com estas e com outras distrac-

ções, o Governo da República lá vaiprivatizando aqui e acolá, devagari-nho, pé ante pé, até ao regabofe fi-nal.

A última, para acabar de vez acoscuvilhice, prende-se com os da-dos recolhidos pelos serviços, ditossecretos, a serem objecto de um es-

tudo, obviamente, económico, quevisa depositar, em mãos privadas, agestão dos centros de dados de todaa administração pública. Ou seja, ossegredos(?) do Estado Português,para poupar uns cêntimos, poderãoficar á mercê de guardiões privados,se os estudiosos de tal matéria assim

aconselharem.E, sem deixar cair, o que, a prin-

cípio, era uma autêntica obsceni-dade, proveniente de caricatura ideo-lógica, poderá vir a revelar-se como osuprassumo da economia de mer-cado: a privatização dos quarteis.

Pois é. O gajo é tolo!

Pelos Quatro Cantos da Ca(u)sa

DDoommiinnggooss PPeeiixxoottoo

Finos finórios e burros As sociedades, enquanto grupos dehumanos, são constituídas por vá-rios tipos em função das atitudes dosseus membros: Finos, finórios e bur-ros; dos que cumprem não reza ahistória, ou seja podem ser inteli-gentes mas não são espertos – querdizer, finos. Neste paradigma residemuito do estado da sociedade e dasituação dos nossos dias!

Os finos passam ao lado dos pro-blemas: Está ali um acidente, olhampara o lado; alguém a pedir ajuda, fa-zem-se de compadecidos mas estãocom pressa e não podem auxiliar;gente – na maioria crianças – comfome, frio, doença e choro, não sa-bem de nada, pois metem-se na suavida e não veem nem ouvem; chove,há inundações, bens destruídos epessoas sem abrigo, na sua casaestá tudo bem não há que afligir; háruas, escolas e edifícios de prestaçãode cuidados de saúde públicos de-gradados, não protestam porque oslocais que frequentam são um brin-quinho; não há desporto, infantáriose outros meios públicos de apoio àspopulações carenciadas, que im-porta isso se não os afeta a si! Os fi-nórios comportam todas as facetas eatitudes anteriores juntando-lhes ou-tras mais refinadas: Ocupam os lu-gares de destaque, seja na política einstituições públicas, seja nas em-presas e instituições privadas. Agemcomo se a sociedade existisse por-que eles próprios existem. Uns “le-gislam à medida” das pretensõesdos seus grupos de interesses, “ca-vando os necessários buracos” paraas fugas mais oportunas. Outros ad-ministram com vista ao mais desen-

freado lucro e exploração da mão deobra. E outros agiotam com todo otipo de “prestação de serviços” fi-nanceiros e bolsistas, especulando earruinando milhares de famílias eempresas. Porém, em público, apa-recem com ar caritativo e religioso,dando uma “esmola” a uma famíliacarenciada ou a uma instituição, umsubsídio a uma associação cultural,recreativa e desportiva, oferecendouma imagem religiosa para colocarem lugar público, comparecendo emlugar de destaque nas cerimónias deculto, festas e festarolas!

Os burros, essa “classe de carga”das dívidas, problemas de toda a or-dem, sacrifícios e custos de funcio-namento deste paradigma de socie-dade, age ao contrário da atitude dosfinos de duas formas: Uma o cum-primento zeloso, anónimo e semanálise crítica, de tudo o que lhe im-pingiram serem as suas obrigações;aquela atitude a que vulgarmentechamamos “mouros” de trabalho;laboram, comem, dormem, voltam àliça, pagam os seus impostos e não“bufam” porque já lhes são descon-tados na fonte e, normalmente, vãoà missa e ajudam na caridade ao pró-ximo quando solicitados. Outra étudo isto com crítica; “olham” para asociedade e tomam posições, asso-ciam-se para resolver os seus pro-blemas, participam na vida da suacomunidade e são solidários; aspi-ram a uma vida melhor, digna e põeos seus talentos a render.

Exemplifico.Alguém vai buscar uma criança

vinda da escola no autocarro. Saemmais duas ou três e uma delas não

tem ninguém à espera: “Vê-se” a suaatrapalhação. Alguém indaga: nãote veem buscar? Ficaram de vir, nemtenho tlm para telefonar... De quemés, onde moras, toma o meu tlm...Não atendem... Entra, vou levar-te acasa. ...Indeciso, já metia umaperna... Já chegaram... Lá foi a correrperante os muitos agradecimentosda progenitora. Que se mantêm.

Um jornalista – e o seu jornal –noticiou um evento da AMI, com jo-vens voluntários, numa instituiçãocultural do seu concelho. Sem por-menorizar o debate e os resultados“deu voz” ao vice-presidente e fu-turo candidato do respetivo municí-pio: “A AMI é uma instituição muitoimportante, tal como estes eventos,estes jovens e este concelho...” São9.30, o médico sai de casa para oCentro de Saúde. Algum tempo de-pois para próximo uma viatura e oseu condutor dirige-se à residênciado médico e chama, aguardando. Re-gressa o médico e entram os dois noconsultório. Mais 20 minutos, aban-donam a residência, o médico pararetomar as consultas no Posto Mé-dico e o “doente para lá aguardar asua vez e conclusão do serviço”...

Um talhante trespassa o seu ta-lho e cobra renda. “Combina” comum familiar industrial proceder a des-contos sobre um vencimento ele-vado, com vista à “melhoria da suareforma”. Rapidamente encenam umdespedimento e “vai para o desem-prego”, vivendo à grande e à fran-cesa... Entretanto chega a melhoradareforma à custa de breves descontos.

São assim o burro, o fino e os fi-nórios

Page 12: OP1070

12 pública: 7 de novembro de 2012 ppuubblliicciiddaaddee