Ordem de Serviço de Eletrecista

2
ORDEM DE SERVIÇO ELETRICISTA CBO: 9-51.10 Nome: Revisã 1.2 Admissão: Função: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Trabalhos em montagem e reparação de rede elétrica e equipamentos auxiliares. Guiando-se por projetos, plantas e catálogos. RISCO DA OPERAÇÃO - Ergonômico: Posturas inadequadas no trabalho. -Físico: Não encontrado. - Químico: Não encontrado. - Acidentes:Choque elétrico, improviso de ferramentas, máquinas sem proteção. EPI’s RECOMENDADOS - Capacete não condutivo. - Botina de Segurança não condutiva. - Óculos de proteção para trabalho com risco de explosão elétrica. - Luva de borracha para eletricista de acordo com a voltagem calçada com luva de MEDIDAS PREVENTIVAS - Treinamento específico para execução das tarefas. No treinamento além de outros itens que devem conter praticas de trabalho seguro, bloqueios de fonte de energia, equipamentos de teste de voltagem e carga na rede. - Antes de iniciar o trabalho analise os riscos e tome as medidas de segurança necessárias. - Mantenha posturas correta no trabalho faça pequenas pausas durante o turno, de acordo com o combinado com a direção da empresa; - Não utilizar equipamentos improvisados ou irregulares. - Não improvisar EPIs. - Usar apenas ferramentas adequadas e em bom estado de conservação. - Como especialista no setor,o eletricista precisase preocupar com a segurança dele, de todos os envolvidos na atividade, bem como, pessoas que porventura estejam trafegando pelo local. - Use corretamente o cinto de segurança no trabalho em altura. - Use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservação. Solicite a troca de EPIs avariados (danificados). - Não fume no ambiente, somente nos locais apropriados. - Somente faça trabalhos quando estiver autorizado para tal. - Antes de iniciar os trabalhos de eletricidade os circuitos devem serdesenergizados, deve ser realizado teste de voltagem e se tudo estiver certo a caixa de comando deve ser trancada e sinalizada. - Só deve trabalhar com circuitos energizados pessoa com conhecimento, capacitação e autorização para exercer tal atividade. O uso de EPI, EPCs e outros se fazem necessário para garantir a segurança. No caso, devem ser retirados todos os apetrechos que podem conduzir eletricidade. Exemplo: roupas, anéis, pulseiras, etc. O local deve ser sinalizado. - Isole as partes vivas de circuitos elétricos provisórios. Descarte quando TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S) Segurança do Trabalho nwn, seu site de matérias e mat eriais de Segurança do Trabalho.

description

Eletricista

Transcript of Ordem de Serviço de Eletrecista

document

ORDEM DE SERVIOELETRICISTA

CBO:9-51.10Nome:Reviso1.2

Admisso:Funo:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Trabalhos em montagem e reparao de rede eltrica e equipamentos auxiliares. Guiando-se por projetos, plantas e catlogos.

RISCO DA OPERAO

- Ergonmico: Posturas inadequadas no trabalho.-Fsico: No encontrado.- Qumico: No encontrado.- Acidentes:Choque eltrico, improviso de ferramentas, mquinas sem proteo.

EPIs RECOMENDADOS

- Capacete no condutivo.- Botina de Segurana no condutiva.- culos de proteo para trabalho com risco de exploso eltrica.- Luva de borracha para eletricista de acordo com a voltagem calada com luva de vaqueta.

MEDIDAS PREVENTIVAS

- Treinamento especfico para execuo das tarefas. No treinamento alm de outros itens que devem conterpraticas de trabalho seguro, bloqueios de fonte de energia, equipamentos de teste de voltagem e carga na rede.- Antes de iniciar o trabalho analise os riscos e tome as medidas de segurana necessrias.- Mantenha posturas correta no trabalho faa pequenas pausas durante o turno, de acordo com o combinado com a direo da empresa;- No utilizar equipamentos improvisados ou irregulares.- No improvisar EPIs.- Usar apenas ferramentas adequadas e em bom estado de conservao.- Como especialista no setor,o eletricista precisase preocupar com a segurana dele, de todos os envolvidos na atividade, bem como, pessoas que porventura estejam trafegando pelo local.- Use corretamente o cinto de segurana no trabalho em altura.- Use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao. Solicite a troca de EPIs avariados (danificados).- No fume no ambiente, somente nos locais apropriados.- Somente faa trabalhos quando estiver autorizado para tal.- Antes de iniciar os trabalhos de eletricidade os circuitos devem serdesenergizados, deve ser realizado teste de voltagem e se tudo estiver certo a caixa de comando deve ser trancada e sinalizada.- S deve trabalhar com circuitos energizados pessoa com conhecimento, capacitao e autorizao para exercer tal atividade. O uso de EPI, EPCs e outros se fazem necessrio para garantir a segurana. No caso, devem ser retirados todos os apetrechos que podem conduzir eletricidade. Exemplo: roupas, anis, pulseiras, etc. O local deve ser sinalizado.- Isole as partes vivas de circuitos eltricos provisrios. Descarte quando estiver se tornados inoperantes ouinseguros.- No faa ligaes diretas, use sempre o conjunto plugue e tomada.- Esteja sempre atento para fazer as manutenes preventivas e corretivas sempre que necessrio. Qualquer irregularidade observada deve ser levada imediatamente para o Livro de Inspeo.- Verifique diariamente a condio das ligaes temporrias. Eles devem ficar acima de 2 metros do cho elonge de poas de gua.

TREINAMENTO(S) NECESSRIO(S)

Segurana do Trabalho nwn, seu site de matrias e mat eriais de Segurana do Trabalho.

- Levantamento e Manuseio Manual de Carga/Peso;- Uso de EPIs.

PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO

- Todo acidente de trabalho, dever ser comunicado para o superior imediato, na falta deste para o membroda CIPA e / ou ao DP, para que possa ser providenciada a emisso da CAT - Comunicao de Acidente doTrabalho, cujo prazo de 24 horas.Obs.: O acidente no comunicado, no ser considerado para efeitos legais.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Recebi orientao de acordo com a portaria n 3.214 do Ministrio do Trabalho, N. R. 01 sub item 1.8 Cabe aoEmpregado:a) cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive as ordens de servioexpedidas pelo Empregador;b) usar o EPI fornecido pelo empregador;c) Submeter-se aos exames mdicos previstos nas Normas regulamentadorasNR1.8.1.Constitui ato faltoso a recusa injustificada ao cumprimento dos dispositivos no item anterior.Declaro que fui plenamente orientado quanto aos procedimentos de segurana do trabalho, estando ciente dos riscos decorrentes da atividade e dos sanses disciplinares a que estou sujeito quanto ao seu descumprimento.Comprometo-me a seguir os procedimentos de segurana adotados pela empresa.

Data/ /Ass. FuncionrioAss. Superviso

Segurana do Trabalho nwn, seu site de matrias e mat eriais de Segurana do Trabalho.