Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

15
Organização Informal ANEM Organização Formal UNICEF Kátia Pirata Nº10 12ºD Disciplina: Geografia C Professora: Manuela Santos

Transcript of Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

Page 1: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

Organização Informal

ANEM

Organização Formal

UNICEF

Kátia Pirata Nº1012ºD

Disciplina: Geografia CProfessora: Manuela Santos

Page 2: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

O que é? A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

Page 3: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

O que faz?

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.

Page 4: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A UNICEF mobiliza recursos para conseguir resultados para as crianças em cinco áreas de intervenção prioritária:

• Sobrevivência e desenvolvimento infantil;• Educação básica e igualdade de género;• VIH/SIDA e as crianças;• Protecção infantil;• Promoção de políticas e alianças.

Page 5: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

Este Fundo das Nações Unidas para a Infância foi fundado em 11 de Dezembro de 1946 e foi criado para ajudar as crianças que viviam na Europa e que sofreram com a Segunda Guerra Mundial.

No começo, a UNICEF era um fundo de emergência para ajudar as crianças que sofreram com a guerra, mas alguns anos depois milhões de crianças de países pobres continuavam ameaçadas pela fome e pela doença. Então em 1953, a UNICEF tornou-se uma instituição permanente de ajuda e protecção a crianças de todo o mundo.

Page 6: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

As crianças têm direitos

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

Page 7: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

• a não discriminação; • o interesse superior da criança;• a sobrevivência e desenvolvimento;• a opinião da criança.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência;• os direitos relativos ao desenvolvimento;• os direitos relativos à protecção;• os direitos de participação.

Page 8: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A ANEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída a 24 de Maio de 1999.

O seu âmbito de intervenção é a nível nacional, não tem fins lucrativos e possui como meios financeiros as cotas dos seus associados e alguns subsídios públicos e privados.

Neste momento a ANEM conta com 464 sócios (dados de Novembro de 2006), muitos dos quais não sendo doentes de Esclerose Múltipla são pessoas que de forma directa ou indirecta têm contacto com a doença e consideram esta causa justa e digna de ser apoiada.

Page 9: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla prossegue os seguintes objectivos:

• Sensibilizar e promover a divulgação da natureza evolutiva da doença e a sua terapêutica junto da sociedade civil, doentes, famílias, médicos e todo o pessoal técnico ligado à área da saúde, através de acções de divulgação (colóquios e encontros) e da publicação de um jornal;

Page 10: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

• Intervir junto das entidades patronais e sindicatos para a problemática da doença e incapacidades daí resultantes, assim como os efeitos secundários derivados da medicação a que estão sujeitos os doentes de Esclerose Múltipla;

• Apoiar e intervir junto dos portadores de Esclerose Múltipla, ajudando-os na resolução dos seus problemas físicos, psicológicos e sócio-económicos decorrentes da problemática da patologia;

Page 11: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

• Disponibilizar apoio psicossocial aos portadores de Esclerose Múltipla e seus familiares, através de uma equipa multidisciplinar constituída por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e voluntários;

• Colaborar com os serviços de saúde (Hospitais, Centros de Saúde, Clínicas, entre outros), de modo a sensibilizar os médicos para a patologia, proporcionando uma maior rapidez de diagnóstico e uma vigilância sistemática da sintomatologia da doença;

Page 12: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

• Apoiar a investigação e pesquisa no âmbito da Esclerose Múltipla, promovendo assim o aperfeiçoamento dos tratamentos e uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes;

• Sensibilizar os laboratórios para a necessidade de investigação e desenvolvimento de novos medicamentos.

Page 13: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A ANEM conta com uma equipa multidisciplinar especializada constituída actualmente por uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Terapeuta Ocupacional, um Ajudante de Acção Directa, um Advogado e uma Administrativa.

A referida equipa tem à sua responsabilidade um leque de serviços que assegura a todos os associados, com particular destaque para os doentes de Esclerose Múltipla, quer pelas próprias características da doença, quer pelo facto de serem portadores de uma deficiência.

Page 14: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

A Esclerose Múltipla (EM) afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Os estudos epidemiológicos apontam para a existência de 450.000 pessoas com Esclerose Múltipla só na Europa, sendo a incidência maior nos países nórdicos. Estima-se que o número de doentes em Portugal seja da ordem dos 5000.

Page 15: Organização Formal (UNICEF) e Informal (ANEM)

Webgrafia• http://www.unicef.pt/

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

• http://www.anem.org.pt/