ORIENTAÇÕES GERAIS - Home - AVESaves.org.br/wp-content/uploads/2014/12/09... · 2014-12-10 · de...

76

Transcript of ORIENTAÇÕES GERAIS - Home - AVESaves.org.br/wp-content/uploads/2014/12/09... · 2014-12-10 · de...

Arquidiocese de VitóriaDepartamento Pastoral

Rua Soldado Abílio dos Santos, 47 Cidade Alta - Caixa Postal 107CEP 29015-620 - Vitória - ES

Telefone: (27) 3223-6711e-mail: [email protected]

CEBI - Centro de Estudos BíblicosRua Duque de Caxias, 121, Ed. Juel, Sala 206

Centro - Vitória – Cep 29010-120 Telefone – (27) 3223-0823/ 99945-2068Atendimento: 2ª a 6ª feiras 13h às 19h

Blog: http://portrasdapalavra.blogspot.comEmail:[email protected]

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 3

ORIENTAÇÕES GERAISTodo dia é dia de missão; todo mês é Mês Missionário. Por isso mesmo algumas Orientações Gerais. •Ler os dois principais subsídios para o Mês Missionário:

A Carta do Papa Francisco sobre a Evangelização “Evangelii Gaudium” – “A Alegria do Evangelho”; e a Mensagem que ele nos enviou para o Mês Missionário, que está em anexo neste livro. •Garantir que o planejamento missionário feito pela

Comunidade ou Paróquia seja cumprido, tanto os encontros de Círculos Bíblicos, quanto as Visitas Missionárias que são a alma de uma Comunidade Missionária.•Conforme o material das Pontifícias Obras Missionárias e

CNBB, o conteúdo do Mês Missionário está em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2014. É sempre bom ter o material da Quaresma em mãos que será muito útil.•Este bloco de Círculos Bíblicos e as Visitas Missionárias

devem continuar acontecendo também no mês de novembro no maior número de casas possível até chegar a Novena de Natal. •Marcar e combinar com antecedência as casas onde serão

feitos os Círculos Bíblicos.•Valorizar cada pessoa do grupo sempre fazendo uma acolhida

aconchegante, sincera e verdadeira.•Criar clima de oração pessoal e comunitária durante o

encontro.•Seguir as Instruções para cada encontro, levando sempre em

conta a realidade do grupo.

Página 4 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

•Os Gestos Concretos estão ligados às Visitas Missionárias da Comunidade e da Paróquia e ajudam ao grupo a concretizar a Palavra de Deus na vida. •Começar a pensar desde o início se haverá uma Celebração

de Encerramento, de preferência envolvendo os diversos grupos de Círculos Bíblicos.•A maioria dos cantos está no livro “Cantai ao Senhor” da

Arquidiocese. Aqueles que a comunidade não conseguir cantar poderão ser substituídos por outro que cumpra a mesma função.

Equipe de Redação dos Círculos BíblicosCEBI-ES – Centro de Estudos Bíblicos – ES

08 de setembro de 2014 Festa de Nossa Senhora da Vitória

Padroeira da Arquidiocese de Vitória

Página 5 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

ORAÇÃO INICIAL“Oração das Santas Missões Populares”

Leitor/a 1: Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, como os primeiros discípulos também queremos permanecer na Escola da tua Palavra para depois sermos enviados em missão.

Leitor/a 2: Dá-nos aquele Espírito que em Pentecostes fez os Apóstolos saírem e anunciarem sem medo o teu nome.

TODOS: VEM, VEM, VEM! VEM ESPÍRITO SANTO DE AMOR! VEM A NÓS, TRAZ À IGREJA UM NOVO VIGOR!

Leitor/a 1: Guiados por Ele queremos transformar cada vez mais nossa (arqui)diocese numa rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, perseverantes na oração, na Eucaristia, na doutrina dos Apóstolos e na caridade fraterna.

Leitor/a 2: Impulsionados pelo mesmo Espírito queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida em todos os seus estágios, cuidando da criação, dom de Deus.

TODOS: VEM, VEM, VEM! VEM ESPÍRITO SANTO....

Leitor/a 1: Jesus fostes também criança, crescendo dia a dia em sabedoria, idade e graça. Mostra às nossas crianças tão necessitadas de bons modelos que Vós sois o Caminho, aos nossos jovens que diante de tantas vozes e pastores, Vós sois a Verdade e aos adultos que perderam a esperança de viver que Vós sois a Vida.

Página 6 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Leitor/a 2: Maria, Mãe da Divina Graça, discípula fiel de Jesus, ensina-nos a estarmos firmes e de pé diante de nossa cruz, sendo fiéis a nossa missão.

TODOS: VEM, VEM, VEM! VEM ESPÍRITO SANTO....

Leitor/a 1: Na casa de Nazaré fostes missionária do Pai, assim também nós com teu exemplo desejamos ser missionários do Reino de Deus gerando em nossa família e em nossa sociedade a justiça e a paz. Amém!

TODOS: VEM, VEM, VEM! VEM ESPÍRITO SANTO....

Página 7 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

APRESENTAÇÃO

Irmãos e irmãs,

“Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial das Missões, dirijo o meu pensamento a todas as Igrejas locais: Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão.” (Papa Francisco – Mensagem para o Dia Mundial das Missões em anexo).

Assim o Papa Francisco exorta a Igreja a entrar neste Mês Missionário 2014. E aqui em nossa Arquidiocese de Vitória, em comunhão com a Igreja no Brasil, continuaremos a nossa reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2014. O tema deste ano é “Missão para Libertar”, e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18).

O nosso bloco de Círculos Bíblicos deste mês deseja ajudar nessa reflexão e contribuir para que o desejo do querido Papa Francisco se espalhe pela nossa Arquidiocese de Vitória em cada uma de suas Comunidades, que com seriedade faz do Círculo Bíblico um instrumento de Missão levando o Evangelho até o Lar de cada família.

Desejamos ardentemente que o trabalho que vocês irão realizar neste mês de outubro, e também em novembro, possa ajudá-los no cumprimento da vocação missionária da Igreja de Jesus Cristo e de cada um de seus membros.

Página 8 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Ouçamos a voz do Pastor da Igreja conclamando todos os batizados e batizadas para a Missão que nós recebemos.

Abraço, fraterno e carinhoso,

Pe. Manoel David NetoEquipe de Redação e Elaboração de

Círculos Bíblicos do CEBI-ES

08 de setembro de 2014 – Festa de Nossa Senhora da Vitória

Padroeira da Arquidiocese de Vitória

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 9

1º ENCONTROTEMA: “NÃO MAIS COMO ESCRAVO, MAS COMO

IRMÃO AMADO!” (cf. Fm 1,16)

01 – PREPARANDO O AMBIENTE

Colocar em lugar de destaque a Bíblia. Acrescentar vela, pedaços de correntes, recortes de jornais com presídios, prisões, retalhos das cores dos cinco continentes (azul, branco, vermelho, verde e amarelo) mapa do mundo ou um globo terrestre.

02 – ACOLHIDA

Acolher carinhosamente a todos e todas, destacando o valor de celebrar os encontros deste chamado Mês Missionário. Que todos possam se sentir em casa, acolhidos e fortalecidos em sua missão.

Canto: É missão de todos nós

03 – SAUDAÇÃO INICIAL Animador/a: Irmãs e irmãos, cheios do Espírito Santo, nos reunimos na alegria e na confiança. Pela graça do Batismo nos tornamos missionários do projeto de Deus. Cantemos:

TODOS/AS: EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO ESTAMOS AQUI! (Bis)

04 – INTRODUÇÃO Animador/a: Estamos iniciando os Círculos Bíblicos do Mês

Página 10 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Missionário, atendendo ao chamado de Jesus de anunciar a Boa-Nova entre irmãos e irmãs.

TODOS: “O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM. / ELE ME UNGIU E ME ENVIOU PARA ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES”.

Leitor/a 2: O Lema do Mês Missionário é “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18) e está em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2014, sobre a realidade do tráfico humano. Esse tema quer lembrar a nós cristãos a necessidade de denunciar toda prática perversa de exploração em que seres humanos são tratados como mercadoria.TODOS: “ENVIOU-ME PARA ANUNCIAR A LIBERTAÇÃO” (Lc 4, 18).

Leitor/a 1: O tráfico humano abrange pelo menos quatro situações: tráfico para exploração de trabalho escravo; para exploração sexual; para extração de órgãos e para adoção ilegal de crianças e adolescentes.

TODOS: É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU, JESUS LIBERTADOR! (Gl 5,1) (cantar)

Canto: É para a liberdade que Cristo nos libertou.

05 – PARTILHANDO A VIDAAnimador/a: Durante este Mês Missionário, especialmente, somos convidados/as a olhar de perto nossa vida e missão para libertar. Vamos observar agora os objetos presentes que trouxemos para o nosso encontro. (Observar num instante de silêncio).

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 11

Para Conversar:- Como é hoje, a vida de negros/as ex-escravos/as, de ex-presidiários/as? Como é a liberdade que eles/as têm?Canto: Juventude Missionária

06 – ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

07 – SITUANDO O TEXTO BÍBLICOLeitor/a 1: A Carta a Filemon foi escrita entre os anos 53 a 55 da EC (era comum). É, portanto, um texto da primeira geração de Cristãos e Cristãs. Paulo, seu autor, provavelmente, estava preso em Éfeso quando escreveu essa carta.

Leitor/a 2: Filemon morava na cidade de Colossos. Em sua casa se reunia um grupo de seguidores e seguidoras de Jesus, uma igreja doméstica. Essa prática foi bastante comum no início da Igreja Cristã.

Leitor/a 3: Era comum também, entre os grupos de seguidores e seguidoras de Jesus, a convivência entre senhores e escravos, pois a prática da escravização de pessoas era muito difundida no império romano. Essa prática, entretanto, foi gerando conflitos dentro das comunidades cristãs, exigindo assim novas posturas das pessoas.

Canto: Fazei Ressoar

08 – TEXTO BÍBLICO: Fm 1,1-25Preparar a leitura com antecedência. O texto bíblico seja lido de maneira que todas as pessoas possam acompanhar e entender. Após a proclamação, motivar para um momento de silêncio.

Página 12 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

09 – PARTILHANDO A PALAVRA a) Identificar e conversar: qual é o assunto principal

desta carta? b) Que mudanças Paulo pede a Filemon e à sua

Comunidade, ao escrever essa carta? c) A partir desta carta, quais são os desafios que

precisamos superar, hoje, para sermos de fato uma Igreja Missionária?

10 – GESTO CONCRETOAlém dos Círculos Bíblicos é importante que o grupo participe das Visitas Missionárias junto com a Comunidade ou a Paróquia.

Canto: Ao Senhor dos senhores cantai

11 – CELEBRANDO A VIDAAnimador/a: Vamos entregar agora nas mãos de nosso Deus o peso e o calor do dia, nossas atividades e nossas alegrias.

TODOS/AS: FORTALECEI-NOS NA LIBERDADE, Ó DEUS!

Leitor/a 1: Sustentai ó Deus da vida, todos os sofredores e sofredoras que ainda vivem como escravos, muitas vezes sem um lugar decente onde descansar e reclinar a cabeça.

Leitor/a 2: Fortalecei ó Deus, o vosso povo no serviço uns dos outros e de todos os irmãos, e construir assim um mundo mais humano e liberto, rezemos.

Leitor/a 1: Tornai-nos ó Deus, perseverantes na fé e colocai em

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 13

nossos corações o desejo e a busca pelas coisas do vosso Reino, rezemos.

Leitor/a 2: Fazei ó Deus, que a paz que o vosso Filho nos trouxe, brilhe em nosso meio e que o vosso amor liberte as nossas vidas para o amor, rezemos.

Leitor/a 1: Suscitai ó Deus, em nossas famílias e comunidades cristãs, mais vocações missionárias com um coração universal, dispostas a anunciar a boa-nova do Reino além-fronteiras, rezemos.

12 – PAI NOSSO E AVE MARIAAnimador/a: Vamos dar as mãos e juntos, como irmãos e irmãs rezar a oração que sustenta a nossa fé e a nossa missão....Pai Nosso...

13 – AVISOS - O Texto Bíblico do próximo encontro para estudar em casa é: Livro dos Atos dos Apóstolos 16,16-23.- Trazer para o próximo encontro aspectos importantes, descobertas e desafios encontrados nas Visitas Missionárias nas outras famílias do prédio, da rua ou do bairro, e partilhar.- Convidar as famílias visitadas para participar dos grupos de Círculos Bíblicos da Comunidade e da Novena de Natal.- Lembrar o Dia Mundial das Missões e a Coleta Missionária – 18 e 19 de outubro.

14 – ORAÇÃO FINALAnimador/a: Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, que desceste sobre os Apóstolos e os fizeste anunciadores do Evangelho: derrama os teus dons sobre nós e torna-nos sensíveis

Página 14 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos. Desperta nos corações das famílias, das crianças, dos jovens e adultos o ideal missionário; dá força e coragem a todos quantos se entregam totalmente ao serviço da MISSÃO. Amém!

15 – BÊNÇÃO FINALAnimador/a: Que a bênção do Pai, o Deus da paz e da justiça esteja conosco.

TODOS/AS: AMÉM!

Animador/a: Que a bênção do Filho, Jesus Cristo, que derrama lágrimas pelo sofrimento do mundo, esteja conosco.

TODOS/AS: AMÉM!

Animador/a: E que as bênçãos do Espírito Santo, o Consolador, que nos inspira para a reconciliação e a esperança, estejam conosco, daqui até a eternidade.

TODOS/AS: AMÉM!

Canto: Santa Mãe Maria

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 15

2º ENCONTROTema: “VEIO AO NOSSO ENCONTRO UMA JOVEM

ESCRAVA” (cf. Atos 16,16)

01 - PREPARANDO O AMBIENTE:

Colocar a Bíblia em um lugar de destaque. Colocar também fitas coloridas, fotos de meninas e mulheres negras, reportagens de violência contra a mulher ou em situação de escravidão e uma vela.

02 - ACOLHIDA:

É bom que a acolhida seja preparada com antecedência por alguém da família, ou por uma mulher; que seja bem aconchegante e alegre. Pedir que diga o nome e depois cantar.

TODOS: OI QUE PRAZER QUE ALEGRIA O NOSSO / ENCONTRO DE IRMÃOS. / OI QUE PRAZER QUE ALEGRIA O NOSSO ENCONTRO DE IRMÃS. É COMO UM BANHO PERFUMADO / GOSTOSA É NOSSA UNIÃO.

03 – SAUDAÇÃO INICIALAnimador/a: Irmãos e irmãs, cantemos juntos saudando a Trindade Santa.

TODOS: EM NOME DO PAI QUE NOS CRIOU, DO FILHO QUE NOS SALVOU E DO ESPIRITO SANTO QUE NOS UNE POR AMOR. / AMÉM, AMÉM, AMÉM (3x) PARA TODO SEMPRE AMÉM....

Página 16 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

04 - INTRODUÇÃO:Animador/a: Irmãos e irmãs, estamos também vivenciando o chamado Mês Missionário cujo lema é: “Enviou-me para anunciar a libertação”. Vamos caminhando, rezando e refletindo a cada dia sobre esse tema tão significativo para as nossas vidas e das nossas comunidades.

TODOS: TAMBÉM SOU TEU POVO SENHOR E ESTOU NESTA ESTRADA, SOMENTE A TUA GRAÇA ME BASTA E MAIS NADA.

Animador/a: A Campanha da Fraternidade deste ano nos convidou a refletir sobre o Tráfico Humano. Este tema nos fez questionar ainda mais sobre as diversas formas de escravidão moderna, em especial aquela sofrida pelas mulheres.

Leitor/a 2: No Brasil 80% das vítimas do tráfico humano são mulheres. A maioria delas levadas para o exterior para se tornarem escravas sexuais. Este é o terceiro crime mais rentável do mundo. E que envolve 2,5 milhões de pessoas por ano.

TODOS: TAMBÉM SOU TEU POVO SENHOR E ESTOU NESTA ESTRADA, PERDOA SE AS VEZES, NÃO CREIO EM MAIS NADA.

05 - PARTILHANDO A VIDAAnimador/a: Anos atrás, muitas meninas que iam trabalhar em “casas de famílias”, além de escravizadas pelo trabalho doméstico, eram também escravizadas como iniciantes sexuais dos filhos dos patrões.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 17

Leitor/a 1: Em nossos dias, muito cedo, muitas meninas se tornam “objetos sexuais”, seja como amantes de chefes de tráfico ou fascinadas pelo “funk ostentação”.

Para Conversar:Que outras formas de escravidão feminina podemos encontrar em nossos dias? Como enfrentar essas situações? Canto: Momento novo

06 - ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

07 - SITUANDO O TEXTO BÍBLICO:Leitor/a 1: O texto que vamos refletir hoje é do livro de Atos dos Apóstolos. Esse livro traz memórias da segunda geração de cristãos e cristãs que viviam nas comunidades espalhadas pela Ásia Menor. A época de redação do texto é entre os anos 90 a 95 da era comum (EC).

Leitor/ 2: Nessa época o domínio romano era muito forte e sua prática de escravidão era vivenciada em todos os níveis. Mesmo nas cidades distantes de Roma era comum a organização social baseada em senhores e escravos.

Leitor/a 1: O livro dos Atos dos Apóstolos e o terceiro Evangelho formam um única obra que pertence à Comunidade de Lucas. O texto de hoje faz memória de uma situação vivenciada por Paulo e sua equipe missionária, na cidade de Filipos.

Canto: Fazei ressoar a Palavra de Deus

Página 18 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

08 - TEXTO BÍBLICO – Atos dos Apóstolos 16,16-23.A Palavra de Deus pode ser proclamada por uma mulher. Que seja feita de forma bem clara e orante, facilitando a compreensão das pessoas. Em seguida dar um tempo de silêncio para uma meditação pessoal.

Animador/a: Num instante de silêncio, vamos memorizar uma palavra do texto que ficou forte para cada um de nós.

09 - PARTILHA DA PALAVRA:a. O que mais chamou a nossa atenção no texto?b. Destacar as diversas atitudes dos personagens que aparecem no texto bíblico. c. Qual a ligação que existe entre este texto bíblico proclamado e a Campanha da Fraternidade deste ano?

10 - GESTO CONCRETO:- Trazer para o grupo as experiências vividas nas Visitas Missionárias. - Além dos Círculos Bíblicos é importante que o grupo continue participando das Visitas Missionárias junto com a Comunidade ou a Paróquia.

Canto: A mesa tão grande e vazia.

11- CELEBRANDO A VIDAAnimador/a: Façamos esta oração em forma de prece de louvor:

Leitor /a 1: Bem aventurada a mulher / Consciente da própria feminilidade / E da própria missão na igreja e no mundo.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 19

Leitor/a 2: Bem aventurada a mulher que cuida / do próprio fascínio interior e exterior / Porque a harmonia da pessoa / Torna mais bela a convivência humana.

TODOS: BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE!

Leitor/a 2: Bem aventurada a mulher chamada / a transmitir e custodir a vida / de maneira humilde e grande. / Bem aventurada quando nela e ao seu redor / acolhe-se, se faz crescer e protege a vida

Leitor/a 1: Bem aventurada a mulher que coloca sua inteligência / Sensibilidade e cultura a serviço da vida / Em cada lugar aonde seja, diminuída ou deturpada.

TODOS: BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE!

Leitor/a 2: Bem aventurada a mulher que em seu caminho / Encontra Cristo, o escuta e acolhe / O segue como fizeram muitas mulheres do Evangelho / deixa-se por Ele iluminar nas escolhas da vida.

Leitor/a 1: Bem aventurada a mulher que dia após dia / Com pequenos gestos, com palavras / Atitudes que nascem do coração / Abre trilhas de esperança para a Humanidade.Bem aventurada a Mulher...Bem aventurada a Mulher...Bem aventurada a Mulher...

TODOS: BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE!.

Página 20 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Canto: Cantar a beleza da vida

12 – PAI NOSSOAnimador/a: Confiantes no amor de Deus e no ensinamento de Jesus, que sempre se faz presente em nosso meio, vamos rezar juntos a Oração do Povo de Deus. PAI NOSSO......

13 – AVISOS - O Texto Bíblico do próximo encontro para estudar em casa é: Evangelho da Comunidade de João, 10,1-16.- Continuar trazendo para o próximo encontro alguns aspectos importantes, descobertas e desafios encontrados nas Visitas Missionárias nas outras famílias do prédio, da rua ou do bairro, e partilhar.- Convidar as famílias visitadas para participar dos grupos de Círculos Bíblicos da Comunidade e da Novena de Natal.- Vai haver uma Celebração de Encerramento deste bloco? Combinar e preparar.- Lembrar o Dia Mundial das Missões e a Coleta Missionária – 18 e 19 de outubro.

14 – ORAÇÃO FINAL (Oração Missionária 2014)

15 - BÊNÇÃO FINAL:Animador/a: Que Deus misericordioso nos livre sempre de toda adversidade e derrame sobre nós as suas bênçãos.TODOS: AMÉM!

Animador/a: Torne os nossos corações atentos à sua palavra, a fim de que transbordeis de alegria divina.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 21

TODOS: AMÉM!

Animador/a: Assim, abraçando o bem e a justiça possamos correr sempre pelo caminho dos mandamentos divinos e tornar-nos coerdeiros dos santos e santas.TODOS: AMÉM!

Animador/a: Abençoe-nos o Deus rico em misericórdia, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM!

Canto: Vem caminheiro o caminho é caminhar.

Página 22 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

3º ENCONTROTema: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E

VIDA EM ABUNDÂNCIA (Jo 10,10)

01 – Preparando o AmbientePreparar um lugar de destaque para ser colocada a Bíblia. Colocar também vela, flores e sinais de vida que estão presente na vida da Comunidade, além de objetos tirados do texto bíblico.

02 – ACOLHIDACom muita alegria acolher todos os participantes. De modo especial acolher as pessoas que estão vindos pela primeira vez, pedindo que se apresentem. A acolhida pode ser feita pela família que acolhe.

03 – SAUDAÇÃO INICIALAnimador/a: Vamos nos acolher cantando:

Abrirei meus lábios, num canto de amor/Ao Deus da plena vida o meu louvor!Abrirei meus braços, e o meu coraçãoPra te acolher / Ó minha irmã! Ó meu irmão!Gloria seja ao Pai / E ao Filho, nosso bem! Glória ao Divino Espírito. Amém!

04 – INTRODUÇÃOAnimador/a: Estamos no mês de outubro, chamado de Mês Missionário. E o Papa Francisco na sua Exortação “Evangelii Gaudiun” = “A Alegria do Evangelho”, nos diz que: “um anúncio

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 23

renovado proporciona aos crentes, mesmo tíbios ou não praticantes, uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora”. (EG 11)

Leitor/a 1: O Papa nos recorda ainda que: “Jesus é o primeiro e o maior evangelizador. Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força de seu Espírito”. (EG 12)

TODOS: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA! QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE.

Leitor/a 2: A exemplo de Jesus, a Missão hoje é preocupar-se, principalmente: com aqueles que ainda não conhecem o Evangelho e com aqueles que se encontram fora da visibilidade do Povo de Deus. Por isso missão caracteriza-se como um “atravessar a fronteira”, em todos os sentidos geográfico, sócio-político cultural, religioso...

Canto: O Espírito do Senhor repousa sobre mim

05 – PARTILHANDO A VIDA Animador/a: Segundo o Papa Francisco: “A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muitos diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade” (EG 29).

Para Conversar: De que maneira nossas Comunidades, pastorais, movimentos e paróquias tem se colocado no seguimento de Jesus? Temos cuidado das pessoas que estão dentro e ao mesmo tempo indo

Página 24 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

ao encontro daquelas ovelhas que se afastaram do rebanho d’Ele?

Canto: Vida Nova

06 – ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

07 – SITUANDO O TEXTO BÍBLICO

Leitor/a 1: O Evangelho da Comunidade de João é fruto das reflexões de um grupo de cristãos e cristãs que foi escrevendo sua experiência de seguimento de Jesus ao longo de vários anos. A redação final do Evangelho de João foi feita entre os anos 100 a 110 da era comum (EC). Portanto, é um escrito da terceira geração de cristãos.

Leitor/a 2: Dentro das Comunidades de João, também chamadas de Comunidades Joaninas, havia pessoas de diferentes origens culturais e diferentes tradições religiosas: seguidores de João Batista, judeus da Galiléia, samaritanos e pessoas de origem grega.

Leitor/a 1: A realidade vivenciada por esse grupo era muito desafiadora. Os conflitos eram imensos. Era necessário então, resistir à perseguição feita pelo império romano e manter a fidelidade ao projeto de Jesus.

Canto: Vai falar no Evangelho

08 – TEXTO BÍBLICO: Jo 10, 1-16O texto bíblico deve ser lido pausadamente para que todos possam acompanhar e entender bem. Motivar em seguida um pequeno silêncio para uma meditação pessoal.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 25

09 – PARTILHANDO A PALAVRAa) Destacar os pontos que mais chamaram a atenção

neste texto.b) Quais são as principais orientações de Jesus que a

Comunidade Joanina recorda neste texto?c) O que esse texto ensina para nós, hoje?

Canto: Sou Bom Pastor

10 - GESTO CONCRETO:- Trazer para o grupo as experiências vividas nas Visitas Missionárias. - Além dos Círculos Bíblicos é importante que o grupo continue participando das Visitas Missionárias junto com a Comunidade ou a Paróquia.

11. CELEBRANDO A VIDAAnimador/a: Ao Senhor, que em meio a tantas tribulações do mundo, nos ensina a escutar a voz do Bom Pastor, elevemos nossos pedidos. Confiantes, cantemos após cada prece:

TODOS: VOSSA IGREJA VOS PEDE, Ó PAI! SENHOR, NOSSA PRECE ESCUTAI.

Leitor/a 1: Ó Jesus, Bom Pastor, abençoe ao Papa Francisco, aos Bispos e aos Presbíteros, e ajudando-os, para que sejam fiéis a missão que lhes foram confiadas, cantemos.

Leitor/a 2: Ó Jesus, Bom Pastor, proteja e ilumine todos os grupos de Círculos Bíblicos de nossa Arquidiocese de Vitória e faze que essa ação missionária, seja de grande proveito para todas as pessoas que dela participam, cantemos.

Página 26 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Leitor/a 1: Ó Jesus, Bom Pastor, abençoe a todas as atividades missionárias da Igreja, e, faze que todos os Batizados se sintam motivados para a animação missionária, cantemos.

Leitor/a 2: Ó Jesus, Bom Pastor, conceda às pessoas que receberam cada um dos diversos dons de vossa bondade, que os ponham a serviço da Evangelização e da Missão, cantemos.

Leitor/a 1: Ó Jesus, Bom Pastor, toque no coração de todas as ovelhas para que ninguém fique discriminado, excluído e todos busquem acolher e serem acolhidos no vosso rebanho, cantemos.

Leitor/a 2: Ó Jesus, Bom Pastor, conceda à Igreja muitos e bons missionários, dóceis a voz do Espírito Santo, e os torne capazes de reunir o rebanho de Cristo e conduzi-lo para o Reino de Deus, cantemos.

12 – PAI NOSSO

Canto: Pelo Batismo recebi uma missão

13 – AVISOS - O Texto Bíblico do próximo encontro para estudar em casa é: Evangelho da Comunidade de Lucas 4,14-21.- Continuar trazendo para o próximo encontro alguns aspectos importantes, descobertas e desafios encontrados nas Visitas Missionárias nas outras famílias do prédio, da rua ou do bairro, e partilhar.- Convidar as famílias visitadas para participar dos grupos de Círculos Bíblicos da Comunidade e da Novena de Natal.- Vai haver uma Celebração de Encerramento deste bloco? Combinar o local, convidar outros grupos e preparar.- - Lembrar o Dia Mundial das Missões e a Coleta Missionária – 18 e 19 de outubro.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 27

14- ORAÇÃO FINALAnimador/a: O Jesus, Bom Pastor, que sempre foste à procura da ovelha extraviada, convidando-a para seguir o bom caminho. Venha, Senhor, em nosso auxílio, e, mostra-nos o caminho que devemos trilhar para sermos seus fiéis missionários junto ao vosso povo. Isto vos pedimos na unidade do Espírito Santo. Amém!

15 - BÊNÇÃOAnimador/a: O Senhor nos abençoe e nos guardeTODOS: AMÉM!

Animador/a: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e nos conceda a graçaTODOS: AMÉM!

Animador/a: O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a PazTODOS: AMÉM!

Canto final: Eu vim para que todos tenham vida

Página 28 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

4º ENCONTROTema: “ENVIOU-ME PARA ANUNCIAR A

LIBERTAÇÃO” (Lc 4,18)

01 – Preparando o ambiente

Este encontro pode ser feito na Casa da Comunidade como um momento especial do Mês Missionário. A Bíblia seja entronizada e colocada em lugar de destaque com um hino especial. Acrescentar outros objetos de encontros anteriores e também ligados ao tema de hoje.

02- ACOLHIDA

Acolher de maneira especial as famílias que foram visitadas pelos Grupos de Missões e que participam do encontro hoje. Seja feita uma acolhida bem alegre. As pessoas podem se abraçar desejando boas-vindas umas às outras.

TODOS: ONDE REINA AMOR, FRATERNO AMOR. ONDE REINA AMOR, DEUS AÍ ESTÁ. (3x)

03- SAUDAÇÃO INICIALAnimador/a: Cantemos saudando a Trindade Santa. TODOS: EM NOME DO PAI QUE NOS CRIOU, DO FILHO QUE NOS SALVOU E DO ESPÍRITO SANTO QUE NOS UNE POR AMOR. AMÉM, AMÉM, AMÉM...

Canto: Venham trabalhar na minha vinha.

04 - IntroduçãoAnimador/a: Neste nosso encontro do mês de outubro, chamado

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 29

de Mês Missionário, queremos celebrar a nossa vida e a de todos que, com amor e dedicação, vivem intensamente a graça do Batismo que receberam e se tornam discípulos missionários de Jesus.

TODOS: UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, / UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO / VAMOS JUNTOS CONSTRUIR, UMA IGREJA EM AÇÃO.

Leitor/a 1: O Papa Francisco nos convida a viver “uma Igreja de portas abertas; em saída em direção às periferias humanas” (EG 46). Ele nos exorta a vivermos o Evangelho com alegria. Diz ele: “Nós devemos ser missionários da alegria e da esperança! A Igreja deve transmitir alegria e esperança a todos os homens e mulheres de boa vontade”. TODOS: UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO....

Leitor/a 2: “Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção. A quem deveria privilegiar? Quando se lê o Evangelho encontramos uma orientação muito clara: não tanto aos amigos e vizinhos, mas aos pobres e doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos”. (Evangelii Gaudium nº 48)

TODOS: UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO....

05 - PARTILHANDO A VIDAAnimador/a: O texto base da CF 2014 diz: dentre as exigências do Reino de Deus está a transformação de todas as estruturas injustas, geradoras de tantos males contra a dignidade e liberdade das pessoas, como o tráfico humano.

Página 30 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Leitor/a 1: É uma tarefa confiada à comunidade cristã e aos discípulos missionários, mediante a reflexão e práxis inspiradas no Evangelho. Assim sendo: “A missão da igreja implica na defesa e promoção da dignidade e dos direitos da pessoa humana”

Para Conversar:Diante desta realidade de sofrimentos que vivemos, como seguidores de Jesus, o que podemos fazer para diminuir o sofrimento de tantas pessoas que estão presas a esta situação?

Canto: Utopia

06- ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

07- SITUANDO O TEXTO BÍBLICOLeitor/a 1: O texto bíblico que iremos ler e refletir é da segunda geração de cristãos e cristãs. Este texto foi escrito entre os anos 90 e 95 da era comum (EC), quando a Comunidade de Lucas estava vivendo uma realidade cheia de desafios.

Leitor/a 2: Os seguidores e seguidoras de Jesus estavam debaixo de grande opressão imposta pelo poder romano. O sofrimento do povo era grande e se transformou em clamor.

Leitor/a 1: Os cristãos e cristãs fazem então memória da ação libertadora de Jesus e assumem a sua missão: É tempo de denunciar, de profetizar!

08- TEXTO BÍBLICO: Lc 4,14-21

O texto poderá ser proclamado pelo menos duas vezes, em bíblias com traduções diferentes, para uma melhor compreensão do texto.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 31

09- PARTILHANDO A PALAVRADeixar um tempinho de silêncio para uma meditação pessoal e em seguida conversar sobre o texto bíblico.

a) O que mais chamou a nossa atenção neste texto bíblico?

b) O que significa libertar os pobres e oprimidos para aquela Comunidade do Evangelho de Lucas que estava vivendo debaixo de muito sofrimento? Libertar de que?

c) Como este texto pode ajudar o trabalho missionário das nossas comunidades?

Canto: Ide ao mundo inteiro

10 – GESTO CONCRETO

- Os encontros de Círculos Bíblicos devem continuar no mês de novembro. Todo dia é dia de Missão e todo mês é Missionário. - É importante que o grupo continue fazendo as Visitas Missionárias junto com a Comunidade ou a Paróquia.

11 - CELEBRANDO A VIDAAnimador/a: “A mensagem de Jesus é essencialmente uma mensagem de libertação. Todo discípulo é ungido no batismo pelo espírito do Senhor para ser um libertador como Jesus. Ungido para proclamar a liberdade e colocar-se em defesa da dignidade humana, ou seja, ser também uma boa notícia para todas as pessoas que padecem escravidão”. (Texto Base CF/2014, nº 218)

Página 32 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Leitor/a 1: Peçamos ao Deus da vida que nos conceda coragem em nossa missão para a liberdade, rezemos:

TODOS: AJUDAI-NOS Ó DEUS, A TRABALHAR NA MISSÃO DE LIBERTAR OS IRMÃOS E IRMÃS!

Leitor/a 2: Deus da esperança, despertai em nós a solidariedade para com as pessoas que se encontram privadas de seus direitos em todo mundo e concedei disposição de trabalhar pelo vosso Reino, rezemos.

Leitor/a 1: Deus da vida, ajudai e fortalecei às vítimas do tráfico humano e de qualquer outra forma de violação da dignidade; fazei que encontrem apoio nas famílias e em nossas comunidades cristãs, rezemos.

Leitor/a 2: Ó Deus de bondade, ajudai-nos para que, alimentados e fortalecidos pela vossa Palavra, sejamos no mundo um sinal profético de igualdade, justiça e paz, rezemos.

Leitor/a 1: Ó Deus da Misericórdia, fortalecei todos os missionários e missionárias, especialmente os que estão nas regiões mais difíceis, onde a vida humana está sendo sacrificada, dizimada; ajudai-os na sua doação, rezemos.

Motivar outras preces.

12- PAI NOSSOAnimador/a: Em Espírito de comunhão e solidariedade, rezemos a Deus Pai por todos os missionários e missionárias em todo o mundo, que dedicam suas vidas para libertar a vida do ser humano.Pai Nosso...

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 33

13 – AVISOS

- Continuar fazendo esses encontros de Círculo Bíblicos em casas, apartamentos, e também outras Visitas Missionárias durante o mês de novembro até chegar a Novena de Natal.- Partilhar sempre alguns aspectos importantes, descobertas e desafios encontrados nas Visitas Missionárias nas outras famílias do prédio, da rua ou do bairro, e partilhar.- Convidar as famílias visitadas para participar dos grupos de Círculos Bíblicos da Comunidade e da Novena de Natal.

14 - ORAÇÃO FINAL (Oração Missionária)

15 - BÊNÇÃO FINAL:Animador/a: Que Deus misericordioso nos livre sempre de toda adversidade e derrame sobre nós as suas bênçãos.TODOS: AMÉM!

Animador/a: Torne os nossos corações atentos à sua palavra, a fim de que transbordeis de alegria divina.TODOS: AMÉM!

Animador/a: Assim, abraçando o bem e a justiça possamos correr sempre pelo caminho dos mandamentos divinos e tornar-nos coerdeiros dos santos e santas.TODOS: AMÉM!

Animador/a: Abençoe-nos o Deus rico em misericórdia, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM!

Página 34 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Canto: É para a liberdade que Cristo nos libertou

16 – ABRAÇO DA PAZ E CONFRATERNIZAÇÃO

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 35

CANTOS01 – MISSÃO DE TODOS NÓSO DEUS QUE ME CRIOU, / ME QUIS, ME CONSAGROU / PARA ANUNCIAR O SEU AMOR. (bis)

1. Eu sou como chuva em terra seca. (2x) / Pra saciar, fazer brotar, eu vivo pra amar e pra servir! (2x)

É MISSÃO DE TODOS NÓS, / DEUS CHAMA, EU QUERO OUVIR A SUA VOZ! (BIS)O DEUS QUE MEU CRIOU...

2. Eu sou como a flor por sobre o muro. (2x) / Eu tenho mel, sabor do céu, / eu vivo pra amar e pra servir. (2x)O Deus que me criou...

3. Eu sou como estrela em noite escura. (2x) / Eu levo a luz, sigo a Jesus, / eu vivo pra amar e pra servir! (2x)O Deus que me criou...

4. Eu sou como abelha na colmeia. (2x) / Eu vou voar, vou trabalhar, / eu vivo pra amar e pra servir! (2x)O Deus que me criou...

5. Eu sou, sou profeta da verdade. (2x) / Canto a justiça e a liberdade, / eu vivo pra amar e pra servir! (2x)

02 - HINO DA CF 2014É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU, JESUS LIBERTADOR! (Gl 5,1)

Página 36 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)Na cruz de Cristo, foram todos resgatadosPra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)

2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,Sai pela estrada a procurar libertação;Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,Que foi levada a trabalhar na escravidão!

3. E quantos chegam a perder a dignidade,Sua cidade, a família, o seu valor.Falta justiça, falta mais fraternidadePra libertá-los para a vida e para o amor!

4. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)

03. FAZEI RESSOARFAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR. (bis)

1. Na cultura, na história, vamos expressar, / levando a Palavra de Deus em todo lugar. Vamos lá!

2. Com o negro e com o índio, vamos louvar / e, com toda a comunidade, vamos festejar. Vamos lá!

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 37

3. O Evangelho é a Palavra que Deus Pai proclamou. / Só Ele é o Caminho, Verdade, Vida e Amor. Vamos lá!

4. Juventude, caminho aberto, vamos construir / fraternidade, renovação, vamos transmitir. Vamos lá!

5. Na cultura popular, vamos catequizar, / celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!

6. Com o pandeiro e com a viola, vamos cantar, / animando a nossa luta em todo lugar. Vamos lá!

04 – EU TE EXALTAREI1. Eu te exaltarei, meu Deus e Rei, / por todas as gerações. / És o meu Senhor, Pai que me quer no amor.

ENTOAI AÇÃO DE GRAÇAS, / E CANTAI UM CANTO NOVO! / ACLAMAI A DEUS JAVÉ, / ACLAMAI COM AMOR E FÉ!

2. Eu vou reunir Jerusalém / pra te louvar, ó Senhor! / Te glorificar ao dar-me a tua paz!

3. Ao me revelar a tua lei, / as tuas mãos eu senti. / Sim, te louvarei enquanto eu existir.

05 – VIDA NOVA1. Senhor, toma minha vida nova / antes que a espera desgaste anos em mim. / Estou disposto ao que queiras, / não importa o que seja, Tu chamas-me a servir.

Página 38 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

LEVA-ME AONDE AS CRIANÇAS NECESSITEM TUA PALAVRA, / NECESSITEM DE VIVER. / ONDE FALTE A ESPERANÇA, ONDE TUDO SEJA TRISTE, / SIMPLESMENTE POR NÃO SABER DE TI.

2. Te dou meu coração sincero para gritar / sem medo: formoso é teu amor. / Senhor, tenho ardor missionário, / conduze-me à terra que tenha sede de ti.3. E, assim, eu partirei cantando, / por terras anunciando tua beleza, Senhor. / Terei meus braços sem cansaço, / tua história em meus lábios e força na oração.

06 - SANTA MÃE MARIA1. Santa mãe Maria nessa travessia, cubra-nos teu manto cor anil. / Guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil.

AVE, MARIA! AVE, MARIA!

2. Com amor divino guarda os peregrinos nesta caminhada para o além. / Dá-lhes companhia, pois também um dia foste peregrina de Belém.

3. Mulher peregrina, força feminina, a mais importante que existiu. / Com justiça queres que nossas mulheres sejam construtoras do Brasil.

4. Com seus passos lentos enfrentando os ventos, quando sopram noutra direção. Toda a Mãe Igreja pede que tu sejas companheira de libertação.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 39

07 – A MESA TÃO GRANDE1. A mesa tão grande e vazia de amor e de paz - de paz! / Aonde há o luxo de alguns alegria não há - jamais! / A mesa da Eucaristia nos quer ensinar - á, á, / que a ordem de Deus, nosso Pai, é o pão partilhar.

PÃO EM TODAS AS MESAS, / DA PÁSCOA A NOVA CERTEZA: / A FESTA HAVERÁ / E O POVO A CANTAR, ALELUIA! (2X)

2. As forças da morte: a injustiça e a ganância de ter - de ter. / Agindo naqueles que impedem ao pobre viver - viver. / Sem terra, trabalho e comida, a vida não há - não há. / Quem deixa assim e não age, a festa não vai celebrar.

3. Irmãos, companheiros na luta, vamos dar as mãos - as mãos. / Na grande corrente do amor, na feliz comunhão! - irmãos! / Unindo a peleja e a certeza, vamos construir - aqui / na terra o projeto de Deus: /todo o povo a sorrir!

4. Que em todas as mesas do pobre haja festa de pão - de pão. / E as mesas dos ricos, vazias, sem concentração - de pão! / Busquemos aqui, nesta mesa do Pão redentor - do céu, / a força e a esperança que anima o povo de Deus!

5. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor, ô, ô, / no pão partilhado, a presença Ele nos deixou - deixou! / Bendita é a vida nascida de quem se arriscou, ô, ô, / na luta pra ver triunfar, neste mundo, o amor!

08 – MOMENTO NOVO

Página 40 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

1. Deus chama a gente pra um momento novo: de caminhar junto com o seu povo.É hora de transformar o que não dá mais; sozinho, isolado, ninguém é capaz.

POR ISSO VEM, ENTRA NA RODA COM A GENTE TAMBÉM. VOCÊ É MUITO IMPORTANTE. (BIS) VEM!

2. Não é possível crer que tudo é fácil. Há muita força que produz a morte gerando dor, tristeza e desolação. É necessário unir o cordão.

3. A força que hoje faz brotar a vida atua em nós pela sua graça. É Deus quem nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar.

09 - CANTAR A BELEZA DA VIDA1. Cantar a beleza da vida, / presente do amor sem igual: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem livrar-nos do mal!

VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR, / SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO, / E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, / UNINDO O TEU POVO A CAMINHO.

2. Falar do teu Filho às nações, / vivendo como Ele viveu: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem cuidar do que é teu!

3. Viver o perdão sem medida, / servir sem jamais condenar: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem conosco ficar!

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 41

4. Erguer os que estão humilhados, / doar-se aos pequenos, aos pobres: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossas forças redobre!

5. Buscar a verdade, a justiça, / nas trevas brilhar como a luz: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossos passos conduz!

6. Andar os caminhos do mundo, / plantando teu Reino de paz: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, nossos passos refaz!

7. Fazer deste mundo um só povo / fraterno a serviço da vida: / missão do teu povo escolhido, / Senhor, vem nutrir nossa lida!

10 - UTOPIA 1.Quando o dia da paz renascer/ Quando o Sol da esperança / brilhar / Eu vou cantar. / Quando o povo nas ruas sorrir/ E a roseira de novo florir / Eu vou cantar. / Quando as cercas caírem no chão/Quando as mesas se encherem de pão/ Eu vou cantar. / Quando os muros que cercam os jardins, destruídos/ Então os jasmins vão perfumar.

VAI SER TÃO BONITO SE OUVIR A CANÇÃO/ CANTADA DE NOVO/NO OLHAR DA GENTE A CERTEZA DE IRMÃOS REINADO DO POVO (2X)

2. Quando as armas da destruição/ destruídas em cada nação / eu vou sonhar. / E o decreto que encerra a opressão/ Assinado só no coração/ Vai triunfar.

11 - VEM CAMINHEIRO

Página 42 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

VEM CAMINHEIRO O CAMINHO É CAMINHAR / VAI PEREGRINO MEU AMOR TESTEMUNHAR.

1. Eu escutei os clamores do meu povo / eu pensei num mundo novo que está no coração / de cada homem que responde à vocação.

2. Você que tem o futuro pela frente / anda muito descontente e não tem tempo pra pensar / Deus tem um plano pra você realizar.

3. Nosso Senhor é a parte da herança / pra quem vive na esperança / sem orgulho e sem temor /a liberdade é conquistada com amor.

12 - PELO BATISMO RECEBI UMA MISSÃO

1. Pelo Batismo recebi uma missão: / Vou trabalhar pelo Reino do Senhor, / vou anunciar o Evangelho para os povos, / vou ser profeta, sacerdote, rei Pastor. / Aonde eu for, serei fermento, sal e luz, / levando a todos a mensagem do cristão.

2. O Evangelho não pode ficar parado: / vou anunciá-lo, esta é minha obrigação. / A messe é grande e precisa de operários, / vou cooperar na evangelização: / sou mensageiro enviado do Senhor. / Onde houver trevas, irei levar à luz, / também direi a todos que Deus é Pai, / anunciando a mensagem de Jesus.

3. Quem perguntar por que Jesus veio ao mundo, / eu vou dizer: foi pra salvar a humanidade, / para libertar o homem da escravidão / e dar a ele uma nova oportunidade, / pois os profetas já vinham anunciando / a sua vinda e qual a finalidade: / Jesus

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 43

Profeta, sacerdote, rei Pastor, / veio ensinar-nos o caminho da verdade.

13 - VAI FALAR NO EVANGELHO1. Vai falar no Evangelho, Jesus Cristo, aleluia.Sua Palavra é alimento, que dá vida, aleluia.

GLÓRIA A TI SENHOR, TODA GRAÇA E LOUVOR. (2x)

2. A mensagem de alegria ouviremos, Aleluia.De Deus as maravilhas, cantaremos, aleluia.

14 – SOU BOM PASTORSOU BOM PASTOR / OVELHAS GUARDAREI. / NÃO TENHO OUTRO OFÍCIO, NEM TEREI. / QUANTAS VIDAS EU TIVER, EU LHES DAREI!

1. Maus pastores, num dia de sombra / não cuidaram e o rebanho se perdeu. / Vou sair pelo campo, reunir o que é meu / conduzir e salvar.

2. Verdes prados e belas montanhas / hão de ver o Pastor, rebanho atrás. / Junto a Mim as ovelhas terão muita paz / poderão descansar.

15 – EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDAEU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE (BIS)

1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor, /

Página 44 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. / Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. / Hoje és minha presença junto a todo sofredor. / Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

3. Entreguei a minha vida pela salvação de todos. / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. / Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

4. Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido. / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança. / Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

16 - O ESPIRITO DO SENHOR REPOUSA

O ESPÍRITO DO SENHOR REPOUSA SOBRE MIM! / O ESPÍRITO DO SENHOR ME ESCOLHEU, ME ENVIOU! (bis)

1. Para dilatar o seu Reino entre as nações,Para anunciar a boa nova a seus pobres.Para proclamar a alegria e a paz,Exulto de alegria em Deus meu Salvador. 2. Para dilatar o seu Reino entre as nações,Consolar os corações esmagados pela dor.Para proclamar sua graça e salvação,Acolher quem sofre e chora, sem apoio e sem consolo

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 45

17 – IDE AO MUNDO INTEIRO ANUNCIARIde ao mundo inteiro anunciar À toda criatura a Boa Nova”

Ide ser missionário / Ide evangelizar Um mundo sedento e faminto Que espera este Vinho, este Pão

O PÃO DA VIDA, O PÃO DO AMOR O PÃO DA UNIDADE, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU

Que todos os povos celebrem nesta refeição O amor, a alegria de sermos irmão

Que todas as culturas se encontrem na fé E proclamem o que ensinou Jesus de Nazaré

18 – VENHAM TRABALHAR

1. Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.

UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR, UMA IGREJA EM AÇÃO.

2. Venham trabalhar na minha vinha, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a boa nova, vivem como ovelhas sem pastor.

Página 46 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

3. Venham trabalhar na minha vinha, com fervor meu reino proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar.”

19 - O POVO DE DEUS1. O povo de Deus no deserto andava, Mas à sua frente Alguém caminhava. O povo de Deus era rico de nada, Só tinha a esperança e o pó da estrada. Também sou teu povo, Senhor/ E estou nessa estrada / Somente a Tua graça me basta e mais nada. 2. O povo de Deus também vacilava;Às vezes custava a crer no amor. O povo de Deus, chorando, rezava Pedia perdão e recomeçava. Também sou teu povo Senhor, / E estou nessa estrada / Perdoa se às vezes não creio em mais nada. 3. O povo de Deus também teve fome E Tu lhe mandaste o pão lá do céu. O povo de Deus, cantado deu graças; Louvou Teu amor, Teu amor que não passa.

Também sou teu povo Senhor, / E estou nessa estrada. / Tu és alimento na longa jornada. 4. O povo de Deus ao longe avistou A terra querida que o amor preparou.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 47

O povo de Deus corria e cantava E nos seus louvores Teu poder proclamava. Também sou teu povo Senhor / E estou nessa estrada, / Cada dia mais perto da terra esperada. (3x)

20 - VIVA A MÃE DE DEUS

VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA, SEM PECADO CONCEBIDA! / VIVA A VIRGEM IMACULADA, A SENHORA APARECIDA!

Aqui estão vossos devotos, cheios de fé incendida,De conforto e de esperança, oh, Senhora Aparecida!

21 - VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR, VAI TRABALHAR NA MESSE COM ARDOR. CRISTO TAMBÉM CHEGOU PARA ANUNCIAR NÃO TENHAS MEDO DE EVANGELIZAR.1. chegou a hora de mostrarmos quem é Deus. À América Latina e aos sofridos povos seus, que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação.

22 – JUVENTUDE MISSIONÁRIA1. Do Reino da Justiça, alegres mensageiros, Profetas, companheiros, vivendo pela paz. Em Cristo batizados, ao mundo enviados, Nós somos missionários do amor que Deus nos traz! JUVENTUDE MISSIONÁRIA INQUIETA E SOLIDÁRIA! (2x)

Página 48 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

2. Nós temos nossas mãos e os corações abertos Pra, no momento certo, fazer o amor brilhar. A fé nos enriquece, servindo a gente cresce, Aos pobres e excluídos, queremos nos doar! 3. Um mundo nós sonhamos, sem muros, sem fronteiras, Sem ódios, sem barreiras, sem preconceito e dor. A terra-mãe cuidada, a vida respeitada, Culturas dialogando e revelando o seu valor! 4. Na Rede da Irmandade, na juventude em festa, De Deus se manifesta a graça, a compaixão! Unidos com Maria, fiéis a cada dia, Alegres celebremos nossa vida em missão! JUVENTUDE MISSIONÁRIA INQUIETA E SOLIDÁRIA! (6x)

23 - AO SENHOR DOS SENHORES CANTAI 1. Ao Senhor dos senhores cantai Ao Senhor Deus dos deuses louvai Maravilhas só ele que faz Bom é Deus, ao Senhor pois louvai Com saber ele fez terra e céu Sobre as águas a terra firmou Para o dia reger fez o sol E as estrelas pra noite criou. POIS ETERNO É SEU AMOR POR NÓS, ETERNO É SEU AMOR. (Bis) 2. Primogênitos todos feriu

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 49

Do Egito, um povo opressor E dali Israel fez sair O poder de sua mão o salvou. No mar bravo ele fez perecer Os soldados e o tal Faraó. Aliança ele fez com Israel No deserto o seu povo guiou. POIS ETERNO É SEU AMOR POR NÓS, ETERNO É SEU AMOR. (Bis)

3. Poderosos sem dó abateu A famosos reis desbaratou. Sua terra Israel recebeu Como herança a seu povo entregou. Se lembrou de nós na humilhação Ao senhor, Salvador proclamai Dele nós recebemos o pão Ao Senhor, Deus dos céus, proclamai.

Página 50 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

TEXTO DE APOIO PARA ANIMADORES A ANIMADORAS

1º ENCONTROCarta de São Paulo a Filemon 1, 1-25

A Carta a Filemon foi escrita entre os anos 53 a 55 da EC (era comum). É, portanto, um texto da primeira geração de Cristãos e Cristãs. Paulo, seu autor, provavelmente, estava preso em Éfeso quando escreveu essa carta.

Filemon morava na cidade de Colossos. Em sua casa se reunia um grupo de seguidores e seguidoras de Jesus, uma igreja doméstica. Essa prática foi bastante comum no início da Igreja Cristã.

Era comum também, entre os grupos de seguidores e seguidoras de Jesus, a convivência entre senhores e escravos, pois a prática da escravização de pessoas era muito difundida no império romano. Para esse mundo romano, os escravos eram tidos como coisas, algo que pode ser comparado e vendido.

Essa prática foi gerando conflitos dentro das comunidades cristãs, exigindo novas posturas. É nesse sentido que lemos a Carta de Paulo a Filemon. Nela ele “pede a Filemon para receber Onésimo como irmão e não como escravo. A relação humana vivida todos os dias terá mudado.

Dar liberdade ao escravo pode ser bom ou não. Depende do que acontece depois. Havia amos que libertavam seus escravos velhos para não ter de lhes dar de comer, e a liberdade permitia que morressem de fome numa vida de mendigos. Havia em

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 51

Roma milhares de mendigos que eram libertos ou escravos que tinham fugido e viviam escondidos, pedindo pão para não morrer de fome.

Paulo propõe o possível, que é também o essencial: tratar o próximo como irmão. Dessa forma desaparece a realidade da escravidão. Paulo sabe que isto pode ser imitado por vários cristãos. Não propõe uma regra geral, mas algo que pode ser assumido por muitos.

O que esta carta nos ensina é justamente isto: não criar leis, buscar a melhor expressão da fé em cada situação humana. Ao mesmo tempo, assumir os desafios da vida. Não deixar passar a oportunidade de anunciar o evangelho em seu alcance prático.” (COMBLIN, 1997, p. 101-102.)

2º ENCONTROAtos dos Apóstolos 16,16-23

O livro de Atos dos Apóstolos traz memórias da segunda geração de cristãos e cristãs, que viviam nas comunidades espalhadas pela Ásia Menor. A época de redação do texto é entre os anos 80 a 90 da era comum (EC). Nessa época o domínio romano era muito forte e sua prática de escravidão era vivenciada em todos os níveis. Mesmo nas cidades distantes de Roma era comum a organização social baseada em senhores e escravos.

O Império Romano se impõe pela força, pela violência e pela submissão de povos inteiros. Uma das consequências disso se reflete particularmente nas cidades: mais da metade da sua população era de escravos, a sociedade era patriarcal e machista, havia grande diferenças entre as classes sociais. As grandes

Página 52 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

cidades atraíam gente de todas as partes, que pensava nelas encontrar melhores possibilidades de sobrevivência. Portanto, a comunidade que está por trás do Evangelho de Lucas viveu muitos conflitos e enfrentou muitas dificuldades para viver a sua fé.

No texto de At 16,16-23, a Comunidade de Lucas faz memória de uma situação vivenciada por Paulo e sua equipe missionária, na cidade de Filipos.

Filipos era colônia romana desde 148 antes da era comum (AEC) Em 42 antes da era comum (AEC), tornou-se a capital do Império na Macedônia. Foi centro de mineração, comércio e porto. Tinha importância estratégico-militar.

Em Filipos, o poder político era controlado pela aristocracia local (magistrados e latifundiários). A escravidão predominava. Mais ou menos metade de seus habitantes era de origem latina, considerando-se romanos. A outra metade era de origem greco-macedônica e de imigrantes, entre os quais também judeus. Havia os mais variados cultos em Filipos.

Durante a segunda viagem missionária (50), Paulo fundou ali a primeira comunidade cristã da Europa (At 16,12-40), que nasceu a partir de um grupo de mulheres, formada por uns poucos judeus, alguns prosélitos e sobretudo de adoradores de outras divindades. Ali, Paulo e Silas foram perseguidos e presos, pois a Boa-Nova de Jesus subverte a ordem estabelecida, que privilegia pouca gente (cf. At 16,16-23).

Fazendo memória da ação libertadora de Paulo e sua equipe, a Comunidade de Lucas reafirma seu compromisso de seguir na contramão da história da época, propondo a cada momento a revisão de critérios e de certezas e a conversão para outros valores.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 53

Com esta e outras preocupações a comunidade de Lucas indicava sua compreensão do que deve ser a missão da comunidade cristã: junto aos pobres, pensando com e a partir deles novas relações no cotidiano e na sociedade.

“UM OLHAR.. DOS DONOS DA ESCRAVA DO TEXTO”

“Tínhamos uma escrava que nos dava verdadeiros lucros. Gastávamos alguns trocados com ela, mas valia a pena. Foi um verdadeiro achado e um acaso, foi golpe da sorte. Ai, primeiro, ela começou a seguir os dois estrangeiros. Nós a advertimos, com delicadeza, pois o espírito da adivinhação podia aborrecer-se e abandoná-la. Ela, contudo, continuou a segui-los, fazia oráculos em seu favor. Ficamos aliviados quando vimos que Paulo, assim se chamava o que tinha mais liderança, começou a se aborrecer. Não demorou, pôs tudo a perder. Em lugar de proibi-la, expulsou o espírito de adivinhação. Nosso lucro foi para o ar. Vingamo-nos deles, denunciando os judeus às autoridades. Foi uma grande satisfação quando bateram neles e quando os jogaram na prisão. Jogamos fora a escrava, porque já era instrumento que não servia mais.”(Parte do texto “Olhar diferente...pensar diferente”, do livro Atos das Mulheres - Tea Frigério - CEBI.

3º ENCONTROEvangelho da Comunidade de João 10,1-16

A Comunidade Joanina começa a ser gestada quando um pequeno grupo de Judeus, discípulos de João Batista, passa à liderança de Jesus (Jo 1, 35 – 39). Essa comunidade inicial

Página 54 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

carrega consigo as expectativas messiânicas que, em primeiro lugar direcionaram a João e passam agora a Jesus.

A esse primeiro grupo logo vão se somar judeus de postura bastante crítica em relação ao Templo de Jerusalém. Na linha da pregação de João Batista e Jesus, esses discípulos têm a convicção de que a função do Templo foi deturpada (Jo 2, 13 – 16), que este centro de purificação oficial está impuro pela comercialização da misericórdia de Deus e por sua aliança com a dominação estrangeira.

Um momento muito importante na trajetória dessa comunidade foi o encontro com os Samaritanos, grupo tradicionalmente excluído pelos judeus. E entre os samaritanos há uma mulher. E é importante notar que, na Comunidade Joanina, a liderança das mulheres se destaca (Jo 2,5; 11,20-29; 12,3; 19,25-27;20,16-18).

O acolhimento dos samaritanos na comunidade proporcionou uma nova interpretação de Jesus, a partir das escrituras samaritanas. A partir daí desenvolveu-se uma compreensão de Jesus que acabou fazendo os escritos da comunidade joanina tão diferentes e originais.

Do início até os anos 70, a Comunidade Joanina atuava nas regiões da Judéia, Galiléia e Samaria. Mas, onde estaria a comunidade na época da redação do evangelho?

De acordo com uma tradição de muitos séculos, o evangelho da comunidade do Discípulo Amado teria sido escrito em Éfeso, na Ásia Menor, mesma localidade onde teria surgido o Apocalipse. Essa suposição se baseia numa outra tradição, segundo a qual o apóstolo João teria permanecido em Éfeso durante a década de 90.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 55

Algumas situações que a comunidade precisou enfrentar:

Judeus e “judeus” - Os “judeus” que se contrapões a Jesus e à comunidade joanina não são quaisquer judeus, mas as lideranças do judaísmo formativo.

Expulsão da sinagoga – Toda a vida das famílias judaicas girava em torno da sinagoga. Colocar-se fora dela ou ser expulso era uma desventura com conseqüências quase insuportáveis. A comunidade joanina se viu diante do maior desafio de sua história: ou ceder aos fariseus e aderir às suas propostas de uniformização do judaísmo, ou permanecer firme, crendo e praticando a proposta de Jesus de Nazaré. É o momento do discernimento.

Meu reino não é deste mundo – O mundo para a comunidade joanina é a sociedade greco-romana, com suas leis, sua cultura, seu sistema político-econômico e, principalmente, seu poderio militar.

A comunidade Joanina proclama sua fé no Ressuscitado, afirma que em Jesus encontrou o caminho, a porta e a segurança do pastor que guia suas ovelhas. O anúncio de libertação é feito pelo próprio testemunho de vida – vida para todos e em abundância – que a comunidade transmite.

4º ENCONTRO

Evangelho da Comunidade de Lucas 4,14-21

O texto de Lc 4,14-21 está inserido na tradição do Evangelho das comunidades de Lucas para relatar o início da pregação de Jesus. O episódio da sinagoga de Nazaré é sua pregação inaugural, e mostra um resumo da missão de Jesus como Messias, o ungido de Deus.

Página 56 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Em harmonia com o conjunto da obra lucana (Evangelho e Atos dos apóstolos), esse texto é uma grande cena de abertura da pregação e dos feitos de Jesus até sua paixão, morte e ressurreição.

O texto coloca a missão de Jesus diretamente ligada à tradição dos profetas que defenderam os pobres de Israel. As promessas do Primeiro Testamento se concretizam no Segundo.

Fazendo uma releitura do texto de Isaías, as comunidades de Lucas ensinam como é a missão messiânica de Jesus de Nazaré. Os destinatários da “Boa Nova” são claramente definidos: os mais oprimidos pelo sistema de dominação romano-judaico. Esses são os: pobres, cegos, presos, doente, enfim, todas as categorias que vivem uma realidade de escravidão.

Superando toda opressão, as comunidades tem esperança no “Ano da graça do Senhor”. Promessa profética de que Deus libertaria seu povo de todo sofrimento com o envio de um salvador, o Messias.

MÊS MISSIONÁRIO

O mês missionário teve sua origem no dia Mundial das Missões instituído pelo papa Pio XI em 1926 como um dia de oração e oferta em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandato de Jesus de anunciar a Boa-Nova entre todas as nações.

A Campanha Missionária anual de outubro, Mês das Missões, que culmina com o Dia Mundial das Missões, é para os cristãos um renovado apelo à responsabilidade na missão da Igreja em todo o mundo. É bom lembrar que essa missão faz parte da natureza

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 57

e identidade da Igreja e, por isso, é permanente, deve acontecer todos os dias do ano. No Brasil, todos os anos a Campanha se concentra em uma realidade de evangelização, motivando para ações concretas na perspectiva universal.

Em 2014 o Mês Missionário tem como Tema: Missão para libertar e o Lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18).

O CONTEXTO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Segundo Gilberto Maringoni (2011) A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação.

Os ex-escravos, eram os indesejados dos novos tempos. Segundo Florestan Fernandes: A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (...) Essas facetas da situação (...) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel.

Página 58 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

O ex-presidiários hoje no Brasil também são indesejados e na maioria das vezes não conseguem uma reintegração na sociedade. Somente 8% dos 500 mil detentos realizam atividade educacional no país; 70% deles não conseguem emprego quando saem da prisão e retornam ao crime.

EQUIPE DE REDAÇÃO E ELABORAÇÃO

MÊS MISSIONÁRIO – Outubro – 2014

Irmã Luiza Dalvi (MAR); Ivonete Maria da Silva; Maria de Fátima Castelan; Maria Suely Simonasse; Marina Couto;

Pe. Manoel David Neto.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 59

AVALIAÇÃO DOS CÍRCULOS BÍBLICOS MÊS MISSIONÁRIO – Outubro – 2014

Nome do Grupo:________________________________________________

Comunidade:___________________________________________________

Paróquia:______________________________________________________

Cidade: _______________________________________________________

1 – Como transcorreu o Mês Missionário 2014 na Comunidade e/ou Paróquia? 2 – Quais são os pontos principais do trabalho que vocês fizeram? Leram a Carta do Papa Francisco? Houve uma preparação? Como foi a organização e a distribuição dos grupos?3 – De que maneira aconteceram as Visitas Missionárias? Quantas famílias visitadas? 4 - Quais as principais dificuldades que vocês encontraram? Que sugestões vocês tem para ajudar a superá-las?5 - De que maneira, a Comunidade, a Paróquia, a Arquidiocese e a nossa Equipe, podem melhorar o trabalho que está sendo realizado ai no seu grupo?6 – Dê outras sugestões para continuar e melhorar o nosso trabalho. 7 – Quais foram as pessoas que participaram desta Avaliação?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mande-nos a Avaliação pelos endereços abaixo. Elas nos ajudam a aprimorar o nosso trabalho em sintonia com a realidade que vocês estão

vivendo. Não se esqueçam. Elas são muito importantes para nós!

CEBI-ES - Centro de Estudos Bíblicos do Espírito Santo Rua Duque de Caxias, 121 Ed. Juel, Sala 206 - Centro - Vitória – ES

Cep: 29010-120 Tel.: (27)3223-0823/9945-2068 - E-mail: [email protected]

Blog: http://portrasdapalavra.blogspot.com

Página 60 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 61

Página 62 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 63

Página 64 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

MISSIONÁRIO CAPIXABA VAI TRABALHAR NA SOMÁLIA – ÁFRICA

Aconteceu no dia 10/09/2014, na Paróquia São Pedro – Muquiçaba – Guarapari – ES, a Celebração Eucarística de Envio de Pe. Éder Carvalho Assunção que partiu para a Somália, na África. Este é um dos países mais carentes, violentos e com pouca presença de cristãos e cristãs.

Pe. Éder, nascido em 22/07/1981, em Guarapari, é filho do Sr. Rair Teixeira Assunção e de D. Maria das Graças Carvalho Assunção e irmão de Edney Teixeira Assunção (in memoriam) e Luiz Carlos Carvalho Assunção.

Sua vocação missionária foi despertada muito cedo em sua comunidade de origem, Comunidade N.S. Conceição (BNSC) – Guarapari. Começou o seu discernimento vocacional em 1998 e 2000 ingressou no Seminário N.S. Aparecida (Franca – SP). Em 2001 continuou os seus estudos no Seminário N.S. Penha, e Vitória – ES, concluindo a filosofia e a teologia.

Mas em 2002, quando fez a sua primeira visita missionária à Prelazia de Lábrea, depois de beber das águas do rio Purus, onde foi derramado o sangue de Ir. Cleusa Rody Coelho – Missionária Agostiniana Recoleta (capixaba), Pe. Éder sentiu vontade de voltar e ali não apenas trabalhar, mas ser incardinado (filiação àquela Prelazia).

Em 19/02/2006, com o consentimento de D. Luiz Mancilha Vilela e o acolhimento de D. Jesus Moraza, Éder foi ordenado Diácono na Paróquia S. João Batista, em Canutama – AM.

Na Celebração eucarística do dia 20 de agosto de 2006, no Ginásio do SESC, em Guarapari, Pe. Éder Carvalho Assunção foi ordenado padre pela imposição das mãos de D. Jesus Moraza, bispo da Prelazia de Lábrea – AM – nossa Igreja Irmã.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 65

Em Lábrea, Pe. Éder trabalhou junto aos ribeirinhos do Rio Purus e adjacências por mais de 08 anos, sendo Pároco em Canutama, Paróquia São João Batista, depois Coordenador de Pastoral da Prelazia e na regiões mais longínquas de nossa Igreja Irmã.

Pe. Éder deu uma longa entrevista ao site da Arquidiocese (cf. aves.org.br) e Revista Vitória e nos diz:

“Eu creio que uma Igreja só é rica quando ela aprende a compartilhar a sua pobreza. A Prelazia de Lábrea é uma Igreja que caminha com dificuldade no sentido de pessoas, recursos financeiros, uma das regiões mais pobres do país, tem a questão do isolamento geográfico, porém um lugar rico em beleza, em acolhida, os povos indígenas ribeirinhos são portadores de uma mística de resistência, uma espiritualidade profunda que conjuga o modo do bem viver, essa harmoniosa convivência com a floresta, tudo isso nós encontramos na Prelazia de Lábrea.

Ele disse ainda:

“Como surgiu essa necessidade maior, de países que estão no nordeste africano, nessa situação de fome que é muito mais gritante do que a nossa realidade, surgiu esse desejo, pessoal claro, e voluntário, a necessidade de partilhar a vida de apenas ser mais um irmão, em um país onde quase 100% das pessoas são muçulmanas, ser mais um irmão no serviço humanitário, no trabalho contra a fome. Aquilo que aprendi esses anos todos na Prelazia de Lábrea, Igreja a qual eu pertenço, me fez também abrir os olhos para a realidade do mundo, porque o missionário é aquele que não pode ter cerca, não pode ter muro no seu coração. Cada coração humano é terra de missão. Daí surgiu o desejo, e graças a Deus, Dom Jesus abraçou e eu estou indo em nome da Igreja de Lábrea, inclusive é esta Igreja que vai

Página 66 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

me sustentar, sustentar esse projeto que eu vou fazer parte na Somália.

Pe. Éder define assim o/a Missionário/a:

“Só é missionário quem consegue fazer a experiência de descer até aquela realidade, até aquela pessoa que ninguém quer abraçar, que ninguém quer olhar, que ninguém quer cheirar, que ninguém quer cuidar e com ele fazer uma experiência de ser simplesmente um irmão, não aquele que vem como salvador da Pátria com a imagem de um falso messias. O missionário é simplesmente um irmão que sabe partilhar a alma, a vida e com certeza o missionário nunca volta do mesmo jeito. Quando ele vai e faz a experiência da partilha ele traz no seu coração, essa bagagem existencial da experiência de Deus. Muitas vezes a gente vai para a missão e acha que precisa levar muitas coisas, e quantas coisas que levamos que nem utilizamos, porque o que o outro espera é apenas a experiência da afetividade, do cuidado”.

Rezemos juntos por esse nosso irmão que parte, da nossa Igreja-Irmã Lábrea, no Amazonas, para servir ao Evangelho através das populações mais pobres da Somália.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 67

MULHERES SÃO A MAIORIA ENTRE MISSIONÁRIOS CATÓLICOS BRASILEIROS NO EXTERIOR

A palavra ‘missionário’ denomina ‘aquele que foi incumbido de realizar determinada missão ou pessoa que prega uma religião, com o intuito de converter à sua fé’. O Brasil é o segundo país no mundo que mais envia missionários ao exterior.

Em seu discurso, em julho deste ano, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Papa Francisco ressaltou a importância do trabalho missionário para a construção de um mundo melhor.

“O Senhor precisa de vocês! Ele também hoje chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja e ser missionário” – Papa Francisco na Vigília de Oração em Copacabana – 27/07/13.

Demonstrando a grande relevância do trabalho missionário, a Revista Mundo e Missão apresentou, neste mês de outubro, dados atualizados dos missionários católicos brasileiros no exterior.

Preparado pelo Conselho Missionário Nacional (COMINA), o cadastro é permanentemente atualizado. Segundo os dados disponíveis, 1.829 missionários brasileiros estudam ou trabalham no exterior. A classificação por gênero confirma a ampla prevalência do sexo feminino na ação ad gentes.

A região que apresenta o maior número de missionários no exterior é a Região Sul (45,87% do total), justamente a que tem a

maior quantidade de imigrantes estrangeiros. A região com o menor número de missionários no exterior (apenas 2,41% do total) é a Região Centro-Oeste.

Página 68 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Um número expressivo de missionários ocupa cargos institucionais ou ainda se prepara para as missões. Esta é, por exemplo, a situação da maioria dos que se encontram na Europa (26,51% do total).

Os missionários se ocupam das mais diversas pastorais, áreas e funções. Ou se preparam para exercê-las. Praticamente um terço deles se dedica às atividades gerais de pastoral.

Sessenta e seis missionários no exterior (apenas 3,61% do total) se ocupam da pastoral vocacional ou da animação missionária.

Testemunho – Irmã Maria de Lourdes Costa, brasileira, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, conta foi sua experiência como missionária na África:

“Após alguns dias da minha profissão perpétua, recebi a imensa graça de partir para Moçambique, onde em 2012 iniciei minha missão em Maputo, capital do país. Aqui trabalho numa escola com 1.464 alunos de 1ª a 7ª classes”.

“Um grande desafio no início da missão foi colocar-me como ‘hóspede na casa do outro’, atitude que exigiu abertura de coração, não criar expectativas e desaprender para aprender”, ressaltou.

Fonte: Por Portal A12

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 69

MONS. RÔMULO NEVES BALESTRERO ...

Exemplo de um Sacerdote Missionário

Monsenhor Rômulo nasceu no dia 24 de março de 1928, em Viana – ES. Num domingo, após longa espera pela chegada do Padre para presidir a Santa Missa, os Vianenses, regressaram às suas casas, tristes porque não tiveram a tão esperada Celebração Eucaristia.

Naquele dia, uma fervorosa senhora, de nome desconhecido, voltava para a sua casa. Passando perto de uma das casas viu um menino franzino e adoentado, na janela de sua residência, olhando o povo passar. Aquela desconhecida senhora gritou: “Menino, porque você não vai ser Padre para rezar missa pra nós?” O menino “Rominho” ouviu e no seu coração ficou gravado o pedido daquela senhora. Mais tarde entrou no Seminário São José, de Mariana – MG, para iniciar seus estudos para ser Padre. Seus pais Heribaldo Balestrero e Venina Neves Balestrero, tudo fizeram para que o filho realizasse a sua vocação. Foi ordenado padre no dia 08 de dezembro de 1954, na Catedral Metropolitana de Vitória – ES e celebrou sua 1ª missa, no dia 09/12/1954, no Convento da Penha,

Quando os ecos do Vaticano II chegaram para a Arquidiocese de Vitória, na pessoa do então Arcebispo D. João Batista da Motta e Albuquerque, com o clero, e a ajuda de seu Vigário Geral Mons. Rômulo, buscaram adaptar as novas orientações emanadas da força do Espírito Santo, que urgia dar respostas às necessidades dos homens e mulheres do século XX.

Surgem em toda a Arquidiocese de Vitória, as Comunidades Eclesiais de Base. Pe. Rômulo, com ajuda de leigos e leigas

Página 70 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

comprometidos e das Religiosas, juntos buscaram organizar as comunidades para que as pastorais fossem realizadas de forma que o Povo de Deus pudesse ser servido da melhor forma possível. Recordamos aqui as pastorais; Catequética (Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma, Catequese com adultos), Liturgia, Pastoral Vocacional, Canto Pastoral, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, (também com o método bioenergético), Pastoral Operária, Pastoral do Menor, Pastoral Carcerária, Dízimo, (Paróquia Bom Pastor a 1ª da Arquidiocese a criar o Dízimo Mirim).

Pe. Rômulo tinha um cuidado imenso pela reorganização das Comunidades já existentes e pelo embasamento das que estavam surgindo que, iniciando sempre, como firme alicerce, com os Círculos Bíblicos e a formação do laicato, uma riqueza para as nossas comunidades.

Ele apreciava e valorizava a Vida Religiosa Consagrada. Trabalhou com as irmãs: “Jesus na Eucaristia”, “Irmãs da Assunção” e “Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas”, todas valorizadas e, integradas nas Pastorais, no Conselho Paroquial e com responsabilidade em todas as comunidades da Paróquia.

Pe. Rômulo valorizava e acreditava muito nos leigos e leigas. Chegava a tirar de seu próprio salário para ajudar paroquianos a participar de formação, quando via necessário. Não media esforços para que os documentos da Igreja fossem repassados para todos e assim ver crescer uma paróquia, Igreja Povo de Deus.

As Assembleias Paroquiais aconteciam todos os anos, durante dois dias. E todas as comunidades se preparavam com antecedência enviando o relato de sua caminhada, de suas

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 71

dificuldades e, dando suas sugestões para avançar no trabalho evangelizador, ligando a fé com a vida.

Pe. Rômulo carregava um zelo missionário no seu coração e iniciou aqui um trabalho em favor da Igreja Irmã de Lábrea – AM. Diante das grandes dificuldades da missão de Lábrea – AM, desenvolveu uma campanha a fim de conseguir uma lancha rápida para melhor atender aos ribeirinhos de Lábrea, o que foi conseguido. Era a lancha Capixaba servindo a Igreja irmã de Lábrea. Pe. Rômulo foi à Lábrea com uma equipe de 02 médicos, uma assistente social. Além de conhecer a realidade, muito contribuíram para o bem da saúde e da formação religiosa do povo. Pe. Rômulo criou, com dois jovens da Paróquia Bom Pastor, a Infância Missionária, na Paróquia e na Arquidiocese de Vitória.

Na Campanha “Fraternidade no mundo do Trabalho”, em 1978, abençoou e estimulou a Pastoral Operária com a construção da Cooperativa de Blocos de Cariacica, a COBLOFAC.

Pe. Rômulo trabalhou intensamente como Vigário Geral durante o processo da Grande Avaliação, que culminou com a grande Celebração no estádio da Desportiva em 07/09/1987. Apoiou também intensamente o “Dia C” – de Cariacica, momento de reflexão, celebração, animação com a Juventude e o processo de redemocratização de Cariacica, com o Movimento de Oração e conscientização em praças públicas “Respeite o voto do povo”.

Em 1989, com a Campanha da “Fraternidade e a Comunicação” buscou um canal de rádio disponibilizado pelo Ministério das Comunicações e, concretizou o seu sonho. Hoje, temos a Rádio FM Líder, 91,1, a Rádio da Família levando a todos: evangelização, entretenimento, lazer e alegria.

Página 72 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Para celebrar os 25 anos da Paróquia Bom Pastor, uma grande missão popular foi realizada em toda a Paróquia, durante uma semana em cada comunidade, encerrando-a no Estádio Kléber Andrade, com uma presença maciça dos fiéis da paróquia. Assim aconteceu também junto com as outras Paróquias da Área Cariacica-Viana no Pré-Congresso Eucarístico, em preparação ao 13º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Vitória, no ano de 1996 – ES.

Seu compromisso com as Vocações Sacerdotais e Religiosas fez com que Pe. Rômulo começasse a ideia de que, mensalmente, cada paróquia pudesse contribuir para a manutenção do Seminário “Nossa Senhora da Penha”.

Junto com a Ir. Nair, Pe. Rômulo cuidou de tirar crianças da rua, criando o “Recanto de Atendimento ao Menor” – REAME, onde as crianças ficavam um período, fazendo cursos de pintura, bordado, flauta, informática, esportes, aulas de reforço escolar, gabinete dentário, capoeira, fábrica de biscoito, pão, picolé, com café da manhã ou tarde e almoço ou jantar. Seu prazer era visitar o REAME, almoçar, conversar, sentir aqueles meninos e meninas nos seus sofrimentos.

A partir de 1994 Pe. Rômulo buscou organizar na Paróquia a Pastoral Familiar seguindo as orientações da CNBB e da Arquidiocese de Vitória. O amor que ele tinha a sua família foi base para que ele tivesse tanto zelo para com as famílias da paróquia. Por volta de 1998 iniciou a Hora da Família transmitida pelas Rádios América AM - 690 e Rádio Bom Pastor, hoje Rádio FM Líder 91.1.

Vale a pena recordar ainda a realização do 7º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base, que foi realizado

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 73

na Arquidiocese de Vitória – ES, nos espaços da Paróquia Bom Pastor, e culminou com uma grande Celebração de Encerramento, com mais de 20 mil pessoas no Estádio Engenheiro Araripe (Desportiva), o que resultou numa imensa vitalidade para toda a Arquidiocese de Vitória.

Pe. Rômulo sempre abriu as portas para as Celebrações Ecumênicas e como sua presença sempre apoiava. “A marcha pela vida” no 1º de maio, dia do trabalhador, foi também acolhida por ele.

A partir da Campanha “Ninguém com fome”, no ano 2000, idealizada pelo sociólogo Betinho e por ocasião da Campanha Ecumênica que tratava de um milênio sem exclusão, Pe. Rômulo criou a campanha “Ninguém com fome entre nós”.

Daí suas frases lapidares: “Em toda a minha vida procurei ver a face de Deus no rosto humano. A mais semelhante que encontrei foi a do pobre”. “O pobre não é amado de Deus por ser melhor do que os outros, mas simplesmente porque é pobre”.

Com seu jeito simples, humilde e bastante tímido cativava aqueles que dele se aproximavam, porém com clareza, planejamento paroquial e zelo pastoral.

Com sua família, mantinha uma relação de muito carinho com todos os irmãos e sobrinhos. Recordava os aniversários de todos eles, e se pudesse, não deixava de se fazer presente. Seus pais eram personagens marcantes em sua vida.

Esse grande tricolor de coração morreu no dia 25 de fevereiro de 2008 no hospital São Francisco, em Campo Grande, vítima de um câncer. Morreu pobre como viveu porém rodeado de familiares e paroquianos que, cantavam e rezavam as músicas e canções que

Página 74 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

sabiam serem de seu inteiro agrado. E no seu testamento deixou a única herança, que tinha: um carro que herdou de sua família para percorrer as comunidades, o qual ficou a serviço da missão da Rádio Fm Líder, 91.1, sua última obra e bem desafiadora.

{Vale a pena resgatar aqui, a oração que fez quando celebrou os seus 50 anos de sacerdócio, no dia 08 de dezembro de 2004, Festa da Imaculada Conceição}.

Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar” Página 75

Oração pelas Vocações

Maria Imaculada, /Mãe e Deus e nossa Mãe, / fostes a escolhida do Pai/ para trazer em vosso seio e apresentar ao mundo/ Jesus, o Filho de Deus, / Sumo e Eterno Sacerdote, / que intercede por nós / e nos comunica a salvação / que Ele mesmo realizou na cruz.

Todos os que são vocacionados / a uma especial consagração ao serviço do Reino/ vos escolhem, também, / para que sejas a sua companheira / nos caminhos da vida, / para vencerem o mal / e se conservarem fiéis ao chamado do Senhor.

Mãe, / que os nossos jovens / respondam com generosidade ao chamado de Jesus, / para serem na terra / os continuadores de sua missão.

Como sempre fizestes, / olhai para eles e elas / e para todos os que o Senhor chamar / para a vida de especial consagração. Que sintam a alegria do serviço ao Reino e da doação a que forem chamados.

Maria, Mãe concebida sem pecado, / nós vos pedimos por todos os escolhidos: / bispos, / sacerdotes, / religiosos, / religiosas e leigos. / Protegei-os e guardai-os / em vosso amor de Mãe. / Amém

“A Maria Imaculada consagro o meu Sacerdócio”.

Fonte: Resumo feito a partir dos escritos de Irmã Rita Cola, Missionária Agostiniana Recoleta, que trabalhou muitos anos com Monsenhor Rômulo na Paróquia Bom Pastor, Cariacica.

Página 76 Mês Missionário 2014 “Missão para Libertar”

Oração da Campanha Missionária 2014

Pai de Bondade,nós te agradecemos pelo teu Filho Jesus

enviado para dar vida plena a toda criatura.

Dá-nos teu Espírito para que,libertos do egoísmo e do medo,

lutemos com coragemcontra toda forma de escravidão.

Como Igreja missionária,renovamos nosso compromisso

de anunciar o Evangelho em toda parte.

E, com intercessão de Maria,alcançar a libertação prometida.

Amém.