Os 7 sacramentos da Igreja 25 WEYDEN, Rogier van der Retábulo dos sete sacramentos 1445-50...

15
Os 7 Os 7 sacramen sacramen tos da tos da Igreja Igreja 25 25 WEYDEN, Rogier van der Retábulo dos sete sacramentos 1445-50 Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Amberes

Transcript of Os 7 sacramentos da Igreja 25 WEYDEN, Rogier van der Retábulo dos sete sacramentos 1445-50...

Os 7 Os 7 sacramentos sacramentos

da Igrejada Igreja

2525

WEYDEN, Rogier van derRetábulo dos sete sacramentos

1445-50Koninklijk Museum voor Schone Kunsten,

Amberes

Compêndio do Catecismo

224. O que são e quais são os sacramentos?

1113-1131 Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. Os sacramentos são sete: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos enfermos, a Ordem e o Matrimónio.

Introdução Deus instituiu os sinais sensíveis a que chamamos sacramentos, para expressar as realidades sobrenaturais da graça:

nascemos para a vida sobrenatural pelo Baptismo,

Fortalecemo-nos com a Confirmação,

mantemos a vida com o alimento da Eucaristia,

se se perde pelo pecado, a Penitência recupera-a,

e com a Unção dos enfermos preparamo-nos para a viagem que acabará no céu.

A Ordem sacerdotal procura os ministros da Igreja,

e o Matrimónio, que com os filhos perpetua a sociedade humana, e faz crescer a Igreja, quando são regenerados pelo baptismo.

DOLCI, CarloCristo abençoando os sacramentos

Bridgeman Art Library Corsham Court, Wiltshire

Ideias Ideias principaisprincipais

1. O que são os sacramentos Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, pelos quais se nos dispensa a vida divina.

Sinal sensível é uma coisa conhecida que manifesta outra menos conhecida; se vejo fumo, descubro que há fogo.

Mas dizemos também sinal eficaz, porque o sacramento, não só significa, mas também produz a graça (o fumo só significa o fogo, mas não o produz).

Vittore Carpaccio (1450-1525)O baptismo dos Selenitas1502-1507Escola de São Giorgio de Schiavoni, Veneza

2. O porquê da instituição dos sacramentos Cristo quis adaptar-se à nossa maneira de ser, dando-nos os dons divinos por meio das realidades materiais que usamos, para que nos fosse mais fácil consegui-lo.

Da mesma forma que a Santíssima Humanidade de Cristo é o instrumento unido à Divindade de que se serve o Verbo para realizar a Redenção dos homens, assim as coisas ou acções dos sacramentos são os instrumentos separados pelos quais Deus nos santifica, adaptando-se à nossa maneira de ser e de entender.

POUSSIN, NicolasO sacramento da ordem1636-40Colecção do Duque de Rutland, Castelo de Belvoir

3. Jesus Cristo instituiu os sete sacramentos Todos os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo – que é o autor da graça e pode comunicá-la por meio de sinais sensíveis - e são sete: Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimónio. Nos sete sacramentos são atendidas todas as necessidades da vida sobrenatural do cristão.

POUSSIN, NicolasOs sete sacramentos: Matrimónio1647-48National Gallery da Escócia, Edimburgo

4. Os sacramentos da Igreja Cristo confiou os sacramentos à sua Igreja, e podemos dizer que são "da Igreja" num duplo sentido:

a Igreja faz ou administra ou celebra os sacramentos,

e os sacramentos constroem a Igreja (o baptismo gera novos filhos da Igreja, etc.).

Existem, pois, por ela e para ela.

POUSSIN, NicolasOs sete sacramentos: Eucaristia1647National Gallery da Escócia, Edimburgo

5. Os sacramentos da fé

Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, em definitivo, a prestar culto a Deus,

Como sinais, também têm um fim instrutivo. Não só supõem a fé, mas também a fortalecem, a alimentam e a expressam com palavras e acções; por isso se chamam sacramentos da fé.

SASSETTAO milagre do Santíssimo Sacramento1423The Bowes Museum, Barnard Castle, County DurhamReino Unido

6. Efeitos dos sacramentos Os sacramentos, se se recebem com as disposições requeridas, produzem como fruto:

a) Graça santificante: os sacramentos dão ou aumentam a graça santificante.

a) Graça sacramental: é um direito a receber de Deus, no momento oportuno, a ajuda necessária para cumprir as obrigações contraídas ao receber aquele sacramento.

a) Carácter. O baptismo, confirmação e ordem sacerdotal concedem, além do mais, o carácter, que é um sinal espiritual e inapagável, que confere uma peculiar participação no sacerdócio de Cristo.

7. De que se compõe um sacramento Um sacramento compõe-se de matéria, forma, e do ministro que o realiza com a intenção de fazer o que faz a Igreja.

A matéria é a realidade ou acção sensível, como a água no baptismo, ou os actos do penitente na confissão (contrição, confissão e satisfação).

A forma são as palavras que, ao ministrá-lo, se pronunciam.

O ministro é a pessoa que faz ou administra o sacramento.

8. Diversidade de sacramentos Podem distinguir-se três

grupos nos sacramentos :

a) Sacramentos de iniciação cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia.

b) Sacramentos de cura: Penitência e Unção dos doentes.

c) Sacramentos ao serviço da comunidade: Ordem sacerdotal e Matrimónio.

9. Os sacramentos são necessários para a salvação Os sacramentos, não só são importantes, mas também necessários, se queremos viver a vida cristã e aumentá-la.

Dão sempre graças, se se recebem com as devidas disposições; e, se não se recebem mais graças, não é por culpa do sacramento, mas por falta de preparação.

Temos que nos aproximar, portanto, a receber os sacramentos com a melhor disposição, para que possamos receber a graça e recebê-la em abundância.

SASSETTAO milagre do Santíssimo Sacramento1423Bridgeman Art Library / The Bowes Museum, Barnard Castle, County Durham, Reino Unido

Propósitos Propósitos de vida de vida cristãcristã

Um propósito para avançar Agradece ao Senhor a instituição dos sete sacramentos, e demonstra a estima preparando-te muito bem para os receber.

Recebe com frequência os sacramentos da Penitência e a Eucaristia.