OS LIVROS INFANTIS DE ERIC CARLE - Porto

2
Eric Carle, 1929-2021 O pai d´A lagartinha muito comilona faleceu no passado dia 21 de maio, aos 91 anos. Eric Carle, filho de pais alemães, nasceu nos Estados Unidos, mas com seis anos foi para a Alemanha, onde frequentou uma prestigiada escola de artes. Quando tinha 12 ou 13 anos, um professor de arte mudou a sua vida, ao mostrar-lhe obras de arte expressionista, entre as quais o Cavalo Azul, do pintor alemão Franz Marc. A influência deste artista nas ilustrações de Eric Carle, que referiu retratar animais em cores não convencionais para mostrar aos jovens leitores que na arte não há cores erradas, foi reconhecida no livro O artista que pintou um cavalo azul. Em 1952, regressou aos EUA como designer gráfico no jornal The New York Times. Em 1967, publicou o primeiro livro ilustrado - Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? – com muito sucesso, iniciando uma carreira brilhante como escritor e ilustrador das suas próprias histórias. The Very Hungry Caterpillar, publicado em 1969, foi traduzido para mais de 66 idiomas e vendeu mais de 50 milhões de cópias. Ao longo do seu percurso, Carle escreveu e/ou ilustrou mais de 75 livros, mantendo um estilo inconfundível, com recurso a colagens de papéis pintados à mão, que recortava e sobrepunha, formando imagens brilhantes e coloridas. Eric Carle afirmou: “Creio que a passagem de casa para a escola é o segundo maior trauma da infância; o primeiro, certamente, é nascer. Em ambos os casos trocamos um ambiente caloroso e protetor por outro desconhecido. Acredito que as crianças são criativas por natureza e capazes de aprender. Nos meus livros tento minimizar esse temor, substituí-lo por uma mensagem positiva. Quero mostrar-lhes que aprender é realmente fascinante e divertido.” O seu contributo para a literatura para a infância foi reconhecido com numerosos prémios, tendo fundado, em Massachusetts, The Eric Carle Museum of Picture Book Art, dedicado à ilustração de livros para a infância. © Ryan McEachern/Penguin OS LIVROS INFANTIS DE ERIC CARLE Urso castanho, urso castanho, o que vês aqui? Bill Martin Jr. ; il. Eric Carle ; trad. Gabriela Rocha Alves Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui? Vejo um pássaro vermelho a olhar para mim. Pássaro Vermelho, Pássaro Vermelho, o que vês aqui?... O colorido exuberante e a narrativa rítmica de estrutura encadeada constituem o cenário perfeito para o pequeno leitor que, entre perguntas e respostas consecutivas, rapidamente se envolve numa divertida brincadeira. BMAG 087.5 MARB Oso pardo, oso pardo, qué ves ahí Bill Martin; il. Eric Carle; trad. Teresa Mlawer BMAG PL-E MARBo

Transcript of OS LIVROS INFANTIS DE ERIC CARLE - Porto

Page 1: OS LIVROS INFANTIS DE ERIC CARLE - Porto

Eric Carle, 1929-2021

O pai d´A lagartinha muito comilona faleceu no passado dia 21 de maio, aos 91 anos.

Eric Carle, filho de pais alemães, nasceu nos Estados Unidos, mas com seis anos foi para a Alemanha, onde frequentou uma prestigiada escola de artes.

Quando tinha 12 ou 13 anos, um professor de arte mudou a sua vida, ao mostrar-lhe obras de arte expressionista, entre as quais o Cavalo Azul, do pintor alemão Franz Marc. A influência deste artista nas ilustrações de Eric Carle, que referiu retratar animais em cores não convencionais para mostrar aos jovens leitores que na arte não há cores erradas, foi reconhecida no livro O artista que pintou um cavalo azul.

Em 1952, regressou aos EUA como designer gráfico no jornal The New York Times. Em 1967, publicou o primeiro livro ilustrado - Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? – com muito sucesso, iniciando uma carreira brilhante como escritor e ilustrador das suas próprias histórias. The Very Hungry Caterpillar, publicado em 1969, foi traduzido para mais de 66 idiomas e vendeu mais de 50 milhões de cópias.

Ao longo do seu percurso, Carle escreveu e/ou ilustrou mais de 75 livros, mantendo um estilo inconfundível, com recurso a colagens de papéis pintados à mão, que recortava e sobrepunha, formando imagens brilhantes e coloridas.

Eric Carle afirmou: “Creio que a passagem de casa para a escola é o segundo maior trauma da infância; o primeiro, certamente, é nascer. Em ambos os casos trocamos um ambiente caloroso e protetor por outro desconhecido. Acredito que as crianças são criativas por natureza e capazes de aprender. Nos meus livros tento minimizar esse temor, substituí-lo por uma mensagem positiva. Quero mostrar-lhes que aprender é realmente fascinante e divertido.”

O seu contributo para a literatura para a infância foi reconhecido com numerosos prémios, tendo fundado, em Massachusetts, The Eric Carle Museum of Picture Book Art, dedicado à ilustração de livros para a infância.

© Ryan M

cEachern/Penguin

OS LIVROS INFANTIS DE

ERIC CARLE

Urso castanho, urso castanho, o que vês aqui? Bill Martin Jr. ; il. Eric Carle ; trad. Gabriela Rocha AlvesUrso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui? Vejo um pássaro vermelho a olhar para mim. Pássaro Vermelho, Pássaro Vermelho, o que vês aqui?... O colorido exuberante e a narrativa rítmica de estrutura encadeada constituem o cenário perfeito para o pequeno leitor que, entre perguntas e respostas consecutivas, rapidamente se envolve numa divertida brincadeira.BMAG 087.5 MARB

Oso pardo, oso pardo, qué ves ahí Bill Martin; il. Eric Carle; trad. Teresa MlawerBMAG PL-E MARBo

Page 2: OS LIVROS INFANTIS DE ERIC CARLE - Porto

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DO PORTObmp.cm-porto.pt

ACEITE AS NOSSAS SUGESTÕES, CONTACTE-NOS E REQUISITE!Tel. +351 22 519 34 80 // bmp.cm-porto.pt

A aranha muito ocupadaEric Carle; trad. Ana M. NoronhaBMAG 087.5 CARE BMAG PL LIVR

O senhor cavalo-marinhoEric Carle; trad. Gabriela Rocha AlvesBMAG PL CAREs BPMP PL CAREs

Sonho de neveEric Carle; trad. Ana M. NoronhaBMAG PL CAREs BPMP 82-34 CARE BPMP 0LI 018755

10 patinhos de borrachaEric Carle; trad. Ana M. NoronhaBPMP 0LI 010665

A mensagem secreta de aniversáriotexto e il. Eric Carle; trad. Ana M. NoronhaBMAG 087.5 CARE

O grilo muito silencioso[texto e ilustrações] Eric Carle; tradução Ana M. NoronhaBMAG PL CAREg BPMP 0LI 008357

A pequena sementeEric Carle; trad. Gabriela Rocha AlvesBMAG 82-34 CARE

O ratinho que procurava um amigoEric Carle; texto Viktor Christen; trad. Maria Emília Ferros MouraBPMP V7-11-138

AmigosEric Carle; trad. Ana M. NoronhaBMAG PL CAREa BPMP PL CAREa BPMP 0LI 010400

A joaninha resmungonaEric Carle; trad. Elisabete RamosBMAG 82-34 CARE BPMP 0LI 006820 BPMP PL CAREj

Papá, por favor, apanha-me a Lua Eric Carle; trad. Lisete Afonso, Isabelle BurattiBPMP 0LI 009917 BPMP PL CAREp

Queres brincar comigo?Eric Carle; adapt. Xosé BallesterosBMAG 087.5 CARE BMAG 087.5 CARE BPMP 0LI 008567

Da cabeça até aos pésEric Carle; trad. Ana M. NoronhaBMAG 087.5 CARE

A lagartinha muito comilona Eric Carle; trad. Ana Aires e Isabelle BurattiA divertida história de uma lagarta gulosa que se tornou mundialmente afamada e garantiu o reconhecimento do autor. Publicado originalmente em 1969, traduzido para mais de 66 idiomas, transformou-se num clássico do livro infantil. BMAG PL CAREl | BMAG 82-34 CARE | BPMP 0LI 007174

The very hungry caterpillarEric CarleBMAG PL-I CAREv

O artista que pintou um cavalo azul Eric Carle; trad. Ana M. NoronhaÁlbum escrito na primeira pessoa: “Sou artista e pinto”. Um cavalo azul, um crocodilo vermelho, são vários os animais de cores inesperadas que vão sendo apresentados, desconstruindo paradigmas sobre a arte. Uma homenagem ao pintor expressionista Franz Marc, que inspirou este livro e toda a obra de Eric Carle. BMAG PL CAREa | BPMP 0LI 008076 | BPMP PL CAREa