OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio...

8
- Segunda-feira Tema 1: estilo ENEM TEXTOS MOTIVADORES Texto I Os brasileiros, com mais de 60 anos, sonham em viver ao lado de companheiros que saibam compartilhar bons e maus momentos. Mas reclamam do mau humor, do egoísmo, da frieza e desrespeito com que são tratados. No Brasil, há aproximadamente 22,3 milhões de idosos, dos quais 15,5 milhões são homens e mulheres que chefiam suas famílias e fazem planos para o futuro. A conclusão está na pesquisa Idosos no Brasil, do Instituto DataPopular, entidade de consultoria. O diretor do Instituto DataPopular, Renato Meirelles, fez o levantamento de dados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e entrevistas nas principais cidades das cinco regiões do país, de outubro a dezembro de 2012. Segundo o pesquisador, 64% dos entrevistados reclamaram do mau humor, 55% do egoísmo, 46% do desrespeito e 25% da frieza. “São pessoas que buscam o companheirismo e, não o suporte. São pessoas que querem companhia e não gostam de ficar sozinhas, mas reclamam também da forma como são tratadas”, disse à Agência Brasil. (http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-06-15/idosos-sonham-com- felicidade-e-reclamam-do-desrespeito-dos-mais-jovens) INFORMAÇÕES GERAIS: Leia as propostas a seguir: elas foram feitas para atender às necessidades de ENEM, UVA, UECE e demais instituições, verifique qual delas se enquadra na situação da instituição que você deseja cursar. Esteja atento ao mínimo e ao máximo de linhas de seu texto. 01 04ª SEMANA OSG70143-17 - Victor Paulo es Laboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Transcript of OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio...

Page 1: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

- Segunda-feira

Tema 1: estilo ENEM

TEXTOS MOTIVADORES

Texto I Os brasileiros, com mais de 60 anos, sonham em viver ao lado de companheiros que saibam compartilhar bons e maus momentos. Mas reclamam do mau humor, do egoísmo, da frieza e desrespeito com que são tratados. No Brasil, há aproximadamente 22,3 milhões de idosos, dos quais 15,5 milhões são homens e mulheres que chefiam suas famílias e fazem planos para o futuro. A conclusão está na pesquisa Idosos no Brasil, do Instituto DataPopular, entidade de consultoria.

O diretor do Instituto DataPopular, Renato Meirelles, fez o levantamento de dados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e entrevistas nas principais cidades das cinco regiões do país, de outubro a dezembro de 2012. Segundo o pesquisador, 64% dos entrevistados reclamaram do mau humor, 55% do egoísmo, 46% do desrespeito e 25% da frieza.

“São pessoas que buscam o companheirismo e, não o suporte. São pessoas que querem companhia e não gostam de ficar sozinhas, mas reclamam também da forma como são tratadas”, disse à Agência Brasil.

(http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-06-15/idosos-sonham-com-felicidade-e-reclamam-do-desrespeito-dos-mais-jovens)

INFORMAÇÕES GERAIS:

Leia as propostas a seguir: elas foram feitas para atender às necessidades de ENEM, UVA, UECE e demais instituições, verifique qual delas se enquadra na situação da instituição que você deseja cursar. Esteja atento ao mínimo e ao máximo de linhas de seu texto.

01

04ª SEMANA

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 2: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Texto II

(https://www.facebook.com/tvrevolta/photos/a.192749844121804.49307.169983389731783/747624341967682/?type=1&theater)

Texto III O envelhecimento é desafio para qualquer país, mas o Brasil também enfrenta a velocidade dessa transição, muito maior do que ocorreu nos países desenvolvidos. A população idosa irá mais do que triplicar nas próximas quatro décadas, de menos de 20 milhões em 2010 para aproximadamente 65 milhões em 2050, passando a representar quase 50% dos habitantes do Brasil. Essa mudança drástica no perfil da população pressionará instituições como a previdência e os sistemas de saúde e educação, e pode criar gargalos para o crescimento e a capacidade do estado para financiar diversos serviços sociais.

02

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 3: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: “A construção de um Brasil preparado para a população idosa”, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Terça-feira

Tema 2: estilo ENEM

TEXTOS MOTIVADORESLeia:Texto I “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”

(Mario Quintana, Na volta da esquina)

Texto II Culturalmente, temos negado nosso direito de pouco fazer. Produzir sem cessar é o estereótipo vigente, atrelado às leis do trabalho. E à felicidade. Mas até essa ideia encontrou resistência. O pensador francês Paul Lafargue, por exemplo, pregou o “direito à preguiça” como uma luta verdadeiramente libertária. Já o teórico Jean Baudrillard defendia a escolha pelo ócio: “Não mudarei, qualquer que seja o curso dos acontecimentos. Detesto a atividade agitada dos meus concidadãos, a iniciativa, a responsabilidade social. São valores exógenos, urbanos, pretensiosos. São qualidades industriais. A preguiça é uma energia natural”.

(www.estadao.com.br, 23.01.2010. Adaptado)

Texto III Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

(Domenico de Masi, O ócio criativo)

03

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 4: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: “A necessidade de conciliar trabalho e tempo livre nos dias atuais”, apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Quarta-feira

Tema 3: estilo UVA Trump, assinou em janeiro decreto presidencial que prevê a construção de uma "grande barreira física" na fronteira com o México. "Uma nação sem fronteiras não é uma nação", afirmou "A partir de hoje, os Estados Unidos da América recuperam o controle de suas fronteiras. "Qual sua opinião sobre tal afirmação?

- Quinta-feira

Tema 4: estilo ENEM

TEXTOS MOTIVADORES

Texto INa cadeia, ex-goleiro Bruno carrega as chaves da própria cela

No Alto das Maravilhas, no meio de uma região de mata fechada encravada no município de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, há um presídio que só recebe condenados que cumprem pena em regime fechado. A penitenciária abriga hoje 175 homicidas, assaltantes, estupradores e traficantes, a maioria com mais de dezoito anos de cadeia. Não há policiais, carcereiros ou seguranças armados. Quem vigia todas as portas da penitenciária, das galerias e das celas são os próprios detentos. Não há guaritas de vigilância. O presídio é administrado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), uma organização não governamental que cuida de outras 47 unidades semelhantes em quatro estados. A penitenciária foi construída em 2006 em parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Hoje, abriga um dos detentos mais famosos do país. Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo condenado a 22 anos e 3 meses de reclusão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio, carrega as chaves da própria cela e trabalha vigiando os

04

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 5: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

demais detentos. Antes de chegar lá, Bruno passou por presídios convencionais, como o Nelson Hungria, o maior de Minas Gerais, e o Complexo de Bangu, o maior do Rio de Janeiro. A VEJA, o ex-goleiro diz que as penitenciárias tradicionais, em vez de recuperar os presos, acabam por torná-los ainda mais perigosos. “O sistema convencional não recupera ninguém”, afirma (leia aqui a entrevista).

(http://veja.abril.com.br/brasil/na-cadeia-ex-goleiro-bruno-carrega-as-chaves-da-propria-cela/)

Texto II'O inferno é o presídio', afirma ex-detento

“O inferno não é embaixo da terra; o inferno é o presídio”. Com essas palavras o ex-detento R.S. (*), 39 anos, definiu os 12 meses nos quais ficou encarcerado em uma penitenciária, na cidade de São Paulo. Na última terça (13), durante um encontro com empresários em São Paulo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que "preferia morrer" a ficar no sistema penitenciário brasileiro, o que gerou um debate durante a semana sobre a situação nas prisões. “Do fundo do meu coração, se fosse para cumprir muitos anos em alguma prisão nossa, eu preferia morrer”, afirmou. Preso por furto, o ex-detento R.S. enfrentou os piores momentos de sua vida dividindo uma cela, com capacidade para seis pessoas, com outros 56 presos. “É horrível. Você não tem privacidade, não tem lugar para todo mundo dormir. Ficava todo mundo no chão, no banheiro. Às vezes, tinha que revezar, cada um dormia um pouco”, relembra.

(http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/11/o-inferno-e-o-presidio-afirma-ex-detento.html)

Texto IIIA reinserção de presos no mercado de trabalho

Um desafio de políticas públicas que o Brasil ainda não enfrentou de verdade: a reinserção de presos e ex-presos no mercado de trabalho. E, no entanto, esta é uma tarefa urgente a ser encarada pelos governos, pelas empresas e pela sociedade. Desigualdades sociais e má distribuição de renda alimentam as altas taxas de delinquência e criminalidade em nosso país. Por isso, o sistema prisional brasileiro está no limite. Tem capacidade para abrigar 299 mil presos, mas acolhe, hoje, 470 mil pessoas, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional. 45% delas não têm o ensino fundamental completo. Este fato, agregado ao preconceito, torna a continuidade no crime a única “opção” para o ex-detento. Por isso, a taxa de reincidência criminal no país chega a 70%, uma das mais altas do mundo. Outro dado impressionante: há 550 mil mandatos de prisão a cumprir.

05

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 6: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Os governos não avançam em políticas públicas de reinserção porque a sociedade ainda vê com preconceito esta alternativa, considerando-a um “desperdício” de dinheiro público. Mas desperdício é deixar como está. A população carcerária no Brasil é composta fundamentalmente por jovens entre 18 e 29 anos.

(http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-reinsercao-de-presos-no-mercado-de-trabalho)

Texto IV

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Desafios para incluir os egressos do sistema carcerário brasileiro", apresentando proposta de intervenção cultural e que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Sexta-feira

Tema 5: estilo ENEMTEXTOS MOTIVADORES

Texto I Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.

(https://www.significados.com.br/solidariedade/)

06

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 7: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Texto II

Texto IIITRAGÉDIA NO RS TEM EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE

A tragédia que matou pelo menos 231 pessoas em Santa Maria (RS) gerou mobilizações em apoio aos parentes e amigos das vítimas. Na rede social Facebook, um grupo de voluntários criou a página Somos Santa Maria que, até o começo da noite deste domingo 27, contabilizava mais de 400 vagas para acomodação de parentes das vítimas na capital gaúcha Porto Alegre, que fica a 286 quilômetros de Santa Maria. Quem tiver interesse deve entrar em contato com José Cesar pelo telefone (51) 9259-3500. Mais informações podem ser encontradas no endereço da página no Facebook.

(http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/91884/Trag%C3%A9dia-no-RS-tem-exemplo-de-solidariedade.htm)

Texto IV Aprendi que fazendo um gesto de solidariedade nos tornamos vencedores, posso ser o único a trabalhar em um projeto, mas se eu acreditar terei apoio de muitos. Se eu fizer a minha parte cada um de uma maneira simples fará a sua. E se eu desejar mudar a história de alguém nunca estarei sozinho e se eu tiver a humildade de pedir ajuda milhares vêm para me ajudar nessa jornada. Podemos juntos acreditar em dias melhores, em pessoas melhores. E juntos construir um mundo melhor. E se me perguntarem o que me motiva a fazer isso, a ser parte de corrente solidária, já tenho minha resposta pronta, minha maior motivação é VER EM CADA ROSTO SOFRIDO UM SORRISO ESPONTÂNEO.

(Deliohttp://www.gruposolidario.com.br/depoimentos/index.php)

07

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

Page 8: OSG70143-17 - Laboratório de Redação 04º Semana Dionisio ......(Domenico de Masi, O ócio criativo) 03 Laboratório de Redação – Profes. Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O poder da solidariedade na sociedade brasileira", apresentando proposta de intervenção cultural e que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Sábado

Tema 6: estilo UVA No jornal Folha de São Paulo, de 2004, lia-se o seguinte: "A imprensa brasileira é corrupta? Ela pode ser comparada por forças políticas, por grupos econômicos ou pelo poder público? (...)" A partir desta pergunta escreva um texto dissertativo explorando o assunto central (atual e polêmico).

- Domingo

Tema 7: estilo UECE Para esta proposta, leia o texto seguinte (trecho) do cantor e compositor Herbert Vianna, encartado no Jornal Folha de São Paulo. O direcionamento do gênero textual a redigir será após essa leitura: "Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a autoimagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. (...)" Escreva uma CARTA ao compositor Herbert Vianna na qual você argumentará se é favorável ou contrário ao pensamento do artista. O texto epistolar será publicado no 'site' do referido jornal.

08

OSG70143-17 - Victor PauloesLaboratório de Redação – Prof . Dionisio e Marcos Melo - 13/02/2017