Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

32
CIRURGIÕES DENTISTAS Dr. João Paulo Lang CRO/SC 5078 Especialista Prótese Dentária Especialista Implantodontia Drª Mila Zuffo Lang CRO/SC 8204 Especialista Ortodontia Rua Independência • CEP 89.888-000 • Caibi - SC [email protected] (49) 3648.0401 São Carlos Monteiro Lobato, 178 (49) 3325.4516 Mondaí Odonto Esthetic (49) 3674.0622 Aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina reunião para dis- cutir a situação da UDESC no município. Deputado Ponticelli determinou a Depu- tada Luciane que faz parte das Comissões de Educação e Finança para que faça uma audiência destas comissões juntamente com a reitoria da UDESC. O Prefeito municipal de Águas de Chape- có André Max Tormen se reuniu na ultima semana com representantes da PROSUL, DEINFRA e o secretário da SDR de Palmitos, Elio Godoy. Na pauta do encontro, foram dis- cutidas algumas melhorias no tráfego da área urbana e rural da SC-283, no município de Águas de Chapecó. O Vice Douglas Gollmann assumiu pro- visoriamente a coordenação dos trabalhos frente à Secretaria da Saúde do Município,. O Secretário Ilton afasta-se temporaria- mente para tratar de sua saúde e considera- da a complexidade das atividades do setor o Prefeito Municipal designou o Vice-prefeito para assumir provisoriamente os trabalhos. Página 05 Página 08 Vereadores de Palmitos Se Reúnem com Deputados para discutir a situação da UDESC Prefeito de Águas De Chapecó se reúne com representantes da SDR, DEINFRA E PROSUL Vice-prefeito Douglas Gollmann as- sume provisoriamente a Secretaria da Saúde Página 04 Palmitos | Sexta-feira 14 de Junho de 2013 | Ano III – Nº 116 | Valor avulso: R$ 3,00 www.jopsc.com.br Autoridades e lideranças arculam criação da Associação dos Municípios da 29ª SDR Páginas 02 e 13 Nosso compromisso é regional!

description

 

Transcript of Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

Page 1: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

CIRURGIÕES DENTISTAS

Dr. João Paulo LangCRO/SC 5078

Especialista Prótese DentáriaEspecialista Implantodontia

Drª Mila Zu�o LangCRO/SC 8204

Especialista Ortodontia

Rua Independência • CEP 89.888-000 • Caibi - [email protected] • (49) 3648.0401

São Carlos • Monteiro Lobato, 178(49) 3325.4516

Mondaí • Odonto Esthetic(49) 3674.0622

Aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina reunião para dis-cutir a situação da UDESC no município. Deputado Ponticelli determinou a Depu-tada Luciane que faz parte das Comissões de Educação e Finança para que faça uma audiência destas comissões juntamente com a reitoria da UDESC.

O Prefeito municipal de Águas de Chape-có André Max Tormen se reuniu na ultima semana com representantes da PROSUL, DEINFRA e o secretário da SDR de Palmitos, Elio Godoy. Na pauta do encontro, foram dis-cutidas algumas melhorias no tráfego da área urbana e rural da SC-283, no município de Águas de Chapecó.

O Vice Douglas Gollmann assumiu pro-visoriamente a coordenação dos trabalhos frente à Secretaria da Saúde do Município,. O Secretário Ilton afasta-se temporaria-mente para tratar de sua saúde e considera-da a complexidade das atividades do setor o Prefeito Municipal designou o Vice-prefeito para assumir provisoriamente os trabalhos.

Página 05 Página 08

Vereadores de Palmitos Se Reúnem com Deputados para discutir a situação da UDESC

Prefeito de Águas De Chapecó se reúne com representantes da SDR, DEINFRA E PROSUL

Vice-prefeito Douglas Gollmann as-sume provisoriamente a Secretaria da Saúde

Página 04

Palmitos | Sexta-feira 14 de Junho de 2013 | Ano III – Nº 116 | Valor avulso: R$ 3,00 www.jopsc.com.br

Autoridades e lideranças articulam criação da Associação

dos Municípios da 29ª SDR

Páginas 02 e 13

Nosso compromisso é regional!

Page 2: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brESPECIAL

Os desafios da Nossa Região

As bandeiras, os sonhos, os ideais, quando focados, articulados, planejados e com as forças vivas da comunidade direcionadas

para o mesmo objetivo, sua realidade será só questão de tempo.

Quantas bandeiras já tivemos na nossa região que se tornaram realidade, como o asfalto para Ilha Re-donda, a UDESC, Agência do INSS, a própria SDR, entre outras. Hoje quais são as bandeiras ou os desa-fios que temos para juntos vislumbrarmos conquistas que venham beneficiar a nossa região e a nossa gente?

A criação da Associação dos Municípios é algo muito importante que está sendo tratado já há algum tempo pelos prefeitos. No entanto, o assunto agora está criando corpo e forma, e o momento também favorece, por se tratar do início dos mandatos dos atuais executivos municipais.

Uma comissão para tratar do assunto já foi for-mada tendo como membros o atual Secretário da 29ª SDR, ex-prefeito de São Carlos Élio Pedro Hoss Go-doy, o atual Prefeito de Mondaí Lenoir da Racho e o Ex-Secretário da SDR Alencar Fiegenbaum. Também indicados pela CDL de Palmitos o Ex-Secretário da SDR Rubens Fritz Prás e o reconhecido advogado e ex-prefeito de Palmitos Senhor Nilson Rigoni.

Os fatores positivos da concretização desta pro-posta são inquestionáveis e de elevada importância, para abraçarmos esta causa e somarmos forças atra-vés dos políticos e lideranças. Através dela e das de-mais organizações, levantaremos bandeiras na busca de investimentos para a região, que apresenta muita carência na educação, na saúde, na economia e em outros setores fundamentais para o desenvolvimento e para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

A 101.5 FM abre uma nova jornada, e se apresenta como uma ferramenta para o fomento destes desa-fios. A Criação da Associação dos Municípios na área da 29ª SDR é a Nossa primeira Bandeira. Vamos unir forças em prol do desenvolvimento regional. Juntos tornaremos ideais e sonhos em conquistas.

Gabriel GandolfiEconomista, Empresário e Diretor da 101.5 FM

A Criação da Associação dos Municípios na área da 29ª SDR é o Nosso Desafio. Vamos unir forças em prol do desenvolvimento regional. Juntos, vamos

transformar os ideais e sonhos em conquistas. A Associação dos Municípios em Nossa Região será mais um instrumento em favor do desenvolvimento. Ouça a 101.5 FM, de segunda a sexta-fei-ra, às 07h da manhã e às 12h30min, aos sábados no programa ENFOQUE e também leia o Jornal Oeste Popular, a opinião das autoridades e lideranças de Nossa Região.

Apoio a ideia. Com a Associação os Mu-nicípios teriam maior suporte quanto

às iniciativas e anseios que os municípios pos-suem. Nos dias de hoje é necessário agilidade nos encaminhamentos de demandas que sur-gem, por isso, a Associação com profissionais técnicos atenderiam prontamente. Os grandes debates sobre novos projetos nas regiões são discutidos de forma associativa e se os Muni-cípios não tiverem representatividade acabam ficando excluídos.

É de fundamental importância a criação da Associação de Municípios da 29ª Re-

gional, com certeza deverá ser um movimento suprapartidário, com o apoio da imprensa e da sociedade. Nós temos aqui na nossa regional muitas particularidades que se diferenciam da realidade de outros municípios. Por isso é im-portante criar esta nossa associação onde estes nossos Municípios da 29ª SDR, se assemelham e possuem situações em comum. Essa associação deverá ser uma ferramenta importantíssima de desenvolvimento regional. Sabemos que nossa economia é basicamente do setor agropecuário, e da qual nós devemos então buscar e defender os interesses dos nossos municípios da qual essa futura associação irá atender. Então temos esta expectativa de conseguirmos junto com a so-ciedade civil organizada, constituir esta impor-tante associação dos Municípios da Vale do Rio Uruguai ou da 29ª Regional .

O trabalho da Associação é dar um ampa-ro, um apoio aos municípios na criação

e elaboração de projetos, na assessoria contábil e Jurídica. Criar uma associação enxuta para atender os municípios com mais agilidade. E com esta estrutura que o Governo do Estado tem com as Secretarias Regionais já facilita, os prefeitos e os vereadores já vem para a SDR para a reunião do Conselho e já discutem os anseios da região, e nada mais fácil e melhor seria trocar essas ideias a nível de associação dos municí-pios. Com certeza, a população como um todo só viria a ganhar, sem falar da própria redução de investimentos que os municípios fariam com essas associações que eles pertencem hoje. Eu diria assim, que só temos a ganhar, só tem be-nefícios para quem trabalha, para os gestores públicos, prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras, só teriam a ganhar com a criação da associação dos municípios.

É um assunto muito interessante e que interessa aos municípios aqui da nossa

região. O objetivo principal é criar uma asso-ciação totalmente enxuta, formada por profis-sionais realmente necessários, sem inchaço da máquina administrativa e voltada para os in-teresses dos municípios. A ideia é formar esta associação com os municípios da faixa do Rio Uruguai, vindo de São Carlos até Itapiranga.

As vantagens que a gente prevê é uma asso-ciação nova que possa dar um apoio mais dire-to aos municípios, fazer aquilo que realmente é necessário e sem empreguismo, ou seja, que se faça aquilo que os municípios realmente preci-sam.

ENQUETE:TEMA DA SEMANA: A criação da Associação dos Municípios na Regional da 29ª SDR

NOME: Delton Paulo BalbinotContador Público

NOME: Élio GodoyEx-Prefeito de São Carlos e Secretário de Desenvolvimento Regional da 29ª SDR

NOME: Rubens Fritz PrássEmpresário, Funcionário Público e Ex-Secretário da 29ª SDR

NOME: Lenoir da RochaPrefeito de Mondaí

Page 3: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

314 de Junho de 2013 jopsc.com.br jop

E RIQUEZA

Também temos estofaria

própria para termos os menores preços da região.

Bittencourt Estofados

Rua 7 de Setembro , 540 - Caibi-SC (49) 3648 0268

(49) 3648 0268

Loja BOM PREÇO

Móveis usados com ótimos preços

Rua 7 de Setembro - ao lado ja Loja Pazetto

COMPRA - TROCA - VENDE

Frutas vermelhas e roxas auxiliam na memória

Bolsas de Estudo

Mito ou Verdade?É verdade que tomar qualquer tipo de bebida

durante as refeições não é bom?

DÚVIDAS FREQUENTES

Pneus aro 13 radial nacional apenas R$ 155,00 (montado)

Promoção18 anos de

Rua São Domingos, 700 - Caibi - SC

(49) 3648 0141

-Pneus Novos e Recapados-Borracharia-Balanceamento-Geometria-Vulcanização de Pneus-Recapagem em Geral-Mecânica Leve e -Troca de óleo- Concerto de Rodas

Novidade>> Balanceamento de pneus para toda linha PESADA

Novo equipamento super moderno adquirido por

& promoçãopneus aro 14

PiadaPartes do Cérebro

Depois de acabar de explicar, o professor pergunta para Joãozinho, que estava distra-ído: -Joãozinho, você sabe me dizer em quantas partes se divide o cérebro humano? -Ah, professor... Depende da pancada, né?

Cumprimento é o ato de cum-primentar, saudar alguém. Por exemplo:

Fernanda encontrou sua amiga e a cumprimentou pela aprovação no vestibular.

Ontem passei por meu ex-namora-do na rua, mas não o cumprimentei, fingi que não o vi.

Frutas vermelhas e roxas como morango, amora, açaí e mirtilo ajudam a garantir a saúde do cérebro em ido-sos. Estudos demonstram que essas frutas ativam um

mecanismo de defesa do corpo que limpa e recicla prote-ínas tóxicas ligadas a problemas mentais como perda de memória.

Cursar uma faculdade é o sonho de muitos es-tudantes que vêem a

universidade como a principal chance para melhorar de vida, afinal, o mercado de trabalho atual é bastante exigente e quem não passa pela academia fica atrás na corrida por um bom emprego. Mas as vagas em ins-tituições públicas são escassas e muitas vezes passam à frente aqueles que tiveram oportuni-dade de estudar e se preparar melhor em escolas particulares.Se depois da maratona de pro-vas em universidades públicas você não conseguiu aprovação é hora de partir para o “plano B”, a faculdade particular. O preço exorbitante das mensa-lidades tem deixado estudan-tes fora das instituições, mas a boa notícia é que o valor alto dos cursos pode ser ameniza-do com o auxílio de bolsas ou financiamentos.Além do Programa Universida-de Para Todos (ProUni), já ex-plorado pelo Vestibular Brasil Escola, existem outras possibi-lidades de auxílio ao estudante do ensino superior.:•Bolsa de estudo no Brasil para estrangeirosConheça as regras do PEC-G e o processo seletivo de estran-geiros na Unilab e Unila.•Bolsa DeficiênciaBenefício pode ser concedido tanto para o aluno portador de deficiência como para quem se habilita a ajudá-lo nas ativida-des acadêmicas.•Bolsa EmpresaA dica é investir num curso li-gado à sua área de atuação.•Bolsa FilantrópicaUniversidades comunitárias

são obrigadas por lei a conce-der o benefício.•Bolsa Universidade Escola da FamíliaO convênio entre o Governo de São Paulo e universidades ga-rante 100% de gratuidade.•Bolsa Universitária OVGBenefícios podem ser parciais ou integrais. Programa é fruto da parceria entre a Organiza-ção das Voluntárias de Goiás e o estado.•Bolsas EspecíficasInstituições públicas oferecem auxílios para estudantes de bai-xa renda.•Ciências sem FronteirasPrograma do Governo Federal que concede bolsas de estudo no exterior para estudantes de graduação e doutorado.•FIESA universidade pretendida deve ter avaliação positiva fren-te ao MEC. Regras mudaram em 2011.•Fundação EstudarÉ preciso estar bem preparado para brigar por uma destas bol-sas.•Mais EstudoEmpresa oferece bolsas de es-

tudo em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e téc-nicos.•PRAVALERO estudante pode pagar 50% da mensalidade em até o dobro do tempo do curso.•Programa Nacional de Bolsa PermanênciaEstudantes carentes, indígenas e quilombolas de universidades e institutos federais podem so-licitar bolsa de estudo.•Projeto BITECO universitário tem que desen-volver um projeto para uma micro ou pequena empresa.Fonte: Brasil Escola : http://vestibular.brasilesco-la.com/bolsas-estudo/

Mito. Até 1 copo de 200ml não atrapa-lhará na digestão. O

recomendado é beber água ou suco de frutas com baixas calorias. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e, em geral, em cafe-ína, que prejudicam a absor-ção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.

Comprimento é a medida de alguém ou de alguma coisa. Por exemplo:

A professora perguntou qual era meu comprimento e eu disse a ela que meço 1,60m.

Qual o comprimento desta faixa?

“Cumprimento” ou “Comprimento”?

TEMA DA SEMANA: A criação da Associação dos Municípios na Regional da 29ª SDR

Page 4: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

4 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

Emitimos o seu documento NA HORA

Emprestimo para aposentados e pensionistas

Décio Lima participa de festividades de aniversário de Caibi

Vereadores de Palmitos Se Reúnem com Deputados para discutir a situação da UDESC

O deputado federal Décio Lima (PT/SC) participa, na noite desta quinta-feira, dia 6, a convite do prefeito Dilair Me-

nin, do cerimonial de entrega de equipamentos agrícolas para Caibi. A solenidade faz parte das comemorações pelos 48 anos deste município do Extremo Oeste catarinense.

A entrega dos equipamentos agrícolas será às 19 horas, na praça central da cidade. Na oportu-nidade, o deputado Décio Lima entrega uma esca-vadeira hidráulica, no valor de R$ 300 mil, obtida por seu gabinete junto ao Ministério do Desenvol-vimento Agrário.

Atendendo ao Pedido do Presidente da Câ-mara Municipal de

Vereadores de Palmitos Volmar Gandolfi aconteceu na Assem-bléia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópo-lis reunião na quarta-feira dia 05 para discutir a situação da UDESC no município.

Por parte da Assembléia Legislativa além do Presidente Deputado Joares Ponticelli es-tavam presentes os Deputados Mauricio Eskudlark, Reno Ca-ramori, Marcos Vieira e Lucia-ne Carminatti, já pela Câmara de Palmitos além do Presidente Volmar estavam na reunião os vereadores Moacir Delazere Líder do PSDB, José Carlos Vi-dori Líder do PP, Loreci Maria Orsolin Pfeifer Líder do PT, Márcia Rejâne Hirsch Líder do PSD e Presidente da Comissão de Educação e Rodemar Leo-cir Kussler Primeiro Secretário também esteve presente o Pre-

feito Norberto.Na abertura da discussão

o presidente Volmar colocou da cobrança da comunidade Palmitense e região quanto à implementação de cursos para atender a expectativa de Pal-mitos e região quanto ao com-promisso da UDESC assumido quando houve a saída do curso de enfermagem o que pratica-mente inviabilizou a estrutura existente, estrutura esta cons-truída com a participação da comunidade.

Após o relato dos vereado-res e do Prefeito Norberto o que mais chamou a atenção do Pre-sidente da ALESC e dos depu-tados presentes foi uma das ar-gumentações por parte do vice reitor quando esteve presente em sessão ordinária na Câmara de Palmitos, que disse não ha-ver recursos para a implantação de novos cursos da UDESC, re-cursos financeiros.

Para Ponticelli este argu-

mento não procede, até por-que para a descentralização da UDESC a assembléia ampliou os repasses financeiros, aumen-tando na época o duodécimo. De imediato o Deputado Pon-ticelli determinou a Deputada Luciane que faz parte das Co-missões de Educação e Finança para que faça uma audiência destas comissões juntamente com a reitoria da UDESC e com os representantes do município de Palmitos ainda para este mês de junho. Ponticelli foi enfático, se a UDESC não atender o com-promisso firmado com a região a ALESC vai rever o repasse do duodécimo inclusive pedindo a devolução do percentual au-mentado na época. O presiden-te Volmar Gandolfi bem como os demais vereadores e o pre-feito Norberto comemoraram o resultado do encontro e aguar-dam otimistas a audiência que acontecerá ainda este mês em Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Federal Décio Lima

Pref. Norberto, Dep. Luciane, Ver. Márcia, Dep. Marcos, Dep Mauricio, Dep Joares, Pres. Volmar, Dep Reno, Ver. Moa, Ver. Vidori, Ver. Lori, Ver. Rudi

Assessor de Imprensa/Nilton Dacroce/Divulgação JOP

Palmitos receberá duas máquinas pelo programa PAC II

Uniforme para os alunos da Rede Municipal de Riqueza

O município de Palmitos re-ceberá uma retroescavadeira e uma motoniveladora (patrola), através do Ministério do Desen-volvimento Agrário – MDA, pelo programa PAC II.

Dando prosseguimento à ação para recuperação de estra-das vicinais foi divulgada a nova lista de municípios que receberão retroescavadeiras e motonivela-doras, mediante a publicação das Portarias MDA n. 43 e 44 no Diá-rio Oficial da União, do dia 27 de maio de 2013.

De acordo com o MDA, os Municípios serão convocados para recebimento dos bens. Con-

forme informação repassada pela Assessora de Planejamento An-dréia Fadani Schenatto, “ainda não há datas definidas para a en-trega, porém conforme informa-ções da Presidenta Dilma a retro-escavadeira será nos próximos meses e a motoniveladora ainda não tem previsão, podendo ser entregue até no início de 2014”.

O Prefeito Norberto Gonzat-ti afirma que “o aumento no nú-mero de maquinário em Palmi-tos representa mais condições de trabalho, o que beneficia direta-mente a população do meio rural e agricultores, com melhoramen-to de estradas vicinais e acessos.”

Pensando em unifor-mizar nossos alunos na quinta feira dia 06

de junho de 2013 foram entre-gues nas escolas municipais de Riqueza, no Centro Educacio-nal Nedyr Spezzatto, no Centro Educacional Izabel Bassani e o Centro Municipal de Educação

Infantil Gessy Spier Averbeck, duas camisetas e também pen-sando na prevenção de cáries foi entregue um kit de higiene bu-cal (escova, creme e fio dental). Salientamos ainda que a partir desta data todos os alunos de-vem vir para a escola com o uni-forme.

De acordo com o MDA, os Municípios serão convocados para recebimento dos bens

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Palmitos - SC/Divulgação JOP

Roseli Machry/Assessoria de Imprensa/Divulgação JOP

Page 5: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

514 de Junho de 2013 jopsc.com.br

Apartir de R$ 25,00 Reais em compras dentro do perímetro urbano entrega à domicílio

Aceitamos pedidos para festas, 10 à 15% de desconto

9116 88828800 1647

Fone:

Rua Independência, n 237 - ao lado da Mecânica Schimitt

Palmitos- SC

GERAL

Jóias Relógios Óculos solares Artigos para presentes

Completo serviço de ótica

ComérCio em geral

“a mais Completa da Cidade”e-mail: [email protected]

Fone: (49) 3675 0000Rua Costa e Silva, 09 - Riqueza - SC

ComerCial rutzen ltda

para esta semana

25%de desContoConfeCções de inverno

Vende-se

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNCAS

Completo e em funcionamento em Palmitos - Instalado há 4 anos

Convênios: UNIMEDCis AmeriosCASSICAAS

Tratar fone: 49 9122 0595

49 3325 451849 9119 361949 8816 2887

Edevane Scopel Guerini

Lidia CoitoEng.segurança do trabalho

Tec. segurança do trabalho

Festividades dos 48 anos de Caibi encerram com grande sucesso

Prefeito de Águas De Chapecó se reúne com representantes da SDR, DEINFRA E PROSUL

Uniforme para os alunos da Rede Municipal de Riqueza

forme informação repassada pela Assessora de Planejamento An-dréia Fadani Schenatto, “ainda não há datas definidas para a en-trega, porém conforme informa-ções da Presidenta Dilma a retro-escavadeira será nos próximos meses e a motoniveladora ainda não tem previsão, podendo ser entregue até no início de 2014”.

O Prefeito Norberto Gonzat-ti afirma que “o aumento no nú-mero de maquinário em Palmi-tos representa mais condições de trabalho, o que beneficia direta-mente a população do meio rural e agricultores, com melhoramen-to de estradas vicinais e acessos.”

O Governo Municipal de Caibi, através da Comis-são Central Organizado-

ra, finalizou a programação das festi-vidades do aniversário de 48 anos de Emancipação Político-Administrati-va, comemorado neste mês de Junho. Desde o dia 26 de Maio, vários even-tos marcaram as comemorações. Se-gundo o vice-prefeito e coordenador das festividades Elói Líbano, foram entidades, escolas, funcionários pú-blicos e a população que fizeram o sucesso de todos os eventos.

No dia 26 de Maio, o III Gaitaço reuniu aproximadamente 80 gai-teiros de toda a região. A abertura Oficial da Semana do município

aconteceu no dia 31 de Maio, com apresentações culturais e pronuncia-mentos. No dia 1º de Junho, mesmo debaixo de muita chuva, a 5ª Corri-da Rústica conseguiu reunir cerca de 300 corredores de 45 municípios de todo o Brasil. A festa do leitão em Linha Rosário, realizada no dia 2, também superou todas as expecta-tivas dos organizadores. No dia 5, a produtividade do milho foi tema do Seminário Municipal da Agricultu-ra, realizado no Centro dos Idosos, com palestra do especialista Antônio Fancelli. O aniversário do município, 6 de junho, foi marcado por várias festividades, iniciando com matea-da, missa, almoço na Praça e à noite,

Mesa da Confraternização e show/baile com Cosmo Express. No dia 7, a Ação pela Cidadania, atendeu cerca de 450 pessoas, num verdadeiro mu-tirão de trabalhos e orientações, com corte de cabelo, confecção de identi-dade, CPF, exames de HGT, mostra de pinturas e atividades do trânsito.

“Foram festividades simples, mas que foram organizadas com todo o carinho e dedicação pela Comissão Organizadora e entidades parcerias, ressaltando a importância da partici-pação dos 48 anos de Caibi encerram com grande sucessoa população em todos os eventos, que foram sinôni-mo de sucesso”, comentou o coorde-nador.

O Prefeito municipal de Águas de Chapecó André Max Tormen se reuniu na

ultima semana com representantes da PROSUL, DEINFRA e o secretário da SDR de Palmitos, Elio Godoy. Na pauta do encontro, foram discutidas algumas melhorias no tráfego da área urbana e rural da SC-283, no municí-pio de Águas de Chapecó. Para o tre-cho da área industrial, foi sugerida a construção de uma pista para trânsito de pedestres e ciclistas, uma vez que muitas pessoas fazem uso desse trecho para se dirigirem ao trabalho. Já na área urbana, foram sugeridas melhorias no trevo de acesso, placas de sinalização, entre outras. Essas sugestões poderão ser incluídas nas obras de revitalização da SC-283, que está prevista para breve.

Infantil Gessy Spier Averbeck, duas camisetas e também pen-sando na prevenção de cáries foi entregue um kit de higiene bu-cal (escova, creme e fio dental). Salientamos ainda que a partir desta data todos os alunos de-vem vir para a escola com o uni-forme.

Na pauta do encontro, foram discutidas algumas melhorias no tráfego da área urbana e rural da SC-283, no município de Águas de Chapecó

Fonte: Assessoria de Imprensa/Divulgação JOP

Festa Junina neste dia 15 de junho em Mondaí

Vem chegando uma das épocas mais animadas do ano: época das festas de São João. Pensando nisso as APPs das Escolas Elizabeth Ramminger e Gessy

Spier Averbeck, convidam você e sua família para se divertir na tradicional Festa Junina, no próximo dia 15 de junho, a partir das 14:00hrs no Ginásio de Esportes da Escola Elizabe-th Ramminger.

O arraiá deste ano vai ser prá lá de bom! Haverá apresen-tações caipiras das duas Escolas e muita música e animação, com ingresso livre para todos.

O convite se estende para todas as famílias, para que com-pareçam, dancem e se divirtam na festa e também nos brin-quedos infláveis que estarão à disposição da garotada. Além de tudo isso, não poderia faltar as deliciosas comidas típicas: pipoca, rapadura, batata doce, pinhão, quentão e bebidas em geral. Você não vai ficar de fora, vai?

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação - Eduardo Gasparin/Divulgação JOP

Fonte: Assessoria de Impresa - Eliza Suelo/Divulgação JOP

Page 6: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

6 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

Encontro da FamíliaContinua a campanha contra a Poliomielite em Palmitos

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco Secretaria Municipal de Saúde de Caibi convida Alunos para refletirem sobre os malefícios

Mondaí

O Centro de Aten-ção Psicossocial (CAPS) de Mondaí

realizou na noite do dia 06 de junho, na Casa da Cultura, o III Encontro da Família cujo tema abordado foi” FAMÍLIA SUPE-RAÇÃO E REINSERÇÃO SO-CIAL”

O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoria-mente, os conceitos de papéis e funções. Em todas as famílias, independentemente da socie-dade, cada membro ocupa de-terminada posição, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, dentre outros, sendo orientados por papéis. Papéis estes, que não são mais do que, “as expectativas de comporta-mento, de obrigações e de di-reitos que estão associados a uma dada posição na família ou no grupo social.”As famílias assumem funções de proteção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente.

A família deve responder às

mudanças externas e internas de modo a atender às novas cir-cunstâncias sem perder a conti-nuidade, proporcionando sem-pre um esquema de referência para os seus membros (MINU-CHIN, 1990).

Existe consequentemente, uma dupla responsabilidade, isto é, a de dar resposta às ne-cessidades quer dos seus mem-bros, quer da sociedade (STA-NHOPE, 1999), cujas funções são: Gerar afeto entre os mem-bros da família; Proporcionar segurança e aceitação pessoal; Proporcionar satisfação e senti-mento de utilidade, através das atividades que satisfazem os membros da família; Propor-cionando relações duradouras entre os familiares; Proporcio-nar estabilidade e socialização; Impositora da autoridade e do sentimento do que é correto, re-lacionado com a aprendizagem das regras e normas, direitos e obrigações características das sociedades humanas.

Em Palmitos e no Brasil todo iniciou no sába-do, dia 08 de Junho, a

Campanha de vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de 6 meses a 5 anos devem ser imu-nizadas, até o dia 21 de junho de 2013.

A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápi-da, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose.

Conforme a Enfermeira Franciole M. B. Mallmann, res-ponsável pela Vigilância Epide-miológica, “as Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Bairro Bagatini, no Sábado DIA “D”, va-cinaram cerca de 300 crianças, isso corresponde a mais de 30% da população alvo.”

No momento da vacinação as crianças ganharam pirulito, cartões para guardar as caderne-tas de vacinas, balões e fizeram brincadeiras, incluíndo a cama elástica.

A Secretaria de Saúde e o se-tor de Vigilância Epidemiológica agradecem aos pais, responsá-veis, divulgadores e colaborado-res: Rotary Club, Rotaract Club e Loja Benoit, pela participação.

Todos os anos, em 31 de Maio, a Organização Mundial da Saúde e parceiros em todos os lugares marcam o Dia Mundial Sem Ta-baco, tendo como destaque os ris-cos de saúde associados ao uso de tabaco e reinvindicando cada vez mais possibilidades eficazes para reduzir o consumo de tabaco, uma vez que o uso do tabaco é a maior causa evitável de morte no mundo e atualmente é responsá-vel pela morte de um em cada 10 adultos no mundo, tendo apenas a frente o número de mortes evi-táveis por alcool.

Respeitando a regra do Pro-grama de Controle ao Tabagismo, implantado no município de Cai-bi, desde 2007, com significativos resultados na população Caibien-se, a equipe de profissionais do Departamento Municipal de Saú-de, esteve nas dependências da Escola Reunida Municipal Pedro

Ivo Campos, durante todo o dia 29 de Maio, para chamar a aten-ção dos alunos sobre o Dia Mun-dial sem Tabaco.

A Psicóloga Cassiane Letí-cia Aléssio Destri, coordenadora do programa, juntamente com a Enfermeira Rubia Paula Perin, explanaram de forma dinâmi-ca aos alunos de 1° Ano até o 5º Ano, informações referente aos Malefícios do cigarro para quem fuma e para quem convive com o fumante.Tendo como objetivo

principal desta campanha criar a ideia de “proteger as gerações pre-sentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco”.

Neste dia, além de explanar as informações, foi lançado o desafio do melhor desenho e a melhor produção textual. Tendo como re-gra que os alunos do 1º ao 3º ano criem um desenho sobre a cam-panha, com o propósito de cha-mar atenção aos fumantes sobre o mal que o cigarro causa, da mes-ma forma prevenir que gerações futuras fumem e, aos alunos de 4º e 5º ano, que construam um tex-to contendo a mesma ideia. Será feita a escolha de um desenho e um texto que serão premiados e utilizados como slogan para a campanha de 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O Encontro abordou tema de Superação e Reinserção Social

Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determina-da posição

Fonte: Assessoria de Imprensa - Eliza Suelo/Divugação JOP

Os professores da rede municipal de ensino de São Carlos parti-

cipam de encontros com a Se-cretaria de Educação, com a fi-nalidade de desenvolver a rees-truturação do currículo escolar. Conforme a secretária da pasta, Tania Bif, as reuniões iniciaram no mês de maio, e se estenderão até o final de junho.

De acordo com a orientado-ra pedagógica, Janete Giongo, que realiza as reuniões com os professores, a iniciativa nasceu a partir de uma necessidade percebida após a implantação do Pacto Nacional de Alfabeti-zação na Idade Certa, o PNAIC. O pacto visa a alfabetização de crianças na idade correta, até os oito anos, nas áreas de língua portuguesa e matemática, e foi implantado na rede municipal em 2013. “A partir da implan-tação do PNAIC, percebemos que toda a rede precisava des-ta reestruturação. Estamos nos reunindo de forma separada por turmas em cada escola mu-nicipal”, explicou. Janete avalia

Chefe de Gabiente, Hermes Franciscatto aproveitou para vacinar os netos

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Palmitos - SC/Divulgação JOP

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação - Eduardo Gasparin/Divulgação JOP

Page 7: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

714 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Palmitos

Currículo escolar da rede municipal de ensino é reestruturado

São Carlos

Nilton Dacroce/Assessor de Imprensa/Divulgação JOP

(49) 3647 0081

Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determina-da posição

Na terça-feira dia 11 do mês de Junho deu-se, no Plenário Oguidio Peiter situa-do na Câmara Municipal de Vereadores de Palmitos às 18 horas, a segunda Sessão Ordinária do fluente mês, primeira Sessão Legislativa, da Décima Quinta Legislatura.

Após a aprovação da ata da sessão anterior por unanimidade o Primeiro Secretário da Mesa Dire-tora Rodemar Leocir Kussler fez a leitura do Expe-diente do Dia. Em seguida baseado nos artigos 143 e 144 do Regimento Interno, colocou-se em discus-são e votação o pedido de regime de urgência ur-gentíssima do Projeto de Lei n° 040/2013. Ninguém se manifestou. Colocado em votação o Pedido de Regime de Urgência Urgentíssima foi aprovado por unanimidade.

O senhor vereador José Carlos Vidori solicitou ao Presidente que consulte as bancada para que en-trasse na ordem do dia a Moção nº 004/2013 em vir-tude do evento ao qual a moção visa apoiar ocorrer ainda nesta semana. Em consulta a solicitação foi aprovada por unanimidade.

Na sequência passou para à ORDEM DO DIA. Inicialmente foi colocado em 2ª discussão o PROJE-TO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 008/2013. Que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICI-PAL A CONCEDER A ISENÇÃO TRIBUTÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Ninguém se ma-nifestou. Colocado em 2ª votação o Projeto de Lei Complementar foi aprovado por unanimidade.

Prosseguindo foi colocado em discussão o PRO-JETO DE LEI Nº. 033/2013. Que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRI-BUIR FINANCEIRAMENTE COM A ASSOCIA-ÇÃO DE ARTESÃO E ARTISTAS PLÁSTICOS DE PALMITOS - PALMIART, E DÁ OUTRAS PROVI-DÊNCIAS. Manifestou-se a vereadora Márcia justi-ficando o projeto de lei e pedindo a aprovação dos demais colegas. Colocado em votação o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Dando continuidade foi colocado em discussão o PROJETO DE LEI Nº 034/2013. Que AUTORIZA A ALTERAÇÃO DA LEI ORÇAMENTARIA ANU-AL, ATRAVÉS DA ABERTURA DE UM CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMEN-TO VIGENTE DO MUNICIPIO DE PALMITOS E

DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Ninguém se ma-nifestou. Colocado em votação o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Em seguida foi colocado em discussão o PRO-JETO DE LEI Nº 035/2013. Que AUTORIZA A ABERTURA DE UM CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE DO MUNICÍPIO DE PALMITOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Manifestou-se a vereadora Már-cia mais uma vez pedindo o voto favorável dos edis. Colocado em votação o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Prosseguindo foi colocado em discussão o PRO-JETO DE LEI Nº 037/2013. Que AUTORIZA A AL-TERAÇÃO DA LEI ORÇAMENTARIA ANUAL, ATRAVÉS DA ABERTURA DE UM CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMEN-TO VIGENTE DO MUNICIPIO DE PALMITOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Ninguém se ma-nifestou. Colocado em votação o Projeto de Lei foi aprovado por maioria. Sendo que o Vereador Jair José Schena se absteve do voto.

Na sequência foi colocada em discussão a MO-ÇÃO DE APOIO Nº 004/2013 ao Dia Nacional da Mobilização. De autoria do senhor vereador José Carlos Vidori, com o apoio de todos os edis da Casa de Leis. Manifestaram-se os edis José Carlos Vido-ri e Rineldo Domingos Perin ambos justificando a moção, pedindo voto favorável dos demais colegas e o vereador Rineldo se comprometendo em parti-cipar do evento que a moção apóia. Colocado em votação a Moção de Apoio foi aprovada por unani-midade.

Em seguida foi colocada a INDICAÇÃO N° 059/2013, de autoria da senhora vereadora Loreci. Na justificativa oral em plenário, a senhora vereado-ra Loreci explicou o motivo de sua indicação e pe-diu o apoio e voto favorável dos demais vereadores. Colocada em votação a Indicação foi aprovada por unanimidade.

Após os informes de Mesa e a Palavra Livre o Presidente Volmar Gandolfi agradeceu a presença de todos, declarou encerrada a Sessão, convidando a todos para estarem presentes no próximo dia 18 de junho de 2013, na próxima Sessão Ordinária, às dezoito horas, no mesmo local.

Os professores da rede municipal de ensino de São Carlos parti-

cipam de encontros com a Se-cretaria de Educação, com a fi-nalidade de desenvolver a rees-truturação do currículo escolar. Conforme a secretária da pasta, Tania Bif, as reuniões iniciaram no mês de maio, e se estenderão até o final de junho.

De acordo com a orientado-ra pedagógica, Janete Giongo, que realiza as reuniões com os professores, a iniciativa nasceu a partir de uma necessidade percebida após a implantação do Pacto Nacional de Alfabeti-zação na Idade Certa, o PNAIC. O pacto visa a alfabetização de crianças na idade correta, até os oito anos, nas áreas de língua portuguesa e matemática, e foi implantado na rede municipal em 2013. “A partir da implan-tação do PNAIC, percebemos que toda a rede precisava des-ta reestruturação. Estamos nos reunindo de forma separada por turmas em cada escola mu-nicipal”, explicou. Janete avalia

os encontros realizados como produtivos, e ainda comenta que os professores tem destaca-do os benefícios do programa implantado nas salas de aula. “Os professores relatam expe-riências muito boas quanto ao PNAIC. Estão gostando muito”, acrescentou.

Para a secretária de educa-ção, Tania, as mudanças são necessárias, uma vez que o pro-cesso de ensino e aprendizagem são extremamente dinâmicos. “Educandos e educadores, constroem e formam, através de processos de valorização e do cotidiano que vivenciam, o currículo ideal para o de-senvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos”, argu-mentou. Ela ainda explica que a reestruturação envolverá desde a educação infantil até o nono ano. No mês de julho será rea-lizado um seminário durante a semana pedagógica, que apre-sentará as propostas para as mudanças no currículo.

O pacto visa a alfabetização de crianças na idade correta

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos - Adriane Werlang Lula

Page 8: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

8 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

CLADIMIR HAMMERSCHMITT CORRETOR DE IMÓVEIS -

CRECI Nº 21.403

Temos diversas chácaras na beira do Rio Chapecó, com mil metros, quadrados, abaixo do salto do Rio Chapecó, local muito lindo ideal para pesca e lazer, com acesso de barco ao rio. Os preços variam de 20 a 25 mil reais.Terrenos no Bairro Bom Pastor em Águas de Chapecó com preço a partir de 22 milCasa Loteamento Menzel 02 pisos por r$ 160.000,00

Temos diversos imóveis para venda em Pratas, São carlos, Águas de Chapecó e Chapecó. Os preços variam de r$ 30 mil à 250 mil.

Chácaras na saída para Linha Marcelino na Beira do Rio Chapecó por 25 mil, terrenos com 750m², entrada de cinco mil mais parcelas.

Amplo escritório que oferece serviços de contratos, seguros, de automóvel e residencial, encaminhamentos de DPVAT e empréstimo para aposentados

VENDE – ALUGA – COMPRAFONE:49 33255249 49 91479511 49 91626058

Municípios recebem orientações sobre programas habitacionais

Vice-prefeito Douglas Gollmann assume provisoriamente a Secretaria da Saúde

Curso de desenho Mangá atrai adolescentes em Mondaí

Cunha PorãSDR Palmitos

Os municípios perten-centes à Secretaria de Estado de Desen-

volvimento Regional de Palmi-tos participaram, nesta terça-fei-ra, 4, de uma reunião que teve a finalidade de divulgar informa-ções sobre os novos programas habitacionais da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC). O evento foi coordenado pelo diretor pre-sidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt.

Em pauta a apresentação das ações da Cohab/SC direcionada ao atendimento da demanda ha-bitacional. “O Programa A Casa é Sua tem como finalidade via-bilizar a escritura definitiva do imóvel a aproximadamente 24 mil famílias catarinenses que já foram beneficiadas pela Cohab nas últimas décadas”, destacou Heiderscheidt e lembrou ainda que com a parceria das prefeitu-ras, o órgão de habitação irá ga-rantir mais de 90% de economia no valor pago pelas taxas neces-sárias para o registro do docu-mento nos cartórios do Estado.

Além de auxiliar na obtenção da escritura aos mutuários com fi-nanciamentos quitados, a Com-panhia proporcionará descontos para aqueles que optarem pela renegociação dos débitos.

Sobre o Cohab Oportunida-des, o presidente explicou que tem como objetivo o atendi-mento as famílias catarinenses, com renda superior a dois sa-lários mínimos, que pretendem sair do aluguel e possuem um lote para construir a casa pró-pria. “A Companhia irá finan-ciar uma moradia de 42 metros quadrados, no valor estimado de R$ 35 mil, em 240 parcelas de cerca de R$ 300 mensais, com juros de 4,5% ao ano. O progra-ma, que será um convênio entre Cohab/SC, prefeituras, Casan e Celesc, projeta a construção de cinco mil novas unidades ha-bitacionais em Santa Catarina, com um investimento de apro-ximadamente R$ 170 milhões”.

O Programa Cohab Social é uma proposta para contemplar famílias de baixa renda. “Nesta nova ação da Companhia, será

financiado para as prefeituras R$ 15 mil, para cada família carente a ser beneficiada, desti-nados à construção de uma casa de madeira ou alvenaria de 36 metros quadrados. Cada habita-ção terá dois quartos, banheiro e sala com cozinha conjugada”.

Heiderscheidt salientou que os projetos arquitetônico, elétri-co, hidrossanitário, bem como a Autorização de Responsabilida-de Técnica de Obras e Serviços (ART), serão disponibilizados pela Cohab gratuitamente. As prestações do financiamento a serem pagas pela prefeitura par-ceira serão de aproximadamente R$ 100 mensais, por um período de 240 meses. Também caberá à prefeitura a seleção das famílias comprovadamente carentes.

Além disso, Heiderscheidt apresentou os programas do Go-verno Federal como o Programa Minha Casa Minha Vida 2; Fun-do de Arrendamento Residen-cial (FAR); Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e Recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na manhã desta se-gunda-feira (10), o Vice Douglas Goll-

mann assumiu provisoriamen-te a coordenação dos trabalhos frente à Secretaria da Saúde do Município, em virtude do afas-tamento do titular da pasta, Il-ton Lanz, por questões de saúde.

O Secretário Ilton afasta-se temporariamente para tratar de sua saúde e considerada a com-plexidade das atividades do setor o Prefeito Municipal designou o Vice-prefeito para assumir pro-

visoriamente os trabalhos. Segundo Douglas Gollmann,

iniciamos a atividades com uma reunião com a equipe adminis-trativa com o objetivo de viabi-lizar o funcionamento normal dos trabalhos, dando atenção a tudo aquilo que requer mais urgência, além disso, estaremos promovendo uma avaliação da estrutura administrativa e fun-cional do setor. “A saúde dos cunhaporenses sempre foi e ain-da é a nossa maior prioridade”, finalizou.

O curso de desenho Mangá realizado pela Secretaria de Promo-

ção Social/CRAS, tem atraído vários adolescentes interessados em aprender a prática do mes-mo, com isso, em torno de 25 adolescentes estão participando do curso.

O Curso de Desenho, para crianças, ensina práticas artísti-cas, como desenho, pintura e o manuseio de diversos materiais. O Mangá encanta pessoas de to-das as idades com a criação de ilustrações, personagens e his-

tórias em quadrinhos no estilo japonês.

Os Cursos desenvolvem o desenho de forma espontânea, lúdica e prazerosa trabalha a se-qüência progressiva dos temas, para desenvolver a autoconfiança e a criatividade. Essa atividade é uma realidade e esta acontecen-do na Secretaria de Promoção Social, nas quartas-feiras à tarde.

O curso terá duração de 20h e as aulas são ministradas de forma gratuita pela acadêmica Solange Schaefer do curso de artes da Unochapecó.

Reunião que teve a finalidade de divulgar informações sobre os novos programas habitacionais da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina

O programa, que será um convênio entre Cohab/SC, prefeituras, Casan e Celesc, projeta a construção de cinco mil novas unidades habitacionais em Santa Catarina

Fonte: Assessora de Comunicação SDR Palmitos - Talita Rubert/Divulgação JOP

Vice Douglas Gollmann assumiu provisoriamente a coordenação dos trabalhos frente à Secretaria da Saúde do Município

Fonte: Assessora de Comunicação Social e Imprensa - Gabriela Zamboni/Divulgação JOP

Page 9: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

914 de Junho de 2013 jopsc.com.brJ.O.P RURAL

TARDE DE CAMPOCooper A1 unidade de Caibi apresenta cultivares de soja safrinha

Jovens da Casa Familiar Rural de Caibi visitam horta em Palmitos

Chamada pública de ATER beneficiará produtores de leite

Com o sucesso das úl-timas safrinhas, os agricultores da área de

ação da Cooper A1 estão mais confiantes para investir na soja precoce. E para acompanhar os resultados em produtividade e tecnologias adotadas nesta últi-ma safrinha, a unidade de Caibi da Cooper A1, em parceria com a Syngenta, promoveu, na sexta-feira (7/6), uma tarde de campo na propriedade do associado Domingos Furlanetto.

Na lavoura do associado Furlanetto, a média de produ-ção será de 40 sacas por hectare. Para alcançar o bom resultado, o investimento na produção incluiu adubação, manejo, tec-nologia e cultivares de soja di-recionadas para o ambiente de safrinha. “Com boa orientação e manejo, estamos vendo van-tagem no soja tarde, que é um complemento do cedo, mas que está trazendo uma lucratividade

muito satisfatória,” comentou Furlanetto.

Safrinha profissional - Se-gundo o representante técnico da Syngenta, engenheiro agrô-nomo Agenor Guadagnin, o dia de campo mostrou variedades que estão dando bons resulta-dos. “O plantio do tarde está se tornando cada vez mais pro-fissional e, apesar de ainda não existirem sementes com tecno-logia exclusiva para a safrinha, existem as adaptadas, que alia-das aos cuidados na condução da lavoura, estão promovendo safras produtivas e lucrativas.”

Agenor orientou os produ-tores sobre os cuidados com o plantio da soja do tarde, já que estas variedades são bastan-te exigentes devido o clima do período. Segundo ele, é funda-mental uma boa adubação, uni-formidade de germinação e o controle de pragas deve ser feito de forma preventiva.

Dia de Campo sobre soja safrinha em Caibi

Assessoria de Comunicação – Cooper A1/ Rosângela Freitag/Divulgação JOP

Assessoria de Comunicação – Cooper A1/ Rosângela Freitag/Divulgação JOP

Associado Domingos Furlanetto mostrou sua lavoura durante a tarde de campo

visoriamente os trabalhos. Segundo Douglas Gollmann,

iniciamos a atividades com uma reunião com a equipe adminis-trativa com o objetivo de viabi-lizar o funcionamento normal dos trabalhos, dando atenção a tudo aquilo que requer mais urgência, além disso, estaremos promovendo uma avaliação da estrutura administrativa e fun-cional do setor. “A saúde dos cunhaporenses sempre foi e ain-da é a nossa maior prioridade”, finalizou.

Na ultima semana os jovens do primeiro ano do ensino mé-

dio da Casa Familiar Rural São Domingos de Caibi, realizaram uma visita de estudo com o tema horticultura na propriedade de Pedro Marmentini, localizada em Palmitos.

Para os jovens que residam no meio rural, é importante co-nhecer a realidade e a diferença entre uma horta familiar e co-mercial. O objetivo da visita foi mostrar na prática como é reali-zado o manejo das hortaliças pe-

los proprietários. Dessa forma, Pedro que é formado em técnico agrícola, e acompanhou os alu-nos e explanou algumas duvidas e curiosidades que os alunos da Casa tinham, referente à produ-ção de mudas em bandejas sus-pensas, o uso da fertirrigação no desenvolvimento das mudas e hortaliças, preparo do solo com auxilio da enxada rotativa, irri-gação, o uso de fertilizantes com macro e micronutrientes essen-ciais para o desenvolvimento das hortaliças. Pedro também estava preparando estufas e can-

teiros, tanto suspensos, como em solo para realizar o plantio de morangos.

A exemplo do jovem Lucas Lange, era desconhecida a im-portância de se usar um som-brite de cor vermelha, que tem a função de proteger as hortaliças do sol quente e ainda manter a luminosidade para as plantas se desenvolverem normalmen-te sem causar estiolamento da planta. Ao contrário do sombri-te preto, que deixa mais escuro principalmente no inverno que as horas de luz são mais curtas.

O Ministério do Desenvolvi-mento Agrário (MDA) benefi-ciará agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia, através de uma chama-da pública de Assistência Técni-ca e Extensão Rural (ATER) vol-tada para a inovação tecnológica na cadeia produtiva do leite.O projeto do MDA e Embrapa identificou que os agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia represen-tam 46,9% de toda a produção de leite do país. O Departamen-to de Pesquisa de ATER aponta que a tecnologia e a assistência

técnica intensiva melhoram a qualidade e o volume de produ-ção de leite. A chamada pública

deve ser lançada ainda este ano, por enquanto, as pesquisas con-tinuam sendo realizadas.

tórias em quadrinhos no estilo japonês.

Os Cursos desenvolvem o desenho de forma espontânea, lúdica e prazerosa trabalha a se-qüência progressiva dos temas, para desenvolver a autoconfiança e a criatividade. Essa atividade é uma realidade e esta acontecen-do na Secretaria de Promoção Social, nas quartas-feiras à tarde.

O curso terá duração de 20h e as aulas são ministradas de forma gratuita pela acadêmica Solange Schaefer do curso de artes da Unochapecó.

Vice Douglas Gollmann assumiu provisoriamente a coordenação dos trabalhos frente à Secretaria da Saúde do Município

O objetivo da visita foi mostrar na prática como é realizado o manejo das hortaliças pelos proprietários

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação - Eduardo Gasparin/Divulgação JOP

Fonte de pesquisa: Site FETRAF SUL/CUT/Divulgação JOP

Page 10: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

10 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brJ.O.P RURAL

GALLONCOMPRA E VENDA DE GADO PARA DESCARTE

Fone: (49) 3648 0305 9116 7727 9104 9925

Venda de lajota de Pedra (Lage) anti-derrapante para Estábulos e Pocilgas

Jersey | Holandez | Touro | Boi | Nelore (Em Geral)

Linha Pelisser interior - Caibi – SC

MERCADOSuinocultura A1 é destaque

A suinocultura catari-nense está confian-te. A confirmação,

em maio deste ano, da abertura do mercado japonês, está tra-zendo perspectivas positivas para agroindústria e produ-tores. A decisão do Japão em comprar a carne de Santa Ca-tarina levou em consideração fatores importantes, como, os sistemas das indústrias e o con-trole de sanidade animal – San-ta Catarina é o único Estado do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. Mas um fator foi determinante: a estrutura de produção no campo. E é aí que entram os produtores. Cada vez mais profissionalizados, os pro-dutores exerceram papel funda-mental na decisão do governo japonês em adquirir carne de Santa Catarina.

E para conhecer como fun-ciona os sistemas de produção na base, na quarta-feira, 5 de junho, uma equipe de repor-tagem da Rede Brasil Sul de Televisão (RBS TV), afiliada

da Rede Globo, visitou a pro-priedade do associado da Co-oper A1, Odair Picoli, de Cai-bi. O conteúdo produzido na propriedade irá mostrar que o trabalho, que está tornando a agroindústria catarinense refe-rência e abrindo mercados ex-ternos exigentes, está embasado no campo, através dos produto-res. A reportagem deverá ser veiculada em rede nacional, através do Globo Rural, ainda neste mês de junho.

Suinocultura A1 - Na Co-oper A1, a suinocultura é con-siderada a principal atividade, em termos de movimentação econômica. Integram a ativida-de mais de 750 associados em toda área de ação da A1. Men-salmente são entregues mais de 52 mil suínos para abate. A atividade é desenvolvida em parceria com a Coopercentral Aurora Alimentos, a qual a Co-oper A1 é associada e onde é in-dustrializada a maior parte da produção agropecuária da A1.

O gerente da atividade de

suinocultura na cooperativa, Paulo Costa Curta, comentou sobre a abertura do mercado japonês, destacando que é fru-to dos esforços de toda a cadeia produtiva. “É um privilégio de nossa região, que tem um siste-ma de produção diferenciado e que se destaca pelo alto padrão de qualidade dos suínos produ-zidos,” Segundo Paulo, o produ-tor integrado está de parabéns, e todos, produtores e indústria sairão beneficiados com a aber-tura deste novo mercado.

Perspectivas mercado Japonês - Santa Catarina tem oito frigoríficos habilitados a vender carne suína para o Ja-pão. Da Coopercentral Aurora, a unidade FACH1, localizada em Chapecó, onde serão neces-sárias algumas adequações na planta industrial para atender as especificidades dos cortes que o mercado japonês exige. Além disso, os profissionais serão preparados para fazer os cortes solicitados pelos japone-ses.

Abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense chama atenção para a cadeia produtiva da região

Equipe de reportagem na granja do associado Odair Picoli, de Caibi

Fonte: Assessoria de Comunicação – Cooper A1 - Rosângela Freitag /Foto: Cooper A1/Divulgação JOP

JBS compra Seara em negócio de R$ 5,85 bi com Marfrig

Produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas em território catarinense

As companhias JBS e Marfrig confirma-ram nesta segunda-

feira (10), negociação da unida-de de negócios Seara Brasil. A JBS assumirá R$ 5,85 bilhões em dívidas da Marfrig pela Seara Brasil e pela Zenda, empresa de couros no Uruguai.

A negociação envolve a transferência de ativos para a JBS, que passa a assumir as dí-vidas da Seara Brasil e parte das dívidas da Marfrig.

Com a transação, a JBS passa a administrar mais 30 plantas no Brasil, 21 centros de distribuição e 45 mil funcionários, e se tor-

na a maior empresa de aves no mundo e o segundo maior pro-cessador de frango do Brasil, atrás somente da BRF.

A compra da Seara Brasil é a maior aquisição da JBS nos últimos três anos. Wesley Batis-ta, presidente e CEO da compa-nhia, afirmou que a negociação também está de acordo com os planos da empresa em expandir seus negócios no mercado de aves, suínos e processados.

O novo presidente da Seara Brasil passa a ser Gilberto To-mazoni, que lidera toda a opera-ção de suínos aves e processados da JBS.

Em sete pontos da malha ro-doviária catarinense haverá mani-festações nesta sexta-feira (14), das 9 às 14 horas, em protesto contra a condução da política indigenista no Brasil: é a mobilização pela re-visão e suspensão de demarcações de terras indígenas e pelo fim dos conflitos no campo, organizada em nível nacional pela Frente Par-lamentar da Agropecuária (FPA) e Confederação da Agricultura e Pe-cuária do Brasil (CNA), com apoio, na esfera estadual, da Faesc, Ocesc, Fiesc, Fetaesc, Coopercentral Au-

rora Alimentos, cooperativas, sin-dicatos, prefeituras, entidades do setor produtivo e associações de agricultores.

Uma das maiores manifesta-ções ocorrerá na BR-282, intersec-ção com a BR-158, no município de Cunha Porã, nas proximidades de Maravilha. Ali, os produtores se vestirão de branco para demons-trar que o movimento é pacífico. Próximo dali, em Cunha Porá e Saudades, o comércio fechará das 8 às 16 horas. Fonte de Pesquisa: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Por: Camila Souza Ramos/Panorama Brasil

Page 11: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

1114 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Município adquire equipamento para manutenção de gramados

Produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas em território catarinense

Grupos de idosos de Águas de Chapecó tem palestra sobre envelhecimento ativo com qualidade de vida

SÃO CARLOS - Foi entre-gue na semana passada um novo equipamento que fará a manu-tenção de gramados dos campos de futebol, e também nos prédios de órgãos públicos de São Carlos. A máquina é um trator cortador de grama, que foi adquirido com recursos próprios no valor de R$ 7,2 mil.

Conforme o prefeito, Cleomar Weber Kuhn, o cortador é movi-do a combustível e trabalha em sete velocidades diferentes, reali-zando o trabalho com segurança, agilidade e melhor qualidade. “A aquisição deste equipamento foi um compromisso assumido em nosso plano de governo, que es-tamos colocando em prática. Os campos de futebol em todo muni-cípio receberão os atendimentos

com este cortador”, explicou. Os funcionários do Dosu e DMER

receberam orientações para tra-balhar com o novo equipamento.

O Departamento de Saúde e Assistência Social de Águas de

Chapecó através da coordenadora dos Grupos de Idosos Iara Vaca-rin e primeira Dama Cristiane R. Tormen promoveram entre os grupos de idosos palestras sobre Envelhecimento Ativo com quali-dade de vida, ministrada pela en-fermeira Maristela Teston.

Envelhecimento ativo: Desafio do século

O que determina o ritmo do envelhecimento são as agressões praticadas pelo próprio indivíduo, como sedentarismo e exageros.

“Fumo e bebidas atrapalham o prolongamento da vida saudável e da aparência jovial. O estresse e a exposição ao sol também são fatores maléficos à saúde”.

É possível existir um envelhe-cimento saudável?

Não só é possível, como hoje é nosso objetivo encontrar os caminhos que levam ao envelhe-cimento saudável. Na verdade, ele é produto de várias ações que culminam com a expectativa de vida alongada, mas em condições de exercer todos os papéis que o indivíduo exercia ou gostaria de exercer dentro da sociedade. O

envelhecimento saudável impõe não só boa condição física e men-tal, como também a inclusão so-cial que lhe permita desempenhar tais funções.

O que determina o ritmo do envelhecimento são as agressões praticadas pelo próprio indivíduo, como sedentarismo e exageros. “Fumo e bebidas atrapalham o prolongamento da vida saudável e da aparência jovial. O estresse e a exposição ao sol também são fatores maléficos à saúde”.

“Nada mais moderno do que envelhecer com qualidade de vida”

na a maior empresa de aves no mundo e o segundo maior pro-cessador de frango do Brasil, atrás somente da BRF.

A compra da Seara Brasil é a maior aquisição da JBS nos últimos três anos. Wesley Batis-ta, presidente e CEO da compa-nhia, afirmou que a negociação também está de acordo com os planos da empresa em expandir seus negócios no mercado de aves, suínos e processados.

O novo presidente da Seara Brasil passa a ser Gilberto To-mazoni, que lidera toda a opera-ção de suínos aves e processados da JBS.

rora Alimentos, cooperativas, sin-dicatos, prefeituras, entidades do setor produtivo e associações de agricultores.

Uma das maiores manifesta-ções ocorrerá na BR-282, intersec-ção com a BR-158, no município de Cunha Porã, nas proximidades de Maravilha. Ali, os produtores se vestirão de branco para demons-trar que o movimento é pacífico. Próximo dali, em Cunha Porá e Saudades, o comércio fechará das 8 às 16 horas. Fonte de Pesquisa: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

A máquina é um trator cortador de grama, que foi adquirido com recursos próprios no valor de R$ 7,2 mil

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos - Adriane Werlang Lula/Divulgação JOP

O objetivo encontrar os caminhos que levam ao envelhecimento saudável

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Águas de Chapecó/Divulgação JOP

MBA em Gestão de Negócios da FAI visita empresas da cidade de Treze Tílias

Os acadêmicos do curso de MBA em Gestão de Negócios

da FAI Faculdades acompanha-dos da professora da disciplina de Gestão do Conhecimento e Inovação, Me. Silviane Lawall Soares, tiveram a oportuni-dade de participarem de uma Viagem de Estudos a cidade de Treze Tílias – SC. O objetivo da viagem foi conhecer o processo de Gestão da Inovação do gru-po de empresas KRANZ.

O roteiro iniciou com a vi-sita a Vinícola Kranz, destaque nacional por produtos de qua-lidade como: Kranz Cabernet Sauvignon 2009 motivo de muito orgulho para a vinícola,

pois recentemente foi premiado com o Grand Ouro no concur-so mundial de Bruxelas e Ouro no concurso internacional dos vinhos do Brasil. A Kranz Tecnologia recebeu o prêmio Nacional de Inovação em abril de 2013. Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportu-nidade de conhecer o processo de fabricação de vinhos, sucos e espumantes e ainda degustaram os produtos.

Na sequência os alunos visitaram a loja de chocolate artesanal Treze Tílias, que se destaca por seus diversos pro-dutos a base de chocolate. Na Cervejaria Bierbaum, cerveja-ria artesanal, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes produtos elaborados e comercializados na cidade. Esta é uma das muitas atrações da cidade, famosa por sua ar-quitetura austríaca e lindas pai-sagens.

Para o acadêmico Ander-son Weigner “a visita foi muito proveitosa, pois além de conhe-cermos a bela cidade de Treze Tílias que possui vários atrati-vos culinários e arquitetônicos oriundos da cultura austríaca, tivemos a oportunidade de co-nhecer a fábrica e os proces-sos de fabricação e criação da premiada Vinícola Kranz, uma empresa de sucesso que possui apenas cinco anos de existência e se destaca no cenário nacio-nal”.

Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de vinhos, sucos e espumantes e ainda degustaram os produtos

Fonte: Assessoria Fai Faculdades - Itapiranga/ Divulgação JOP

Page 12: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

12 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

Posto Arco Verde BR 158 KM 129 - L. São Jorge Caibi - SC

Fone 3648 0248

Posto CentralMarechal Floriano 590 - Caibi - SC

Fone 3648 0424

Posto AvenidaAV Brasil - Palmitos - SC

Fone: 3647 2130

Maicon RigonAcadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNOPAR polo de São Carlos

Planejamento Tributário

O planejamento tributário pode ser consi-derado um dos principais agentes para o sucesso das empresas, uma vez que a car-

ga tributária brasileira é complexa, com inúmeras normas e leis que estão em constante alteração, fato que dificulta a interpretação dos empresários, con-siderando que a representação destes no montante financeiro é significativa, refletindo diretamente no resultado econômico das empresas.

É fundamental que toda empresa passe por um planejamento para escolher a opção lícita que mais se enquadra, dependendo do ramo em que atua e de acordo com o faturamento da mesma. Neste sentido é necessário que não se confunda planejamento tri-butário com sonegação fiscal, uma vez que sonegar seria a empresa utilizar-se de meios ilegais para dei-xar de recolher tributos que é dever da mesma.

Podemos destacar um desses regimes que é o Lu-cro Real – sistema esse que parte do resultado contá-bil, o qual depois de apurado, deve-se fazer os ajustes, adições e exclusões que estão previstas em lei. Porém nesse momento o empresário ou o contador da mes-ma deve ter muita atenção, pois nem tudo aquilo que resulta em diminuição do lucro da empresa é aceito para diminuir a base de cálculo tributável.

Neste sistema de tributação estão obrigadas a par-ticipar as pessoas jurídicas que se enquadrarem nas seguintes condições:

Possuem receita total superior a R$ 48,000,000,00 anual, de acordo com o calendário anterior, ao exer-cício;

Cujas atividades sejam de instituições financeiras ou equiparadas;

Que usufruam de benefícios fiscais, relativos à isen-ção ou redução de impostos, desde que autorizados pela legislação tributária, entre outros.

Cabe ressaltar os impostos federais que são in-cidentes para empresas que se enquadram ao Lucro Real: PIS, COFINS, IRPJ e a CSLL, sendo os dois pri-meiros apurados mensalmente sobre o faturamento e os dois últimos trimestralmente ou anualmente, usando como base de cálculo o lucro liquido contá-bil. Também é importante frisar que no lucro real o regime é não cumulativo e as alíquotas são mais altas (1,65 par PIS e 7,65 para COFINS), mas há direito a deduções do valor a pagar por meio de créditos pre-vistos na legislação.

O lugar mais Doce da cidade

Caibi rua salgado filhos 560

(49) 3648 0889

Cunha Porã Av. do Comércio 1421

(49) 9122 8702

Sicredi Alto Uruguai RS/SC realiza sorteio da Super Sorte Cooperada Sicredi

Na manhã do dia 08 de ju-nho, a Sicredi Alto Uru-guai RS/SC encerrou

mais uma de suas campanhas pro-mocionais, que havia iniciado em novembro de 2012. Aconteceu na praça da matriz de Frederico Wes-tphalen, os sorteios da Super Sorte Cooperada Sicredi.

Com mais de 700 mil cupons distribuídos entre os associados das 26 unidades de atendimento da co-operativa, o sorteio foi realizado em duas etapas. Todos os associados ati-vos da cooperativa tinham direito a um cupom, e também a realização de operações financeiras, contra-tação de seguros, consórcios, entre

outros, davam direito á cupons.A primeira etapa foi realizada in-

dividualmente por unidade de aten-dimento, sendo que um associado de cada uma delas foi contemplado com uma motocicleta Honda CG 125 Titan. Após a primeira etapa, com todos os cupons na urna cen-tral, foi iniciada a segunda etapa do sorteio.

Para isso, o presidente da coope-rativa, Eugenio Poltronieri, convi-dou o prefeito municipal de Frede-rico Westphalen para a retirada do cupom. Os mais de 700 mil cupons foram devidamente misturados, e o prefeito Roberto Felin Junior retirou o cupom, que após validado pela

equipe responsável, teve o nome do grande ganhador divulgado: mo-rador de Frederico Westphalen, as-sociado a unidade de atendimento Ipiranga, o contemplado com um Toyota Corolla zero quilômetro, foi Pedro Daniel Bagolin.

“Ficamos muito felizes nestes seis meses de desenvolvimento da Super Sorte Cooperada Sicredi com a aceitação do nosso quadro social, o que foi comprovado pelo alto nú-mero de cupons depositados nas ur-nas. No sorteio também transcorreu tudo como previsto, onde buscamos dar a maior transparência possível ao processo” destacou o presidente Poltronieri.

A primeira etapa foi realizada individualmente por unidade de atendimento, sendo que um associado de cada uma delas foi contemplado com uma motocicleta Honda CG 125 Titan

Sorteios da primeira etapa

Presidente conduzindo abertura do sorteio

Assessora de Comunicação e Marketing/ Micheli Thiesen/Divulgação JOP

Assessora de Comunicação e Marketing/ Micheli Thiesen/Divulgação JOP

Autoridades e lideranças articulam criação da Associação dos Municípios da 29ª SDR

Page 13: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

1314 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

Dizer que achamos que é de fundamental im-portância a criação

da Associação de Municípios da 29ª Regional, com certeza deverá ser um movimento supra-parti-dário, da qual a gente vai contar, e temos a certeza que podemos contar, com o apoio tanto da im-prensa, mas principalmente da sociedade civil organizada, que tem uma força tremenda na nos-sa região. E as poucas vezes que a gente consegue falar com o nosso governador e nosso vice-governa-dor, a gente cobra deles muito essa aproximação do setor produtivo ou do empresariado. Mas com certeza nessa questão da criação

da associação, nós temos aqui na nossa regional muitas particulari-dades que se diferenciam da rea-lidade de muitos municípios pela qual, nossos municípios que nós temos pretensão de criar a asso-ciação, fazem parte, mas também não deverá ser um processo assim de querer diminuir ou de querer enfraquecer nenhuma das asso-ciações da qual os nossos muni-cípios fazem parte. São todas elas associações organizadas, que tem a nossa consideração e o nosso respeito, mas o nosso intuito de-verá ser de criar a associação no sentido de fortalecer a nossa re-gião. Essa associação deverá ser usada e com certeza será uma

ferramenta importantíssima de desenvolvimento regional. Sabe-mos que nossa economia é basica-mente do setor agropecuário, e da qual nós devemos então buscar e defender os interesses dos nossos municípios da qual essa futura as-sociação irá atender. Nós já temos algumas conversas nos bastidores, de forma informal, na qual foi in-dicado meu nome para participar de uma comissão provisória, tam-bém do seu Alencar e do Prefei-to de Mondaí Lenoir. Também na comemoração dos 40 anos da ACIP/CDL de Palmitos, o nosso presidente Elso Otto, também já se mostrou muito interessado, porque a associação também é do

interesse do nosso comércio e da nossa industria local, da qual essa associação também indicou dois nomes, que seria o Seu Rubens Práss e também o Seu Nilson Ri-goni. Então, com certeza nossa comissão é bem aberta e esse mo-vimento deve ser suprapartidário e com certeza tem que ter o apoio da imprensa tem que ter também o apoio da sociedade civil organi-zada . Então temos esta expectati-va de conseguirmos junto com a sociedade civil organizada, cons-tituir esta importante associação dos Municípios da Vale do Rio Uruguai ou da 29ª Regional como aqui se queira interpretar.

O sonho de termos uma associação de municí-pios é algo que vem lá

do final da década de 90. Naquela época Maravilha se mobilizou e criou a Amerios, na qual Palmitos ingressou em troca de apoio para conquistar uma delegacia regio-nal. Com a eleição de Luiz Hen-rique para Governador vimos a possibilidade de termos uma secretaria de desenvolvimento regional, o que se tornou reali-

dade diante do envolvimento de pessoas e lideranças de Palmitos e da região. A 29ª SDR se tornou realidade já na primeira reforma administrativa de Luiz Henrique. Antes de ser convidado para ser Secretário Regional já tratávamos disso em rodas de conversa na Câ-mara de Palmitos. Depois que as-sumi na SDR me envolvi profun-damente no processo e chegamos a tratar do assunto em reuniões do Conselho de Desenvolvimento

Regional, o que só ficou suspenso em razão da eleição do ano passa-do. Com novos prefeitos a partir deste ano o cenário poderia mu-dar, mas, para a alegria de todos está ainda mais favorável para que a região tenha uma associação de municípios atenta às particulari-dades de cada município, com a atenção esperada pelos prefeitos, especialmente na área de proje-tos e no setor econômico. Posso afirmar com absoluta certeza que

uma associação de municípios potencializa muito os resultados de uma secretaria regional, e pos-sibilita que os municípios tenham acesso mais facilitado a recursos federais e estaduais. Fui indicado a participar da comissão prévia de constituição da associação, e como conheço a área jurídica já preparei um esboço de estatuto para ser submetido aos prefeitos e lideranças. É altamente positivo e benéfico para toda região.

Realmente já de algum tempo, os municípios que compõem a 29ª

SDR e outros, vem conversan-do sobre a criação de uma nova associação. É um assunto muito interessante e que interessa aos Municípios aqui da nossa região, que pertencem a associações já existentes, para a criação de uma nova entidade com quadro novo, e a idéia principal é se criar uma associação totalmente enxuta, uma associação que seja formada por profissionais realmente neces-sários, sem inchaço da máquina administrativa e realmente volta-da para os interesses dos muni-cípios. Esse é o interesse e é neste sentido que estamos trabalhando.

Em reuniões anteriores que

tivemos entre vários municípios, foi discutido este assunto, e não seriam só os municípios da 29ª SDR, mas de outras SDRs da re-gião. A idéia é formar uma asso-ciação com os municípios da fai-xa do Rio Uruguai, vindo de São Carlos até Itapiranga. Esse seria o nosso objetivo. Existe uma comis-são formada e nós estamos traba-lhando sem atropelar as coisas, deixando o assunto ir amadure-cendo, mas o objetivo é a criação desta associação nova aqui na nossa região, e nesse sentido estão sendo feitos os contatos com os municípios.

Estaremos oportunamente visitando os municípios e aqueles que quiserem fazer contato co-nosco podem fazer com qualquer

membro da comissão. Nosso trabalho é supraparti-

dário, pois nos Municípios com possibilidades de fazer parte da nova associação tem prefeitos de todos os partidos, vereadores de todos os partidos e todos estão convidados a fazer parte desta nova associação.

As vantagens que a gente pre-vê é uma associação nova que possa dar um apoio mais direto aos municípios, fazer aquilo que realmente os municípios preci-sam e que seja uma associação enxuta, sem empreguismo, e que realmente a associação faça aquilo que os municípios precisam.

Não temos pressa em formar essa associação, é um assunto que tem que ir amadurecendo

sem atropelos, mas é um assunto que daqui a pouco vai chegar nas discussões finais e, com certeza, como é um assunto interessante, o final desta história a gente prevê que é a criação desta nova asso-ciação que, com certeza, vai trazer benefícios a nossa região.

Não temos nada contra as associações hoje existentes na nossa região, apenas a gente quer formar uma associação diferen-te, dentro desses moldes que nós comentamos, e convidamos a to-dos, prefeitos, vereadores, demais autoridades, que se engajem nesse assunto, e que a gente possa discu-tir com muita serenidade e chegar as conclusões finais, que a gente espera serem positivas.

Ex-Prefeito de São Carlos e Secretário de Desenvolvimento Regional da 29ª SDRSenhor Élio Godoy, fala sobre a criação da Associação dos Municípios na área da 29ª SDR.

Advogado e Ex-secretário de Desenvolvimento Regional da 29ª SDR Senhor Alencar Fiegenbaum, fala sobre a criação da Associação dos Municípios na área da 29ª SDR.

Prefeito de Mondaí, Lenoir da Rocha, fala sobre a criação da Associação dos Municípios na área da 29 SDR.

Autoridades e lideranças articulam criação da Associação dos Municípios da 29ª SDR

Page 14: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

14 14 de Junho de 2013 jopsc.com.br

O proprietário da empresa, Diacir Roque Vignatti descreve como foi a comemoração. “O sábado 08/06/2013 foi de fortes emoções, comemoramos 20 anos da Vignatti Fotografias, na Pousada Recanto da Ilha Redonda de Palmitos/SC. Onde tive a felicidade de receber os colaboradores e nossos pais. Marclei me surpreendeu, pre-senteando com uma câmera fotográfica em uma caixa de acrílico, igual a minha primei-ra câmera de 20 anos atrás, adquirida de um colecionador, junto uma linda mensagem e 20 cravos, amei... Outro mo-mento de muita emoção foi a

homenagem do colaborador Marcio André Heinen pelos 17 anos de serviços prestados, com um cristal e 8 dias à bordo de um Cruzeiro Internacional, com tudo incluso. O vídeo feito de surpresa com depoimentos dos colaboradores, familiares e amigos do início de minha careira, adorei, jamais esque-cerei... Parabenizo e agradeço a Marclei e todos os colabora-dores, vocês são especiais, são seres humanos magníficos e o bem mais precioso que uma empresa possa contar. Muito Obrigadooo...”

Parabéns Vignatti Fotografias

Page 15: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

1514 de Junho de 2013 jopsc.com.br

homenagem do colaborador Marcio André Heinen pelos 17 anos de serviços prestados, com um cristal e 8 dias à bordo de um Cruzeiro Internacional, com tudo incluso. O vídeo feito de surpresa com depoimentos dos colaboradores, familiares e amigos do início de minha careira, adorei, jamais esque-cerei... Parabenizo e agradeço a Marclei e todos os colabora-dores, vocês são especiais, são seres humanos magníficos e o bem mais precioso que uma empresa possa contar. Muito Obrigadooo...”

Parabéns Vignatti Fotografias

Page 16: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

16 14 de Junho de 2013 jopsc.com.br

Flash Regi nal

16

14 de Junho de 2013

jopsc.com.br

Dra. Milena MendonçaCRM 14.475

(49) 3325 4999 (49)9136 5896

-Ginecologista e Obstetra-Ultrassonografia-Colposcopia

Atendimento: Particular - Unimed - SC Saúde - Convênios DiversosAv. Santa Catarina, 954 - Sala 03

Centro Biomédico São Lucas - São Carlos - SCDistrito Santa Lúcia - Palmitos

Saque - Deposito - Saldo - ExtratoRecebimento de Faturas de Agua, Luz, Telefone e boletos bancariosPagamento de Beneficios do INSS e AposentadoriaAbertura de Conta

Um completo mercado com açougue.Aceitamos cartão de credito e debitoVisa, Mastercard, Elo

Page 17: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

1714 de Junho de 2013 jopsc.com.br

Tele Entrega3647 3333

Avenida Brasil, 888 - 2º Andar - Centro - Palmitos - SC

Terça à Domingodas 19 às 22:30hs

RefeiçõesLanchesTira Gosto Pizzas

Aos sábados rodízio

de pizzas

17

Page 18: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

18 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Notícia do legislativo municipal de Caibi

Notícia do legislativo municipal de Riqueza

Secretaria de saúde de Riqueza promove encontro de gestantes

Sábado foi o dia D de vacinação contra paralisia infantil

Secretaria de Saúde de Riqueza promoveu na tarde de quinta-feira

(06) encontro de casais grávidos e gestantes. Os encontros estão acontecendo desde o ano passa-do, tendo como objetivo promo-ção e prevenção em saúde.

O encontro foi coordenado

pela Fisioterapeuta Gelsica Car-lesso e Psicóloga Cynthia Ferra-boli.

A Secretaria de Saúde desta-ca e convida os casais grávidos e gestantes para o próximo encon-tro que será no dia 04 de Julho, ministrado pelas enfermeiras da Unidade.

CUNHA PORÃ - No último sábado (08), as crianças cunhapo-renses com idade entre seis meses e menores de cinco anos tiveram um encontro marcado com o Zé Gotinha. É que neste dia teve iní-cio em todo o Brasil a campanha de vacinação contra a poliomeli-te, também chamada de paralisia infantil. Em Cunha Porã neste sábado o Posto de Saúde teve fun-cionamento das 8h ás 17h para ofertar a vacina.

A campanha acontecerá até o próximo dia 21 de junho e o objetivo desta ação preventiva é imunizar aproximadamente 489 crianças em Cunha Porã.

Para se vacinar, é necessário que os país ou responsáveis pelas crianças compareçam até o posto

de saúde munidos do cartão de vacinação.

Segundo a técnica em enfer-magem Marta Rita kegler Lamb, apesar da paralisia infantil ter sido erradicada no país, é muito importante que se reforce a imu-nidade das crianças, pois se a nos-sa população não estiver devida-mente protegida, a doença poderá voltar”, destacou.

Em 2013, a meta da campanha é imunizar 95% do público alvo, o equivalente a 12,2 milhões de crianças no país. O último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu há 23 anos, na cidade paraibana de Souza. No ano de 1994, o Brasil recebeu o certifica-do internacional de erradicação da transmissão da doença.

O encontro foi coordenado pela Fisioterapeuta Gelsica Carlesso e Psicóloga Cynthia Ferraboli

Fonte: Cynthia Raquel Ferraboli/Divulgação JOP

A campanha acontecerá até o próximo dia 21 de junho

Fonte: Assessora de Comunicação Social e Imprensa - Gabriela Zamboni

Da Câmara Municipal de Vereadores de Caibi SC. Aos cinco dias do mês de junho de dois mil e treze, na Avenida Progresso, 555, na sala anexa ao Sindi-

cato dos Trabalhadores Rurais, sob a presidên-cia do vereador Albeniz Fernandes Varella reu-niram-se os vereadores para mais uma sessão ordinária. Após assinar o livro de presenças e constatar a ausência do vereador Gilmar Pedro Carlesso que justificou a ausência, o presidente declarou aberta a sessão e solicitou ao secreta-rio Dirlei Lemes de Almeida para fazer a leitura da ata da sessão realizada no dia trinta e um de maio do corrente ano, que após lida e discutida foi aprovada por unanimidade pelos vereado-res presentes. Em seguida foi feita a leitura de expedientes recebidos do Fundo Nacional de Saúde; expedientes da Escola de Ensino Funda-

mental Humberto de Alencar Castelo Branco da Linha Planaltina Caibi SC e expedientes da Assembleia Legislativa através dos Deputados Estaduais Padre Pedro Baldissera; Mauricio Eskudlark; Vieira; Mauro De Nadal e Reno Ca-ramori. Prosseguindo passou-se a ordem do dia com a leitura, discussão e aprovação do Projeto de Lei Nº. 025/2013 – Altera valores do Anexo I da Lei Municipal nº. 2.173/09, de 25 de feverei-ro de 2009, e dá outras providências que apre-sentava parecer favorável das Comissões após ser discutido foi aprovado em segunda votação por unanimidade pelos vereadores presentes; Em seguida o presidente deixou a palavra livre e nada mais havendo a tratar encerrou a sessão e mandou lavrar a presente ata que após lida e aprovada será assinada pelos vereadores presen-tes na próxima sessão.

Estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 10 de junho de 2013, os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Riqueza, sob a presi-dência da vereadora Caren Marlene Rutzen. A qual solicitou ao secretário Clairton que fizesse a leitura da ata da sessão anterior e das corres-pondências recebidas, sendo que a ata após lida foi aprovada por unanimidade.Antes da abertura do pequeno expediente, a Presidente Caren lembrou aos senhores verea-dores, o que dispõe o artigo 77, do Regimento Interno, sobre eventuais excessos que venha a ocorrer. Onde disse que a presidência espera nunca precisar usar das providências ali previs-tas, e pede a colaboração dos senhores vereado-res na ordem e condução dos trabalhos. Dito isso, declarou aberto o Pequeno Expedien-te, informando que a Mesa recebeu duas (02) indicações as quais fez a leitura: Indicação Nº 034/2013, de autoria dos vereadores Gerson e Lúcia, da viabilidade de instalação de Bloquea-dor “inteligente”, em algumas “bocas de lobo” da cidade. A qual após defesa dos autores foi apro-vada por unanimidade de votos. E a Indicação Nº 035/2013, de autoria do vereador Leandro, da viabilidade de reforma e colocação de mais lixeiras na Comunidade de Cambucica e na ci-dade de Riqueza. Esta também após defesa do autor foi aprovada por unanimidade de votos. A presidência consultou o plenário se algum ve-reador gostaria de fazer uso da palavra, o que não houve e desde logo a presidente encerrou o pequeno expediente.No grande expediente a presidente Caren infor-mou que deu entrada 04 (quatro) Projetos de Lei, os quais fez a leitura.1 - Projeto de Lei do Legislativo Nº 02, de 10 de junho 2013, de autoria do vereador Gerson, o qual altera o disposto do artigo 60 da lei com-plementar nº 0617, de 20 de dezembro de 2012 e dá outras providências. O autor se manifestou em defesa do projeto e o mesmo foi baixado à Comissão para análise e parecer.

2 - Projeto de Lei do Executivo Nº. 017/2013, do Executivo Municipal, que Autoriza o Executivo Municipal a aderir ao Programa BADESC II e tomar empréstimo à Agência de Fomento de Santa Catarina /AS. O qual também foi baixado à Comissão, para análise e parecer.Dos 04 (quatro) Projetos de Lei, 02 (dois) a Mesa recebeu das Comissões, os quais foram à votação, sendo eles lidos pela Presidente e os pareceres da Comissão pelo relator Clairton: 3 - Projeto de Lei do Executivo Nº 014/2013, que trata da fixação dos valores de diárias a serem pagos aos agentes políticos, seja prefeito, vice-prefeito e agentes que exercem função de livre nomeação no executivo.4 - Projeto de Lei do Executivo Nº 016/2013, o qual dispõe sobre a consignação em folha de pa-gamento dos Agentes Públicos. Após consulta ao plenário e aprovação do mes-mo, sobre a apreciação em única votação dos Projetos de Lei Nº 014/2013 e Nº 016/2013 com seus respectivos pareceres, os projetos entraram em regime de Urgência Especial, e foram à úni-ca votação conforme autoriza o art. 155 do Re-gimento Interno, onde ambos foram aprovados por unanimidade.Dando seqüência, a Presidente da Câmara de Vereadores, Sra. Caren Marlene Rutzen encer-rou o Grande Expediente e deixou a palavra para as explicações pessoais dos vereadores ins-critos, sendo os seguintes: vereador Ivanir, vere-adora Lúcia, vereador Clairton, vereador João, vereador Gerson e a vereadora Caren.Por fim, a presidente Caren Marlene Rutzen encerrou as explicações pessoais, agradeceu a presença de todos e convocou os senhores ve-readores, senhoras vereadoras e convidou de-mais presentes para a próxima sessão que será realizada no dia 17 de junho, às 18:00hs, uma segunda-feira.São estas as notícias do Legislativo Municipal de Riqueza.

Page 19: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

1914 de Junho de 2013 jopsc.com.br

Você pode comprar um carro, uma casa ou o que quiser.

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar.

O Título de Capitalização é garantido pela Icatu Capitalização S.A: 74.267.170/0001-73 e aprovado pelo processo SUSEP nº 15414.900130/2013-82. O valor dos sorteios é líquido de tributos incidentes. A aprovação dos Títulos de Capitalização pela SUSEP não implica, por parte da autarquia, em incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do

prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Seguros e Previdência Privada Intermediados por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP n° 10.0412376. Os planos em FAPI são administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi S.A., CNPJ 01.181.521/0001-55. Produtos de Crédito: a disponibilidade está condicionada à análise de crédito do associado. Promoção válida para os associados das cooperativas de crédito participantes. Consulte regulamento completo da promoção em milhoesempremiossicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito participantes. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para informações sobre produtos e serviços e condições de contratação, dirija-se a uma de nossas unidades de atendimento. Imagens meramente ilustrativas apenas como sugestão de uso da premiação. Prêmios pagos em moeda corrente nacional. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Consulte o regulamento completo em milhoesempremiossicredi.com.br e participe.

Produtos participantes:

• Cartões• Consórcios• Investimentos• Capital Social• Previdência

• Seguros• Indicação de associado• Entre outros

(49) 3648 01 94Rua 7 de Setembro, 774 - Caibi - SC Fone: (49)3648 0267

E-mail: [email protected]

www.rgsmadeiras.com.br

Evandro Scopel | Raimundo G. Scopel | Lizandro Scopel

Esquadrias em Madeiras, Portas, Janelas, Marcos, Paredes, Forros, Assoalhos, Madeiras em Geral

EXCLUSIVASegurança

Volmir Pereira Gerente

Rua Independência, 829 B. Sta Terezinha - Palmitos SCE-mail: [email protected] (49) 8807 0058 | 9154 8553

Vigilância - Segurança - Serviço

Page 20: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

20 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Pinguim

GásEntrega à domicílio

Rua Euclides da Cunha704 - Caibi SC

(49) 9154 6564

Mauro defende aprovação do projeto de criação do Fundam

REUNIÕES DE AVALIAÇÃO COOPER A1

Dia do Meio Ambiente é comemorado na Escola Aluíno Knapp

Diretoria executiva apresentará números da cooperativa em todas as 16 unidades

Grupo demonstra que com pequenas ações também é possível fazer algo para melhorar o ambiente em que se vive

Secretaria de saúde de São Carlos desenvolve trabalho com gestantes

A atuação decisiva do pre-sidente da Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) con-tribuiu para a aprovação do projeto 179/13 de origem do Executivo, que cria o Fundo de

Apoio aos Municípios., buscan-do a conciliação no debate en-tre parlamentares da CCJ.

A reunião da comissão fi-cou em aberto de terça-feira até quarta-feira para a apresen-

tação de emendas ao projeto de lei. Depois da aprovação a matéria passou em mais duas comissões e foi aprovada em Plenário, onde foi aprovado por unanimidade.

Na prática, o Fundam terá recursos de R$ 500 milhões que serão aplicados em todos os 295 municípios catarinenses.

O deputado Mauro, que já foi prefeito por duas vezes em Cunha Porã, ressaltou a impor-tância de destinar recursos aos muncípios, uma vez que tudo está concentrado no governo federal.

Segundo Mauro, as reivin-dicações mais importantes de cada comunidade poderão se tornar realidade com a destina-ção de recursos sem contrapar-tida dos municípios.

A Cooper A1, cooperati-va de produção com sede m Palmitos (SC), iniciará no dia 19 de junho, seu ciclo 2013 de Reuniões de Avaliação. A ativi-dade será realizada pela coope-rativa, como forma de prestar contas e apresentará, de forma pontual, por unidade, os prin-cipais números dos primeiros cinco meses do ano. Também serão apresentados os resulta-dos do exercício 2012, e proje-ções futuras.

Segundo o presidente da Cooper A1, engenheiro agrô-nomo Elio Casarin, as reuniões de Avaliação são um sistema de comunicação com o quadro

social, onde o associado tem a oportunidade de se informar pontualmente sobre as ativida-des da cooperativa, além de po-der esclarecer dúvidas, sugerir ações e exercer sua responsabi-lidade de dono na sociedade.

“As Reuniões de Avaliação possibilitam aos associados um contato direto com a diretoria executiva da A1, quando, com mais tempo, opinam e defen-dem suas ideias e propõe me-didas de interesse da coopera-tiva,” diz o presidente. Casarin destaca ainda que, neste ano, as Reuniões de Avaliação terão cunho comemorativo, em vir-tude do ano de aniversário de

80 anos da Cooper A1.Roteiro - As Reuniões de

Avaliação iniciarão nos cinco municípios do RS. Dia 19 de junho em Alpestre, Centro de Cultura; dia 20 em Planalto, no CTG Querência do Cristal; dia 21 em Novo Tiradentes, no CTG 21 DE abril; dia 24 em Rodeio Bonito, no CTG Gau-dérios do Rodeio e 25 de junho Erval Seco, no Pavilhão da Igre-ja Luterana.

Em Santa Catarina, as reu-niões acontecerão de 15 a 30 de julho. O roteiro completo, bem como, o local de cada reunião, está no website da A1: coope-ra1.com.br.

PALMITOS - O Núcleo Educa-cional Municipal (N.E.M.) Aluíno Knapp, do Distrito de Diamantina, Palmitos, realizou no último dia 05 de junho algumas atividades referen-tes ao Dia do Meio Ambiente.

Atividades relacionadas ao tema foram promovidas entre educadores e educandos. A professora do Pré Es-colar, Carla Maschke realizou uma conversa com sua turma sobre “o que é meio ambiente, o que podemos e devemos fazer por ele”, e ainda fez o plantio de uma árvore com os alunos.

Na mesma oportunidade, a professo-ra de Artes, Ivone Fellenberg, pro-porcionou a atividade de interpreta-ção da música “Não Polua”, CD Os Meninos, com os alunos do 2ºano. Tal apresentação foi realizada em to-das as salas, ressaltando a importân-cia de não se jogar lixo em qualquer lugar, como por janelas de ônibus, pátio da escola, ruas, entre outros. A professora do 4º ano, Marlene Back, organizou uma pesquisa e debate so-bre questões relacionadas ao lixo. Em seguida foi feita uma coleta de lixo no

pátio escolar. A diretora do N.E.M Rosali Harz

considera o tema ambiental relevante atual momento, “pois estamos viven-ciando um clima modificado, com poucas chuvas, muito calor e muitas catástrofes pelo mundo, que trazem prejuízo à natureza e ao ser humano”. A diretora explica que o grande ob-jetivo deste trabalho é mostrar que, com pequenas ações também é pos-sível fazer algo para melhorar o am-biente em que se vive.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Palmitos - SC/Divulgação JOP

Há três anos a se-cretaria de saúde de São Carlos vem

desenvolvendo um trabalho es-pecial com as gestantes do mu-nicípio. Mensalmente são reali-zados grupos de encontros com as mães e futuras mães, com o objetivo principal de esclarecer dúvidas, e também de orientar em cuidados básicos e essen-ciais para esta fase tão impor-tante na vida da mulher.

Atualmente o programa é coordenado pela ginecologista Milena Mendonça e a enfer-meira Andréia Endler, e neste ano já foram realizados três en-contros, que iniciaram no mês de abril. Conforme a enfermei-ra Andréia, cerca de quinze ges-tantes em média, tem participa-do das reuniões.

Ela explica que são eviden-ciados assuntos como a fecun-dação, período de gestação e os tipos partos. Outros temas de dúvida também são tratados, em especial amamentação, chu-petas e mamadeiras, com foco na saúde bucal das crianças. As mães ainda aprendem técnicas da massagem shantala, de ori-gem indiana, especial para be-bês. “Todas estão convidadas a participar. Com este programa queremos oferecer algo a mais às mulheres, e promover a saú-de pública”, destacou. O próxi-mo encontro será realizado no auditório municipal, que fica ao lado da biblioteca pública, e para participar do grupo, basta comparecer no dia, sem a ne-cessidade de inscrição anteci-pada.

Deputado Mauro (C) preside a CCJ onde foi discutido projeto de criação do Fundam

Assessoria de impreensa/Deputado Mauro/Divulgação JOP

Mensalmente são realizados grupos de encontros com as mães e futuras mães

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos/ Adriane Werlang Lula/Divulgação JOP

Page 21: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2114 de Junho de 2013 jopsc.com.brREGIÃO

Em ReaisCódigo Discriminação dos Verbetes 31/05/2013

ATIVO CIRCULANTE 152.941.772,84

110 DISPONIBILIDADES 718.868,66 -

TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS 56.351.500,96 131 Livres 55.323.897,67 136 Vinculados a prestação de garantias 1.027.603,29

- RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS 7.083.299,98

144 Relações com correspondentes 149.325,91 145 Centralização financeira - cooperativas 6.933.974,07

- OPERAÇÕES DE CRÉDITO 87.091.403,37

161 Empréstimos e títulos descontados 40.376.775,81 162 Financiamentos 16.448.102,26 163 Financiamentos rurais e agroindustriais 33.379.518,14 169 (-) Provisão para operações de crédito (3.112.992,84)

- OUTROS CRÉDITOS 1.458.978,80

183 Rendas a receber 142.727,10 188 Diversos 1.319.949,60 189 (-) Provisão para outros créditos (3.697,90)

- OUTROS VALORES E BENS 237.721,07

199 Despesas antecipadas 237.721,07

PERMANENTE 13.972.352,61

INVESTIMENTOS 5.202.018,25 215 Ações e Cotas 5.202.018,25 215 (-) Provisão para perdas em ações e cotas -

- IMOBILIZADO DE USO 8.753.184,67

222 Imobilizações em curso 3.100.470,30 223 Imóveis de uso 4.011.442,16 224 Instalações, móveis e equipamentos de uso 731.949,88 229 Outros 909.322,33

- INTANGÍVEL 17.149,69

251 Outros ativos intangíveis 29.399,82 251 (-) Amortização acumulada de ativos intangíveis (12.250,13)

166.914.125,45

Erenice de Fátima HenchenContadoraCRCSC: 029612/O-0CPF: 033.364.429-82

Documento N°. 2BALANCETE PATRIMONIAL

Instituição: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Oeste Catarinense – SICOOB OESTECREDIEndereço: Rua Visconde do Rio Branco n° 720 - Palmitos – SC - CNPJ N° 78.825.023/0001-22

TOTAL DO ATIVO

CPF: 015.090.509-22Diretora AdministrativaEliana Berlt

Em ReaisCódigo Discriminação dos Verbetes 31/05/2013

PASSIVO CIRCULANTE 135.651.421,17

DEPÓSITOS 103.771.989,07 411 Depósitos a vista 13.263.297,13 414 Depósitos sob aviso 3.751.098,29 414 Depósitos a prazo 86.757.593,65

RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS 6.239,85 444 Relações com correspondentes 6.239,85 445 Centralização financeira - cooperativas -

RELAÇÕES INTERDEPENDÊNCIAS 1.470,58 451 Recursos em trânsito de terceiros 1.470,58

OBRIGAÇÕES POR EMPRÉSTIMOS E REPASSES 29.063.893,18 462 Empréstimos no país-outras instit 2.183.458,02 464 Repasses do país - instituições oficias 26.880.435,16

OUTRAS OBRIGAÇÕES 2.807.828,49 491 Cobrança e arrecadação de tributos e assemelhados 11.382,07 493 Sociais e estatutárias 491.178,83 494 Fiscais e previdenciárias 143.306,50 499 Diversas 2.161.961,09

- PATRIMÔNIO LÍQUIDO 30.525.820,54

611 Cotas-país 18.087.276,49 611 (-) Capital a realizar (2.260,00) 615 Reserva legal 12.046.314,67 615 Reservas estatutárias 394.489,38 617 Sobras ou perdas acumuladas -

CONTAS DE RESULTADO 736.883,74 705 Receitas operacionais 9.303.265,86 805 Despesas operacionais (8.567.944,99) 730 Receitas não operacionais 12.527,96 830 Despesas não operacionais (10.965,09)

166.914.125,45

Erenice de Fátima HenchenContadoraCRCSC: 029612/O-0CPF: 033.364.429-82

CPF: 015.090.509-22

Documento N°. 2BALANCETE PATRIMONIAL

Instituição: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Oeste Catarinense – SICOOB OESTECREDI

TOTAL DO PASSIVO

Eliana BerltDiretora Administrativa

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco n° 720 - Palmitos – SC - CNPJ N° 78.825.023/0001-22

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos/ Adriane Werlang Lula/Divulgação JOP

Page 22: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

22 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brHOMENAGENS

Parabéns!Estará de aniversário sábado, dia 15, Pamella Binda. Parabéns, muitas felicidades e que Deus continue te protegendo. Te amamos! De toda a família, em especial do namorado Eduardo.

ParabénsMarinês Nascimento - 13 de junho - Agradeço por este tempo de muito amor e mui-to carinho. Agradeço a sua compreensão, o seu apoio e por estar sempre comigo nos momentos alegres e tristes da minha vida. Agradeço esse convívio gostoso que você me proporciona. Agradeço por você ser do jeito que é e por tornar-se tão essencial em minha vida. Você me faz muito feliz! Parabéns Pelo seu aniversário . TE AMO de Valmor

AUGUSTO E ELVIRA SCHÜLKE, PELAS BODAS DE DIA-MANTE. Um amor compartilhado durante anos e fortalecido nas alegrias e desafios do dia-a-dia inspira os que com voces vivem essa emoção. Parabéns! Homenagen da familia da filha NELI

Parabéns! Nerci BergmannUma homenagem do seu afilhado Gilmar Junior Tortora

Parabéns - Keli Raquel Secchi - 13 de junhoDe Maurício Gasparinn

Parabéns -Valter Spézia - 15 de junhoMuitos anos de vida, saúde, paz, alegrias e muito sucesso!

Forte abraçoJOP

Page 23: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2314 de Junho de 2013 jopsc.com.brSAÚDE

Estresse e variações hormonais são vilões para quem sofre de enxaqueca

Alimentação incorreta pode fazer sua noite de amor ir por água abaixo

Marilis de OliveiraNutricionista CRN 2 nº[email protected]

DICAS DE SAÚDECalorias vazias, já ouviu falar?

TROQUE SEUS PONTOS PREMMIA POR MILHAS SMILESAgora os pontos do Premmia podem ser trocados por milhas Smiles para você voar. E sabe o que é melhor?Não precisa pagar nada a mais. Somente com os pontos você pode resgatar as milhas.Acumule pontos e viaje mais.É simples, fácil e exclusivo para cliente Premmia.

São chamadas de calorias vazias as encontradas nos alimentos que são rapidamente absorvidas pelo organismo e convertidos em energia, mas

não são nutricionalmente adequados quando observa-mos teor de vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos nos fornecem apenas gorduras e/ou açúcares.

Alimentos que precisamos ficar longe:- Batatas fritas, nuggets, outros alimentos fritos. Uma

porção grande de batatas fritas, dessas encontradas em cadeias de fast food fornecem até 570 calorias (30 gra-mas de gordura e até 8 gramas de gorduras trans) e quase nenhum micronutriente importante;

- Balas, pirulitos, chicletes e similares. Estes alimen-tos além de ricos em calorias, ricos em açúcar e zero de vitaminas e minerais são cheios de aditivos e corantes, que podem causar alergias em crianças;

- Cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas. Uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte e quase nada a mais. E as calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdome.

- Grãos refinados como bolachas, biscoitos, arroz e pão brancos. Fornecem carboidratos, um mínimo de vi-taminas do complexo B.

O consumo excessivo de calorias vazias provoca o aumento de peso e as grandes consequências da obesi-dade estão no desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças coronarianas ateroscleróticas, embolia pulmo-nar, diabetes, distúrbios hormonais, apnéia do sono, dermatite, artrite, e uma grande quantidade de outras comorbidades.

Além do aumento de peso o consumo de “calorias vazias” ocasiona carências nutricionais, como anemias, retardo no crescimento em crianças, osteoporose, perda de cabelo, escamação da pele, unhas quebradiças, falta de atenção e concentração e, uma série de outras carên-cias relacionadas à falta de vitaminas e minerais.

Essas necessidades nutricionais podem ser supri-das se consumirmos as porções recomendadas de cada alimento conforme orientação da pirâmide alimentar brasileira que tem o objetivo de promover a saúde dos brasileiros:

Cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que costuma vir acompanhada de intolerância

à luz e náuseas. Para quem sofre do problema, que tem origem ge-

nética, os receptores de dor em volta do cérebro são muito sensíveis a certos gatilhos, como estresse e can-saço. No caso das mulheres, as oscilações hormonais costumam ser os vilões. Alguns alimentos, como os muito gordurosos ou picantes, também podem levar indivíduos suscetíveis a ter crises de enxaqueca.

De acordo com o médico, neurologista Luis Hen-rique Martins Castro, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo uma estratégia pouco adota-da pelos pacientes, mas bastante eficaz, é adotar um tratamento preventivo. O especialista prescreve al-gum tipo de medicamento (que aparentemente não tem nada a ver com a enxaqueca) para ser tomado todos os dias. Assim, as crises ficam mais espaçadas e, quando aparecem, vem com uma intensidade bem menor.

Para quem costuma se automedicar, o neurologis-ta faz um alerta: abusar de remédios para dor de ca-beça provoca o chamado efeito rebote: a dor aparece com frequência maior e mais forte.

Fonte: UOL/São Paulo/Divulgação JOP

Comida e sexo são pra-zeres muito próximos. Assim, nada mais ro-

mântico que um jantar à luz de ve-las, um bom vinho, música suave ao fundo e uma conversa interes-sante. Porém, se você exagerar na quantidade e pecar na qualidade da comida, além de extrapolar na bebida, as chances de sua noite de amor se tornar um fiasco são enor-mes.

O médico nutrólogo Antonio

Elias de Oliveira Filho, diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comenta que nosso instinto de sobrevivência é mais focado em comer do que em fazer sexo. Porém, os centros límbicos do prazer, que regem fome e sexo, estão muito próximos. “As neces-sidades primitivas do ser humano são comer, dormir, caçar e fazer sexo, isso tudo para manter a espé-cie. O instinto do prazer relaciona comida com sexo. E ambos têm de

ser bons antes, durante e depois”.Ele frisa que sexo é uma ativi-

dade física prazerosa, que envolve o emocional e o psicológico. As-sim, um bom preparo físico para executá-lo é ideal. “Claro que não é como uma maratona, mas você tem de se preparar. Não se deve comer muito logo antes da prática sexual, isso porque uma alimenta-ção pesada aumenta a taxa de gli-cose”.Fonte: UOL/São Paulo/Divulgação JOP

Thais C. K. CarneiroNutricionista CRN 2 nº102768Especialista em Nutrição Humana com ênfase em Clínico-HospitalarClínica Médica Divina Providência (Fone/Fax: (49) 3647-0233

O Poder das Frutas Vermelhas

Amoras, framboesas, morango, mirtilo, ce-reja, uva escura, cranberry, goji são fru-tas vermelhas e devido ao seu alto teor de

antioxidantes alcançaram o status de SUPER ALI-MENTOS.

Suas cascas de cores que vão de vermelho a ar-roxeado são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. O con-sumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado a redução de risco de doenças como cân-cer e doenças do coração.

Mas, os benefícios dessas frutas bonitas e saboro-sas não param por ai, os antioxidantes tem ainda pa-pel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. Os estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro.

Além de flavonoides, são ricas também em vita-minas C e E o que aumentam seu poder antioxidante, relacionado também ao combate ao envelhecimento precoce.

Para termos os benefícios dessas frutas elas de-vem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. Devem aparecer no car-dápio como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lan-ches entre as refeições.

Page 24: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

24 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Rua Frederico Einloft 32, Sala 05, Palmitos

(49) 3647 0000

Socorro

Óculos de Grau Óculos de Sol Lentes Nacionais Importadas Acessórios e Instrumentos Musicais

PUBLICAÇÃO LEGALEstado de Santa CatarinaCamara Municipal de Caibi

Receitas Transferências Financeiras Recebidas

Déficit ........

Total das Receitas

Despesas

Créditos Orçamentários e Suplementares Créditos Especiais Créditos Extraordinários

Transferências Financeiras Concedidas

Soma ..........

Total das Despesas

ALBENIZ FERNANES VARELLA MARI LUCIA LUNARDELLICPF Nº 303.495.830-72 CRC/SC 027921/O-6PRESIDENTE CONTADORA

500.000,00 260.799,83 239.200,17

500.000,00 260.799,83 239.200,17

- -

- - - - - -

500.000,00 260.799,83 239.200,17

Previsão/Fixação Execução Diferenças(a) (b) (c)

500.000,00 260.799,83 239.200,17

500.000,00 52.466,48 447.533,52

208.333,35 -208.333,35

Previsão/Fixação Execução Diferenças(a) (b) (c)

Balanço OrçamentárioMeses 01-05 de 2013 - Anexo 12, da Lei 4.320/64

Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL

P GINA: 1 DE 111/06/2013 15:33

Estado de Santa Catarina Demonstração das Variações Patrimoniais

Camara Municipal de Caibi - SC

VARIAÇÕES ATIVAS VARIAÇÕES PASSIVAS

(1) RESULTANTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (7)

Receitas Orçamentárias Despesas Orçamentárias

Despesas Correntes

Pessoal E Encargos Sociais 176.689,14

Outras Despesas Correntes 82.260,69

Soma ............. 258.949,83

Despesas de Capital

Investimentos 1.850,00

Soma ............. 1.850,00

Total ................... - Total ................... 260.799,83

RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCICIO

RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCICIO 208.333,35

Soma ............. 208.333,35

Total ................... 208.333,35 Total ................... 260.799,83

(2) MUTAÇÕES PATRIMONIAIS (8)

RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCICIO

RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCICIO 1.850,00

Total ................... 1.850,00 Total ................... -

(3) INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (9)

Total ................... - Total ................... -

Total das Variações Ativas (4) 210.183,35 Total das Variações Passivas (10) 260.799,83

Resultado Patrimonial (DÉFICIT) (5) 50.616,48 Resultado Patrimonial (SUPERÁVIT) (11)

TOTAL GERAL (6) 260.799,83 TOTAL GERAL (12) 260.799,83

PRESIDENTE CONTADORA

Janeiro a Maio de 2013 - Anexo 15 da lei 4.320/64

Unidade Gestora: CÂMARA MUNICIPAL

ALBENIZ FERNANDES VARELLA MARI LUCIA LUNARDELLI

CPF Nº.303.495.830-72 CRC/SC 027921/O-6

C.E.I Pequeno Príncipe de Cunha Porã realiza o concurso Bebê Doçura

O CEI Pequeno Príncipe de Cunha Porã, convida à todos para participarem

do 15° Concurso do Bebê Doçura, que se realizará no próximo domin-go, dia 16 de junho, às 15 horas, no Esporte Clube de Cunha Porã.

Neste evento irão participar do

desfile os seguintes candidatos:- Deyvid Help- Giovanni Zanella- Davi Bankow- Milena Böehs- Miguel Pasqualotto- Julíe Caron Becker- Bianca de Vargas Lenz

- Renan Gustavo LinkeA direção do CEI e os organiza-

dores convidam toda a comunidade cunhaporense para prestigiarem o evento!

Fonte: Assessora de Comuni-cação Social e Imprensa - Gabriela Zamboni

Page 25: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2514 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

Fone: (49) 3678.8700 Rua Carlos Kummer, 100 • Bairro Universitário • Itapiranga - SC • CEP: 89896000

Rogério César SoehnProfessor do Curso de DireitoFAI – Itapiranga

Redução da maioridade penal

Um dos temas mais debatidos na atualidade é a pos-sível redução da maioridade penal. Para os adeptos da redução, a justificativa reside no fato de que cada

vez mais os adolescentes, principalmente com idades de 16 e 17 anos, estão praticando crimes bárbaros, cientes de que não serão punidos de uma forma mais severa. Já para aqueles que são contrários, um dos argumentos é de que não haverá redu-ção da criminalidade com o simples fato de punirmos mais se-veramente os adolescentes que praticarem algum ilícito penal.

O tema deverá ser destaque durante a discussão acerca do novo Código Penal. Aliás, o anteprojeto desse novo Código mantém a maioridade a partir dos dezoito anos, porém retirou a atenuante prevista atualmente no art. 65, inciso I, do Código Penal em vigor, qual seja, haver redução na pena se o agente for menor de 21 anos na data do fato.

A participação popular é importante nesse debate, eis que os parlamentares são representantes do povo e devem levar em consideração o anseio da coletividade. Tudo indica que caso seja feita uma pesquisa popular, a maioria dos brasileiros vo-taria a favor da redução da maioridade penal. Isso se justifica, principalmente, pela falta de efetiva punição dos adolescentes infratores, o que transmite uma sensação de plena impunida-de.

No entanto, não basta a vontade popular para podermos efetivamente reduzir a maioridade penal. Devem ser levados em conta outros fatores. Um deles diz respeito ao sistema pri-sional. Na atualidade não há estabelecimentos prisionais sufi-cientes para absorver toda a população carcerária. Aliás, mes-mo sem haver redução da maioridade penal, não temos vagas suficientes para todos os criminosos que são presos.

Independentemente do que for decidido pelos nossos par-lamentares a respeito desse assunto, não há dúvida de que algu-mas medidas urgentes precisam ser tomadas para contermos a onda de criminalidade por parte dos adolescentes. Inaceitável que num estado democrático de direitos, onde todos deveriam ter direito à liberdade e segurança, tais garantias estejam sendo restringidas por jovens malfeitores que se utilizam da sua me-noridade para atormentar o próximo, causando essa sensação de insegurança.

Certamente uma das medidas seria o Estado, através do Poder Judiciário, aplicar com o máximo de rapidez, aos ado-lescentes infratores, as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente, com posterior fiscalização para que haja o efetivo cumprimento da medida imposta.

Por fim, convém ressaltar que um papel relevante nessa luta pela redução da criminalidade por parte de adolescentes é dos próprios pais, pois a boa educação familiar é a principal for-madora do caráter.

Agradecimento - 9ª Jornada das Licenciaturas

Pós-graduandos em Educação desenvolvem projeto com expedição investigativa

C.E.I Pequeno Príncipe de Cunha Porã realiza o concurso Bebê Doçura

Os Centros Acadêmicos de Pedagogia e Mate-mática da FAI Faculdades agradecem a todos que direta e indiretamente contribuíram para

a realização e sucesso da 9ª Jornada das Licenciaturas. Este evento só se concretizou com a ajuda e cooperação de muitos.

Esperamos que os palestrantes convidados, que se dispuseram a compartilhar seu conhecimento, tenham contribuído com o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Desejamos continuidade das parcerias es-tabelecidas para a 10ª Jornada das Licenciaturas em 2014.

Fonte: FAI Faculdades Itapiranga/Divulgação JOP

Fonte: FAI Faculdades Itapiranga/Divulgação JOPNo último sábado, dia 08 de

junho, o grupo de Pós Graduação em Educação, na disciplina de Organização e Gestão das práti-cas pedagógicas na Educação, vi-venciou a importância e eficácia da expedição investigativa para o processo ensino-aprendizagem e a metodologia de projetos. A partir de uma pergunta explora-tória, em pequenos grupos, rea-lizaram a expedição investigativa no trajeto da FAI Faculdades ao Terminal Rodoviário. Após, com uso de diversos materiais, apre-sentaram os resultados com so-cialização no grande grupo.

Segundo a professora Maria Preis Welter, a disciplina de Or-ganização e Gestão das práticas pedagógicas na Educação tem

como objetivo estudar a temáti-ca do planejamento, mediação e avaliação no contexto social e es-colar, focando a importância dos projetos cooperativos de apren-dizagem (que envolvem toda co-

munidade escolar e local). Salienta ainda que os pós gra-

duandos(as) se envolveram com muito interesse na realização desta atividade, obtendo um óti-mo resultado.

Page 26: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

26 14 de Junho de 2013 jopsc.com.brGERAL

CAPA DE CHUVA DELTA PVC R$ 39,90

PROTETOR DE MÃOR$ 19,90

POLAINA DELTAR$ 19,90

LUVA DE COUROR$ 49,00

LUVA X11 19,90

LUVA DE COURO SINTÉTICOR$ 19,90

Rua Independência, 730Centro - Palmitos/SCFone: (49) 3647-2129www.motopecas88.com.br

fb.com/motopecas88

Prom

oção

válid

a enq

uant

o du

rare

m o

s est

oque

s

Ação do PUFV desenvolve projeto sobre as brincadeiras infantis em São Carlos

O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Criança Feliz de São Carlos, está desenvolvendo o projeto “Como é bom brincar”, que faz parte do Programa A União Faz A Vida (PUFV). O PUFV é re-alizado em parceria entre o muni-cípio e a Fundação Sicredi, visan-do desenvolver ações cooperadas entre escola, familiares, alunos e a comunidade escolar, ao longo de todo o ano letivo. O programa pre-vê ainda, a realização de projetos específicos que gerem esta integra-ção na comunidade.

Segundo a coordenadora lo-cal do PUFV, Janete Giongo, uma ação foi planejada visando desen-volver o raciocínio e a aprendi-zagem usando o Lego, que é um brinquedo com peças de plástico que se encaixam. Conforme ela, a escola tem o brinquedo, porém, a intenção foi a de intensificar as ati-vidades com o brinquedo educati-vo. “Cada turma do Ceim fez uma visita de estudos à sala de Lego da Escola de Educação Básica Carde-al Arcoverde. Os alunos recebe-ram explicações sobre montagem e confecção de brinquedos, jogos, e tiveram tempo para inventar e criar”, destacou. Para a secretária

de educação, Tania Bif, a brincadei-ra didática refletiu na criatividade dos alunos. “Voltando para a esco-la, as professoras apresentaram aos seus alunos três sacolões de peças de Lego. Teve peças como multi-i-deias, encaixe mágico e conectan-do ideias. As crianças deixaram a imaginação fluir”, enfatizou. Estes sacolões serão utilizados também nas aulas de Educação Física da professora Elis Regina Marangoni, tendo objetivos específicos em al-guns momentos, e em outros, com temática livre para brincar e criar.

Conforme a coordenadora do

Ceim Criança Feliz, Gorete Wi-ckert, a brincadeira dos pais com os filhos utilizando brinquedos como este, é essencial para garan-tir o desenvolvimento das crian-ças. “Pais, brinquem também com seus filhos, em casa, com brinque-dos como Lego. Ele é usado não só na hora da brincadeira, mas serve também para educar e exercitar a mente, com princípios de mate-mática, ciências e até engenharia e tecnologia”. Gorete ainda agrade-ceu a direção da Escola Estadual Cardeal Arcoverde pela receptivi-dade e parceria neste projeto.

O programa prevê ainda, a realização de projetos específicos que gerem esta integração na comunidade

Os alunos receberam explicações sobre montagem e confecção de brinquedos, jogos, e tiveram tempo para inventar e criar

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos - Adriane Werlang Lula/JOP

Em 02/04/2013, ocorreu a aprovação da Emenda Constitucional n° 72, estabelecendo ao empregado doméstico novos direitos. Alguns deles indepen-

dem de regulamentação e, por este motivo, entraram em vi-gor imediatamente, incorporando-se àqueles já previstos an-teriormente na Constituição e em leis esparsas. Outros ainda dependem de regulamentação, o que deve ocorrer com a pu-blicação de uma lei específica, cujo projeto está em discussão no Congresso Nacional. ¬– O que está valendo hoje: salário mínimo, jornada de trabalho, 13° salário, hora extra, licença-maternidade, férias, vale transporte, feriados civis e religio-sos, estabilidade em razão de gravidez. - O que está aguardan-do regulamentação: Outros direitos estendidos ao empregado doméstico só se tornarão efetivos após regulamentação, que deverá ser feita pelo Congresso Nacional. Dentre eles estão os seguintes: obrigatoriedade de recolhimento do FGTS, inter-valo para refeição e/ou descanso, seguro-desemprego, adicio-nal noturno, salário-família. Considero uma conquista justa e mais que necessária aos trabalhadores domésticos.

Direitos do Empregado Doméstico:o que esta valendo hoje

Prof. Maria Luiza MelloMestranda em DireitoProfessora da FAP – Faculdade Regional Palmitos

Page 27: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2714 de Junho de 2013 jopsc.com.brVARIEDADES

HORÓSCOPO DA SEMANA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Jogos e brincadeiras para as viagens ficarem mais divertidas

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS E LIVRARIAS

BANCO 78

BPPCACHOEIRAOICLIQUE

SENÃOIRALTOMATESHRBRIACA

CAVOUCADAVECABINE

CENIPAASNENHUMLCTRAMBOLHOOATLMAL

CORRIGIRSHEVACINAE

ASIAAMOUR

Pequenaimper-feição

Ponto deapoio doviolino

Pressãosobre umbotão domouse

Condiçãoda pessoadoadora

de sangue

Respeitar;admirarmuito

UlyssesCruz, dire-tor teatralpaulista

Trans-piração

Verboassociadoao livre-arbítrio

Rogério(?), ídolo

Paulo (fut.)

Aposentodos hós-pedes,

no navio

A contabancária

que não es-tá em uso

Liza Mi-nelli, atrizdo filme"Cabaré"

Gálio(símbolo)

Princípionegativodo mani-queísmo

Órgão

Abriga opaís maispopulosodo mundo

(?) BCG:previne a tuber-culose

Virada do(?): é co-

memoradacom fogos

Amor, emfrancês

Aspirina(sigla)

Pedra a-moladora

A consoan-te "muda"

Cafa-jestes

Mexida;cutucada

Cereja,italiano,saladete e santa-

cruz

Irlanda, em gaélico

Pratoespanhol

Via pública

Conjunto de ações do governo em

prol da sociedade3a letra

Rei do (?), cognomeda figura central de"Gonzaga – De Pai

Pra Filho"(?) do Sul,a CapitalNacionaldo Arroz

(RS)

Infratores quechefiam negócio deapostas no jogo do

bicho

(?) de Nós,banda depop rock

Aveia, eminglês

Móvel gran-de, pesa-do e semutilidade

Trabalharcomo orevisor

afetadopela nefri-te (Anat.)

malchei-rosa

do São

3/oat. 4/eire. 5/amour — senão. 6/paelha. 7/tomates.

DifícilTRABALHO: seja diplomático ao tratar com os colegas e

superiores a fim de evitar críticas em relação às suas atitudes. AMOR: uma amizade provocará sérias discussões. SAÚDE: controle seu nervosismo. 851 - rosa

VariávelTRABALHO: assuntos de sociedade comercial estarão

favorecidos, mas tenha muita cautela com documentos. AMOR: momento impróprio para cuidar de assuntos afetivos. SAÚDE: em boa forma. 186 - amarela

DifícilTRABALHO: evite movimentar dinheiro que pertença a

terceiros, sem o consentimento dos mesmos.AMOR: possível frustração sentimental.SAÚDE: problemas digestivos. 761 - caramelo

AgitadoTRABALHO: analise cuidadosamente as propostas que lhe

fizerem, a fim de evitar prejuízos financeiros. AMOR: talvez surjam dificuldades por intromissão de estranhos. SAÚDE: estável. 017 - cinza

BomTRABALHO: promova o bom entendimento, peça a orientação

do sócio antes de iniciar um empreendimento. AMOR: novidades felizes restabelecerão a paz no romance. SAÚDE: afaste-se dos vícios. 616 - marfim

FavorávelTRABALHO: favorável para pedir orientação a pessoas

competentes no ramo em questão bem como pedir favores. AMOR: seja sincero com a pessoa amada. SAÚDE: faça uma dieta. 726 - dourada

BomTRABALHO: bom dia para trabalhar no seus projetos; terá

oportunidade de aumentar seus recursos. AMOR: felicidade na sua vida conjugal. SAÚDE : faça um regime equilibrado com orientação médica. 119 - azul

CalmoTRABALHO: dia impróprio para dar início a um novo

empreendimento financeiro. AMOR: a sorte lhe sorri na vida afetiva, seja feliz com sua amada. SAÚDE: boa. 035 - bordô

DifícilTRABALHO: não insista demais em seus pontos de vista, pois

acabará se indispondo com os parceiros. AMOR: cuidado para não ferir a sensibilidade da pessoa amada. SAÚDE: regular. 574 - madeira

VariávelTRABALHO: procure uma pessoa amiga de confiança para

comentar de seus planos. AMOR: possível decepção com a pessoa amada. SAÚDE: evite exageros alimentares. 149 - verde

AgitadoTRABALHO: pequenos motivos poderão gerar grandes

discussões. AMOR: alguns aborrecimentos envolvendo seus sogros pdem interferir a vida conjugal. SAÚDE: trate perturbações digestivas. 247 - turquesa

CalmoTRABALHO: dê andamento as suas atividades com dinamismo,

assim alcançará o êxito esperado. AMOR: sensualidade exagerada no romance. SAÚDE: movimente-se mais e saia do sedentarismo. 321 - salmão

Enquanto isso, no Facebook...

Delícia da Semana

Ingredientes4 ovos, 8 colheres (sopa) de açúcar250 gramas de chocolate meio amargo em barra picado, 1 lata de creme de leitecerejas e raspas de chocolate para decorar (op-cional)

Modo de Fazer:Em um refratário coloque o creme de leite e o chocolate. Leve ao microondas por 2 minutos. Mexa bem e se necessário coloque mais 30 se-gundos, repetindo até derreter por completo, sem deixar ferver. Deixe esfriar. Bata as gemas com 4 colheres de açúcar até ficar bem fofa e esbran-quiçada, reserve. Bata as claras com 4 colheres de açúcar até o ponto de neve bem firme. Ainda batendo derrame a gemada sobre as claras, deixe misturar bem e adicione o creme de chocolate. Coloque em uma tigela ou taças individuais e leve à geladeira por 24 horas. Decore e sirva.

Mousse de Chocolate

Page 28: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

28 14 de Junho de 2013 jopsc.com.br28

14 de Junho de 2013

jopsc.com.br

Bandidos assaltam ônibus

Morte no trânsito de Xanxerê

Segurança é morto em Chapecó

Saída de pista deixa homem gravemente ferido na BR 158 em Palmitos

Passageiros de um ôni-bus de Rio Grande (RS) foram obrigados

a tirar as roupas e ficar tran-cados no bagageiro do veículo vestindo apenas peças íntimas durante assalto no Oeste de Santa Catarina na madrugada do último sábado, dia 8. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, os bandidos leva-ram cerca de R$ 20 mil. No ôni-bus havia 35 passageiros e um motorista.

Segundo a PMRv, a ação ocorreu por volta da 1h30, no

km 24 da SC-157, município de São Lourenço do Oeste. Con-forme o condutor do veículo relatou à polícia, dois homens saíram de um matagal próximo à rodovia com armas em punho e foram em direção ao ônibus. Eles entraram no veículo e or-denaram que o motorista diri-gisse até uma via secundária. Ainda de acordo com o con-dutor, os assaltantes obrigaram que todos tirassem as roupas. Foram levados pertences, di-nheiro e celulares.

Um grave acidente na manhã de segun-da-feira, dia 10, por

volta das 11 horas, tirou a vida de um motociclista em Xanxe-rê. A colisão entre caminhão e moto ocorreu na SC-480, pró-ximo ao CTG Espelho da Tra-dição.

Os dois veículos faziam o mesmo sentido (Xanxerê/Bom Jesus). O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o con-dutor da moto, Claudir Daniel Paz, de 23 anos, já sem vida. Na moto havia ainda um caronei-ro, que apresentava ferimentos leves.

Segundo informações do chefe de socorro dos bombeiros de Xanxerê, soldado Picolotto,

o motorista do caminhão, Mar-celo Cicascovisk, de 30 anos, comentou que estava na pista quando entrou à esquerda, para a via secundária, momento em que houve a colisão.

O motociclista apresentava fratura no tórax, no tornozelo esquerdo e ferimento com vís-ceras a mostra no abdômen ao lado direito. A vítima era mora-dora do interior de Xanxerê. Já o carona, que não teve o nome informado, foi conduzido ao hospital pelos bombeiros com escoriações leves.

O motorista do caminhão não teve ferimentos, mas devido à gravidade do acidente e abalo psicológico, foi conduzido ao hospital para atendimento.

O segurança de um bar morreu com um tiro na cabeça

na madrugada deste domingo, dia 9, em Chapecó, no Oeste. Houve um tumulto na portaria e na intenção de atingir o jo-vem com quem tinha brigado, o adolescente acabou baleando o segurança. De acordo com a Polícia Militar, o tiro foi dispa-rado por um adolescente de 16 anos que, depois de acertar o segurança, saiu do bar efetuan-do outros disparos.

O homicídio aconteceu por volta das quatro da madrugada no Recanto da Viola, no bairro Bela Vista. Nelson Brisch de 42 anos morreu com um tiro na cabeça. Ele foi baleado na por-taria do bar. Segundo o dono do estabelecimento, João Celso Kreimer, pouco antes do crime

houve uma briga em frente ao local, e na intenção de se prote-ger, um dos envolvidos entrou no clube. O autor do disparo, acompanhado de outros jovens, foram atrás dele.

A perseguição continuou fora do bar. Uma Câmera de monitoramento da PM, ins-talada na Avenida Fernando

Machado, flagrou o adolescen-te correndo e atirando contra o rapaz. Minutos depois o adoles-cente ainda recarregou a arma e deixou o local caminhando. O autor dos disparos tem várias passagens pela polícia. Entre as infrações estão roubo, furto, e porte ilegal de arma de fogo.

A polícia perseguiu e prendeu dois adolescentes e dois maiores de idade na tarde desta quarta-fei-ra (12), em Chapecó. Um maior e um menor são acusados de furtar e capotar um Astra e os outros dois de roubar um Golf. Os dois crimes ocorreram praticamente no mesmo horário (15h) no bairro Palmital e os quatro foram detidos na região da Linha Água Amarela.

Primeiro caso:Ivan estacionou o carro na ave-

nida Irineu Bornhausen, em Cha-pecó, para comprar pão em um mercado. Ele desceu, e a mulher, grávida de sete meses, e o cunhado ficaram no veículo. Quando esta-va no caixa, Ivan começou a ouvir gritos.

“Quando olhei para fora, vi mi-nha mulher gritando e saindo do carro com as mãos para cima. Aí meu cunhado também saiu. Vi um cara no carro, no banco do moto-rista, apontando uma arma para eles. Ele saiu com o carro e uma moto foi atrás”.

Com informações de testemu-nhas, a polícia encontrou e come-çou a perseguir o Golf na região do bairro Seminário e Linha Água Amarela. Os assaltantes, então, abandonaram o carro e continua-ram a fuga a pé. Uma arma de fogo foi encontrada no veículo.

Conforme informa-ções da Polícia Ro-doviária Federal

posto de Maravilha que fez o registro da ocorrência, por vol-ta das 6h00min. Nesta manhã de segunda-feira (10) o veículo FIAT/STILO placa ARA-6272 de Palmitos, saiu da pista e veio a colidir com uma árvore no km 121,5 da BR-158, muni-cípio de Palmitos, o condutor JOACIR RODRIGUES, 50 anos teve lesões graves. E foi condu-zido pelo corpo de Bombeiros de Palmitos ao Hospital para atendimento médico.

Ainda conforme informa-ções do Corpo de Bombeiros Militar de Palmitos o condutor estava consciente e precisou ser desencarcerado. Apresentava suspeita de fratura nos mem-bros superiores, muitas dores lombares e na cabeça. O mesmo foi imobilizado, retirado do veí-culo e conduzido ao Pronto So-corro do Hospital Regional de Palmitos. Esta operação contou também com o apoio das Guar-nições do Corpo de Bombeiros Militar de Cunha Porã.

Fonte: PRF/Corpo de Bomebiros de Palmitos/Divulgação JOP

Bar onde ocorreu o crime

Fonte: G1/Divulgaçã IO

Motociclista morre em acidente na SC 480 em Xanxerê

Condutor JOACIR RODRIGUES, 50 anos e passageiro tiveram lesões graves

Ele pilotava uma motocicleta que colidiu em um caminhão por volta das 11h desta segunda (10)

Fonte: TSX

Page 29: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

2914 de Junho de 2013 jopsc.com.brPOLICIAL

Lairton RodriguesPolicial Militar

Instrutor de trânsito

TRÂNSITO

Comportamento no trânsito

Veículo recuperado pela PRF

Polícia prende suspeito de matar homem com 21 facadas em São Miguel do Oeste

Polícia indicia oito bombeiros por tragédia da Kiss

PRF de Maravilha prende foragido da justiça do ES há 18 anos

Quatro presos após perseguição policial em Chapecó

A Polícia Civil prendeu no domingo (09) um homem acusado de

matar a facadas Adilson José Fa-rias, de 30 anos, no bairro Pro-gresso em São Miguel do Oes-te. Leomar Goche teve a prisão preventiva decretada e foi preso na praça Walnir Bottaro Daniel. Ele estava sendo agredido antes da chegada da PM. A arma utili-zada no crime foi apreendida na casa do suspeito que confessou

ter matado Adilson Farias. O acusado alegou que agiu em le-gítima defesa, o que está sendo apurado pela Polícia Civil. Se-gundo a polícia, o crime acon-teceu na noite de sexta-feira. O corpo de Adilson foi encontra-do próximo de sua residência no bairro Progresso com diversos ferimentos provocado por faca. Segundo o delegado da Polícia Civil, o homem foi morto com 21 facadas.

A polícia perseguiu e prendeu dois adolescentes e dois maiores de idade na tarde desta quarta-fei-ra (12), em Chapecó. Um maior e um menor são acusados de furtar e capotar um Astra e os outros dois de roubar um Golf. Os dois crimes ocorreram praticamente no mesmo horário (15h) no bairro Palmital e os quatro foram detidos na região da Linha Água Amarela.

Primeiro caso:Ivan estacionou o carro na ave-

nida Irineu Bornhausen, em Cha-pecó, para comprar pão em um mercado. Ele desceu, e a mulher, grávida de sete meses, e o cunhado ficaram no veículo. Quando esta-va no caixa, Ivan começou a ouvir gritos.

“Quando olhei para fora, vi mi-nha mulher gritando e saindo do carro com as mãos para cima. Aí meu cunhado também saiu. Vi um cara no carro, no banco do moto-rista, apontando uma arma para eles. Ele saiu com o carro e uma moto foi atrás”.

Com informações de testemu-nhas, a polícia encontrou e come-çou a perseguir o Golf na região do bairro Seminário e Linha Água Amarela. Os assaltantes, então, abandonaram o carro e continua-ram a fuga a pé. Uma arma de fogo foi encontrada no veículo.

Durante a fuga, um jovem de 19 anos, Emersom Muller So-mensi, foi baleado no pé. O jovem foi levado ao hospital e depois à Central de Plantão Policial (CPP), onde foi autuado em flagrante por roubo. Cerca de uma hora depois, a polícia ainda encontrou o segun-do acusado do roubo, um adoles-cente de 15 anos. Eles não se mani-festaram à equipe de reportagem.

Segundo caso:Um adolescente de 15 anos se

aproveitou da falta de atenção de uma chapecoense também na tar-de desta quarta-feira (12). Ela es-tacionou um Astra no bairro Pal-mital e confirma que esqueceu a chave no carro.

O adolescente, ao ser ques-tionado pela reportagem sobre o furto, também confirmou: “passei

pelo carro e a chave estava na por-ta, aí peguei para dar umas “ban-das”.

As guarnições da polícia foram as primeiras a se deparar com o Astra furtado. Ele estava na região do bairro Seminário e Linha Água Amarela e era acompanhado pelos policiais.

De repente, o carro capotou em uma estrada do interior. Os dois jovens que estavam no carro ainda tentaram fugir pelo mato, mas fo-ram pegos em seguida. O carro foi recuperado, mas ficou praticamen-te todo destruído.

Os dois acusados, de 18 e 15 anos, foram levados para a Dele-gacia para responder por furto. O maior de idade afirmou que “pega-va carona” e o menor afirmou que foi ele quem furtou o carro.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal posto de Mara-

vilha nesta segunda-feira (10) por volta das 16h00min. na BR-282, km 615,0 na cidade de Maravi-lha/SC. A PRF recuperou o veí-culo Scania/R 124/R 124 de placa MKU-6000/SC.

O veículo estava com mandado de reintegração de posse. O con-dutor do veículo não estava envol-vido na ocorrência, portanto não foi detido.

Ocorrência encaminhada ao Poder Judiciário.

atendimento médico.Ainda conforme informa-

ções do Corpo de Bombeiros Militar de Palmitos o condutor estava consciente e precisou ser desencarcerado. Apresentava suspeita de fratura nos mem-bros superiores, muitas dores lombares e na cabeça. O mesmo foi imobilizado, retirado do veí-culo e conduzido ao Pronto So-corro do Hospital Regional de Palmitos. Esta operação contou também com o apoio das Guar-nições do Corpo de Bombeiros Militar de Cunha Porã.

Fonte: PRF/Divulgação JOP

O veículo estava com mandado de reintegração de posse

Fonte: Polícia CivilSMO/Divulgação JOP

Infelizmente, no Brasil existem comportamentos cul-turais muito difundidos, geralmente centrados no “eu”, o espaço publico principalmente o transito por

ser um espaço amplo, pode gerar condições para comporta-mentos inadequados e inesperados, muitas vezes devido algo simples, por exemplo, um estacionamento lotado e ruas con-gestionadas.

O que acontece no dia a dia é que as pessoas querem fa-zer no espaço publico (rua) o que fazem no espaço privado (casa), mas nas ruas as pessoas pertencem a classes sócias di-ferentes, tem diferentes níveis de escolaridade, tem religiões diferentes e pertencem a sexos diferentes, e essas diferenças devem ser respeitadas, por isso, é necessário fazer um exa-me de consciência, porque nunca sabemos se o outro errou por imprudência ou por simplesmente desconhecer as regras de transito, diferente do espaço privado onde você mesmo estipula as suas regras de acordo com seus costumes e sua cultura.

Para que o transito melhore, é necessário que cada um reveja suas atitudes e mude o que deve ser mudado. É pre-ciso que as necessidades e conflitos deem espaço a atitudes de cooperação e solidariedade mutua um respeito o outro de forma digna. No transito todos devem se comportar visando sempre à preservação da vida, portanto você é fundamental nesse processo, o transito só vai começar a mudar na medida em que você começar a mudar seu comportamento. Comece por você.

O comandante regional dos bombeiros de Santa Maria, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, e outros sete bombeiros foram indiciados no Inquérito Policial Mi-

litar (IPM) que apurou responsabilidades da corporação na tragé-dia da boate Kiss. As conclusões da investigação foram entregues pelo coronel Flávio da Silva Lopes ao comandante-geral da Briga-da Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, nesta quarta-feira, 12. Fernandes terá 15 dias para analisar o resultado, emitir um parecer e enviar o inquérito à Justiça Militar do Rio Grande do Sul.

Além de Fuchs, foram indiciados os bombeiros Alex da Rocha Camillo, Renan Severo Berleze, Sérgio Roberto Oliveira de Andra-des, Marcos Vinicius Lopes Bastide, Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho por falhas em vistorias e emissões de alvarás. Já o sargento Roberto Flávio da Silveira e Souza é suspeito de partici-pação em empresa que fez obras dentro da Kiss.

Fonte: A E

Sandro dos Santos Soares, 44 anos, que cometeu um crime há 18 anos no Espírito Santo, e que estava morando na Argentina desde aquela época, foi recapturado por poli-

ciais rodoviários federais do posto de Maravilha na BR 282.Ele estava em ônibus quando foi preso e encaminhado à Dele-

gacia da Polícia Civil de Maravilha. Estava foragido da justiça de São Mateus/ES.

E na noite passada apreensão de 40 caixas de desodorante e cerveja da Argentina em Montana de Pinhalzinho. Ocorrência en-caminhada à Receita Federal de Dionísio Cerqueita.

PRF de Maravilha Um maior e um menor são acusados de furtar e capotar um Astra

Fonte REDECOM SC/Divulgação JOP

Page 30: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

30 14 de Junho de 2013 jopsc.com.br

GERAL

ESPORTE - PALMITOS

Campeonato catarinense de futebol de base - Fase Oeste OLESCJogos da juventude catarinense

Júlio Baptista é prioridade do Inter para reforçar grupo

Campeonato Regional de futsal Inter-Firmas edição 2013

Campeonato municipal de bocha Rafa Vollo de Casais – Terceira Idade

Campeonato catarinense de futebol amador

5º campeonato regional de cinquentões 2013

Campeonato estadual de futsal categoria sub 11

A CME de Palmitos representada pela modalidade de fute-

bol masculino categoria sub 17, disputou a 3ª rodada do turno do Campeonato Catarinense de Futebol. A mesma foi realizada em Palmitos, quarta-feira dia

05 de junho, no Estádio Muni-cipal Pércio Lucca.

“Apesar do resultado desfa-vorável que obtivemos, a equi-pe demonstrou um bom fute-bol, com belas jogadas e uma boa defesa, mostrando que po-demos melhorar ainda mais na

competição” ressalta o técnico Guilherme Krakhecke.

A próxima rodada será dia 12 de junho, às 15h no Estádio Municipal Pércio Lucca frente à equipe da ACRM/MERCA-DÃO CALÇADOS.

A CME de Palmitos através da modali-dade de Futebol de

Salão, no naipe masculino, dis-putou dia 06 de junho, quinta-feira, a grande final do Campe-onato Regional de Futsal Inter-Firmas Edição 2013 - Categoria Livre. O jogo foi no Ginásio de esportes Elio dos Anjos Ortiz, no município de São Carlos, frente à equipe METALÚRGI-CA CARDOSO de Águas de Chapecó.

Concerteza era o jogo mais

aguardado da noite, onde as duas equipes tinham chances de ficar com o titulo. O jogo foi equilibrado, com a equipe de Palmitos abrindo o placar, depois disso o jogo começou a ficar mais duro. Após muita pressão, a equipe de Águas de Chapecó conseguiu o empa-te, porém, logo em seguida a equipe palmitense marcou o segundo gol, deixando o placar favorável.

Após alguns lances de fal-tas duras e reclamações, um

torcedor da equipe de Águas de Chapecó invadiu a quadra e partiu para cima dos atletas de Palmitos, em seguida ocorreu um tumulto generalizado den-tro de quadra. Como não havia segurança no local, demorou até que os ânimos de ambas as equipes voltassem ao normal. Em virtude dos acontecimen-tos, a arbitragem decidiu ter-minar o jogo, ficando a decisão sob julgamento da comissão or-ganizadora do evento.

Neste Final de sema-na dia 15 de Junho o município de Cunha

Porã será sede do Circuito Ca-tarinense de Futsal, os jogos ocorreram no ginásio Munici-pal apartir das 8 horas da ma-nhã.

Esta competição é organiza-do pela empresa Semil Eventos de Blumenau, na qual partici-parão equipes de toda região

Nos dias 07 a 11 de ju-nho de 2013, a CME de Palmitos esteve

participando da Olesc - Jogos da Juventude Catarinense. A competição foi disputada em Nova Itaberaba. Palmitos esteve representado nas modalidades de futsal masculino e feminino e voleibol feminino.

Na modalidade de voleibol feminino a equipe palmitense perdeu os dois primeiros jogos para as equipes de São Carlos e Cunha Porã. No último con-fronto enfrentou a equipe de Quilombo vencendo-as pelo placar de 2 x 0, conquistando as-sim a vaga para a Etapa Regional Oeste da OLESC. “Com muito esforço nossa equipe conseguiu a vaga para o regional, isso é re-sultado de muito trabalho, dedi-cação e comprometimento des-sas atletas em representar nosso município. Parabéns a elas!” res-salta o técnico de voleibol, Gui-lherme Krakhecke.

A equipe de futsal feminino de Palmitos fez uma boa cam-panha na fase classificatória,

porém, no jogo das quartas de final, frente à forte equipe de São Carlos, a equipe palmiten-se não fez um bom jogo e saiu derrotada, sendo eliminada da competição.

A equipe de futsal masculino fez uma boa competição, che-gando à disputa de 3º e 4ª lugar, porém no jogo que valia a vaga para a próxima etapa a equipe palmitense perdeu para Caibi.

O coordenador de esportes Rodrigo Beling, agradece e para-beniza os treinadores Décio Rie-se, Guilherme Krakhecke e Jar-del Martini por toda a dedicação que os mesmos tiveram na com-petição, bem como parabeniza os atletas do futsal masculino e feminino e do voleibol feminino que muito bem representaram nosso município na competição, infelizmente a equipe de volei-bol feminino conseguiu a vaga para a próxima etapa da com-petição. A cozinheira dona Me-dianeira Braganholi e aos mo-toristas da secretaria municipal de educação, cultura e esportes nosso muito obrigado.

A CME de Palmitos promoveu no dia 06 de junho de 2013, a

4ª e 5ª rodada da chave B, do Campeonato Municipal de Bo-cha Rafa Vollo de Casais. Os jo-gos foram disputados no Clube de Idosos Esperança no muni-cípio de Palmitos.

A CME de Palmitos através da modali-dade de futebol de

campo masculino esteve parti-cipando da 4ª rodada do Cam-peonato Catarinense de Futebol Amador. A mesma foi realizada em Maravilha no dia 09 de ju-nho de 2013.

Segundo o preparador físi-

co Wellington Leite “A equipe Palmitense entrou em campo apática, não mostrou a mesma dedicação do jogo anterior e já no primeiro tempo sofremos 02 gols. No segundo tempo equili-bramos o jogo, tivemos mais chances de gols, porém sofre-mos o terceiro gol já nos 30 minutos o que nos deixou sem

poder de reação.”Próximo jogo de Palmitos,

será dia 16 de junho no Estádio Municipal Pércio Lucca às 15h, frente à AFA de São Carlos. Convidamos a população em geral para prestigiar esse gran-de jogo.

A CME de Palmitos atra-vés da modalidade de futebol de campo mas-

culino categoria Cinquentões, participará da 6ª rodada da 1ª fase do 5º Campeonato Regional de Cinquentões 2013. A mesma será disputada em Palmitos, no estádio municipal Pércio Lucca no dia 15 de junho de 2013.

A CME de Palmitos através da moda-lidade de futsal

masculino categoria sub 11 estará participando do retur-no da 2ª fase do Campeonato Estadual de Futsal. A mesma será realizada em Fraiburgo nos dias 14 e 15 de junho de 2013.

RESULTADO DO JOGO DO DIA 05/06/2013 – QUARTA-FEIRALOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL PÉRCIO LUCCAAAPF/PALMITOS 01 X 05 ASSOCIAÇÃO CHAPECOENCE DE FUTEBOL

RESULTADOS DOS JOGOS 4 ª RODADA CHAVE B RESULTADOS DOS JOGOS DO DIA 06/06/2013 QUINTA-FEIRA LOCAL: CLUBE DE IDOSOS ESPERANÇA DE PALMITOS Jogo Hora Sexo Equipe [A] Equipe [B] Chave 19 18:00 MISTO FLÁVIO SCHONARTH 00 X 12 JOVINO TESTA B

20 19:00 MISTO FLÁVIO SCHONARTH 00 X 12 ALCIDO NICHERVITZ B 5 ª RODADA CHAVE B RESULTADOS DOS JOGOS DO DIA 06/06/2013 QUINTA-FEIRA LOCAL: CLUBE DE IDOSOS ESPERANÇA DE PALMITOS Jogo Hora Sexo Equipe [A] Equipe [B] Chave 24 18:00 MISTO IZIDORO GRISOTTI 12 X 00 FLÁVIO SCHONARTH B

25 19:00 MISTO ALCIDO NICHERVITZ 12 X 10 JOVINO TESTA B

TABELA DE JOGOS PROGRAMAÇÃO DO JOGO DO DIA 15/06/2013 – QUINTA-FEIRA

LOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL

Jogo

Hora

Sexo

Equipe [A] Equipe [B]

Chave

01 15:00 MASC PALMITOS “A” X MONDAI A

FUTSAL FEMININO

FUTSAL MASCULINO

VOLEIBOL MASCULINO

TABELA DE JOGOS

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA O DIA 14/06/2013 – SEXTA-FEIRA LOCAL: GINÁSIO COLÉGIO DRUMMOND Jogo Hora Naipe Equipe [A] Equipe [B] Chave

02 19:30 MASC FME FRAIBURGO/COL. DRUMMOND/CETESC X AAPF/PALMITOS L

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA O DIA 15/06/2013 –SABADO

LOCAL: GINÁSIO MUNICIPAL DE TREZE TÍLIAS Jogo

Hora

Naipe

Equipe [A]

Equipe [B]

Chave 03 10:00 MASC AAPF/PALMITOS X A. D. TIROL BRASILEIRO - ADTB L

05 15:00 MASC AAPF/PALMITOS A.B. FUTSAL SEARA/FMES/SEARA MARFRIG L

Fonte/CME Palmitos/Divulgação JOP

Page 31: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

3114 de Junho de 2013 jopsc.com.brESPORTE

Rua 7 de Setembro - Caibi - SC

Principal tarefa da diretoria será reduzir oferta salarial apresentada por atacante

Cunha Porã será sede do circuito catarinense de futsal

Júlio Baptista é prioridade do Inter para reforçar grupo

Grêmio busca prejuízo e empata no fim contra o São Paulo

Koff confirma venda de Fernando e permanência de Luxemburgo no Grêmio

Neste Final de sema-na dia 15 de Junho o município de Cunha

Porã será sede do Circuito Ca-tarinense de Futsal, os jogos ocorreram no ginásio Munici-pal apartir das 8 horas da ma-nhã.

Esta competição é organiza-do pela empresa Semil Eventos de Blumenau, na qual partici-parão equipes de toda região

nos naipes masculino e femi-nino. Para Professor Fabricio Müller será uma competição muito importante, pois todas crianças das Escolinhas irão participar desse evento, desde 8 anos de idade até 17, desta forma cerca de 250 crianças da Morada do verde serão premia-das pela competição. Para Mül-ler este evento pode ser Consi-derado uma Confraternização

entre alunos atletas da região , pois somente atletas não fe-derados poderão jogar. Assim todos meninos da parte social terão sua oportunidade de par-ticipar.

A comissão Municipal de Esporte, juntamente com Ad-ministração Municipal, deseja boa sorte aos meninos e meni-nas da Morada do Verde.

Com recursos financei-ros mais escassos do que em anos anterio-

res, o Inter decidiu concentrar os investimentos somente em uma contratação de peso para o segundo semestre. E, nas últimas reuniões do departamento de fu-tebol, os dirigentes confirmaram a prioridade: Júlio Baptista.

O atacante está no Brasil desde o início da semana. No entanto, não foi mais procurado por representantes do Inter para tratar da contratação. Os últimos contatos foram há cerca de 20 dias, quando Júlio Baptista estava envolvido com as últimas roda-das do Campeonato Espanhol.

A partir de agora, as con-versas serão intensificadas. “É melhor ter um titular que ganhe bem e resolva as coisas dentro do campo do que três reservas sentados no banco”, enfatiza uma

fonte ligada ao departamento de futebol, que completa: “O Júlio Baptista é o nosso número 1”.

O primeiro passo na negocia-ção é tentar convencer o jogador a baixar sua pedida inicial, que foi de aproximadamente R$ 1

milhão mensais, incluindo sa-lários e aluguel do “passe”. Feito isso, será preciso mostrar ao pre-sidente Giovanni Luigi, que relu-ta pagar tanto para um jogador, que contratar Júlio Baptista é um bom investimento.

O jogo para reascen-der a moral do Grê-mio na Arena aca-

bou num empate que dá pouca confiança ao torcedor, nesta quarta-feira contra o São Paulo. Vanderlei Luxemburgo tentou surpreender com três homens no ataque, mas viu pouca efe-tividade ofensiva e a superiori-dade dos visitantes que abriram 1 a 0, no primeiro tempo, com apenas um homem de referên-cia, Luis Fabiano. Com o time de volta ao 4-4-2, Kleber con-seguiu o gol de empate em 1 a

1 nos minutos finais de partida.A novidade ofensiva de Lu-

xemburgo ficou longe de ser efetiva na primeira etapa. Bar-cos não apareceu como ho-mem de referência e o trio, com Welliton e Kleber foi pouco efetivo. Kleber pouco apare-ceu e Welliton até teve jogadas boas de velocidade, mas ficava sem ter com quem tocar a bola. Além disso, a marcação ficou desencaixada e o São Paulo aproveitou para abrir vanta-gem.

Após o empate em 1 a 1 com o São Paulo na noite desta quarta-

feira, na Arena, o presidente do Grêmio, Fábio Koff, confirmou a venda do volante Fernando ao Shakhtar Donetsk — por R$ 36 milhões, sendo que R$ 13 mi-lhões ficam com o clube — e a permanência do técnico Van-derlei Luxemburgo. Koff tam-bém indicou que as saídas de alguns jogadores durante o mês de maio tendem a aliviar a folha salarial, atualmente na casa dos R$ 6 milhões.

— Vendemos o Fernando agora e ele está voltando (da Seleção) — falou o presidente, antes de comentar alguns fatos que podem estar atrapalhando o time. — O Elano também está com lesão, uma série de fatores

atrapalha para repetir a equipe. Se dá padrão, repetindo a esca-lação, não é culpa do treinador.

Em seguida, confirmou a permanência de Vanderlei Lu-xemburgo no cargo:

— Treinador todos somos, cada um tem uma opinião. Eu permaneço com a convicção de que o Luxemburgo dará ao Grê-mio um título da nossa gran-deza. Estamos fazendo uma equipe com atletas jovens para que a fotografia não mude para o ano que vem. Eu confio no trabalho do Luxemburgo, não há por que deixar de confiar — declarou. — Não é um ou outro resultado que me fará mudar de opinião. Permaneço com a con-vicçaõ de que o Luxemburgo é e continurá sendo o treinador do Grêmio — complementou.

Cerca de 250 crianças da Morada do verde serão premiadas pela competição

Fonte: Diretor de Esportes Cme Cunha Porã-SC - Cássio Boehs/Divulgação JOPFonte Correio do Povo/Divulgação JOP

Inter estabelece Júlio Baptista como prioridade para reforçar grupo

Crédito: Jorge Guerrero/AFP/Correio do Povo/Divulgação JOP

Fonte: ZERO HORA /Divulgação JOP

Page 32: Palmitos, sexta feira, 14 de junho de 2013 – ano iii – nº 116

Central de Agendamento(49) 3647 1143

www.jopsc.com.br

PALMITOS, SEXTA-FEIRA, 07 de Junho de 2013 – Ano III – Nº 115

Vendedor AutorizadoEdinaldo De Sordi

CRECI 017652CNAI 5369

Tel: (49) 3648 0690

Rua Salgado Filho, 638 - Centro - Caibi - SC - E-mail [email protected]

Administração de alugueis Loteamento Gallon Loteamente José Richetti Vários terrenos, casas, áreas de terras

Visite a Concessionária ou solicite a visita de um dos nossos vendedores:

Venda de terrenos e casas prontas

2ºEntrevero do Pinhão

28/06

No centro de eventos Balneário Ilha Redonda

Fichas à venda

18,00

Central LanchesPosto AvenidaBar Pé do MorroMarquinhos do SomDir. Bal. Ilha Redonda9937 11453647 93863647 7045Tratar com Sandri

Apoio: