Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia,...

6
Parmênides de Eléia O ser

Transcript of Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia,...

Page 1: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

Parmênides de EléiaO ser

Page 2: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

Parmênides de Eléia

510-470 a.C

Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre;

Para muitos, foi o principal filósofo pré-socrático, exercendo grande impacto no pensamento de Platão, que o chamava de Grande Parmênides;

Page 3: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

.

Eléia, situada na Magna Grécia.

Page 4: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

.

Mapa atual:

Page 5: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

.

Parmênides entendia que o equívoco das pessoas e dos demais pensadores era conceder demasiada importância aos dados fornecidos pelos sentidos;

Embora também percebesse pela via sensorial a mudança e o movimento no mundo, Parmênides achava contraditório buscar a essência [a arché] naquilo que não é essencial, buscar a permanência naquilo que não permanece [a mudança, o movimento], ou supor que aquilo que é permanente pudesse converter-se em algo impermanente.

Page 6: Parmênides de Eléia O ser. Parmênides de Eléia 510-470 a.C Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal.

Fragmento:

“Necessário é o dizer e pensar que o ente é; pois é ser, e nada não é; isto eu te mando considerar. Pois primeiro desta via de inquérito eu te afasto, mas depois daquela outra, em que mortais que nada sabem erram, duplas cabeças, pois o imediato em seus peitos dirige errante pensamento; e são levados como surdos e cegos, perplexas, indecisas massas, para os quais ser e não ser é reputado o mesmo e não o mesmo, e de tudo é reversível o caminho”.