Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É,...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral A importância de uma visão E stamos no comecinho do ano, uma fase de defini- ções e decisões do que queremos para este novo período. Certamente alguns princípios de- verão nos guiar nas escolhas que faremos, mas a principal questão a ser respondida é: qual é o pro- pósito de Deus para a minha vida em 2019? Ou seja, qual é o plano de Deus para mim neste ano? Ter claro qual é o propósito de Deus para nossa vida é determinante para nossa caminhada, se é que queremos ser obedientes à Sua vontade. Se nossas vidas estão nas mãos do Senhor, é a vontade d’Ele que deve determinar nossas prioridades, dire- trizes e escolhas. O livro de Eclesiastes diz: “Tudo tem o seu tempo deter- minado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Sim, Deus tem um propósito para cada um de nós em 2019. As normas da Igreja Metodista definem como uma das atribuições do(a) pastor(a) “a tarefa de edificar, equipar e aperfeiçoar os membros da igre- ja local, visando à sua capacitação sob ação do Espírito Santo, para o cum- primento da Missão”; portanto, cabe ao(à) pastor(a) direcionar a caminha- da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare- fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser alcançada mediante a graça e inspiração do Espírito Santo. Confesso que, apesar da seriedade da nossa função pastoral, eu me sinto muito à vontade para exercê-la. Primeiramente, por saber que, a despeito de todos os meus acertos e erros, a igreja é do Senhor, pois Ele é o nosso legíti- mo Pastor; em segundo lugar, creio que de fato o Espírito Santo fala ao nos- so coração e revela a vontade do Pai para a igreja. Segundo o teólogo Leonardo Boff, “espiritualidade é o cultivo daquilo que é próprio do espírito, que é sua capacidade de projetar visões unificadoras, de relacionar tudo com tudo, de ligar e re-ligar todas as coisas entre si e BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 748 | 27 DE JANEIRO DE 2019 Igreja de Corinto dividida

Transcript of Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É,...

Page 1: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

A importância de uma visão

Estamos no comecinho do ano, uma fase de defini-ções e decisões do que

queremos para este novo período. Certamente alguns princípios de-verão nos guiar nas escolhas que faremos, mas a principal questão a ser respondida é: qual é o pro-pósito de Deus para a minha vida em 2019? Ou seja, qual é o plano de Deus para mim neste ano? Ter claro qual é o propósito de Deus para nossa vida é determinante para nossa caminhada, se é que

queremos ser obedientes à Sua vontade. Se nossas vidas estão nas mãos do Senhor, é a vontade d’Ele que deve determinar nossas prioridades, dire-trizes e escolhas. O livro de Eclesiastes diz: “Tudo tem o seu tempo deter-minado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Sim, Deus tem um propósito para cada um de nós em 2019.

As normas da Igreja Metodista definem como uma das atribuições do(a) pastor(a) “a tarefa de edificar, equipar e aperfeiçoar os membros da igre-ja local, visando à sua capacitação sob ação do Espírito Santo, para o cum-primento da Missão”; portanto, cabe ao(à) pastor(a) direcionar a caminha-da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser alcançada mediante a graça e inspiração do Espírito Santo.

Confesso que, apesar da seriedade da nossa função pastoral, eu me sinto muito à vontade para exercê-la. Primeiramente, por saber que, a despeito de todos os meus acertos e erros, a igreja é do Senhor, pois Ele é o nosso legíti-mo Pastor; em segundo lugar, creio que de fato o Espírito Santo fala ao nos-so coração e revela a vontade do Pai para a igreja.

Segundo o teólogo Leonardo Boff, “espiritualidade é o cultivo daquilo que é próprio do espírito, que é sua capacidade de projetar visões unificadoras, de relacionar tudo com tudo, de ligar e re-ligar todas as coisas entre si e

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 748 | 27 DE JANEIRO DE 2019

Igreja de Corinto dividida

Page 2: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

com a Fonte Originária de todo ser”. Ou seja, a Espírito Santo traz unidade pa-ra a igreja e, se queremos cumprir Seu propósito, precisamos ter claro qual é o nosso propósito, ou qual é a visão de Deus para a nossa igreja.

Uma igreja sem uma visão clara está suscetível a divisões, assim como as que o apóstolo Paulo teve de enfrentar na igreja de Corinto. Paulo estava no seu último ano de ministério na cidade de Éfeso quando recebeu informações de que a igreja de Corinto não estava indo muito bem. Havia muitas informações e poucas delas eram boas. O apóstolo soube que havia uma clara desagrega-ção na igreja, que estava dividida em quatro grupos. Tais grupos se formaram em torno de personalidades, de pessoas que tinham tido uma participação no passado recente da igreja, como Apolo, Cefas (Pedro) e o próprio Paulo (1 Co 3:4). Havia até um grupo, que talvez fosse o mais perigoso deles, que era o “grupo de Cristo” – “...e eu, de Cristo” (1 Co 1:12). Eles diziam que não eram seguidores de homem algum, e sim de Cristo. Era como se dissessem: “Não queremos estar debaixo da orientação, da instrução ou da autoridade de ne-nhum homem, porque recebemos tudo diretamente de Cristo”.

Onde Deus quer te levar em 2019? O que Ele deseja fazer na sua vida e por meio dela neste ano? Qual é o propósito de Deus, qual é a visão do Alto pa-ra sua caminhada de fé? Não continue este ano sem saber aonde vai chegar. Deus quer te levar a lugares altos, a lugares de honra, a lugares onde o nome d’Ele possa ser glorificado por meio de você.

Qual é a visão de Deus para a Igreja Metodista em Itaberaba? No domingo que vem, vamos compartilhar com nossa igreja o que o Espírito Santo tem compar-

tilhado conosco e sonhado para nossa comunidade, a fim de que juntos possamos realizar esse sonho do Senhor.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“A Igreja não existe para satisfazer as nossas necessidades. Nós é que existimos como igreja

para satisfazer as necessidades dos outros.”Joel Houston, cantor e compositor evangélico australiano

ReflexãoDevia ter complicado menos

O beija-flor entrou pela porta entreaberta da sala. Deses-peradamente batia no vidro

da janela buscando uma saída. Ten-tei pegá-lo, mas a cada tentativa ele voava mais alto, sem direção, e temi que se ferisse.

Resolvi esperar, observando suas fra-cassadas tentativas de atravessar a

Page 3: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

janela. Se pudesse me comunicar com ele, eu diria: “Ei, amigo, fique quieto! Não lhe farei mal, só quero ajudá-lo”.

Finalmente, já sem forças, ofegante, pude apanhá-lo sobre o peitoril. Calma-mente, o reconduzi ao jardim e pronto, estava livre.

Não o recrimino. Também somos como frágeis colibris assustados batendo em janelas invisíveis que jamais se abrirão. Debatemo-nos ansiosamente, acaba-mos com a nossa saúde, adrenalina no corpo, inquietações, e uma depres-são se anuncia... E nos recusamos a descansar e esperar n’Ele. Somente de-pois de meses ou até mesmo anos, já num total esgotamento, Ele se aproxi-ma mansamente, nos pega e nos leva para um lugar de descanso e de refúgio.

E dizemos: “Mas, só agora? Por que Ele não fez isso antes?”. Vem, então, à mi-nha mente o irrequieto beija-flor que se recusava a ser conduzido.

É admirável quem tem o sangue-frio para descansar em Deus em meio à tor-menta, como se Ele lhe soprasse ao ouvido que logo tudo vai passar. Não, não estou me referindo aos alienados, àqueles para os quais a casa pode estar caindo que continuarão em seu sono irresponsável. Eu estou falando de quem, ciente da gravidade da situação, aprendeu a descansar, a ficar em silêncio, confiando numa mão providencial que virá no momento certo.

Cabe aqui uma pergunta: se sabemos disso, por que complicamos tanto, por que nos angustiamos?

Jesus nos ensinou a descansar em Sua providência, mas nossa mente irre-quieta insiste em imaginar todas aquelas coisas que podem “dar errado”. Não conseguimos pensar nas saídas que Deus pode proporcionar, mas o quanto ainda as coisas poderão piorar.

O Evangelho é simples, mas nós o complicamos. Confiar só em Jesus pode “não funcionar”: é preciso fazer “sacrifícios”.

Almejo a fé simples daquele centurião romano que, diante do desejo manifesto por Jesus de ir à sua casa para curar seu servo enfermo, prontamente reagiu: “Não, Senhor, manda uma palavra e ele será curado” (Mt 8:8).

Quer orar de maneira eficaz e com a promessa de que essa oração será ouvi-da? Então, “entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:6).

O Evangelho é simples; não complique. Evangelho é relacionamento com o Pai, é decisão, é fé. Talvez, neste exato momento, você esteja insistentemente ba-tendo em alguma janela, procurando as “suas” saídas, buscando as “suas” al-ternativas. Mas sem Deus elas haverão de fracassar.

Para que esgotar todas as suas forças e somente depois buscar a Deus? Se-ja humilde, submeta-se agora, humilhe-se agora e permita que Ele o pegue em Suas mãos.

Para que esperar chegar ao final da vida, em total exaustão, para descobrir que devia ter se preocupado menos e orado mais? Que devia ter murmura-

Page 4: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

do menos e agradecido mais? Que devia ter enfrentado mais problemas reais e menos problemas imaginários?

Sim, Senhor, eu devia ter complicado menos e amado mais.

Por Daniel Rocha, pastor da Igreja Metodista Central em Santo André

“Se o barro não se entregar totalmente, o oleiro nada pode fazer”A. W. Tozer, escritor e pastor evangélico

estadunidense (1897-1963)

AvisosCalendário e orçamento 2019Todos os ministérios da igreja deverão ser convocados por seus coordenado-res para defi nirem o calendário e o orçamento para 2019. Posteriormente, a Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM) se reunirá para harmonizar a agenda e o orçamento da igreja.

No próximo domingo (3/2), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Cursos do 1º semestre de 2019 na Escola DominicalInscreva-se num dos cinco cursos que serão oferecidos no 1º semestre de 2019:

1. “Panorama do Antigo Testamento”, por Silas Davi Santos;

2. “Panorama do Novo Testamento”, por Claudete de Siqueira;

3. “Emoções e fé, em busca de equilíbrio”, por Deborah Zacara; (Vagas esgotadas)

4. “Estudo do livro de Romanos”, por Flávia Gonçalves;

5. “Casados para sempre”, por Fernanda e Emerson. (Vagas esgotadas)

Os cursos terão início no domingo que vem, dia 3 de fevereiro de 2019.

Coloque as coisas em ordem, começando pelo dízimoÉ comum para muitas pessoas estabelecer como meta no início do ano colocar em ordem a vida fi nanceira e, certamente, essa é uma meta importante e de-safi adora. Muitos fi cam em dúvida sobre por onde começar, mas os especia-listas em organização fi nanceira dizem que há algumas regras básicas, como:

•descubra qual é a sua real situação fi nanceira;

•pare de fazer dívidas;

•negocie o quanto antes o pagamento das dívidas já contraídas para que

Page 5: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

o juros deixem de ser acumulados.

Mas há uma dica fundamental da Palavra de Deus sobre nossa vida financeira: Jesus alerta Seus discípulos dizendo que não é possível servir a dois senhores – ou servimos a Deus ou às riquezas. Pois é, o dinheiro pode exercer um se-nhorio na nossa vida, podemos passar a servir o dinheiro, as riquezas podem nos dominar. E a única forma de evitarmos esse mal é sinalizando nossa fideli-dade a Deus por meio do nosso dízimo, pois assim colocamos as coisas na sua devida ordem: Deus é que é o nosso Senhor e testemunhamos isso ao dar o dí-zimo, pois não é o dinheiro quem manda em nós; nós é que “mandamos” nele.

Coloque as coisas em ordem. Comece o ano assumindo o compromisso de ser fiel com Deus e com Sua obra. Solicite hoje mesmo ao nosso tesoureiro um envelope para dar o dízimo e declare que o Senhor da sua vida é Jesus Cristo.

Aniversariantes21/1 Claudio Lemmi Marques,

Silvana Bentley Murbak Cerqueira e Zilde José de Brito;

22/1 Ana Morato;

28/1 Ruth Bertoldo da Silva.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), do Carlos (filho da Zenaide), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Garcia, do Cle-ber (filho da Cleide), da d. Domi, do Edilson Távo-ra, da Gina, do Luciano Amorim (primo da Cláu-dia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria Jo-sé), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Nurimar, da Pau-la (filha da d. Alda), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimei-re (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tere-za Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral A importância de uma visão E · da da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tare-fa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (27/1) PRÓX. DOMINGO (3/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Emerson

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Wil

INTERCESSÃO – –

MINISTÉRIO INFANTIL – –

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Sheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago Marilene

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.