PERFIL CETRANS

18
CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR www.cetrans.com.br - [email protected] Perfil CETRANS 2012

description

PERFIL CETRANS é um pequeno caderno que contém informações relevantes sobre o CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar - sua trajetória, sua estrutura e constituição e acaba de ser publicado. Ele surgiu da necessidade de apresentarmos o CETRANS às pessoas que não conhecendo nosso trabalho, se interessam pela Transdisciplinaridade e querem conhecer um pouco mais sobre o que pensamos e fazemos. O PERFIL CETRANS foi editado, impresso e distribulido entre os membros presentes na Assembleia Geral de novembro de 2011.

Transcript of PERFIL CETRANS

Page 1: PERFIL CETRANS

CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

www.cetrans.com.br - [email protected]

Perfil CETRANS2012

Page 2: PERFIL CETRANS

2APRESENTANDO o CETRANS

O Centro de Educação Transdis-ciplinar – CETRANS, criado em 1998, é uma referência em trans-disciplinaridade que tem sua tra-jetória consolidada através de múltiplas ações educacionais rea-lizadas por seus membros brasi-leiros e estrangeiros.

O sentido de sua existência é de-senvolver atividades de pesquisa, formação e de prática reflexiva sobre a epistemologia, a metodo-logia e a ontologia transdisciplinar e a subsequente criação e imple-mentação de projetos fundamen-tados nesta visão.

O CETRANS atua em diferentes áreas do conhecimento e do tra-balho, considerando as inter-rela-ções existentes entre elas.

Page 3: PERFIL CETRANS

3DECLARAÇÃO FILOSÓFICA

Declaração Filosófica das Unidades de Ação - UAs

Enquanto coordenadores das cinco UAs do CETRANS, Comu-nicação, Comunidade, Formação, Gestão e Publicação, acredi-tamos que as ações que realizamos são significativas para a divulgação e disseminação do conhecimento transdisciplinar. Também reconhecemos que é apenas através da participação de todos os seus membros ativos que o CETRANS se torna uma realidade viva.

Dentro de nossas funções específicas, temos nos engajado na tarefa de pensar e refletir o CETRANS, planejar em conjunto e concretizar ações que possam fazer sentido a partir de uma perspectiva transdisciplinar, e que favoreça transformações tan-to em nós mesmos, como em nosso âmbito de ação, o que de-manda, muitas vezes, desapego de nossa pequena liberdade em nome da liberdade da nossa alma e do nosso espírito.

Somos coordenadores das UAs atualmente, porque acreditamos que, algumas pessoas, se comprometidas com um ideal comum e munidas de um espírito inovador, crítico e criativo, são capa-zes de desenvolver um trabalho fecundo no sentido de investigar e divulgar a ontologia, a epistemologia, a metodologia e ações transdisciplinares.

É através de uma atuação engajada dos membros e da coorde-nação que o CETRANS pode cumprir sua função enquanto um centro de educação transdisciplinar, tanto no cenário brasileiro como no internacional e atualizar suas utopias pragmáticas.

Ana Karina Souza - UA ComunicaçãoMaria F de Mello - UA FormaçãoVera Laporta - UA Comunidade

Vinicius dos Santos Almeida – UA GestãoVitória M de Barros - UA Publicação

Page 4: PERFIL CETRANS

4PARÂMETROS NORMATIVOS

Mesmo não se constituindo como uma personalidade jurídica, os membros ativos do CETRANS elaboraram um documento nomeado Parâmetros Normativos, que define o âmbito de ação e orienta a ges-tão do CETRANS.

A versão vigente dos Parâmetros Normativos, proposta e aprovada pelos membros presentes em Assembleia Geral de Membros de no-vembro de 2011, conforme prevêem suas próprias disposições, está disponível para os interessados.

Os Parâmetros Normativos estão assim constituídos:

Seção I - Da Comunidade, Objetivos e Membros

Seção II - Dos Recursos Financeiros

Seção III - Da Participação de Membros

Seção IV - Da Interação da Comunidade CETRANS

Seção V - Da Gestão das UAs

Page 5: PERFIL CETRANS

5METODOLOGIA TRANSD

A metodologia transdisciplinar se apóia em três pilares:

Complexidade palavra que já surge ligada a Teoria dos Sis-temas. Cada sistema complexo é um conjunto de elementos organizados que tem um comportamento e cumprem uma fi-nalidade. A idéia de conectividade, relação, interdependência, retroalimentação, incerteza estão sempre presentes em um sis-tema que é complexo. Cada sistema também depende do com-portamento de cada um de seus elementos. Ao ver, perceber, analisar e nos interarmos dos dinamismos de um sistema com-preendemos além do sistema, a nós mesmos. A concepção que se tem de um sistema depende da episteme do observador.

Níveis de Realidade: Basarab Nicolescu escreve que se nos perguntássemos o que é realidade, teríamos tantas respostas quanto os habitantes do planeta. Contudo, podemos afirmar que a realidade é multirreferencial e multidimensional. Em se tratando de realidade macrofísica que acessamos através de nossos cinco sentidos, ou daquelas que ser referem às opera-ções mentais, psíquicas ou emocionais que nos constituem, ou às representações míticas-simbólicas das mais diversas cultu-ras ou de nossa interioridade, ou mesmo do Real, daquilo que nos transcende, estamos sempre face ao milagre e mistério de nos reconhecermos em nossa humanidade.

Lógica do Terceiro Incluído é uma lógica triádica. Em sua dinâmica, a partir de um par de opostos, ela permite a emer-gência um novo termo, que em um nível superior gera uma unidade. Este mecanismo dinâmico, de dualismo antagonista permite a aparição do ainda não manifestado.

Page 6: PERFIL CETRANS

6TRANSD em PROJETOS

Como conceber um projeto fundamentado na transdisciplinarida-de? Poderíamos dizer que ele está contextualizado à sua realida-de e que, em alguma medida, procura:

Considerar a vida como seu ponto de partida;

Criar condições para a emergência do sujeito;

Ampliar a compreensão da noção do Sentido;

Atentar para que sua pesquisa e metodologia sejam guiadas por uma fenomenologia que leva em conta a complexidade, os níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído, o Belo e o Sagrado.

Ter clareza do desafio e uma definição colaborativa do mesmo;

Possibilitar a mudança do paradigma da percepção da realidade e do Real;

Ser auto, hetero e ecoformativo;

Promover “co-formação”, “fertilização cruzada” e “sinergias para inovação”;

Ser coerente e congruente;

Ter uma boa gestão de primeira e de segunda ordem.

Page 7: PERFIL CETRANS

7UNIDADES de AÇÃO

UA Comunicação: tem com função zelar pela identidade do CETRANS, pela divulgação e disseminação de suas ações e pro-mover a interatividade com seu publico alvo, acadêmico ou não acadêmico. Este trabalho se desenvolve através de encontros presenciais e de ferramentas midiáticas: www.cetrans.com.br; cetrans.ning.com; [email protected], e Boletim Interati-vo Sazonal e da manutenção do site.

UA Comunidade: tem como função zelar pela credibilidade e finalidade do CETRANS, manter vivos a atitude e o espírito de convívio formuladas nos Parâmetros Normativos, promover o acolhimento e o entrosamento de seus membros e convidados, estimular e potencializar a participação destes e de pessoas inte-ressadas em TransD e instigar a adesão de novos membros. Este trabalho se desenvolve em dinâmicas presenciais e virtuais.

UA Formação: tem como função promover atividades que im-pulsionem o processo formativo e co-formativo de seus mem-bros e de pessoas interessadas em TransD. Busca explorar os temas abordados de forma a articular razão sensível (imagi-nação e sentimentos), razão experiencial (vivências passadas, presentes e futuras); razão formal (conceitos, teorias e conte-údos) e disseminar a pesquisa, a atitude e a práxis TransD na academia e fora dela.

UA Gestão: a gestão do CETRANS se dá em duas dimensões: a de primeira e a de segunda ordem. Assim esta UA, por um lado tem como função organizar, planejar, controlar e dinami-zar as ações das UAs e do CETRANS, de modo que estas se concretizem com fluidez e, por outro, trata da harmonização do sistema com seu ambiente, a inclusão do observador, sua estrutura autológica e seus processos de auto-organização e de autopoiesis.

UA Publicação: tem como função viabilizar a publicação em português de livros relevantes para a compreensão e aplicação da epistemologia, metodologia e ontologia transdisciplinares seja de autores nacionais ou estrangeiros.

Page 8: PERFIL CETRANS

8ENCONTROS MENSAIS

Dois encontros mensais gratuitos promovem o processo co-formativo continuado dos membros do CETRANS e de pessoas interessadas em TransD:

Experiências Transdisciplinares que ocorrem no último sá-bado do mês. Este é um momento de trocas espontâneas entre os presentes. Um saboroso café da manhã é oferecido seguido de uma apresentação profissional presencial ou virtual, de re-flexão e discussão fundamentada na TransD.

Diálogos Transdisciplinares: nestes encontros são convida-das pessoas dos mais variados campos de conhecimento para apresentar e dialogar sobre temas de natureza transdisciplinar. Movidos por uma investigação científica rigorosa, por vivências, experiências profissionais ou por aguda sensibilidade artística ou espiritual, estes palestrantes colaboram para a exploração e disseminação de teorias, conceitos, epistemologia, metodo-logias, ontologia e endereçamento de desafios a partir de uma abordagem transdisciplinar.

Page 9: PERFIL CETRANS

9ENCONTRO de MEMBROS

O Encontro de Membros do CETRANS acontece uma vez ao ano e tem como finalidade a formação dos seus membros bem como a troca de experiências e a convivência amigável e generosa dos sujeitos envolvidos. Foram realizados três encontros e o quarto já está agendado para o início de 2012.

2012/março - IV EncontroTema: Transdisciplinaridade & esta estranha idéia do BeloLocal: Sitio Pouso Alegre - Porto Feliz

2011/março - III Encontro Tema: Linguagens TransdisciplinaresLocal: Sitio Pouso Alegre - Porto Feliz

2010/fevereiro - II Encontro Tema: ContradiçãoLocal: Fazenda dos Jatobás - Pardinho

2008/fevereiro - I EncontroTema: Reestruturação do CETRANSLocal: I Grande Hotel - Campos de Jordão

Page 10: PERFIL CETRANS

10BOLETIM INTERATIVO - BI

O Boletim Interativo - BI do CETRANS tem como objetivo comunicar a seus membros e pessoas interessadas assuntos de natureza transdiscipli-nar gerados por ações próprias ou de outros. O BI é sazonal e enviado no último dia de cada estação do ano.

Quatro edições - primavera, verão, outono e in-verno - são publicadas anualmente. Desde de 2009, foram editados 10 números que estão disponíveis no site: www.cetrans.com.br.

As sessões que compõem o BI são:

Cetrans Hoje

Notas & Informação

Um Ponto de Interesse

Unidades de AçãoUA ComunicaçãoUA ComunidadeUA FormaçãoUA GestãoUA Publicação

Agenda de Atividades

Espírito Transdisciplinar

Page 11: PERFIL CETRANS

11PUBLICAÇÕES TRANSD - Alguns Títulos

BARROS, V M B e outros. Educação e Transdisciplinaridade.

Brasília: UNESCO, www.UNESCO.ORG.BR.

BIÉS, J. O Caminho do Sábio. São Paulo: Editora Triom, 2001.

BRENNER, J. Lógica na Realidade. São Paulo: Editora Triom, 2012.

DOMINGUES, I. O Continente e a Ilha. - duas vias da filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

DOMINGUES, I. (org). O Conhecimento e a Transdisciplinarida-de. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

DURAND, G. Ciência do homem e tradição. São Paulo: Editora Triom, 2008.

FRIAÇA, A. e outros (org). Educação e transdisciplinaridade III. São Paulo: Editora Triom, 2005.

GROUPE 21 (org.). O homem do futuro: um ser em construção. São Paulo: Editora Triom, 2002.

HESCHEL, A. J. Quem é o homem. São Paulo: Editora Triom, 2010.

NICOLESCU, B e BADESCU, H. (org) Stephane Lupasco. O ho-mem e a obra. São Paulo: Editora Triom, 2001.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Pau-lo: Editora Triom, 2001.

Page 12: PERFIL CETRANS

12PUBLICAÇÕES TRANSD - cont.

PAUL. P. Formação do sujeito e transdisciplinaridade. São Paulo: Editora Triom, 2009.

PHILLIPI JR, A. e outros (direção). Interdisciplinaridade em Ci-ência, Tecnologia & Inovação. São Paulo: Editora Manole, 2011.

PINEAU, G. Temporalidades na formação. São Paulo: Editora Triom, 2004.

RANDON, M. O pensamento transdisciplinar e o real. São Paulo: Editora Triom, 2000.

SOMMERMAN. A. e outros (org). Educação e transdisciplinarida-de II. São Paulo: Editora Triom, 2002.

TROCMÉ-FABRE, H. A linguagem do vivente. São Paulo: Editora Triom, 2009.

TROCMÉ-FABRE, H. A Arvore do saber aprender. São Paulo: Edi-tora Triom, 2004.

TROCMÉ-FABRE, H. Nascemos para aprender. São Paulo: Edi-tora Triom, 2006.

TROCMÉ-FABRE, H. Reinventar o oficio de aprender. São Paulo: Editora Triom, 2010.

WASSERSTROM, S. M. Religião além da religião. São Paulo: Edi-tora Triom, 2004.

Page 13: PERFIL CETRANS

13COLABORADORES

Alexandre Leone [email protected]

Amâncio Friaça [email protected]

Basarab Nicolescu [email protected]

Edson Tani [email protected]

Gaston Pineau [email protected]

Luiz Carlos M. de Barros [email protected]

Pascal Galvani [email protected]

Patrick Loisel [email protected]

Roberto Alfredo Pompeia [email protected]

Ubiratan D´Ambrosio [email protected]

Page 14: PERFIL CETRANS

14MEMBROS ATIVOS

Alfredo Feres Neto [email protected]

Alessandro Faria [email protected]

Américo Somermann [email protected]

Ana Karina de Sousa [email protected]

Cleo Busatto [email protected]

Dalva Alves [email protected]

Daniel José Silva [email protected]

Deyse Deliberato [email protected]

Elisabete Saporiti [email protected]

Fabio A. de Oliveira [email protected]

Fabio Augusto Bechelli [email protected]

Fernando Bignardi [email protected]

Heloisa Helena Steffen [email protected]

Ignácio Gerber [email protected]

Lali Jurowski Rohonyi [email protected]

Leward Wang [email protected]

Luiz E.V. Berni [email protected]

Marcelo M.P. Demarzo [email protected]

Margaréte May Rosito [email protected]

Maria F. de Mello [email protected]

Mariana Loisel [email protected]

Marisa Murta [email protected]

Page 15: PERFIL CETRANS

15MEMBROS ATIVOS - cont.

Marly Segreto [email protected]

Mirian Menezes de Oliveira

[email protected]

Mônica O. Simons [email protected]

Nara Amaral [email protected]

Patrick Paul [email protected]

Renata C. Lima Ramos [email protected]

Rodrigo Araês C. Farias [email protected]

Rodrigo Caccere [email protected]

Rodrigo Mindlin Loeb [email protected]

Ruth Cunha Cintra [email protected]

Silvana Cappanari [email protected]

Silvia Fichman [email protected]

Stewart Mennin [email protected]

Tania Mara Moura [email protected]

Teresa C. F. Bongiovanni

[email protected]

Valéria de Lima Menezes [email protected]

Vera Lucia R. Laporta [email protected]

Vinicius dos S. Almeida [email protected]

Vitória M. de Barros [email protected]

Page 16: PERFIL CETRANS

16SITES

CIRET - Centre International des Récherches etÉtudes Transdisciplinaireshttp://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret

IEAT: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinareswww.ufmg.br/ieat/

MISTRA - Mapungubwe Institute for Strategic Reflection -www.mistra.org.za

TSAMA - Transdiciplinary, Sustainability, Analysis, Modelling &Assessment HUBwww.tsama.org.za

Universidade Jean Piaget de Cabo Verdewww.unibiaget.cv

PLASTIR: Plasticités, Sciences, Artshttp://plasticites.sciences.arts.org.fr

CREA - Cercle de Réflection pour une Éducation Authentiquewww.education-authentique.org

Antonella Verdaniwww.educationalajoie.com

Rede Brasileira de Transdisciplinaridadehttp://www.redebrasileiradetransdisciplinaridade.org

Page 17: PERFIL CETRANS

17CONTATOS CETRANS

UNIDADES DE AÇÃO CETRANS

UA [email protected]

UA Comunicaçã[email protected]

UA Formaçã[email protected]

UA Gestã[email protected]

UA Publicaçã[email protected]

Page 18: PERFIL CETRANS

18

[email protected]

www.cetrans.com.br

cetrans.ning.com

Rua Claudio Soares, 72 - cj. 808CEP 05422-030 - Pinheiros

CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR