Pesos-padrão variados de aço inox para trabalho no...

79

Transcript of Pesos-padrão variados de aço inox para trabalho no...

Capa:Pesos-padrão variados de aço inox para trabalho no Laboratório de Metrologia Dimensional

Foto: André Rocha

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

Presidenta da República Dilma Rousseff Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Fernando Pimentel Comércio Exterior

INMETRO – INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA

Presidente João Alziro Herz da Jornada Chefe de Gabinete Carlos Eduardo Vieira Camargo DiretordeMetrologiaCientíficaeIndustrial HumbertoSiqueiraBrandi Diretor de Metrologia Legal Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor da Qualidade Alfredo Carlos Orphão Lobo Diretor de Administração e Finanças Antonio Carlos Godinho Fonseca Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Oscar Acselrad Diretor de Inovação e Tecnologia Hans Peter Henrik Grieneisen Diretor de Programa Wanderley de Souza Coordenador-Geral de Articulação Internacional Jorge Antonio da Paz Cruz Coordenador-Geral de Acreditação Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador-Geral da Rede Brasileira de Metrologia Omer Pohlmann Filho Legal e Qualidade-Inmetro Procurador-Chefe Marcelo Silveira Martins Auditor-Chefe José Autran Teles Macieira Ouvidora Julieta Simas da Silveira Soares

SUMÁRIO• MENSAGEMDOMINISTRO.................................................................6

• MENSAGEMDOPRESIDENTE.............................................................7

• PERFILDOINMETRO.............................................................................9

• METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL....................................14

• INOVAÇÃOETECNOLOGIA.............................................................22

• PESQUISAEDESENVOLVIMENTO.....................................................26

• QUALIDADE..............................................................................................32

• METROLOGIALEGAL.............................................................................44

• PRESENÇAEMTODOOPAÍS:RBMLQ-I...........................................50

• ACREDITAÇÃO........................................................................................54

• ARTICULAÇÃOINTERNACIONAL...................................................60

• PLANEJAMENTOEGESTÃO................................................................66

• RELAÇÕESCOMASOCIEDADE........................................................74

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-20116

Odesafiodainovação e do crescimento

O slogan de lançamento do Plano Brasil Maior – “inovar para competir,competirparacrescer”–contém,alémdeumimensodesafio,umconviteàre-flexãosobrequaléonosso“modelodedesenvolvimento”.

Uma análise de experiências bem--sucedidas evidencia a inexistência desse “modelo ideal”, proposto pelascorrentes que acreditam no caminhodo desenvolvimento mapeado por um conjunto normativo de conduta racio-nal dos agentes econômicos objetivan-do o bom funcionamento do mercado e asuperaçãodesuasfalhas.

Certamente, “cases” exemplaresde industrialização têm escassa relação comofuncionamentoda“mãoinvisível”e são produtos de esforços de cons-trução de modernos estados nacio-

nais, comefetivo comando sobre seus territórios.

Outro fator determinante do su-cesso consiste na valorização do co-nhecimentocientíficoetecnológico.Opoder social e econômico do conheci-mento nas antigas civilizações foi multi-plicado pela revolução industrial e am-pliado dramaticamente no decorrer do novomilênio.

Vivemos hoje em plena sociedade doconhecimento,ondeinovaçõesradi-cais no sistema fabril serão aceleradas pela profundidade e pela extensão da atualcriseeconômicamundial.

O atual contexto histórico exige urgência nas medidas a serem adota-das.Nossograndedesafioconsisteempreparar a indústria nacional para um novo salto de competitividade via ino-vação tecnológica, capaz de reposicio-naroBrasil nummundoemprofunda transformação.

O Plano Brasil Maior é a respostacontemporâneadepolíticadedesenvol-vimentoprodutivoaestegrandedesafio.

Com um parque manufatureiro euma redede serviços avançados, alémde um sistema de ciência e tecnologia comescalaedensidadesignificativas,aarmaprincipaldoPaíscontraoacirra-mento da competição e a apreciação cambial de nossa moeda é explorar as forçasconquistadasnoperíodorecente,a estabilidade e a retomada do investi-

mentoedocrescimento.OfortalecimentodoInmetro,inclu-

sivecomaalteraçãodeseumarcolegal,é parte relevante na proposta da nova política industrial definida no PlanoBrasilMaior,baseadanacompetitivida-de,naprodutividadeenainovação.Porsuascompetênciaseáreasdeatuação,oInstituto tem um papel fundamental na melhoria dos produtos e serviços bra-sileiros,atravésdasáreasdemetrologia,acreditação,avaliaçãodeconformidadeeregulamentação.

A leitura deste relatório eviden-cia como, nos últimos anos, o Inme-tro consolidou seu papel de agen-te do desenvolvimento e centro de referênciacientífica.

EstouconfiantequeoInmetroam-pliará sua atuação no esforço doGo-vernoedoempresariadonacional,pelacompetitividade dos produtos e servi-çosbrasileiros.

Fernando Pimentel MinistrodoDesenvolvimento,IndústriaeComércio Exterior

Foto

: Div

ulga

ção/

Asc

om/M

dic

7

Compromisso com a inovação: hoje e sempre

“Essas medidas são o nosso primeiro passo em direção a aumentar a competi-tividade do Brasil, a partir da inovação, da exigência de agregação de valor (...)”

(Do discurso da presidenta Dilma

Rousseff no lançamento do Plano

Brasil Maior, em 3 de agosto de 2011)

Desdesuasorigens,oInmetrosem-pre esteve sintonizado com as exigên-ciasdeseutempo.Em1973,quandoofocodaspreocupaçõeseraaqualidadeindustrial, a Exposição de Motivos doprojeto de lei para sua criação esta-belecia que sua atuação deveria con-tribuir para “a progressiva elevaçãodos padrões de qualidade da indústria nacional”.

Em2011,apalavra-chavenoaumen-to da competitividade é a inovação em

seumaisamploconceito–videoManu-aldeOslo/2005.

Assim, o objetivo central do PlanoBrasilMaior,“idealizadoparaoperíodo2011-2014, é aumentar a competitivi-dadeda indústria nacional, a partir doincentivo à inovação tecnológica e àagregaçãodevalor...”.

Não por outra razão, o Inmetroocupa significativo espaço na Lei nº12.545, que alterou sua razão social eseumarcolegal.

Selecionei,aseguir,algumasdasmui-tas inovações desenvolvidas e em de-senvolvimento–noperíodo2009-2011– nos diversos setores do Inmetro, eexplicitadas nas páginas seguintes: O Pente de Frequência, supor-

te para medições dimensionais de alta precisão em setores da indústria como aeroespacial, automobilístico, metal emecânico. Os medidores eletrônicos de

energia elétrica, já implantados em di-versas concessionárias, com múltiplasfuncionalidades. O desenvolvimento de meto-

dologias para a produção de bioetanol de segunda geração, a partir de baga-ço de cana, e de biodiesel (demicro- -organismos). Os novos Laboratórios de Di-

nâmicadeFluidos–estratégicosparaaproduçãodopré-sal. Pesquisas que utilizam célu-

las in vitro para reconstituir sistemas que possam ser usados no organismo humano. OInmetroestánavanguarda,no

Brasil, com a implantação do“EstudodeImpactoeViabilidade”,queprecedeacriaçãodeprogramasdecertificação.A Organização Mundial de Comércio (OMC)incentivaousodessaferramen-taemtodoomundo.

Certamente, o compromisso detodanossaequipecoma inovaçãoéaexplicação para o fato de a totalidade dos66dirigentesdefederaçõesdein-dústriaecomércio,empesquisarealiza-daemmarçode2011,terafirmadoquea marca do Inmetro agrega valor aos produtosbrasileiros.

Os três anos cobertos neste rela-tório mostram um desenvolvimento ro-busto,comprometidoealinhadocomasgrandesprioridadesnacionais.

Assim,presidentaDilma,fiquecertadeque,noquedependerdoInmetro,oBrasilestaráampliandosuacompetitivi-dadenosmercadosinternoeexternoe,pormeiodainovação,agregandovaloraosnossosprodutoseserviços.

João JornadaPresidente do Inmetro

Foto

:Tra

ço L

eal

Lingotamento de aço em siderúrgica: Inmetro atua

para aumentar a competitividade da indústria nacional

Foto:Divulgação/InstitutoAçoBrasil

“Inovarparacompetir.Competirparacrescer.”

OslogandoPlanoBrasilMaiordoGovernoFederal,quenorteiaapolíticaindustrialdoPaísparaoperíodo2011-2014,parecetersidocunhadosobme-didaparaonovopapelqueo Inmetropassou a desempenhar no cenário eco-nômiconacional.Comaassinaturapelapresidenta Dilma Rousseff, em 15 dedezembrode2011,daLei12.545,oIns-tituto mudou não apenas sua denomi-nação–paraInstitutoNacionaldeMe-trologia,QualidadeeTecnologia–,mastambémoseumarcolegal,ampliandoassuas atribuições e tornando-se um elo estratégico na nova política industrial.Maisdoquenunca,aapostadoInmetroem ampliar sua atuação para além dos campos tradicionais da Metrologia mos-trou-se vitoriosa: investir em Inovação,PesquisaeTecnologiaparadarsuporteàcompetitividadedaindústriabrasileira.

Anovaleialteraadenúmero5.966,de 11 de dezembro de 1973, que ins-tituiuoSinmetro(SistemaNacionaldeMetrologia, Normalização e QualidadeIndustrial) cujo órgão normativo é o Conmetro(ConselhoNacionaldeMe-trologia) e o executor, o Inmetro (en-

tão Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial).Naocasião,aleipromoveraumatrans-formaçãoradicalnaspolíticasatéentãodesenvolvidas para os campos metroló-gicoedaqualidade.AtransformaçãodoInstitutoNacional de Pesos eMedidas(INPM) em Inmetro teve repercussãomuito superior a uma simples troca de denominação.A Exposição de Motivosda Lei 5.996 indicava o novo caminhoqueoPaísdeveriatrilhar,sobinspiraçãodas propostas que fizeram surgir, em1887,naAlemanha,oPTB(Physikalisch--TechnischeBundesanstalt).

Com a experiência acumulada dos últimosanos,o Inmetroparticipouati-vamentedasdiscussõesqueculminaramcom a edição da Lei 12.545. O textocontemplaquasequeintegralmenteumaproposta prévia, discutida e preparadapeloInmetro,quecontoucomacolabo-ração do corpo funcional por meio de consulta interna ampla e altamente par-ticipativa.Foimaisumavitóriado“timedacasa”.

9

PERFILDOINMETRO

OLED no Laboratório de Dispositivos

OrgânicosdoInmetro,emXerém:

tecnologia de ponta

Um novo marco. Um novo rumoEntreoutrasprovidênciasedisposições,aLei12.545prevê:

O Inmetro passa a ter com a Secretaria da Receita Federal do Brasil aprerrogativadeatuarnaszonasalfandegárias,quandosuaassistência forsolicita-da,valendo-sedosistemade inteligênciadasduas identidades,paraevitarentra-da de produtos estrangeiros que não atendam a requisitos técnicos estabeleci-dos pela regulamentação brasileira.Tal ação visa a resguardar a competitividade daindústriadoPaís.

Extensão no escopodo Inmetro para regulamentar produtos, incluindo aprevenção e o combate a práticas enganosas de comércio;

Articulação e coordenação de uma rede nacional de laboratórios associados (RedeInmetrodeLaboratóriosAssociadosparaApoioàInovaçãoeàCompetitivi-dade)parasuporteàinovaçãonasempresas;

Ampliaçãodolequedeparceriascominstituiçõespúblicasouprivadas,in-cluindoaconcessãodebolsasdepesquisa,paraodesenvolvimentodeprojetosdetecnologiadeprodutooudeprocesso,decarátercontínuo;

Viabilização de parcerias com entidades de ensino para a formação e a es-pecializaçãoprofissionalnasáreasdeatuaçãodoInmetro,comapossibilidadedecriação de programas de residência técnica;

Produção e alienação demateriais de referência, padrõesmetrológicos eoutrosprodutosrelacionadosàssuasatividades.

Jásobaluzdonovomarcolegal,oInmetroestádesenvolvendoalgunsprojetosinseridosnoPlanoBrasilMaior,entreelesa implantaçãodeumprogramanacio-naldecertificaçãodecompraspúblicas;atransferênciadetecnologiaeassessoriacientíficaetecnológicaaempresas;eamodernizaçãodomarcolegaldeinstituiçõespúblicas,nosentidodepropiciarmaiseficiênciaeeficácianapromoçãodainovação.

Comessenovoarcabouçolegal,oInmetroseposicionadefinitivamentecomoa plataforma técnica de suporte ao processo de fortalecimento e modernização da indústriabrasileira.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201110

PERFILDOINMETRO

Áreas de atuação

AMetrologiaCientíficaeIndustrial,aMetrologiaLegal,aAcreditaçãodeLaborató-rios e de Organismos, a Avaliação da Conformidade, e o Ponto Focal sobre Barrei-ras Técnicas ao Comércio e o Apoio à Inovação na Empresa são as grandes áreas de atuação do Inmetro.

Estadiversificadagamadeatividadesestáassentadaemconhecimentocientíficoetecnológico,baseadoempesquisae intercâmbio internacional,quecredenciaaInstituição como um eixo técnico fundamental no processo de modernização do Paíseumagentedecisivodeinovação.AestruturadoInmetroestáalinhadacomoconceitodaTriplaHélice,segundooqualasesferasdetrêsagentes–institutosdepesquisaedesenvolvimento,empresaegoverno–sãosuperpostas,eseuspapéisflexíveisedinâmicosfazemgirarumaespiraldeinovação.

Trata-se de um modelo de atuação em sintonia com seus congêneres nos princi-paispaísesindustrializados,ondeosinstitutosnacionaisdemetrologiasãoalavancasfundamentaisparaodesenvolvimentoeconômicoesocial.Estasinstituiçõesrepre-sentamimportanteapoioàindústriadeseuspaíseseusam,praticamente,amesmadefiniçãodeobjetivos:garantirconfiabilidadeàsmedições;elaborarregulamentostécnicosedesenvolvertecnologias,visandoaoaumentodaprodutividade;facilitarocomércio;emelhoraraqualidadedevidadocidadão.

Confiança em toda a cadeia produtivaAs atividades do Inmetro estão cen-tradas nas ferramentas técnicas básicas paraproverconfiançaemtodaacadeiaprodutiva – damatéria-prima ao con-sumidorfinal,sejanomercadointernoseja nos mercados externos disputados pelos produtos brasileiros. Confiançanas medições e nas ofertas de produtos eserviços,tantonasrelaçõesentreem-presasquantoentreessaseocidadão--consumidor. Confiança nos processosde gestão, na proteção ao meio am-biente e na responsabilidade social das organizações.

11

Inovação e competitividadeComo instituição central de coordena-ção,apoiotécnico,controleeprestaçãodeserviços,nosdomíniosrelacionados,o Inmetro desempenha papel relevante na integração competitiva do País, emuma economia cada vez mais globali-zada. Neste sentido, colabora técnicae metodologicamente para a inovação tecnológica do setor produtivo nacio-nal; o esforço de exportação do Go-verno e do empresariado nacional; e a melhoria da qualidade dos produtos eserviçosdasempresasbrasileiras.

Parceria nacionalOInmetroestápresente,pormeiodeduasSuperintendênciasede24órgãosde-legados,queintegramaRedeBrasileiradeMetrologiaLegaleQualidade-Inmetro(RBMLQ-I),emtodososestadosdaFederação,verificandoefiscalizando,naindús-triaenocomérciovarejista,aconformidadedosinstrumentosdemedição(balan-ças,bombasdecombustível, termômetrosclínicos, aparelhosdepressãoarterial,controladores de velocidade etc.) e dos produtos comcertificação compulsória(brinquedos,pneus,preservativosetc.).AsaçõesdaMetrologiaLegalprotegemocidadão-consumidoreestabelecemaconcorrênciajustaentreasempresas.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201112

Detalhedotanqueestagnadoparaestudode

escoamentos no Laboratório de Velocidade

de FluidosFo

to: A

cerv

o D

icom

PERFILDOINMETRO

Mais competitividade para a empresa brasileiraNo Inmetro, integram-se pesquisa básica e pesquisa aplicada na área demetrologia,fundamentaisparaquea instituiçãocumpra suamissãodeapoiaracompetitividadeeainovaçãonaindústriabrasileira.NoâmbitodaMetrologiaCientíficaeIndustrial,ocampusdelaboratórios,emXerém,RJ,oferececredibilidadeaosistemametrológicobrasileiro e se compõe das seguintes Divisões Técnicas:

DivisãodeComparaçãoInterlaboratorialedeEnsaiosdeProficiência Divisão de Metrologia Acústica e de Vibrações Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos Divisão de Metrologia Elétrica Divisão de Metrologia de Materiais Divisão de Metrologia Mecânica Divisão de Metrologia Óptica DivisãodeMetrologiaQuímica Divisão de Metrologia de Telecomunicações Divisão de Metrologia Térmica

Ametrologiaéabasefísicadaqualidade,instrumentodeapoioàcompetitividadedaindústrianacional.Umpaíssempadrõesdeunidadesconfiáveiserastreáveisapadrõesinternacionaisnãotemcomodesenvolverumapolíticaparaaqualidade.

AfimdeviabilizaroprojetodeatingirosníveisdeexcelêncianecessáriosparaodevidosuporteaodesenvolvimentocientíficoetecnológicodoPaís,o Inmetrotematualmenteemexercício,nasáreastécnicasedegestão,188doutorese255mestres.Sãonúmerosemconstanteevolução:em2009,porexemplo,eram158doutores,e,em2010,164.Alémdisso,tambémtemaumentadoaproduçãodepublicações:em2010,oInmetroapareceupelaprimeiraveznabasededadosdoSistemaScopusentreasceminstituiçõesbrasileirasquemaisproduziramartigoscientíficos(foram69,nototal).

Oprogramadecertificaçãodeprodutoseserviços,coordenadopeloInmetroeoperadopororganismosporeleacreditados,éoutrofatordeampliaçãodacompetiti-

vidadedaempresabrasileira.Hoje,são152programascompulsórios–entreelesdeprodutoscomoberçosinfantis,artigosparafestas,brinquedos,preser-vativosecapacetesdemotociclistas,eumnúmerocrescentedecertificaçõesvoluntárias.

Mais qualidade para o cidadão

O Inmetro entende o consumidor comoumindutordoprocessodequali-dade dos produtos e serviços disponibi-lizados no mercado de consumo nacio-nal.Entretanto,uma ferramentaévital:informação. Com ela, o consumidordesenvolveconsciênciacríticaarespei-todequeprodutoadquirirouserviçocontratar levando em consideração ou-trosatributosalémdopreço.Eledeixade levar o produto mais barato e passa a comprar aquele que melhor atendeàssuasnecessidades.Alémdecomprarmelhor, passa a induzir o processo demelhoria da qualidade do produto na-cional e contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira.Ospaísesmaiscompetitivosdomundosãoos quepossuemos consumidoresmaisconscientizados.

Hoje,açõesdirecionadasàeducaçãopara a Metrologia e a Qualidade per-meiam todas as atividades do Inmetro e daRBMLQ-I,emtodooPaís.Exemplosde projetos de sucesso são cartilhas educativas,oprogramaAlunoCidadão(quevisaaconscientizaremotivares-tudantes do Ensino Fundamental sobre osaspectosdodiaadiarelacionadosàsatividades da Metrologia e da Avaliação da Conformidade) e cursos de Forma-ção de Multiplicadores em Educação paraoConsumo.Númerodemodelosdeprodutoscomcertificação

13

173.805

2009

179.271

2010

240.443

2011

EnsaiodedesgastedeprótesedequadrilnoLaboratóriodeBiomateriaiseTribologia

Estrutura ampliada para a indústria nacional

METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL

15

Na área de Metrologia Científicae Industrial, o período 2009-2011 foimarcado pela criação de novos labo-ratórios e o melhor aparelhamento de alguns já existentes no campus de Xerém.Em2010,oInmetroinauguroudois laboratórios no âmbito da Divisão deMetrologiaemDinâmicadeFluidos,resultados de parceria com a Petrobras e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep):oLaboratóriodeVazãoeoLa-boratóriodeVelocidadedeFluidos.

O Laboratório de Vazão oferece maior confiabilidade aos sistemas decalibração para medidores de vazão de líquidos, mesmo em pontos de difícilacesso,comoplataformasdepetróleo.

Já o Laboratório deVelocidade deFluidos provêmais confiança àsmedi-çõesdeescoamento,cominstrumentosque possibilitam, entre outros, ensaiosde desempenho aerodinâmico de veí-culosterrestreseaviões.Olaboratórioatua na validação de teorias por meio de experimentos e simulações com-putacionais, aplicadas, por exemplo, aoprocesso de escoamento de petróleo e gás durante a extração, o que otimiza

o dimensionamento da tubulação para a exploração, permitindomaior produti-vidadeemenorgastodeenergia.

Essas medições interessam aos municípios,aosestadoseàUnião,querecebemroyaltiesetributospelaquan-tidade de petróleo e gás natural produ-zidaetransportada.Poroutro lado,asempresas de petróleo e gás necessitam saber com exatidão a produção e o va-lor dos royalties a pagar, enquanto astransportadoras e distribuidoras preci-samconheceraquantidadequerecebe-rameentregaram.

Os novos laboratórios oferecem tambémmaior confiabilidadenamedi-ção durante a captação, a distribuiçãoe a quantificaçãode águapara abaste-cimento doméstico ou industrial; nas medições de produção da indústria de bebidas; nos estudos dos movimentos oceânicos e atmosféricos; e nas medi-çõesparaaproduçãodefármacos,en-treoutrasaplicações.

Nesse esforço para ampliar suaestrutura laboratorial a serviço da in-dústriabrasileira,oInmetroestruturoua Divisão de Metrologia de Telecomu-

nicações, com aporte de recursos doMinistério dasComunicações.A infra-estrutura laboratorial para medição em sistemas de TV Digital já foi implantada e conta com o Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital. Estaunidade faz medições em campo de TV Digital e de sistemas de comunicações semfioWI-MAXe3G,e foientregueoficialmenteaoInmetronosegundose-mestrede2009.

Em2010,oInmetrotestouaquali-dade do serviço oferecido pelos princi-paisprovedoresdebandalargadoPaís,emparceriacomaAgênciaNacionaldeTelecomunicações(Anatel)eoNIC.br(braçooperacionaldoComitêGestorda Internet). Foram realizados ensaiosemsetecapitaisemumtotaldequasecem pontos.Os testes consistiam eminstalarumequipamentonaresidênciade voluntários e contratar um serviço de banda larga. Diversos parâmetrosquedefinemaqualidadedaredeforamcolhidos e consolidados estatisticamenteaofinaldasanálises.

Laboratório Móvel de Telecomunicações:

análisedabandalarganoPaís

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201116

Tecnologia de pontaEm2011,oInmetroaparelhouasuaDivisãodeMetrologiaÓpticacomoPentedeFrequência,equipamentoquetrabalhacomespectrosderadiaçãolasereéfunda-mental no estabelecimento de padrões ópticos de comprimento em Metrologia de FrequênciaeTempocommaiorgraudeexatidão.Capazdemedirdimensõescomescalananométrica–umnanômetroequivaleàbilionésimapartedeummetro–,oequipamentodarásuporteamediçõesdealtaprecisãoemváriosramosdaindús-tria,comoaeroespacial,automobilístico,metalemecânico.

Noquediz respeitoàMetrologiadeMateriais,o Inmetroampliou sua infra-estruturalaboratorialnasáreasdenanometrologiaexperimentaleteórica,tribo-logiaebiomateriais,microscopiaeletrônica,espectroscopiaRamanedispositivosorgânicos.OLaboratóriodeBiomateriaiseTribologiadaDivisãodeMetrologiadeMateriaisinstaloueoperacionalizouequipamentosparaasimulaçãodedesgasteemprótesesortopédicas.Adisponibilizaçãodeensaiosdedesgasteemprótesesparaaindústrianacionalproporcionaumaferramentaparaoaumentonaqualidadedosprodutosbrasileiros.

O Inmetro construiu um centro de microscopia eletrônica dos mais modernos eequipadosdoHemisférioSul,capacitando-oamedirosmaisvariadosaspectosdepropriedadesdosmateriais,dosmacroscópicosàsnanopropriedades.

Foi também instalado um microscópio de força atômica com espectroscopia Ramanacoplada.Comesteequipamento,oInmetrotemcondiçõesderealizarumacompleta caracterização estrutural da superfície de novosmateriais estratégicosparaaindústriacomografenos,nanotuboseoutrosàbasedecarbonocomescalananométrica.Alémdisso,estásendoconstruídoumreatorparaproduçãodema-teriaisdestetipo.

NoLaboratóriodeDispositivosOrgânicos,maisavançosforamalcançados.En-treeles,ainteraçãoeosuporteparagruposdepesquisasdeuniversidadesbrasilei-ras,visandoàcaracterizaçãoeàaplicaçãodenovoscompostoseletroluminescentespromissoresparaa fabricaçãodediodosorgânicosemissoresde luz (OLEDs); aproposiçãoe investigaçãodenovasarquiteturasemateriaisparaa fabricaçãodedispositivosorgânicoscomemissãodeluzbranca(WOLEDs)parailuminaçãodeestadosólido,eodesenvolvimentodecélulasfotovoltaicasorgânicas(OPV).Tevedestaqueaindaoapoioaempresasbrasileirasnarealizaçãodecaracterizaçãoetes-tesdecompostosorgânicoscomerciaisparaafabricaçãodeOLEDs,emparticularosuportefornecidoàNoddTech.

Célula fotovoltaica observada no Laboratório

de Dispositivos Orgânicos

METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL

17

MRC: a sigla da confiabilidadeO Inmetro implantou uma nova divisão especialmente para cuidar do desenvolvi-mentodemateriaisdereferênciacertificados(MRC),aDivisãodeComparaçõesInterlaboratoriais e de Ensaios de Proficiência, ligada àDiretoria deMetrologiaCientíficaeIndustrial.Aatividadecresceumuitonosúltimosanos.OInmetrode-senvolveeproduzmateriaisdereferência(MR)emateriaisdereferênciacertifica-dos(MRC)comoobjetivodeproverlaboratórioscomferramentasnecessáriasàqualidade,confiabilidadeerastreabilidadedemedições.

Essesmateriaissãousadosparacalibrarinstrumentos,atribuirvaloràsproprie-dadesfísico-químicasdemateriais,validarmétodosdemediçãoeatestaraqualida-dedeprocessos,fundamentaisparaasseguraraconfiabilidademetrológica.Aofinalde2010,oInmetrotinha30MRCdisponibilizadosaomercado.Sóem2011,foram19tiposdeMRCdesenvolvidos.

Algumasparceriasinternacionaistêmaumentadoavisibilidadedessetrabalho.Em2008,o Inmetroproduziu juntamentecomoNational InstituteofStandardsandTechnology(Nist),oórgãometrológiconorte-americano,osprimeirosMRCparabiocombustíveis.Comodesdobramentodessetrabalho,oBrasileosEstadosUnidosassinaramem2010ummemorandodeentendimentosparaodesenvolvi-mentodeMRCparabiocombustíveisdeaviação.Foi tambémassinadoem2010umacordocomaTailândiaparaodesenvolvimentodeMRCparabiocombustíveis(óleodepalma).

Naáreadealimentos,oInmetrofechouumacordodecooperaçãocomoIns-titutoNacionaldeMetrologiadeCingapuraparaaproduçãodeMRCparaanálisedeconservanteemsucodelaranja.Emumapróximaetapa,serádesenvolvidoporCingapuraMRCparaanálisedemetaisemvinhosbrasileiros.

Noplanonacional,oInmetroconsolidouparceriacomaUniversidadeFederaldoParáecomaUniversidadeFederalRuraldaAmazôniaparaidentificaçãoe

caracterização de oleaginosas nativas da Amazônia para produção de biodie-selecertificaçãodemadeira,comcriaçãodeMRCparaosdiversostiposdemadeirasdaregião.JácomogovernodoMaranhão,foiassinadoacordodecooperaçãotécnicaparaassessorianaimplantação,noestado,deumCentrodePesquisaeDesenvolvimentoespecializadoemcorrosão,problemaqueacarretadanosmateriaisefinanceirosàsempresaslocais.

NaáreadeMetrologiadeMateriais,oInmetrocolocouàdisposiçãodomercadoMRCparaensaiosdeperdasmagnéticas,visandoaatenderprincipalmenteindústriasdeaço.

MateriaisdeReferênciaCertificados

(MRC)debioetanol

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201118

Parceria à italianaDesde2008oInmetroeaFiattrabalhamemconjuntoemalgumaslinhasdepes-quisasnasáreasdeInovaçãoeTecnologiaAutomotiva.Em2010,essaparceriafoiconsolidada com a renovação de um acordo para o desenvolvimento de um motor adaptado para utilizar óleo vegetal in naturacomocombustívelnolugardodiesel.

Éumprojetocomgrandeimpacto,sobretudonocampo,ondeoóleodesoja,demamona,degirassol,decanola,depinhãomansoedeoutrasoleaginosaspodeser usadodiretamente como combustível dosmotores agrícolas. Essesmotorestambémpodemservirparaageraçãodeenergia.Ouseja,éumciclocompleto.OstestesvêmsendorealizadosnoLaboratóriodeMotores,CombustíveiseLubrifican-tesdoInmetro,nocampusdeXerém.

Emfevereirode2011,aparceriafoiampliadacomaassinaturadeumacordoqueprevêatrocadeinformaçõestécnicasecientíficasearealizaçãodepesquisasconjuntas.Entreosprojetos,destaca-seoestudodeummotorparaveículosco-merciaisleves,movidoacombustívelcom30%debiodiesele70%dedieselemsuacomposição.Oprotótipodeveráserapresentadoaogovernobrasileiroaté2013.

Óleocombustívelinnatura(acima)e

sementesdepinhãomanso(abaixo)

METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL

19

Novos acordos ampliam parceriasEntre2010e2011,oInmetrofechoual-guns acordos com parceiros internacio-naisquereforçamsuaslinhasdepesqui-sa.Emoutubrode2010,porexemplo,técnicos do Instituto se reuniram com representantes da Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia da Rússia, dando prosseguimento aotrabalho conjunto iniciado com a assi-natura de um memorando entre as duas instituiçõesem2006.Noencontro,fo-ram discutidas as atividades a serem re-alizadasentreosdoispaísesnoperíodode 2010 a 2013 – com realização decomparações interlaboratoriais entre osdoispaíses–nosseguintescampos:EficiênciaEnergéticaeSustentabilidade;Acústica,UltrassomeVibraçõesparaasaúde dos seres humanos; Metrologia de Nano-objetos e Novos Materiais;QuímicaeEletroquímica.

ComoPTBalemãoecomo insti-tuto francês Laboratoire National deMétrologieetd'Essais(LNE),oInmetrofechou acordo tripartite na área de bio-combustíveis.Outraaçãoimportanteéa cooperaçãocomoPTBparadesen-volvimento de métodos de ensaios e sua validação para a caracterização de biocombustíveisdediferentes fonteseestudodaspropriedadesfísico-químicas.

Foram celebrados, ainda, memo-randos de entendimento relevantes no âmbito da Metrologia Científica eIndustrial comChina e Coreia do Sul(verquadro"Aspontesdecooperação", napágina62).

ExtraçãodeftalatosemSoxhletnoLaboratório

deAnáliseOrgânica:metrologiaquímica

participa de cooperações internacionais

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201120

Referência para o mundoEm2009,oInmetrofirmouumconvêniocomaUniãoEuropeiaparaaimplementa-çãodoprojetoBiorema(ReferenceMaterialforBiofuelSpecifications),emparceriacomoutroscincoinstitutosnacionaisdeMetrologia.Oobjetivofoiaorganizaçãodeumensaiodeproficiênciamundialparamediçãodeparâmetrosfísico-químicosdebiocombustíveis(bioetanolebiodiesel-soja,gorduraanimalecanola).OInmetroforneceuasamostrasdebioetanolerealizoutodososensaiosdobiodiesel.

A participação do Inmetro no projeto ampliou a troca de experiências com outrospaíses,comoEstadosUnidos,Holanda,InglaterraeBélgica,naáreadebio-dieselebioetanol.Poroutrolado,evidenciouoMRCproduzidopeloInmetrocomoreferênciainternacional.

Em2010,oBioremadeuseguimentoaosensaios,nosentidodeverificaracapa-cidade de uma rede de laboratórios internacionais para medir as propriedades do etanoledobiodiesel.Paraisso,oprojetoutilizouosMRCpreparadospeloInmetro.Opadrãopassa a ser equivalente noBrasil, na Europa e nos EstadosUnidos, oquecontribuiparaqueobiocombustívelbrasileirosejacomercializadocomoumacommodity.

Amostrador automático para

cromatógrafo gasoso no Laboratório

deMotoreseCombustíveis

METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL

21

Mais recursos para o PrometroPor meio de uma parceria com o Con-selho Nacional de DesenvolvimentoCientíficoeTecnológico (CNPq),o In-metro investiu em 2010 um total deR$7,6milhõesnodesenvolvimentodepesquisas no âmbito do Programa deCapacitação Científica e TecnológicaparaaMetrologiaCientíficaeIndustrialdo Inmetro (Prometro). O objetivo éapoiaratividadesdepesquisacientífica,tecnológica e de inovação em Metrolo-giaCientífica e Industrial.Oprogramaselecionaprojetosquevisemàconsoli-dação da infraestrutura de laboratórios doInmetro.

Em 2011, o Inmetro assinou umconvênio com a Coordenação de Aper-feiçoamentodePessoaldeNívelSupe-rior (Capes) com injeção de recursos–R$19milhõespelaCapeseR$16mi-lhõespeloInmetro–,parabolsascomoobjetivodeatrairnovospesquisado-resparaoInstituto.

Pesquisacomlaserverdedesenvolvidapela

Divisão de Metrologia Óptica

no âmbito do Prometro

CALIBRAÇÕES

PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

ANO

TOTAL DE TIPOS DE MRC DESENVOLVIDOS

NÚMEROSDA METROLOGIACIENTÍFICAEINDUSTRIAL

20112009 2010

2.767

202

50

118

2.541

32

2.528

127

TOTAL DE MRC VENDIDOS 34113 203

47

PTI

ParqueTecnológicodoInmetro(PTI):495.610metrosquadrados,aolado doCampusdeXerém

Rep

rodu

ções

ParqueTecnológico: o sonho toma forma

INOVAÇÃOETECNOLOGIA

Nosúltimosdoisanos,oParqueTecno-lógicodoInmetro(PTI),emXerém,naBaixada Fluminense, passou do sonhoàrealidade.Ao longode2009, foi feitoumlevantamentodaáreadoPTI,e,em2010, foi contratado, elaborado e con-cluídooprojetoexecutivoparaedifica-çãodasobrascivisdaárea2,orçadoemR$7,5milhões.Jáem2011,cuidou-sedadoação da área pela União ao Inmetro ecomeçoua ser construídooprimei-roprédiodoparque,onovoLaborató-riodeEngenhariaVeiculardaPontifíciaUniversidadeCatólicadoRiodeJaneiro(PUC-Rio).

O laboratório, uma parceria entreInmetro,PUC,PetrobrasePSAPeugeotCitröen,vaiocuparumaáreade3.700metros quadrados e terá como carro--chefe o desenvolvimento de um motor flexadieseleetanol.

OPTI,projetonoescopodeatuaçãodaDiretoria de Inovação eTecnologia,ocupaumaáreatotalde495.610metrosquadrados,aoladodocampuslaborato-rialdeXerém.Oobjetivoéatrairempre-sas e instituições de tecnologia de ponta –comooBancodeCélulasdoRiodeJaneiro,queestáinstaladonaIncubadorade Projetos Tecnológicos e de Empresas doInmetroevaimigrarparaoPTIquan-doasobrasavançarem.HáprevisãodequeaprópriaIncubadoramudetambém paraoPTI.

Duas“âncoras” do parque serão aEscolaTécnica e o Hotel Conceito.AideiadaescolaéqueoInmetrocedaaárea; a Petrobras e a Finep forneçam os

recursos para a construção das insta-lações,eo InstitutoFederaldoRiodeJaneiro (antigoCefet) assuma aopera-çãodos cursos.O Inmetroentra tam-bém com a cessão de especialistas na parte referente à Metrologia da grade curricular.

Já oHotelConceito parte de umainiciativa do Ministério do Turismo de estruturaranovamatrizdeclassificaçãohoteleira no Brasil.Vai reproduzir emuma ala modelo as matrizes de classi-ficaçãoporestrelas–apartamentosdeumhotelfazenda,hotelhistórico,resort,flat etc. – como padrões referendadospeloMinistériodoTurismo.Empresáriosdo ramo hoteleiro poderão ali ter a re-ferência para futuros empreendimentos e programar treinamentos de recursos humanos. Haverá também uma ala co-mercialparahospedagem,restauranteeumcentrodeconvenções.

23

FachadadoprojetodoHotelConceito,

aserconstruídonoPTI

De mãos dadas com o setor produtivo

Sempre atento às demandas da in-dústriabrasileira,emespecialdaspeque-nasemédiasempresas,oInmetrovempromovendo eventos de interação com o setor produtivo nacional para identi-ficarasoportunidadesdemelhoriasemseus serviços e, especialmente, as de-mandas de apoio a projetos de desen-volvimentotecnológicoeinovação.Em2009,forampromovidossetepainéisdedebatescomsetoresempresariais,alémdedoisworkshopscomrepresentantesdaAssociação Brasileira das IndústriasdeMáquinaseEquipamentos(Abimaq)edaAssociaçãoBrasileira da IndústriaEletroeletrônica(Abinee).

Em 2010, o Inmetro realizou maistrês eventos do programa Ciclo Intera-tivo de Palestras em Inovação: Encontro Inmetro-Natura;EncontroInmetro-Na-nox(empresadaáreadenanotecnolo-gia); e Encontro Inmetro-Secretaria deCiência,TecnologiaeEnsinoSuperiordeMinasGerais.

Alémdisso,estãoemexecuçãodes-de2010asOficinasdePropriedadeIn-telectual eTransferência deTecnologia,levando ao setor produtivo informações sobre patentes, fomento à inovação eacesso a parcerias para a sua inserção competitiva.Em2010, foramrealizadasoficinasnoRiodeJaneiro,emDuquedeCaxias(RJ),emVoltaRedonda(RJ)eemBarradoPiraí(RJ).

O ‘berço’ da inovaçãoA Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas do Inmetro vem abrindo

espaço para que boas ideias sejam colocadas em prática. Em 2009, cinco novosprojetostecnológicosforamincorporadosàcarteiradaincubadora:padrãodeca-libração em sistemas de medição de energia elétrica centralizados; laboratório de ensaiodacapacidadedealíviodeválvulasdesegurança;assinaturaecertificaçãodigitalnamediçãoeletrônica;portaldebancodedadosdecurvasdeconfiabilidade;e metodologia de fabricação de padrões secundários rastreáveis e instalação de unidadefabrilparaproduçãodositensdesenvolvidos.

Em2010,oInmetroimplantouumnovoprogramainformatizadoparaexamedepropostasdeincubação,oquereduziuematé70%otempoparaanáliseeapro-vaçãodosprojetosselecionados.Foitambémconcluídaareformadasinstalaçõesfísicas,paramelhorabrigarempresaseprojetosincubadoscomooBancodeCélu-lasdoRiodeJaneiro;aI-DuttoSoluçõesemLocalizaçãoeIdentificaçãoEletrônicaLtda,quevemdesenvolvendoumsistemadelocalizaçãoemonitoramentoremotoon-line de vazamentos em redesde gás natural; a Landis&GyrEquipamentosdeMediçãoLtda,quedesenvolveumpadrãoparaverificaçãodesistemasdemediçãoremotadeenergiaelétrica,eaNanoBusinessInformaçãoeInovaçãoLtda.,cujopro-jeto é o desenvolvimento de metodologia para a caracterização de nanoestruturas emfármacos.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201124

INOVAÇÃOETECNOLOGIA

Patentes e proteção intelectualNosegmentodeInovaçãoTecnológica,ProteçãoIntelectualeTransferênciade

Tecnologia,oInmetrodesenvolveualgumasaçõesdedestaquenoperíodo2009-2011.Umbomexemploéoincentivoaoregistrodepatentes:em2009e2010,o

institutodepositounoINPIcinconovospedidosdepatentes,entreelesodoMétododeObtençãodeSuspensãoColoidalparaEnsaiosEnzimáticosapartirdaBiomassaVegetaledeDetecçãodeAtividadeEnzimáticasobreoBagaçodeCana,emparceriacomoCentrodePesquisaseDesenvolvimentoLeopoldoAméricoMiguezdeMello(Cenpes),daPetrobras.

O Inmetro também elaborou documentos técnicos e promoveu eventos dedivulgaçãosobreasatividadesdeInovação,DesenvolvimentoTecnológicoeProteçãoIntelectual.UmdosdocumentosfoiacartilhaPropriedadeIntelectualeInovação,lançadaem2009.

Entre os eventos realizados, destaca-se oworkshop internacional“Meto-dologiasparaAvaliaçãodeImpacto”,quetrouxeaoBrasil,emmarçode2009,pesquisadoresdeváriospaíses,cujodesdobramentofoiapublicaçãodoprimeiroestudodevaloraçãonomercadodopadrãodoálcoolcombustível.Nestaárea,ressaltam-se, também,osestudospublicadosporpesquisadoresdo Inmetrodemonitoramentodecenáriostecnológicos,apartirdaavaliaçãodosdepósitosdepedidosdepatentes.

25

DetalhedoBancodeCélulasdoRiodeJaneiro,

localizado na Incubadora de Projetos

Tecnológicos e de Empresas do Inmetro

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-20116

Emmicroscópioconfocalalaser,pesquisador observa corte transversal de cana-de-açúcar para analisar a parede celular e a presença de lignina

Nafronteira do conhecimento

PESQUISAEDESENVOLVIMENTO

27

Apartirdesuacriação,em2007,aDire-toriadeProgramapriorizouquatroáreasdeatuação:MetrologiaForense;BiologiaEstrutural; Biotecnologia; e Bioengenha-ria. Essas áreas foram consolidadas até2009 e, de lá para cá, ganharam novaslinhasdepesquisa.Comaincorporaçãodenovosprogramas,emfasededesen-volvimento (InfraestruturaemMateriaisBiológicos; Metrologia em Medicina eSaúde; e Fármacos), o Inmetro ampliouesse núcleo, que passou a se chamarDiretoria de Programas Integradores e MetrologiaAplicadaàsCiênciasdaVida.

O foco é reunir pesquisadores emtorno de projetos de fronteira do conhe-cimento,articuladosemredeeenvolven-dováriasinstituições.FoicriadaumaáreadeProgramasIntegradores,comatarefade articular as várias diretorias do Inme-tro para o desenvolvimento de projetos considerados estratégicos e relacionados comasCiênciasdaVida.Essaáreaétam-bém responsável pela articulação com órgãosdosgovernosfederal,estaduaisemunicipais,alémdeinstituiçõesdeensinoepesquisadetodooPaís.

Na área de Metrologia Forense, aatuação foi ampliada para o segmento de drogasilícitas–comoocrackeacocaína–, comodesenvolvimentodemateriaisdereferênciacertificados(MRC)apartirda análise de amostras apreendidas pela PolíciaCivildoEstadodoRiodeJaneiro.Essa área deve ter grande impulso em 2012.ÉumtrabalhointegradocomoMi-nistériodaJustiça,aPolíciaFederal,asse-cretariasestaduaisdeSegurançaPública

eosinstitutosdeCriminalística.Entre os projetos atualmente em de-

senvolvimento em Metrologia Forense,destacam-seaindaoBancodeDadosdeResíduos deTiro de munição nacional,para utilização em exames de determina-çãodeatirador,eavalidaçãodametodo-logia de medição e análise por microsco-piaeletrônicadevarredura,conjugadaàespectroscopia por dispersão de energia de raios-X, determinando as incertezasassociadas.

No segmento de DNA, o Inmetroobtevegrandesavançosem2011.Oses-tudospartemdoDNAobtidoapartirdeprotozoários patogênicos, como o quecausaaDoençadeChagas,parachegaramateriaisdereferênciacertificados.ParaprepararosmodelosdeDNA,oInmetromontou uma estrutura laboratorial de BiologiaMolecularcomequipamentosdeúltimageração,capazesde fazer simula-çõescomputacionais,sequenciarDNAeproduzirgenoma,entreoutrasaplicações.

Em uma das linhas de pesquisa emBiotecnologia,oInmetrotemprocuradoencontrar organismos na natureza quesejameficientesnatransformaçãodoba-gaço de cana-de-açúcar para a produção deetanol.NoBrasil,oetanolprovenienteda cana-de-açúcar já vem sendo utilizado comsucesso,mascomoapenasolíquidodacanaéprocessado,umagrandequanti-dadedebiomassanãoéaproveitada.Estematerial é uma rica fonte para produção doschamadosbiocombustíveisdesegun-dageração.

O programa de Biotecnologia tem

como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de metodologias para a produção de bioetanol de segunda ge-ração a partir do bagaço de cana-de-açú-car,edebiodieselcomousodemicro--organismos,comomicroalgas,bactérias efungos.

As primeiras buscas de micro-orga-nismos foram concentradas no rúmen de bois (em parceria com a Faculdadede Veterinária da Universidade Federal doNorteFluminense)edecabras(comaEmbrapade JuizdeFora,MG).Ose-gundomodelodepesquisasebaseiaemvários tipos de cupins, que têm grandecapacidade de transformar madeira em glicose. E o terceiro modelo parte docaramujoafricano,queéumapragaparaplantações e fonte de micro-organismos altamente eficientes na quebra do ba-gaço. Esse terceiro modelo está sendoestudado em parceria com o Cenpes, daPetrobras.

Em relação ao programa de Bioen-genharia, um dos focos principais é odomínio da tecnologia de produção debiofármacos e de insumos para a medi-cina regenerativa.As pesquisas utilizamcélulas in vitro para reconstituir sistemas que possam ser usados no organismohumano, como células-tronco para re-composição de pele ou de ossos. Foiiniciado o estudo para a produção de MRC de hidroxiapatita, um biomaterialutilizado no tratamento de perdas ósseas enamedicinaregenerativa,emparceriacom o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(CBPF).

Em defesa da vidaOprograma deMedicina e Saúde co-meçouaganharprojeçãoem2011evaise desdobrar em várias linhas a partir de2012.Umadelaséaanálisedecon-formidadedeequipamentosusadosnapesquisabiomédicaenapráticamédica.ConvêniofirmadocomoMinistériodaSaúdeprevêoexamedediversosequi-pamentos–desimplesmicroscópiosasofisticados aparelhos de ressonânciamagnética–paraavaliaraeficiênciadefuncionamento,eseelasemantémaolongodotempo.

Omaiorcompradordessesequipa-mentosnoBrasiléoSistemaÚnicodeSaúde(SUS)ea ideiaéqueelesóad-quiraprodutosquetenhamsidoprevia-menteavaliadospeloInmetro.Emoutraárea de atuação em parceria com o Mi-nistériodaSaúde,oInstitutovaiavaliarprocedimentos laboratoriais (análisesclínicas), por meio de um acordo decooperação estabelecido com a Agência NacionaldeVigilânciaSanitária(Anvisa),com a perspectiva de criação de MRC paraglicose,colesterol,hemoglobinagli-cosada e marcadores moleculares para câncerdemama,entreoutros.

No programa de Fármacos, o In-metro vai aprofundarpesquisas comaheparina, um anticoagulantemuito uti-lizado no mercado para o tratamento dedoençascomoatrombose.OBrasiljá foi produtor dessa substância e hoje a importa em grandes quantidades. AideiaéqueoPaísvolteaproduzirhepa-rina e reduza gradativamente a impor-tação do produto. Há um laboratóriomontado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com uma equipealtamente qualificada, que está traba-lhando em cooperação com o Inmetro paraessefim.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201128

Bioengenharia:imagensampliadasdetecido

equivalenteformadoporcélulasdecordão

umbilical obtidas em microscópio de varredura

Rep

rodu

ções

Ensino e cultura metrológicaAprovado pelaCoordenação deAperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior(Capes)em2008,comconceitoinicial4,ocursodeMestradoProfissionalemMe-trologiaeQualidadedoInmetroteveasuaprimeiraturmaem2009,com22alunos,seguindo-seasegundaturmaem2010,com21alunos.Em2011,oeditalincluiuasseguintesáreas:MetrologiaCientífica,MetrologiaLegal,MetrologiaForense,Biome-trologia,QualidadeeArticulaçãoInternacional.

Ocursosuperouasexpectativasiniciais,atraindoointeressedealunosdevá-riosestadosdoPaísealgunsdoexterior,ecumprindoseupapeldeformarrecursoshumanos de alta qualificação emMetrologia e de difundir a culturametrológica noBrasil.

Emoutrafrentenocampodoensino,oInmetroparticipacomacessãodees-pecialistasparaocorpodocentedoCursodeEspecialização(pós-graduaçãoLatoSensu)emMetrologiaLegal,comautilizaçãodatecnologiadeEducaçãoaDistância(EAD).OcursoéministradopeloDepartamentodeEngenhariaMecânicadaUniver-sidadeFederaldoParaná(UFPR)eprevêestágios(ResidênciaTécnica)nasdepen-dênciasdosescritóriosdoIpem-PRnascidadesdeCuritiba,Guarapuava,Cascavel, MaringáeLondrina.

ValedestacartambémajáexitosaexperiênciadocursotécnicodenívelmédioemMetrologiajuntoàEscolaEstadualdoCírculoOperário(Ceco),umaaçãocon-juntadoInmetroedoPolodaUniversidadeFederaldoRiodeJaneiro(UFRJ)emXerém.Comodesdobramentodessa iniciativadesucesso, foiaprovadoem2010pelaSecretariaEstadualdeEducaçãodoRiodeJaneiroumnovocursotécnicodenívelmédionaáreadeBiotecnologia,comaprimeiraturmainiciadaem2011.

29

PESQUISAEDESENVOLVIMENTO

Estudantes durante aula do curso de

BiotecnologianoCírculoOperário

Polo da UFRJ em Xerém já é realidadeA parceria do Inmetro com a Universi-dadeFederaldoRiode Janeiro (UFRJ)tem rendido frutos nos últimos anos.Um deles é a implantação de um polo emXerém,noâmbitodoProgramaNa-cionaldeExpansãodoEnsinoSuperior.Esse campus avançado da universidade está sendo construído em uma áreade38.556metrosquadrados, transferi-dapeloInmetroàUFRJcomoavaldoPatrimônio da União e situada entre a EscolaEstadualdoCírculoOperárioeaentrada do campus laboratorial do Insti-tutoemXerém.

O conceito é que os estudantestenham contato com os modernos la-boratórios do Inmetro ao longo de seus cursos de graduação, estimulan-do a pesquisa nos diversos campos daMetrologia.Os cursos de graduação jácomeçaram,eminstalaçõescedidaspeloClubeTamoioepelaEscoladoCírculoOperário,comcercade300alunosdeBiofísica,BiotecnologiaeNanotecnolo-gia.AUFRJfezconcursosespecíficosdeprofessoresparaoPolodeXeréme36docentes já foram empossados e estão ministrandoaulas.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201130

AuladocursodeNanotecnologia

doPolodaUFRJemXerém

Centro vai abrigar material biológicoOrecém-criadoprogramadeInfraestruturaemMateriaisBiológicossurgiucomodesdobramentodeumconvênioentreoInmetroeoInstitutoNacionaldaPro-priedadeIndustrial(INPI)paraacriaçãodoCentroBrasileirodeMaterialBiológico(CBMB).Asobrasforaminiciadasem3dedezembrode2010,emumaáreainicialde3.120metrosquadradosnocampuslaboratorialdoInmetro,emXerém.

OCBMBéumaantigareivindicaçãodospesquisadoresnacionaisevaitornarmais ágil e barato o processo de depósito de micro-organismos e culturas de cé-lulasparapedidosdepatentes.DeacordocomaLeidePropriedadeIndustrial,éobrigatório o depósito em instituição credenciada do material biológico essencial paraaconcessãodepatente.NãoexisteinstituiçãocredenciadanaAméricaLatinaeoCBMBvai assumiresta função. Apósoperíododesigilonosprocessosdepatente, omaterial biológico poderá ser disponibilizado aopúblico para fins depesquisa.

OutroprojetoligadoaoCBMBéacriaçãodeProgramadeAvaliaçãodaCon-formidadeparaatenderarequisitosinternacionaisdesegurançaerastreabilidadedosmateriaisdisponíveis.

31

PESQUISAEDESENVOLVIMENTO

ProjetodoCentroBrasileirodeMaterial

Biológico(CBMB),emconstrução

Rep

rodu

ção

Impressão a laser indelével de selo deidentificaçãodaconformidadepara cesta básica de alimentos

Foto:Divulgação/JeffersonFerreira

Qualidade com nome e sobrenome: Avaliação da Conformidade

QUALIDADE

33

Reflexo do mercado cada vez maisglobalizado – onde se destaca a forteparticipação dos asiáticos, sobretudoda China –, o crescimento da ativida-de de avaliação da conformidade nos últimos anos levou o Inmetro a adotar novas práticas de gestão neste segmen-to. Fundamental na regulamentaçãodomercadoenaproteçãoaoconsumidor,a atividade vem sendo aprimorada com arevisãodeprogramasdecertificaçãojáexistenteseacriaçãodenovos,alémde receber ações de suporte como a Implantação Assistida e o Estudo de Im-pactoeViabilidade.

Atualmente, há 184 programas im-plantados,envolvendo240milmodelosde produtos. O salto nos últimos dezanoséextraordinário:de1982,quandofoicriadooprimeiroprograma,aoiníciodosanos2000,nãochegavama20.Ouseja,aolongodaúltimadécada,maisde150 programas foram concebidos. Emdezembrode2011, havia 109empro-cessode elaboração.Vale lembrar que,quandoháassociaçãocomquestõesli-gadasàsaúde,àsegurançaouaomeioambiente,osprogramassãocompulsó-rios,mas,quandoissonãoépossível,sãocriadosprogramasvoluntários.

Alguns exemplos servem para mos-traracomplexidadequeosprogramasde avaliação da conformidade contêm atualmente. Em 2009, foram criados25novosprogramas, sendoquatrovo-luntários e 21 compulsórios, comdes-

taqueparaosdeTVdeplasma,LCDedeprojeções,eosdecomponentesdebicicletas (conjunto de freios, aros, pe-daiseraios,entreoutros). Jáem2010,27novosforamimplantados,sendooitovoluntáriose19compulsórios,comoodeconcessãoemflorestaspúblicas,odecoposplásticosdescartáveis,ode lâm-padas a vapor de sódio de alta pressão e oderodasautomotivas.Em2011,foram12novosprogramas(entreeles,artigospara festas,berços infantise fornosdemicro-ondas).

A demanda pela criação de novos programasdecertificaçãotemcrescido.Todosossetoresqueenfrentamacon-corrência de produtos importados co-meçam a reivindicar a criação de progra-mas de avaliação da conformidade como formaderegulamentaromercado,pro-piciando um ambiente de concorrência justa diante dos produtos importados e demaiorproteçãoaoconsumidor.Esseaumento na demanda fez com que oInmetro aperfeiçoasse alguns mecanis-mosdeformaagerircommaiseficácia osprogramas.

Uma das novidades introduzidas foi a criação de programas por grupos de produtosenãomaispor itens.Opro-gramadeeletrodomésticos,porexem-plo, engloba 97 diferentes objetos. Nocasodeautopeças,são12itens.Háre-gras gerais para o grupo e específicasparacadaitem.Esseprocedimentotor-nou mais ágil e abrangente a implantação

dosprogramas.O diálogo com o setor produtivo e

com os parceiros na atividade de certi-ficaçãotambémfoi intensificado,oquevem aumentado a capacidade de aten-dimentoaomercado.AAssociaçãoBra-sileira de Organismos de Certificação(Abroc),porexemplo,firmouumacor-do com o Inmetro para redigir a minuta inicial do programa de certificação decomponentes de microcomputadores,sob orientação do Instituto. A comis-são técnica responsável pelo programa vaipartirdaanálisedessaminuta,oquerepresentaganhode tempoedeefici-ência. Se, há alguns anos, os processosde criação dos programas duravam de doisatrêsanos,hojeemdiaamédiaédeumano.

Outra ferramenta que se mostroumuito eficiente, desenvolvida em 2009,foioEstudodeImpactoeViabilidade.Eleprecedeacriaçãodoprograma,avalian-do os impactos positivos e negativos de suaimplantaçãosobosaspectossocial,econômicoeambiental.Oobjetivodes-seestudoéqueoprogramaalcanceoequilíbrioentreomaisaltograudecon-fiançacomomenorcustopossívelparaasociedade.AOrganizaçãoMundialdoComércio (OMC) vem incentivando ouso dessa ferramenta em todo o mun-do e o Inmetro está na vanguarda desse processonoBrasil.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201134

Fiscalização nas prateleirasOacompanhamentodeprodutosnomercadoéoutra frentequetemmerecidoespecialatençãodoInmetro.Porvezes,asaçõespré-mercado–comoascertifica-çõescompulsórias–nãosãosuficientesparaimpedirachegadadeprodutosdemáqualidadeàsprateleiras.Hácasosemqueosfabricantes,apósacertificação,alteramcomponentesdeprodutosnalinhademontagem.Asanálisesdeacompanhamentode mercado são fundamentais para coibir essa prática: o Instituto colhe amostras comseloInmetroempontosdevendaefazanálisesemlaboratórioparaverificaraconformidadeàcertificação.

Osextintoresdeincêndiosãoumexemploemblemáticodessaatuação.Háseisanos,havia18marcasnomercadobrasileiro,todascomcertificaçãoetodascomirregularidades.OInmetroaumentouorigordoregulamento,introduziualteraçõesnosrequisitosdeavaliaçãodaconformidadeeconvocouaAssociaçãoBrasileiradasIndústriasdeEquipamentoscontraIncêndioseCilindrosdeAltaPressão(Abiex),querepresentaosetor,paraumaparceriaderegulamentaçãodomercado.

AfirmeintervençãodoInmetrofoiumsucesso.AprópriaAbiexcriouumpro-grama e se comprometeu a recolher amostras de extintores no mercado a cada seis mesesparaanáliseemlaboratório.Comessasmedidasosetorfoiseadequando,duasempresasdeixaramdeoperarnomercadoehojeas16queatuamnãoapresentam maisirregularidades.

Extintor de incêndio: exemplo emblemático

de análise de acompanhamento de mercado

ANO Nº DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO

% DE IRREGULARIDADE DOS PRODUTOS

FISCALIZAÇÃODEPRODUTOSREGULAMENTADOS

2009

2010

502.297

570.257

1,26%

0,73%

2011 653.767 1,18%

QUALIDADE

35

Prioridade para os ‘baixinhos’Nosúltimos anos, é destaqueo aumento significativodeprogramas envolvendoartigosinfantis.Emmonitoramentoconstantepormeiodesitesinternacionaisdeacidentes de consumo e de um banco de dados criado pelo Inmetro com informa-çõesdoBrasil,oInstitutoverificouumaforteincidênciadeacidentescomcrianças.Issocontribuiuparaacriaçãodosrecentesprogramasdeberços infantis,artigosdefesta,dispositivosderetençãoinfantilparaveículos(ascadeirinhas)ematerialescolar,alémdecarrinhosdebebês.

Outrosprogramasjáexistentesforamaperfeiçoados,comoosdebrinquedos,chupetasemamadeiras.OBancodeDadosdeAcidentesdeConsumodoInme-troaindaauxilianacriaçãodecampanhasdeusoadequadodeprodutos–como osbrinquedos.

Emoutrafrentedevigilânciapermanente,oInmetrotemacessodiárioadoisbancos–umnorte-americanoeumeuropeu–paraacompanharaemissãodere-callsdediversosprodutos.Comomuitositenssãoglobalizados,amesmachupetaqueévendidanoBrasilétambémcomercializadanosEstadosUnidos,naEuropa,naÁsiaeemoutraspartesdomundo.Casoorecallsejaparaumprodutocertifi-cadonoBrasil,oInmetroentraemcampo,acionandoofabricanteeocertificadorparacobrarinformaçõeseposturasdiantedoproblema,antecipando-seaeventuais acidentescomosconsumidores.

O Programa de Avaliação da Conformidade

debrinquedosfoiaperfeiçoado:

mais segurança para crianças

Foto

: Div

ulga

ção/

Estr

ela

Implantação assistida: suporte a quem produzAtividade inovadorado Inmetro,aplaudidaporrepresentantesdepaísescomoaEspanha em recentes seminários internacionais, a ImplantaçãoAssistida consisteem mapear todas as partes interessadas de um programa de avaliação da conformi-daderecém-criado,assimcomoosfatoresfacilitadoresouquepossamdificultarasuaimplementação,emontarumplanodeação.Oobjetivoéprepararomercadoparaassimilardamelhorformaoprogramadecertificação,dandosuporte,sobre-tudoàsmicroepequenasempresas,paraseprepararemadequadamenteparao novocenário.

A Implantação Assistida vem se revelando de grande importância na atividade deavaliaçãodaconformidadeereduzindodificuldadesinerentesàspeculiaridadesdeproduçãodoPaís.Aquestãodaconcentraçãodemercadoéumadelas.SeumprogramadebarrasefiosdeaçocontacompoucosfabricantesnoPaís,concentra-dosnoCentro-Sul,umprogramadeberçosvaisedepararcomumagrandequan-tidadedefabricantes,muitosdemicroepequenasempresas,espalhadosportodoo território.NaRegiãoNorte,porexemplo,devidoà facilidadedeobtençãodemadeira,hámuitosfabricantesdeberços,comacessomaisdifícilainformações.AImplantaçãoAssistidapretendeevitarqueessefabricantemaisafastadodosgrandescentrostomeconhecimentodequeprecisacertificarcompulsoriamenteoberçoqueproduzsomentequandoofiscalbateràsuaportaparaautuá-lo.

UmaparceriaestratégicafoifirmadacomServiçoBrasileirodeApoioàsMicroePequenasEmpresas(Sebrae),pormeiodeacordodecooperaçãotécnica,parafacilitaradivulgaçãodasinformaçõesàsempresas,pormeiodepalestraseasses-soramento técnico.O Sebrae também pode garantir parte dos recursos para acertificaçãodemicroepequenasempresas,comanálisedecasoacaso.

OPlanodeImplantaçãoAssistidacontempla,paracadaação,suanatureza,meios,responsáveiseprazos.Há23programasjáabarcadospelaImplantaçãoAssistida,en-treosquaispodemserdestacadososde:cadeiraderodas;rodasautomotivas;for-nosdepadaria;berçosinfantis;colchõesecolchonetesdeespuma;equipamentosdeproteçãoindividual(EPI),comocalçados,máscaraseluvas;artigosdefesta;artigosescolares;prótesesortopédicaseprótesesodontológicas.

Foramidentificados1.303fabricantesparaesses23programas.Desses,1.090(84%)járeceberaminformaçõessobreosobjetivosdosprogramaseconvitesparaparticipação nas comissões técnicas para elaboração dos regulamentos.Tambémforam realizadas 556 ações voltadas à assistência aos fabricantes, laboratórios eorganismosacreditados,comotreinamentosepalestras.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201136

Máquinadefecharcolchões:implantação

assistida apoiou empresas do setor

no preparo para o Programa

de Avaliação da Conformidade

De olho na Copa e nas OlimpíadasOnovoSistemadeClassificaçãodosMeiosdeHospedagem(MH)fazpartedocompromisso do Brasil com a FIFA e comoComitêOlímpico Internacional(COI)paraaorganizaçãodaCopadoMundode2014edasOlimpíadasde2016.BuscaatenderaospadrõesinternacionaiseàsnecessidadesparaoseventosdeportequeoBrasilvaisediar,atraindomilharesdeturistasdetodoomundo.

Responsávelpelaelaboraçãododocumento,oMinistériodoTurismoconvi-douoInmetroparaumaparceria,pelalargaexperiênciadoInstitutoemavalia-çãodaconformidade.Emdezembrode2010,oInmetropublicouosRequisitosdeAvaliaçãodaConformidadeparao SistemadeClassificaçãodosMeiosdeHospedagem(MH).

37

QUALIDADE

ProjetodasOlimpíadasde2016:como

desenvolvimentodeRequisitosdeAvaliaçãoda

ConformidadeparaoSistemadeClassifi-

caçãodosMeiosdeHospedagem,oInmetro

colaborou na preparação do Rio para grandes

eventos

Foto

: Div

ulga

ção/

Ort

obom

Foto:Divulgação/Rio2016

Segurança no transporte escolarMilharesdealunosdaszonasruraisdoPaísvêmsendobeneficiadospeloprogramaCaminhodaEscola,açãoquefazpartedeumacordodecooperaçãotécnicaassi-nadoem2007peloInmetroeoMinistériodaEducação.Desdeoseulançamento,1.300municípiosjáaderiramaoprogramaeadquirirammaisde9.000ônibusesco-lares,todosinspecionadossegundocritériosdesegurançaeacessibilidadedefinidospeloInmetro.Aestimativaéquemaisde200.000alunossejambeneficiadosdire-tamentequandotodososveículos,cercade12.000ônibus,forementreguespelasmontadoras.

Oprogramatemcomoobjetivorenovarafrotadeveículosescolares,oferecersegurança e qualidade ao transporte dos alunos e contribuir para a reduçãodaevasãoescolar,ampliandooacessoeapermanêncianaescoladosestudantesma-triculadosnaEducaçãoBásicadazonaruraldasredesestaduaisemunicipais.Antesdeserementreguesaosmunicípios,todososônibuspassamporinspeçãorealizadaporprofissionaisdoInmetroedaRedeBrasileiradeMetrologiaLegaleQualidade–Inmetro(RBMLQ-I).

OInmetrotem,ainda,colaboradocomoFundoNacionaldeDesenvolvimen-todaEducação(FNDE)naespecificaçãotécnicaenaavaliaçãodaconformidadedebicicletas, uniformesescolares,mobiliárioescolar, computadores, consultóriosodontológicoseoftalmológicoselaboratórios,trabalhovoltadoparaobem-estardealunosdemunicípiosdistantesdosgrandescentrosurbanos.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201138

CaminhodaEscola:emlocaisdedifícilacesso,

ônibus reduzem evasão de estudantes

Foto:Divulgação/FN

DE

Todos na redeDesenvolvidapeloInmetro,aferramentaCT-Webchegouparatornarmaisrápido,fácil e transparente o acesso da sociedade a informações sobre regulamentação eprogramasdeverificaçãodaconformidade.Elapermiteoacesso,pormeiodeportalnainternet,atodasessasinformaçõesgeradaspeloInmetroepelasComis-sõesTécnicasdosprogramasde certificação.Alémdisso, qualquer cidadãopodeconsultarasregulamentaçõesqueestãosendodesenvolvidaseparticipardopro-cesso,porchats,interaçãocomespecialistaseenviodecomentários,entreoutros mecanismosdisponíveis.

ACT-Webéumcanalfacilitadornasuperaçãodealgunsdesafiosdoprocessoderegulamentação,comooenvolvimentodetodasaspartesimpactadas,aobten-çãodecríticasdossetoresinteressadossobreasinformaçõeseoenvolvimentodasmicroepequenasempresas,estascomdificuldadesparacustearodeslocamentoatéolocaldasreuniões.Elaconferetotaltransparêncianoestabelecimentodere-gulamentoseprogramasdecertificação.

A automação dos processos produtivos da Diretoria da Qualidade abrange ain-datodasasfasesdedesenvolvimentodosprogramasdecertificação,oquesignificamaisagilidadenoatendimentoàsdemandasdasociedade.

39

QUALIDADE

Foto:Divulgação/www.sxc.hu

Quinze anos na ‘telinha’OInmetroeaRedeGlobodeTelevisãocelebraram em dezembro de 2010 os15anosdoProgramadeAnálisedePro-dutos, veiculado pelo Fantástico. Paracomemorar a longeva parceria foi rea-lizado um evento no auditório do cam-pusdeXerém,comoobjetivodeapre-sentarascontribuiçõesdoprogramaàindústria,aosórgãosregulamentadorese aos consumidores. Um dos pontosaltos da celebração foi a participação daatrizbaianaMariaMenezes,a“DonaEncrenca”doFantástico,que,deformalúdica,mostrou asmelhorias promovi-das em produtos e serviços analisados peloprograma.

O Programa de Análise de Produ-tos é desenvolvido pelo Inmetro desde 1996econsisteemrecolhernomerca-do itens escolhidos com base em recla-mações de consumidores para ensaios em laboratório. Apósos testes,os fa-bricantessãoinformadosparaquepos-sam semanifestar. Os resultados sãoamplamente divulgados, com destaqueparaoFantástico.

Vários produtos hoje submetidos a processos de normalização, regula-mentação técnica e certificação tive-ram como fato gerador o Programa de AnálisedeProdutos.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201140

Faça as contas: etiquetagem gera economia de energiaUmestudorealizadopeloInmetroem2011mostracomooProgramaBrasileirodeEtiquetagem(PBE)vemnãoapenasauxiliandoosconsumidoresbrasileirosemsuasdecisões de compra como também gerando grande economia de energia elétrica paraoPaís.OestudosebaseounaeconomiageradapeloPBEpararefrigeradoresdeumaportade1999a2009.Oresultadoésurpreendente:aeconomiadeenergiaacumuladafoide4,5GWhnosnoveanosanalisadoseaeconomiaacumuladaemtarifaspagasporconsumidoresfoideR$2,1bilhõesdereais.

Para efeitode comparação, isso equivale ao consumodeenergia elétrica doestadodoRioGrandedoNorteduranteumano inteiro.SegundodadosdaRe-senhaMensaldoMercadodeEnergiaElétrica,daEmpresadePesquisaEnergéticadoMinistériodeMinaseEnergia,oestadonordestinoconsumiuumtotalde4.523GWhem2010.

Oprogramadeetiquetagemderefrigeradoresteveinícioem1984,comassina-turadoacordoqueincluía,noProgramaBrasileirodeEtiquetagem,refrigeradoresecongeladores.Osprimeirosequipamentosetiquetadossóchegaramaomercadoem1986.Aadesãoaoprogramaocorriadeformavoluntáriaaté1ºdefevereirode2006,quandofoipublicadaaportariaInmetronº20,tornandoaetiquetagemderefrigeradoresobrigatórianoPaís.

Em2010,aaplicaçãodaEtiquetaNacionaldeConservaçãodeEnergia(Ence)seestendeuaousoeficientedeenergianosedifícios.Aetiquetagemdeedifíciosécompostaporduasetapas.Aprimeiraéaavaliaçãodoprojetodoprédio,feitaporumorganismodeinspeçãoacreditadopeloInmetro.Asegundaetapaéainspeçãodoedifíciojáconstruído,apósaapresentaçãodoalvarádeconclusãodaobra.

Osedifíciosqueaderemaoprogramarecebemumselo,queclassificaodesem-penhodousoconscientedeenergia,obedecendoaumagradaçãoquevaidafaixaA,paraosmaiseficientes,àfaixaE,paraosmenoseficientes.

QUALIDADE

41

AplicaçãodaEtiquetaNacionaldeConservação

de Energia na linha de montagem

Foto:Divulgação/Whirlpool

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201142

Evolução da marcaLançadaem2011,anovaidentidadedoInmetrosimbolizaevolução,modernida-de e organicidade: os cantos foram ar-redondadoseovisual ganhouvolume.A letra "I" recebeumaior destaque, efoi resgatado o conceito básico de com-paraçãodepadrões,deixandoamarcamaissimétrica.

43

Mosaico com a marca revitalizada do Inmetro

formadaporcercade200servidorese

colaboradoresnoCampusdeXerém

Ensaio de erros de indicação emesfigmomanômetrosno Laboratório de Pressão

Buscacontínuapelamelhoria dos serviços ao cidadão

METROLOGIALEGAL

45

A área de Metrologia Legal do Inmetro vem nos últimos anos desenvolvendo esforçosparagarantirmaiorconfiabili-dade a serviços essenciais ao cidadão,como é o caso dos instrumentos usa-dos para a medição de energia elétri-ca, água e gás. Um bom exemplo é odosmedidoresdeenergiaelétrica.Emjaneiro de 2009, o Inmetro editou re-gulamentação com os requisitos de softwarequedevemseratendidospe-los Sistemas Distribuídos de MediçãodeEnergiaElétrica.

Esseseoutrosinstrumentosquees-tão em desenvolvimento representam umanítidaevoluçãoemrelaçãoaosme-didores eletromecânicos e eletrônicos tradicionais, podendo possuir funcio-nalidades como registrar medições em faixas de horários com tarifas diferen-ciadas, permitindo ao consumidor quese programe para utilizar determinados eletrodomésticos ao longo do dia, oqueresultanaracionalizaçãodoconsu-modeenergiaelétrica.

Vantagens adicionais incluem uma maior proteção contra fraudes e a possibilidade de utilização de pré-paga-mento.Portudo isso,essesmedidorescostumamserdenominadosde“medi-doresinteligentes”,ousmart meters. Ensaio para aprovação de modelo de

medidor de energia elétrica

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201146

Mais segurança no trânsitoO advento da Lei Seca – que entrouemvigorem2008–reduziude formaconsiderável o número de acidentes de trânsito em todo o País. Segundo da-dosdoMinistériodaSaúdedivulgadosemjunhode2010,amédianacionalderedução de mortes no trânsito foi de 6,2%. Em alguns estados, como o Riode Janeiro,essepercentual foide32%.Desdeoiníciodaimplantaçãodaleiqueimpôs restrições ao consumo de álco-olpelosmotoristas em todooPaís,oInmetro vem atuando para dar suporte técnicoàfiscalização.

Uma das frentes de atuação foi a implantação de uma nova metodologia deensaiodosetilômetros(tambémco-nhecidoscomobafômetros,instrumen-tos usados para medir o teor alcoólico no ar expirado), utilizando gás seco, oquepermitiumaisagilidadenaverifica-ção,procedimentoobrigatórioquevisachecar a exatidão e a precisão desses instrumentos.

Aindanocapítulode segurançanotrânsito,valedestacaraimplantaçãosis-temática de verificação de cronotacó-grafos,visandoaocontrolemetrológicolegal desses instrumentos destinados a indicar e registrar, em função do tem-podecorrido,avelocidadeeadistânciapercorridaspelosveículosautomotivos.O uso do instrumento é obrigatório desde 1997 para ônibus e caminhões.Atualmente,hámaisde120PostosdeEnsaios credenciados em todo Brasile mais de 800 Postos de Selagem de cronotacógrafos.

Simulaçãodeensaiocometilômetro

(oubafômetro):contribuiçãopara

segurança no trânsito

47

METROLOGIALEGAL

Mototáxis na linhaRegulamentadaspeloSenadoFederalem2009,asatividadesdemotoboy,motota-xista,motofreteesimilaresvêmcrescendomuitonoPaís.Sãocercade2,5milhõesdeprofissionaisenvolvidosnessasatividades–elesdevemterpelomenos21anos,doisanosdecarteiranacategoriaAecursodehabilitaçãoespecíficoparapres-taroserviço.Comaregulamentaçãoea formaçãodeempresasecooperativas,surgiramnovasexigênciasdoconsumidor,comoousodeumtaxímetroadaptado paramotos.

Emjulhode2011,oInstitutopromoveuumpainelsetorialparaosegmentonocampusdeXerém,naBaixadaFluminense,ondeotemabásicofoiaregulamentaçãodotaxímetroparamotosquesãoutilizadascomotáxis.Alémdetrabalhadoresedefabricantesdeequipamentos,oencontrocontoucomapresençaderepresentantesdeprefeiturasdecidadesondeoserviçoébemorganizado,comoFortaleza.

O Inmetro está no momento iniciando o processo de regulamentação metroló-gicadotaxímetroparamotos.Diversasetapasterãoquesercumpridas,incluindoaavaliaçãodoimpactodaregulamentação.

Foto

: D

ivul

gaçã

o/Pa

ulo

Fehl

auer

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201148

Ponte com a ÁfricaComo parte do Projeto de Coopera-çãoTrilateral Brasil/Alemanha/Moçam-bique, no âmbito da Metrologia Legal,o Inmetro assumiu a coordenação de capacitação a técnicos dos Conselhos Municipais de Moçambique pelo Insti-tutoNacionaldeNormalizaçãoeQua-lidade(Innoq)daquelepaís.Oobjetivodoprojetoéestabelecerrequisitosquedevem ser cumpridos por fabricantes e importadores de instrumentos de medição que se enquadram no âmbi-to da Metrologia Legal e fortalecer o Innoq, órgão congênere ao Inmetro,paraqueelepasseaoferecerserviços metrológicos.

Os cursos ministrados em 2009por técnicos do Inmetro em Maputo englobaram temas como incerteza de medição, medição de volume e elabo-ração de regulamentos e estruturação de mecanismos para implantação da MetrologiaLegal.

Alémdisso, em8 de dezembro de2010,oInmetroorganizouemMaputooPainelSetorialsobreInstrumentosdeMedição,paraapresentarasdisposiçõesqueregemaatividadedeMetrologiaLe-gal em relação ao controle metrológi-co de balanças e bombas medidoras de combustíveis líquidos. O painel reuniurepresentantesdoGovernodeMoçam-bique, daAssociação das Indústrias deMoçambique (AIMO)edeassociaçõesdedefesadoconsumidor,entreoutrossegmentos.

TécnicorealizaensaionoInstitutoNacional

deNormalizaçãoeQualidade(Innoq)

deMoçambique

Foto

: Afo

nso

Rib

eiro

49

METROLOGIALEGAL

Orquestra afinadaGraçasàexpansãodosoftwarecorporativodegestãodeprocessosOrquestraatodasasdivisõesqueatuamcomapreciaçãotécnicademodelo,aáreadeMetro-logiaLegaldo Inmetroobteveumareduçãode9%no tempomédiodoserviço.Ametaestabelecidapara2010foide150dias,masaexpansãopermitiuotempomédiode136dias.

Para obter mais informações sobre os instrumentos sujeitos ao controle metro-lógicolegal,consulteositedoInmetro(www.inmetro.gov.br).NaseçãodedicadaàMetrologia Legal, estão disponíveis as Portarias deAprovação deModelos deInstrumentosdeMedição.

Software corporativo de gestão de processos

Orquestrareduziutempomédiodeserviço

NÚMERO DE EXAMES

ANO

NÚMERO DE PRODUTOS AUTUADOS

ÍNDICE DE IRREGULARIDADE

FISCALIZAÇÃODEPRODUTOSPRÉ-MEDIDOS

20112009 2010

2.081.856

44.116

2,12%

1.945.557

38.422

1,97%

2.152.161

84.532

3,93%

* Índices abaixo da média mundial, de 5%

*

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-20116

Fiscalizaçãodepostodecombustíveis flutuantenoAmazonas:presençadarede doInmetrovaideNorteaSuldoPaís

Foto

: Div

ulga

ção/

Ipem

-AM

Maiseficiênciapara atender melhor

REDEBRASILEIRADEMETROLOGIALEGAL

EQUALIDADE–INMETRO(RBMLQ-I)

51

De 2009 a 2011, o Inmetro começoua colher os frutos da reestruturação da RBMLQ-I, iniciada em 2006 com acriaçãodaCoordenação-GeraldaRedeBrasileira de Metrologia Legal e Qua-lidade (Cored), ligada diretamente àPresidênciadoInstituto.Se,entre2007e2009, apreocupaçãodo Inmetro foiintroduzirumanovafilosofiadegestão,pautada na constante troca de informa-ções entre os órgãos delegados e supe-rintendênciasregionais,apartirde2009o foco foi aprimorar as ferramentas de suporteàsoperaçõesdaRedeesiste-matizarprocedimentosdefiscalização.

Três atividades prioritárias foram desenvolvidas no período.A primeirafoia infraestruturade Informática,do-tandoaRededeumSistemadeGestãoIntegrada (SGI). Software com acessovia web e integrado a equipamentoscomo coletores de dados, notebooksebalançasportáteis,osistemapropor-ciona a padronização de procedimentos operacionais,maissegurança,agilidadeeconfiabilidadenasinformaçõesforneci-daspelosórgãosdaRBMLQ-I,alémdepermitir maior produtividade no traba-lhoemcampo.

A segunda atividade partiu de exi-gência dos órgãos de controle: a criação doPlanodeTrabalho,quevisaprimor-dialmente ao planejamento e ao acom-panhamentodasatividades,naprevisãodereceitaparaoperíodoetambémnacriação do Plano de Aplicação de Des-pesas. Os planos são repactuados nas

reuniões regionais a cada Ciclo de Re-lacionamento(demarçoaagostoedesetembroafevereiro).

A terceira atividade se deu no âm-bitodasegurançadotrânsito,comfocona proteção ao cidadão. Em conjuntocomaSuperintendênciadoInmetronoRioGrandedoSul(Surrs)eaDiretoriadeMetrologiaLegal,aCoredestabele-ceuumanovasistemáticadeverificaçãodecronotacógrafosnoBrasil(outrasin-formaçõesnapágina46,Maissegurançanotrânsito),exigindograndeesforçodaRBMLQ-I,poisimplicaaverificaçãodes-seinstrumentoemônibus,caminhõesevansdetransporteescolar,entreoutrosveículos, por conta da priorização deinvestimentos na construção e na ins-talação de postos em vários pontos do territórionacional.Aofinal de2011, aCored registrou um total de 420. 734verificações realizadas em cronotacó-grafosemtodooPaís.

ReceitabrutaanualRBMLQ-I(emmilhõesdereais)

0

150

300

450

600

2011

2010

2009

305

427

548

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201152

1

2

3

5

1-VerificaçãodecronotacógrafonoRioGrandedoSul

2-CriançadealdeiaindígenaparticipadoprojetoAluno

CidadãoemGoiás

3-FiscalusaoSGInoAmazonas

4-Ensaioscomprodutospré-medidos

5-Verificaçãodetermômetroclínico

Foto

: Div

ulga

ção/

Ipem

-AM

Foto:Surgo

Foto:Surrs

Foto:Surrs

REDEBRASILEIRADEMETROLOGIALEGAL

EQUALIDADE–INMETRO(RBMLQ-I)

53

4

Foto:Surrs

Ensaio com capacete em laboratório acreditado(InstitutoNacionaldeTecnologia-INT)verificaconformidadedoproduto

Foto

: Div

ulga

ção/

Traç

o Le

al

Uma só linha de produção

ACREDITAÇÃO

55

Nosúltimostrêsanos,aáreadeAcre-ditação do Inmetro passou por uma profunda reestruturação, com intensaparticipaçãoda forçade trabalho.Nostrês segmentosemqueatua– labora-tórios, organismos de certificação eorganismos de inspeção –, o Inmetrobuscou experiências positivas no mer-cadointernacionaleidentificoulacunasparacriarumasó“linhadeprodução”,comoobjetivodeunificareagilizarosprocessosdeacreditação.ÉochamadoProcessoÚnicodeAcreditação.

Em fase de implementação entre 2011 e 2012, com criação de rotinasde trabalho e treinamento de recursos humanos,essenovomodelodegestãodos processos de acreditação tem pre-visão de entrar em vigor de forma inte-gral em2013.Eele virá acompanhadode uma inovação: todos os processos serão 100% informatizados, graças aoProjeto Acreditação como Ferramenta paraaSustentabilidadeTecnológicaeIn-dustrialdoBrasil–tambémchamadodeProjetoAcredita–, apoiadopelaFinep,novalor totaldeR$4,5milhões, cujocontrato foi assinado em novembro de2010.

O Projeto Acredita prevê a manu-tenção dos acordos internacionais e prospecção de novos acordos; a parti-cipação em eventos nacionais e inter-nacionais; o aprimoramento em Tec-nologia da Informação, e a captação equalificação de avaliadores externos.Um dos objetivos é acelerar o prazo dos processos de acreditação. Atual-

mente, embora as solicitações de cre-denciamento já sejam recebidas via in-ternet,amaiorpartedoprocessoaindaéfeitaempapel,oqueaumentaoprazoparaconclusãodecadapedido.

AcreditaçãodeOrganismosdeAvaliaçãodaConformidade(OAC)

0

400

800

1200

1600

2009

2010

2011

1100

1339

1508

0

1,75

3,5

5,25

7

2009

2010

2011

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201156

Satisfação garantida O Inmetro implantou, em junho de2009,omonitoramentoon-linedeseusavaliadores e especialistas em suas ava-liações nos organismos de avaliação da conformidade (OAC) acreditados. Oprojeto mede o grau de satisfação do clientedireto,pormeiodepesquisare-alizada por empresa independente, aofinal de cada avaliação. As entrevistasincluem perguntas a respeito do de-sempenho,conduta,postura,capacidadetécnica e harmonização da equipe deavaliação.Comosresultados,oInmetropode identificar problemas no desem-penho dos avaliadores e diagnosticar a falta de harmonização na interpretação dosrequisitosdeacreditaçãoemdeter-minadossegmentos,entreoutras lacu-nas,ebuscarmelhorias.

Monitoramento on-line mede grau de satisfação

com atuação de avaliadores e especialistas

em suas avaliações nos OAC

6,4 5,4 4,2

TempomédioparaconcessãodeAcreditaçãodeOrganismosdeInspeção(emmeses)

57

ACREDITAÇÃO

Novos acordos internacionaisOInmetrocelebrounosúltimosanosalgunsacordosqueampliaramoreconhe-cimento internacional de seus serviços de acreditação. Em2009, o InternationalAccreditationForum(IAF)reconheceuoInstitutoparaaatividadedeacreditaçãodeorganismosdecertificaçãodeprodutos.Estereconhecimentoveiosesomaraosanteriormente existentes com o IAF nas áreas de sistema de gestão ambiental e sistemadegestãodaqualidade.

Jáem2010,aEnvironmentProtectionAgency(EPA),dosEstadosUnidos,comatuaçãonaproteçãodasaúdehumanaedomeioambiente,reconheceuacompe-tênciadoInmetroparaacreditarlaboratóriosdeensaiosdeprodutosqualificadospeloProgramaEnergyStar.Esseprogramaenglobamaisde60categoriasdeprodu-toseéutilizadopelosnorte-americanosparaidentificaritensquereduzemcustosdeenergiaeprotegemomeioambiente.Oreconhecimentopermitiráqueosen-saiosemprodutosquevenhamareceberoseloEnergyStarsejamfeitosnoBrasilporlaboratóriosacreditadospeloInmetro.

Nonononononnnononnonnononononnonon-

ononnonon nonon nononon nonono

Reconhecimento internacional

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201158

Avanços no campoO setor agropecuário brasileiro ganhou umimportantealiadocomaassinatura,emoutubrode2010,deumacordodecooperação entre o Inmetro e o Minis-tériodaAgricultura,PecuáriaeAbaste-cimento (MAPA).A parceria entre asduas instituições vai permitir o desen-volvimento da Metrologia e da Qualida-de nas áreas agropecuária e de seguran-ça dos alimentos. Nos próximos trêsanos, o Inmetro deverá acreditarmais400novoslaboratóriosgraçasaoacor-do,comforteconcentraçãonaáreadediagnósticoanimal.

O acordo possibilita o intercâmbio de especialistas, a formação e treina-mentoderecursoshumanos,arealiza-ção conjunta de programas de compa-raçãointerlaboratorial,aacreditaçãodelaboratóriosdecalibraçãoedeensaios,o reconhecimento e monitoramento de instalaçõesdetestessegundoosprincí-pios das Boas Práticas de Laboratório(BPL)earealizaçãoconjuntadeprogra-masdeapoioapesquisasparaodesen-volvimentotecnológico.

Nospróximostrêsanos,Inmetrodeve

acreditar400novoslaboratóriosgraças

aacordocomoMAPA,comforte

concentração na área de diagnóstico animal

Foto

: Div

ulga

ção/

MA

PA

ACREDITAÇÃO

59

Adesão plena: o Brasil só tem a ganharAsindústriasbrasileirasdedefensivosagrícolasedeprodutosquímicosreceberamem2011umaótimanotícia.GraçasaosesforçosdoInmetro,oBrasilconquistouaadesão plena aos atos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Eco-nômico(OCDE)relacionadosàAceitaçãoMútuadeDados(MAD)laboratoriais,deacordocomasBoasPráticasdeLaboratório(BPL).

Oanúnciodaadesãoplenafoifeitoem4demaiode2011pelachefedaDivisãodeMeioAmbiente,SaúdeeSegurançadaDiretoriadeMeioAmbientedaOCDE,DianTurnheim,aosrepresentantesdospaísesmembrosdaorganizaçãoeaospaísesobservadoresnosfórunsrelacionadosàavaliaçãodesubstânciasquímicasetesteslaboratoriaissegundoasBPL.

Comaadesãoplena,ostestesrealizadoscomdefensivosagrícolasesubstânciasquímicas industriais, geradosem laboratóriosbrasileirosreconhecidosemonito-rados pelo Inmetro, deverão ser aceitos pelos 31 paísesmembros daOCDE etambém pelos países não-membros que tenham adesão aos atos. Isso não ape-nasaumentaofaturamentocomaexportaçãodessesserviçoslaboratoriais,comotambémpermitequeasindústriasdedefensivosagrícolasedeprodutosquímicospossam desenvolver os estudos necessários em laboratórios brasileiros e registrar seusprodutosempaísesdaEuropaenosEstadosUnidos.

AadesãopermiteaindaqueoBrasilpossasolicitarainclusãodeoutrassubs-tâncias–comoprodutos farmacêuticos,cosméticoseaditivosalimentares,entreoutros–noacordo(MAD),visandoaaumentaroescopodoProgramaBrasileirodeMonitoramentodaConformidadeaosPrincípiosdasBPL,conduzidopeloInme-tro,semanecessidadedeoutraavaliaçãoporpartedaOCDE.

Foiumlongocaminhoatéaadesãoplena.Desde1997,oInmetrovemreconhe-cendolaboratóriosquerealizamestudosutilizadospelosórgãosregulamentadoresdesaúde(Anvisa)emeioambiente(Ibama)paraaavaliaçãoderiscosnecessáriaaoregistrodedefensivosagrícolas,produtosfarmacêuticos,cosméticos,veterinários,químicos industriaiseaditivosalimentares.Em2009,o institutopassouaseroficialmenteaAutoridadeBrasileiradeMonitoramentodaConformi-dadeaosPrincípiosdasBPL,tendo,naquelemesmoano,oseuProgramaBPLavaliadocomêxitopelaOCDE.

Adesão plena aos atos da OCDE favoreceu

asindústriasdedefensivosagrícolas

eprodutosquímicos

ContêineresnoPortodoRio(nestapáginaeàdireita):acordosinternacionaisajudam aincrementarexportaçõesdoPaís

Fotos:Divulgação/CiaDocasdoRiodeJaneiro

Cada vez mais reconhecido mundial-mente pela excelência de seus serviços e por ser uma referência nos campos daTecnologiaedaInovação,oInmetrovem nos últimos anos ampliando a sua participação em fóruns internacionais e sendo solicitado por diversos países aservircomomodelodegestão.Faceaoincrementodasexportaçõesbrasileiras,oInstitutovemintensificandoosupor-te às empresas nacionais para supera-çãodebarreirastécnicasaocomércio.CabeàCoordenação-GeraldeArticu-lação Internacional (Caint) fazer essa“engenharia”doentendimento:porumlado,vaiconstruindoaspontesdacoo-peração; por outro, vai derrubando asbarreirastécnicas.

Nos últimos três anos, o In-metroaumentouosuporteapequenase médias empresas para superação de barreirastécnicasaocomércio,emumperíododefrancaexpansãodasexpor-tações.SegundodadosdoMDIC,asex-portações brasileiras saltaram deUS$153bilhões, em2009, paraUS$201,9bilhõesem2010.Em2011,foialcança-daamarcadeUS$256.039bilhões.

Para auxiliar o exportador brasi-leiro na busca por mercados seguros paraseusprodutos,oInmetrorealizouintenso intercâmbio de informações com federações de indústrias e asso-ciações de fabricantes. Entre 2009 e2011, aCaintparticipoude93encon-trosdecomércioexteriornoPaís,ondeapresentou os serviços prestados pelo Inmetro às empresas, comoo sistema

AlertaExportador.Nomesmoperíodo,foram atendidas 582 consultas sobrebarreirastécnicas.

Na função de Ponto Focal brasilei-rodoAcordosobreBarreirasTécnicasda Organização Mundial do Comércio (OMC),o Inmetroparticipadas reuni-õesregularesdoComitêsobreBarrei-rasTécnicas da OMC. Essas reuniõesvisam, sobretudo, a discutir questõescomerciais entre os países membros,com o objetivo de facilitar o comércio mundial mediante a eliminação das bar-reirastécnicas.

A cooperação técnica com paísesdeAmérica Latina, Caribe e África foioutra atividade com forte incremento noperíodo2009-2011.Nãoapenaspornovos acordos de cooperação assina-dos,mas,sobretudo,poraçõespráticas,como a visita de técnicos do Inmetro aalgunspaísesparaavaliarossistemasmetrológicos locaisepropor soluções,casos da República Dominicana e de Moçambique.Essetrabalhotemoapoiodo Ministério das Relações Exterio-res, pormeio daAgência Brasileira de Cooperação.

A ‘engenharia’ do entendimento

ARTICULAÇÃOINTERNACIONAL

61

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201162

As pontes da cooperação

De janeiro de 2009 a dezembro de 2011, o Inmetro fechou 37 instrumentos legais de cooperação técnica com diversos países. Alguns destaques:

2009

Memorando de cooperação com o Instituto Nacional de Metrologia do Japão (NMIJ). Memorando de entendimento com o Centro Nacional de Metrologia (Cenam), do México. Acordo de cooperação técnica em metrologia de gás natural da América Latina, celebrado entre o Inmetro, o Cenam, o Indecopi (Peru), o PTB (Alemanha), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Ibmetro (Bolívia). Acordo de cooperação com o Instituto Nacional de Metrologia da África do Sul (NMISA).

2010

Convênio de colaboração com a Oficina Nacional de Normalização de Cuba. Memorando de entendimento com a Agência de Ciência da Saúde de Cingapura (HSA). Memorando de entendimento com o Instituto Libanês de Normas (Libnor). Plano de Trabalho 2010-2011 com o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU). Memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Metrologia da Turquia.

2011

Memorando de entendimento com o Instituto Nacional de Metrologia da China (NIM), com o objetivo de buscar cooperação técnica e científica nos campos da Física, Química e Engenharia. Memorando de entendimento com a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (Aqsiq), agência chinesa responsável pela segurança de produtos de consumo. Memorando de entendimento com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC), com objetivo de auxiliar na redução de riscos de lesões e de mortes associadas a produtos de consumo nos dois países. Acordo de cooperação com o Serviço Autônomo Nacional de Normalização, Qualidade, Metrologia, e Regulamentação Técnica (Sencamer), da Venezuela, para intercâmbio de experiências em Metrologia, Qualidade, Avaliação da Conformidade e Regulamentação Técnica.

Memorando de entendimento com o Korea Research Institute of Standards and Science (KRISS), órgão congênere ao Inmetro na Coreia do Sul, para cooperação técnica nos campos de Metrologia,

Nanotecnologia e ciências correlatas.

63

ARTICULAÇÃOINTERNACIONAL

Foco na exportaçãoOInmetroéoPontoFocaldoAcordosobreBarreirasTécnicasaoComércio

daOrganizaçãoMundialdoComércio(OMC),responsávelpordisseminarinforma-çõessobrenovasexigênciastécnicasreferentesaprodutos.EssasinformaçõessãoenviadasdeformagratuitaàsempresasbrasileiraseàsdoMercosulporumsistemaeletrônico,oAlertaExportador.

Maisdoqueumserviçodedivulgaçãodeinformações,oAlertaExportadoréumparceirodosexportadoresbrasileirosnasuperaçãodebarreirastécnicas.Pormeiodesseserviço,asempresaspodemidentificarobstáculostécnicosdeacessoamercadosexternos,buscarapoioparaadaptarseusprodutosàsexigênciasdospaísesparaondequeremexportareeventualmentedenunciarpossíveisbarreirastécnicasconsideradasabusivas.

Dejaneirode2009adezembrode2011,oAlertaExportadorregistrou3.907novasinscrições.Esseserviçopodeseracessadopelapágina:http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pontofocal

PormeiodoAlertaExportador,empresas

aprendem como superar barreiras técnicas

e facilitar o comércio com o exterior

Fotos:Divulgação/CiaDocasdoRiodeJaneiro

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201164

Produtos químicosDesde 2002, o Inmetro atua junto

às empresas brasileiras disseminandoinformações relacionadas ao Regula-mentodaUniãoEuropeiaparaRegistro,Avaliação,Autorização e Restrição deProdutos Químicos (REACH), visan-do à superação de barreiras técnicasàs exportações. Esse regulamento temforte impacto nas exportações brasilei-ras, pois fazuma sériede restrições asubstânciasconsideradasderisco.Hou-ve um grande esforço de informação e orientação aos segmentos afetados –comoosetor têxtil, porexemplo–,incluindo seminários e estudos conjun-toscomaUniãoEuropeia.OmanualdoREACH,contendoorientaçõesdeadap-taçãoaosexportadores,foitraduzidoedisponibilizadonositedoInmetro.

OREACHsebaseianoprincípiodequecabeaosfabricantes,importadorese aos usuários intermediários garantir que fabriquem, comercializemou utili-zemsomentesubstânciasquenãoafe-tam negativamente a saúde humana ou omeioambiente.

Foto:Bancodeimagens/www.sxc.hu

65

ARTICULAÇÃOINTERNACIONAL

Mercosul e União EuropeiaOInmetrocoordenanoBrasilasatividadesdoSubgrupodeTrabalhonº3doMer-cosul,“RegulamentosTécnicoseAvaliaçãodaConformidade”,comfoconoforta-lecimentoregional,naampliação industrial,noavançocientífico-tecnológicoenocomércioexterior.UmdosprincipaisprojetosemandamentoéoEconormas,quevisaàconvergênciaderegulamentaçãotécnicaentreaUniãoEuropeiaeoMercosulnoscamposdaMetrologiaedaAvaliaçãodaConformidade.

Aprimeirareuniãotécnicadoprojetofoirealizadaem2011.OInmetroestáidentificandonoBrasillaboratóriosqueserãocontempladoscomrecursosparaseequiparemeobteremcondiçõesderealizarensaiosoucalibraçõesnasáreasmetal--mecânicaeeletroeletrônica.

O Inmetro no mundo: Acordos de Cooperação Internacional

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-20116

Muda de árvore em viveiro localizado noCampusdeXerém:produçãoeplantiodeespéciesnativas,frutíferaseornamentais

67

PLANEJAMENTOEGESTÃO

Um novo modelo de gestão ambiental

Quem chega ao campus laboratorial doInmetroemXerém,naBaixadaFlu-minense, logo se impressiona com abelezadapaisagem. SituadoemregiãocompredominânciadaMataAtlântica,ocampus preserva em seu interior a fau-na e a flora típicas desse ecossistema.Em2009,omodelodegestãoambientaldocampusdeXerémganhouumnovoimpulso,comaintroduçãodeumpro-grama de Educação Ambiental para a forçadetrabalho.

Umaaçãosimplesdesseprograma,equetevegrandeadesão, foiasubsti-tuição dos copos descartáveis para con-sumodeáguaecafépor2.700canecasdistribuídas pelo Inmetro aos servido-reseprestadoresdeserviços.Nosúl-timosdoisanos,oprogramapromoveucampanhas,palestraseeventosdeEdu-caçãoAmbiental, envolvendo mais de550pessoas,procurandonãoapenasdi-vulgar informações como também mo-bilizar a força de trabalho para a impor-tânciadodesenvolvimentosustentável.

AColetaSeletivaSolidáriaéoutrodestaquedomodelodegestãoambien-tal do Inmetro. Entre o segundo se-mestrede2010eoprimeirosemestrede 2011, foram recolhidas, separadase encaminhadas para reciclagem 13,5toneladas demateriais diversos, comolâmpadasfluorescentes,papelepapelão,sucatademetal,vidroeplástico,cartu-chos de impressoras, pilhas e baterias.Um convênio com a Prefeitura Munici-paldePetrópolispermitequetodasaspilhas e baterias recolhidas no campus

sejam descartadas com segurança. Hátambém um convênio com a Associação de Catadores do Aterro Metropolitano deJardimGramachoparacaptaçãodematerialreciclável.

Um levantamento da biodiversidade local,concluídoem2011,registrou105espécies de animais e 61 espécies deplantasnocampusdeXerém.OInme-tro participa do Conselho Consultivo daReservaBiológicaFederaldoTinguá–queabarcapartedaáreadocampus–esejuntaaoesforçopermanentedeconservação desse ecossistema, queabrange seis municípios fluminenses.No período do levantamento, foramatendidos43animaissilvestresemris-co na área do campus, encaminhadosaoCentro deTriagem deAnimais Sil-vestresdoIbama,emSeropédica(RJ).

Outra iniciativa de sucesso foi a pro-dução e plantio de mudas de árvores no campusdeXerém.Entreosegundose-mestrede2010eosegundosemestrede2011,foramproduzidasnoInmetroquase2.000mudaserecebidasmaisde700 doadas pelo Jardim Botânico doRio de Janeiro. No mes-mo período, foramplantadas quase1.200mudasnocampus, entreespécies nati-vas, frutíferas e ornamentais.

Canecasdistribuídasaosservidorese

colaboradores: substituição gradativa

dos copos descartáveis

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201168

Avaliação de desempenhoDesenvolvido e implementado pelo Inmetro como um modelo inédito de avaliação de desempenho funcional na Administração Pública Federal, o Sis-tema de Avaliação de Desempenho Individual (Siadi) é um instrumento degestão capaz de promover uma nova cultura entre a força de trabalho, ba-seadaemmérito,exigência,motivaçãoereconhecimento.Osistemaadotaremu-neraçãovariávelvinculadaaodesempenho,comcritériosobjetivoseregrasclaras.

OSiadi foi umadas dez iniciativas premiadas em2009no14ºConcursodeInovaçãonaGestãoPública,instituídohá15anospelaEscolaNacionaldeAdminis-traçãoPública(Enap)epeloMinistériodoPlanejamento,OrçamentoeGestão,emreconhecimentoaodesenvolvimento,naesferapública,deinstrumentosdeaperfei-çoamentoinstitucionalepessoal,quedignificamevalorizamosservidores.

O ciclo de avaliação é anual e o processo consta basicamente da pactuação de umplanodetrabalhodoservidorcomsuachefianoiníciodociclo,vinculadoaoconjuntodeobjetivosinstitucionais.Aofinaldoperíodo,aanálisedoplanodetra-balho é feita com base no relatório de atividades do servidor e no parecer de sua chefia,sendoconduzidaporumComitêdeAvaliação,comparticipaçãomajoritáriadeprofissionaisexternosaoInmetro.

Novos servidoresO Inmetro aumentou seu quadro deservidoresnosúltimosanos.Nosegun-dosemestrede2010,selecionoucandi-datospara253vagas,sendo164dení-velsuperiore89denívelmédio.Destetotal,foramautorizadas150nomeaçõesem2011.

Em relação ao concurso anterior,realizado em 2009, foram nomea-dos, no início de 2010, 124 candida-tos aprovados.Ainda em 2010, houve25 nomeações nas vagas do cargo dePesquisador-Tecnologista em Metrolo-giaeQualidadeequatronasvagasdeEspecialista em Metrologia e Qualidade Sênior,decorrentesdeoutroconcurso,realizadonomesmoano.

69

PLANEJAMENTOEGESTÃO

Rapidez nas comprasDesdesetembrode2009,oInmetroau-tomatizou todos os processos de com-praspormeiodedispensade licitação,oquedeuagilidadee transparência aoprocesso.Seantesumacomprapoderialevar,emmédia,45diasdesdeasuasoli-citação até a emissão da nota de empe-nho,hojeessetempofoireduzidopara25 dias.O avanço foi possível graças àutilização de um software de gestão de processos, implantado como projeto--piloto em 2008 na Coordenação-Ge-ral deAcreditação, e depois levado às demaisáreas.

Arrecadação de multas administrativasRelatóriodasContasdoGovernodosexercíciosde2008a2010,divulgadopeloTribunaldeContasdaUnião(TCU),mos-trouqueosórgãospúblicosmultaram734,8milempresasnoperíodo,nomontantedeR$24bilhões.Porém,apenasR$1,1bilhão,ou4,67%dototal,foirecolhidoaoscofresdaUnião.OrelatórioapontaoInmetrocomooórgãocomamaioreficiêncianacobrançadasmultasadministrativas,atingindoumpercentualde88%deadimplência.

Domesmomodo,foiaentidadepúblicafederalquemaisins-creveu os devedores no Cadastro Informativo de Créditos não QuitadosdoSetorPúblicoFederal(Cadin).Domontantearreca-dadopeloGovernoemmultasadministrativas,ovalorrecebidopeloInmetrorepresenta,aproximadamente,40%dototal.Orela-tóriodemonstra,alémdaeficáciaedaefetividadedacobrançadoInmetro,aeficiênciadasaçõespreventivasrealizadasnasrelaçõesdeconsumo.OInmetroaplicoumultasdeR$380,8milhõesa226milempresas,erecebeuR$335,8milhões.

Inscrições no Cadastro Informativo de Créditos

nãoQuitadosdoSetorPúblico(Cadin)

noperíodo2008-2010

Inmetro - 22.844

ANP - 12.971

Anatel - 3.811

Ibama - 2.540

Anvisa - 1.014

Outros* - 2.067

* Bacen, CVM, ANS, Anac, Cade, Aneel, Susep, Ancine, Antaq, ANA, ANTT e TCU

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201170

Saúde e integraçãoNa área de Saúde e SegurançaOcupacional, o Inmetro vemdesenvolvendonãosóatividadesparaaforçadetrabalho,mastambémparaosaposentadoseparaasfamíliasdosservidoresedoscolaboradores.

Em2011,porexemplo,oInmetroabriuasportasdocampusdeXerémparatrêseventosquesãoemblemáticosdesseesforçodeintegraçãoedabuscaporumamelhorqualidadevida.Doisdelessãovoltadosparafilhosdeservidoresecolabora-dores:oBrincaInmetro,paracriançasentre7e11anos,eoAdolescênciaSaudável,paraadolescentesde12a15anos.

OterceiroeventoéoPratadaCasa,direcionadoaservidoresaposentados,comoobjetivodemanterseuvínculoafetivocomoInstitutoeproporcionaraçõesquecontribuamcomsuaqualidadedevida.Alémdisso,preocupadocomosservidoresemfimdecarreira,oInmetroestáestruturandoaçõesparaqueessesprofissionaispossamseprepararadequadamenteparaaaposentadoria,mostrandoalternativasdeatividadesprodutivasqueevitemproblemasdesaúde,comoadepressão,econ-tribuamparaumamelhorqualidadedevida.

Ainda em2010, foi realizada a gincana Perder paraGanhar, uma competiçãoemequipecomoobjetivodeestimularaforçadetrabalhoaperderpesoeadotarestilosdevidasaudáveis.Alémdesseseventos,em2011,oInmetrorealizouaSe-manaSesao,encontrorelacionadoàsaúdeeaobem-estarqueenvolvepalestraseatividadeseproporcionaumamudançadehábitos.

Nomesmoano,foiaprimoradaasistemáticadecoletadedadosreferentesaosatendimentosefetuadospelos integrantesdaequipedesaúdecoma inclusãodeitensparacontrolarosmotivosdosatendimentos,compossibilidadedeestratifi-caçãoporlocaldetrabalho,lotação,idade,sexoetipodevínculocomoInmetro,possibilitandoummelhordirecionamentodasaçõesdepromoçãoàsaúdeetraçarumperfilepidemiológicodapopulaçãoatendida.

Tambémem2011,foiinstituídoGrupodeTrabalhoparapromoveraintegraçãodosSistemasdeGestãodoInmetro,levandoemconsideraçãoespecificaçõesdasnormasABNTNBR16001,ABNTNBR18801,NBRISO14001,NBRISO9001,NBRISO17025eNBRISO17011. Já foiefetuadacapacitaçãoparanivelamentoconceitualreferenteaessasnormas:forammontadasseteturmascompostasde25integrantesdaforçadetrabalho.

Aposentada participa do projeto Prata da Casa

naediçãode2011:programaçãoajudaa

mantervínculoafetivocomoInmetro

Foto

: Ace

rvo

Dic

om

71

PLANEJAMENTOEGESTÃO

Capacitação de empresáriosMicro e pequenos empresários passa-ram a participar de cursos de capaci-tação sobre princípios de tecnologiaindustrialbásica.Asaulas,disponibiliza-dasnos53telecentrosinstaladospeloInmetro em todos os estados brasi-leiros, têm por objetivo estimular acompetitividade das indústrias bra-sileiras, promovendo melhorias naqualidade da produção nacional. Umaação piloto do projeto de formação foi realizada com 60 empresários,emMinasGerais, em agosto de 2011.

A implantação dos 53 telecentrosfoiconcluídaem2011.Paraisso,oInme-trodestinouumtotaldeR$1,7milhãoparaacompradeequipamentoscomocomputadores, projetores, câmeras devídeo e televisores.Também foi inves-tidoR$1,2milhãoparaaaquisiçãodetodoomobiliário,pormeiodoProjetodeApoio à Inserção Internacional dePequenas eMédias Empresas Brasilei-ras (PAIIPME), executadopelaAgênciaBrasileira de Desenvolvimento Indus-trial(ABDI)ecofinanciadopelaUniãoEuropeia.Os telecentros também sãodisponibilizados para a capacitação dos agentesqueatuamnosórgãosdelega-dosdo Inmetronosestados,emaçãocoordenada pelo Centro de Capacita-çãodoInstituto.

Conhecimento no mundo digitalEm2010,oInmetrolançouoAcervoDigital,ferramentaparapreservação,gestãoedifusãodoconhecimentogeradonaInstituição,emsuasdiversasáreasdeatuação.OprojetocontacomquasemildocumentosdaproduçãointelectualdoInstituto,divididosentreasáreas temáticasdeAcreditação,Articulação Internacional,Ava-liaçãodaConformidade, EducaçãoemMetrologia eAvaliaçãodaConformidade,GestãoCorporativa,InovaçãoTecnológica,MetrologiaeMemóriaInstitucional.

Atéofimdoano,foramregistradosmaisde120milconsultase55mildown-loads,dedezenasdepaíses,comdestaqueparaosEstadosUnidos.Oacervopodeserconsultadonoendereçohttp://repositorios.inmetro.gov.br.

EquipedaRBMLQ-Iparticipadesessão

de capacitação em um dos telecentros

instalados pelo Inmetro

Foto:Surrs

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201172

Ouro em gestãoOanode2010foimarcanteparaoInmetroemtermosdereconhecimentonacio-nalporseumodelodegestão.OInstitutofoiagraciadopeloConselhodoPrêmioNacionaldaGestãoPública(PQGF)comaFaixadeReconhecimentoOuroe,peloíndiceelevadodepontuaçãoobtido,recebeuoTroféuPQGF2010,emcerimôniarealizadaem24denovembrode2010,naConfederaçãoNacionaldosTrabalha-doresnoComércio(CNTC),emBrasília.Foiaúnicaentidadedogovernofederalpremiadanestacategoria.

ApremiaçãoveiocoroaroempenhodaforçadetrabalhodoInmetro,quelevaaopédaletraolema“acasadaqualidadetemqueterqualidadeemcasa”.Maisdoqueumlema,essaépropostaquemoveaequipedoInmetronocotidianoefazdaautarquiaummodelodegestãopúblicanoBrasil.

OPQGFéumreconhecimentoanualàsinstituiçõespúblicasbrasileirasquecontribuíram para amelhoria do setor público. Em 2010, na sua 12ª edição, 11organizaçõesforamselecionadas.AseleitasforamavaliadassegundoomodelodeExcelênciaemGestãoPúblicaadotadopelossetorespúblicoeprivadoemmaisde120países.

PlacacomemorativaeTroféuOuroPQGF2010:

excelência em gestão reconheciada

73

PLANEJAMENTOEGESTÃO

Competência científica reconhecidaOscrescentesinvestimentosemInovaçãoeTecnologiaquevêmsendoumamarcadoInmetronosúltimosanosforamreconhecidosporumahonrariaconquistadaem2010:aMedalhaNacionaldoMéritoCientífico,recebidaem26demaio,du-rantea4ªConferênciadeCiência,Tecnologiae Inovação,emBrasília.Concedidapordecretopresidencial,acondecoraçãoinseriuoInstitutonumaseletalistadeentidades:apenasoitoinstituiçõesbrasileirascontamcomestereconhecimento.

O Inmetro foi escolhidopelas contribuiçõesque temprestadoaodesenvol-vimentodaCiênciaedaTecnologianoPaís. ApremiaçãosimbolizaoacertodaguinadaqueoInstitutodeunosúltimosanosdeformaaseconsolidarcomoumainstituiçãodepesquisa,desenvolvimentoe inovação.Para se teruma ideiada dimensão da premiação: apenas uma instituição recebe a medalha a cada edição.OInmetrofoiagraciadonaedição2008,cujodecretofoipublicadonoDiárioOficialdaUniãode4demarçode2010.

Alémdo Inmetro, já foramagraciadascomaMedalhaNacionaldoMéritoCientífico:aAcademiaBrasileiradeCiências(1998),aSociedadeBrasileiraparaoProgressodaCiência(2000),aEmbrapa(2005),aFundaçãoOswal-doCruz(2006),oInstitutoButantan(2007),oInstitutodeMatemáticaPuraeAplicada(2009)eoConselhoNacionaldasFundaçõesdeAmparoàPesquisa(2010).

Superbrands: marca fortePelaquintavez,em2011,amarcaInmetrofoireconhecidacomoumadasmaisfortesdoPaíspelaSuperbrands,publicaçãoquereúneinstituiçõescomsupermarcasdis-

tribuídasentre86setoresdaeconomia.Nolançamentodasétimaedição,as30marcasmaislembradasemumapesquisarealizadacommais16milexecutivoseconsumidoresforamhomenageadas.OInmetrofoiaúnicaautarquiafederalatersuamarcareconhecidaentreas mais importantes nacionalmente em cinco edições da publi-cação.Assimcomoaediçãode2010,aSuperbrandsde2011,comtiragemde20milexemplares,teveumacapaespecial(aolado), ilustradacomumaimagemdoCampusdeLaboratóriosdoInstituto.

MedalhaNacionaldoMéritoCientífico:Inmetro

foiagraciadoem2010

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201170

Pesquisadeopiniãopública:ferramentadesuporteàmelhoriadegestãodoInmetro

RELAÇÕESCOMASOCIEDADE

Referência de confiançaeeficiência

75

AspesquisasdeopiniãopúblicaqueoInmetrorealizadesde1996comofer-ramentasdesuporteàmelhoriadages-tãotiveramem2011umarodadacomexcelentesresultados.Foramfeitasduaspesquisasdeimagem,umajuntoàpopu-laçãobrasileiraeumaespecíficaparadi-rigentesdefederaçõesdeindústria.Emambas,aimagemdoInmetrosereveloualtamentepositiva.

A pesquisa quantitativa por amos-tragem junto à populaçãoouviu 2.667pessoasemtodooPaís,entreosdias1ºe10defevereirode2011.Osresulta-dos mais relevantes foram: 70% dos brasileiros conhecem

o Inmetro; 88% dos consumidores brasilei-

rosconfiamnoInmetro,dentreosqueconhecemououviramfalardoInstituto.

Apesquisamostrouqueaconfian-çaémaiorentreosentrevistadosquepossuem ensino superior (91%), estãonafaixaetáriaentre25e34anos(90%)e vivem nas regiõesNorte e Centro--Oeste(90%).

De acordo com o levantamento,52% dos consumidores brasileiros le-vamem conta a etiqueta de consumode energia do Inmetro em suas decisões decompradegeladeiras,freezers,lava--roupas, aparelhos de ar-condicionadoe fogões.EntreosquesabemoqueoInmetrofaz,oíndicesobepara70%.

Outra pesquisa encomendada peloInmetro juntoa59dirigentesde fede-raçõesdaindústria,emmarçode2011,mostrouqueessessegmentosatribuem

grande valor ao trabalho do Inmetro: 84,7% dos entrevistados consi-

derama atuaçãodo Institutoeficienteoumuitoeficiente; 98,3%consideramqueaatuação

do Inmetro contribui para proteger o consumidor; 96,6%avaliamqueaatuaçãodo

Instituto contribui para a melhoria da qualidadedeprodutoseserviços; 98% achamque amarca do In-

metro agrega valor a um produto; 83,1%avaliamqueaatuaçãodo

Inmetropromoveaconcorrênciajusta.

RelatóriodeAtividades-Inmetro2009-201176

Ouvidoria: agilidade e cobertura nacionalDesenvolvidopeloInmetro,oSistemaIntegradodeOuvidoriasdaRBMLQ-Iper-miteumatrocadeinformaçõeson-linecomtodasaspraçasdoPaís,ligandoasededoInstituto,noRiodeJaneiro,àsbasesdaOuvidorianassuperintendênciasenosórgãosdelegados.ApenasRondôniaeAmapáaindaestãoemprocessodeincorpo-raçãoaosistema.AssolicitaçõesquechegampormeiodecadaumdessesórgãospodemsermonitoradaspelaOuvidoriadoInmetroatéaconclusãodoprocesso,graçasaosoftwareSistemadeAtendimentoaoCidadão(SAC).

Osistemapermitemaisagilidadenotratamentodosproblemas.Bastaumexem-plo.Antes,umadenúnciadefuncionamentoirregulardeumabombadecombustívelemManaus,feitaàOuvidoriapore-mailoutelefone,eraencaminhadainicialmenteàáreatécnicadoInmetroedepoisrepassadaaoIpemdoAmazonas.Hoje,amesmadenúnciaémonitoradapelaOuvidoriaviaSAC,poistodasasinformações,inclusiveas respostasdos técnicos,devemser registradasnosistema.AOuvidoriaacom-panhaasolicitaçãoon-lineatéofechamento,podendointerviremqualqueretapa doprocesso.

OacessodocidadãoàOuvidoriavemcrescendovia internet.Osaten-dimentosporessecanalsaltaramde8.912,em2009,para11.628,em2011(vejaabaixoográficodeatendimentosporcanaldeacesso).Emboratenhamregistradoumaquedanomesmoperíodo,osatendimentosportelefoneaindasãoospreferi-dospelapopulação.Atualmente,ocall-centerdoInmetrocontacom14operadoras,queserevezamemturnos,atendendonoperíododas8hàs18h40min.Precisou?Ésóligar:0800-285-1818.Achamadaégratuita.

Sistemaon-lineintegrouasouvidoriasdetodaa

rededeórgãosdelegadosdoInmetronoPaís

CANAL

INTERNET

CALL CENTER

CORREIO/FAX

CONTATO

DEMANDASPORCANALDEACESSO

2009

36.338

8.912

195

133

2010

36.056

9.612

102

30

2011

30.717

11.628

62

30

Inmetro para criançasSãoquatrominutosdemuitadiversãoeinformaçãoparaacriançada.Estreladope-lospersonagensMetro,QuiloeLitro,odesenhoanimado“Inmetro,otempotodocomvocê”évoltadoparacriançasde8a12anosemostraasprincipaisatividadesdoInstitutonodiaadiadapopulação.Aanimaçãoemcomputaçãográficamostracom bom humor a importância dos padrões e como o Inmetro se faz presente em situaçõesdocotidiano,sejanosupermercadoounospostosdegasolina.

O recado ao público infantil é bem direto: em tudo que você faz, emtodososdiasdasuavida,asmedidasestãosemprecomvocê. Amesadeestudoouoarodabicicletasurgemcomoexemplos, jáquenãopoderiamsermedidoscorretamenteempalmos,poiscadapessoatemumtamanhodemãodiferente.AlémdoMetro,doQuiloedoLitro,outrospersonagensdaMetrologiafazempartedessahistória:oelétricoWatt,abrilhanteCandelaeoacaloradoGrau.

Ofilmeestádisponívelnohotsitewww.inmetro.gov.br/crianca,ondeospequenosencontrarãoàsuadisposiçãojogos,curiosidadessobreaMetrologiaequadrinhos.ÉpossívelassistirtambémnocanaldoInmetronoYouTube(www.youtube.com/inmetro).

De portas abertasOInmetroinaugurouem2010umaatividadequepretenderepetirperiodicamen-te,comomaiorprazer:abriuasportasdocampuslaboratorialdeXerémparaapopulaçãolocal,aproximandoaindamaisaCiênciadasociedade.OpresidentedoInmetro, JoãoJornada, fezquestãodereceberpessoalmenteosvisitantesparaasatividades,comaparticipaçãodecriançaseadolescentesde17escolasmunicipaiseestaduais,quatroescolasparticulares,alémdepaisdealunosemoradoresdaregião.Em2011,duasmilpessoaspessoasparticiparamdasegundaediçãodoevento.

“ÉimportantemostrarmosqueaCiênciafazpartedanossavida.EsteInmetrodePortasAbertaséaprimeirademuitasedições.Vamosrealizartodososanos”,prometeu,naestreia,opresidenteJornada.

Entreasatraçõesparaosvisitantes,valedestacarasapresentaçõesmusicais,dedançaedemanifestaçõesfolclóricas,asatividadesinterativasnoParquedaCiência,astendasdeparceiroscomoFundaçãoOswaldoCruz(Fiocruz),Light,AgênciaNa-cionaldeVigilânciaSanitária(Anvisa),ObservatórioNacional,CentroBrasileirodePesquisasFísicas,PoloNáuticodaUFRJ,OficinadeComunicaçãoAudiovisualedeAnimaçãodaUFRJeMuseudeAstronomiaeCiênciasAfins,alémdepasseiospelaMataAtlânticapreservadanaáreadocampus.

RELAÇÕESCOMASOCIEDADE

77

Crianças participam da primeira edição do

evento Inmetro de Portas Abertas

Campus Inmetro

Gabinete da Presidência e Divisão de Comunicação Social Coordenação do projeto Chefe da Divisão de Comunicação Social Afonso Ribeiro Chefe Substituto da Divisão de Comunicação Social Lucas Heler Coordenação editorial e produção Ana Lúcia Borges Texto Alexandre Medeiros Supervisão Elysio Pires

Coordenação de arte Cezar Camboim Projeto gráfico e fotografia André Rocha Assistente de produção Bruna Gonçalves CTP e Impressão Gráfica Express

Impresso nos papéis Cartão Triplex 250g (capa) e Couché 150g (miolo)

Campus Inmetro

Campus de Laboratórios do InmetroXerém,DuquedeCaxias-RJ