Pigmentos Biologicos

4
Pigmentos Fotossintéticos São moléculas que absorvem e emitem luz, mudando seu estado eletrônico. Estas moléculas também são chamadas de fotorreceptores, pois absorvem a luz para eventual uso em processos fisiológicos. Elas processam a energia luminosa em uma forma que pode ser usada pela planta. Os pigmentos fotossintéticos presentes e a sua abundância variam de acordo com a espécie. A clorofila a (Chl a ) está presente em todos os organismos que realizam fotossíntese oxigênica. As bactérias fotossintetizantes são desprovidas de clorofila a e possuem em seu lugar a bacterioclorofila como pigmento fotossintético. A Chl a é o pigmento utilizado para realizar a fotoquímica ( oprimeiro estágio do processo fotossintético), enquanto que os demais pigmentos auxiliam na absorção de luz e na transferência da energia radiante para os centros de reação, sendo assim chamados de pigementos acessórios. Os principais pigmentos acessórios também incluem outros tipos de clorofilas: Chl b, presente em vegetaissuperiores, algas verdes e algumas bactérias; Chl c, em feofitas e diatomáceas; e Chl d, em algas vermelhas. Todos os pigmentos ativos na fotossíntese são encontrados no cloroplasto. As clorofilas e bacterioclorofilas (pigmentos) encontrados em certas bactérias são típicos pigmentos de organismos fotossintetizantes. Atualmente todos os organismos fotossintetisantes possuem uma mistura de mais de um tipo de pigmentos, cada um servindo a uma função específica. Os pigmentos envolvidos na fotossíntese são as clorofilas a e b, os caratenóides e as ficobilinas. A clorofila b, os caratenóides e as ficobilinas constituem os chamados pigmentos acessóriais. A energia absorvida pelos pigmentos acessórios, os pigmentos acessórios absorvem luz em comprimentos de onda diferentes daqueles absorvidos pelas clorofilas e, portanto, são receptores suplementares de luz. A energia absorvida pelos pigmentos é transferido para sítios bem definidos, localizados sobre as membranas tilacóides, os chamados centros dereação. Há dois

Transcript of Pigmentos Biologicos

Page 1: Pigmentos Biologicos

Pigmentos Fotossintéticos

São moléculas que absorvem e emitem luz, mudando seu estado eletrônico. Estas moléculas também são chamadas de fotorreceptores, pois absorvem a luz para eventual uso em processos fisiológicos. Elas processam a energia luminosa em uma forma que pode ser usada pela planta.

Os pigmentos fotossintéticos presentes e a sua abundância variam de acordo com a espécie. A clorofila a (Chl a ) está presente em todos os organismos que realizam fotossíntese oxigênica. As bactérias fotossintetizantes são desprovidas de clorofila a e possuem em seu lugar a bacterioclorofila como pigmento fotossintético. A Chl a é o pigmento utilizado para realizar a fotoquímica ( oprimeiro estágio do processo fotossintético), enquanto que os demais pigmentos auxiliam na absorção de luz e na transferência da energia radiante para os centros de reação, sendo assim chamados de pigementos acessórios. Os principais pigmentos acessórios também incluem outros tipos de clorofilas: Chl b, presente em vegetaissuperiores, algas verdes e algumas bactérias; Chl c, em feofitas e diatomáceas; e Chl d, em algas vermelhas.

Todos os pigmentos ativos na fotossíntese são encontrados no cloroplasto. As clorofilas e bacterioclorofilas (pigmentos) encontrados em certas bactérias são típicos pigmentos de organismos fotossintetizantes. Atualmente todos os organismos fotossintetisantes possuem uma mistura de mais de um tipo de pigmentos, cada um servindo a uma função específica.

Os pigmentos envolvidos na fotossíntese são as clorofilas a e b, os caratenóides e as ficobilinas. A clorofila b, os caratenóides e as ficobilinas constituem os chamados pigmentos acessóriais. A energia absorvida pelos pigmentos acessórios, os pigmentos acessórios absorvem luz em comprimentos de onda diferentes daqueles absorvidos pelas clorofilas e, portanto, são receptores suplementares de luz. A energia absorvida pelos pigmentos é transferido para sítios bem definidos, localizados sobre as membranas tilacóides, os chamados centros dereação. Há dois centros de reação que interagem entre si atráves de transportadores de elétrons.

Um pequeno resumo: Pigmentos Fotossintéticos

Nas plantas, os pigmentos fotossintéticos estão organizados nos cloroplastos;

Os diferentes pigmentos fotossintéticos, como têm estruturas diferentes, completam-se na captação de radiações de diferentes comprimentos de onda;

Nas plantas superiores, as clorofilas a e b são os pigmentos mais eficientes na absorção da energia luminosa;

As radiações mais eficientes para a fotossíntese são as absorvidas pelos pigmentos nas faixas vermelho-alaranjado e azul-violeta.

bibliografia:

Page 2: Pigmentos Biologicos

http://www.biologados.com.br/botanica/fisiologia vegetal/fotossintese pigmentos fotossinteticos.htm

http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/331/33135343.pdf

http://www.exames.org/index.php?option=com docman&task=doc download&gid=1053&Itemid=45

Os pigmentos fotossintéticos presentes e a sua abundância variam de acordo com a espécie. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenóides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina). A clorofila a (Chl a) é um pigmento fundamental utilizado para realizar a fotoquímica (o primeiro estágio do processo fotossintético), sendo essencial para o processo fotossintético nos organismos em que se encontra. As clorofilas b e c, os carotenóides e as ficobilinas são pigmentos fotossintéticos acessórios ou auxiliares, não substituem o papel da clorofila a. Estes pigmentos ampliam o espectro de absorção da planta, mas a energia luminosa que absorvem é transferida para a clorofila a.

PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS

Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).As clorofilas são pigmentos fotossintéticos de cor verde e ocorrem em todos os eucariontes fotossintéticos e nas cianobactérias.No grupo dos carotenoides, os carotenos têm cor alaranjada, surgindo em todos os organismos fotossintéticos, com exceção das bactérias. As xantofilas, pigmentos de cor amarela, encontram-se nas algas castanhas e nas diatomáceas.As ficobilinas surgem nas algas vermelhas e nas cianobactérias, sendo a ficobilina um pigmento de cor avermelhada e a ficocianina azul.Os diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos apresentam estruturas diferentes, captando radiações de diferente comprimento de onda, o que justifica a coloração diferente. O padrão de absorção de cada tipo de pigmento é denominado espetro de absorção.As radiações mais eficientes para o fenómeno fotossintético situam-se nas faixas do espetro luminoso vermelho-alaranjada e azul-violeta.Os principais pigmentos fotossintéticos presentes nas plantas são a clorofila a e b, os carotenos e as xantófilas.A clorofila a funciona como pigmento fotossintético primário ou fundamental, sendo essencial para o processo fotossintético nos organismos em que se encontra. As clorofilas b e c, os carotenoides e as ficobilinas são pigmentos fotossintéticos acessórios ou auxiliares, não substituem o papel da clorofila a. Estes pigmentos ampliam o espetro de absorção da planta, mas a energia luminosa que absorvem é transferida para a clorofila a.

Page 3: Pigmentos Biologicos

Como referenciar este artigo:pigmentos fotossintéticos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-05-09].Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$pigmentos-fotossinteticos>.