Planejamento

9
1 Programa Escola da Família Planejamento 2013 – Tema gerador : Projeto PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 - 16 meses em ação Introdução Retomadas as diretrizes do Planejamento 2012: cultura participativa; integração do Programa com a semana letiva; democratização dos espaços escolares e trabalho integrado com projetos da Pasta, o presente Planejamento deve pautar-se por essas diretrizes, com foco no estudo da avaliação diagnóstica das Coordenações Regionais e Coordenação Geral, aliado aos conceitos de ampliar, melhorar e aperfeiçoar, aplicados às ações que atendem à demanda da comunidade participante. Dessa forma, para que o desenvolvimento do Programa, fundamentado nos princípios da inclusão social, da diversidade cultural e social, possa avançar crescentemente em efetividade para ganhar capilaridade na rede de escolas, é necessário que a equipe gestora – Coordenações Regionais e Coordenação Geral – esteja bem afinada nos mesmos propósitos e articulando uma mesma linguagem, para que o objetivo final seja seguramente alcançado: o fortalecimento do PEF, como política pública relevante que favoreça o desenvolvimento local e torne as comunidades cada vez mais cívicas. Essa intenção vai buscar no contexto da Copa do Mundo o tema gerador que deve ser aproveitado para instigar a comunidade a participar desse evento esportivo, segundo maior do mundo. Assim, o futebol - elemento presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros - deve ser aproveitado para facilitar a convivência entre os pares, fortalecendo a identidade local. Trazer um tema tão comum para os espaços abertos à comunidade e transformá-lo em ações que possam ser usadas como estratégias para: integração do PEF com a semana letiva; diálogo do PEF com os diversos projetos da Pasta; fomento da cultura participativa e

description

education planejamento

Transcript of Planejamento

Page 1: Planejamento

1

Programa Escola da Família Planejamento 2013 – Tema gerador : Projeto PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 - 16 meses em ação Introdução

Retomadas as diretrizes do Planejamento 2012: cultura participativa; integração do Programa com a semana letiva;

democratização dos espaços escolares e trabalho integrado com projetos da Pasta, o presente Planejamento deve pautar-se

por essas diretrizes, com foco no estudo da avaliação diagnóstica das Coordenações Regionais e Coordenação Geral, aliado

aos conceitos de ampliar, melhorar e aperfeiçoar, aplicados às ações que atendem à demanda da comunidade participante.

Dessa forma, para que o desenvolvimento do Programa, fundamentado nos princípios da inclusão social, da diversidade

cultural e social, possa avançar crescentemente em efetividade para ganhar capilaridade na rede de escolas, é necessário

que a equipe gestora – Coordenações Regionais e Coordenação Geral – esteja bem afinada nos mesmos propósitos e

articulando uma mesma linguagem, para que o objetivo final seja seguramente alcançado: o fortalecimento do PEF, como

política pública relevante que favoreça o desenvolvimento local e torne as comunidades cada vez mais cívicas.

Essa intenção vai buscar no contexto da Copa do Mundo o tema gerador que deve ser aproveitado para instigar a

comunidade a participar desse evento esportivo, segundo maior do mundo. Assim, o futebol - elemento presente no cotidiano

da grande maioria dos brasileiros - deve ser aproveitado para facilitar a convivência entre os pares, fortalecendo a identidade

local.

Trazer um tema tão comum para os espaços abertos à comunidade e transformá-lo em ações que possam ser usadas como estratégias para:

• integração do PEF com a semana letiva; • diálogo do PEF com os diversos projetos da Pasta; • fomento da cultura participativa e

Page 2: Planejamento

2

• democratização dos espaços escolares, constituem desafios que deverão estar presentes nos quatro eixos do Programa, construindo para e com a comunidade o conhecimento daquilo que essa estará vivenciando e assistindo a todo momento pela mídia televisiva: a Copa do Mundo.

Aguçar a curiosidade dos participantes do Programa Escola da Família sobre esse evento esportivo é fazê-los entender que juntos: escola e comunidade fazem, a cada dia, a história do seu bairro, da sua cidade e do seu País.

OBJETIVOS

• Possibilitar à comunidade intra e extraescolar (pais, alunos, professores, demais funcionários e comunidade) o conhecimento do Evento Esportivo Mundial e da cultura dos países participantes.

• Respeitar as diversas etnias, aproveitando o maior evento de futebol do planeta para tratar não apenas do esporte, uma das grandes paixões brasileiras, mas também, das raízes culturais e do respeito à diversidade.

• Estimular, por meio da investigação, a leitura e a interpretação de diferentes realidades, utilizando o futebol, que ignora fronteiras e facilita a compreensão do espaço global.

Page 3: Planejamento

3

DIRETRIZES ESTRATÉGIAS ATIVIDADES SUGESTÕES PARA O TEMA

GERADOR 1. Cultura Participativa

O respeito ao outro, a recusa à violência e a resolução de conflitos são atitudes incentivadas e trabalhadas durante todos estes anos, que devem continuar em 2013, ganhando importância e motivando pessoas a construírem uma comunidade mais ativa, tendo como foco o significado valoroso da aprendizagem coletiva, em prol de uma sociedade, cuja vida seja caracterizada pela oferta de oportunidades à educação, cultura, saúde, esporte e lazer.

Elaborar uma cartilha de procedimentos para bem acolher as famílias (Um Dia na Escola do meu Filho) e uma agenda para e com a comunidade. Estímulo ao empreendedorismo na comunidade, por meio de ações que favoreçam a oportunidade de alternativa de renda.

Para favorecer a cultura participativa: - dar continuidade aos projetos e ações regionais bem-sucedidos em 2012; - subsidiar ações do “Um Dia na Escola do meu Filho”; - comunicar e planejar com a semana letiva, exposições de trabalhos dos alunos, convidando pais e responsáveis a participarem desses eventos; - acolher pais e responsáveis, despertando por meio de atividades culturais (dramatização; filme etc.) e de momentos de discussão e reflexão, a consciência sobre a importância de que a vida escolar do aluno precisa ser sistematicamente acompanhada; - promover jogos e gincanas entre gerações; - captar a atenção do diretor para o significado do “Um Dia na Escola do meu Filho”. - criar apostila de sugestões de atividade para o evento “Um Dia na Escola do meu Filho”; - diagnosticar necessidades da comunidade e desenvolver ações que atendam a essa demanda.

Tema: PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 16 meses em ação - Criação do comitê da copa - Motivação do grupo de alunos/comunidade, aproveitando o tema para explorar conhecimentos locais e globais, estabelecendo relações com o contexto do aluno/comunidade. - Criação de uma cultura de respeito ao adversário, por ocasião da realização dos jogos, com estabelecimento de regras claras de conduta, estendendo-as para o convívio diário. - Caracterização da Mascote do PEF (ZAP) para a Copa. - Oferta de oficinas de artesanato ligados ao tema, como alternativa de geração de renda.

Page 4: Planejamento

4

DIRETRIZES ESTRATÉGIAS ATIVIDADES SUGESTÕES PARA O TEMA

GERADOR 2. Trabalho integrado com projetos da pasta

Programa Escola da Família com o Prevenção Também Se Ensina, SPEC – Sistema de Proteção Escolar, Comunidade Presente, Acessa Escola, Salas de Leitura, Projeto APE – Ações Preventivas na Escola, Cultura é Currículo e Educação – Compromisso de São Paulo. Com os projetos referidos, articular ações que criem condições para: - redução das vulnerabilidades das comunidades em relação à violência; - prevenção das diversas situações de vulnerabilidades dos jovens em relação à gravidez; às doenças sexualmente transmissíveis; ao uso do álcool, do tabaco e outras drogas. Proporcionar, também, situações de reflexão e diálogo com a comunidade acerca dessas ações, a fim de que se criem alternativas para o enfrentamento de desafios. Substanciar atuações positivas e não tornar uma situação-problema fator de exclusão.

Incentivar as campanhas sazonais, incorporando-as ao calendário do PEF. Promover junto ao departamento de Prevenção/FDE, a realização de ações preventivas com base na ludicidade. Motivar a utilização dos filmes elencados no projeto Cinema no Escola da Família, em parceria com o Cultura é Currículo, a todas as escolas de Ensino Médio, participantes do PEF.

Para promoção de trabalho integrado com projetos da pasta, desenvolver ações por eixo temático: • Saúde - Promoção da Feira da Saúde e da Qualidade de Vida. - Criação e revitalização de pomar e horta na escola. - Exibição de filmes, documentários sobre saúde e bem-estar. - Viabilização de encontros e rodas de conversa. - Esclarecimentos e exemplos de redução de resíduos orgânicos e reaproveitamento de alimentos. • Esporte - Promoção do Encontro de Gerações com todas as modalidades de esporte. - Criação de Circuito de Ginástica para todas as idades. - Realização de rodas de conversa com esportistas renomados. - Incentivo a caminhadas temáticas aos finais de semana. - Realização de Jogos Cooperativos. - Realização de Danças Circulares. - Resgate de músicas e brincadeiras infantis.

Tema: PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 16 meses em ação - Procurar estabelecer possíveis parcerias para otimizar as atividades propostas. - Criar rede de proteção para a melhoria do entorno escolar e do próprio bairro, com ênfase ao saneamento básico e outras necessidades. - Criar e desenvolver atividades ligadas ao esporte e à saúde.

Page 5: Planejamento

5

•Cultura - Recuperação da cultura material e imaterial da região, com a Gincana da Memória (oral, representada ou escrita), que poderá apresentar resultados como: ▪ exposição e ambientação com objetos da época; ▪ jornal mural itinerante; ▪ publicação. - Histórias e “causos” da região; - Fotos; - Relatos de antigos moradores; ▪ Músicas ▪ Festivais, saraus e recitais. – Revista e/ou jornal do PEF; – Rádio Comunitária; – Brinquedoteca; – Sala de Leitura do Programa Escola da Família. •Trabalho - Festival de Culinária do PEF; - Concurso local para receitas de aproveitamento integral de alimentos; - Cursos de Culinária; - Cursos de corte e costura; - Feira de artesanato.

Page 6: Planejamento

6

DIRETRIZES ESTRATÉGIAS ATIVIDADES SUGESTÕES PARA O TEMA

GERADOR

3. Democratização dos espaços escolares Tornar o espaço escolar, aos finais de semana, um lugar agradável de se estar é exercitar o “ aprender a viver juntos” – um dos pilares do conhecimento, segundo o Relatório Jacques Delors, cujo objetivo é o de “participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas”.

Transmitir, constantemente, orientações sobre o cuidado no trato com as pessoas, com os espaços escolares e seus equipamentos. Identificar as oficinas nos espaços escolares, com cartazes ou placas que apresentem as seguintes informações: nome do projeto e público (faixa etária etc.). Divulgação da grade de atividades, num cartaz, afixado em local visível e de trânsito. Identificação do PEF na entrada da escola.

Viabilizar a democratização dos espaços escolares, tendo em vista: • a execução de ações para revitalização da escola, por meio de mutirões de limpeza, pintura e jardinagem; pequenos reparos e higienização; • a realização de sessões de leitura com a comunidade, promovendo a utilização da Sala de Leitura, favorecendo a oferta de livros que atraiam o público participante, com o cuidado de observar a faixa etária e o interesse do leitor; - a ampliação do uso da sala do Acessa.

Tema: PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 16 meses em ação - Criar um grupo de organização das atividades esportivas em todos os espaços escolares. - Ambientar com decoração os espaços de acordo com o tema e atividades propostas, inserindo aí, a música oficial da Copa. - Utilizar as salas do Acessa Escola para pesquisas do tema. - Expor trabalhos da semana letiva e do PEF.

Essa atitude representa um dos primeiros passos para a diminuição dos atos de violência. Repelir a violência, no espaço aberto à comunidade, é praticar esse conviver em ambiente agradável, criativo e, sobretudo, aberto à socialização e ao conhecimento.

Os espaços da escola, aberta aos finais de semana, são locais que merecem cuidados: - conservação da limpeza, principalmente dos banheiros;

- número de lixeiras suficiente para o volume do público participante;

Page 7: Planejamento

7

- salas abertas como a do Acessa e a de Leitura. Seria aconselhável que as atividades de leitura fossem acompanhadas de projeto, favorecendo a formação de uma comunidade leitora.

Page 8: Planejamento

8

DIRETRIZES ESTRATÉGIAS ATIVIDADES SUGESTÕES PARA O TEMA

GERADOR

4. Integração do Programa com a semana letiva

. Efetiva participação do Educador Profissional e do Vice-Diretor na construção do Projeto Pedagógico da escola, para que a interação do Programa com a semana letiva seja eficaz. - Coerência entre as atividades desenvolvidas aos finais de semana, com foco na demanda das necessidades da comunidade intra e extraescolar. - Eficácia no desempenho da Coordenação Regional em relação às demandas das Coordenações Locais e seus planos de trabalho. - Incentivo ao estabelecimento de parcerias. - Cumprimento do calendário de atividades, nas respectivas datas, respeitando as necessidades locais. - Integração do Diretor da escola com o PEF.

Todos os representantes do Programa devem privilegiar o desenvolvimento de suas funções de modo a endereçá-las: - à participação no planejamento escolar, na execução do Calendário Escolar, na HTPC, nas reuniões de Conselho de Escola, de APM, de Pais e Mestres e nas reuniões realizadas na Diretoria de Ensino, relativas ao Programa; - ao estabelecimento de parcerias que fortaleçam o desenvolvimento das atividades planejadas.

Para a integração do Programa com a semana letiva, • promover integração entre os participantes para proporcionar uma convivência agradável por meio de: - dinâmicas de acolhimento; - jogos para conhecimento das normas de conduta; - dinâmicas em que se evidencie o espírito de equipe, a iniciativa e a cooperação. • criar canais de comunicação, divulgando as atividades do PEF para a semana letiva. • organizar feiras, exposições de trabalhos dos alunos para a comunidade.

Tema: PEF Rumo à Copa do Mundo 2014 16 meses em ação - Verificar as atividades com o PPP da escola que estejam relacionadas com o tema, potencializando sua execução aos finais de semana. - Dar conhecimento para a comunidade dos aspectos físicos, políticos, sociais, econômicos e humanos dos países envolvidos na Copa. - Criar um “mural da copa” com atualidades. - Estimular à leitura, abordando o tema Copa do Mundo, com a intenção de formar uma comunidade leitora.

Page 9: Planejamento

9

Referências Bibliográficas DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO – Um tesouro a descobrir. Cortez Editora – 2001

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. MEC 1998