PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2019 2023 · Um novo ciclo de Planejamento Estratégico se...

64
1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2019 - 2023

Transcript of PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL 2019 2023 · Um novo ciclo de Planejamento Estratégico se...

1

PLANEJAMENTOESTRATÉGICOINSTITUCIONAL

2019-2023

DIRETORIA E CONSELHOSDATAPREV

Conselho de Administração TitularesAlexandre Manoel Ângelo da Silva – PresidenteLuis Felipe Salin MonteiroCinara Wagner FredoEdison Antônio Costa Britto GarciaNatalisio de Almeida JúniorMônica Hojaij Carvalho MolinaMaurício de Castro Oliveira

Conselho FiscalTitularesBruno Bianco Leal – PresidenteMarcelo Kalume ReisNívia Beatriz Cussi Sanchez

Diretoria ExecutivaPresidênciaAndré Leandro Magalhães

Diretoria de Tecnologia e OperaçõesMatheus Belin

Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e InformaçõesAntônio Ricardo de Oliveira Junqueira

Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos - InterinoAntônio Ricardo de Oliveira Junqueira

Diretoria de PessoasAmâncio Luiz Coelho Barker

Superintendência de Governança e Gestão Estratégica Caroline Barbosa Costa

Coordenação Geral de Planejamento e GestãoFrankmar Ferreira Fortaleza

Equipe do Projeto Alexandre de Abreu Pinheiro e SouzaAna Viçoso Camila Messias RodriguezClaudia Maria Santos da Gama FerreiraClodoaldo FederleClovis Silveira NetoCristiana Vieira C. de AlbuquerqueDaniel de Carvalho Mello NunesDaniela Rodrigues HeinzeEduardo Bittencourt FernandesEmerson Medeiros DantasJoão Paulo Vieira TinocoJozani Ferreira de SouzaLuis Carlos MoraesLuiz Carlos Guerra CoutinhoMarcelo Portugal FellowsMargareth Peclat TeixeiraMauricio Koki MatsutaniNubia Lemos ReialRafael Dobrachinsky PlentzRicardo do Amaral NóbregaTatiana Cavalcanti Monteiro PinheiroThiago Cunha de Souza

3

Pensar a tecnologia com o foco na prestação de serviços públicos de qualidade: esse é o caminho que a Dataprev vem percorrendo nos últimos anos.

Cada vez mais, as políticas públicas associadas à garantia dos direitos sociais da cidadania, previstos na Constituição Federal, passarão a contar com soluções de TI. O uso de dados estratégicos tornou-se uma parte importante da governança, uma forma de os governos melhorarem o gasto público.

Quanto maior nossa capacidade de aplicar a tecnologia de forma inteligente, maior será nossa capacidade de entrega de melhores resultados para a sociedade.

Um novo ciclo de Planejamento Estratégico se inicia, para o período de 2019 a 2023, abrindo frentes de inovação para a melhoria na oferta de soluções tecnológicas para nossos clientes e para o cidadão brasileiro.

Parte do que foi feito para esta nova etapa é apresentado neste documento, que traz as novas missão e visão da Dataprev, assim como o Mapa de Objetivos Estratégicos definidos para os próximos 5 anos.

Muito obrigado!

André Leandro MagalhãesPresidente da Dataprev

ÍNDICE

Capítulo 1 A Dataprev

Capítulo 2 Conceitos e Método de Elaboração

Capítulo 3 Missão e Visão

Capítulo 4 Mapa de Objetivos Estratégicos

Capítulo 5 Indicadores Estratégicos

Capítulo 6 Riscos e Oportunidades

Capítulo 7 Programas Corporativos

Capítulo 8 Cadeia de Valor

Capítulo 9 Revisão do Planejamento Estratégico Integrado

Capítulo 10 Reconhecimento e Valorização

5

12

16

20

30

38

43

48

56

60

5

Capítulo 1

A DATAPREV

6

A Dataprev é uma empresa pública, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, que fornece soluções de tecnologia da informação para a execução e o aprimoramento de políticas públicas. Com sede em Brasília e estrutura para atendimento em todo o Brasil, possui Unidades de Desenvolvimento de sistemas em cinco estados (CE, PB, RN, RJ, SC) e três Data Centers, localizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, projetados para promover a alta disponibilidade e a segurança dos sistemas. A empresa está presente na vida do cidadão brasileiro, provendo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo. Entre outros serviços, processa o pagamento mensal de cerca de 34,5 milhões de benefícios previdenciários e é responsável pela aplicação on-line que faz a liberação do seguro-desemprego. A Dataprev também processa as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil e responde pelas funcionalidades dos programas que rodam nas estações de trabalho da maior rede de atendimento público do país, somadas as Agências da Previdência Social aos postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine).

A Dataprev se tornou uma referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados. Guarda e faz a gestão, por exemplo, do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade. Com mais de 40 anos de experiência na gestão e no desenvolvimento de soluções de TIC, a Dataprev dispõe de capacidade computacional e logística para hospedar, manter, gerir e proteger informações e sistemas, e também para analisar e qualificar dados, antecipar demandas de parceiros, prestar serviços de consultoria e apoiar a elaboração e a realização de projetos.

7

ESTRUTURAA estrutura da Dataprev conta com o Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Presidência e 4 Diretorias:Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos, Diretoria de Tecnologia e Operação, Diretoria de Pessoas e Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

8

GOVERNANÇA CORPORATIVAA Dataprev aprimorou nos últimos dois anos o seu modelo de gestão com foco no aumento dos investimentos para a estruturação e institucionalização da Governança Corporativa, na formulação do Plano de Negócios 2018-2022 e na elaboração do novo Planejamento Estratégico para o período 2019-2023, devidamente alinhados com o previsto na Lei das Estatais. Desde 2016, existe uma percepção institucional sobre a importância de aperfeiçoar a gestão da empresa com a incorporação das práticas de Governança Corporativa.

As mudanças organizacionais para implantação do modelo de Governança Corporativa foram devidamente articuladas entre os anos de 2017 e 2018. No decorrer de 2018, foram elaboradas e aprovadas uma série de políticas, normas e métodos de trabalho para consolidação da Governança Corporativa na empresa. Esse esforço possibilitou o alcance em 2018 da nota 10 na Dimensão Transparência do Índice de Governança das Empresas Estatais do Governo Federal-IG/SEST, instituído pelo Ministério do Planejamento.

As ações realizadas ao longo dos últimos dois anos fortaleceram um dos pilares da Governança: a Integridade Corporativa. As iniciativas contribuíram para o aprimoramento e a consolidação da Política de Integridade Corporativa da empresa, tanto em relação aos processos de relacionamento com o cidadão e aos controles internos, como também às informações estratégicas para a tomada de decisão e para o aumento da conformidade com as legislações mais recentes, com destaque para a Lei das Estatais, a Lei de Conflito de Interesses e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A empresa implementou as mudanças em seus processos de forma a atender a todas as obrigações legais de estruturação das áreas e de boas práticas relacionadas com a Governança, reforçando ainda mais a atuação e a independência do Conselho de Administração. A estrutura da alta administração pode ser observada no extrato do organograma abaixo apresentado.

Concretização da Governança na Dataprev

9

10

Meu INSS Plataforma deServiços Digitais

SiNE fácil Consulta de Vagas

de emprego

Batimentode Dados

Processo de averiguação da dado do cliente com

base dogoverno

GovData Plataforma de

análise de dados do Governo

Federal

CTPS Digital Carteira de Trabalho

Digital

API Dados

disponíveiscomo Serviço

GestãoDocumental Solução de

gerenciamento eletrônico de

documentos com garantia de segurança

em todo o processo

Cloud Computing Computação

em Nuvem de Governo sob

medida

GOVERNO DIGITALPortfólio de serviços

GOVDATA

11

Cidadão.BR Plataforma de

autenticaçãopara governo

Desenvolvimento de Soluções Sistemas sob medida paranecessidadesde Governo

Data Quality Solução de qualificação

de dados

Gestão de Identidades

e Acessos Serviço de

gerenciamentode identidades

e acesso

Data Mining Solução para exploração e compreensão

dos dados

Operação e Sustentação

de Sistemas e Serviços de TI

Sustentação completa de sistemas em modelo de

serviços

Databox Disponibilização de espaço virtual,

seguindo os conceitos de

computação emnuvem

EstatísticasWeb

Solução capaz de fornecer estatísticas

sobre o acesso de site

do cliente

12

Capítulo 2Conceitos e Métodode Elaboração

13

INTRODUÇÃOO processo de planejamento da Dataprev está estruturado em três níveis, considerando os aspectos estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico é um importante componente do planejamento empresarial, que facilita de forma substancial a gestão de uma empresa. Esses aspectos são tratados na Dataprev no Planejamento Estratégico Institucional – PEI que apresenta a visão estratégica da empresa para o ciclo 2019-2023, com análise de riscos e oportunidades.

Uma vez que a estratégia foi traçada em direção ao alcance dos objetivos de longo prazo, é hora de desmembrá-lo em metas e prazos menores, de forma que o alcance da estratégia possa ser palpável. Sem a definição de um planejamento tático, a execução pode ficar comprometida pela falta de direção das ações que precisam ser realizadas para alcance dos objetivos definidos no planejamento estratégico.

Esses aspectos são tratados na Dataprev: no Plano Diretor de TIC (PDTI), que tem o papel de apresentar as ações voltadas para gestão dos recursos tecnológicos que a Empresa precisa avançar; no Plano de Negócios, apresentando a estratégia de alavancagem do negócio da Empresa; nos programas corporativos, que tem o objetivo de materializar as ações para alcance da estratégia, assim como na Cadeia de Valor, com a visão de seus processos. O planejamento da execução ocorre no Plano de Ação, que tem o papel de apresentar as ações necessárias para o alcance da estratégia. Assim como todo planejamento operacional, o Plano de Ação visa resultados de curto prazo necessários para o atingimento dos objetivos da empresa, sempre levando em conta a otimização dos meios e maximização dos resultados.

14

A Construção do novo planejamento estratégico da Dataprev foi elaborado em 4 etapas, a saber. Na primeira etapa, chamada de Análise Ambiental e Direcionamento Estratégico, foram executadas a análise de Tendências (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), a análise de ambiente interno e externo (oportunidades, ameaças, forças e fraquezas) e a redefinição de Missão e Visão.

Na segunda etapa, chamada de Formulação da Estratégia, foram realizados a revisão do Mapa de Objetivos Estratégicos e o detalhamento dos Indicadores de Desempenho Estratégicos.

Na terceira etapa, chamada de Desdobramento da Estratégia, foi definida a Carteira de Programas Corporativos, com o detalhamento de cada um desses programas, assim como foi realizada a revisão da Cadeia de Valor.

A quarta etapa se preocupou com a definição do método de Gestão de Riscos, bem como com a identificação de riscos e oportunidades para o ciclo 2019-2023.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL (PEI)

ETAPA 1 - Análise Ambiental e Direcionamento EstratégicoAnálise de Tendências (PEST) Análise de Ambiente Interno e Externo (SWOT) Revisão da Missão e da Visão

ETAPA 2 – Formulação da EstratégiaRevisão do Mapa EstratégicoDefinição e detalhamento de Indicadores e Metas

ETAPA 3 – Desdobramento da EstratégiaElaboração do Portfólio de ProgramasDetalhamento do Portfólio de ProgramasRevisão da Cadeia de Valor

ETAPA 4 – Gestão de RiscosIdentificação dos riscos e oportunidadesDefinição dos indicadores de riscosElaboração da metodologia de Gestão de Riscos

15

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PEI2019-2023Estratégia é o conjunto de grandes escolhas que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza. No caso da Dataprev, a construção do Planejamento Estratégico 2019-2023 foi pautada com base na metodologia do Balanced ScoreCard - BSC.

A metodologia busca a estruturação e a simplificação da Estratégia da organização por meio de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. O pressuposto da metodologia é a existência de relação de causa e efeito entre os diferentes componentes da Estratégia, incluindo as perspectivas e objetivos estratégicos.

No caso da Dataprev, houve uma adaptação do método de modo a torná-lo mais aderente ao seu contexto e, para isso, foram definidas diferentes perspectivas: Resultados, Governança e Processos, Finanças e Aprendizado e Crescimento.

MÉTODO TRADICIONAL ADAPTADO DATAPREVMƒTODO TRADICIONAL ADAPTADO DATAPREV

16

Capítulo 3Missão e Visão

17

A declaração de Missão é uma afirmativa breve que define o porquê da organização existir. Ela deve descrever o propósito fundamental da entidade, especificamente o que entrega aos seus clientes ou para a sociedade. A declaração de Visão define objetivos de médio a longo prazo para a organização. Deve ser orientada para fora da organização e expressar como a empresa quer ser vista pelo mundo. Nessa perspectiva, foi feita a revisão da missão e visão dados os novos direcionamentos estratégicos da empresa. A metodologia de construção das novas missão e visão da Dataprev foi baseada em 3 grandes etapas: coleta de informações, análise de dados e elaboração da versão final dos textos.

MISSÃO E VISÃO

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

Verificação de possível falta de alinhamento entre membros da empresa que ocupam

diferentes diretorias e cargos

Verificação de possível falta de alinha-mento entre membros de diferentes

UFs

ANÁLISE POR UF

MISSÃOE VISÃO

ANÁLISE PORDIRETORIAS

E CARGOS

BENCHMARKING

Busca por visões e missõesem empresas públicas de TI

Realização de 20 entrevistascom gestores da DATAPREV

Pesquisa com funcionários daDATAPREV par colher informações

Formulação da Missão e Visãoda Dataprev

FORMULÁRIOENTREVISTAS-

18

Fornecer soluções de tecnologia da informação para a execução e o aprimoramento das políticas públicas.

MISSÃO

19

Ser referência na transformação digital do estado na gestão das informações do cidadão.

VISÃO

20

Capítulo 4Mapa de Objetivos Estratégicos

21

METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO MAPA DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOSO mapa estratégico trata da representação visual da estratégia da Dataprev composta pela missão, visão, valorese objetivos estratégicos, descrevendo assim, de forma clara e suficiente os propósitos da organização. Assim, os objetivos estratégicos são os direcionadores de atuação da Dataprev para o período de 2019 a 2023, estando diretamente relacionados ao alcance da visão e às diretrizes estratégicas da organização.

O mapa estratégico da Dataprev é composto por dez objetivos, divididos em quatro perspectivas: Objetivos de Resultados, Governança e Processos, Finanças, e Aprendizado e Crescimento. A metodologia de elaboração dos objetivos estratégicos da Dataprev foi baseada na coleta de informações, análise de dados e a elaboração do produto final, conforme pode ser observado:

Coleta de Informações

Análise dos Dados

Produto Final

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

Elaboração da versão inicial para debate nas oficinas

Sugestões de alteração da versão inicial do mapa

A PARTIRDAS OFICINAS

A PARTIR DAS ENTREVISTAS

ENTREVISTAS

Realização de 20 entrevistas com gestores da DATAPREV

2 oficinas, em Brasília (16/07/2018) e no Rio de Janeiro (24/07/218)

MAPA DE OBJETIVOS

ESTRATÉGICOS

Versão ajustada a partir das sugestões coletadas

22

MAPA ESTRATÉGICO

CLIENTESRE

SULT

AD

OS

GO

VER

NA

NÇA

E PR

OCE

SSO

SA

PREN

DIZ

AD

O

E CR

ESCI

MEN

TO

VALORES

OE 1\Expandir e qualificar a entrega de soluções tecnológicas para implementação de políticas públicas

OE 5\Ampliar e consolidar as diretrizes de Governança Corporativa

OE 7\Garantir a segurança das informações

OE 10\Impulsionar o negócio por meio de pessoas e suas competências

OE 6\Garantir a efetividade operacional

OE 8\Fortalecer a imagem institucional

OE 2\Impulsionar a transformaçãodos serviços previdenciários por meio de soluções digitais

23

MAPA ESTRATÉGICO

FIN

AN

ÇAS

CIDADÃO TECNOLOGIA

OE 3\Implementar produtos e serviços digitais para o exercício da cidadania

OE 4\Fomentar soluções tecnológicas para modernização do Estado e da sua relação com a sociedade

OE 9\Assegurar a sustentabilidade do negócio

24

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA

CLIENTES

OE 1\Expandir e qualificar a entrega de soluções tecnológicas para implementação de políticas públicas

Prover soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas, preferencialmente na esfera pública federal, onde o cidadão desfrute de uma melhor experiência no acesso aos serviços públicos.

Prover soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas, para transformação dos serviços previdenciários, onde o cidadão desfrute de uma melhor experiência no acesso aos serviços públicos.

Evolução do portfólio de serviços:QSIF – Quantidade de serviços com maior impacto financeiro

Desconcentração da carteira de clientes: ICFC – Índice de concentração do faturamento dos clientes

Evolução do portfólio de serviços:QSIF – Quantidade de serviços com maior impacto financeiro

Satisfação dos clientes:CS-INSS – Classificação da satisfação do INSSSatisfação dos clientes:

CSCC – Classificação da satisfação da carteira de Clientes

• Integração de Dados e Serviços• Gestão Analítica de Dados• Gestão de Soluções para Clientes

Estratégicos• GovCloud• Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas

para Fomento a Novos Negócios• Modelagem de Serviços para Melhoria

de Negócios

• INSS Digital• Plataforma de Empréstimo Consignado

OE 2\Impulsionar a transformaçãodos serviços previdenciários por meio de soluções digitais

PRO

GRA

MA

S CO

RPO

RATI

VO

SIN

DIC

AD

ORE

S CO

RPO

RATI

VO

SD

ESCR

IÇÃ

O

Expansão da carteira de clientes:QCIF – Quantidade de clientes com maior impacto financeiro

25

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA

CIDADÃO TECNOLOGIA

Prover soluções tecnológicas de forma direta, voltadas para a melhoria da experiência do cidadão ao acesso de serviços públicos e de informações de seu interesse pessoal.

Posicionar a Dataprev como provedora de soluções tecnológicas disruptivas e inovadoras, e se colocando como agente de mudança na relação Estado x Sociedade, para uma melhor experiência do cidadão no acesso aos serviços públicos.

Portfólio de tecnologias:TEC-ADEXP – Tecnologias adotadas em relação ao acervo

Satisfação do usuário: RMA – Rating médio do aplicativo

Satisfação do usuário:TMPA – Tempo médio de permanência do aplicativo

Disponibilidade de soluções para o cidadão: QSC – Quantidade de serviços para o cidadão

Velocidade de adesão a novas tecnologias: TM-TEC – Tempo médio de adoção tecnológica

• INOVA – Fomento a Inovação • Relacionamento Digital• EVO.BR• Computação Cognitiva

OE 3\Implementar produtos e serviços digitais para o exercício da cidadania

OE 4\Fomentar soluções tecnológicas para modernização do Estado e da sua relação com a sociedade

26

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIAGOVERNANÇAE PROCESSOS

OE 6\Garantir a efetividade operacional

OE 5\Ampliar e consolidar as diretrizes de Governança Corporativa

PRO

GRA

MA

S CO

RPO

RATI

VO

SIN

DIC

AD

ORE

S CO

RPO

RATI

VO

SD

ESCR

IÇÃ

O Aperfeiçoar e disseminar uma cultura de governança e gestão baseada em compliance, planejamento, métricas, riscos, ética, transparência e integridade, observando as melhores práticas.

Aprimorar a gestão de processos, garantindo alto desempenho, redução de custos, agilidade, acurácia e melhor uso de ativos, como forma de impulsionar o negócio da empresa.

Maturidade da governança: IFCFC – Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção

Maturidade da governança:IAP – Índice de aprimoramento de processos

Maturidade da governança:ITS-E – IT Score for Enterprise

Maturidade da governança:IGG – Índice integrado de Governança e Gestão (TCU)

Maturidade da governança:IRCG – Índice de riscos corporativos gerenciados

• Governança Corporativa • Transformação de Processos• Aprimoramento e Gestão de TI Interna• Gerenciamento de Serviços de TI• Gestão de Logística e Infraestrutura• Transformação da Esteira Finalística• Atendimento Digital

27

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIAGOVERNANÇAE PROCESSOS

OE 7\Garantir a segurança das informações

OE 8\Fortalecer a imagem institucional

Assegurar um ambiente digital seguro para proteção, sigilo e privacidade de informações, de forma estruturada e transversal, atendendo a legisção e normativos vigentes, assim como de suas instalações, garantindo a integridade física do seu corpo funcional e patrimonial da empresa.

Fortalecer e consolidar os canais de comunicação que possam influenciar no posicionamento da Dataprev como uma empresa voltada para o aprimoramento de políticas públicas, assim como para a gestão de sua imagem e reputação junto a opinião pública, imprensa e partes relacionadas.

Confiabilidade na segurança da informação: ITS-IS – IT SCORE for Information Security

Reputação na sociedade:RM – Retorno de Mídia

Confiabilidade na segurança da informação: ECN – Efetividade da Continuidade de Negócios

Confiabilidade na segurança da informação: ITIS – Índice de tratamento de incidentes de segurança

Confiabilidade na segurança da informação: PCSI – Percepção dos clientes quanto à segurança da informação

• Inteligência e Defesa de Segurança Institucional

• Aprimoramento da Imagem Institucional

• Responsabilidade Socioambiental

28

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIAPR

OG

RAM

AS

CORP

ORA

TIV

OS

IND

ICA

DO

RES

CORP

ORA

TIV

OS

DES

CRIÇ

ÃO

FINANÇAS

OE 9\Assegurar a sustentabilidade do negócio

Desempenho econômico e financeiro: RP – Resultado Primário

Desempenho econômico e financeiro: EROL – Evolução da Receita Operacional Líquida

Desempenho econômico e financeiro: ME – Margem EBITDA

Desempenho econômico e financeiro: EOI – Execução do Orçamento de Investimentos

Desempenho econômico e financeiro: PPC – Produtividade Per Capita

Desempenho econômico e financeiro: SC – Situação de Caixa

Desempenho econômico e financeiro: CF – Ciclo Financeiro

Desempenho econômico e financeiro: LC – Liquidez Corrente

Desempenho econômico e financeiro: RPL – Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido

Assegurar a sustentabilidade econômica, financeira, socioambiental e operacional, garantindo investimento permanente, atualização tecnológica e a continuidade do negócio, gerando valor as partes relacionadas.

• Gestão Econômico-Financeira• Eficácia na Operação de Data Center• Independência Tecnológica• Desativação do CV3

29

DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIAFINANÇAS APRENDIZADO

E CRESCIMENTO

OE 10\Impulsionar o negócio por meio de pessoas e suas competências

Capacidade de retenção de empregados: IRE – Índice de retenção de empregados

Clima organizacional: IEO – Índice de engajamento organizacional

Capacitação dos quadros funcionais:IEAC – Índice de eficácia de ações de capacitação

Capacitação dos quadros funcionais: ITD – Investimento em T&D per capita

Gestão do conhecimento: IPCO – Índice de passagem de conhecimentos

Promover a transformação cultural do modelo de gestão de pessoas, por meio de práticas de gestão que possibilitem o crescimento profissional e estimulem o desenvolvimento de competências colaborativas, ágeis e produtivas, alinhadas às diretrizes de negócio.

• RH 4.0

30

Capítulo 5IndicadoresEstratégicos

31

Coleta de Informações

Análise dos Dados

Produto Final

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que contribuem para um acompanhamento de forma sistemática dos objetivos, permitindo que estes sejam alcançados. Segundo o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) (20ª. edição), o indicador é informação quantitativa ou fato relevante que expressa o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

A Dataprev adota como metodologia de elaboração de seus indicadores o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para apoio na análise crítica de resultados. Para cada objetivo estratégico foram definidos indicadores de modo a permitir o monitoramento da execução da estratégia.

INDICADORES ESTRATÉGICOS

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

Indicadores de desempenho já existentes na empresa

Sugestões de atributos e indicadores de desempenho para cada objetivo

estratégico

A PARTIRDAS OFICINAS

A PARTIR DAS ENTREVISTAS

ENTREVISTAS

Realização de 20 entrevistas com gestores da DATAPREV

2 oficinas, em Brasília (16/07/2018) e no Rio de Janeiro (24/07/218)

Indicadores Estratégicos

Catálogo de indicadores estratégicos e metas

32

CATÁLOGO DE INDICADORES

OE 1\Expandir e qualificar a entrega de soluções tecnológicas para implementação de políticas públicas

Desconcentração da carteira de clientes

Evolução do portfólio de serviços

Satisfação dos clientesExpansão da carteira de clientes

Satisfação de clientes

ICFC - Índice de concentração de faturamento de clientes

QSIF - Quantidade de serviçoscom maior impacto financeiro

CS-INSS - Classificação da satisfação do INSS

QCIF - Quantidade de clientes com maior impacto financeiro

CSCC - Classificação de satisfação da carteira de clientes

OE 2\Impulsionar a transformaçãodos serviços previdenciários por meio de soluções digitais

CLIENTES

KPI

KPI

KPI KPI

KPI

ATB

ATB

ATB ATB

ATB

OBJETIVOS DE RESULTADO

Legenda

ATB: Atributo. KPI: Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance).

33

Satisfação do cliente Portfólio de tecnologias

Satisfação do usuário

Disponibilidade de soluções para o cidadão

Velocidade da adesão a novas tecnologias

RMA - Rating médio do aplicativo

TEC-ADEXP - Tecnologias adotadas em relação ao acervo

TMPA - Tempo médio de permanência do aplicativo

QSC - Quantidade de serviços para o cidadão

TM-TEC - Tempo médio de adoção tecnológica

OE 3\Implementar produtos e serviços digitais para o exercício da cidadania

OE 4\Fomentar soluções tecnológicas para modernização do Estado e da sua relação com a sociedade

CIDADÃO TECNOLOGIA

KPI KPI

KPI

KPI

KPI

ATB ATB

ATB

ATB

ATB

34

CATÁLOGO DE INDICADORES

OE 5\Ampliar e consolidar asdiretrizes de Governança Corporativa

Maturidade da Governança Maturidade da Governança

Maturidade da Governança

Maturidade da Governança

Maturidade da Governança

IFCFC - Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção

IAP - Índice de aprimoramento de processos

ITS-E - IT Score for Enterprise

IGG - Índice Integrado de Governança e Gestão (TCU)

IRCG - Índice de riscos corporativos gerenciados

OE 6\Garantir a efetividade operacional

KPI

KPI

KPI

KPI KPI

ATB

ATB

ATB

ATB ATB

OBJETIVOS DE GOVERNANÇA E PROCESSOS

Legenda

ATB: Atributo. KPI: Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance).

35

OE 7\Garantir a segurança das informações

Confiabilidade na segurança da informação

Confiabilidade na segurança da informação

Confiabilidade na segurança da informação

Confiabilidade na segurança da informação

Reputação na sociedade

ITS-IS - IT Score for Information Security

RM - Retorno de mídia

ECN - Efetividade da Continuidade de Negócios

ITIS - Índice de tratamento de incidentes de segurança

PCSI - Percepção dos clientes quanto à segurança da informação

OE 8\Fortalecer a imageminstitucional

KPI

KPI

KPI

KPI KPI

ATB

ATB

ATB

ATB ATB

36

CATÁLOGO DE INDICADORES

OE 9\Assegurar a sustentabilidade do negócio

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

Desempenho econômico e financeiro

RP - Resultado Primário SC - Situação de Caixa

EROL - Evolução de Receita Operacional Líquida

CF - Ciclo Financeiro

ME - Margem EBITDA LC - Liquidez Corrente

RPL - Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido

PPC - Produtividade per capita

KPI KPI

KPI

KPI

KPI KPI

KPI KPI

ATB

Desempenho econômico e financeiro

EOI - Execução de Orçamentode Investimentos

KPI

ATB

ATB

ATB

ATB

ATB ATB

ATB ATB

OBJETIVOS DE FINANÇAS

Legenda

ATB: Atributo. KPI: Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance).

37

OE 10\Impulsionar o negócio por meio de pessoas e suas competências

Clima organizacional

Capacitação dos quadros funcionais

Capacitação dos quadros funcionais

Capacidade de retenção de empregados

Gestão do conhecimento

IEO - Índice de engajamento organizacional

IEAC - Índice de eficácia de ações de capacitação

ITD - Investimento em T&D per capita

IRE - Índice de retenção de empregados

IPCO - Índice de passagem de conhecimentos

KPI

KPI

KPI

KPI

KPI

ATB

ATB

ATB

ATB

ATB

OBJETIVOS DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO

38

Capítulo 6Riscos eOportunidades

39

A Dataprev utiliza o modelo de gestão de Riscos Corporativos tendo como base 3 referências, conforme citada em sua Política de Riscos. São elas:

• NormaABNTNBRISO31000:2009–GestãodeRiscos:princípiosediretrizes;

• NormaABNTISOGuia73:2009–GestãodeRiscos:vocabulário;

• COSO/ERM-TheCommitteeofSponsoringOrganizationsTreadwayCommission–GerenciamentodeRiscosCorporativos–

EstruturaIntegrada.

Essas normas são referências internacionais para a gestão de riscos e, por isso, garantem a uniformidade e comparabilidade com as práticas de outras empresas. Dessa forma, essas referências foram também seguidas para a construção da Metodologia de Gestão de Riscos, com a incorporação de outras duas referências de escopo nacional:

• MetodologiadeGestãodeRiscosdaControladoriaGeraldaUnião(CGU);

• ManualdeGestãodeRiscosOperacionaisdaSecretariadoTesouroNacional(STN).

Essas duas referências também têm como base as normas ISO 31000 e o COSO, mas adaptam suas diretrizes para a realidade da gestão pública brasileira (no caso da CGU) e, especificamente no caso da STN, trazem um grande volume de instrumentos que podem ser utilizados para apoiar a execução dos processos de Gestão de Riscos.

Todas as organizações enfrentam incertezas, e o desafio de seus administradores é determinar até que ponto aceitar essa incerteza, assim como definir como essa incerteza pode interferir no esforço para gerar valor às partes interessadas. Incertezas representam riscos e oportunidades, com potencial para destruir ou agregar valor.

O gerenciamento de riscos corporativos possibilita aos administradores tratar com eficácia as incertezas, bem como os riscos e as oportunidades a elas associadas, a fim de melhorar a capacidade de gerar valor. O valor é maximizado quando a organização estabelece estratégias e objetivos para alcançar o equilíbrio ideal entre as metas de crescimento e de retorno de investimentos e os riscos a elas associados, e para explorar os seus recursos com eficácia e eficiência na busca dos objetivos da organização.

A Metodologia de Gestão de Riscos adotada pela Dataprev objetiva estabelecer e estruturar as etapas necessárias para a operacionalização da Gestão de Riscos conforme figura na página a seguir.

GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

40

1.ESTABELECERCONTEXTO

AVALIAÇÃO DE RISCOS2. IDENTIFICAR RISCOS

E OPORTUNIDADES

3. ANALISAR RISCOS

4. AVALIAR RISCOS

5. TRATAR RISCOS EOPORTUNIDADES

7. C

OM

UN

ICA

R

6. M

ON

ITO

RAR

E A

NA

LISA

R

METODOLOGIA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS ADOTADA PELA DATAPREV

41

A Política de Gestão de Riscos Corporativos da Dataprev classifica os riscos corporativos como estratégicos, operacionais, financeiros e regulatórios. Assim como apresenta os princípios que devem ser observados para gestão dos riscos:

• Agestãoderiscosdeveconsiderar,explicitamente,asincertezas,anaturezadessasincertezas,ecomoelaspodemser

tratadas;

• Agestãoderiscosdeveserparteintegrantedetodososprocessosdaorganização,nosdiferentesníveis;

• Osriscosdevemserconsideradosemtodasasdecisõeseasuagestãodeveserrealizadademaneiraintegrada;

• Asaçõesderespostadevemconsideraraspossíveisconsequênciasdecurto,médioelongoprazosedevemserpriorizadasde

acordocomaagregaçãooupreservaçãodevalorparaDataprev;

• Agestãoderiscosdevesersistemática,racional,transparente,dinâmica,iterativa,adaptávelamudançasecoerentecomo

PlanejamentoEstratégicoInstitucional(PEI)daDataprev.

Com o objetivo de determinar responsabilidades quanto ao gerenciamento dos riscos, a Dataprev realiza sua gestão com base no conceito das três linhas de defesa, com o objetivo de definir de forma clara e objetiva o papel e as responsabilidades de cada área e de cada uma das 3 linhas de defesa, de forma a fortalecer a eficiência e a eficácia no gerenciamento de riscos, bem como minimizar a duplicação de esforço, onde:

1ª linha de defesa: Gestão Operacional, sendo composta pelos gestores da área executora;

2ª linha de defesa: Função de gerenciamento de riscos e conformidade, sendo composta pelo CGAE - Comitê de Gestão e Alinhamento Estratégico, formado por representantes das unidades diretamente subordinadas à alta administração, das diretorias, Presidência e Gabinete da Secretaria-Executiva;

3ª linha de defesa: Exercida pela Auditoria Interna.

METODOLOGIA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS ADOTADA PELA DATAPREV

1ª Linhade Defesa

Áreasexecutoras

2ª Linhade Defesa

CGAE 3ª Linhade Defesa

AuditoriaInterna

42

As empresas são submetidas a um ritmo cada vez maior de mudanças e com a Dataprev não pode ser diferente —tecnologias disruptivas, modelos de negócio inovadores, novas formas de competição, mudanças geopolíticas. À medida que o mundo gera novas normas, o ajuste da estratégia aos riscos e oportunidades emergentes é elemento-chave para todas as empresas. O sucesso exige uma abordagem holística e integrada do gerenciamento de risco — o cenário competitivo e o ambiente de riscos exigem isso, assim como os órgãos reguladores, para a garantia do valor, do crescimento e da sustentabilidade.

Diante desse cenário, o novo planejamento estratégico 2019-2023, trouxe esse olhar sobre os riscos corporativos e os impactos que eles pudessem ter sobre a empresa. O processo de identificação dos eventos foi realizado por meio de oficinas realizadas em Brasília e Rio de Janeiro, onde foram identificados 59 riscos, classificados conforme a Política de Riscos Corporativos. A classificação dos riscos se baseia no nível de impacto (atribuído conforme o impacto quanto à imagem, desempenho operacional, desempenho financeiro e conformidade regulatória) e no nível de probabilidade de sua ocorrência.

Apesar de não detalharmos neste documento o tratamento dado aos 59 riscos e às 17 oportunidades, os mesmos serão monitorados e apresentados para apreciação das instâncias superiores analisarem seu desempenho, subsídio para tomada de decisões estratégicas mais assertivas. A metodologia de elaboração dos riscos foi baseada na coleta de informações, na análise de dados e na elaboração do produto final, conforme pode ser observado:

METODOLOGIA DE MAPEAMENTO DOS RISCOS CORPORATIVOS

PLANEJAMENTOESTRATÉGICO

oficinas

As Análises PEST , SWOT e o Mapa de Objetivos Estratégicos orientaram

o mapeamento de riscos e oportunidades

2 oficinas, no Rio de Janeiro (30/10/2018) e em Brasília

(06/11/2018)

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

MAPA DE RISCOS

Riscos analisados e avaliados, localizados no Mapa de Calor, e com definição das ações de tratamento

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS

DE GESTÃO DE RISCOS

Metodologia de Gestão de Riscos Mapeamento e tratamento dos riscos corporativos

Definição dos indicadores de riscos

43

Capítulo 7Programas Corporativos

44

A Dataprev adota a metodologia de gerenciamento de programas para execução da estratégia. Segundo o Guia PMBOK®, um programa é um grupo de projetos e atividades gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Os programas corporativos possuem o objetivo de materializar as ações definidas no planejamento estratégico, assim como em seu desdobramento, seja no Plano Diretor de TIC (PDTI), que tem o papel de apresentar as ações voltadas para gestão dos recursos tecnológicos que a Empresa precisa avançar ou no Plano de Negócios, que apresenta a estratégia de alavancagem do negócio da Empresa. Devido às suas características plurianuais, a Dataprev utiliza como ferramenta de gestão para execução anual de cada exercício o Plano de Ação, que é composto pelo portfólio de programas definidos, porém com o escopo anual para execução do exercício.

PROGRAMAS CORPORATIVOS

INDICADORES RISCOS AQUISIÇÕESCAPACITAÇÃO

Integração de Dados e ServiçosGestão Analítica de Dados

Gestão de Soluções para Clientes EstratégicosGovCloud

Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas para Fomento a Novos NegóciosModelagem de Serviços para Melhoria de Negócios

INSS DigitalPlataforma de Empréstimo Consignado

INOVA - Fomento a InovaçãoRelacionamento Digital

EVO.BRComputação Cognitiva

Governança CorporativaTransformação de Processos

Aprimoramento e Gestão de TI InternaGerenciamento de Serviços de TI

Gestão de Logística e InfraestruturaTransformação da Esteira Finalística

Atendimento DigitalInteligência e Defesa de Segurança Institucional

Aprimoramento da Imagem InstitucionalResponsabilidade Socioambiental

Gestão Econômico-FinanceiraEficácia na Operação de Data Center

Independência TecnológicaDesativação do CV3

RH 4.0

45

Para a definição do portfólio de programas, dois principais insumos foram utilizados: o portfólio de programas vigente em 2018 e o Mapa de Objetivos Estratégicos para o ciclo 2019-2023. Com base nessas informações, foram avaliados os programas que deveriam permanecer na carteira e foram detalhados novos programas que deveriam ser construídos para o alcance dos objetivos estratégicos. A partir da definição do portfólio, cada um dos programas foi detalhado, através de definição de seu escopo, responsáveis, resultados e prazos.

METODOLOGIA DE DETALHAMENTO DOS PROGRAMAS

PLANEJAMENTO

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

Análise dos programas que devem ser mantidos no portfólio para o ciclo

2019-2023

Definição de novos programas que devem ser desenvolvidos para o

alcance dos objetivos estratégicos

PORTFÓLIO DE PROGRAMAS

CORPORATIVOS

Programas com definição de responsáveis,resultados e prazos

PORTFÓLIO DE

A PARTIR DOPLANEJAMENTO

ESTRATÉGICO

A PARTIR DOPORTFÓLIO DE PROGRAMAS

PLANEJAMENTOESTRATÉGICO

Mapa de objetivos estratégicos, que orien-tam os programas que devem ser condu-

zidos pela casa no ciclo 2019-2023

Levantamento dos Programas do ciclo anterior

PORTFÓLIO DE PROGRAMAS

46

PORTFÓLIO DE PROGRAMAS CORPORATIVOS

CLIENTES

OE 1\Expandir e qualificar a entrega de soluções tecnológicas para implementação de políticas públicas

OE 8\Fortalecer a imagem institucional

OE 5\Ampliar e consolidar as diretrizes de Governança Corporativa

OE 6\Garantir a efetividade operacional

1.1 Integração de Dados e Serviços

8.1 Aprimoramento da Imagem Institucional

5.1 Governança Corporativa

2.1 INSS Digital

6.1 Transformação de Processos

1.2 Gestão Analítica de Dados

8.2 Responsabilidade Socioambiental

2.2 Plataforma de Empréstimo Consignado

6.2 Aprimoramento e Gestão de TI Interna

6.4 Gestão de Logística e Infraestrutura

6.3 Gerenciamento de Seviços de TI

6.5 Transformação da Esteira Finalística

6.6 Atendimento Digital

1.3 Gestão de Soluções para Clientes Estratégicos

1.4 GovCloud

1.5 Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas para Fomento a Novos Negócios

OE 2\Impulsionar a transformaçãodos serviços previdenciários por meio de soluções digitais

1.6 Modelagem de Serviços para Melhoria de Negócios

47

OE 9\Assegurar a sustentabilidade do negócio

3.1 INOVA - Fomento a Inovação

10.1 RH 4.0

7.1 Inteligência e Defesa de Segurança Institucional

9.1 Gestão Econômico-Financeira

4.1 Relacionamento Digital

4.2 EVO.BR

4.3 Computação Cognitiva

9.2 Eficácia na Operação de Data Center

9.3 Independência tecnológica

9.4 Desativação do CV3

CIDADÃO TECNOLOGIA

OE 3\Implementar produtos e serviços digitais para o exercício da cidadania

OE 10\Impulsionar o negócio pormeio de pessoas e suas competências

OE 7\Garantir a segurança das informações

OE 4\Fomentar soluções tecnológicas para modernização do Estado e da sua relação com a sociedade

48

Capítulo 8Cadeia deValor

49

Na década de 80, Michael Porter enfatizou o papel de processos em alcançar vantagens competitivas, ao introduzir o conceito de Cadeia de Valor. Ele definiu Cadeia de Valor como um conjunto de atividades interconectadas, executadas por uma organização para entregar valor aos seus clientes. Para o autor, toda organização tem atividades primárias ou finalísticas, que agregam valor diretamente aos clientes, e atividades de suporte, que sustentam a execução das atividades primárias.

Assim, uma organização pode criar uma vantagem competitiva sustentável ao ajustar sua Cadeia de Valor à estratégia pretendida. Além disso, ao desdobrar a Estratégia da empresa na sua forma de operação, a cadeia de valor serve como um instrumento importante da gestão de processos. Dessa forma, como desdobramento do Planejamento Estratégico, a Dataprev revisou sua Cadeia de Valor, como forma de promover o alinhamento de suas atividades com as diretrizes estratégicas da organização.

A metodologia da revisão da Cadeia de Valor foi baseada na coleta de informações, análise de dados e a elaboração do produto final, conforme pode ser observado.

CADEIA DE VALOR

ENTREVISTA

Realização de 17 entrevistas com gestores da DATAPREV

Cadeia de Valor vigente e processos de negócios mapeados

Elaboração de nova versão da Cadeia de Valor para validação com os

superintendentes

COMPILAÇÃO DOS

RESULTADOS

Nova versão da Cadeia de Valor e roadmap de transformação de processos

CADEIA DE VALOR 3.0

DOCUMENTAÇÃO

REVISÃO DA CADEIA DE VALOR

50

GESTÃO DE PORTFÓLIOE SERVIÇOS

CONSTRUÇÃO E ENTREGADE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE ORGANIZACIONAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

GESTÃO DE PORTFÓLIO E SERVIÇOS

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES TECNOLÓGICASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

MONITORAMENTO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI, SURS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

DESENVOLVIMENTOORGANIZACIONAL

OE5, OE6

SUGV

GOVERNANÇA CORPORATIVA

OE5

SECE, CGPR, CJUR, SUGVSUAU, CGCO

GESTÃO DEPESSOAS

OE10

SUPE

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE ORGANIZACIONAL

PROCESSOS DE 1º NÍVEL

PROCESSOS DE 2º NÍVEL

51

Soluções digitais para o exercício da cidadania

Transformação dos serviçosprevidenciários por meio de

soluções digitais

CONSTRUÇÃO E ENTREGA DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

GESTÃO COMERCIAL DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

GESTÃO COMERCIAL DE SERVIÇOSSURS, SUFI

SURS, SUNI

DESENVOLVIMENTODE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

GESTÃO DE SERVIÇOSTECNOLÓGICOS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9SUOP GESTÃO DE SERVIÇOS

TECNOLÓGICOS

OE1, OE2, OE3, OE9SUAT

GESTÃO DA ARQUITETURA TECNOLÓGICAOE1, OE2, OE3, OE4

SUAS

GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOOE7

SUGV, SUOP

GESTÃO ECONÔMICAE FINANCEIRA

OE9

SUFI

PROVIMENTO DE LOGÍSTICA E

INFRAESTRUTURA

OE6

SUSL

PROVIMENTO DE LOGÍSTICA E

INFRAESTRUTURA

OE6

SUSL

CONSULTORIAJURÍDICA

OE5

CJUR

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E REPUTAÇÃO

OE8

CGCO

SUDS, SUAS, CGIA, SUOP, SURS

Soluções tecnológicas paraimplementação de políticas públicas

Modernização da relação entre o Estado e a sociedade

52

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

PLANEJAMENTO DO PORTFÓLIO

DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SURS

REALIZAÇÃO DE PRÉ-VENDAOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

PROSPEÇÃO DE CLIENTES PARA SOLUÇÕES INOVADORASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

MARKETING DE SERVIÇOS*OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

REALIZAÇÃO DE PRÉ-VENDAOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SURS FATURAMENTO DOS SERVIÇOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

GESTÃO COMERCIAL DE SOLUÇÕES CONTRATADASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9

GESTÃO DE DEMANDAS DOS CLIENTESOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SURS

GESTÃO COMERCIAL DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

GESTÃO COMERCIAL DE SERVIÇOS

GESTÃO DE PORTFÓLIO E SERVIÇOS

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

MONITORAMENTO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

IDEAÇÃO

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

PROTOTIPAÇÃO

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

INDUSTRIALIZAÇÃO

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

DEFINIÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS PARA SOLUÇÕES INOVADORAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

GESTÃO DE PARCERIAS E CANAIS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE MERCADO PARA SOLUÇÕES INOVADORAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUNI

GESTÃO DA ATUALIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SURS, SUNI

MONITORAMENTO E ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS*

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

GESTÃO DE PORTFÓLIO E SERVIÇOS CONSTRUÇÃO E ENTREGA DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

GESTÃO DE DEMANDAS

DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

DESENHO DA SOLUÇÃOTECNOLÓGICA

DESENVOLVIMENTO DE

SOLUÇÕES TECNOLÓGICASIMPLANTAÇÃO DE

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUDS, CGII SUDS, SUAS, CGII

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9 OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUDS, CGII SUDS, CGII, SUOP

CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

HOMOLOGAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUDS, CGII SURS

GESTÃO DA ARQUITETURA TECNOLÓGICA

GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

PROSPECÇÃO DE TECNOLOGIAS E FERRAMENTASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUAS OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

GESTÃO DE RISCOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOOE7 SUGV OE7OE7 GESTÃO DA GOVERNANÇA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

PROCESSOS DE 3º NÍVEL

GESTÃO ESTRATÉGICA

COORDENAÇÃO DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS COORDENAÇÃO DOS ÓRGÃOS

COLEGIADOS

ATRAÇÃO E SELEÇÃO

DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO

GESTÃO DE DESEMPENHO

GESTÃO DA QUALIDADE DEVIDA,

SAÚDE E SEGURANÇA

DO TRABALHO

GESTÃO DE RELAÇÕES DE TRABALHO

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL*

GESTÃO DO CONHECIMENTO E

COMPETÊNCIAS

GESTÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO E BENEFÍCIOS

GESTÃO FINANCEIRA

GESTÃO CONTÁBIL

GESTÃO DE CUSTOS

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

GESTÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

PROVIMENTO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

TRATAMENTO DE DEMANDAS ADMINISTRATIVAS

TRATAMENTO DE DEMANDAS JUDICIAIS

TRATAMENTO DE DEMANDAS EXTRAJUDICIAIS

GESTÃO DA PERFORMANCE ORGANIZACIONAL

GESTÃO DA INTEGRIDADE

GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS

GESTÃO DA TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA

RELACIONAMENTO COM ÓRGÃOS DE CONTROLE

ANÁLISE DE CONFORMIDADE REGULATÓRIA*

GESTÃO DE AUDITORIAS INTERNAS

GESTÃO DE PROCESSOS E NORMATIZAÇÃO

GESTÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL*

OE5

OE5

OE9

OE9

OE9

OE6

OE6

OE6

OE5

OE5

OE5

CJUR

CJUR

CJUR

SUSL

SUSL

SUSLOE9

SUFI

SUFI

SUFI

SUFI

OE10

OE10

OE10

OE10

OE10

OE10

OE10

OE10

OE10

SUPE

SUPE

SUPE

SUPE

SUPE

SUPE

SUPE

SECE, CGPR

SUGV

SUGV, CGCO

SUAU

SUGV, CJUR,SUAU, CGPR

OE5

OE5

OE5

OE5

OE5

OE5, OE6

OE5, OE6

OE5, OE6

OE5, OE6

SUGV

SUGV

SUGV

SUGV

OE5 SUGV

DESENVOLVIMENTOORGANIZACIONAL

ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE ORGANIZACIONAL

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO ECONÔMICAE FINANCEIRA

PROVIMENTO DE LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA

CONSULTORIA JURÍDICA

GESTÃO DE CONTROLES INTERNOS E RISCOS

CORPORATIVOS

*

53

SURS

SUNI

SURS, SUFI

SURS

SURS PLANEJAMENTO DAS DEMANDAS DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SURS

S

ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

OE1, OE2, OE9

SUAT

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

OE3, OE9

SUAT

MONITORAMENTO DE RECLAMAÇÕES DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS

OE1, OE2, OE9

SUAT

GESTÃO DE

DEMANDAS

DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9

SUDS, CGII

GESTÃO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS GESTÃO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO E CIDADÃOGERENCIAMENTO DE

REQUISIÇÃO DE SERVIÇOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO

DE MUDANÇAOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO

DE ACESSOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO

DE CONFIGURAÇÃOOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO DE PROTEÇÃO DOS DADOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTODE DISPONIBILIDADEOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO

DE CAPACIDADEOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

OE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOPGERENCIAMENTO

DE CAPACIDADE

GERENCIAMENTO DE EVENTOSOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO DE INCIDENTESOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

GERENCIAMENTO

DE PROBLEMASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUOP

MONITORAMENTO DA CONFORMIDADE TECNOLÓGICA SUAS GERENCIAMENTO DE PROBLEMASOE1, OE2, OE3, OE4, OE9 SUAS

MONITORAMENTO DE VULNERABILIDADES E INCIDENTES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOOE7 SUGV, SUOPGVSUGESTÃO DA GOVERNANÇA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

GESTÃO DE REDES SOCIAIS

GESTÃO DE PATROCÍNIOS

RELACIONAMENTO COM PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO*

OE8C GCO

CGCO

CGCO

CGCO

CGCOOE8

OE8

OE8

OE8

COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE REPUTAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

ENTREGA DE VALOR- Soluções tecnológicas para implementação de políticas públicas

- Soluções digitais para o exercício da cidadania

- Modernização da relação entre o Estado e a sociedade

- Impulsionar a transformação dos serviços previdenciáriospor meio de soluções digitais

54

O entendimento das necessida-des dos clientes quanto às soluções tecnológicas para a entrega de políticas públicas é um dos insumos que desencadeia o processo de entrega de valor da Dataprev

A partir disso, as equipes da Dataprev então se debruçam sobre o problema a ser resolvido e fazem o desenho da solução tecnológica que melhor se adequa ao cliente e ao seu contexto de trabalho

GESTÃO COMERCIAL DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Caso usuários e cidadãos tenham dúvidas ou dificulda-des na utilização das aplica-ções, eles prontamente são atendidos para que haja a solução dos problemas relatados

GESTÃO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO E CIDADÃO

Neste momento, os processos se encon-tram em um único fluxo para a construção das soluções tecnológicas

CONTRUÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Após o desenvolvimento das soluções, elas são então colocadas em produção para o uso pelos usuários e cidadãos

GESTÃO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

PLANEJAMENTO DE DEMANDAS DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Oportunidades de mercado e de melhorias de soluções existentes são entradas que podem disparar processos de inovação na empresa e assim ampliar o portfólio de serviços da Dataprev

INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE MERCADO PARA SOLUÇÕES INOVADORAS

7

Com essa identificação, inicia--se o processo de ideação e, após vários estágios de apro-vação, chega-se a etapa de industrialização da ideia e definição do modelo de negócio para o novo serviço

GESTÃO DA INOVAÇÃO

GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Todas as soluções e serviços ofertados pela Dataprev estão de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança da informação e proteção de dados pessoais

GESTÃO DA ARQUITETURA TECNOLÓGICA

Em paralelo a esse fluxo, a Dataprev está continuamente monitorando novas tecnologias e ferramentas que possam melhorar o desempenho de suas soluções assim como impulsionar o processo de inovação

8 PROCESSOS DE ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE

A operação da DATAPREV é sustentada por processos de estratégia, gestão e suporte que envolvem desenvolvimento organizacional, governança corporativa, gestão de pessoas, gestão econômica e financeira, provimento de logística e infraestrutura, consultoria jurídica, comunicação e gestão da reputação

10

CADEIA DE VALORFLUXO LÓGICODATAPREV

13

6

52

4

9

55

O entendimento das necessida-des dos clientes quanto às soluções tecnológicas para a entrega de políticas públicas é um dos insumos que desencadeia o processo de entrega de valor da Dataprev

A partir disso, as equipes da Dataprev então se debruçam sobre o problema a ser resolvido e fazem o desenho da solução tecnológica que melhor se adequa ao cliente e ao seu contexto de trabalho

GESTÃO COMERCIAL DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Caso usuários e cidadãos tenham dúvidas ou dificulda-des na utilização das aplica-ções, eles prontamente são atendidos para que haja a solução dos problemas relatados

GESTÃO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO E CIDADÃO

Neste momento, os processos se encon-tram em um único fluxo para a construção das soluções tecnológicas

CONTRUÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Após o desenvolvimento das soluções, elas são então colocadas em produção para o uso pelos usuários e cidadãos

GESTÃO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

PLANEJAMENTO DE DEMANDAS DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Oportunidades de mercado e de melhorias de soluções existentes são entradas que podem disparar processos de inovação na empresa e assim ampliar o portfólio de serviços da Dataprev

INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE MERCADO PARA SOLUÇÕES INOVADORAS

7

Com essa identificação, inicia--se o processo de ideação e, após vários estágios de apro-vação, chega-se a etapa de industrialização da ideia e definição do modelo de negócio para o novo serviço

GESTÃO DA INOVAÇÃO

GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Todas as soluções e serviços ofertados pela Dataprev estão de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança da informação e proteção de dados pessoais

GESTÃO DA ARQUITETURA TECNOLÓGICA

Em paralelo a esse fluxo, a Dataprev está continuamente monitorando novas tecnologias e ferramentas que possam melhorar o desempenho de suas soluções assim como impulsionar o processo de inovação

8 PROCESSOS DE ESTRATÉGIA, GESTÃO E SUPORTE

A operação da DATAPREV é sustentada por processos de estratégia, gestão e suporte que envolvem desenvolvimento organizacional, governança corporativa, gestão de pessoas, gestão econômica e financeira, provimento de logística e infraestrutura, consultoria jurídica, comunicação e gestão da reputação

10

CADEIA DE VALORFLUXO LÓGICODATAPREV

13

6

52

4

9

56

Capítulo 9Revisão do Planejamento Estratégico Integrado

57

03

01

04

PLANIDENTIFIQUEO PROBLEMADESCUBRA ONDE E PORQUE ELE COMEÇA

ACTREFLITAO QUE PODE SER MUDADO

GIRE O PDCA

DOENVOLVAAS PESSOAS E EXECUTE O PLANOCHECK

ANALISE SE TUDOFOI EXECUTADO COMODESEJADO E SE ORESULTADO ESPERADO REALMENTE OCORREU

DEU CERTO?COMPARTILHE O APRENDIZADOPADRONIZE O PROCESSO

NÃO DEU CERTO?COMPARTILHE O APRENDIZADOPADRONIZE O PROCESSO

PLANEJEAS MELHORIAS CRIE O PLANO DE AÇÃO

02

PROBLEMARESOLVIDO

GIRANDO O

PLAN•DO•CHECK•ACTPDCA

O ciclo de revisão do planejamento estratégico está pautado na metodologia PDCA, que é um método iterativo de gestão e dividido em quatro passos (planejar, executar, verificar e agir), tendo como propósito a avaliação do alcance da estratégia e a tomada de ações corretivas para o alinhamento do planejado com o executado. É uma metodologia baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos, buscando a melhoria de forma contínua para o alcance de metas, além de tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos.

A metodologia do Balanced Scorecard (BSC) é aplicada em alinhamento com o ciclo PDCA, proporcionando o controle e resultados eficazes e confiáveis nas atividades de planejamento, além de proporcionar melhorias na implementação e execução de iniciativas voltadas para o cumprimento de metas e objetivos propostos pelo BSC. O PDCA auxilia a obtenção de indicadores alinhados com a estratégia, permitindo uma análise contínua, verificando-se assim o cumprimento do planejado e a necessidade de ações para que as metas sejam atingidas. O PDCA prioriza a medição, fator importante na gestão. É essencial medir seus resultados estatisticamente, com dados concretos, para poder gerenciar e repetir os melhores processos ou evitar os que não geram resultados. Ele pode ser usado tanto como método de implantação de novas ideias quanto para solução de problemas.

REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL – PEI

58

A avaliação do atendimento das metas e resultados na execução do Planejamento Estratégico e do Plano de Negócios são insumos necessários para início do processo de revisão do planejamento estratégico. Com base nos resultados alcançados, é iniciado o processo de revisão da estratégia. A Dataprev realiza anualmente o ciclo integrado de revisão de sua estratégia, contemplando planos táticos e operacionais, para que o planejamento esteja sempre adequado ao alcance de sua missão e visão.

CICLO INTEGRADO DE REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

59

A estratégia é executada e monitorada de forma simultânea durante todo o exercício, de forma a gerenciar a performance organizacional e atuar no sentido de corrigir ações que não estejam de acordo com o planejado. Na figura abaixo são apresentados os tempos e movimentos do monitoramento da estratégia.

MONITORAMENTO DA ESTRATÉGIA

S1 S2 S3 S4

JANF EV MAR ABR MAI JUN AGOS ET NOVD EZOUTJUL

S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4S1 S2 S3 S4

FEM

FEM

RRC RRC RRC RRC

RRC

RRC RRC RRC RRC RRC RRC

FEM FEM FEM

FEM

MOC - Monitoramento Continuo

MOC

FEM FEM FEM FEM FEM FEM

FEM FEM FEM

REUCE

REUCE

RATRAT RAT RAT RAT

RAECRAEC

RAEC

RAED RAED RAED

RAED

RAEC

RAT RAT RAT

RAT

RAT RAT

REUCE

FEM

FEM

FEM FEM FEM FEM FEM

Monitoramento Contínuo Programas,resultados, indicadores (KPI +KRI), Riscos, Oportunidades, Processos, Orçamento e Aquisições.

Fechamento do Mês com emissão doRelatório de Monitoramento Integrado.

Reunião de Comunicação daEstratégia - Toda Dataprev

Relatório de MonitoramentoIntegrado

Relatório de Risco Corporativos

Reunião de Análise Estratégica do Conselho- Análise da execução do PlanejamentoEstratégico pelo CONSAD

Reunião de Análise Estratégica da Diretoria- Análise da execução do PlanejamentoEstratégico pela DIREX

Reunião de Análise Tática - Análise daexecução do Planejamento Estratégicopelo Comitê de Gestão e AlinhamentoEstratégico - CGAE

ANO

60

Capítulo 10Reconhecimento e Valorização

61

A Dataprev valoriza o seu principal ativo, que são as pessoas. É por meio delas que a empresa consegue cumprir seu papel institucional, proporcionando ao cidadão uma melhor experiência no acesso aos serviços públicos. Nos anos de 2017 e 2018, a Dataprev alcançou uma das melhores e mais premiadas políticas de gestão empresarial do Brasil. Essa postura demonstra que a Empresa, além de desempenhar suas funções perante a sociedade brasileira, também se preocupa que os serviços públicos sejam realizados de forma eficaz e efetiva. A saúde financeira da empresa faz com que as demandas dos clientes e do cidadão sejam atendidas com maior agilidade e qualidade, que o investimento em tecnologia seja assegurado sem necessidade de aporte orçamentário da União e a oferta de serviços atendam às necessidades dos clientes e da sociedade.

Valorização

62

A Dataprev é uma empresa estratégica para execução de políticas públicas (Previdenciária e Social) e a cada dia vem se posicionando como uma empresa provedora de soluções tecnológicas disruptivas e inovadoras, para que essas políticas sejam alcançadas, proporcionando mudanças na relação do Estado com a Sociedade, para uma melhor experiência do cidadão no acesso aos serviços públicos. O reconhecimento desses esforços são retratados por meio dos prêmios que a empresa vem recebendo, fazendo com que a cada dia a Dataprev busque se superar mais ainda.

Reconhecimento

63

AGRADECIMENTOSA realização do Planejamento Estratégico 2019-2023 não seria possível sem a participação e o engajamento dos funcionários da Dataprev. Com a implementação das diretrizes colocadas neste novo ciclo de planejamento, temos certeza de que a Dataprev alcançará um novo posicionamento frente aos seus clientes e se tornará uma empresa ainda mais atrativa para seus colaboradores .

“Umplanejamentoestratégicobemdefinido,contendometaseobjetivosclaros,permitiráqueaDataprevfortaleçaseupapelnatransformaçãodigitaldoGovernoFederal.”

“Oplanejamentoéabaseparaatingirmelhoresresultadoseaconquistadenovosdesafios.AintençãodessagestãoéaconsolidaçãodaDataprevenquantoprincipalfornecedordesoluçõestecnológicasparaogovernodigital.”

"OPlanejamentoEstratégicoéuminstrumentofundamentalparapromoveroalinhamentoeintegraçãodasaçõesdaorganização.UmadenossasmetasépermitirqueaDiretoriadePessoaspossaimpulsionarosnegóciosdaDataprevatravésdeseusquadrosfuncionais"

Matheus BelinDiretoria de Tecnologia e Operações

Antônio Ricardo de Oliveira JunqueiraDiretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e InformaçõesDiretoria de Finanças e Serviços Logísticos - Interino

Amâncio Luiz Coelho BarkerDiretoria de Pessoas

64