Plano de aula unid. 3

17
PLANO DE AULA - ATIVIDADE 2 PLANO DE AULA - ATIVIDADE 2 RECURSOS DA TV ESCOLA RECURSOS DA TV ESCOLA UNIDADE ESCOLAR: BRIGADEIRO FELIPE UNIDADE ESCOLAR: BRIGADEIRO FELIPE PÚBLICO ALVO: 6º ANO PÚBLICO ALVO: 6º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: JOSEMÍLIA PROFESSORA: JOSEMÍLIA

Transcript of Plano de aula unid. 3

PLANO DE AULA - ATIVIDADE 2PLANO DE AULA - ATIVIDADE 2

RECURSOS DA TV ESCOLA RECURSOS DA TV ESCOLA

UNIDADE ESCOLAR: BRIGADEIRO FELIPEUNIDADE ESCOLAR: BRIGADEIRO FELIPE

PÚBLICO ALVO: 6º ANOPÚBLICO ALVO: 6º ANO

DISCIPLINA: HISTÓRIADISCIPLINA: HISTÓRIA

PROFESSORA: JOSEMÍLIAPROFESSORA: JOSEMÍLIA

PREPARAÇÃO DA AULAPREPARAÇÃO DA AULA

O conteúdo será ministrado com alunos do 6º ano;O conteúdo será ministrado com alunos do 6º ano;

Será um trabalho interdisciplinar focando nas disciplinas Será um trabalho interdisciplinar focando nas disciplinas de história, geografia e português.de história, geografia e português.

O conteúdo: Organização histórica e temporal – Minha O conteúdo: Organização histórica e temporal – Minha cidade(resgatando nossa história)cidade(resgatando nossa história)

OBJETIVOSOBJETIVOS

Sensibilizar e conscientizar a sociedade arraiana para a importância do Sensibilizar e conscientizar a sociedade arraiana para a importância do turismo como instrumento de crescimento econômico, de geração de turismo como instrumento de crescimento econômico, de geração de emprego e renda;emprego e renda;

Melhoria da qualidade de vida da comunidade;Melhoria da qualidade de vida da comunidade;

Conciliar as atividades de turismo com a conservação e preservação do Conciliar as atividades de turismo com a conservação e preservação do seu patrimônio histórico, cultural, natural e ambiental;seu patrimônio histórico, cultural, natural e ambiental;

Promover, incentivar e estimular a criação da infra-estrutura para a Promover, incentivar e estimular a criação da infra-estrutura para a atividade do turismo;atividade do turismo;

Promover e estimular a capacitação de recursos humanos locais;Promover e estimular a capacitação de recursos humanos locais;

Estimular os velhos costumes que Arraias possui a fim de que não perca Estimular os velhos costumes que Arraias possui a fim de que não perca sua identidade;sua identidade;

RECURSOS UTILIZADOSRECURSOS UTILIZADOS

Laboratório de informática;Laboratório de informática; Internet;Internet; Máquina digital;Máquina digital; Data show;Data show; Vídeos caseiros com eventos;Vídeos caseiros com eventos; Ong Viva ArraiasOng Viva Arraias

APLICAÇÃO DA ATIVIDADEAPLICAÇÃO DA ATIVIDADE

Iniciamos o nosso trabalho com uma roda de discussão, onde Iniciamos o nosso trabalho com uma roda de discussão, onde participou membros da comunidade intra e extra escolar, professores da participou membros da comunidade intra e extra escolar, professores da UFT(Universidade Federal do Tocantins), que retrataram muito bem sobre um UFT(Universidade Federal do Tocantins), que retrataram muito bem sobre um pouco da história da nossa cidade. pouco da história da nossa cidade.

Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás - Velho, antiga capital com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás - Velho, antiga capital do estado de Goiás. do estado de Goiás.

Localizada no sudoeste do estado do Tocantins, é conhecida como Localizada no sudoeste do estado do Tocantins, é conhecida como "Cidade das Colinas", pois está cercada por muitas destas formações. Na "Cidade das Colinas", pois está cercada por muitas destas formações. Na Arquitetura da cidade predomina o estilo colonial português. Nas casas mais Arquitetura da cidade predomina o estilo colonial português. Nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas. construíram e o ano em que foram construídas.

O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval "inocente" e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região.

Arraias se orgulha de mostrar, para seus visitantes, toda sua história, seus encantos e segredos, sua cultura, seus monumentos, suas praças, festas populares e sua gente.

Outras atividades econômicas vêm gerando divisas com grande capacidade de compartilhar para o crescimento econômico do município. No turismo apesar de pouco explorado vale ressaltar que, essa atividade se compromete com a preservação de todo o seu patrimônio histórico-cultural que no município possui desde o ano de 1740 até os dias atuais.

Este trabalho mostra, portanto, que Arraias é um destino a ser reestruturado para atrair turistas. Arraias está localizada na Mesorregião Ocidental do Tocantins e é sede da 14ª Região Administrativa do Estado.

REFLEXÃO SOBRE O CONTEÚDOREFLEXÃO SOBRE O CONTEÚDO

Neste momento foi muito importante trabalhar com os alunos o seu conhecimento prévio sobre a temática. A partir da roda de discussão iniciei um trabalho de contextualização histórica sobre “A história de Arraias” utilizando o texto previamente elaborado a partir da discussão em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de forma pedagógica a história de Arraias, cultura, suas lendas e mitos. Através deste estudo os alunos foram capazes de fazer a leitura de um painel histórico exposto no centro da cidade, na Praça Dr. João D’Abreu, que retrata o ciclo evolutivo da cidade, que vai de 1735, com as atividades de mineração e a criação de gado, até 1968, com a instalação da usina hidrelétrica. O painel, construído em 1962, todo em azulejo, é de autoria da artista goiana Maria Guilhermina.

Instiguei o imaginário dos alunos com a interpretação de textos lendários, trabalhando assim o lúdico de uma maneira interativa, onde foi possível fazer um paralelo entre o ensino tradicional e os métodos alternativos de ensino, com a ampla utilização das mídias digitais para realizar o processo de ensino-aprendizagem proposto. Os alunos foram encaminhados para o Laboratório de Informática da escola, onde fizeram uma pesquisa na internet visitando o site da Ong Viva Arraias (www.vivaarraias.org.br).

CONTINUAÇÃO DA REFLEXÃOCONTINUAÇÃO DA REFLEXÃO

Na seqüência da aula, os alunos foram organizados em grupos com o objetivo de realizar uma entrevista com membros da comunidade, tentando buscar mais informações a respeito da história de Arraias. Na tentativa de resgatar a história, foi programada uma sessão de fotos que posteriormente será apresentado no data show aos demais alunos da escola.

Na conclusão da entrevista, o trabalho será exposto na sala de aula, abrindo uma discussão sobre o resultado obtido pelo grupo. Discutiremos com os alunos sobre a importância do equilíbrio entre o homem e sua história. Será solicitado aos alunos que elaborem um texto, relatando a experiência vivenciada. Apresentamos abaixo o painel de fotos que foram expostas na escola.

AVALIAÇÃOAVALIAÇÃO

Serão apresentados aos alunos alguns critérios de avaliação, Serão apresentados aos alunos alguns critérios de avaliação, dentre eles: participação nas aulas, envolvimento com o tema e dentre eles: participação nas aulas, envolvimento com o tema e criatividade. O professor avaliará os alunos em todas as aulas, criatividade. O professor avaliará os alunos em todas as aulas, refletindo e analisando o processo de construção do conhecimento, refletindo e analisando o processo de construção do conhecimento, referente aos objetivos propostos para a temática em estudo.referente aos objetivos propostos para a temática em estudo.

EVIDÊNCIAS – GALERIA DE FOTOSEVIDÊNCIAS – GALERIA DE FOTOS

GRUTA DA FAZENDA FURNAS

PRAÇA DA MATRIZ GRUTA DA FAZENDA FURNAS

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIAUM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

CHAPADA DOS NEGROS – ÁREA DE RUINAS – LUGAR EXATO ONDE SE DEU A ORIGEM DE ARRAIAS

ALGUNS SITES QUE RETRATAM A HISTÓRIA ALGUNS SITES QUE RETRATAM A HISTÓRIA DE ZUMBI E QUE TEM MUITO HAVER COM A DE ZUMBI E QUE TEM MUITO HAVER COM A

NOSSA HISTÓRIANOSSA HISTÓRIA

www.ecodebate.com.br/

www.historiadobrasil.net/quilombos

www.educador.brasilescola.com

PAINEL HISTÓRICO QUE RETRATA O CICLO EVOLUTIVO DA CIDADE

MANIFESTAÇÕES POPULARESMANIFESTAÇÕES POPULARES

CARNAVAL - O ENTRUDO

FESTA DA ROMARIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – PADROEIRA DA CIDADE

COMUNIDADE QUILOMBOLA – LAGOA DA PEDRA

ARTESANATO COMIDA TÍPICA(PAÇOCA)

FILME – ZUMBI DOS PALMARESFILME – ZUMBI DOS PALMARES