PLANO DE ENSINO ECJUS FACULDADE PROJEÇÃO DE …dti.projecao.br/HSNPPC/Upload/23082018100313_PE...

12
PLANO DE ENSINO FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ ECJUS Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho Unidade: FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ Data da última atualização: 06 de agosto de 2018 Disciplina Pré-Requisito Carga Horária Semestre letivo TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II D-904 80h/a 2º/2018 EMENTA Elaboração de pesquisa, fundamentada na prática investigativa e/ou bibliográfica relacionada ao Direito voltados para a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o qual pode ser uma monografia, um anteprojeto de lei ou uma pesquisa supervisionada de prática investigativa, como resultado da pesquisa realizada durante o semestre. OBJETIVOS Objetivo geral: Redigir monografia, anteprojeto de lei, pesquisa quantitativa de campo, ou artigo científico de acordo com a escolha do aluno, devendo observar as diretrizes fixadas pela Coordenação do NPPC para cada uma das modalidades. Objetivos específicos: Analisar os princípios metodológicos de um trabalho científico. Realizar encontros presenciais com o orientador para debates sobre o tema a ser desenvolvido. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Conhecer os fundamentos hermenêuticos do Direito Civil. Compreender a principiologia do Direito Civil mediante o estudo e a discussão de temas do Direito Privado. Compreender as relações privadas e sua interdisciplinaridade com os outros ramos do direito. Entender os problemas sociais, comunitários e humanísticos a partir do estudo dos institutos do Direito Civil. Analisar, de forma crítica e criativa, os conteúdos teóricos do Direito Civil. Aplicar adequadamente os fundamentos interpretativos do Direito Civil. Apresentar capacidade argumentativa fundada em juízo lógico e crítico. Demonstrar aptidão para tomar decisões estratégicas dentro de sua área de atuação. Fazer, a partir da análise de situações reais, a interlocução entre os conteúdos de direito privado e de direito público. Apresentar soluções para os problemas compatíveis com a realidade social que o cerca. CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO Possibilitar ao acadêmico a elaboração de trabalho monográfico baseado na pesquisa científica por meio da proposição de um problema e formulação de hipóteses, tendo como elementos constituintes a originalidade, objetividade e coerência. Com isso espera-se que o egresso possa desenvolver trabalhos acadêmico-científicos de alta qualidade durante sua vida profissional. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Transcript of PLANO DE ENSINO ECJUS FACULDADE PROJEÇÃO DE …dti.projecao.br/HSNPPC/Upload/23082018100313_PE...

PLANO DE ENSINO

FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ

ECJUS

Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI

Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho

Unidade:

FACULDADE PROJEÇÃO DE

GUARÁ

Data da

última

atualização:

06 de agosto de 2018

Disciplina Pré-Requisito Carga

Horária Semestre letivo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II

D-904 80h/a 2º/2018

EMENTA

Elaboração de pesquisa, fundamentada na prática investigativa e/ou bibliográfica relacionada ao Direito voltados para a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o qual pode ser uma monografia, um anteprojeto de lei ou uma pesquisa supervisionada de prática investigativa, como resultado da pesquisa realizada durante o semestre.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Redigir monografia, anteprojeto de lei, pesquisa quantitativa de campo, ou artigo científico de acordo com a escolha do aluno, devendo observar as diretrizes fixadas pela Coordenação do NPPC para cada uma das modalidades.

Objetivos específicos:

Analisar os princípios metodológicos de um trabalho científico. Realizar encontros presenciais com o orientador para debates sobre o tema a ser desenvolvido.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Conhecer os fundamentos hermenêuticos do Direito Civil. Compreender a principiologia do Direito Civil mediante o estudo e a discussão de temas do Direito

Privado. Compreender as relações privadas e sua interdisciplinaridade com os outros ramos do direito. Entender os problemas sociais, comunitários e humanísticos a partir do estudo dos institutos do Direito

Civil. Analisar, de forma crítica e criativa, os conteúdos teóricos do Direito Civil. Aplicar adequadamente os fundamentos interpretativos do Direito Civil. Apresentar capacidade argumentativa fundada em juízo lógico e crítico. Demonstrar aptidão para tomar decisões estratégicas dentro de sua área de atuação. Fazer, a partir da análise de situações reais, a interlocução entre os conteúdos de direito privado e de

direito público. Apresentar soluções para os problemas compatíveis com a realidade social que o cerca.

CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO

Possibilitar ao acadêmico a elaboração de trabalho monográfico baseado na pesquisa científica por meio da proposição de um problema e formulação de hipóteses, tendo como elementos constituintes a originalidade, objetividade e coerência. Com isso espera-se que o egresso possa desenvolver trabalhos acadêmico-científicos de alta qualidade durante sua vida profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

Apresentação dos princípios metodológicos de um TCC:

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão UNIDADE II

Orientações presenciais por meio de agendamento junto ao NPA.

Orientações virtuais por meio da plataforma Moodle.

Revisão do referencial teórico desenvolvido na disciplina de TCC I.

Coleta de dados.

Análise dos dados coletados.

Redação das considerações finais.

Entrega de versão preliminar do TCC. Entrega de versão final para defesa pública perante Banca Examinadora.

METODOLOGIA DE ENSINO

Orientação semipresencial ao acadêmico por meio de encontros presenciais mensais e de forma virtual por meio da plataforma Moodle.

RECURSOS INSTRUCIONAIS

Plataforma Moodle.

ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” possui diálogo com todas as demais disciplinas do curso porque corresponde à concretização final de todos os conhecimentos do aluno a respeito de tema específico escolhido por ele para ser trabalhado de forma analítica e aprofundada de forma científica.

ARTICULAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

A disciplina contribui para o ENADE no sentido de dar ao aluno embasamento teórico-metodológico que o leve a compreender as principais relações sociais que dão origem ao Direito não apenas como fato jurídico, mas também, e principalmente, como fato social. Ao realizar um trabalho monográfico – seja em sua vertente tradicional, a monografia, ou ainda na forma de anteprojeto de lei ou de pesquisa de campo –, o discente extrapola os limites da sala de aula, podendo ter contato direto e mais aprofundado com a literatura a respeito de sua área de interesse. Da mesma forma, o discente, tendo contato com a sociedade na qual vive e está inserido, poderá desenvolver seu senso crítico por meio da análise do âmbito social e da comparação do mesmo com as doutrinas jurídicas, o que dá ao discente embasamento suficiente para seu desenvolvimento intelectual e, principalmente, como ser humano.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Resolução do CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE

Conforme critério estabelecido pela Faculdade Projeção, a avaliação da disciplina é feita oficialmente por duas avaliações, chamadas nesta disciplina respectivamente de “Avaliação A1” e “Avaliação A2”. Contudo, a disciplina de TCC II tem avaliação diferenciada, tendo-se em vista o fato de que seu resultado final é somatório de elementos escritos pelo discente, bem como a realização de sua defesa pública no caso de trabalhos monográficos (monografia, minuta de projeto de lei, pesquisa de campo). Todos os trabalhos serão submetidos a banca seja banca avaliadora (artigos) ou banca examinadora para trabalhos monográficos. As fichas e critérios de avaliação de avaliação são publicadas nos Regulamentos de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais. A Média Final corresponderá ao somatório das notas atribuídas aos critérios constantes nas fichas de avaliação. Para aprovação direta, o discente deverá ter Média Final de no mínimo 6,0 (seis) pontos. Os critérios específicos para a atribuição das notas no trabalho escrito e na apresentação oral estão disponíveis no Regulamento de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, disponíveis no sítio institucional (graduação Direito aba direita), na Plataforma Moodle e no Portal Fidelis.

Qualquer esclarecimento pode ser obtido com o professor orientador ou diretamente com Os Coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica (NPPC).

BIBLIOGRAFIA

Básica: Bibliografia Básica:

1. HENRIQUES, Antônio. Monografia no curso de direito: como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São Paulo: Atlas.

2. CASTILHO, Maria Augusta de. Roteiro para elaboração de monografia em ciências jurídicas. São Paulo: Saraiva.

3. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Bibliografia Complementar:

1. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2. ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Atlas. 3. VIEIRA, Liliane dos Santos. Pesquisa e monografia jurídica na era da informática. Brasília: Brasília

Jurídica. 4. MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito: atualizado de acordo com as

últimas normas da ABNT. São Paulo: Saraiva. 5. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para

os cursos de direito. São Paulo: Saraiva. 6. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma

dissertação e uma tese. São Paulo: Saraiva.

NORMAS BÁSICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

O aluno deverá seguir o Manual de Produção Científica da ECJUS disponível no site da Faculdade Projeção e na plataforma moodle.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA ATIVIDADES

13 a 17 de Agosto

Aula presencial com a coordenadora do NPPC (Explicações sobre as regras da disciplina prática).

20 a 24 de Agosto

Vinculação dos alunos aos orientadores no “HOTSITE”: www.dti.projecao.br/hsnppc.

20 a 27 de Agosto

Prazo para requerimento na CIAA solicitando troca de orientador (mediante justificativa comprovada, número do TICKET de vinculação e possibilidade de vaga), à coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

27 de Agosto

Início das orientações (no mínimo 3 ao longo do semestre)

06 de Setembro

Vinculação automática, pela coordenação do NPPC, dos alunos que não se vincularam a um orientador pelo Hotsite.

10 de Setembro

Liberação do acesso às turmas na plataforma AVA.

21 a 28 de Setembro

Postagem obrigatória no AVA, da primeira parte do TCC (Trabalhos Monográficos e Artigos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

29 de Setembro a

02 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

03 a 09 de Outubro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

10 de outubro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

15 de outubro

Depósito físico do ARTIGO impresso em 2 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

19 a 26 de Outubro

Postagem obrigatória no AVA, da segunda parte do TCC (Trabalhos Monográficos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

27 a 30 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

31 de Outubro a

06 de Novembro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

07 de Novembro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

12 de Novembro

Depósito físico da MONOGRAFIA, impressa em 3 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

26 de Novembro

Divulgação das bancas examinadoras.

03 a 07 de Dezembro

Período de realização das bancas examinadoras (Artigos e trabalhos monográficos)

03 a 12 de Dezembro

Postagem obrigatória da versão final APÓS A BANCA EXAMINADORA na plataforma AVA (artigos e trabalhos monográficos) com ou sem correções solicitadas. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

14 de Dezembro

Data final para lançamento das notas

OBSERVAÇÕES

Qualquer alteração será comunicado aos alunos na plataforma Moodle da respectiva disciplina

Não existirá a possibilidade de alteração de qualquer desses prazos

PLANO DE ENSINO

FACULDADE PROJEÇÃO DE TAGUATINGA

ECJUS

Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI

Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho

Unidade:

FACULDADE PROJEÇÃO DE

TAGUATINGA

Data da

última

atualização:

06 de agosto de 2018

Disciplina Pré-Requisito Carga

Horária Semestre letivo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II

D-904 80h/a 2º/2018

EMENTA

Elaboração de pesquisa, fundamentada na prática investigativa e/ou bibliográfica relacionada ao Direito voltados para a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o qual pode ser uma monografia, um anteprojeto de lei ou uma pesquisa supervisionada de prática investigativa, como resultado da pesquisa realizada durante o semestre.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Redigir monografia, anteprojeto de lei, pesquisa quantitativa de campo, ou artigo científico de acordo com a escolha do aluno, devendo observar as diretrizes fixadas pela Coordenação do NPPC para cada uma das modalidades.

Objetivos específicos:

Analisar os princípios metodológicos de um trabalho científico. Realizar encontros presenciais com o orientador para debates sobre o tema a ser desenvolvido.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Conhecer os fundamentos hermenêuticos do Direito Civil. Compreender a principiologia do Direito Civil mediante o estudo e a discussão de temas do Direito

Privado. Compreender as relações privadas e sua interdisciplinaridade com os outros ramos do direito. Entender os problemas sociais, comunitários e humanísticos a partir do estudo dos institutos do Direito

Civil. Analisar, de forma crítica e criativa, os conteúdos teóricos do Direito Civil. Aplicar adequadamente os fundamentos interpretativos do Direito Civil. Apresentar capacidade argumentativa fundada em juízo lógico e crítico. Demonstrar aptidão para tomar decisões estratégicas dentro de sua área de atuação. Fazer, a partir da análise de situações reais, a interlocução entre os conteúdos de direito privado e de

direito público. Apresentar soluções para os problemas compatíveis com a realidade social que o cerca.

CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO

Possibilitar ao acadêmico a elaboração de trabalho monográfico baseado na pesquisa científica por meio da proposição de um problema e formulação de hipóteses, tendo como elementos constituintes a originalidade, objetividade e coerência. Com isso espera-se que o egresso possa desenvolver trabalhos acadêmico-científicos de alta qualidade durante sua vida profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

Apresentação dos princípios metodológicos de um TCC:

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão UNIDADE II

Orientações presenciais por meio de agendamento junto ao NPA.

Orientações virtuais por meio da plataforma Moodle.

Revisão do referencial teórico desenvolvido na disciplina de TCC I.

Coleta de dados.

Análise dos dados coletados.

Redação das considerações finais.

Entrega de versão preliminar do TCC. Entrega de versão final para defesa pública perante Banca Examinadora.

METODOLOGIA DE ENSINO

Orientação semipresencial ao acadêmico por meio de encontros presenciais mensais e de forma virtual por meio da plataforma Moodle.

RECURSOS INSTRUCIONAIS

Plataforma Moodle.

ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” possui diálogo com todas as demais disciplinas do curso porque corresponde à concretização final de todos os conhecimentos do aluno a respeito de tema específico escolhido por ele para ser trabalhado de forma analítica e aprofundada de forma científica.

ARTICULAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

A disciplina contribui para o ENADE no sentido de dar ao aluno embasamento teórico-metodológico que o leve a compreender as principais relações sociais que dão origem ao Direito não apenas como fato jurídico, mas também, e principalmente, como fato social. Ao realizar um trabalho monográfico – seja em sua vertente tradicional, a monografia, ou ainda na forma de anteprojeto de lei ou de pesquisa de campo –, o discente extrapola os limites da sala de aula, podendo ter contato direto e mais aprofundado com a literatura a respeito de sua área de interesse. Da mesma forma, o discente, tendo contato com a sociedade na qual vive e está inserido, poderá desenvolver seu senso crítico por meio da análise do âmbito social e da comparação do mesmo com as doutrinas jurídicas, o que dá ao discente embasamento suficiente para seu desenvolvimento intelectual e, principalmente, como ser humano.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Resolução do CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE

Conforme critério estabelecido pela Faculdade Projeção, a avaliação da disciplina é feita oficialmente por duas avaliações, chamadas nesta disciplina respectivamente de “Avaliação A1” e “Avaliação A2”. Contudo, a disciplina de TCC II tem avaliação diferenciada, tendo-se em vista o fato de que seu resultado final é somatório de elementos escritos pelo discente, bem como a realização de sua defesa pública no caso de trabalhos monográficos (monografia, minuta de projeto de lei, pesquisa de campo). Todos os trabalhos serão submetidos a banca seja banca avaliadora (artigos) ou banca examinadora para trabalhos monográficos. As fichas e critérios de avaliação de avaliação são publicadas nos Regulamentos de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais. A Média Final corresponderá ao somatório das notas atribuídas aos critérios constantes nas fichas de avaliação. Para aprovação direta, o discente deverá ter Média Final de no mínimo 6,0 (seis) pontos. Os critérios específicos para a atribuição das notas no trabalho escrito e na apresentação oral estão disponíveis no Regulamento de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, disponíveis no sítio institucional (graduação Direito aba direita), na Plataforma Moodle e no Portal Fidelis. Qualquer esclarecimento pode ser obtido com o professor orientador ou diretamente com Os Coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica (NPPC).

BIBLIOGRAFIA

Básica: Bibliografia Básica:

4. HENRIQUES, Antônio. Monografia no curso de direito: como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São Paulo: Atlas.

5. CASTILHO, Maria Augusta de. Roteiro para elaboração de monografia em ciências jurídicas. São Paulo: Saraiva.

6. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Bibliografia Complementar:

7. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 8. ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Atlas. 9. VIEIRA, Liliane dos Santos. Pesquisa e monografia jurídica na era da informática. Brasília: Brasília

Jurídica. 10. MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito: atualizado de acordo com as

últimas normas da ABNT. São Paulo: Saraiva. 11. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para

os cursos de direito. São Paulo: Saraiva. 12. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma

dissertação e uma tese. São Paulo: Saraiva.

NORMAS BÁSICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

O aluno deverá seguir o Manual de Produção Científica da ECJUS disponível no site da Faculdade Projeção e na plataforma moodle.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA ATIVIDADES

13 a 17 de Agosto

Aula presencial com a coordenadora do NPPC (Explicações sobre as regras da disciplina prática).

20 a 24 de Agosto

Vinculação dos alunos aos orientadores no “HOTSITE”: www.dti.projecao.br/hsnppc.

20 a 27 de Agosto

Prazo para requerimento na CIAA solicitando troca de orientador (mediante justificativa comprovada, número do TICKET de vinculação e possibilidade de vaga), à coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

27 de Agosto

Início das orientações (no mínimo 3 ao longo do semestre)

06 de Setembro

Vinculação automática, pela coordenação do NPPC, dos alunos que não se vincularam a um orientador pelo Hotsite.

10 de Setembro

Liberação do acesso às turmas na plataforma AVA.

21 a 28 de Setembro

Postagem obrigatória no AVA, da primeira parte do TCC (Trabalhos Monográficos e Artigos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

29 de Setembro a

02 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

03 a 09 de Outubro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

10 de outubro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

15 de outubro

Depósito físico do ARTIGO impresso em 2 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

19 a 26 de Outubro

Postagem obrigatória no AVA, da segunda parte do TCC (Trabalhos Monográficos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

27 a 30 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

31 de Outubro a

06 de Novembro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

07 de Novembro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

12 de Novembro

Depósito físico da MONOGRAFIA, impressa em 3 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

26 de Novembro

Divulgação das bancas examinadoras.

03 a 07 de Dezembro

Período de realização das bancas examinadoras (Artigos e trabalhos monográficos)

03 a 12 de Dezembro

Postagem obrigatória da versão final APÓS A BANCA EXAMINADORA na plataforma AVA (artigos e trabalhos monográficos) com ou sem correções solicitadas. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

14 de Dezembro

Data final para lançamento das notas

OBSERVAÇÕES

Qualquer alteração será comunicado aos alunos na plataforma Moodle da respectiva disciplina

Não existirá a possibilidade de alteração de qualquer desses prazos

PLANO DE ENSINO

FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO

ECJUS

Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI

Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho

Unidade:

FACULDADE PROJEÇÃO DE

SOBRADINHO

Data da

última

atualização:

06 de agosto de 2018

Disciplina Pré-Requisito Carga

Horária Semestre letivo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II

D-904 80h/a 2º/2018

EMENTA

Elaboração de pesquisa, fundamentada na prática investigativa e/ou bibliográfica relacionada ao Direito voltados para a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), o qual pode ser uma monografia, um anteprojeto de lei ou uma pesquisa supervisionada de prática investigativa, como resultado da pesquisa realizada durante o semestre.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Redigir monografia, anteprojeto de lei, pesquisa quantitativa de campo, ou artigo científico de acordo com a escolha do aluno, devendo observar as diretrizes fixadas pela Coordenação do NPPC para cada uma das modalidades.

Objetivos específicos:

Analisar os princípios metodológicos de um trabalho científico. Realizar encontros presenciais com o orientador para debates sobre o tema a ser desenvolvido.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Conhecer os fundamentos hermenêuticos do Direito Civil. Compreender a principiologia do Direito Civil mediante o estudo e a discussão de temas do Direito

Privado. Compreender as relações privadas e sua interdisciplinaridade com os outros ramos do direito. Entender os problemas sociais, comunitários e humanísticos a partir do estudo dos institutos do Direito

Civil. Analisar, de forma crítica e criativa, os conteúdos teóricos do Direito Civil. Aplicar adequadamente os fundamentos interpretativos do Direito Civil. Apresentar capacidade argumentativa fundada em juízo lógico e crítico. Demonstrar aptidão para tomar decisões estratégicas dentro de sua área de atuação. Fazer, a partir da análise de situações reais, a interlocução entre os conteúdos de direito privado e de

direito público. Apresentar soluções para os problemas compatíveis com a realidade social que o cerca.

CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO

Possibilitar ao acadêmico a elaboração de trabalho monográfico baseado na pesquisa científica por meio da proposição de um problema e formulação de hipóteses, tendo como elementos constituintes a originalidade, objetividade e coerência. Com isso espera-se que o egresso possa desenvolver trabalhos acadêmico-científicos de alta qualidade durante sua vida profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

Apresentação dos princípios metodológicos de um TCC:

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão UNIDADE II

Orientações presenciais por meio de agendamento junto ao NPA.

Orientações virtuais por meio da plataforma Moodle.

Revisão do referencial teórico desenvolvido na disciplina de TCC I.

Coleta de dados.

Análise dos dados coletados.

Redação das considerações finais.

Entrega de versão preliminar do TCC. Entrega de versão final para defesa pública perante Banca Examinadora.

METODOLOGIA DE ENSINO

Orientação semipresencial ao acadêmico por meio de encontros presenciais mensais e de forma virtual por meio da plataforma Moodle.

RECURSOS INSTRUCIONAIS

Plataforma Moodle.

ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” possui diálogo com todas as demais disciplinas do curso porque corresponde à concretização final de todos os conhecimentos do aluno a respeito de tema específico escolhido por ele para ser trabalhado de forma analítica e aprofundada de forma científica.

ARTICULAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

A disciplina contribui para o ENADE no sentido de dar ao aluno embasamento teórico-metodológico que o leve a compreender as principais relações sociais que dão origem ao Direito não apenas como fato jurídico, mas também, e principalmente, como fato social. Ao realizar um trabalho monográfico – seja em sua vertente tradicional, a monografia, ou ainda na forma de anteprojeto de lei ou de pesquisa de campo –, o discente extrapola os limites da sala de aula, podendo ter contato direto e mais aprofundado com a literatura a respeito de sua área de interesse. Da mesma forma, o discente, tendo contato com a sociedade na qual vive e está inserido, poderá desenvolver seu senso crítico por meio da análise do âmbito social e da comparação do mesmo com as doutrinas jurídicas, o que dá ao discente embasamento suficiente para seu desenvolvimento intelectual e, principalmente, como ser humano.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Resolução do CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE

Conforme critério estabelecido pela Faculdade Projeção, a avaliação da disciplina é feita oficialmente por duas avaliações, chamadas nesta disciplina respectivamente de “Avaliação A1” e “Avaliação A2”. Contudo, a disciplina de TCC II tem avaliação diferenciada, tendo-se em vista o fato de que seu resultado final é somatório de elementos escritos pelo discente, bem como a realização de sua defesa pública no caso de trabalhos monográficos (monografia, minuta de projeto de lei, pesquisa de campo). Todos os trabalhos serão submetidos a banca seja banca avaliadora (artigos) ou banca examinadora para trabalhos monográficos. As fichas e critérios de avaliação de avaliação são publicadas nos Regulamentos de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais. A Média Final corresponderá ao somatório das notas atribuídas aos critérios constantes nas fichas de avaliação. Para aprovação direta, o discente deverá ter Média Final de no mínimo 6,0 (seis) pontos. Os critérios específicos para a atribuição das notas no trabalho escrito e na apresentação oral estão disponíveis no Regulamento de TCC da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, disponíveis no sítio institucional (graduação Direito aba direita), na Plataforma Moodle e no Portal Fidelis.

Qualquer esclarecimento pode ser obtido com o professor orientador ou diretamente com Os Coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica (NPPC).

BIBLIOGRAFIA

Básica: Bibliografia Básica:

7. HENRIQUES, Antônio. Monografia no curso de direito: como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São Paulo: Atlas.

8. CASTILHO, Maria Augusta de. Roteiro para elaboração de monografia em ciências jurídicas. São Paulo: Saraiva.

9. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Bibliografia Complementar:

13. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 14. ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. Atlas. 15. VIEIRA, Liliane dos Santos. Pesquisa e monografia jurídica na era da informática. Brasília: Brasília

Jurídica. 16. MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito: atualizado de acordo com as

últimas normas da ABNT. São Paulo: Saraiva. 17. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para

os cursos de direito. São Paulo: Saraiva. 18. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma

dissertação e uma tese. São Paulo: Saraiva.

NORMAS BÁSICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

O aluno deverá seguir o Manual de Produção Científica da ECJUS disponível no site da Faculdade Projeção e na plataforma moodle.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA ATIVIDADES

13 a 17 de Agosto

Aula presencial com a coordenadora do NPPC (Explicações sobre as regras da disciplina prática).

20 a 24 de Agosto

Vinculação dos alunos aos orientadores no “HOTSITE”: www.dti.projecao.br/hsnppc.

20 a 27 de Agosto

Prazo para requerimento na CIAA solicitando troca de orientador (mediante justificativa comprovada, número do TICKET de vinculação e possibilidade de vaga), à coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

27 de Agosto

Início das orientações (no mínimo 3 ao longo do semestre)

06 de Setembro

Vinculação automática, pela coordenação do NPPC, dos alunos que não se vincularam a um orientador pelo Hotsite.

10 de Setembro

Liberação do acesso às turmas na plataforma AVA.

21 a 28 de Setembro

Postagem obrigatória no AVA, da primeira parte do TCC (Trabalhos Monográficos e Artigos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

29 de Setembro a

02 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

03 a 09 de Outubro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

10 de outubro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

15 de outubro

Depósito físico do ARTIGO impresso em 2 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

19 a 26 de Outubro

Postagem obrigatória no AVA, da segunda parte do TCC (Trabalhos Monográficos). PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H. A não postagem gera REPROVAÇÃO

27 a 30 de Outubro

Prazo para requerimento na CIAA solicitando postagem não realizada (por motivos técnicos na plataforma. Anexar print da tela e todos os meios probatórios), á coordenação do NPPC. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H

31 de Outubro a

06 de Novembro

Análise dos pedidos pela coordenação do NPPC. APENAS MEDIANTE REQUERIMENTO NA CIAA

07 de Novembro

Realização da Postagem no AVA, para os requerimentos deferidos pela coordenação do NPPC, controlado pelo NEAD. PRAZO IMPRORROGÁVEL E HORA MARCADA PELO NEAD. A não postagem gera REPROVAÇÃO. Entrar em contato com NEAD (3451-3930)

12 de Novembro

Depósito físico da MONOGRAFIA, impressa em 3 vias e 1 CD. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

26 de Novembro

Divulgação das bancas examinadoras.

03 a 07 de Dezembro

Período de realização das bancas examinadoras (Artigos e trabalhos monográficos)

03 a 12 de Dezembro

Postagem obrigatória da versão final APÓS A BANCA EXAMINADORA na plataforma AVA (artigos e trabalhos monográficos) com ou sem correções solicitadas. PRAZO IMPRORROGÁVEL ATÉ ÁS 22H.

14 de Dezembro

Data final para lançamento das notas

OBSERVAÇÕES

Qualquer alteração será comunicado aos alunos na plataforma Moodle da respectiva disciplina

Não existirá a possibilidade de alteração de qualquer desses prazos