Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu...

13
Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Português Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre. Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir às videoaulas dos assuntos indicados. O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de: 1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre) 1 prova com 10 (dez) questões tipo teste 1 lista de exercícios 2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre) 1 prova com 10 (dez) questões tipo teste 1 lista de exercícios Matéria a ser estudada (conteúdo) 1º bimestre VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 1 Figuras de palavras (comparação, metáfora, metonímia, antonomásia e ironia) e metalinguagem (páginas 10 a 17) 1 2 Pontuação e sintaxe do período simples (páginas 29 a 32) 1 3 Predicado nominal e verbos de ligação (páginas 54 a 56) LISTA DE EXERCÍCIOS 1º bimestre 1. Leia o trecho de um diálogo entre pai e filho e responda ao que se pede. “ – Quero te entender, meu filho, mas já não entendo nada. Misturo coisas quando falo, não desconheço, são as palavras que me empurram, mas estou lúcido, pai, sei onde me contradigo, piso quem sabe em falso, pode até parecer que exorbito, e se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro. Mesmo confundindo, nunca me perco, distingo para o meu uso os fios do que estou dizendo.” (Raduan Nassar. Lavoura Arcaica.) Traduza, em linguagem de sentido denotativo, o que está dito de forma figurada na frase: “ se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro.”

Transcript of Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu...

Page 1: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

Série/Ano: 9º ANO Português

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir às videoaulas dos assuntos indicados.

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre)

1 prova com 10 (dez) questões tipo teste

1 lista de exercícios

2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre)

1 prova com 10 (dez) questões tipo teste

1 lista de exercícios

Matéria a ser estudada (conteúdo) – 1º bimestre

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

1 1 Figuras de palavras (comparação, metáfora, metonímia, antonomásia e ironia) e

metalinguagem (páginas 10 a 17)

1 2 Pontuação e sintaxe do período simples (páginas 29 a 32)

1 3 Predicado nominal e verbos de ligação (páginas 54 a 56)

LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º bimestre

1. Leia o trecho de um diálogo entre pai e filho e responda ao que se pede. “ – Quero te entender, meu filho, mas já não entendo nada. – Misturo coisas quando falo, não desconheço, são as palavras que me empurram, mas estou lúcido, pai, sei onde me contradigo, piso quem sabe em falso, pode até parecer que exorbito, e se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro. Mesmo confundindo, nunca me perco, distingo para o meu uso os fios do que estou dizendo.”

(Raduan Nassar. Lavoura Arcaica.)

Traduza, em linguagem de sentido denotativo, o que está dito de forma figurada na frase: “ se há farelo nisso tudo, posso assegurar, pai, que tem muito grão inteiro.”

Page 2: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

2. Explique o sentido denotativo presente em cada metáfora a seguir:

a) As suas palavras cortaram o silêncio. b) O relógio pingava as horas, uma a uma, vagarosamente. c) Ela se levantou e fuzilou-me com o olhar.

3. Uma das figuras de linguagem estudadas foi a “ironia.” Explique, com suas palavras, em que consiste essa figura de pensamento e construa um exemplo dela em um parágrafo inédito.

Leia a letra da música abaixo para responder ao próximo exercício:

A RAÇA HUMANA - Gilberto Gil A raça humana é Uma semana Do trabalho de Deus

A raça humana é a ferida acesa Uma beleza, uma podridão O fogo eterno e a morte A morte e a ressurreição A raça humana é o cristal de lágrima Da lavra da solidão Da mina, cujo mapa Traz na palma da mão

A raça humana risca, rabisca, pinta A tinta, a lápis, carvão ou giz O rosto da saudade Que traz do gênesis Dessa semana santa Entre parênteses Desse divino oásis Da grande apoteose Da perfeição divina Na Grande Síntese

A raça humana é Uma semana Do trabalho de Deus

(Todas as Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 261.)

4. Ao conceituar a raça humana, de qual figura de palavra o eu lírico faz uso no verso: "A raça humana é a ferida acesa”? Interprete o que ele quis dizer com esse recurso.

5. Observe os quadrinhos:

Há neles uma figura de linguagem. Identifique-a e explique-a. 6. Identifique qual a figura de linguagem predominante em cada frase: metáfora, comparação, ironia, metonímia ou antonomásia.

a) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos.

b)Aquele velho é uma raposa!

c) "Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.".

d)Aquela melodia era música nos meus ouvidos.

Page 3: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

e) Era possível ouvir o grito irritante daquela linda criança.

f) Não tenho mais Maizena em casa.

g)Meu sorriso é uma fenda de carvão no chão.

h)Procurou no Aurélio o significado daquela palavra.

i) O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.

j) Uma coisa triste no fundo da sala./ me disseram que era Chopin.

k) O noivo da minha irmã pediu a mão dela em casamento.

l) O Rei do Pop vendeu milhões de discos na década de 1990.

m) Meu verso é sangue ... Volúpia ardente.

n)A Cidade Luz fica ainda mais linda no outono.

o)As velas do barco vão sair para pescar.

p)Não sabem governar sua cozinha e querem governar o mundo.

q)Ninguém pode negar que as mãos dos trombadinhas eram ágeis.

r) A Rainha dos Baixinhos não faz mais parte do elenco da TV Globo.

s) Não tinha teto em que se abrigasse.

t) Ouvi Mozart com emoção.

u)As indústrias despejam a morte nos rios.

v) Coube-me a boa sorte de não comprar o pão com o suor do meu rosto.

7. Leia este trecho do poema Outro Noturno, de Murilo Mendes. A Baía de Guanabara, diferente das outras baías, é camarada, recebe na sala de visitas todos os navios do mundo e não fecha a cara. tudo perde o equilíbrio desta noite. as estrelas não são mais constelações célebres, são lamparinas com ares domingueiros. Para se referir às águas da baía, qual a metáfora empregada pelo poeta? 8. A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, devendo haver uma relação de sentido entre ambas. Leia atentamente os exemplos abaixo e, em seguida, explique a relação de sentido estabelecida pela presença da metonímia em cada um deles:

a) Mildred tomou um vidro inteiro de comprimidos. b) Leio Monteiro Lobato desde criança.

9. Leia o poema abaixo e explique por que se pode afirmar que, nele, há o predomínio da função metalinguística.

Desencontrários Mandei a palavra rimar, ela não me obedeceu. Falou em mar, em céu, em rosa, em grego, em silêncio, em prosa. Parecia fora de si, a sílaba silenciosa.

Mandei a frase sonhar, e ela se foi num labirinto. Fazer poesia, eu sinto, apenas isso. Dar ordens a um exército, para conquistar um império extinto.

Leminski, Paulo. In:__Desencontrários. São Paulo, Compahnia das Letras, 2013

Page 4: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

10. Explique, em um parágrafo, de que maneira a função metalinguística se presentifica no texto abaixo. Enciclopédia Hécate ou Hécata, em gr. Hekáté. Mit gr. Divindade lunar e marinha, de tríplice forma (muitas vezes com três cabeças e três corpos). Era uma deusa órfica, parece que originária da Trácia. Enviava aos homens os terrores noturnos, os fantasmas e os espectros. Os romanos a veneravam como deusa da magia infernal.

CESAR, Ana Cristina. Enciclopédia. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016. p.35.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

VIVA COPACABANA!

"Em que pese as suas mais que exaltadas qualidades, o Rio de Janeiro é uma cidade que tem, entre suas

peculiaridades, uma vocação enorme para ecoar superficialidades. De repente, a moda pega. Alguém falou,

ninguém sabe bem quem. Mas pareceu inteligente, o colunista moderno publicou, pronto: a moda pegou. A última,

agora, é jogar pedra em Copacabana, a Geni da vez.

De fato, seus detratores, pessoas que não amam o Rio de Janeiro, chegaram a inventar um substantivo -

copacabanização - para designar tudo de ruim que pode acontecer a um bairro, como se ali, à beira do Atlântico,

houvesse renascido uma versão tropical de Sodoma e Gomorra. Que coisa feia! Copacabana é um símbolo do

Rio!"

(Luiz Paulo Conde - O Globo / 2001)

11. a) No segundo parágrafo, há uma passagem que caracteriza a função metalinguística. Identifique-

a.

b) Explique a intertextualidade presente no primeiro parágrafo do texto. Caso sinta dificuldade, ouça a

música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque.

12. Quando a oração se dispõe em ordem direta, não se separam por vírgula seus termos imediatos. Assim, não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado, entre verbo e seu complemento e entre nome e seu complemento ou adjunto, mesmo que, na fala, haja pausa entre esses termos. Lembrando-se disso, explique os erros no emprego da vírgula nas frases abaixo. Utilize seus conhecimentos em análise sintática para justificar suas respostas.

a) Meu pai e minha mãe, sempre se preocupam comigo. b) Muitos alunos estudaram, a matéria com afinco. c) Muitos imigrantes europeus, chegaram ao Brasil naquele ano. d) Todos os alunos apresentaram, o texto ao professor. e) A áspera resposta ao candidato, deixou-o magoado.

13. Leia atentamente os trechos a seguir e explique gramaticalmente o emprego das vírgulas:

a) O personagem central, Guy Montag, trabalha como "bombeiro". b) Através dos anos, o romance foi submetido a várias interpretações.

Page 5: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

14. Quando o adjunto adverbial estiver intercalado (no início ou meio da oração), ele deve vir isolado por vírgulas. Utilizando essa regra, sublinhe os adjuntos adverbiais e pontue adequadamente as frases abaixo:

a) Com afinco muitos alunos estudaram a matéria da prova. b) Os candidatos naquele dia receberam a imprensa. c) De repente todos se levantaram. d) No dia de seu casamento por absoluta falta de tempo não fui cumprimenta-lo. e) Desejo nas próximas férias ir até o Rio. f) Espero no próximo mês comprar um vestido novo. g) Sem pressa caminhamos para casa. h) Por impulso de momento todos os presentes se puseram de pé. i) Luta-se muito hoje em dia pela paz mundial. j) É provável que no próximo ano tenhamos melhores alunos. k) De maneira assombrosa José foi aplaudido pelos seus feitos heroicos. l) Na guerra pessoas inocentes morrem. m) Naquela tarde João aborreceu-se terrivelmente.

15. Use a vírgula para separar o vocativo das frases a seguir. Não se esqueça de que a vírgula é obrigatória para isolar o vocativo, esteja ele no começo, no meio ou no fim da frase.

a) Maria onde estão minhas chaves? b) Menino você ainda não sabe o que é um livro? c) Ó José dize-me que horas são? d) Rapazes estudem mais suas lições. e) Minha amiga não se aborreça pelo que aconteceu ontem. f) Não sei o que hei de dizer minha filha. g) Qual é professor a matéria para a prova final? h) Querido não brinque enquanto o professor explica a matéria. i) Oh papai o senhor não faz ideia de como estava bom lá na fazenda. j) Marcela traga-me aquele livro. k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado ao atravessar a rua. o) Maria por que não terminou o vestido? p) Foi você Júlio que ganhou o concurso este ano?

16. Considerando que se usa a vírgula, no interior da oração, para isolar o aposto, coloque a vírgula nas frases seguintes:

a) João o engraxate está doente. b) José de Alencar o mais popular dos romancistas brasileiros nasceu no Ceará. c) José Bonifácio o patriarca da Independência foi um grande patriota. d) Os bandeirantes homens destemidos aumentaram os limites do Brasil. e) Paris a cidade luz é muito apreciada pelos turistas. f) A bandeira brasileira símbolo da nossa Pátria tem quatro cores. g) Machado de Assis grande escritor brasileiro escreveu Quincas Borba. h) Pedro II ex-imperador do Brasil morreu exilado. i) “A moreninha” obra de Macedo já foi editada várias vezes. j) Pertence a Bilac o príncipe dos poetas brasileiros a letra do hino à Bandeira. k) O lobo animal feroz atacou de repente o rebanho. l) A seca fenômeno natural está sempre a castigar o nordestino.

Page 6: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

m) Santos Dummont o pai da aviação foi julgado como sábio. 17. Considerando que o uso da vírgula é necessário sempre que houver um predicativo do sujeito intercalado ou antecipado em uma oração, pontue devidamente as seguintes frases, nas quais o predicativo do sujeito aparece deslocado no início da oração.

a) Inquietos os espectadores aguardavam o início do espetáculo. b) Tristes os eleitores aceitaram a vitória do novo prefeito. c) Arrependido o réu ouviu a sentença. d) Triste e desamparada a criança olhava para o caso que se afastava. e) Agitada a plateia aplaudia sem parar. f) Nervoso o aluno apresentou seu trabalho durante a aula. g) Interessados e estudiosos os alunos ouviam o que o professor dizia.

18. Reescreva as frases do exercício acima mudando a posição dos predicativos do sujeito de maneira que eles fiquem intercalados: 19. Identifique e classifique o predicado (verbal ou nominal) das orações a seguir. Em seguida, sublinhe o núcleo de cada predicado:

a) Gabriela ficou feliz com a notícia recebida. b) Verifique suas anotações mais de uma vez. c) As meninas estavam agitadas com a aproximação do desfile. d) A ilha está deserta. e) Os jovens gostam de aventuras. f) O cantor dedicou a música a uma amiga. g) Fernanda estava triste. h) O lavrador cultiva a terra. i) O romântico jovem passeava no parque municipal. j) Era medrosa aquela criança. k) Juliana ficou em casa. l) Juliana ficou doente. m) O goleiro habilidoso desvia a bola com a ponta dos dedos.

20. Leia: “A coisa mais importante que tivemos de meter na cabeça é que nós não éramos importantes, que não devíamos ser pedantes: nós não nos sentíamos superiores a ninguém mais neste mundo. Somos nada mais do que as capas empoeiradas dos livros, sem qualquer valor intrínseco.” (Bradbury, Ray.

Fahrenheit 451)

Considerando que verbo de ligação é aquele que serve como elemento de ligação do sujeito com o seu atributo, identifique e transcreva dois verbos de ligação contidos no trecho acima e, em seguida, indique os seus respectivos predicativos do sujeito. (valor: 0,4)

Verbo de Ligação:

Predicativo do Sujeito:

Verbo de Ligação:

Predicativo do Sujeito:

Page 7: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

Matéria a ser estudada (conteúdo) – 2º bimestre

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

1 4 Orações adjetivas e pronome relativo (páginas 73 a 76)

2 6 Orações Subordinadas Substantivas, Adjetivas e Adverbiais (páginas 13 a 20)

2 7 Intertextualidade (páginas 36 a 41)

2 9 Modo Imperativo (páginas 82 a 87)

LISTA DE EXERCÍCIOS – 2º bimestre

Orações Subordinadas Adjetivas e Pronomes Relativos 1. Transforme em orações subordinadas adjetivas os adjetivos do poema seguinte.

Lembrete Se procurar bem, você acaba encontrando não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida.

(Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. p.95.)

2. Identifique e classifique as orações subordinadas adjetivas de cada período.

a) Ele montou um cenário cujos detalhes também contribuíram para o suspense. b) Hitchcock dirigiu “O homem que sabia demais”. c) Você foi ver o filme de que lhe falei? d) O diretor do filme foi homem que, no teatro, trabalhava com mágicas.

3. Explique a diferença de sentido entre os pares de orações subordinadas adjetivas e classifique-as em EXPLICATIVA ou RESTRITIVA: a) I. O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente. II. O homem que se considera racional muitas vezes age animalescamente. b) I. Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito. II. Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito. c) I. O circo de cavalinhos que era esperado para março antecipou sua chegada. II. O circo de cavalinhos, que era esperado para março, antecipou sua chegada.

Page 8: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

4. Numa cidade, os motoristas de ônibus urbanos estavam em greve por melhores salários. Certo dia, um jornal da cidade publicou, a esse respeito, a seguinte manchete:

Motoristas que receberam aumento voltaram ao trabalho. Uma pessoa lê a notícia e diz a alguém: “– O jornal está noticiando que a greve dos motoristas acabou”. Pergunta-se: essa pessoa interpretou adequadamente o que leu? Explique sua resposta. 5. Empregue os pronomes relativos para unir, em um só período, as frases de cada item.

a) O videoclipe foi construído com imagens do século XIX. O videoclipe concorreu a dois prêmios. b) A fazenda estava repleta de borboletas. O poeta morou na fazenda. c) Li seu último romance. A publicação de seu último romance é recente. d) O crítico comentou duas de suas obras. Você falou dessas duas obras ontem. e) A casa era espaçosa e arejada. Moramos lá por quatro anos. f) Paguei a última prestação. O vencimento da última prestação foi em fevereiro. g) O gerente do banco ligou duas vezes. Você falou do gerente ainda ontem.

Orações Subordinadas Adverbiais 6. Identifique as conjunções subordinativas que introduzem as orações subordinadas adverbiais abaixo e, em seguida, indique a relação de sentido estabelecida por elas (tempo / concessão / causa / consequência / finalidade / condição / proporção / conformidade / comparação)

a) Admirava-o muito, embora não o conhecesse pessoalmente.

b) Enquanto foi rico, todos o procuravam.

c) Se o conhecesse, não o condenarias.

d) Relatei os fatos como os ouvi.

e) A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o solo.

f) Como não me atenderam, repreendi-os severamente.

g) O homem age conforme pensa.

h) Quando escurecia, as casas esvaziavam.

i) À medida que se vive, mais se aprende.

j) Aproximei-me dele a fim de que me ouvisse melhor.

k) À proporção que avançávamos, as casas iam rareando.

l) Faltou à reunião, visto que estava doente.

m) Vim hoje, conforme lhe prometi.

n) O valor do salário, ao passo que os preços sobem, vai diminuindo.

o) As notícias de casa eram boas, de maneira que pude prolongar minha viagem.

p) Fazia tanto frio que meus dedos estavam endurecidos.

7. Classifique as orações subordinadas adverbiais destacadas abaixo em: causal, comparativa, concessiva, condicional, conformativa, consecutiva, final, proporcional ou temporal.

Page 9: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

a) A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já haviam previsto os analistas econômicos.

b)“Subi a escada. A escuridão era tão viscosa que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho entre os degraus.” (Lygia Fagundes Telles)

c) “Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)

d)“Desde que acordara uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma.” (Eça de Queirós)

e) Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água do açude ia minguando com a longa estiagem.

f) Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.

g)Assim que você sair, feche a porta.

h)“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.” (Fernando Pessoa)

i) Quanto mais ouço essa música, mais a aprecio.

j) “Como o silêncio se propagasse, Anselmo resolveu rompê-lo.” (Machado de Assis)

k) “Negro Pastinha segurou o rapaz, como era seu costume.” (Jorge Amado)

l) “Pus-me a rezar a Santa Bárbara / como se fosse a velha tia de alguém...” (Alberto Caeiro)

m) A garota riu tanto, que se engasgou.

n)Mesmo que chova, iremos à praia.

o)O pai sempre trabalhou para que os filhos tivessem um bom estudo.

p)“Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda minha vida interior.” (Eça de Queirós)

q)Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.

r) Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.

s) Mesmo que chova, iremos à praia. 8. Reúna os pares de orações em um período composto, de modo a estabelecer entre elas a relação de sentido indicada em cada caso. Flexione os verbos no tempo adequado e faça as alterações necessárias.

a) Não comunicaram nada. Ainda não tinham certeza. (causa)

b)Existiu água em Marte. Existiu vida. (condição)

c) Os cientistas comunicavam informações da Spirit à imprensa. Informações iam sendo recebidas. (proporção)

Page 10: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

d)Há indícios de água em Marte. Informaram os cientistas à imprensa. (conformidade)

e) A Spirit se comunicou com a Terra. Os cientistas comemoraram. (tempo)

f) Ainda não se comprovou a existência de água em Marte. “Há” indícios. (concessão)

9. Compare as orações em destaque: I. a) Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído. b) Ele dorme como um anjo. c) Tudo aconteceu como eles haviam previsto. Elas têm a mesma classificação? Justifique. II. a) Desde que ele partiu, seus filhos vivem com a avó. b) Eles poderão participar da competição, desde que obedeçam ao regulamento. Elas têm a mesma classificação? Justifique. Orações Subordinadas Substantivas 10. Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas abaixo.

a) Charles Chaplin, a princípio, duvidou de que o som seria um elemento importante para o cinema.

b) Para ele, o importante era que o cinema investisse na imagem, na música.

c) Podemos observar que a música daquele filme era de Tom Jobim.

d) Chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas gosta de cinema.

e) É evidente que o público entendeu a sátira do filme.

f) É bom que você venha.

g) Só desejo uma coisa: que vivam felizes.

h) Lembre-se de que a vida é breve.

i) Mariana esperou que o marido voltasse.

j) Minha esperança era que ele desistisse.

k) Fabiana tinha certeza de que não se acabaria tão cedo.

l) Não é segredo que os dois não se entendem.

m) O coronel avisava-o de que se acalmasse.

n) O certo é que a pacata cidade ganhou animação.

o) Estava convencido de que um dia lhe daria razão.

p) A maior de todas as descobertas do marido era que a mulher o traíra.

q) Não falei que não era o amante?

r) Não duvide de que seus pais ficarão muito bravos com você.

Page 11: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

11. Identifique se a palavra “que”, empregada para introduzir as orações subordinadas nas frases abaixo, é um pronome relativo ou uma conjunção integrante e, em seguida, classifique as orações subordinadas presentes em cada período.

a) Os carros que eles compraram são novos.

b) Ele disse que iria trazer um doce para mim.

c) Cadê a cabeça que meu amor perdeu?

d) Aí vem o meu avô, que odeia todo mundo.

e) Ninguém desconfiava de que o plano pudesse fracassar.

f) O meu pai, que é um chato, vai chegar chutando a porta.

g) O problema é que o prazo já se esgotou.

Intertextualidade 12. Leia o trecho abaixo e responda ao que se pede: “Não sei – respondeu dona Carochinha – mas tenho notado que muitos dos personagens das minhas histórias já andam aborrecidos de viverem toda a vida presos dentro delas. Querem novidade. Falam em correr mundo a fim de se meterem em novas aventuras. Aladino queixa-se de que sua lâmpada maravilhosa está enferrujando. A Bela Adormecida tem vontade de espetar o dedo noutra roca para dormir outros cem anos. O Gato de Botas brigou com o marquês de Carabás e quer ir para os Estados Unidos visitar o Gato Félix. Branca de Neve vive falando em tingir os cabelos de preto e botar rouge na cara. Andam todos revoltados, dando-me um trabalhão para contê-los. Mas o pior é que ameaçam fugir, e o Pequeno Polegar já deu o exemplo.”

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. 33. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. p. 11.

a) Explique como se dá o processo de intertextualidade no texto de Monteiro Lobato. b) Transcreva um exemplo de sequência textual narrativa e um exemplo de sequência textual

descritiva, retiradas do texto.

13. Observe atentamente a charge ao lado: A charge pode dialogar com outros textos (verbais ou

não verbais), criando novos significados, através da

intertextualidade.

a) Identifique o texto que circula em nossa cultura e

que serve de base à intertextualidade com a charge.

b) Nomeie dois elementos da linguagem não verbal que

sejam exemplos dessa intertextualidade.

c) Retire dois elementos da linguagem verbal que

também sejam exemplos dessa intertextualidade.

d) Identifique, pelo contexto, a referência para o

pronome pessoal "ela".

Page 12: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

14. A tira trata, de modo bem-humorado,

aspectos relativos à adolescência.

a) A partir da sequência de quadros,

justifique por que o adolescente utiliza

um kit básico de frases para sobreviver.

b) Considere a legenda na parte

inferior da tira e explique como o recurso

da intertextualidade ajuda a compor o

efeito de humor do texto.

Imperativo

15. Complete: Ao flexionarmos o Imperativo Afirmativo não conjugamos a ______ pessoa do singular. A 2ª pessoa

do singular ( tu ) e a 2ª pessoa do plural ( vós ) são retiradas do Presente do

_______________________, retirando a letra _______ . As outras pessoas vêm do Presente do

_______________________, sem nenhuma alteração. Já o Imperativo Negativo construímos a partir

do ___________________________ utilizando, na frente de cada verbo flexionado, a palavra “não” .

16. a) Siga o modelo:

Entra e fecha a porta Entre e feche a porta.

I. Veste a capa de chuva e protege-te. II. Para no posto e enche o tanque. b) Explique, de acordo com seu estudo sobre as flexões verbais, a mudança realizada por você no exercício a: 17. Leia a letra da música abaixo:

Do It (Lenine) Tá cansada, senta Se acredita, tenta Se tá frio, esquenta Se tá fora, entra Se pediu, aguenta Se pediu, aguenta... Se sujou, cai fora Se dá pé, namora Tá doendo, chora

Tá caindo, escora Não tá bom, melhora Não tá bom, melhora.. Se aperta, grite Se tá chato, agite Se não tem, credite Se foi falta, apite Se não é, imite... Se é do mato, amanse Trabalhou, descanse

Se tem festa, dance Se tá longe, alcance Use sua chance Use sua chance... Se tá p., quebre Tá feliz, requebre Se venceu, celebre Se tá velho, alquebre Corra atrás da lebre Corra atrás da lebre...

Page 13: Plano de Recuperação Semestral EF2 · k) Vocês por aqui meninos? l) Senhor vinde em meu auxílio. m) Este caso prezado senhor deve ser tratado com atenção. n) Filho tome cuidado

Plano de Recuperação Semestral – EF2

Se perdeu, procure Se é seu, segure Se tá mal, se cure Se é verdade, jure Quer saber, apure Quer saber, apure...

Se sobrou, congele Se não vai, cancele Se é inocente, apele Escravo, se rebele Nunca se atropele...

Se escreveu, remeta Engrossou, se meta E quer dever, prometa Prá moldar, derreta Não se submeta

O uso do modo verbal imperativo é marcante na letra acima, mas, como nela a linguagem é coloquial, não há uniformidade no emprego das pessoas gramaticais, pois o autor utiliza 2ª e 3ª pessoa simultaneamente. Reconheça, no texto, as formas do imperativo que se encontram:

a) Na 2ª pessoa do singular (tu) b) Na 3ª pessoa do singular (você)

18. Copie os verbos que estão no modo imperativo e indique em qual pessoa se encontram:

a) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto! b) Não dê as costas para a sorte! c) Venha escolher o livro que quiser! d) Dança! Exercitar-se faz bem à saúde e ao coração. e) “Estudem para a prova, alunos!” f) Por favor, faze silêncio! g) Não escutes música tão alto! h) Não escute música tão alto! i) Saia agora mesmo daí! j) Corram até a sala e fechem as janelas.

19. Passe as frases para o plural e, na sequência, para a forma negativa, mantendo o plural. Observe:

Procura-me (tu) Plural: Procurai-me (vós) Negativo: Não me procureis (vós)

a) Procure-me. b) Entoa aquela canção de ninar. c) Entoe aquela canção de ninar. d) Conta o que viste. e) Conte o que viu. f) Aciona os motores. g) Acione os motores.

h) Estende os panos. i) Estenda os panos. j) Sai daí! k) Saia daí! l) Assiste ao filme! m) Assista ao filme!

20. Conjugue os verbos entre parênteses no imperativo, 2ª pessoa do singular:

__________ (bater) os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois ____________

(adicionar) a água quente e por último o fermento em pó.

__________ (assar) em forno com temperatura média por 40 minutos, ___________ (desenformar)

quente.

Cobertura:

_________ (colocar) todos os ingredientes em uma panela e __________ (levar) ao fogo até que

levante fervura, ___________ (despejar) ainda quente em cima do bolo.