PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes...

19
PLANO DE REVITALIZAÇÃO PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE DO SERVIÇO DE SAÚDE

Transcript of PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes...

Page 1: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

PLANO DE REVITALIZAÇÃO PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDEDO SERVIÇO DE SAÚDE

Page 2: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

““...não são as doenças, nem o número de doentes ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes o que me desespera, é a general, ou antes o que me desespera, é a impossibilidade que tenho e os meus impossibilidade que tenho e os meus companheiros, de socorrer os enfermos, e de companheiros, de socorrer os enfermos, e de combater e prevenir as moléstias, pois faltam-me combater e prevenir as moléstias, pois faltam-me completamente os meios de ação...”completamente os meios de ação...”

Ten Med João Severiano da Fonseca

Page 3: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

- AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA

- NÍVEL DE GERIATRIZAÇÃO

- EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

- MAIOR COMPLEXIDADE TERAPÊUTICA

- SURGIMENTO DE NOVAS ESPECIALIDADES

1. SITUAÇÃO

CENÁRIO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALARCENÁRIO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR

Page 4: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

1. SITUAÇÃO

CENÁRIO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALARCENÁRIO DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR

“Se o Brasil não obtiver um crescimento econômico expressivo e sustentável pelos próximos vinte anos e se não equacionar o problema da excessiva concentração de renda, em 2025 o País terá que direcionar aproximadamente 12% do PIB apenas para manter o padrão de assistência à saúde atual que consome cerca de 7 a 8% do PIB”

Centro Paulista de Economia e Saúde (CPES) Universidade Federal de São Paulo

Page 5: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

1. SITUAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR NO EBCARACTERÍSTICAS DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR NO EB

Page 6: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

1. SITUAÇÃO

FLUXO DO EFETIVO DE MÉDICOSFLUXO DO EFETIVO DE MÉDICOS

ANOEsSEx Todas as Turmas Demissão/

FormaçãoVAGAS CONCLUSÃO RESERVA DEMISSÃO

2005 75 57 22 11 19 %

2006 100 49 16 11 22%

2007 88 64 28 06 9 %

2008 97 65 32 18 27 %

Page 7: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

1. SITUAÇÃO

FLUXO DO EFETIVO DE MÉDICOSFLUXO DO EFETIVO DE MÉDICOS

EFETIVO DE MÉDICOS

Carreira Temporários TOTAL

1.028 1.054 2.082

49,3 % 50,7% 100 %

Page 8: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

20052005

20072007

20092009

EVOLUÇÃO DO Nº DE USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDEEVOLUÇÃO DO Nº DE USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE

Fonte: DAP / DCIP – Jun 09

1. SITUAÇÃO

Page 9: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

2. MISSÃO

REVITALIZAR O SERVIÇO DE SAÚDE

Page 10: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

3. EXECUÇÃO

a) compatibilizar a oferta de especialistas com a demanda histórica deserviços das OMS:

1) reclassificar os hospitais e postos médicos; e2) reestruturar os cargos dos especialistas.

A FIM DE PERMITIR A REVITALIZAÇÃO DO S Sau, ADOTAR AS SEGUINTES MEDIDAS:

b) implantar um programa de capacitação e de atualização profissional dos recursos humanos de saúde;

e) uniformizar e informatizar o processo de gestão das OMS;

c) reduzir o hiato tecnológico dos serviços funcionais de saúde;

d) estabelecer um plano de carreira específico para o quadro de Of Med;

Page 11: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

3. EXECUÇÃO

A FIM DE PERMITIR A REVITALIZAÇÃO DO S SAU, ADOTAR AS SEGUINTES MEDIDAS:

f) atualizar a medicina operacional;

g) implantar um projeto de modernização dos serviços de hotelaria hospitalar;

h) fomentar a medicina alternativa, inclusive a acupuntura e as demais terapias alternativas e complementares reconhecidas pela OMS e pelo MS, visando a redução dos custos de assistência médica; e

i) simplificar e atualizar a legislação de saúde.

Page 12: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.
Page 13: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.
Page 14: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

PROJETOS ESPECÍFICOSPROJETOS ESPECÍFICOS

Page 15: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

PROJETOS ESPECÍFICOSPROJETOS ESPECÍFICOS

Page 16: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.
Page 17: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

PARÂMETROS UTILIZADOSPARÂMETROS UTILIZADOS

Page 18: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.

PARÂMETROS UTILIZADOSPARÂMETROS UTILIZADOS

Page 19: PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE. ...não são as doenças, nem o número de doentes que me assustam. O que me acovarda senhor general, ou antes.