PLANO_DE_NEGOCIOS

19
Gestão Empresarial|Plano de Negócios Alessandra Lins|William Mauricio Prof. Rogério Tineu ANSE7EDG Gestão Empresarial Plano de Negócios Mactec - 2009/02

Transcript of PLANO_DE_NEGOCIOS

Page 1: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Gestão EmpresarialPlano de Negócios Mactec - 2009/02

Page 2: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

1 Sumário Executivo

1.1 Objetivo

Ser uma empresa reconhecida e que tenha um portifólio de trabalho diferenciado, baseado em uma equipe competente com talentos diferenciados e específicos, desenvolvendo projetos com rapidez e eficiência e qualidade.

1.2 Missão

Resgatar a arte da maquetaria, hoje um pouco apagada e restrita a empresas desconhecidas pela maioria das pessoas, também desenvolver um trabalho de arte único, desenvolvido com dedicação.

1.3 Fatores Chave para o Sucesso

São muitos os fatores que determinam ou não o sucesso de uma empresa, entre eles destacamos dois que consideramos os principais para a nossa atividade:

Equipe: A equipe, principalmente a que compoe o setor de criação, precisa ser formada por pessoas extremamente talentosas, competentes e eficientes, mas acima de tudo o que é preciso para desenvolver uma trabalho diferenciado é o comprometimento e amor à atividade desenvolvida.

Parceiros e Fornecedores: É muito importante dentro de qualquer área de atuação estar cercado por “aliados”, empresas e pessoas que serão importantes durante o desenvolvimento e prospecção de novos trabalhos, como os fornecedores - de serviços e produtos - , por exemplo, que podem ser decisivos para o sucesso de uma empresa, pois pertence a eles variáveis de projeto como qualidade do material, e prazos além importantes no momento do networking.

A escolha de uma boa equipe e o desenvolvimento de bons clientes e fornecedores - além é claro de fatores como insta-lações e tecnologia - é que vai determinar o posicionamento da empresa no mercado, condicionando o sucesso de uma empresa que tem como objetivo ser reconhecida pelo nível excelência no mercado.

Page 3: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

2 Sumário da Empresa

2.1 Composição da Sociedade

NELSON VERPA JR.Formado em Economia pela Unisantana em 1990, Pós-Graduado pela FGV em Comércio Exterior no ano de 2000, e com vasta experiência na área contábil e administrativa ja passou por grandes empresas como a Gradiente, atuale-mente é Gerente de Negócios da Telefônica. Na Mactec será responsável principalmente pela administração finaceira e prospecção de novos clientes, dispondo de um assistente administrativo para o desenpenho da função.

WILLIAM MAURICIO DE OLIVEIRAEstudante de Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, formado em Metalmecânica e Ferramentaria pelo SENAI-SP. Tem experiência considerável na área técnica e de produção industrial, além de ser artista 3D, será re-sponsável pela criação e área técnica, fazendo o intercâmbio entre a produção física e criação dos projetos.

CLEBER ALEXANDRINO DE OLIVEIRAFormado em Design pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, um dos mais experientes da empresa, ja passou por varios empregos, ja prestou serviços para a Embraer desenvolvendo projetos 3D para o famoso software Flight Simulator. Trabalhará diretamente na criação e produção das maquetes eletrônicas 3D.

RENATA LIZAS VERPATambém estudante de Design Gráfico pelo Unicentro Belas Artes, tem experiência em agências de publicidade, será responsável pelo auxílio na criação dos projetos e pela produção de material promocional como folders, newsletter, mailmarketing e diversos impressos.

VALTER HENRIQUE MONEGAGLIAFormado em Metalmecânica e Ferramentaria pelo SENAI-SP, ja passou por grandes empresas na área de produção indus-trial como a estatal EMAE e a multinacional, dominante do mercado de insertos sinterizados SANDIVIK. Será responsável na empresa pela área técnica, orientando e gerenciando a oficina de produção das maquetes.

ALESSANDRA LINSEstudante de Design Gráfico pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, tem boa experiência na área comercial, ja passou por grandes empresas, atualmente é gerente de contas no Banco Bradesco. Será responsável pelo auxílio administrativo da empresa trabalhando diretamente com o diretor geral, e também pelo atendimento ao cliente.

Page 4: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

2.2 Instalações Iniciais

Após um ano o projeto vislumbra um pequeno galpão para as instalações da oficina de produção, com espaço sufiente para a organização setorial e para o armazenamento de matéria prima. A intenção é que as intalações do escritório sejam anexas às da oficina, buscando ter mais controle sobre a produção e no caso de alguns clientes apresentar o processo produtivo dos projetos de maquetes. Quanto à localização das instalações a preocupação é atender o cliente o mais rápido e ser acessível, nossa prospecção de clientes está principalmente no mercado imobiliário, buscando atender os principais escritórios de arquitetura, considerando esses fatores os pontos da cidade de São Paulo que são mais fa-voráveis para o desenvolvimento dessa atividade é a região de Moema, Morumbi, Vila Olimpia, e Santo Amaro.

Page 5: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

3 Produtos e Serviços

3.1 Descrição dos Produtos e Serviços

A Mactec terá como principal serviço o desenvolvimento de projetos 3D para maquetes físicas. Esse trabalho consiste em fazer toda a leitura e interpretação do projeto desenvolvido pelo arquiteto, e a partir desse ponto desenvolver a maquete eletrônica 3D, e a maquete física finalizada, além do material de divulgação referente ao empreendimento em questão.

3.2 Vantagens e Diferencial Comptetitivo

A grande vantagem da Mactec é dispor de uma equipe especializada em sua área, além de equipamento de ultima geração para o desenvolvimento rápido e eficiente do projeto, além disso existe a vantagem de estar localizada em um ponto estratégico da cidade, facilitando o acesso e a prospecção de novos clientes. Há também a vantagem de possuir a célula produtiva acessível á area administrativa, o que proporciona ao cliente a possibilidade de ver seu investimento em plena produção, além de facilitar o gerenciamento do processo produtivo.

3.3 Operações

O projeto vai passar por um processo de produção que obedece uma fluxo puxado, ou seja a mercadoria será produzida mediante uma encomenda.

Escritório Administrativo

Funonará e ebedecerá as rotinas de um escritório de design comum, será composto por Nelson Verpa Jr., que será o diretor da empresa e responsável pela prospecção de clientes, reuniões, apresentações, etc. Será também composto por uma equipe de design, que será responsável por toda a parte de criação e desenvolvimento do projeto, além do material promocional de divulgação dos mesmos, apresentações e peças relacionadas à identidade visual da própria empresa, a equipe é composta por cleber alexandrino, responsável pela iluminação e textura do projetos 3D, William Maurício responsável pelos modelos 3D (virtuais) , pelas plantas baixas ilustradas e pela supervisão e finalização do modelo físico na célula de produção, Renata Lizas Verpa, responsável pelo material gráfico de divulgação acabado, tratamento e finalização de imagens 3D. Completando o pessoal de escritório teremos Alessandra Lins, responsável pela marketing da da empresa, auxiliando o diretor e trabalhando diretamnete com Renata Lizas, na produção das peças de divulgação da empresa.

Célula de Produção

Além de William Maurício que é o resonsável pela supervisão do modelo físico, e ficará responsável pelo intercâmbio entre escritório e produção, o setor é composto por Valter Henrique Monegáglia, que será o chefe do setor, respon-

Page 6: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

sável por supervisionar os funcionários e a produção, além de ser o programador e operador da máquina router CNC (Comando Numérico Computadorizado). A célula de produção ainda é composta por mai s 5 funcionários operacionais: Marcineiro, responsável pelas operações que incluem corte e desbaste de matéria prima, Estoquista, responsável pelo controle de estoque e compras, Maqueteiro: responsável pelo acabamento fino da maquete e mais 2 ajudantes gerais que auxiliarão esse profissionais em diversas atividades.

Técnologia Empregada

Como uma empresa que atua tanto na produção de maquetes físicas como eletrônicas, precisamos estar amparados por um equipamento com tecnologia de ponta, no caso da equipe de design dispomos de computadores com o mais alto desempenho que a atividade requer, composto por processadores de núcleos múltiplos (quadricore da Intel), placas de vídeo com alta capacidade de processamento e capacidade máxima de memória. Também fazem parte desse “pacote” periféricos de alta qualidade como monitores Samsumg de 24”. Esse aparato tecnológico é operado por profissionais altamente qualificados que sabem extrair o melhor do desempenho da máquina. Ainda teremos ao nosso dispor os principais softwares relativos à produção das maquetes, como o pacote Adobe e o 3ds Max da Autodesk.

No setor de produção teremos todo o maquinário comum a uma marcenaria, como instrumentos de medição, corte e todos os acessórios necessários para a produção de uma maquete física. O destaque aqui fica por conta de duas máqui-nas específicas, uma serra “esquadrejadeira”, que permite um corte com precisão relativa e alta produtividade, e uma máquina router com sistema de comando numérico computadorizado (CNC) integrado, possibilitando a troca de dados entre o computador e a máquina. Esse tipo de conjunto, que integra interface física e vitual, chamado CAM (Computer Aided Manufacture), é capaz de produzir peças com alta precisão, rapidez e com uma riqueza de detalhes impossível de conseguir manualmente, gerando um produto final melhor acabado.

Parcerias

Apesar da maquetaria ser uma atividade pouco comum hoje em dia, e se esconder dentro de um universo muito maior que é o mercado imobiliário, os materiais empregados na produção estrutura dela é em boa parte genérico, como ma-deiras, MDF (Medium Density Fiberboard), porém o acabamento é composto por peças e materiais muito específicos, e uma boa parte desse material é importado, tendo em vista esses fatores as parcerias fundamentais para o exercício da atividade são com os fornecedores desse material.

Capacidade de Atendimento

Considerando todo o processo de prospecção e conquista do cliente, acreditamos poder produzir no primeiro ano entre 20 e 25 projetos completos (maquete física, eletrônica, plantas ilustradas e material de divulgação), depois desse período de introdução no mercado acreditamos poder produzir cerca de 35 a 40 projetos dispondo apenas dessa equipe e aparato tecnológico.

Page 7: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

4 Analise de mercado

4.1 Segmentação de Mercado

Seremos prestadores de serviço ligados ao mercado imobiliário, atenderemos construtoras e escritórios de arquitetura responsáveis pelos principais investimentos imobiliários da cidade, empresas como as construtoras Hernandez - atual responsável pelos princiapais empreendimentos imobiliários que abrangem a região do Tatuapé alto - , e a Takaoka, que dispensa aprensentações uma vez que é uma das maiores construtoras do país atualmente, responsável por pro-jetos residenciais nas principais regiões de São Paulo, como Vila Olimpia, Granja Julieta, Morumbi e Moema. Ambas as empresas tem sede em São Paulo. Suas filiais se espalham pelos principais pontos da cidade, possibilitando uma rede abrangente de atendimento. Claro que essas duas empresas simplesmente exemplificam o perfil do nosso cliente, à elas podemos juntar empresas como a Gafisa, Tecnisa, Lopes entre outras.

Clientes

Como São Paulo é uma cidade em plena expansão, e esse processo vem acontecendo cada vez mais rápido – tanto que a cidade atualmente mal comporta esse crescimento - todos os meses surgem diversos empreendimentos imobiliários, que é o nicho de atuação dos nosso clientes. Como o projeto físico, assim como o eletrônico, são indisopensáveis para o lançamento e venda dos apartamentos, nossa empresa surge com a proposta de amparar essa necessidade de “visualização” do produto acabado, proporcionando a essas empresas desde a maquete física até as plantas baixas e o material de divulgação, concentrando todo o processo em um ponto somente ,e é essa facilidade ,além é claro da tecnologia, do talento e qualidade aplicadas, que são o diferencial que conquistará essas empresas. Além desses fa-tores genéricos, uma outro fator a ser considerado na conquista do cliente é a centralização do trabalho, por exemplo, o grupo de empresas que prestam serviços semelhantes ao nosso é bem fechado, são empresas tradicionais e que em sua maioria não “cercam” o cliente nesse tipo de atendiemnto, a empresa que produz a maquete física não é a mesma que produz a planta física, ou o material de divulgação. A cetralização de tudo isso é o principal diferencial a ser usado na conquista desses clientes.

Dimensão do mercado

Apesar do mercado mobiliário estar com uma demanda crescente por novos empreendimentos, as empresas que o dom-inam são as mesmas pois possuem uma rede e capacidade de atendimento muito grande, dessa forma o nosso número de clientes não é dos mais significativos se considerarnos apenas números, porém a quantidade de novos projetos que decorreram dos investimentos desses clientes são muitos, por exemplo, sendo a nossa intenção atender Gafisa, Hernan-dez e Takaoca, e sabendo que como empresas fortes no mercado ela são juntas responsáveis por pelo menos 50% dos novos empreendimentos, o fluxo de trabalho será muito grande apesar de serem somente três empresas.

Page 8: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

A precificação do nosso trabalho será embasado nas regras correntes do mercado de atuação, seguiremos o preço médio do mercado, a cobraça dos serviço será feita da seguinte forma: por porjeto, o cliente terá direito a três alterações do projeto, a partir da quarta será acrescido ao valor do projeto as horas trabalhadas a mais, e em caso de mudança que ultrapasse 40% do projeto será acrescido ao valor final o valor integral do mesmo.

Distribuição

Como a idéia de uma empresa que produz maquete física, é produzir qualidade e não quantidade o processo de dis-tribuição, no caso entrega seria uma palavra mais adequada, do nosso produto acabado não será complicado no em relação a logística devido a localização da empresa, que estará próxima dos principais clientes.

4.2 Necessidades tendências e crescimento do mercado

É notável o crescimento do mercado imobiliário na cidade de São Paulo nos últimos 10 anos, nunca se construiu tan-tos prédios como nas duas últimas décadas, para se ter uma idéia o ultimo “boom” imobiliário ocorreu em 1981, e a tendência é esse crescimento aumentar ainda mais em 2010, pois a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) estima que a liberação de novos financiamentos imobiliários deve atingir a marca de R$ 36,4 bilhões anuais no ano que vem, o que corresponderia a 387 mil unidades financiadas, 20% a mais em relação ao desempenho do ano de 2009 . As informações são do jornal Gazeta Mercantil.

Considerando todo o crescimento citado acima a única forma de sobressair -se sobre a concorrência, que aumenta conforme o mercado cresce, é perceber as novas necessidades do mercado, a atendê-las com eficiência e criatividade. O principal problema que percebe-se, não só no mercado imobiliário, mas no mercado como um todo, é a fragmentação do fornecimento de produtos e serviços, isso é um problema (em alguns casos inevitável), que gera um aumento no tempo do processo geral de um produto, há também o problema burocrático envolvendo notas fiscais e impostos, uma vez que são varias empresas envolvidas em um mesmo processo. Considerando essas necessidades, nossa empresa tem como Idéia centralizar tudo o que envolva a divulgação do empreendimento imobiliário, desde peças impressas como folders e newsletter, peças on-line como emailmarketing e claro, nosso principal produto que será o conjunto de maquete física ,que inclui, além da maquete, as plantas baixas ilustradas e a maquete eletrônica 3d, que serão visualizações virtuais decoradas do ambiente do empreendimento em questão.Essa é uma idéia que talvez não pareça a mais criativa em um primeiro momento, se formos considerar a simplici-dade, mas com certeza é uma necessidade urgente do mercado, e que poucos fornecedores, considerando o mercado imobiliário, conseguiram realizar. Por exemplo: a Takaoka, uma das mais renomadas e bem sucedidas construtoras de são Paulo, com empreendimentos em todo o Brasil, tem problemas em centralizar o fornecimento de seu material de divulgação. A maquete física é fornecida pela Usina Maquetes, o material impresso é criado pela Ponto Criativo, as maquetes 3D virtuais são fornecidas pela Planomotor Arquitetura 3D e as plantas baixas ilustradas pela CGR Design. Considere que quando lidamos com um fornecedor é preciso enfrentar todas as barreiras burocráticas, impostos, liga-ções e reuniões, etc, agora imagine quando esse processo envolve 4 empresas diferentes e em localizações diferentes. E isso tudo é considerando uma grande empresa como a Takaoka, que possui um núcleo responsável pela divulgação.

Page 9: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Agora considere uma empresa menor, enxuta, onde além de se preocupar com a divulgação um mesmo escritório tem de lidar com todos os fornecedores e prestadores de serviço relacionados ao empreendimento em si. Observando todos esses fatos nós percebemos que centralizar tudo isso era uma tarefa totalmente possível, apesar de não ser das mais fáceis. Com uma equipe enxuta é possível centralizar esse processo – a equipe já foi citada, e fica fácil perceber a pos-sibilidade de atender o cliente dessa forma.

4.3 Análise das expectativas do cliente

Sejamos francos, considerando os valores que envolvem o orçamento de um empreendimento imobiliário, e ainda mais considerando os nossos clientes/objetivo, como Gafisa, Lopes, Takaoka e etc., o preço não é o que um cliente desses mais valoriza. Sendo assim, e considerando a importância deles, a nossa preocupação com o produto de divulgação é a qualidade, eficiência e prazo de entrega. Pois apesar de ser uma ínfima parte do orçamento (cerca de 3% do custo total do projeto), é o fator chave para a venda de unidades , principalmente antes da construção concluída, e que se for ineficiente e de má qualidade compromete seriamente o sucesso financeiro do empreendimento logo no início.

Page 10: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

5 Estratégia e Implementação

5.1 Posicionamento

Queremos atuar ao lado das grandes empresas do ramo imobiliário não só como fornecedores de produtos e serviços, mas como parceiros, comprometidos com a empresa e envolvidos de fato com o empreendimento.

As principais vantagens competitivas do nosso produto são: qualidade, preço competitivo, proximidade e tecnologia, é uma razão muito simples, as melhores empresas também querem ser atendidas pelas melhores, porque quando uma empresa como a Gafisa terceiriza um serviço está colocando o nome e a credibilidade nas mão de um terceiro. Nossa qualidade se dá devido a um equipamento de ponta e uma equipe especializada. É possível ter um preço competitivo no mercado, sem comprometer a qualidade, devido à centralização de todo o processo, o que também favorece prazos de entrega, uma vez que a comunicação entre fornecedor e cliente acontece apenas com uma empresa. Finalmente, é inviável se estruturar para ter todas essas vantagens de centralização e estar longe do cliente, sendo assim a nossa localização vai ser estratégica, de fácil acesso tanto para o cliente, quanto para os nossos fornecedores. Sem precisão geográfica, podemos destacar lugares como a Av. Luís Carlos Berrini, na zona sul da cidade, próxima à bairros como Vila Olímpia, Morumbi, Brooklin e com fácil acesso ao Centro da Cidade.

5.2 Estratégia de marketing

Preço

Seguiremos o preço médio do mercado, a cobrança dos serviços será feita da por projeto, considerando todo o pacote que é nossa PRINCIPAL VANTAGEM COMPETITIVA, o cliente terá direito a três alterações do projeto,E a partir da quarta será acrescido ao valor do projeto as horas trabalhadas a mais, nesse momento a precificação muda de projeto para hora-homem e hora-máquina. No caso de mudanças que ultrapassem 40% do projeto inicial, será acrescido ao valor final do trabalho o valor integral do mesmo, em outras palavras o projeto será cobrado duas vezes.

Distribuição

No caso de uma empresa que trabalha com projetos dessa escala, a parte logística da entrega não tem grandes com-plicações, uma vez que não temos volume físico nem quantidade para isso. A única preocupação nesse quesito é as-segurar a integridade do produto principal (maquete física), e para isso utilizaremos os serviços de transportadoras especializadas em cargas “frágeis”, como a Jamef que possui um setor especializado em cargas desse tipo. Os outros materiais integrantes do pacote podem também ficar a cargo da Jamef, que também contempla cargas simples, além de estar próxima dos principais pontos da cidade e possuir uma frota abrangente.

Page 11: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Promoção

Nosso cliente é muito específico, então nossa promoção vai ser focada também em veículos específicos do mercado imobiliário, como as revistas AU Arquitetura e Urbanismo, focada em arquitetura e a KAZA especializada em decoração de ambientes. Aliás é nesse tipo de publicação que estão as empresas que pretendemos atender, o que nos aproxima ainda mais do nosso “público alvo”. Também é muito importante para nossa promoção participar de feiras direcionadas à arquitetos e construtoras, o que não será problema do ponto de vista logístico uma vez que estamos no “centro” onde elas ocorrem. Nessas feiras usaremos stands para expor amostras de nosso principais projetos e clientes, também ire-mos dispor nesse caso de impressos de divulgação e brindes, que vão ser pensados dependendo da feira e da ocasião. Uma das mais importantes e badaladas, que ocorre uma vez por ano no Jockei Club do Morumbi é a Casa COR, que concentra toda a “nata” de arquitetos, decoradores e empresários do ramo imobiliário da cidade.

5.3 Estratégia de Vendas

Além da participação em feiras, e revistas especializadas, nossa estratégia de vendas vai se concentrar em abordagem on-line, através de mail mkt e representantes externos que farão visitas agendadas em clientes estratégicos. Como esse mercado é muito específico, e nossos clientes-alvo são poucos, apesar de dominarem praticamente todo o mercado, esses representantes externos não serão permanentes, uma vez que “conquistados” esses clientes apenas iremos utilizar das nossas vantagens estratégicas para mantê-los. Pode parecer estranho em um primeiro momento nosso objetivo ser tão alto abordando empresas dominantes do mercado, porém somente empresas desse porte realizam em-preendimentos dessa magnetude, e que por consequência lançam mão de uma ação de divulgação que abrange nossos serviços. No caso da prospecção de empresas menores, que realizam somente divulgação on-line de seus empreendi-mentos, utilizaremos a abordagem através de mail mkt, e via telefone através do departamento comercial.

Page 12: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

6 Pessoas

6.1 Equipe Própria de Gestão

Diretor Geral

Diretor de Criação

CG Artist

Designer

Sua principal responsabilidade na empresa é ser o líder geral, e o administrador do negócio, devido a sua vasta experiência no mercado financeiro, no início do empreendimento será responsável também pela capitação de clientes, participará de reuniões, em outra palavras será o frontman da empresa.

Será responsável principalmente pelo intercâmbio entre produção física e criação, como é formado tanto na área técnica quanto na área de criação é a pessoa certa para tal função, será também responsável pelo direcionamento dos projetos, tanto o da maquete física quanto o projeto de divulgação. Participará também da criação dos projetos, desde os sketches até a produção física, principalmente no processo de finalização e acabamento.

Ficará responsável pelo produção das maquetes eletrônicas 3D, desde a modela-gem até aplicação de texturas, iluminação e renderização, além da pós-produção das imagens em softwares de edição como Photoshop e After Effects (ambos da Adobe®). Participará ativamente do processo de criação juntamente com William Maurício e Renata Verpa.

Estará sob sua responsabilidade a produção das peças de divulgação dos projetos, como folders, newsletters e email marketings, será junto com William e Cleber o trio de criação da empresa.

Cargo

Cargo

Cargo

Cargo

Responsabiliddes

Responsabiliddes

Responsabiliddes

Responsabiliddes

NELSON VERPA JR.

WILLIAM MAURICIO DE OLIVEIRA

CLEBER ALEXANDRINO DE OLIVEIRA

RENATA LIZAS VERPA

Page 13: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

6.2 Necessidades Adicionais e Serviços Terceirizados

Célula de Produção

Como no início não teremos uma demanda contínua de projetos, teremos fixo no setor de produção apenas o Gerente de Produção, as outras funções serão desempenhadas por funcionários terceirizados, que serão acionados em função da demanda (tarefas). Serão eles:

Marcineiro: será responsável por operações como desbaste e corte de matéria prima, além da separação do mesmo em função do projeto a ser realizado.

Estoquista: em momentos de demanda alta será o responsável por auxiliar o Gerente de Produção no controle de es-toque e compra de matéria prima.

Maqueteiro: responsável pelo acabamento fino da maquete, como retoques e incorporação de elementos secundários como carros, árvores e escala humana (bonecos), que representarão a escala real da maquete.

Gerente de Produção

Gerente Administrativo

Ficará a seu cargo o comando da equipe de produção física das maquetes, supervi-sionando todo o processo, desde a aquisição de materiais até o acabamento, será também o operador da principal máquina da empresa (CNC), realizando operações como corte programado e gravura. Como no início teremos somente Valter como funcionário fixo da célula de produção, e todo o resto da equipe desse setor, inclu-sive o estoquista será terceirizado, ele ficará responsável também pelo controle de estoque e compra de materiais em momentos de demanda baixa.

Auxiliará Nelson Verpa na administração da empresa, sendo responsável por roti-nas administrativas e atendimento direto ao cliente. Gerenciará também a equipe externa terceirizada de vendas, quando esta for acionada.

Cargo

Cargo

Responsabiliddes

Responsabiliddes

VALTER HENRIQUE MONEGAGLIA

ALESSANDRA LINS

Page 14: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Ajudantes: inicialmente iremos trabalhar somente com dois ajudantes, eles serão responsáveis por desempenhar fun-ções gerais como limpeza, embalagem, colagem de revestimentos ,e etc. auxiliarão todos os funcionários do setor de produção.

Equipe de Vendas

No início terceirizaremos também uma equipe externa de vendas, que só será acionada no momento de prospecção de clientes, farão visitas agendadas em clientes específicos e depois de conquistado o cliente utilizaremos de nossas vantagens estratégicas para mantê-los.

6.3 Projeção de Custos Operacionais em Pessoal

Cargo/Função

Cargo/Função

Diretor Geral

Marcineiro

Designer - CLT

Ajudante

Diretor de Criação

Maqueteiro

Gerente de Produção - CLT

Vendedor Externo

CG Artist - CLT

Estoquista

Gerente Administrativo - CLT

Nº Func.

Nº Func.

01

01

01

02

01

01

01

02

01

01

01

Salário Mensal

Custo Mensal

Total de Salários

Total de Custos

Enc. Soc. 72,32%

R$ 4.000,00

R$ 800,00

R$ 4.000,00

R$ 800,00

R$ 1.500,00

R$ 600,00

R$ 1.800,00

R$ 1.200,00

R$ 2.500,00

R$ 1.000,00

R$ 2.500,00

R$ 1.000,00

R$ 1.800,00

R$ 1.000,00

R$ 1.800,00

R$ 2.000,00

R$ 2.000,00

R$ 800,00

R$ 2.000,00

R$ 800,00

R$ 1.800,00 R$ 1.800,00

R$ 13.900,00

R$ 5.800,00

R$ 5.134,00

Total

Total

EQUIPE PRÓPRIA DE GESTÃO

EQUIPE TERCEIRIZADA

Page 15: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Especificações

Aluguel - IPTU

Vale Transporte - Pessoal Fixo

Água - Sabesp

Motoboy - Empresa Terceirizada

Luz - Eletropaulo

Vale Refeição - Pessoal Fixo

Material de Escritório

Telefone

Internet - Net Virtua 12MB

Limpeza

R$ 5.000,00

R$ 430,00

R$ 300,00

R$ 250,00

R$ 500,00

R$ 1.260,00

R$ 200,00

R$ 350,00

R$ 250,00

R$ 200,00

R$

CUSTOS FIXOS

7 Plano Financeiro

7.1 Hipóteses Preliminares

Preço de Venda

O mercado imobiliário está muito aquecido, novos empreendimentos surgem todos os meses e com eles a necessidade de divulgação e apresentação para a promoção do mesmo, isso gera demanda para nosso ramo de atuação no mer-cado. clientes como gafisa, MRV e Takaoka não escolhem a empresa responsável pela divulgação com base em preço competitivo, e sim em eficiência e qualidade, dessa forma, considerandoe esses fatores e preços praticados por concor-rentes diretos como Thécnika e Usina Maquetes, podemos considerar um faturamento bruto mensal - considerando uma momento inicial - de 200.000 reais, um valor que corresponderia a um projeto completo. Não há também como fixar um valor muito preciso uma vez que se trabalha com projetos, onde as princiapis variáveis são tempo de execução e complexidade. Esse valor cobriria investimento aplicado na produção ,além dos custos fixos e variáveis, sobrando uma margem modesta de lucro.

Page 16: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Especificações

Matéria Prima

Vale Transporte - Pessoal Fixo

Água - Sabesp

Motoboy - Empresa Terceirizada

Pessoal Terceirizado

Vale Refeição - Pessoal Fixo

Material de Escritório

Gráfica - Sangraf

Internet - Net Virtua 12MB

Limpeza

R$ 30.300,00

R$ 430,00

R$ 300,00

R$ 250,00

R$ 5.800,00

R$ 1.260,00

R$ 200,00

R$ 1.500,00

R$ 250,00

R$ 200,00

R$

CUSTOS VARIÁVEIS*

*Valores baseados no custo de produção de um projeto completo (maquete física e divulgação).

Page 17: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

7.2 Necessidade de Capital e Fontes de Capitação

Neste momento é que a função das parceirias e do network se fara mais presente, no nosso ramo conhecer o pessoal ligado à area como arquitetos, ou mesmo empresas ligadas a indústrias e potenciais fornecedores de matéria prima, pode trazer uma forte colaboração no investimento inicial em troca ,por exemplo, de permutas de divulgação, como é o caso da DS4, que pode nos fornecer o principal equipamento de produção da empresa - Máquina Router CNC - a um preço mais acessível em troca de permuta, uma vez que estamos inseridos em um mercado que muito interessa a esse possível parceiro.

Discriminação FabricanteItem

Máquinas e Equipamentos

Serra Tico-Tico

Furadeira Manual

Guilhotina de Bancada

Parafusadeira Elétrica

Parafusadeira Bateria

Réguas Metálicas 100CM

Máquina Policorte

Tesoura Industrial

Máquina Router CNC

Paquímetro Digital

Réguas Metálicas 150CM

Ferramental

Serra Handcutter

Furadeira de Bancada

Réguas Metálicas 50CM

Máquina Serra Esquadrejadeira

Paquimetro Analógico

Jogo de Pinceis de Entalhe

Qtd.

02

02

01

02

02

02

01

02

02

01

04

02

02

02

02

02

01

04

04

Valor Unitário

R$ 500,00

R$ 500,00

R$ 1.000,00

R$ 1.200,00

R$ 800,00

R$ 120,00

Makita

Bosch

Assimaq

Makita

Makita

Brasfort

R$ 1.000,00

R$ 1.000,00

R$ 1.000,00

R$ 2.400,00

R$ 1.600,00

R$ 240,00

R$ 1.500,00

R$ 200,00

Mello

Brasfort

R$ 3.000,00

R$ 400,00

R$ 50.000,00

R$ 800,00

R$ 150,00

DS4

Mitutoyo

Brasfort

R$ 50.000,00

R$ 3.200,00

R$ 300,00

R$ 800,00

R$ 1.200,00

R$ 80,00

Makita

Bosch

Brasfort

R$ 1.600,00

R$ 2.400,00

R$ 160,00

R$ 3.000,00

R$ 300,00

R$ 50,00

Mello

Mitutoyo

Tambo

R$ 3.000,00

R$ 1.200,00

R$ 200,00

Valor Total

DEMONTRATIVO DE INVESTIMENTOS

Page 18: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Jogo Chaves de Fenda

Morsa Móvel

Jogo Alicates

Jogo de Grampos

Jogo Chaves Philips

Jogo de Martelos

Rebitadeira Manual

Morsa Fixa

Jogo Chaves Inglesas

05

04

05

02

05

04

04

04

05

R$ 70,00Tramontina R$ 350,00

R$ 30,00

R$ 50

Grampofix

Tramontina

R$ 120,00

R$ 250,00

R$ 75,00

R$ 70,00

Grampofix

Tramontina

R$ 150,00

R$ 350,00

R$ 50,00

R$ 70,00

Tramontina

Skill

R$ 200,00

R$ 280,00

R$ 50,00

R$ 80,00

Grampofix

Tramontina

R$ 200,00

R$ 400,00

Esquadro 50cm

Esquadro 100cm

02

02

R$ 80,00Brasfort R$ 160,00

R$ 120,00Brasfort R$ 240,00

Cadeira Audax

Prateleira Móvel

Cadeira Polytrop

Armario Arquivo

Bancada c/ Folha de Vidro 3m

Lixeira Inox 12Lts.

Banqueta

Bancada Jacarandá

Mobiliário e Utensílios

Cadeira Rembus

Gaveteiro Arquivo

Mesa 70x120cm c/ Folha de Vidro

Puff Gota

Sofá Carisma

Banco

01

01

04

02

02

04

03

02

03

04

02

02

03

01

06

R$ 1.200,00

R$ 800,00

Giroflex

Evolukit

R$ 1.200,00

R$ 800,00

R$ 100,00

R$ 1.200,00

Giroflex

Tok Stok

R$ 400,00

R$ 2.400,00

R$ 1.500,00

R$ 70,00

R$ 80,00

R$ 500,00

Giroflex

Giroflex

Tok Stok

Madeibrás

R$ 3.000,00

R$ 280,00

R$ 240,00

R$ 1.000,00

R$ 80,00

R$ 500,00

Giroflex

Tok Stok

R$ 320,00

R$ 1.000,00

R$ 500,00

R$ 130,00

R$ 2.000,00

R$ 50,00

Giroflex

Tok Stok

Giroflex

Madeibrás

R$ 1.000,00

R$ 390,00

R$ 2.000,00

R$ 300,00

Page 19: PLANO_DE_NEGOCIOS

Gestão Empresarial|Plano de Negócios

Alessandra Lins|William MauricioProf. Rogério Tineu ANSE7EDG

Teclado

Monitor 24”

Estação Gráfica Quad Core

Mouse

Informática

Monitor 20”

Estação Dual Core

External HD 500GB

06

02

02

06

04

04

04

03

R$ 120,00Microsoft R$ 720,00

R$ 500,00Samsung R$ 1.000,00

R$ 2.500,00

R$ 80,00Microsoft

R$ 5.000,00

R$ 480,00

R$ 350,00Samsung R$ 1.400,00

R$ 1.200,00

R$ 500,00Lacie

R$ 4.800,00

R$ 1.500,00