POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

6
INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER NATUREZA: MECÂNICA. PERÍODO: PERIÓDICA (SEMANAL). TIPO: INSPEÇÃO MECÂNICA PREVENTIVA. EQUIPAMENTO: RETOMADORA DE RODA DE CAÇAMBA. SISTEMA: RETOMADORA. CONJUNTO: MECÂNICO. LOCAL DE INSTALAÇÃO: OB-S1-RS. PLANO DE INSPEÇÃO: 3024712. OBJETIVO: Detectar e avaliar a probabilidade de falhas, bem como analisar o estágio da anomalia detectada (averiguar a estratégia de manutenção a ser adotada), gerar relatório de inspeção, dar baixa no plano de inspeção e caso necessário realizar programação dos serviços a serem realizados. PRÉ-REQUISITO: Equipamento em operação. RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A ATIVIDADE - Estetoscópio. - Termômetro (Fototermômetro – Raytec). - Toalhas, escova de aço, lanterna. - Trena, paquímetro universal. EPI’S OBRIGATÓRIOS OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar a tarefa de inspeção realize a APR. Caso exista alguma tarefa que imponha riscos próprios e/ou terceiros, emita a recusa a tarefa. PESSOA RESPONSÁVEL: Inspetor Mecânico. QUANT: 01. H/H: 2:00. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 1 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA RODA DE CAÇAMBA. 2 - ACIONAMENTO – CORRENTES DA RODA DE CAÇAMBA. 3 - IMPLEMENTO – RODAS DE CAÇAMBA. 4 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA TRANSLAÇÃO DO SUPORTE. 5 - ACIONAMENTO – RODAS E CORRENTES DE TRANSLAÇÃO DO SUPORTE. 6 – ESTRUTURA. 7 - ACIONAMENTO – TRANSPORTADOR. 8 - ACIONAMENTO – TAMBORES. 9 - ACIONAMENTO – CORREIA E ROLETES. 10 - TRUQUES DE TRAÇÃO E DE APOIO. 11 - ENROLADOR DE CABOS.

Transcript of POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

Page 1: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

NATUREZA: MECÂNICA. PERÍODO: PERIÓDICA (SEMANAL).

TIPO: INSPEÇÃO MECÂNICA PREVENTIVA.

EQUIPAMENTO: RETOMADORA DE RODA DE CAÇAMBA. SISTEMA: RETOMADORA.

CONJUNTO: MECÂNICO.

LOCAL DE INSTALAÇÃO: OB-S1-RS. PLANO DE INSPEÇÃO: 3024712.

OBJETIVO: Detectar e avaliar a probabilidade de falhas, bem como analisar o estágio da anomalia detectada (averiguar a estratégia de manutenção a ser adotada), gerar relatório de inspeção, dar baixa no plano de inspeção e caso necessário realizar programação dos serviços a serem realizados. PRÉ-REQUISITO: Equipamento em operação.

RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A ATIVIDADE

- Estetoscópio. - Termômetro (Fototermômetro – Raytec). - Toalhas, escova de aço, lanterna. - Trena, paquímetro universal.

EPI’S OBRIGATÓRIOS

OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar a tarefa de inspeção realize a APR. Caso exista alguma tarefa que imponha riscos próprios e/ou terceiros, emita a recusa a tarefa.

PESSOA RESPONSÁVEL: Inspetor Mecânico. QUANT: 01. H/H: 2:00.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 1 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA RODA DE CAÇAMBA. 2 - ACIONAMENTO – CORRENTES DA RODA DE CAÇAMBA. 3 - IMPLEMENTO – RODAS DE CAÇAMBA. 4 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA TRANSLAÇÃO DO SUPORTE. 5 - ACIONAMENTO – RODAS E CORRENTES DE TRANSLAÇÃO DO SUPORTE. 6 – ESTRUTURA. 7 - ACIONAMENTO – TRANSPORTADOR. 8 - ACIONAMENTO – TAMBORES. 9 - ACIONAMENTO – CORREIA E ROLETES. 10 - TRUQUES DE TRAÇÃO E DE APOIO. 11 - ENROLADOR DE CABOS.

Page 2: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

DETALHES DA RETOMADORA – VISTA DE FRENTE.

DETALHES DA RETOMADORA – VISTA SUPERIOR.

Page 3: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

1 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA RODA DE CAÇAMBA.

- Inspecionar a limpeza geral do redutor (inclusive obstrução no respiro). - Examinar a existência de parafusos mal torqueados (bambos), quebrados ou faltantes. - Verificar vazamentos de óleo nas vedações dos eixos e nas juntas das tampas e cabeçote. - Verificar nível de óleo no visor do redutor. - Examinar a existência de ruídos anormais, vibrações ou trepidações mecânicas. - Medir a temperatura dos mancais dos eixos (temperatura máxima – 70 °C). - Medir a temperatura da carcaça do redutor (temperatura de referência entre 50 a 80 °C). - Verificar folgas ou vibrações excessivas nos acoplamentos.

2 - ACIONAMENTO – CORRENTES DA RODA DE CAÇAMBA.

- Avaliar as condições de limpeza das correntes (materiais presos ou travados nos elos). - Verificar a condição de funcionamento das correntes da roda: Não deve haver deflexões ou folgas excessivas durante a operação da roda. - Localizar possíveis elos quebrados ou deformados. - Auscultar possíveis ruídos anormais nas correntes. - Examinar a condição do engrenamento dos elos com as rodas dentadas dos redutores e nas cremalheiras da roda. - Conferir o funcionamento correto dos esticadores das correntes.

3 - IMPLEMENTO – RODA DE CAÇAMBAS.

- Avaliar as condições de limpeza do conjunto de roda de caçambas (Identificar materiais presos ou caídos entre a estrutura da roda de caçamba, o suporte dos roletes inferiores e a plataforma da motorização da roda). - Examinar o conjunto de roda e identificar: Empenos, deformações ou defeitos nas vigas laterais do suporte e nas chapas protetoras da roda de caçambas. - Examinar a operação da roda de caçambas. Analisar o deslocamento da mesma, durante a operação de carregamento e durante o deslocamento de translação. Não deve haver trancos, pancadas, trepidações elevadas ou vibrações transmitidas para a estrutura da ponte. - Avaliar a folga do conjunto da roda em relação aos roletes de apoio superiores, inferiores e laterais. Não deve haver folgas perceptíveis durante a operação da roda. - Avaliar a folga do conjunto de suporte da roda em relação à viga caixão. Não deve haver folgas perceptíveis durante a operação da roda. - Avaliar o comportamento das correntes em operação. Não deve haver folgas perceptíveis durante a operação da roda. - Avaliar a operação do ancinho. Verificar o deslocamento do mesmo. Não deve haver trepidações, trancos ou movimentos bruscos transmitidos ao suporte da roda de caçambas.

4 - ACIONAMENTO – MOTORIZAÇÃO DA TRANSLAÇÃO DO SUPORTE.

- Inspecionar a limpeza geral do redutor (inclusive obstrução no respiro). - Examinar a existência de parafusos mal torqueados (bambos), quebrados ou faltantes. - Verificar vazamentos de óleo nas vedações dos eixos e nas juntas das tampas e cabeçote. - Verificar nível de óleo no visor do redutor. - Examinar a existência de ruídos anormais, vibrações ou trepidações mecânicas. - Medir a temperatura dos mancais dos eixos (temperatura máxima – 70 °C). - Medir a temperatura da carcaça do redutor (temperatura de referência entre 50 a 80 °C).

Page 4: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

- Verificar folgas ou vibrações excessivas nos acoplamentos. - Avaliar o funcionamento do freio, durante a parada do deslocamento transversal e ação de frenagem eletro hidráulica, na sapata do freio contra o tambor do acionamento. Localizar pontos de fuga de óleo no freio no eldro. Inspecionar as articulações do freio quanto a desgastes, pinos quebrados ou parafusos ou quebrados.

5 - ACIONAMENTO – RODAS E CORRENTES DE TRANSLAÇÃO DO SUPORTE.

- Avaliar as condições de limpeza das correntes (materiais presos ou travados nos elos). - Verificar a condição de funcionamento das correntes da roda: Não deve haver deflexões ou folgas excessivas durante a operação da roda. - Localizar possíveis elos quebrados ou deformados. - Examinar a condição do engrenamento dos elos e roda dentada do redutor. - Verificar folgas ou trepidações no mancal da roda dentada de acionamento da translação do suporte da roda. - Conferir a fixação e conservação da mola amortecedora da corrente de translação. - Conferir a conservação e fixação dos cabos de aço guia de translação. - Inspecionar a limpeza do conjunto de deslocamento transversal do suporte da roda (presença de materiais caídos, pedras ou sujeiras excessivas). - Verificar folgas ou trepidações nas rodas do suporte da roda de caçambas (rodas superiores e laterais da viga caixão). - Inspecionar os trilhos (superiores e laterais inferiores). Localizar pontos de desgastes, trincas ou deformações. - Conferir a fixação dos trilhos da parte superior e lateral inferior do suporte da roda, na viga do caixão.

6 – ESTRUTURA.

- Examinar a existência de parafusos soltos ou quebrados nas chapas de revestimentos do chute. - Examinar o desgaste das saias e guias laterais entre o chute de descarga e a correia (conferir a possibilidade de vazamentos de materiais nas guias laterais). Conferir a conservação de todos os parafusos das guias. - Inspecionar a estrutura metálica e localizar pontos de corrosão, trincas, empenos, desgastes, parafusos soltos, quebrados ou faltantes na estrutura do transportador e na estrutura retomadora. - Conferir a conservação dos pisos das passarelas, escadas, corrimãos e protetores das plataformas da retomadora. -Verificar corrosões, trincas ou deformações na estrutura central. Inspecionar os elementos internos da montagem da viga caixão (contraventamentos e reforços internos). - Inspecionar todas as soldas dos elementos da montagem da viga caixão. - Inspecionar a limpeza geral da estrutura da retomadora e localizar pontos de oxidação ou defeitos da pintura. - Examinar toda retomadora e localizar todo e qualquer parafuso ausente, danificado, bambo ou quebrado. - Conferir a conservação e alinhamento dos suportes de sustentação da estrutura do transportador. - Inspecionar trincas nas soldas e corrosões nas vigas trapezoidais. - Verificar a ligação entre as vigas trapezoidais e a viga caixão (parafusos e soldas – trincas deformações, rupturas ou corrosões).

Page 5: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

7 - ACIONAMENTO – TRANSPORTADOR.

- Inspecionar a limpeza geral do redutor (inclusive obstrução no respiro). - Examinar a existência de parafusos mal torqueados (bambos), quebrados ou faltantes. - Verificar vazamentos de óleo nas vedações dos eixos e nas juntas das tampas e cabeçote. - Verificar nível de óleo no visor do redutor. - Auscultar ruídos anormais no redutor, com carga. - Examinar a existência de ruídos anormais, vibrações ou trepidações mecânicas. - Medir a temperatura dos mancais dos eixos (temperatura máxima – 70 °C). - Medir a temperatura da carcaça do redutor (temperatura de referência entre 50 a 80 °C). - Verificar vazamentos de óleo na carcaça ou retentor do eixo de saída do acoplamento Voith.

8 - ACIONAMENTO – TAMBORES.

- Inspecionar a limpeza geral dos mancais dos tambores da correia. - Verificar desgastes ou defeitos nos revestimentos dos tambores (motriz e retorno). - Auscultar ruídos anormais nos mancais dos rolamentos dos tambores. - Conferir a lubrificação correta de todos os mancais (vazamento de graxa). - Medir a temperatura dos mancais dos tambores. A temperatura dos mancais deve estar entre 35 a 45 °C. - Examinar a presença de vibrações ou trepidações mecânicas nos mancais do tambor motriz. - Examinar a presença de parafusos danificados ou quebrados nos mancais. - Verificar a conservação dos tirantes, tensores e alavancas dos raspadores. - Examinar o funcionamento dos raspadores com a correia em operação (materiais caídos travando o movimento livre dos tensores). - Examinar desgastes ou quebras nas lâminas de borracha dos raspadores.

9 - ACIONAMENTO – CORREIA E ROLETES.

- Conferir o alinhamento da correia nos cavaletes de carga e nos tambores. - Examinar risco de contato da borda da correia com a estrutura. - Conferir a conservação das bordas da correia. - Verificar a conservação da correia e identificar defeitos (rasgos, trincas, furos ou quebras no revestimento de borracha da correia). - Verificar a limpeza (materiais caídos) nos suportes e cavaletes dos roletes. - Auscultar ruídos anormais nos roletes de carga, impacto, alinhadores ou retorno. - Examinar o funcionamento e alinhamento dos cavaletes auto-alinhadores. - Conferir a conservação dos revestimentos dos roletes de impacto e retorno. - Verificar a presença de roletes travados, empenados, deformados ou desgastados.

10 - TRUQUES DE TRAÇÃO E DE APOIO.

- Inspecionar a condição de limpeza do conjunto (identificar toda contaminação externa, tais como: Materiais caídos, poeira ou água). - Avaliar a lubrificação a graxa dos pinos das articulações dos truques. - Com a retomadora em movimento, observar se existe folga nos mancais das rodas dos truques de tração. - Auscultar ruídos anormais (pancadas ou trepidações) nos mancais durante o deslocamento da retomadora. - Avaliar a lubrificação dos mancais das rodas e verificar a vedação correta da graxa nos mancais. - Inspecionar se há vazamentos nas vedações do redutor de translação. - Verificar a existência de parafusos soltos ou quebrados no redutor de translação. - Avaliar o funcionamento do freio, durante a parada da retomadora e a ação de frenagem eletro hidráulica, na sapata do freio contra o tambor do acionamento. - Localizar pontos de fugas de óleo no freio eldro.

Page 6: POP_Retomadora_-_Exemplo.pdf

INSPEÇÃO MECÂNICA DA RETOMADORA DE SINTER

11 - ENROLADOR DE CABOS.

- Inspecionar a condição de limpeza do conjunto do enrolador de cabo elétrico. - Auscultar ruídos anormais (pancadas ou trepidações) nos mancais durante o movimento do tambor do enrolador. - Avaliar desgastes nos roletes no carro do enrolador do cabo. - Verificar vazamentos de óleo no redutor do enrolador dos cabos. - Inspecionar os acoplamentos, correntes e rodas dentadas: localizar desgastes, desalinhamentos ou quebras.

CONDIÇÕES ANORMAIS OBSERVADAS DURANTE INSPEÇÃO