Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça,...

8
Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014 Pág. 02 Pág. 03 Pág. 06

Transcript of Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça,...

Page 1: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

Pág. 02

EDIÇÕES ANTERIOTRE

Pág. 03

Pág. 06

Page 2: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

O Por Dentro do Incaper está de cara nova!

a inclusão de novos conteú-dos vai contemplar uma gama ainda maior de servidores.

O informativo mudou a partir da opinião dos servi-dores. De acordo com Lucia-na Gireli, jornalista do DCM, “o novo boletim traduz os anseios dos funcionários do Incaper, apresentando infor-mações de interesse do pú-blico interno de maneira di-nâmica e participativa.” Além disso, a nova versão concre-tiza um dos projetos estrutu-rantes do Instituto, estabele-cido durante o Planejamento Estratégico, fortalecendo a comunicação institucional.

“A realização da pesquisa e a consolidação do boletim informativo foi possível gra-ças ao trabalho da equipe do DCM, que tem buscado qua-lificar, cada vez mais, as fer-ramentas de comunicação interna no Incaper”, disse Li-liâm Maria Ventorim Ferrão, chefe do DCM.

Leve, moderno, prático, dinâmico, interativo... o Por Dentro do Incaper está de cara nova. O boletim de comuni-cação interna, elaborado pela equipe do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM), consolida-se como uma ferramenta de diálogo entre os gestores e os servi-dores da instituição e volta a circular cheio de novidades.

A mudança no visual, in-cluindo sua interface gráfica, é a primeira a ser notada. “As páginas tornaram-se mais lim-pas e foram diagramadas de maneira leve e divertida, a fim de facilitar a leitura”, afirmou Rafael Teixeira, estagiário do setor de criação. Já na opinião de Cristiane Silveira, designer do DCM, “o formato digital permite uma navegação mais dinâmica: não é preciso folhe-ar várias páginas para ter aces-so à notícia de seu interesse”. Além disso, a linguagem foi adaptada ao novo formato, e

A pesquisa que culminou na reformulação do Por den-tro do Incaper foi apresenta-da pelo DCM a um pequeno grupo da sede, formado por chefes de área, coordenado-res de programas e técnicos. Juliana Esteves, jornalista do DCM, afirmou que “a ideia é levar a reunião também para os regionais, de forma a consolidar o Por dentro do Incaper como ferramenta de integração.

A expectativa é de que o novo boletim considere as ca-racterísticas e peculiaridades de cada unidade. E mais: que todos os servidores recebam a nova versão como o senti-mento de acolhimento e res-ponsabilidade. Afinal, o Por dentro do Incaper é um infor-mativo feito pelos servidores, para os servidores e com os servidores do Instituto.

Seja bem-vindo ao seu novo canal de comunicação interna. Parabéns por parti-cipar. E boa leitura!

Editorias de cara nova Os resultados da pesquisa

realizada com os leitores do Por dentro do Incaper indica-ram algumas mudanças no conteúdo das editorias do informativo. Valorizar mais os trabalhos dos escritórios locais e demais unidades do

Equipe do DCM apresenta resultados da pesquisa, na sede

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Page 3: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

interior e apresentar mais as atividades desempenhadas pelos servidores administrati-vos estão entre algumas novi-dades. Além disso, os direitos e deveres do servidor público poderão ser conhecidos no decorrer das edições. Ah! Tam-bém foi preparado um canti-nho especial para os talentos artísticos dos profissionais do Incaper. Quer saber como fi-caram as editorias? Confira:

O trabalho do Incaper por toda parte: Aborda os traba-lhos de sucesso realizados por servidores do Incaper, em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Fique por dentro: Apre-senta direitos e deveres dos servidores, bem como proce-dimentos de funcionamento do Incaper.

Por dentro das unidades: É o “cartão de visitas” das

equipes das unidades do In-caper. Por essa editoria, serão apresentados os principais trabalhos e os integrantes das equipes de cada unidade do Instituto.

O Incaper do futuro: De-dica-se à implantação do Mo-delo Integrado de Gestão por Resultados, decorrente do Planejamento Estratégico do Incaper (PEI).

Qualidade de Vida: Apre-senta dicas de saúde e regis-tro das ações do Projeto Qua-lidade de Vida no Incaper.

Dicas de Sustentabili-dade: Aponta sugestões de pequenas mudanças que po-dem ter grandes resultados no dia a dia, por meio de pe-quenas dicas.

Biblioteca Ruy Tendi-nha: Divulga novas aqui-sições da biblioteca, publi-cações técnico-científicas,

como artigos e dissertações e teses de servidores. Essa editoria amplia as possibili-dades de assuntos anterior-mente restritas à editoria “Espaço técnico-científico”.

Talentos do Incaper: Des-tina-se à produção artística e cultural de servidores, como poesias, pequenas crônicas, causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Movimentação de Ser-vidores: Informa sobre apo-sentadorias, substituições de chefias, transferência e locali-zação de servidores.

Aniversariantes: Comuni-ca a data de aniversário dos servidores a cada semana.

Agenda: Divulga as ativi-dades de ordem interna do Incaper, realizadas nas diver-sas unidades.

Pesquisa revela grande índice de satisfação com o Por dentro do Incaper

Na pesquisa de opinião sobre o informativo Por den-tro do Incaper, a maioria dos leitores demonstraram es-tar satisfeitos com o serviço prestado por esse veículo de comunicação. Entre os que estão satisfeitos, muito satisfeitos e totalmente sa-tisfeitos somam-se 98% dos

servidores que participaram da pesquisa.

Entre as principais respos-tas, que justificam esse nú-mero, estão o fato de o infor-mativo valorizar o servidor, abordar vários assuntos re-levantes, trazer informações que, no dia a dia, os profis-sionais não teriam com tanta

facilidade e a possibilidade de conhecer colegas de trabalho que só possuem contato por telefone ou email.

Outro dado relevante apre-sentado pela pesquisa foi o alto índice de leitura. Do total de participantes, 80% leem o informativo. Os que não leem o Por dentro do Incaper alega-

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Page 4: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

ram, principalmente, falta de tempo, dificuldade de acesso a emails e desconhecimento da existência do informativo.

Valorização do Servidor

A pesquisa sobre o boletim registrou que 96% dos leito-res consideram-se mais infor-mados sobre o que acontece no Instituto depois da criação do Por dentro do Incaper. Re-presentam 91% os que acham os conteúdos do informativo pertinentes ao universo de trabalho e esse mesmo per-centual acredita que o boletim contribuiu para a valorização e reconhecimento profissio-nal dos servidores. Somam 84% os que consideram que as informações veiculadas no boletim ajudaram a dar mais transparência à sua área e ações por ela desenvolvidas.

É interessante registrar que, em menos de um ano de funcionamento do infor-mativo, 46% dos servidores que participaram da pes-quisa afirmaram ter-se visto em alguma edição. É um nú-mero bastante significativo considerando o universo de servidores do Incaper. Entre os que se viram, 47% senti-ram-se reconhecidos e 38%, valorizados.

Acessibilidade

A pesquisa registrou que 82% têm acesso ao

informativo por email. Po-rém, somam 11% os que possuem acesso à versão mural e por email e 6% os que apenas acessam a ver-são mural. Esses números indicam não apenas a im-portância de lançar uma versão para internet com recursos de interatividade, mas também demonstram a importância da revitaliza-ção dos murais de todas as unidades do Incaper.

Mais participação e visibilidade para unidades do interior

Apesar de o informativo ser um canal aberto à parti-cipação dos servidores, 82% dos participantes afirmaram nunca ter enviado suges-tões para o boletim. Muitos disseram não saber dessa possibilidade. Por isso, a nova versão do informativo traz maior possibilidade de

interação. Um exemplo é a nova editoria denominada “Talentos do Incaper”, que possibilita o envio de con-teúdos de autoria dos pró-prios servidores.

Além disso, a pesquisa demonstrou que o público deseja mais divulgação das ações das unidades locais, escritórios e fazendas. Por isso, o conteúdo será refor-çado com mais informações do interior, fazendo com que o Por dentro do Incaper tenha cada vez mais a cara do ser-vidor do Instituto!

Resultado final

Para acessar o resultado da pesquisa na íntegra, com as respostas a todas as per-guntas feitas a 201 servido-res de todos os cargos do In-caper, basta baixar o arquivo em PDF enviado junto com este informativo.

O levantamento dos dados revela satisfação dos leitores

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Page 5: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Participação e interatividade marcam a nova versão do boletim

Participação, interatividade, acessibilidade e dinamismo. Essas são as principais característi-cas da versão eletrônica do Por dentro do Incaper. Confira como ficou cada parte do informativo:

As edições anteriores do boletim poderão ser acessadas por este ícone. Antes, o ser-vidor precisava entrar na área restrita, por meio de login e senha. Agora, as edições an-tigas estarão muito mais acessíveis.

Caso deseje enviar imagens junto com as sugestões de pauta não esqueça de nos informar a legenda, local e autor das fotos.

Na nova versão do bole-tim, você poderá escolher a maneira que quer ler pri-meiro, sem precisar abrir o arquivo em PDF. Basta clicar e acessar os assun-tos do seu interesse!

A galeria de imagens irá permitir a visualização de diversas fotos dos even-tos e atividades noticiadas pelo boletim. Anterior-mente, o número de fotos era mais limitado.

As notícias que são me-nores, as chamadas “noti-nhas”, serão listadas nesta parte verde. O importante é que todas as matérias do informativo poderão ser visualizadas assim que você receber o email.

Você é o nosso principal co-laborador na produção des-te informativo. Caso queira enviar alguma sugestão, reclamação, crítica, elogio ou sugestão de temas ou assuntos para serem abor-dados (sugestão de pauta), basta clicar neste ícone.

A versão em PDF, que an-tes era enviada em anexo no email, poderá ser aces-sada ao clicar neste ícone. Essa versão pode ser im-pressa para ser afixada nos murais.

Page 6: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Como é que o DCM fez to-das essas alterações no Por Dentro do Incaper? De onde será que a equipe tirou es-sas ideias? Para promover as mudanças necessárias e deixar o boletim “a cara” do Incaper, foi necessário saber a opinião do público. Para isso, o DCM fez uma pesqui-sa de opinião.

A condução dos procedi-mentos metodológicos foi re-alizada pelo revisor do DCM, Marcos Costa, com a colabo-ração fundamental do esta-tístico Rogério Guarçoni, do CRDR Centro Serrano, que prestou consultoria, forne-cendo todas as informações necessárias à condução dos trabalhos. Para delimitar o universo pesquisado, foi uti-lizada a técnica chamada de Amostra Estratificada Propor-cional. Portanto, do universo

Entenda como foram feitas as mudanças no Por dentro do Incaper

de 705 servidores, 201 foram selecionados como amostra e divididos em sete estratos, de acordo com a função desem-penhada. Essa técnica garante que o número de sorteados em cada estrato seja propor-cional, ou seja, que não preva-leça a opinião de apenas uma categoria, mas que todas as funções estejam representa-das em igual proporção. Este critério foi fundamental para representar com fidelidade a diversidade de funcionários, público-alvo do boletim.

Diante da impossibilidade de entrevistar todos os servi-dores do Incaper, o DCM optou por selecionar uma amostra, de forma a garantir que todas as funções fossem representa-das. Uma fórmula matemática determinou, dentro de cada estrato, o número de servido-res que responderia à pesqui-

sa. Assim, todos os servidores teriam a mesma chance de se-rem sorteados. Uma lista com o nome dos servidores, forne-cida pelo DRH, serviu de ban-co de dados. Foram atribuídos números aos servidores, de acordo com o estrato, para que o sorteio, aleatório, fosse confiável e imparcial.

Os servidores sorteados receberam um e-mail con-vidando-os a participar da pesquisa. “Algumas pessoas não têm e-mail institucional. Liguei para cada escritório, perguntando se poderia ce-der o e-mail pessoal. Também aplicamos o questionário em formulário escrito, via malote, com uma carta explicativa. Lembramos sempre, a todos, a importância de responder à pesquisa, até mesmo entre os servidores que não leem o boletim. Precisávamos saber por que eles não queriam ler o informativo”, destacou Fer-nando Abreu, assistente de suporte do DCM.

O resultado deste trabalho foi considerado gratificante. O nível de confiança da pesqui-sa é de 95%, e o erro amos-tral é de 6% (veja pesquisa na íntegra no arquivo em anexo). “A pesquisa representa a opi-nião dos servidores. O fato de o levantamento de dados ter

Apresentação da metodologia, que proporcionou credibilidade e transparência aos resultados

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

mOvImentaçãO dOs servIdOres

Page 7: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte O trabalhO dO Incaper pOr tOda parte

Localização de Servidores:

Gabinete do Diretor: O servidor público efetivo da SESA Almir Bressan Junior foi remanejado para o Inca-per, para atuar no Gabinete do Diretor.DOT: O Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvi-mento Rural (Meteorologis-ta) Pedro Henrique Bonfim Pantoja foi localizado nesse departamento. Fazenda Experimental Ven-da Nova do Imigrante: O Auxiliar em Desenvolvimento Rural Tiago Fiorese Sossai foi localizado nessa unidade.Fazenda Experimental Men-des da Fonseca: Os Auxiliares em Desenvolvimento Rural José Carlos Chagas dos San-tos, Felipe Dordenoni da Cos-ta, Leuvimar Padilha Xavier e Fábio Zorzal Ventura foram localizados nessa unidade.Fazenda Experimental Ba-nanal do Norte: O Auxiliar em Desenvolvimento Rural Wagno Luiz Souza Vidigal foi localizado nessa unidade.ELDR de Conceição do Cas-

Chefe do CRDR Centro Nor-te: O Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Leandro Reis Novak passou a exercer essa função grati-ficada.Chefe do ELDR de Pedra Azul: O Técnico em Desen-volvimento Rural Lucas Ta-deu Américo Pacheco pas-sou a exercer essa função gratificada.Chefe da Fazenda Experi-mental Bananal do Norte: O Técnico em Desenvolvi-mento Rural José Luiz Tó-ffano passou a exercer essa função gratificada.Chefe do ELDR de Venda Nova do Imigrante: A Agen-te de Extensão em Desenvol-vimento Rural Rita de Cássia Zanúncio Araujo passou a exercer essa função gratifi-cada.Chefe do ELDR de Presiden-te Kennedy: O Agente de Ex-tensão em Desenvolvimento Rural Joselio Antônio Altoé deixou de exercer essa fun-ção gratificada e foi cedido para a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy.

Designação de Substitui-ção de Chefias:

Chefe do DPC: O Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural Lu-ciano Rodrigues de Oliveira passou a exercer essa fun-ção gratificada.Chefe da Área de Planeja-mento (DPC): O Agente de Extensão em Desenvolvi-mento Rural Makchasley Spa-vier Ferreira passou a exercer essa função gratificada.Chefe da Área de Desenvol-vimento de Pessoal (DRH): A Analista de Suporte em Desenvolvimento Rural Hil-deneia Ribeiro Patrício pas-sou a exercer essa função gratificada.Chefe de Gabinete (Dire-toria): A Técnica de Suporte em Desenvolvimento Rural Izabel Pianzola Peterle Mo-dolo Braz passou a exercer essa função gratificada.Chefe do CRDR Centro Serra-no: O Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Agno Tadeu da Silva passou a exer-cer essa função gratificada.

sido fundamentado em crité-rios científicos mostra toda a isenção e transparência com que a pesquisa foi aplicada. A metodologia baseada na estatística comprova a valida-de e a imparcialidade da pes-

quisa, mostra que não teve manipulação. Os resultados foram bastante significativos. O objetivo principal, que foi investigar a opinião dos leito-res em relação ao Por dentro do Incaper, foi alcançado. Com

a pesquisa, tivemos um pano-rama sobre o que os leitores do boletim pensam a respeito do conteúdo, da qualidade e de todas as demais caracte-rísticas que envolvem o bole-tim”, disse Costa.

mOvImentaçãO dOs servIdOres

Page 8: Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de ... · causos, piadas da roça, indica-ção de receitas, fotos de obras de arte ou ilustrações de auto-ria dos servidores.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 39 - 10 de Março de 2014

para essa unidade.ELDR de São Mateus: O Agente de Extensão em De-senvolvimento Rural Rubens Marques da Silva foi transfe-rido para essa unidade.ELDR de São Gabriel da Pa-lha: A Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Patricia Estevam Jacomo passou a atuar nessa unida-de.ELDR de Afonso Cláudio: A Agente de Extensão em De-senvolvimento Rural Ranusa Coffler passou a atuar nessa unidade.ELDR de Conceição do Cas-telo: A Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Rayane Silva Paschoalino pas-sou a atuar nessa unidade.

Aposentadorias:

Denise Fragoso Martins Jorge – Técnica de Suporte em Desenvolvimento Rural – CRDR Sul Caparaó.Paulo Cezar Marques – Agen-te de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural – Fa-zenda Experimental Bananal do Norte.Rita de Cácia França – Assis-tente de Suporte em Desen-volvimento Rural – à disposi-ção da SEAG.Carlos Alberto Simões do Carmo – Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvi-mento Rural – CRDR Centro Serrano.Sérgio Mendonça Lima –

telo: O Técnico em Desenvol-vimento Rural Cleber Cassio Ferreira foi localizado nessa unidade.

Mudança de localização de Servidores:

DPC: A Assistente de Su-porte em Desenvolvimen-to Rural Elisa Junko Fujii foi transferida para esse de-partamento. DCM: O Assistente de Su-porte em Desenvolvimento Rural Fernando Almeida de Abreu passou a atuar nesse departamento.DRH: O Assistente de Su-porte em Desenvolvimento Rural Arthur Gabriel Guedes Rocha passou a atuar nesse departamento.Fazenda Experimental de Sooretama: O Auxiliar em Desenvolvimento Rural Fa-briano Peixoto de Oliveira passou a atuar nessa uni-dade.CRDR Centro Norte: A Téc-nica de Suporte em Desen-volvimento Rural Samantha Cardoso Guimarães passou a atuar nesse Centro Regional.ELDR de Santa Maria de Jetibá: A Agente de Exten-são e Desenvolvimento rural Cintia Aparecida Bre-menkamp foi transferida para essa unidade.ELDR de Pedra Azul: A Agen-te de Extensão e Desenvol-vimento Rural Hanny Heni Slany Pereira foi transferida

mOvImentaçãO dOs servIdOres

Aniversariantes da Semana: 09/03 a 15/03

09/03: Maria da Penha San-tos Carvalho – ELDR Guaraná; Renato Heitor Santoro Morei-ra – DCM/Sede (à disposição da PGE); Tulio Luis Borges de Lima – ELDR Irupi.

10/03: Angelica de Almeida – FEVN; Gilmere Maria Uliana – CRDR Centro Serrano; Alfre-do Machado e Orivaldo Ferrari – FEBN.

11/03: Paulo de Souza Leal – FEBN.

12/03: Miguel Angelo Aguiar – DOT/Sede.

13/03: Helcio Costa – CRDR Centro Serrano; João Marcos Augusto Chipolesch – Geoba-ses/Sede; Rodrigo de Souza Ferreira – ELDR Alegre (licencia-do); Simone Koehler Behning – ELDR Domingos Martins.

14/03: Adelaide de F. S. da Cos-ta e Bruce Francisco Pontes da Silva – DOT/Sede; Carlos Alber-to Sangali Mattos – ELDR San-ta Teresa; Fabiano Damascena – FEM; Fabricio Moreira Sobrei-ra – CRDR Centro Serrano; Vera Lucia Rodrigues Machado Be-nassi – CRDR Centro Norte.Fonte: DRH

Agente de Extensão em De-senvolvimento Rural – ELDR de Vila Velha.